Só no Brasil: beiju de tapioca

tapioca450.jpg

Tapioca pode ser redondinha e deliciosamente embatumada, como no Ceará.

Pode ser sequinha e delicada, como em Pernambuco.

Pode ser grandona e vir com tanto recheio que vira quase um xis-tudo, como em Maceió.

Pode vir alongada, doce e crocante feito biscoito, como na Bahia.

Mas a minha tapioca preferida é essa da foto, molhadinha com leite de coco e conservada entre folhas de bananeira, que a minha avó sergipana trazia na mão quando ia visitar a gente em Brasília.

É difícil à beça de encontrar, e não é toda tapioqueira que conhece — eu cansei de tentar explicar e não ser compreendido.

Onde que eu comi essa aí? Na balsa do São Francisco entre Penedo, em Alagoas e Neópolis, em Sergipe. Recomendo — tanto a travessia quanto a tapioca.

tapioca451.jpg

E você? Tem uma tapioca inesquecível? Deixa a dica aqui, vai…

76 comentários para “Só no Brasil: beiju de tapioca”

  1. Sou de Florianópolis (Santa Catarina) e passei a minha Lua-de-Mel (Janeiro 2007) no Nannai (Pernambuco) e no Serhs Grand Hotel (Natal). Nesses 2 hotéis, pude experimentar pela primeira vez em minha vida (detalhe: tenho 27 anos) a Tapioca. Realmente deliciosas as Tapiocas do Nannai e do Serhs. Estou pensando em passar as minhas novas férias na Costa do Sauípe (Breezes) e Maceió (Ritz Lagoa da Anta) e espero que esses hotéis tenham Tapioca……

  2. oi td bm

  3. O meu predileto é o da esquina do meu trabalho… por 1,50 eu compro um fininho, com a massa super leve e amanteigada, recheado com tucumã… putz, deu fome!

  4. Gente!!! amo tapioca, mas prefiro as tradicionais. Como desde de criança e ano passado , comi umas deliciosas no Hotel Blue Tree de Salvador…Genteeeeeee… isso pooooode?

  5. Alô turma, não cometam o grande equívoco de chamar “BIJU” de tapioca ninguem faz tapioca de queijo e etc. e sim Bijou ou Beiju de tapioca recheado com queijo e etc.por favor vamos defender essa bandeira, seria o mesmo que chegar na padaria e pedir 5 farinha de trigo e não pães. vejam o absurdoque a maioria cometem. TAPIOCA NÃO É BIJU E SIM O IGREDIENTE PARA FAZE-LO, pare e pense. arlomr@globo.com 2270-4230(21) Rio

  6. oi! boa noite. Se vc não conhece Tapioca, conveca com o Rei da tapioca. Eu moro em são Paulo, e fasso as melhores tapiocas do planeta, vc que mim conhecer? moro na Chacara STA: Maria Valo velho são Paulo. Tenho as melhores receitas do Brasil Biju não é da tapioca,Biju é da maça da mandioca. Tapioca é da Água da mandioca. Não misture as coisas:;;;;;

  7. Moro em Brasília, mas sou de Aracaju. Quando comecei a ler a descrição sobre as variadas tapiocas do nordeste, já senti aquela emoção gostosa de saudade boa. Ceará, Pernambuco, Bahia… eu já não esperava mais que se falasse de Sergipe.
    Mas quando li “minha tapioca preferida é essa … conservada entre folhas de bananeira, que a minha avó sergipana trazia”… ai! tive vontade de chorar com uma saudade tão grande da infância! Aquela folha de bananeira tão linda, lustrosa, envolvendo a jóia de tapioca e leite de coco… hmmmmm mainha quero mais!
    Parece que ouço o vendedor passar gritando na rua: “PAMOOONHA, BEJU MOLHADO, PÉ DE MOLEEEEQUE!!”
    Eu saía correndo pra chamar o ‘moço’.

  8. Aqui em São Paulo costumo chamar tapióca, no Maranhão beiju…
    Beiju ou Tapióca, são todos uma delícia

  9. Eu me lembro que minha mae fazia beiju para nosso cafe da manha recheado com coco. Agora que estive de ferias em Salvador, Bahia. fui a Praia do Forte e ai tinha uma senhora fazendo Beiju de todos sabores. O que eu mas gostei foi de banana com coco e leite condesada. Uma delicia!!

  10. Bom…tapioca e beiju são coisas diferentes! São feitas com a mesma materia prima? Sim! A goma, fecula de mandioga, farinha de mandioca ou polvilho…mas nao são a mesma coisa, pois a consistencia é bem diferente! E de onde veio a tapioca? Dizem que ela é indigena, já outros dizem que é pernambucana! Por favor quem souber me digam, por aqui! Obrigada!

  11. Antonio, tapioca é o nome dado quando colocamos a goma numa frigideira com uma camada bem espalhada, sem oleo, sem nada. Apenas deixamos ela assar…bom e existe sim tapioca de queijo, coco,chocolate….e por ai vai! Gente a diferença é clara! Tapioca é redonda, fechamos colocamos um recheio, e pronto. Beiju é diferente! Vejam fotos dos dois! E vamos exclarecer essa duvida! Obg, corrijam se for um equivoco meu!

  12. Beiju é espremido na esteira antes de ser assado. O segundo passo é fazer a goma, que pode ser armazenada. A mandioca ralada é molhada e espremida repetidas vezes com uma esteira. Assim a massa do beiju começa a tomar forma, semelhante a de tapioca. “Semelhante”, mas não é feito com tapioca, nem é beiju de tapioca!

  13. Eu estava procurando no google a receita de tapioca de forno como é feita em Fortaleza, e acabei parando aqui.
    Para quem tiver viajando para Fortaleza e goste de tapioca, vá a famosa “Tapiocaria” da Rua Canuto de Aguiar – Varjota. Lá, vc encontrará tapiocas de todos sabores possíveis e inimagináveis, recheadas e não recheadas, etc.

  14. Algué que frequenta essa balsa podia conseguir essa receita igualzinha a da foto e passar pra nós não é mesmo? pq eu faço tapioca mais fica dura, seca, mas já comi em SP uma que é tão macia que derrete na boca e é muito parecida com essa da foto, rsrs, alguém consegue por favor. meggystar29@hotmail.com

  15. Ai….ai…não tem como a que comi na Beira Mar
    em Fortaleza. No horario das 18hrs caminha até a
    a feirrinha e no final aquela Tapioca com leite condensado
    e coco!!!! hum!!! Saudades

  16. como fazer essa tapioco? quero a receita

  17. Eu costumo fazer tapióca, e preparo a massa da seguinte forma:
    primeiro eu separo um pouco do povilho numa xicara, pra corrigir a massa depois. Então molho o povilho aos poucos, mexendo com uma colher até ele começar a derreter, daí eu tento corrigir a massa com o povilho que separei no início, vou colocando aos poucos e quebrando os torrões com a colher, até eles pararem de derreter(faço isso pra massa ficar ao ponto). daí é só peneirar e por sal à gosto e pronto, Está preparada a massa pra fazer a tapióca…
    Pra fazer a tapióca, coloque a massa espalhando sobre a frigideira pre-aquecida, tomando o cuidado de não pressionar a massa contra a frigideira, espere 1,5 minutos e vc percebe que a tapiòca já está souta, ou deslizando sobre a frigideira, é só virar pra assar o outro lado, e está pronta… quem quer faz com recheio, por exemplo, eu coloco um pouco de manteiga, uma fatia de mussarela e um pouco de oregano e fecho a tapióca pressionando as bordas com um garfo, e pronto, um saborzinho de pizza!!! by

  18. gente,pra quem mora no entorno de Brasilia,mais precisamente no J inga, precisam conhecer a D’gus tapiocas la e tudo muito simples mas super gostoso.tudo feito na hora e cm muito carinho,tm ate uma com recheio de costela com mandioca hummmmmmmmm maravilhosa!!!!!!!!!!!!

  19. Adorei a ideia,valeubjsssssssssssssssssssssss.

  20. Amigos,moro em São LUis do Maranhão,e aqui a tapioca ou bejú como chamamos,é feitacom varios recheios,tais como:queijo catupiry com frango,como com leite condensado,chocolate com coco,calabresa com queijo etc.É uma verdadeira delicia,venham ao Maranhão para conhecerem.Vcs vão adorar!!!!!!!

  21. Nossaaa!! Quanta satisfação em ler o seu texto alusivo a tapioca doce, eu sou aracajuana e me criei comendo essa tapioca…até hoje minha mãe vai à feira aos sábados e compra para mim e olhe que já sou uma mocinha de 38 anos. =D Gente, isso é show de bola, é maravilhoso e quando ela vem ensopada no leite de coco e recheada com coco ralado é de comer rezando! Coisas do nordeste, herança indígena e graças a Deus fazemos tão bem essa delícia. O Nordeste é a minha paixão, o meu orgulho, mesmo sendo rotulada em outras regiões de “paraiba”, “cabeça chata”, é justamente aqui no Nordeste que eu sou imensamente FELIZ!
    Eu também recomendo tanto a travesia quanto a tapioca!
    =D

  22. Gosto da minha tapioca feita de requeijão e frango desfiado, bem temperadinho, com bastante orégano.
    Uma delícia!!!

  23. Oi, Riq!!
    Acabou que, de tanta confusão entre tapiocas, beijús e outras guloseimas nordestinas, acabei tendo que fazer um post só sobre isso no site.
    Esse aí que você gosta é o beijú molhado… Me davam ele quando eu pedia beijú, mas na verdade, no “sergipanês”, o que eu pretendia era tapioca.
    E o pé-de-moleque então… kkkk… Massa de puba, com leite de côco,enrolado em folha de bananeira… Até chegar em Sergipe, pé-de-moleque pra mim era amendoin caramelado…kkkk.

  24. Oi

    quando a tapioca/beiju não é seco(a) e nem molhado(a), como ele é denominado?

    1. Olá, Natália! O nome beiju é aplicado à tapioca apenas em Sergipe e Bahia. Pode ser molhado ou seco. Não existe nenhum beiju que não seja nem seco nem molhado.