Itália pra aluna da Carla
Uma aluna da Carla pediu à sua professora-viajante um roteirinho de 15 dias para percorrer a Itália, em julho, em companhia do pai. Aí a Carla, que costuma cobrir pouco território a cada viagem, e na Itália só passeou pelo norte (Milão, costa da Ligúria e Vêneto), pediu um aiuto, sobretudo por não entender muito do Sul.
Eu acho que, num primeiro giro italiano, e com apenas 15 dias disponíveis, Roma já pode ser considerada suficientemente ao sul. Querendo um pouco mais de molho vermelho, uma escapadinha até Nápoles, vá lá. Mas eu não me esbaforiria (!) tentando enfiar a Costa Amalfitana ou a Sicília nesse roteiro.
Amo a Costa Amalfitana, mas acho que ela fica muito melhor numa segunda viagem à Itália, em que você pode tirar uns dias para brincar de veranista, e ficar uns dois dias em Capri (para curtir a noite e a manhã sem as hordas que batem e voltam), e de lá ir de barco para Positano e ficar mais uns dois ou três dias, e tirar uma tarde para subir a Ravello e ver a noite cair nos jardins e jantar antes de voltar. Sem falar que vale muito mais a pena estar por lá em segunda lua-de-mel do que com o pai ou com a filha… Nessa primeira viagem, eu acho que Cinque Terre proporciona, com mais facilidade e sem sair muito do caminho, um efeito parecido ao de Positano.
(Aliás, o Jorge descreveu Cinque Terre outro dia no Giramundo do mesmo jeito que eu costumo falar de Positano — mais ou menos como a favela mais fotogênica do planeta.)
Antes de dar a minha própria receitinha de bolo (panforte? panettone? pastiera di grano?), preciso passar os links, obrigatórios, de três roteiros perfeitos resolvidos pela tripulação: o da Jurema, que fez essa viagem de carro quando morava na Alemanha; o do Zé, que está indo pra lá agora e deu um jeito de conseguir passar também na região das Dolomitas, nos Alpes italianos; e o da Emília, para quem prefere a Costa Amalfitana no lugar de Cinque Terre.
Vamolá, então.
Em primeiro lugar, antes de comprar a primeira passagem que aparecer para Milão, eu orçaria essa viagem desembarcando direto em Veneza e voltando de Roma. Não deve sair muito mais caro, e economiza algumas algumas viagens meio longuinhas de trem. Os vôos da TAP que partem no fim da tarde do Brasil (de várias cidades) têm conexão imediata para Veneza em Lisboa.

Vocês vão chegar ao hotel no meio da tarde. Fiquem três noites: como o dia da chegada não conta muito, vocês vão ter dois dias inteiros para se achar e se perder em Veneza. Vai ser um belíssimo — e razoavelmente tranqüilo — pontapé inicial para a viagem.
De Veneza peguem o trem a Florença (3h de viagem; pegando o trem das 10h32 vocês não precisam correr no café da manhã e chegam ao hotel seguinte na hora em que já dá para subir ao quarto).
Sugiro que vocês fiquem em Florença cinco noites. Não porque eu ache que haja tanta coisa assim em Florença para ver ou experimentar, mas porque Florença é a melhor base para passear de trem pela Toscana e até dar uma chegadinha à Úmbria.
(Caso a idéia seja explorar a região de carro, então é melhor fazer uma base mais central, como Siena — que não serve como base de trem porque sua linha é limitada, e requer baldeações em Florença o tempo todo. Mas, de novo, acho que fazer a Toscana de carro fica mais bacana quando você não está mais interessado nas cidades importantes, e sim em estradinhas de terra e vilarejos perdidos e almoços demorados em fattorie – vinícolas — escondidas onde Judas perdeu as botas. Mas se alguém tem três dias na mão e quer Torre de Pisa, San Gimignano, Siena, Assis, então é melhor ser levado pelo condutor do trem, e desencanar de se entender com placas, saídas, anéis viários e bolsões de estacionamento lotados no verão.)
Nos primeiros dois dias (ou melhor, no primeiro dia e meio…), fiquem por Florença mesmo. Nos três dias seguintes dá para inventar alguns bate-e-voltas gostosos (sem precisar fechar a conta no hotel, sem arrastar a mala até a estação, sem se preocupar com hotel na outra cidade, e lá pelas tantas já reconhecendo o florista, o caixa do minimercado, os neozelandeses simpáticos do quarto 31…).
Num dia, dá pra ir a Pisa (50 min.) — se quiserem realmente subir na Torre, comprem pla Internet com horário marcado — e voltar pelo caminho mais longo, via San Gimignano: é 1h20 de trem até Poggibonsi, mais 20 minutos de ônibus. (Para voltar a Florença, serão os mesmos 20 min. de ônibus a Poggibonsi — o último sai às 20h34 — e depois uma horinha de trem.)
Outro dia pode ser dedicado a Siena, a 1h20 de trem (ou 1h de ônibus pela auto-estrada).
Querendo fazer uma viagem um pouco mais longa, Assis está a 2h25 de trem. Para o trajeto, meio longo, não ficar maçante, dá para escolher uma das cidadezinhas do caminho para fazer uma parada, esticar as pernas, tomar um café na praça e continuar no próximo trem: Arezzo (a 1h de Florença), Cortona (a 15 min. de Arezzo) ou Perugia (a 45 min. de Cortona). Antes de voltar, duas taças de vinho no almoço tardio devem ser suficientes para garantir um cochilo durante todo percurso da volta…
Outra possibilidade (ops, cuidado, já temos mais possibilidades do que dias de permanência) é alugar um carro por um dia só e passear pela região do Chianti, escolhendo um restaurante para almoçar (como a Badia a Coltibuono, que funciona num antigo mosteiro e produz seus próprios vinhos; entre almoço e jantar há um cardápio de frios, saladas e sobremesas).
Depois da temporada florentina, peguem o trem para o seu destino em Cinque Terre (2h30) — a propósito, a tripulação pode recomendar qual dos cinco vilarejos é o mais interessante para se hospedar?
Fiquem duas noites. Vocês vão ter dois fins de tarde e uma manhãzinha para fazer as caminhadas sem sol alto. (Daria para ficar uma noite só e pegar o trem na tarde seguinte a Roma. Mas esses últimos dias foram puxadinhos, então é bom manter distância de trens, só fazer as caminhadas e aproveitar para ir à praia, nadar e recuperar o fôlego para o finzinho da viagem.)
De Cinque Terre a Roma são 4 horas e meia, tanto pelo litoral quanto via Pisa e Florença. O trem que sai de Monterosso às 7h35 (litorâneo) chega ao meio-dia na estação Ostiense; o das 9h (via Florença) chega à uma e meia da tarde no Termini.
Fiquem cinco noites em Roma.
Tracem seus planos e vejam como as coisas se comportam nos três primeiros dias. Se vocês virem que a coisa rendeu, preparem-se para um mega-bate-e-volta no quarto dia. Acordem cedo e peguem um dos primeiros trens a Nápoles (o das 7h45, por exemplo; a viagem leva 1h30). Na estação central, desçam ao subterrâneo e peguem a linha Circumvesuviana até Pompéia — saltem na estação Pompei Scavi (45 minutos). Voltem a Nápoles para ver, no Museu Arqueológico Nacional, os tesouros que vocês não conseguiram ver em Pompéia. Ainda vai dar tempo para uma pizza na Antica Pizzeria da Michele antes de escurecer, quando a região parece mais insegura do que é. (A Da Michele é tão tradicional, e só serve dois sabores: marinara, com tomate, alho e orégano, e margherita, com tomate, queijo e manjericão. Borda grossa, miolo fino e, incrível, elástico! Uma djilícia, djilícia, djilícia. Abre às 9h da manhã e fecha no começo da noite.)
Mas só façam esse mega-bate-e-volta se vocês tiverem certeza de que o quinto e último dia de Roma pode ser curtido só com passeios sem muita obrigação; nesse dia o ideal é que vocês só entrem em fila se for pra tomar sorvete.
E então despeçam-se da Itália e preparem-se para acordar cedinho no dia seguinte para o vôo diurno de volta ao patropi.
Ecco — 15 dias, quatro bases e um monte de lugares bacanas, com apenas duas viagens de trem de mais de duas horas e meia corridas. O problema de destrinchar esses roteiros é que dá a maior vontade de botar o pé na estrada…



Oi , Ricardo! Acabei de chegar da minha viagem tão esperada à Itália e gostaria de compartilhar com voce minhas boas experiencias, já que nos últimos três meses peguei dicas maravilhosas aqui no blog!
Em Roma fiquei no Hotel Rosetta http://www.rosettahotel.com/ , na via Cavour, a poucos passos do Coliseu. O hotel é super simples e não tem café da manhã, mas os quartos são ótimos e o atendimento nota 10, os donos são uma simpatia. E sair a noite e dar de cara com o Coliseu iluminado ali na frente é tudo de bom! A diaria custou 85 euros, quarto duplo.
Em Florença fiquei no Hotel Fiorita, na via Fiume, http://www.hotelfiorita.com/ , encostadinho na estação central. Os quartos são muito charmosos e o atendimento também é 10. Diárias a 88 euros, quarto duplo.
Pra comer achei dois lugares que valeram muuuito a pena. No almoço o Caffè Sabatino, na Via Faenza, 66 serve pratos do dia deliciosos a 5 euros!! http://www.caffesabatino.it/ Lá eu comi o melhor nhoque da minha vida. Almoço com bebida pra duas pessoas saiu um pouco mais de 10 euros. A noite tivemos outro achado divino: La grotta guelfa, Via Pellicceria, 5R . Lá comemos um menu completo ( entrada, 1º prato, 2º prato, sobremesa, garrafa de vinho e agua – ufa!!) por 21,50 euros por pessoa. http://www.accademiadelgusto.it/grotta.html
Po fim queria agradecer mais uma vez por voce ter contribuído para o sucesso da minha viagem com sua paciência e dicas maravilhosas. Obrigada!
Grazie dal fidibecco
Mais uma vez, um post super elucidativo… Ano que vem vou a Europa e essa parte da Itália era a q estava mais difícil de resolver. Adorei as dicas, especialmente essas últimas da Flavia de hospedagem e alimentação.
Algumas cidades que não foram muito mencionadas e que eu gostaria de ter informações são Volterra (perto de San Gimignano) e Greve Chiante. Além disso, alguém fez esse roteiro pensando em vinhos? Foram nos produtores famosos, como a região de Montalcino??
Grazie!
Ricardo,
Já que vi que você é sempre gentil com as pessoas e dessa maneira será que você pode me ajudar com um roteiro de 07 dias pela Itália?
Chego de navio em Savona no dia 28 de março de manhã e volto em 03 de Abril partindo de Roma. É o tempo que posso ficar por lá e pendsei no roteiro Veneza-Florença-Roma.
O que posso fazer? Tava pensando em ir direto para Veneza ou parar em Milão à caminho de Veneza para chegar lá cedinho, mas fico na dúvida se seria uma boa parada ou é melhor ir direto e chegar à tarde.
E depois tava pensando emir para Florença e Roma. O que você acha? O que recomenda? A única cidade que conheço é Roma e meu esquema é andar muito. Eu e minha esposa fazemos o dia render, mas ficamos na dúvida quando não conhecemos os lugares.
Quantos dias acha que posso ficar em cada lugar? E para onde eu vou? Pode me ajudar?
Abração,
Do estreante Paulo.
Oi Paulo, no item “Daqui pra onde?” da página de Roma eu escrevo que acho 10 dias o mínimo ideal para fazer Roma, Florença e Veneza. Roma é uma cidade particularmente extenuante para turistar; as “atrações” exigem muito de você, física e intelectualmente. Você vai ter que se virar no esquema 2-2-3 — dois dias pra Veneza (na verdade, um dia e meio, porque você vai demorar entre 5h30 a 6h entre Savona e Veneza, via Milão), dois dias pra Florença (uma escapadinha a Pisa) e três pra Roma.
Simule horários (em qualquer data nos próximos 60 dias) em http://www.trenitalia.com
Paulo,
Você tem apenas 5 dias inteiros. No dia 28/3, até vc desembarcar, ir para a estação de trem e viajar (Savona é mal localizada, as linhas que circulam por ali são lentas etc.) vc já perdeu o primeiro dias. No dia da partida (3/4), vc terá no máximo até o início da tarde para aproveitas, presumindo que seu vôo é direito. Se for um vôo com conexão, provavelmente vc tem que ir pro aeroporto antes ou na hora do almoço…
Tendo isso em mente, eu faria assim:
- saída de Savona para Firenze (vc precisa no mínimo 4h30 de viagem e 3 conexões). 2 noites. Escolha um hotel bem localizado, com vizinhança legal. Ao invés de perder seu único dia inteiro em uma fila para a Galleria Uffizi, escolha um outro local interessante e menos muvucado, como o ótimo Museu e Palácio Pitti, a catedral dos Medici, o Duomo).
- saída de Firenze cedo para Venezia (trem AV parte 9h30 e chega 11h33). 1 noite. Aproveite a tarde para andar bastante sem muito compromisso, e o segundo dia para algum programa mais específico.
- saída de Venezia no começo da notie para Roma (trem AV FAST parte 19h27 chega 22h55). 3 noites. Pegue um táxi para o hotel e não se esqueça de fugir os pega-turistas de Roma
Todavia, se sua consciência tolerar não ir a Firenze, eu trocaria minhas 2 noites lá por duas noites em Genova. Explico: em geral, Genova é um lugar meio fora de mão, mas nem por isso desinteressante: o centro histórico de lá é algo único no mundo com suas vielas estreitíssimas e uma sensação de Idade Média, a área do porto antigo foi toda restaurada, há museus e igrejas por todos os lados e a arquietura e pintura “falset” são um show à parte. Assim, vc pode ficar a um lugar a apenas 50 min de trem do ponto de desembarque do navio, e depois vc vai já para Venezia e Roma.
Olá, Riq!
Antes de qq coisa: parabéns pela nova casa!!! Como sou uma visitante regular, me sinto ainda mais confortável, rs!
Farei uma viagem de 7 dias pela Toscana (vindo de Veneza). Perfil da viagem: FAMÍLIA DÓ RÉ MI – eu, meus pais idosinhos, minha irmã com marido e 2 filhos de 4 anos (ufa, canso só de pensar!).
Vamos alugar dois carros. As dúvidas: como o pinga-pinga fica complicado nessa situação, tem como escolher apenas 1 cidade-base? Vc recomendaria Siena nesse caso? Melhor escolher um hotel na cidade, um hotel “no campo”, numa vinícola ou algo assim, ou alugar uma casa numa vila charmosinha???
Só Riq Salva!
)
Bjs,
Paula
Quando eu fiz (rápido demais, hoje faria beeeem diferente) a região, em 96 (na outra encarnação!), eu fiquei num hotel entre a estrada principal e San Gimignano. Hoje em dia eu procuraria alguma coisa mais próxima da estrada principal Florença-Siena, a RA3, e tipo no meio do caminho. Pelo seguinte: dá pra escolher uma vicinal/regional por dia, e usar a RA3 como atalho para a ida e para a volta.
Escrevi isso num outro post:
Uma boa estratégia para montar base na Toscana é escolher uma cidade próxima à auto-estrada RA3, que liga Florença a Siena. A autoestrada pode ser usada como atalho para pegar estradinhas menores diferentes a cada dia, sem perder muito tempo até chegar a elas. Ficar perto da estradona também é interessante para o caso de você perder a hora e não precisar dirigir à noite por estradinhas (que depois de escurecer deixam de ser encantadoras e ficam apenas cansativas).
Um ponto que me parece bem interessante é a cidadezinha de Colle di Val d’Elsa, que está pertíssimo da auto-estrada, nas cercanias de San Gimignano e Volterra, na boca da entrada para o Chianti e num ponto viável para ir a Montalcino ou Montepulciano em bate-volta. Além disso, dá pra deixar o carro em Poggibonsi, que fica ao lado, e ir de trem a Florença e Siena, pagando mais barato que o estacionamento nos centros históricos.
Aqui você acha hospedagem de todo tipo em Colle:
http://www.terrediarnolfo.it/strutture/index_en.html
Olá, apesar de nunca ter postado nehuma mensagem estou sempre passando por aqui. Adoro todas as dicas e muitas delas utilizei em viagens por aqui mesmo.
Agora resolvi me arriscar um pouquinho mais e pretendo visitar a Itália em meados de maio/2010. Adorei seu roteiro, mas gostaria muito de conhecer as propostas da Jurema, do Zé e da Emília, mas não consigo acessar os links. Você pode me ajudar?
Bjk
Ângela Rachel
Ângela, também tentei acessar o post do meu comentário sobre a viagem à Itália e não consegui. Portanto, aqui vai nosso roteiro (de memória, já faz uns bons anos).
Fomos de carro, porque naquela época morávamos na Alemanha (e as low costs não estavam tão espalhadas quanto agora). A viagem durou alguma coisa como 18 dias ou 20 dias, não lembro bem.
Como já tínhamos ido a Veneza, Pádua e Verona em outra ocasião, pulamos essa região.
Chegamos por Florença, onde passamos uns 4 dias. De lá fomos a Pisa (só para conhecer o Campi dei Miracoli). Depois ficamos em Siena e conhecemos também Volterra e San Gimignano. Nessa região, o que não falta são opções de cidadezinhas para escolher (se você for achando tudo legal, vai acabar ficando só na Toscana, o que não deixa de ser uma boa idéia).
Depois seguimos para Assis, de lá para Roma, onde ficamos mais uns 5 dias.
Seguimos para Nápoles e Pompéia, e voltamos por Cinque Terre (nos hospedamos fora de lá, em Deiva Marina) e Turim.
Se você quiser alguma dica ou orientação mais específica, é só perguntar.
Obrigada, Jurema!
Fiz um roteiro de alguns lugares que gostaria de conhecer: Milão e arredores (Lago de Como e Bergamo)- 3 dias; Pádova e arredores (Verona, Veneza, Bolonha e Cinque Terre)- 4 dias; Florença e arredores (San Gimignano e Siena) – 2 dias; Roma e arredores (ainda sem definição) – 5 dias. Ainda gostaria de acrescentar Assis. O que você acha? Dá para fazer? Qual a melhor opção: carro ou trem?
Uma outra perguntinha: não falo nenhuma palavra em italiano ou inglês, vou conseguir me virar?
Bjk
Ângela, pessoalmente, acho esse seu roteiro muito cheio para pouco tempo. Quantos dias você tem no total? Eu enxugaria bastante sua viagem, para aproveitar melhor.
Dois dias para Florença e arredores não dá, não. Eu trocaria os 3 dias de Milão e ficaria com 5 dias na Toscana. Já 4 dias para “Pádua e arredores” eu deixaria para Veneza e talvez Verona ou Pádua. Cinque Terre está a quase 400 km, na outra costa da Itália. Na minha opinião, fica para outra vez (acredite, haverá mais vezes!). Cinco dias para Roma está ótimo, e não precisa de “arredores”.
Esse é o meu pitaco, com certeza você vai ter muitos outros. Veja o que você quer.
Procure os sites das cidades, veja os blogs sobre o assunto, leia guias e livros sobre seu roteiro, pense bem, mude de idéia muitas vezes. Quanto mais informada você estiver, melhor será sua viagem. Boa sorte.
Quanto a não falar italiano ou inglês, isso vai dificultar um pouco a sua vida, mas nada que uma boa mímica não resolva. Ter uns dicionários ou livrinhos de “italiano para viagens” ajuda bastante.
Oi….
Oh, meu Deus! Quantas dúvidas…já fiz e refiz o roteiro uma dezena de vezes…risos.
Penso agora em excluir Milão e acrescentar 2 dias em Lisboa, depois voar direto para Veneza e permanecer por lá 4 dias, depois Florença (4 dias)e finalmente Roma, inlcuindo Nápoles e Pompeia. O que vocês acham ?
PS.: Ainda não desisti de Cinque Terre,Como,Bolonha…risos
Obrigada por todas as dicas.
Bjk
Quatro dias em Veneza é exagerado. Dois inteirõõõões dão pro gasto, três fica bem cômodo.
Oi…é que eu quero tirar um dia para conhecer Pádua, um dia para conhecer Verona, mais dois dias inteiros em Veneza ( abase seria em veneza)….sem contar os dias de chegada e saída….
Tendi, então.
[Riq, desculpe-me estar fazendo "spam" no comentódromo, nosso escritório está fechado hoje e eu resolvi vir dar pitacos por aqui aproveitando a casa nova e as ferramentas mais ágeis]
Ângela, eu faria o seguinte: comece por Venezia (3 noites), parta depois cedinho direto para Como (trem) e lá fique 2 noites. Então, saia cedo para Milano (é próximo), deixe as malas na estação, faça um lerê básico e parta no último trem veloz para Bologna (1h5 de viagem apenas), onde vc ficará 3 noites. Perca-se no centro histórico – muito mais aconchegante que o de Milano, coma pizza nas Due Torri e aproveite. Dedique um dia à cidade, outro a um bate-volta em Padova, retornando a Bologna.
No dia seguinte, pegue um trem para Firenze para lá ficar 4 noites (48 minutos, não pense duas vezes em usar o trem lento), aproveite o dia, o dia seguinte, e no terceiro faça um bate-e-volta para S. Gimignano ou Siena. No dia seguinte, pegue um trem para Cinque Terre (não é longe), fique lá por 3 noites, e depois vá para Roma.
Você vai visitar quase todos os lugares, mas com menos deslocamentos, dormindo em cidades legais, e trocando apenas 4 vezes de hotel. Assisi teria que ficar para a próxima, pois é meio fora de mão. Uma alternativa seria vc trocar Padova e Bologna por Peruggia, Gubbio e Assis, mas não recomendo. O que eu talvez recomendo é vc pular Como e Milano e ir direto de Venezia para Bologna, usando os dias que “sobraram” para Perguia e Assisi.
Se vc não fala italiano nem inglês (”nenhuma palavrinha”), é melhor não alugar carro. Leve tudo à mão impresso, como reservas, mapas, etc.
Obrigada, André!
Gostei da sugestão de incluir Bolonha e da viagem de trem para Como.
Valeu todas as dicas.
Bjk
Olá!
Não sei se meu comentário cai mto bem nesse post, mas vou a europa em abril e entro e saio por Paris. O meu trecho final é Veneza/Paris e depois PAris/RJ pela Air France.
Sei que a Itália tem um “probleminha” com a pontualidade. Isso ocorre apenas com os trens, ou com os aviões tb??
Meu vôo Veneza/PAris é as 17:55 (no bilhete diz q são 2 horas de viagem) e o vôo Paris/RJ é as 23:20. Será que devo me preocupar??
Será que é melhor pegar um vôo mais cedo Veneza/Paris??
Eu liguei pra air france e a atendente me disse q a companhia encararia os dois vôos como conexão, não precisando fazer check in novamente. Será?
Obrigada desde já!
Daniela
Se a passagem está integrada, e foi vendida assim pela Air France, a responsabilidade é da companhia,sim. Eu só me preocuparia se as passagens fossem desvinculadas.
Verifique no seu e-ticket se o código é o mesmo, ou seja, se ele diz ORIGEM: VENEZIA, DESTINO: RIO DE JANEIRO. Se vc tiver dois bilhetes separados, desconfie. E se esse for o caso, eu jamais deixaria essa folga de 1h40 para uma conexão extra-oficial com vôo intercontinental.
Aproveitando a deixa “Europa” que ressurgiu aqui..
Eu e uns amigos estamos programando uma viagem para Europa, nossa primeira vez. Pretendemos ir em agosto (segunda quinzena) e pensamos no seguinte roteiro: Lisboa (2 noites) – Milão (2 noites) – Roma (2 noites) – Grécia com cruzeiro da Easy Cruise (5 noites) – Amsterdam (2 noites) e Paris (4 noites).
Transporte:
- SP/Lisboa: aéreo
- Lisboa/Milão: aéreo
- Milão/Roma: trem
- Roma/Atenas: aéreo
- Atenas/Amsterdam: aéreo
- Amsterdam/Paris: trem
- Paris/SP: aéreo
Perguntas:
- é viável esse trecho?
- alguém já fez o cruzeiro da easy Cruise? Os preços para a viagem de 3 noites estão bem convidativos!
- Vamos em 4 pessoas, e estamos pensando em ficar em hostels em toda a jornada, exceto Paris. Alguém tem sugestão de bons hoteis a preços módicos em Paris?
Obrigada desde já pela ajuda!
Já vi que muitos trips já deram pitacos. Acho que vocês desistirão dessa viagem assim que virem quanto custa. É muita parada, gente, em lugares muito distantes uns dos outros. (E Milão não tem cachê pra estar nesse elenco não.)
Dani, em primeiro lugar, parabéns pela escolha de viajar pela Europa, e coragem. Leia tudo o que puder sobre os destinos pretendidos, e pense: essa será a primeira de muitas, com certeza. Talvez não no ano que vem, mas em outros. Prepare-se para mudar de idéia muitas vezes, a cada blog que visitar, a cada livro que ler…
Agora, meu pitaco pessoal: não atravesse o Atlântico para “dar uma olhadinha” em uma porção de cidades. Dois dias para Lisboa, Milão, Roma e Amsterdam é muito pouco. Se forem 4 dias em Lisboa e 4 dias em Roma, por exemplo, vocês vão aproveitar muito mais, com menos deslocamentos. Dois dias são o mínimo para você começar a “se encontrar” em uma grande cidade européia. Já 4 dias em Paris eu acho que está de bom tamanho para uma primeira vez (mas dá para ficar meses por lá…).
Tenho certeza que virão muitos outros pitacos da tripulação. Sente com seus amigos, pesquisem juntos, pensem, olhem o que dá para fazer em cada cidade, selecionem de acordo com os interesses que vocês têm em conjunto e planejem, replanejem, e peçam ajuda de uma boa agência de turismo.
Jurema, obrigada pela ajuda!
Quando se vai em mais de uma pessoa (leia-se não fazer apenas o que VOCÊ quiser, mas ter que chegar à um consenso, as coisas se tornam mais complexas…rs
Eu, por exemplo, não faria questão nenhuma de ir á Lisboa, mas já faço de ir à Milão, já que tenho uma amiga que mora por lá. Como minhas últimas férias fui sozinha (Montreal-Quebec-NY), decidi que essa quero ir com uns amigos e vamso todos tirar férias juntos.
Claro que cada pitaco é bem vindo, e nada melhor do que ouvir de quem já foi pra lá
E com certeza eu voltarei!rs Especialmente para fazer o leste europeu (Croácia, Rússia, Ucrânia e por ai vai…rs)
Dani, já estive em sua situação antes algumas vezes (turma de amigos querendo viajar em um orçamento budget, e cada um querendo fazer uma coisa).
Vai por mim e pela Jurema: viagem com uma sequencia de deslocamentos com 2 noites em cada destino, mais um cruzeiro intensivo, é a receita para tornar uma viagem MENOS legal e cheia de perrengues – ainda mais quando, imagino, vcs vão preferir usar o trem e o metrô para ir ao aeroporto do que um táxi, por exemplo.
Corte um destino dessa lista, ou corte o cruzeiro e distribua melhor os dias. Do jeito que está, seu roteiro para quem vai à Europa a primeira vez é semelhante ao japonês semi-vegetariano que, desejando exprimentar carne pela primeira vez, é levado a um rodízio daqueles em que o garçom já chega enchendo o prato de costela, picanha com muito alho e 5 nacos de cupim injetado.
Quanto à hospedagem, como estarão em um grupo com 4 pessoas, vcs facilmente podem conseguir hotéis com banheiro no quarto melhores que albergues equivalentes. Basta procurar nos sites corretos.
Ai, Dani, certamente o Riq vai te ajudar bastante, e entendo quando vc diz que fica mais difícil agradar à todos e chegar a um acordo, mas olhando este seu roteiro… acho que vcs vão ficar mais tempo no aeroporto e no trem que nas cidades… veja bem: são 6 check-in e out, de hotel, trem e avião, contei certo? Isso leva um tempo precioso!
E pitacos, como disse a Jurema: Milão é que nem SP, só se vc quiser gastar muito e muito mesmo ver sua amiga… ou então marcar de encontrar com ela em Roma… acho que esta não seja uma cidade essencial, para se conhecer em tão pouco tempo e logo na primeira vez.
Roma, só 2 noites? Considere que não são 2 dias inteiros, pois vc vai gastar 2 períodos de in e out, aí só sobra 1 dia. Não dá prá nada, só o Coliseu vc leva quase uma manhã ou tarde inteira… tem muita coisa, e tudo vale a pena e deve ser visto.
O mesmo para Paris, acho 3 dias muito, muito pouco. O Louvre é uma manhã/tarde inteira só se vc se ativer às masterpieces, ou até mais!
Na minha opinião, vale mais ficar um pouco mais de tempo em cada lugar, fazendo (bem)menos lugares, do que dessa forma, vc vai cansar prá caramba e no final vai ficar com a sensação de não ter visto nada.
Boa sorte!
Dani, qto as “críticas” ao seu roteiro, os outros trips já chegaram antes de mim… E eu concordo com eles. Vim só pra sugerir que vcs olhem o Etap La Villete como opçao de hospedagem mais econômica. Fica fora do centrinho, mas do lado do metro e a uma distância caminhável das atraçoes. E com elevador e banheiro no quarto!!!
Dani,
Isso não é uma viagem – é uma Amazing Race, rs! Quando fui pela primeira vez tb fui com sede ao pote e hoje me arrependo dessa ansiedade toda.
Creio que se vc cortar 1 destino já ajuda bastante. Faça uma reunião de cúpula e convença esse povo! Viajar em 4 é sempre mais demorado, é verão por lá e nunca conte os dias de chegada e saída como “dias úteis” para passeios e afins, com já disseram aqui… Principalmente se os trechos são aéreos.
Em Paris (em 2005) fiquei num beeem simples mas que deu pro gasto: Hotel du Rivoli http://www.eurocheapo.com/paris/hotel/hotel-rivoli.html
Bom preço e bem localizado. Meu perfil é mochilão+leve frescura, caso vc queira ter uma referência, rs.
Enfim, fica a dica!
Bjs e aproveite!
Srta Lobs, adorei o Amazing Race
Notei que os demais tripulantes também não são lá muito favoraveis a viagens curtas e objetivas, por que não objetivas.
Eu já adoro. Quando coloco o pé na estrada, quero ver tudo, às vezes vou contra o tempo, não da pra sentir de verdade o ritmo do lugar, mas aí é facil, é só retornar ao destino ao qual mais se gostou em outra época ai sim com mais calma.
Eu amei Alagoas, em 4 anos voltei duas vezes pra lá.
Também curti João Pessoa e voltarei pra lá, e assim vai.
Estou planejando uma viagem pra Europa ainda neste semestre, quando finalizar e diminuir o ritmo Amazing Race (que até pra mim esta pesado) eu volto pra contar como ficou. rs
Dani,
Tô chegando atrasada e só engrossar o coro: tem muitas cidades nessa viagem! Diminui isso aí!
Você já deve ter visto o post do Riq sobre a primeira viagem para a Europa, vale para as outras, que tá aqui viajenaviagem.com/2007/04/a-primeira-viagem-a-europa/
A Silvia Oliveira do Matraqueando http://www.matraqueando.com.br/destinos tem uma série com o título “Europa a 50 dólares por dia”. E a Maria Lina, do Conexão Paris, dá mil dicas sobre a cidade (tem muitas aqui no VnV e em outros blogs também). Ambos os blogs são recomendados pelo Riq e estão no menu Dicas do Riq/ Viaje nesses blogs.
Um abraço,
Ahaha gente, adorei o termoAmazing Race (que por sinal é um programa que eu adoro =D)
muito obrigada pelas dicas,e stão sendo muitíssimo valiosas. Europa requer planejamento sempre (pra não irmos com muita sede ao pote), então por isso estamos começando com 7 meses de antecedência…
Vou falar com o pessoal e tentar cortar Lisboa (que está na península Ibérica, e que eu acho que merece uma viagem especial só Portugal-Espanha) e falar com a minha amiga de Milão para ver se ela consegue ir pra Roma. Acho que ai daria uma folga, não?
Mais uam vez obrigada pela ajuda, a primeira viagem rpa Europa a gente sempre quer que saia perfeita, né?rs – mesmo sabendo que não vai sair.
Abraços,
Dani
Trips
Em Napoles, minha dica é : http://www.santachiarasuite.it
O ape é lindo , um ótimo custo x benefício, na Piazza del Plebiscito , com uma vista “uau”.
Bjo
Ricardo, tenho amigos que são italianos e que estao no Brasil.
De tanto eles falarem de lá fiquei com vontade.
Esta é a minha vontade.
Não falar ingles e italiano, apenas portugues é o problema.
Acha que com um dicionario de bolso consigo me dar bem?
Obrigado
Claro que consegue. A solução mágica é sempre TEMPO. Tendo tempo para errar, tudo dá certo no final e é ainda mais divertido.
Dani, eu cortaria esses dias na Grécia também. A Grécia merece férias exclusivas só pra ela. Ir a Atenas e fazer as ilhas em cruzeiros com paradinhas-relâmpago, ah, não vale a pena. Eu passei 2 semanas inteiras na Grécia e curti apenas 2 ilhas mais Atenas.
Acho que essa viagem de vocês deve ser uma “viagem-capitais”: Aproveitem Roma, Paris, Amsterdã e mais uma, se for o caso: Berlim ou Londres. E deixa o resto pra próxima vez.
Trips, obrigada pela ajuda!
Vamso refazer o roteiro esse final de semana, e posto de novo pra vcs darem uns pitacos…rs
Eu sou sempre da opinião que a palavra de quem já foi vale muito mais do que os sonhos de quem nunca foi…rs
Abraços!
Riq e toda tripulação ,Acompanho voces a algum tempo e já aproveitei as dicas maravilhosas em algumas viagens.Em julho,minha mulher e eu iremos com nossa filha e o marido(italiano)que moram em Barcelona viajar de carro (uns 15 dias).Queremos fazer o seguinte roteiro:Barcelona-Carcassone(3horas) .Ficaremos uma noite(ou é necessário 2?).Seguiremos para Arles(Provence-2horas).Ficaremos 2 noites.1 dia em Arles e outro um bate-volta aLe-Baux(18km).Seguiremos para Lourmarin,parando no caminho em St.Remy(25km.de Arles).Passamos 1 noite em Lourmarin.Fazemos um bate-volta a Gordes.Em seguida vamos para Aix(40km. de Lourmarin).Ficaremos 2 noites.Pergunta:É melhor assim, ou de Arles ir direto para Aix (77km.uns50min.) e daí fazer bate-volta para Lourmarin e Gordes? De Aix vamos para cinqueterre(hospedagem em Sta.Margherita Ligure ou Deiva Marina-segundo sugestões lidas aquí).De Aix a Sta. Margherita são398km.-umas 4 horas.Aceito sugestões de parada no caminho para não ficar cansativo.Ainda não está nada definido por isso peço sugestões.Ah!Afinal o que é mais bonito:Cinqueterre ou a Costa Amalfitana? Desde Já agradeço as sugestões e ajuda que possam me dar.Abração a todos…
Estando de carro, e conseguindo colocar todas as malas no bagageiro, acho que dá pra não dormir em Carcassonne, não, para diminuir o check-in/check-out. (Em julho os dias vão estar compridíssimos, vai dar pra aproveitar bastante). Também tentaria uma base só na Provence.
Você já jogou os itinerários no Via Michelin? Tô achando esquisita essa estimativa de 4 horas entre Aix e Cinqueterre. Até porque o caminho bacana tem que incluir a Corniche — a costeira elevada — na região de Mônaco.
(Aproveite e cheque também a duração da viagem entre Barcelona e Carcassone)
Olha, acho q vc deve ter cometido algum pequeno engano na hora de fazer as contas. De Aix-en-Provence a Deiva Marina são 433 km, em uma viagem que, só por auto-estradas, levaria no mínimo 5h30 com o tráfego habitual em julho.
Mas, por favor, para o futuro da sua memória fotográfica, NÃO encare esse trajeto como ir do ponto A ao B, pois vc estará passando em uma das regiões costeiras não urbanizadas mais bonitas que eu já vi na vida. Depois de Nice, e até Imperia, a viagem vale o desvio da auto-estrada (que já é bonita, mas cheia de túneis como nenhum outro lugar da Europa) para a via que acompanha o litoral.
Programe para sair cedíssimo, evitando os congestionamentos da manhã na região de Aix-en-Provence e Nice, e caia logo para a estradinha que vai ao longo da costa. É um dos desvio que vale a pena pelas paisagens.
Depois de Arenzanno a costa fica mais urbanizada, com tráfego bem complicado (Genova é infernal para atravessar), e então vale a pena voltar para a auto-estrada.
Programe-se para passar o dia inteiro na estrada (tem sol até 21h de qualquer forma)
Não sou o Riq, mas se eu tivesse uma lista de desvios rodoviários como ele na série “vai por mim”, esse trecho está na lista.
Ola Riq!
Uma amiga me recomendou o site e estou mesmo adorando!
Eu tenho uma pergunta q pode ser meio idiota, mas quando nao conhecemos os lugares nao vemos certas coisas. Vou fazer uma viagem de 15 dias com meus pais pela Italia e tinha programado ir de Roma a Veneza. Quando li seu roteiro, gostei muito e pensei em simplesmente inverte-lo pq as passagens ja estao meio programadas (moro em Bruxelas, meus pais vem do Brasil, enfim, Roma-Veneza seria mais conveniente). Existe alguma ‘contra-indicacao’?! Seria melhor eu comecar a viagem em Veneza?
Obrigada e abracos
Não há problema nenhum em fazer o sentido contrário, Fernanda.
Eu acho que terminar por Veneza garante um fim de viagem mais relaxado, já que Roma é mais cansativa de explorar. Só isso, nada grave.
Olá Riq
Parece que os links para os roteiros do Zé, da Emilia e o outrop que esqueci o nome nao estao mais validos. Tem como entrarpor outro lugar?
Obg
Obrigado por avisar, Fabiana. Consegui localizar os novos links (as URLs dos comentários mudaram na passagem do viajenaviagem.wordpress pro viajenaviagem.com) e já estão substituídos. Pode clicar na Jurema, no Zé e na Emília que os roteiros aparecem.
Vou clicar… brigadao!
Olá trips! (leio o site há tanto tempo que já me considero íntima, hehehe…)
Estou programando uma viagem pra Europa em setembro desse ano já faz algum tempo até (sou meio maníaca por planejamento), e com as dicas de vocês já refiz o roteiro vááárias vezes. Mas ainda tenho umas dúvidas
Separei 4 dias para conhecer Florença e arredores, e pretendo alugar um carro pra me perder nas estradinhas da toscana por pelo menos dois dias.
- Vale a pena alugar um carro em Roma e com ele ir pra Toscana? Vcs acham que a viagem vale a pena? (vi que ela não é longa mas quero saber se compensa pagar a taxa de retorno da locadora)
- É tranquilo ir pra Florença de carro, ou é melhor deixar pra conhecer a cidade no último dia, de trem e devolver antes o carro na locadora? Seguindo as orientações de vcs pretendo montar base em Siena.
Bjos
Carina
Eu — veja bem, eu — que não acho graça nenhuma em enfrentar anéis viários, sairia de trem de Roma e alugaria carro na próxima parada. Mas se a questão for econômica, tem que comparar a taxa de devolução em outra cidade com o preço da passagem de trem. (Na http://www.autoeurope.com eles não cobram taxa de devolução em cidade diferente no mesmo país).
Você pode entrar em Florença de carro, mas não vai se deslocar por Florença de carro — provavelmente vai deixar o carro numa garagem.
Valeu Riq!
Vou fazer isso então, sair de Roma cedinho de trem e alugar uma carro em Siena. Acho mais prático também, mas queria saber se a estrada era um passeio que valia a pena, com paradas legais e tal…
Acho que vou devolver o carro no último dia, já que a passagem de trem de Siena à Florença é bem mais em conta que uma diária do carro, e ele não vai servir pra muita coisa
Brigadão!
Olha, quase qualquer canto da Itália tem estradas interessantes secundárias que passam por cidadezinhas legais fora do circuitão. Você só precisa de tempo: pela A1 vc vai do Raccordo Annulare em Roma até o acesso Firenze Sud em menos de 3h (a distância total é de 284 km). Mas se vc quiser aproveitar, pode fazer desse trajeto o passeio de um dia. Lago de Vico e Orvieto são algumas das boas opções para passear.
Se vc alugar carro em Fiumicino, não terá muitas dificuldades para começar um trajeto com desvio, não.
Olá Ricardo!
Estou adorandooooo as suas dicas e preciso urgentemente de sua ajuda!rss.
Eu, minha mãe e minha irmã,chegaremos em Milão no dia 01 de março de 2010 e pegaremos um trem com destino a Roma. Eu ficarei 6 dias na Itália e elas 8 dias. Bom, acredite…resolvi ir a Itália agora, de último hora, sem nenhum planejamento (loucura total!!rss)..mas era uma oportunidade ímpar e não poderia deixar passar, não é!? Pois bem, agora eu preciso de sua ajudaaaa e preciosas dicas. Que tal fazer um roteirinho pra gente?? Queremos aproveitar ao máximo…e pelo que li aqui, Pompéia já está incluída em nossa viagem..mamãe faz questão de conhecer o Vaticano.
Bom, aguardaremos suas dicas ( passeios, restaurantes, lugares e outros), com preços bem modesto…ah sim, fiquei sabendo que no mês de março, o frio é intenso em Roma, é verdade??
Abracinhos felizes e ansiosos,
Alê
Por favor não duplique perguntas em posts diferentes. Está respondido no outro.
Carina, vc ja pensou na possibilidade de trocar sua base em Siena por algum hotel de agriturismo??? Nao acho Siena uma cidade pratica para ficar entrando e saindo de carro!!! Quando fiz a Toscana arrependo de nao ter ficado em um hotel de agriturismo pq se vc conseguir um bem localizado, sera muito mais interessante do q entrar e sair de uma cidade pq lembro q eu e meu marido passamos alguns apertos dirigindo em Siena!!! Da uma olhada nos hoteis de agriturismo pq dois casais amigos meus que foram depois de mim, acharam essa dica otima, se vc quiser, posso tentar conseguir os nomes dos hoteis!!! AAHHH… e acredite no Riq, carro em Florenca nao serve para NADA alem de ser praticamente impossivel estaciona-lo!!!
Concordo com você, Letícia. E eu deveria ter dito no outro comentário que acho que com apenas 4 dias, e com Florença, Pisa e Siena no cardápio, o carro pode mais atrapalhar do que ajudar.
Com tempo reduzido, eu faria como está neste post, mesmo: base em Florença, trem para as cidades da Toscana que quisesse visitar (combinado com ônibus pra San Gimignano), e aluguel de carro um dia pra andar pelo Chianti.
Com mais tempo (uma semana seria o ideal), acharia um agriturismo entre Siena e Florença, perto da auto-estrada, e desbravaria uma estrada regional por dia, usando a auto-estrada como atalho para ir ou voltar se for preciso. (E para Florença iria de trem desde Poggibonsi). Uma boa localização para isso é Colle di Val d’Elsa, que está perto da estrada sem estar exatamente nela.
Dá pra achar agriturismos neste site:
http://www.turismo.intoscana.it/intoscana2/opencms/TurismoRT/sito-TurismoRT//MenuUtility/Dormire/index.html?tipo=dormire
Carina, reforcando o que o Riq disse: a regiao do Chianti é imperdivel!!! A estrada é linda demais!!! Se nao me engano fomos de Castelina in Chianti ate Greve in Chianti, onde compramos vinho em uma adega OTIMA!!!!! tenha em mente que todas as cidades q vc chegar de carro, vc pode ter uma certa dificuldade para estacionar… em Pisa foi bem dificil e em Siena tb!!! Acho que com pouco tempo realmente o melhor sem duvida é o trem e o carro so para conhecer o Chianti, que fica bem pertinho de Florenca!!! AAHHH… se vc optar pelo carro e tiver tempo marque uma visita a alguma vinicola, sugiro a Biondi Santi, mas vc precisa agendar com antecedencia pelo site: http://www.biondisanti.it/Eng/home_en.php
Aproveito para deixar para vc as indicacoes dos meus amigos de hoteis de agriturismo, um é na regiao do chianti e o outro é perto de monteriggioni, os dois muito bem recomendados: Badia a Coltibuono – http://www.coltibuono.com/ e Castel Bigozzi – http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g227886-d231277-Reviews-Relais_Castel_Bigozzi-Monteriggioni_Tuscany.html
Pessoas, vcs são realmente muito atenciosas…
Eu pensei em Siena como base mais por ser um pouco maior e ter maior oferta de hotéis…mas o que eu quero mesmo é passear sem rumo vendo aquelas paisagens lindas, parar quando der na telha, fazer um pequenique embaixo de uma árvore, por isso adorei as dicas de hoteis de agriturismo (as tarifas são bem mais em conta do que eu imaginava). Das viagens que já fiz descrobri que prefiro ver montanha/praia/parques à monumentos/museus, e por sorte meu marido também…Até pensei em tirar Florença do roteiro, mas me pareceu um “pecado turístico”, rs
Obrigada pelas dicas
Outra coisa, estou pensando em ficar 2 1/2 em Cinque Terre pra passar uma tarde em uma das praias, sem fazer nada mesmo, será que a temperatura ajuda? (vai ser lá pelo dia 15/09). Se não vou deixar mais este dia pra Toscana.
Bjos
Carina, uma tarde apenas nas Cinque Terre é muito pouco! Desse jeito você estaria cometendo mais um “pecado turístico”
Lendo a pergunta de novo vi que eu não fui clara…ficarei 2 dias e meio em Cinque Terre… queria saber se dá pra aproveitar a praia em uma das tardes, ou se a temperatura não ajuda…
Ahhhh, bão!
Ó, as temperaturas médias, em setembro, nas 5Terre são: mín. 15C; máx. 25C. Pode ser que a água esteja um pouquinho fria, sim. Lá na hora você resolve se vale a pena ou não, né?
A melhor Terra para encarar uma praia é Monterosso al Mare. A praia é paga. Mas tem um trechinho (do lado esquerdo
) que é de grátis!
Vou anotar mais essa dica…Obrigada!
Oi Riq, Zé, Letícia! Adoro todas as dicas de vocês!
Vou pra França e Itália agora em abril e estou sem saber se estou querendo ver muito em pouco tempo! Vocês mudariam algo no meu roteiro? Tenho 20 dias.
Paris (4 noites), vôo pra Marseille, alugo um carro e vou direto pra Aix-en-Provence (3 noites) pra conhecer além de Aix, Gordes e Le Beaux de Provence em bate-volta. De lá vou pra Nice de carro, pela costa, passando por Cassis e Saint Tropez – Nice (2 noites). De trem para Cinque Terre – Santa Margherita (2 noites) e ainda de trem para Firenze (3 noites). Alugo carro e vou pra Siena (2 noites) com bate-volta em San Gimignano e Montalcino. De lá pegaria um trem pra Roma (4 noites).
Maior dúvida: vou de carro de Aix pra Nice passeando ou corto a Riviera Francesa e vou de trem direto pra Cinque Terre? Não sei se é muito cansativo! E se fizer isso aumento 1 dia na Provence e 1 na Toscana. O que vocês acham? Agora que li o post de Letícia fiquei também com dúvida sobre Siena de carro. kkkk Já estou ficando maluca!
Vocês tem dica de hotel em Santa Margherita e também nas outras cidades?
Se vocês puderem me ajudar agradeço muito!
Beijos,
Cris
Essa parte da Côte d’Azur está corrida mesmo. Não acredito que você consiga ver Cassis e St Tropez no mesmo dia. Em abril, também, St Tropez não vai ter muita graça. Fora de temporada o melhor da região está na serra (St Paul de Vence, Vence, Grasse). Acho que você aproveitaria melhor esse tempo ficando mais um dia na Provence. E de repente fazendo Aix-Itália com um pit stop sem pernoite em Nice (mas é preciso pesquisar se há guarda-bagagens na estação de Nice, não sei).
Vasculhe os comentários deste post que você encontra dicas de hospedagem para as Cinque Terre.
E tem essas dicas recentes do Zé Maria:
http://www.viajenaviagem.com/2009/08/enquete-resorts-all-inclusive/#comment-62731
Ah! Esqueci de dizer. Vou com uma amiga, nós 2 solteiras e gostamos de passear à noite pelas cidades também. Não é viagem romântica! kkkk
beijos
Oi Riq,
Muito obrigada pela resposta! Vou decidir com minha amiga se vamos de carro ou trem pra Nice!
um abraço!
Pessoal,
Vou para Itália no comecinho de junho para ficar por volta de 18 a 20 dias. Gostei do roteiro sugerido no início do tópico, porém, eu vou levar meu pai para lá e o pai dele nasceu em uma cidadezinha bem ao Sul chamada Maratéia. Assim, gostaria de passar por lá mesmo que por uma tarde.
Eu tinha pensado em ficar uns 3 dias em Milão, uns 4 em Veneza e depois uns 4, 5 em Florença para explorar a Toscana. Depois, pensei em Nápoles uns 3 dias para ir a Pompéia, Costa Almafitana e Maratéia, terminando a viagem com uns 4 dias em Roma. O que vocês acham do roteiro? Questiono o seguinte:
1.) Acham que Milão é perda de tempo?
2.)E Cinque Terre não é meio parecido com a Costa Almafitana? Preciso mesmo ir lá?
3.) E Capri caberia, valeria a pena colocar nessa agenda?
A resposta-padrão de Milão é — sim, tendo em vista o que há para ver no resto da Itália, Milão é menos interessante. Melhor ficar só o dia da chegada e transferir esses dois dias para o sul.
Não fui a Cinqueterre, mas é opinião corrente aqui no site que Cinqueterre e Costa Amalfitana na mesma viagem é supérfluo.
Receitinha para costa amalfitana e capri atualizada:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
Oi Riq!
Não faço uma sequer viagem sem consultar as suas dicas antes.. elas sempre são super pertinentes!!!!
Me caso agora em junho e vou para Itália. Vamos fazer o roteiro desde post, exatamente no tempo sugerido. Lí alguns comentários acima que me deixaram meio confusa. A princípio nós vamos ficar na Locanda Della Amorosa em Siena (4 noites se eu não me engano), pois pretendemos “nos perder” pela Toscana, mas sem deixar de conhecer todas as cidades legais. Deveriamos ficar em Florença? Quero uma viagem sem pressa, para curtir mesmo!
Beijos
Base em Florença = fazer deslocamentos de trem, alugar carro no máximo um dia para passear no Chianti.
Base em Siena, de preferência fora da cidade = deslocamentos de carro.
O post usa a base em Florença para aproveitar as conexões ferroviárias. Não dá pra fazer isso a partir de Siena, a cidade está fora do tronco rápido.
Ricardo,
Estou terminando de elaborar meu roteiro com base nas dicas que você me deu dois quadros acima. Porém, estou um pouco receoso em “montar acampamento” em Nápoles. Conhece alguém que já ficou hospedado lá em albergues? Existe outra opção melhor para montar acampamento se o meu objetivo mesmo é visitar Capri + Pompéia?
Tentei acessar o link sobre Nápoles que existem em http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/, mas o link está quebrado.
Ambos links estão funcionando perfeitamente.
http://www.tripadvisor.com/Hotels-g187785-Naples_Campania-Hotels.html
http://www.inaples.it/eng/alberghi.asp?om=4
Para ver opiniões sobre albergues em Nápoles:
http://www.hostelworld.com/findabed.php/ChosenCity.Naples/ChosenCountry.Italy
Sorrento também é uma base conveniente para fazer Pompéia e Capri. Leia no post da Costa Amalfitana.
Valeu Ricardo. Mas olha aqui a loucura que eu vou ter que fazer para caber no meu roteiro de 15 dias, levando em conta ainda as passagens aéreas.
Vou fazer o Sul primeiro (entrando por Roma) e depois Florença e Veneza. Além de tudo, tenho que ir um pouquinho mais ao Sul da Itália visitar a cidade do meu avô (Maratéia). Pensei em montar acampamento em Nápoles: assim eu tirava um dia para Pompéia, Vesúvio, etc; no 2º eu poderia ir para Capri dormindo uma noite lá, voltando para Nápoles posteriormente; e o 4º dia eu faria somente um passeio pela Costa Amalfitana de carro, terminando em Maratéia (só para conhecer), sendo que assim eu voltaria para Nápoles a noite e no dia seguinte seguia viagem para Florença de trem. Pensei em fazer o que você falou, montando base em Sorrento, Positano ou Ravello, mas aí eu me complico porque desses lugares não sai trem para Florença. O que acha desse roteiro, levando em conta que vou com o meu pai e não com a noiva (não é viagem romântica; só para conhecer)? Muito corrido? Uma dúvida: qual você acha mais interessante para pernoite (para que eu possa aproveitar mais): Capri ou Sorrento/Positano (costa Amalfitana)?
Se você está com paranóia de levar seu pai a Nápoles, fique em Sorrento. São 50 a 60 minutos de trem a Nápoles, lá você pega o trem a Florença.
É Ricardo. Já vi que ficou corrido o 4º dia (Amalfitana e Maratéia). Só seu fizer o passeio na Amalfitana junto com Pompéia. Ou também aumentar um dia e fazer o pernoite em Maratéia para ficar menos corrido.
Zé,
Há um comentário seu (neste post), quando planejava fazer uma viagem à Europa no estilo “mochila quase chic”. Pois bem. Eu também farei uma viagem assim em setembro, com meu marido, minha filha e sogra e gostaria de uma dica de hospedagem em Roma. Quero algo com preço bom. Pode ser quarto quadruplo. Onde vc ficou? Gostou? Tem alguma outra indicação ? Obrigada. Elaine
A família JET ficou num quádruplo na Pensione Paradise, perto do Vaticano. Eles gostaram muito.
http://www.pensioneparadise.com/
Ricardo. Valeu pelas dicas. Acabei resolvendo fugir de Nápoles mesmo e ficar hospedado com meu pai em Sorrento. Vou ficar primeiramente duas noites em Capri e depois duas em Sorrento. Uma dúvida: estou vendo os hotéis em Capri e vi que tem mais opções baratas em Anacapri. Vale a pena se hospedar em Anacapri ou melhor ficar em Capri mesmo? Outra coisa: o que daria para conhecer de Nápoles (primeira pizza, museu, Pompéia e Vesúvio) no caminho de Sorrento para Florença?
Anacapri = mais barato, mas tem que pegar ônibus ou táxi para ir a Capri.
Existe guarda-volumes na estação de Nápoles.
http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=e29758c60337b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD
Existe guarda-volumes na entrada Porta Marina de Pompéia (a entrada principal, de quem desce em Pompei Scavi).
http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g187786-i1888-k1874051-Luggage_Storage_at_Pompei_Scavi_Which_Entrance-Pompeii_Campania.html
Este post vai te ajudar a planejar este dia (inverta apenas a ordem começando por Nápoles e continuando por Pompéia)
http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/
Puxa!!!! Adorei a aula que vc deu à Carla!!!!! Será que vc poderia fazer o mesmo comigo? quanto mais falo com as pessoas, mais fico em dúvidas!!!
Meu sonho é conhecer a Costa Amalfitana de ponta a ponta e para isso já comprei as passagens até Nápoles ( chego dia 15/09 às 19h e saio de Nápoles cedinho no dia 25/09 num voo para Milão pois é de lá que volto para o Brasil ).
Pretendo ficar dois dias em Capri e no mínimo 3 em Positano, vc acha que conseguiria incluir alguns lugares da Toscana ou ficaria pela costa o tempo todo? Não conheço aquela região.Estou indo com meu marido e queremos alugar um carro.
Vou esperar pelas suas preciosas dicas.
Regina
Não precisa esperar, já estão todas escritas e publicadas neste post:
Elas já estão todas escritas neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
Riq e tripulação,
Estou programando uma viagem com meu esposo na primeira quinzena de Maio, que começa em Roma e termina em Paris (até agora, só tenho as passagens intercontinentais).
Já conheço alguma coisa no caminho (Roma, Firenze, Pisa, Siena – no inverno) mas gostaria de explorar melhor a Toscana, por exemplo (Cortona, Volterra, Montepulciano, Chianti). Bom, montei assim e gostaria da opinião de vocês:
2 dias e 1/2 – Roma sem lerês
4 dias – Toscana com base em Firenze (não decidi entre carro e trem, e isso pode impactar na melhor cidade pra se hospedar, considerando que Firenze é ponto chave pra trem. Riq já comentou que pelo menos pra Chianti tem que ter carro).
3 dias – Cinque Terre com Portovenere (ficando em Sta Margherita Ligure)
2 dias – Lago di Como (precisa ter carro?). Penso em me hospedar em Lugano.
2 dias – Lyon
4 dias – Paris (já conheço e vou fazer 1 ou 2 bate-volta: Reims, Bruges e/ou Strasbourg)
Nossa! São 6 cidades pra se hospedar… Ficou muito, não é?
Se puderem ajudar, agradeço demais.
Evitando estadas de uma noite só você já diminui um pouco a sensação de viagem picotada demais.
Nos lagos da Suíça italiana eu faria o circuito Lago Maggiore Express, que combina duas ferrovias e a travessia do lago Maggiore em um ou dois dias. A base é Locarno.
http://www.lagomaggioreexpress.com/Inglese/benvenuti.html
Riq,
Depois de pesquisar um pouco mais, resolvi alterar um pouco o roteiro, pra ficar mais light. Pretendo tirar Lyon e deixar 6 dias pra Toscana, ainda que já conheça Firenze, Siena e Pisa. Alugaria carro em Siena e ficaria hospedada em uma cidade tipo Colle di Val d’Elsa pra curtir a região. Alguma dica de hospedagem? Estou pesquisando nos links que vc já colocou em comentários anteriores.
Sobre transporte, estou em dúvida: chegando em Siena de trem, alugaria carro para circular pela Toscana e seguir para Cinque Terre. Já que no Parque não devo usar carro, seguiria primeiro pra Genova pra devolvê-lo, ou será que consigo devolver nas Cinque Terre ou próximo?
Seguiria de trem para o Lago di Como. Ou será que vale ficar os 3 dias com o carro pra seguir para Como?
De Como, qual seria a opção de transporte pra Paris? Pela Trenitália, são de 9 a 14 horas… Será que devo ir pra milão pra pegar um vôo? Começou a complicar… Se puderem ajudar, agradeço, pois viajo dia 29/abril e nunca programei uma viagem tão em cima da hora.
É possível que você consiga devolver o carro em Santa Margherita Ligure. Você saberá disso ao simular a reserva. Não deixe para reservar na hora, porque sai mais caro.
http://www.autoeurope.com
Eu não manteria um carro parado num estacionamento por três dias.
Há trens que fazem o percurso Como-Paris em 7h30 com transbordo em Zurique. Vão via Lugano a Zurique e depois via Basiléia e Strasbourg a Paris. Pegue o Eurocity das 9h45. Voltar a Milão para pegar um avião vai ser mais trabalhoso e talvez até leve mais tempo.
Eu pensei que você fosse seguir o meu conselho de fazer os passeios em Locarno. Acho muito mais interessante do que Como.
Riq, obrigada pelas orientações. Sobre a região dos lagos, simulei pela Trenitália Locarno-Paris e a resposta foi “solução não encontrada”. Daí achei que seria mais difícil tentar o Lago Maggiore. Será que estou fazendo alguma coisa errada no site? Também não encontrei a opção Como-Paris em 7h30. Pode ser problema entre o computador e a cadeira…
Pegadinha: Locarno está na Suíça, o destino que você quer está na França, então não vai aparecer na Trenitalia.
Caminho das pedras: o melhor lugar para ver horários e trajetos é o site da Bahn alemã, que é o único que tem o database da Europa inteira.
http://www.bahn.de/international
A partir dele a gente compra as passagens nos sites dos países de origem ou destino de cada viagem (no caso desse trecho, Suíça e França). Às vezes é preciso desmembrar a viagem em duas, se o site das cias. de origem ou destino não oferecerem a viagem inteira.
De Locarno a Paris o trem mais simples leva 7h50, com baldeção na Basiléia, e continuação por Strasbourg. Com duas conexões a viagem baixa para 7h30; as baldeações são em Bellinzona e Zurique, seguindo igualmente por Strasbourg.
Tente comprar na http://www.voyages-sncf.com (França) ou na http://www.sbb.ch/en (Suíça).
Riq,
Esse caminho das pedras é a última coca-cola do deserto!
Obrigada, mais uma vez!
Riq,
Ficando em Locarno dá também pra conhecer Como, ou seria uma substituição deste lago pelo Maggiore? Eu achei muito legal a dica deste último! É lindo.
E quanto ao transporte na Toscana? Dá pra conhecer as cidades que citei de trem? Ou o carro é melhor?
Estou lendo seus posts, os do Jorge Gira Mundo e os da Carla que sempre são meu ponto de referência. Mais uma vez, obrigada e desculpe tantas perguntas.
Eu não fui aos lagos, não posso comparar. Mas tendo apenas dois dias eu selecionaria. Acho esse roteiro do Lago Maggiore mais dinâmico para quem não está indo ‘veranear’.
O Chianti só dá pra fazer bem de carro. de ônibus é pouco prático para quem não tem tempo.
De toda forma, aí vai uma página sobre o assunto:
http://www.chianti.info/chianti_without_car.htm
A Montalcino você pode ir de ônibus.
A Montepulciano, é preciso descer do trem na estação Chiusi/Chianciano e continuar de ônibus.
Oi Ricardo!!!
Estou adorando as dicas e informações publicadas nos posts..como é minha primeira viagem para a Itália adoraria ter a opinião de vocês pois preciso decidir com urgência sobre as passagens aéreas. Eu e minha irmã temos +/-28 dias em junho e a idéia básica de roteiro é:
SP – Milão(1 dia)- Veneza (Excluir Milão e ir primeiro p/ Veneza???)
Veneza (2 dias)
Florença-Siena (3-4 dias)
Roma (4-5 dias)
Napoli-Pompéia-Capri-Sorrento-Amalfi-Positano (ficar 4 dias em Positano??? ou outro lugar)
Taormina-Agrigento (3 dias)
Finalizando na Sicília pensamos em voltar de Catania-Roma-SP (ou Roma-Paris-SP) utilizando a mesma companhia aérea da ida. É uma boa opção sair de Catania?
Considerando que faremos os percursos internos de trens ou ônibus, são viáveis estes pontos de referência para locomoção? Dependendo do tempo disponível podemos acrescentar ou excluir cidades.
Estou meio confusa com tantos detalhes!!!
Agradeço muito se puderem me orientar.
Essa esticada até a Sicília va te tomar muito tempo para quase nada. Eu já fiz isso de ir só pra Taormina e me arrependi muito — a Sicília merece uma viagem específica. Eu realocaria esses dias entre Veneza e Toscana.
Desça direto em Veneza e volte de avião do último destino, seja Catânia ou Nápoles. Isso pode ser feito por qualquer companhia aérea de qualquer país. Compre com agente de viagem.
Sobre a logística da Costa Amalfitana, Nápoles e Pompéia, leia estes posts:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/
Fuquei muito feliz com seu post!!!
Como temos 28 dias, podemos ficar o tempo sugerido em Veneza, Roma e Toscana e também aproveitar para conhecer outros lugares.
Pensamos em conhecer a Costa Amalfitana (já imprimi os posts) e também a Sicília para relaxar um pouco após o tour mais pesado.
Agora estou percebendo que além da logística para se chegar à Sicília temos que considerar também a extensão da região, pois imagino que seja meio complicado mesmo conhecermos Taormina, Agrigento, Siracusa, etc. sem carro… ao mesmo tempo tenho tanta vontade de ir para lá!!!!
Quanto às passagens de volta, agora preciso decidir de onde partir, se eu não for mesmo para a Sicília tem que ser de Nápoles mesmo.
Muito obrigada pelas dicas…se tiver mais alguma sugestão.
Carla, os trens na Sicilia para Agrigento e Siracusa são lentíssimos. Na prática, inviáveis (embora as paisagens sejam até bonitas). De Taormina a Agrigento, por exemplo, são 4h50 de trem – e tanto em um lugar como em outro as estações estão localizadas looonge dos pontos de interesse em si por motivos de relevo.
André, obrigada. Quando escrevi o post ainda não tinha fechado as passagens: Chegada em Veneza dia 31/05 e volta dia 25/06 por Roma.Ainda não defini o roteiro para reservar os hotéis, trens,..
Como comentei acima, após os dias sugeridos em Veneza-Firenze-Siena-Roma calculo que teremos uns 12-13 dias para visitar Nápoles-Pompéia-Costa e depois Sicília.
Chegando em Nápoles, qual o melhor roteiro:
1. Dormir em Nápoles, visitar Pompéia e depois seguir para Positano (base) e visitar Capri/Amalfi. Preciso voltar para Nápoles, para ir à Sicília ou posso partir de outro local como Sorrento?
2. Chegar em Nápoles, seguir para Sorrento e Positano (base), visitar Capri/Amalfi. Voltar para Nápoles (barco?), dormir, visitar Pompéia e depois seeguir para Sicília de (avião ou barco?).
Considerando as distâncias e o meio de transporte (ônibus,trens) qual a sequência de roteiro vocês recomendam na Sicília e as bases??
Catania-Taormina-Agrigento-Siracusa-Palermo
Qual local fica inviável neste roteiro?
Se começarmos em Catania terminamos em Palermo e vice versa, precisamos voltar para Roma.
Estou tão confusa!!!!!
Costa Amalfitana e Capri:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
Eu desceria de trem de Salerno a Taormina (dá 6h30 de viagem, mas voltar a Nápoles e voar a Catania e então ir a Taormina pode levar mais tempo, e é mais estressante).
Alugaria um carro em Taormina, devolveria em Palermo, voaria de Palermo a Roma (ou à cidade de onde partisse o vôo de volta ao Brasil). O ideal era que o trecho de Palermo estivesse integrado à passagem intercontinental. Nunca se deve comprar a passagem intercontinental antes de fechar o roteiro completo.
Ricardo e Andre´!!!
Mais uma vez obrigada e desculpe por tantas perguntas, quando retornar prometo escrever meu relato de viagem.
Ganhamos as passagens de presente e foram obtidas com milhas, não tinha como escolher o trecho!!
Já li e imprimi quase todos os posts relacionados e vou ler com calma sobre os meios de transporte, pois não pretendia dirigir por lá.
Pensei na opção de ir de barco de Sorrento para não ter que voltar para Nápoles mas gostei desta opção de trem partindo de Salerno apesar do tempo de viagem.
Para matar a vontade de conhecer um pouco da Sicília então acho que é mais fácil ficar uns dias em Taormina, seguir para Palermo (trem/ônibus), visitar Segesta/Erice e depois voar de Palermo à Roma.
Aguardo um parecer dos viajantes!!!!
Sem carro não dá pra usar Taormina como base para bate-voltas. Você vai ter que se hospedar em Taormina e nas cidades do percurso que quiser até Palermo.
http://majots.wordpress.com/category/sicilia/
Pretendemos ficar uma semana em Veneza. Já conhecemos a cidade. Alguém poderia nos indicar um hotel charmoso, bem localizado e com bela vista naquela cidade.
http://www.pensioneaccademia.it/
Maria das Graças,
Eu e meu marido acabamos de voltar da Europa e ficamos em Veneza num hotel chamado San Salvador. Ele fica pertíssimo da Ponte Rialto, no Campo San Bartolomeo.
O pessoal do staf é muito gentil (principalmente as duas meninas que ficam na recepção). O hotel é pequeno, o quarto é aquele basicão europeu, ou seja, cabe a cama, os criados mudos e, no máximo, uma penteadeira…. rs
Mas nós super recomendamos, principalmente pq estávamos lá na “crise aérea do vulcão” e vimos como o hotel estava disposto a ajudar e melhorar a situação do pessoal que ficou preso por lá.
Vale a pena dar uma olhada. Nosso quarto era bem tranquilo, e saiu por 90 euros a diárias, sem café da manhã.
segue o site: http://www.hotelsansalvador.it/
Abraços a todos,
Daniela
Mais uma vez muito obrigada pela sua atenção. Gostei muito da sua sugestão. A única dúvida que tenho é quanto ao acesso, da estação do vaporeto ao hotel. Somos um casal de meia idade e mesmo portando malas pequenas, de cabine, voce acha que dá para chegar e sair sem muita dificuldade?
Não creio que haja problemas.
Obrigada mais uma vez.
Oi, pessoal do VnV!
Acabei de chegar da minha trip pela Europa e ameeeeei a Toscana e Cinque Terre! Na Toscana: Pienza, Montalcino, Siena, Sangimignano… Difícil saber qual a mais linda! Em Cinque Terre ficamos em Vernazza e deu até pra dar um mergulho no mar Ligúrico em Monterrosso, Ok, a água tava geladééérrima mas não resisti.
A minha dica pra quem está na dúvida é sobre o roteiro. Ele deve servir de base para a viagem mas com mobilidade pra te dar liberdade de mudança. Lugares que a gente pensa que vai amar ás vezes não encantam e outros ao contrário te dão gratas surpresas… Usei bastante o site Venere.com pra reservas de hotéis e foi ótimo pois não cobra pela reserva e te possibilita cancelamento com até 24h de antecedência, além de fornecer a localização e comentários dos usuários.
No mais, estou com abstinência da viagem, achando que faz muito calor no Rio, com sono cedo por causa do fuso, to sentindo falta até de carregar a mochila!
Beijão e Obrigado por todas as dicas que tornaram a minha viagem melhor!
Maria das Graças, eu e meu marido acabamos de reservar para setembro o Hotel Ai do Mori (nao confundir com Ai do Mori Do Oriente!!!).
Nós tiramos da dica do livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”. E no Trip Advisor ele é bem elogiado.
Fica grudado na Piazza San Marco. Espero que seja bom!
Ana Paula
Daniela e Ana Paula, obrigada pela dica. Vou dar uma olhada no site.
Ricardo, vi todo o seu blog, de ponta a ponta, principalmente sobre a Itália. Vou fazer minha primeira viagem internacional e estou morrendo de MEDO (confesso). Sou chef de cozinha e quero ir para a Itália aprofundar meus conhecimentos sobre gastronomia italiana. Quero ficar trinta dias, mas… é tanta coisa que fico meio perdido. Já li dezenas de blogs, dicas, hotéis… (vou com um amigo e vamos ficar em quarto duplo) mas, de tanta informação, o frio na barriga está aumentando…rs. Eu sei que é um pedido enorme e que pode dar muito trabalho, mas o que você aconselharia de roteiro para esses 30 dias? Quero visitar Milão, Verona, Veneza, Bologna, Parma, Florença, Pisa, Roma, Nápoles (já anotei tudo sobre o seu passo a passo para ir a Pompéia, mas não tenho nem idéia de como separar os dias, quanto ficar em cada um… fico pensando (com medo) em relação a distância entre as cidades, etc… O que você pode me ajudar? Agradeceria muitíssimo sua ajuda porque não conheço quase ninguém que viajou para fora, principalmente para a Itália… Já mandei dezenas de emails para blogs de viagem pedindo alguma dica mas nunca ninguém respondeu e isso tá me gerando um certo desespero (bem pequeno em relação a GRANDE vontade de ir…rs). Muitíssimo obrigado e parabéns pelo site.
No seu lugar eu escolheria quatro cidades e alugaria quatro apartamentos por uma semana cada. Aproveitaria os mercados e os restaurantes de vizinhança.
http://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-1/
Se optar por uma viagem convencional, é só fazer o roteiro deste post inserindo as cidades que ficaram de fora. Os deslocamentos são curtos, você vê em http://www.trenitalia.com (simule sempre nos próximos 60 dias).