Amor ao Quadrado

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

The Square

Quem me lê há mais tempo sabe que, pra mim, não tem pra ninguém: Trancoso é o vilarejo de praia mais encantador do Brasil. E a fonte desse encanto não é outra, claro, que não o Quadrado -- o descampado no alto da falésia onde os jesuítas construíram uma igrejinha há quatro séculos, e em cujas laterais apareceram duas fileiras de casebres que hoje estão pintados em cores vivas.

quadrado122.jpg bicicletas122.jpg

Aos meus olhos tudo no Quadrado transpira poesia: o povo que passa, o povo que fica, as árvores frondosas, os animais soltos, as placas que contam as histórias de cada casa, a turistada que passa sem dar bola pra nada -- até mesmo as lojas sem clientes na baixa temporada,  iluminadas para ninguém, habitadas por vendedoras que olham no relógio quantas horas faltam para julho.

quadrado210.jpg quadrado211.jpg

placa400.jpg

quadrado140.jpg quadrado141.jpg quadrado142.jpg

quadrado140h.jpg quadrado141h.jpg quadrado142h.jpg

Quer saber? Na minha opinião, o Quadrado é uma das praças mais lindas dô-mun-dô.

futebol400.jpg

Claro que muita gente não concorda com essa afirmação. Não falta quem chegue, olhe, cruze e comente: "O quê? Mas esse negócio fuleiro é que é o famoso Quadrado?"

quadrado143n.jpg quadrado144n.jpg quadrado145n.jpg

Quer saber? Quem ama Trancoso não se ofende nem discute opinião. Isso porque -- e eu sei por mim -- os admiradores de Trancoso são muito ciumentos. Para nós, quanto menos gente achar graça no Quadrado, melhor.

igrejanoite451.jpg

lol

45 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Ahh...que lindo!

Carla2
Carla2Permalink

Riq, maravilhosa a foto do "camisa 9" !!! (e sem óculos!!! incrível!!)

Majô
MajôPermalink

Riq poeta,

Nos brindando com mais fotos lindas e essa descrição poética de Trancoso que eu não conheço sad me aguarde !!

Sandra
SandraPermalink

Riq
Tô contigo e não abro!
Repetitiva, né?
rs
Bjs a todos,

Majô
MajôPermalink

Meninas vou nessa, amanhã tem Sampa, kisses for all lol

Liciana
LicianaPermalink

Quadrado mágico... Trancoso impresso na memória, na alma.
Saudade secular, como a igrejinha.
Saudade de mim, num tempo feliz!

Mirella
MirellaPermalink

To doida por umas férias no Brasil, com praia e coisas bonitas pra ver e curtir... mais pra frente!!!
Ah... tem alguma dica de Noruega e Suécia??? Estou indo pra lá em Junho

Carmen
CarmenPermalink

É verdade. Trancoso é isso e muito mais.

Carmen
CarmenPermalink

Ricardo, he de confesar que fuí a Trancoso atraída por la descripción que hiciste de Trancoso en Freire's: Online.
"O luxo da simplicidad" es un "slogan" muy atrayente y acertadíssimo.
La frase define perfectamente la realidad de Trancoso y sobre todo de Quadrado.

Para mí la plaza de Quadrado es poética y sobrecogedora por su sencillez.
Algo muy frágil y muy hermoso.
Estoy muy contenta de haber estado allí y haber experimentado estas sensaciones, así que por esa razón siempre estaré agradecida.

Sylvia
SylviaPermalink

Repetindo e repetindo e repetindo de novo,
o "quadrado" é o que tem de gostosinho, charmosinho,
lindinho, cheirosinho ;
o "quadrado" é o lugar mais redondinho que tem em todo
o litoral smile

Diego
DiegoPermalink

O Quadrado é show. Aquelas lojinhas e seus habitantes dão um ar pitoresco-trendy-simple. Coisa de louco. É um daqueles lugares que você fica um tempo ali, olhando tudo, sem saber mto bem como agir, mas não quer sair dali pq está sentindo um friozinho na barriga e aquela sensação de "putz, eu tô aqui mesmo".

Ah, e eu joguei bola no quadrado com uns moleques da região...Experiência única.

Filipe
FilipePermalink

Primeiramente muito obrigado a todos pelas dicas sobre o seguro. Em segundo: o quadrado É o melhor lugar do MUNDO para se tomar aquela geladinha no final de tarde. Indescritível. Quando fui em Trancoso nem tinha muita vontade de ir a praia. Era só o quadrado. Benção de lugar. Abraços e boa viagem.

Daniela Siqueira
Daniela SiqueiraPermalink

E aquela vista da praia do finalzinho do Quadrado, depois da igrejinha? Não tem preço!

Mirella:
Não perca Bergen, na Noruega, por nada desse mundo. A cidade é linda, acolhedora, e é porta de saída para vários cruzeiros pelos fjords.
Na Suécia, só conheço Estocolmo - que está na minha lista de cidades-grandes-mais-bonitas-do-mundo junto com Paris e Praga.
Você já fechou o roteiro? Dê mais detalhes, que a gente dá mais palpite!!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Riq e tripulantes, sevocês me permitirem e me derem o prazer, gostaria de compartlhar com TODOS meu álbum de fotos de Trancoso (do Quadrado). Serve para ilustrar ainda mais as excelentes fotos e texto do Riq. Clique e abrirá um slide show automático, uma viagem e tanto! Parabéns, Riq. Que saudades desse lugar!

http://www.flickr.com/photos/arnaldointerata/sets/72157594149714029/show/

Carla
CarlaPermalink

Não sei se são as fotos ou se o lugar tem mesmo esse pitoresco-chique... Seja como for, preciso dar um jeito de preencher essa lacuna... Sul da Bahia, qualquer dia desses eu apareço por aí... wink

Sylvia
SylviaPermalink

Carla, dá uma agitada na tua lista e coloca Trancoso beem lá em cimasmile

Ernesto
ErnestoPermalink

Riq e tripulantes

Estamos pensando em ir para a Nanimbia. Alguém já foi? Como são as condições reais de segurnaça? Alguem já reservou pacotes, do tipo self drive em operadoras locais pela intenet? Alguma recomendação? Por operadora braisleira, só vi pela Quensberry, que era cara. Vi uma operadora de turismo americana, chamada GAP. Alguem já viajou com eles? Gostaram?

Obrigado a todos.

Ernesto

Sylvia
SylviaPermalink

Ernesto :
A unica coisa que sei é que se quiseres info na internet tens
que procurar por Namibia.
Tem algumas boas info em
http://www.tripadvisor.com/AllReviews-g293820-Namibia.html
www.lonelyplanet.com/worldguide/destinations/africa/namibia
www.namibiatourism.com.na
Sb segurança:
http://travel.state.gov/travel/cis_pa_tw/cis/cis_977.html

Sylvia
SylviaPermalink

RIQ please , tira ai do poço minha resposta pro Ernesto smile

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Ernesto, a Namíbia é um dos países mais seguros da África e, ao lado da África do Sul e Botswana, muito interessante para quem quiser fazer um safari fotográdico. Sugiro entrar no site da Queensbery ponto com e explore o que essa operadora tem para o país. Quando estite recentemene em Mala Mala, nosso Ranger nos disse, ao eu perguntá-loque país ele recomendaria depois da África do Sul pra um safari fotográfico e exploração da vida animal, ele recomendou exatamente a Namíbia como um país extremamente interessante e com paisagem igualmente curiosa e única. Eu fiquei com isso na cabeça e certamente irei um dia aNamíbia ou a Bostwana. Mas sefor para fazersafari fotográfico e observar animais, região do Kruger Park 'incomparável em todos os sentidos.

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Complementando as informações acima, aí seguem links (mas não deixe de consultar a Operadora Queesbery):

Ponha o www sempre na frente:

namibweb.com

namibiatourism.com.na
namibian.org/
portalbrasil.net/africa_namibia.htm

Não deixe de verificar também o Wikpedia (em português) sobre a Namíbia

Abraços.

Meilin
MeilinPermalink

Dá licença pelo local indireto (não consegui comentar lá), caraca, Arnaldo quando eu crescer quero fotografar como você!!!! Suas fotos estão formidáveis! Você já ganhou algum prêmio fotográfico? Sempre vejo suas fotos, mas essas do quadrado me sensibilizaram especialmente. Parabéns. E claro, parabéns também ao nosso comandante, mas os olhos dele são de apaixonado, não de surpreendido pela beleza instantânea que despe inteira de repente para ele.

Claudio
ClaudioPermalink

Quando eu crescer quero escrever como o Riq e fotografar como o Arnaldo, ou quem sabe, fotografar como o Riq e escrever como o Arnaldo...A ordem dos fatores nao altera o produto e que produto bonito, hein?
Parabens, tripulacao!!!!!!

Carla
CarlaPermalink

Sylvia, desde aquela enquete das lacunas (lembra?) que eu estou focada em dar um jeito nelas - para que sejam substituídas por outras, claro... wink O Sul da Bahia, então, é uma das minhas maiores!!! Desse ano acho que não passa, porque essa série do Riq está apaixonante demais, eu não vou suportar muito tempo mais sem botar os meus pezinhos no paraíso... smile

Arnaldo, vou fazer coro com o pessoal aí em cima: sou outra apaixonada pelas suas fotos, você é o modelo mais próximo em quem me espelho para tentar melhorar a qualidade das minhas... wink

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Carla, vc sempre gentil e simpática. Agradeço. Asdicas que lhe dou para fotografar, são fundamentalmente, ser vc.emsma, ter a SUA pesonalidade, e procurar aprofundar-se um pouco na técnica. Questões como enquadramento e uso adequado dos recursos da câmera (seja qual for a sua, elas SEMPRE têm recursos que em geral desconhecemos, mas que são efetivamente úteis). O principal vc já tem: o gosto pela fotografia!

Claudio, quando eu crescerquero saber escrever como o Riq também! Valeu, pela simpatia e pelo elogio sincero.

Meilin, caraca! GANHEI O DOMINGO! Olha, eu sou fotógrafo amador, categoria avançado (do ponto de vista técnico) e ainda tenho muito a aprender. NUnca participei de concurso de qualquer tipo. O máximo que faço é mesmo expôr emsites para amantes amadores de fotografia (como os que lhe dou os links abaixo e que peço licença ao Riq paraconvidar a todos a passarem por lá...). não tenh nenhum interesseemparticiar de concursos. O que gosto MESMO é o ato de fotografar e depois "revelar" as fotos (vê-las no computadore compartilhar com quem gosta). Mas esseamor pela fotografia vem demuito cedo, desde garotinho. Meu pai adorava fotografar e o fazia muito bem. Peguei o gosto e já aos 15 anos tinha um laboratório fotográfico amador (Preto e Branco) em casa.

Obrigado a TODOS.

Os links vão no próximo post!

Ernesto
ErnestoPermalink

Arnaldo e Sylvia

Obrigado pelas dicas. Eu já conhecia o site dos EUA,e o seu "cloninho" o site do Canadá que é um pouco menos alarmista. O dos EUA é uma ótima base para começar, mas parece que são instruções para uma velinha de 85 anos viajando sozinha ( veja por curiosidade, a parte sobre os "pergos" da Suiça.... ) Quanto a Quuensbery, eu vi um serviço semlehante pela agência americana GAP, por menos da metade do preço, mas gostaria de ter um pouco mais de informações, ou mesmo de saber um pouco mais sobre alugar um carro,e da viabiliade de fazer isto na alta temporada. O Kruger, eu já fui e recomendo, muito, mas agora a ideia é mostar a Africa, para minha esposa, e ver algo diferente. Mas, quem sabe alguem da comunidade já foi... Alô Riq, voce não quer fazer uma enquete sobre dicas da Africa, em especial da Nanimbia?

PS... Um dia minhas fotos vão ficar bonitas como as do Arnaldo!

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Ernesto,acabo de postar informações que tinha comigo a respeito daNamíbia, com vários links deoperadoras nacionais eestrangeiras para safaris detodos os tipos e modalidades exclusivos para a Namíbia.

Podeestar certo de que assim que o Riq tirá-los do LIMBO, vc. terá MUITOcom oque se divertir. SÃo bons, pode estar certo. Passaram por umaanálise minha e os ruins joguei fora!

Ernesto
ErnestoPermalink

Arnaldo

Vou dar uma olhada, e obrigado. Há algum do qual voce tenha referência?

Obirgado

Ernesto

Sylvia
SylviaPermalink

Ernesto:
Eu costumo buscar referencias no tripadvisor, lonely planet, fodors,
fromers e agencias de viagens do american express.

Ernesto
ErnestoPermalink

Sylvia

Fora os do amex, que se não me engano foi voce quem me deu a dica, eu já conhecia estes referenciais... Em todo o caso obrigado pela gentileza.

Ernesto
ErnestoPermalink

Pelos sites, também há aparente diversidade de preços, por aparente igualdade de serviços. Como separar as coisas? E, será que dá para ir tranquilo em Julho, por conta própria, ou seria roubada?

Rosa
RosaPermalink

Eu e o meu marido amamos o quadrado, é mágico mesmo...

Sylvia
SylviaPermalink

Ernesto vc pode ir por conta propria sempre, desde que faça
todas as reservas antecipadamente.

Ernesto
ErnestoPermalink

Sylvia /

Esta é uma das minhas dúvidas, ou seja se isto realmente seria necessário. Pela minha experiência, salvo na altissima temporada, o que aparentemente não é o caso, as ofertas e negociações são sempre melhores ao vivo. Além do mais, hotel pela net, as vezes que eu reservei sem recomendações, e sem conhecer o hotel, todos, sem exceção me pareceram melhores na homepage, do que na vida real.....

Lena
LenaPermalink

Para quem ainda não foi a Trancoso, aqui vai uma dica. Escolham uma semana de lua cheia. No ano passado, quando estive lá, era o início da lua cheia. Além de luaus na paraia, todas as noites, as pessoas se concentram atrás da igreja para esperar a lua nascer. Todos sabem a hora exata que a lua irá nascer a cada dia. Bem, ela nasce no mar. Vermelha! É linda, linda!! Todos aplaudem! S-H-O-W!! Não dá pra perder smile

Agora uma curiosidade. Na primeira vez que estive em Trancoso, há 13 anos, quando parei na frente na Igreja para observá-la, estava em baixo de uma árvore e reparei que tinha uns pezinhos balançando acima da minha cabeça. Quando olhei para cima, eram os pés de um hippie que estava sentado em um galho e olhava para o infinito. Depois de uns anos, vi no caderno de viagem de um jornal, uma reportagem sobre Trancoso na qual mencionavam a presença do hippie na árvore, desde a década de 60 lol Morri de rir!!

Sylvia
SylviaPermalink

Que delicia aplaudir a lua Lena !
É assim em Oia/ Santorini, só que aplaudem o por-do-sol
e ainda tem uma contagem regressiva sempre feita em altos
brados pelos italianos 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 huuurrra

Sylvia
SylviaPermalink

Ernesto, agora a gente tem o tripadvisor para tirar duvidas e ainda
vc pode pedir ajuda para os especialistas do local.
Deve ser possivel tb reservar e pagar lá , o que é bem mais conveniente.
Se olhares os comentarios com atenção e ainda conferir com os guias
de viagem não dá erro .

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ernesto, se, conforme você disse, julho (férias européias) for baixa temporada na Namíbia, então deve ser roubada ir em julho à Namíbia... Julho e agosto só não são alta temporada nos lugares onde os gringos não querem ir por razões climáticas extremas...

(Mas uma rápida googlada com "Namibia", "low season" e "high season" diz que julho é alta estação, sim; ela vai de julho a outubro.)

Como eu já te falei outra vez, tanto a Sylvia quanto eu somos adeptos fervorosos da Igreja da Reserva. Não saímos de casa sem ela! Eu só não sairia com tudo reservado se 1) tivesse tempo sobrando; 2) tivesse vontade de ir decidindo o roteiro pelo caminho; 3) tivesse certeza absoluta de que haveria vagas sobrando -- como, por exemplo, eu tenho quando saio pelo litoral brasileiro fora das férias escolares.

O uso do Trip Advisor é justamente para ter uma recomendação e não ficar só no que aparece nos sites dos hotéis.

aline da silva lima
aline da silva limaPermalink

conheço de perto o quadrado, realmente é de se encantar. Sempre nas minhas folgas vou pra trancoso, tenho amigos q moram lá.

Valeria
ValeriaPermalink

Nao achei graça nenhuma em Trancoso, muito mato, praias com ondas,ruim para criança, nada demais...

Eneida
EneidaPermalink

Estive em Trancoso em julho e somos mais uns dos adeptos ao Quadrado. Ficamos na Capim Santo e adoramos tudo. Só faltou um pouco mais de sol, mas fica pra próxima vez. Não me lembro de um lugar tão charmoso nas praias que conhecemos (pelo Brasil)..

Anna Carolina Fernandes

Ah, o quadrado... que saudades! Percorrer as lojinhas lindas de tapetes, Marcenaria Trancoso, comer uma moqueca na Silvinha ou curtir o lindo pôr do sol no El Gordo. Tudo ali é mesmo um charme. Me hospedo sempre ali pertinho, na Pousada do Bosque, pra poder caminhar todas as tardes com calma por suas vielas e casinhas. Pra quem quer saber desta e outras pousadas neste lugar charmoso, além de dicas de onde comer e qual roteiro de praias percorrer - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html.. Abraços, Anna

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia