Trancoso: qual é a sua praia?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

trescaras450.jpg

Ir à praia em Trancoso não é tão simples quanto em outras praias. Se você estiver hospedado na vila, vai precisar descer a falésia -- o caminho mais curto é indo em direção da igrejinha e pegando a ruelinha de terra que sai à direita.

Dez minutos depois, quando você chegar lá embaixo, vai ter que tomar a primeira decisão: à esquerda ou à direita do Rio Trancoso?

riotrancoso451.jpg

À esquerda (norte) do Rio Trancoso fica a Praia dos Nativos. Se você caminhar 15 minutos, vai dar no bar de praia da Pousada Estrela d'Água, que está para o universo dos bares de praia assim como o Gero (para usar um exemplo comum a São Paulo e Rio) está para o universo dos restaurantes.

Para chegar lá você precisava passar por uma barraca grande e muvucada que recebe excursionistas de Porto Seguro. Pois desde o verão passado essa barraca ganhou um vizinho metido: o Tostex Praia, que se mudou da praia do Rio Verde para a esquina do Rio Trancoso com o mar. O terreno é enorme e tem espaço para shows e festas nos fundos; mas o pessoal andou fazendo tanto barulho que o bar chegou a ser interditado por alguns dias antes do carnaval. 

 tostex141.jpg tostex140.jpg tostex142.jpg

 tostex210.jpg tostex211.jpg

O detalhe mais engraçado da decoração são as portas dos banheiros, que funcionam como dicionários de sinônimos para as partes pudendas do homem e da mulher.

 tostexhomem95.jpg tostexmulher95.jpg 

Fiquei no Tostex o tempo de uma caipiroska; mesmo com apenas quatro clientes no bar, consegui me sentir 12 anos e meio mais velho do que deveria para estar ali. Acho o local lindo e a ambientação interessante, mas não consigo entender como eles foram se instalar nessa... vizinhança.

    fronteira400.jpg

Atravessando para a margem direita (sul) do Rio Trancoso você chega àquele que, para mim, é hoje o bar de praia mais bonito do pedaço, o Cauim. Ele está sozinho, sem cadeiras de plástico à vista. A cozinha é boa -- num dia comi um sanduíche de babaganuche (descrito como "x-beringela") e, no outro, um ceviche de badejo divino. De todo modo, preciso dizer que muita gente na vila não acha certo que um bar tenha se instalado ali junto àquele mangue; ali do lado, o Txai está há cinco anos tentando, sem sucesso, conseguir as licenças ambientais para fazer seu hotel de Trancoso.

 cauim193h.jpg cauim193v.jpg

Continue andando na direção sul, e você vai passar pela muvuca de barracas da Praia dos Coqueiros. A primeira, e maior, é a Itaoca, que recebe as excursões da CVC. Sinceramente eu não entendo por que alguém pague para sair de Porto Seguro e passar o dia em "Trancoso":

    itaocacvc400.jpg

A última das barracas é a mais bacaninha, a do Andrea, um italiano. (Uma antes fica a Barraca do Jonas, onde se faz uma farofa de banana divina, que você pode pedir para vir acompanhada de um peixe frito ou assado...) Dali já se tem a vista para a costa sul de Trancoso, que tem um lindo desenho e é uma delícia para caminhar (na maré baixa).

 andrea210.jpg coqueiros210.jpg

Caminhe mais 15 minutos, e você chega à última região de barracas -- um lugar conhecido como Praia do Rio Verde.

rioverde450.jpg

A primeira barraca, a Cabana dus Dotô, tem um ambiente que faz jus à ortografia. Um mar de cadeiras de plástico num ponto da praia que tradicionalmente se caracterizou por bares charmosos.

Agora que o Tostex saiu de lá, os mais bacanas são o Pé na Praia (pioneiro do lugar), o Club de Mar e o Bahia Bonita. Pena que tanto o Pé na Praia quanto o Club de Mar estejam fechados até a temporada (acredito que o Pé na Praia abra para julho).

Mas mais triste ainda eram as bolhas nos meus pés. Eu ainda não tinha seguido os conselhos da Helenice e cada passo era uma tortura. Acabei não fazendo aquilo que mais gosto: caminhar pelo menos mais 45 minutos à frente, pela praia selvagem da Pedra Grande, até a ponta da Itapororoca.

pedragrande4501.jpg

Mas pó deixar, que eu volto...

20 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sylvia
SylviaPermalink

Viu Arnaldo ? Essas portas de banheiro são fichinha para
os testiculos de boi na brasa lol
Riq, muvuca demais estas barracas ainda mais que estamos na baixa
estação ( imagina fim de semana do verão )
Ainda bem que a ultima fila de barracas é mais zen ...alem da
praia /areia ser mais reta .Praia de tombo é de matar !

Carmen
CarmenPermalink

Para caminar por allí es mejor en la marea baja, ya que la inclinación de la arena (cuando está alta) hace el trayecto incomodíssimo.
Cuando la marea está baja la praia se amplía y queda sin inclinación, además la arena está más dura y se puede caminar más rápido.

También creo que la mejor hora para caminar es cuando el sol aún no ha subido del todo. Sobre las 7 a las 10 de la mañana, después con el calor y el sol apretando la caminata se convierte en una tortura.

Considero que para bañarse y nadar en la zona el espacio más recomendable es a partir de la Pousada Estrela d'Água hasta la Pousada Rio da Barra (incluído el río)

Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens

Sylvia, eu ficaria ROXO só deler ao vivo esta placa! VERMELHO e fiquei de ler!

Sylvia
SylviaPermalink

Arnaldo lol lol lol

Marcia Lombardi
Marcia LombardiPermalink

Acabo de voltar da Bahia e tive uma grande decepção com o Estrela D'Agua. Fiz a reserva no mês de Março para passar uma semana lá em outubro. No quarto dia de hospedagem fui surpreendida com a notícia que haveria um casamento no hotel e eles iriam fechar a piscina pra construir um palco. Pelo preço da hospedagem achei melhor deixar o hotel quando o barulho da serra elétrica estragou uma noite de lua cheia e acabou com todo o encanto do lugar. Achei um absurdo eles autorizarem o início da obra com hóspedes dentro do hotel.

Marcelo Guedes
Marcelo GuedesPermalink

Estive em trancoso em abril e segui a sua dica de ir ao tostex...AMEI....fiquei impressionado que mesmo com uma vizinhaça um tanto esquisita (cadeiras de Plástico) eles conseguiram transformar aquela praia e o melhor é que eles plantaram muitos coqueiros ja adultos e até amendoeiras no meio da praia, a decoração é o maxímo.....eu recomendo!!!! em contrapartida além dos vizinhos dos tostex como a galera daquela praia dos coqueiros estão tentando acabar com trancoso recebendo excursões e acabando com a praia......Que Deus ajude trancoso contra esses barraqueiros!!!! abço a todos...

nieves fernandez
nieves fernandezPermalink

Porto Seguro es todo maravilloso, sus playas, sus rios, la comida, el restaurante de Maria Nilza. Trancoso, Arraial......., Pero se pasan en el aeropuerto con tanto cuento de colas y controles, parece el tercer mundo, un poco más de agilidad, estamos en una ciudad turistica, se pasan en los restaurantes, parece España hace 60 años, todos intentan atracarte, así no se hace turismo, se echa. En el aeropuerto los casas de alquiler de coches te atracan, sales fuera y a cinco minutos todo es la mitad de precios. Pero vuelvoa repetir todo es precioso, lo unico que nos queda a los turistas ó los enamorados de esa zona es luchas y que no te engañen.

Ana Flavia Pinheiro Garcia

Oi Riq e viajantes!!

Estou indo em setembro para Trancoso. Gostaria de um mapa para chegar na Praia do Espelho e dicas de bons restaurantes.

Bjocas a todos

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Ana Flávia:
Deixei de ir ao Espelho porque peguei uma semana de chuva em Arraial. Pelo que eu vi teria sido tranquilo alugar um carro e seguir em direção ao Espelho, só não fizemos porque os dias não ajudavam o mar a ficar espelhado e tive medo da decepção.

mapa não consegui, mas seguem uns links para te ajudar:
http://www.viajenaviagem.com/2009/07/de-sao-paulo-ao-sul-da-bahia-de-carro/

http://www.viajenaviagem.com/2007/09/espelho-a-melhor-moldura/

http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/roteiros-de-viagem/guia-brasil-2010/trancoso-caraiva/programe-se.shtml#titulo

http://www.freires.com.br/destino.asp?destino_id=61&modo=chegar

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hehe, isso do mar ficar "espelhado" é marketing, Ana. A praia é bonita e, vista do alto, belíssima, sobretudo na maré baixa. Mas o que vale lá é o sossego e o charme da ocupação.

Tiago dos Reis - Rotas Capixabas

Oi, Ana Flavia.
Nao precisa de mapa nao. Va em direcao ao trevo que da acesso a estrada nova para Arraial e pegue o sentido contrario, em direcao a Caraiva, numa estrada de terra. Depois e so seguir as placas do Condominio Outeiro das Brisas.
Mas vai devagar. A estrada e bem esburacada!
(ignore a falta de acento...)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A dica para o Espelho é, depois que passar pela guarita do Outeiro das Brisas, nunca pegar nenhum desvio à direita -- mesmo que as placas para a direita indiquem "Espelho". Vá sempre em frente, para dar no trecho mais gostoso da praia, onde está o Bar do Baiano.

As informações do litoral ainda não estão no site, entrarão ao longo deste semestre. Te recomendo comprar meu livro 100 praias que valem a viagem. Tem um link na barra direita da página.

Ana Flavia Pinheiro Garcia

Valeu pelas dicas genteeeeeeeeeee, tomara que eu não me perca rs. Eu e meu namorado nos perdemos com uma certa frequência hahaha, na volta conto no meu blog como foi.

Abraço a todos

heleno suassuna
heleno suassunaPermalink

ola ricardo freire,
acabei de chegar de trancoso e as dicas estão super atualizadas e foram muito uteis ... para mim, a top: praia do espelho.
obrigado!
heleno

Anna Carolina Fernandes

A minha praia preferida em Trancoso é a parada do Tostex na Praia dos Coqueiros, muito mais charmosa que as barracas de praia da região, com um cardápio de comidinhas deliciosas (saudades do spaghetti de zucchini) e uma trilha sonora antenada. Agora, pra curtir uma praia imperdível ali pertinho, a do Espelho é maravilhosa. Para saber mais destes destinos, consulte o post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html.

Kátia Krauel
Kátia KrauelPermalink

Como faço para relatar minha aventura: Trancoso - Praia do espelho de bike pela praia e voltando pela estrada..rs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kátia! Você pode usar a caixa de comentários ou enviar um e-mail para redacao arroba viajenaviagem ponto com smile

Adriane
AdrianePermalink

Olá galera;

Estou com viajem marcada pra Arraial e Trancoso em agosto mas morrendo de medo do clima nessa época... alguém aí pode me dar alguma dica???
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriane! Agosto não é um mês de chuvas para a região. Pode ir tranqüila. wink

Veja: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ainda tem dúvidas?

Clique e leia nosso post mais atualizado sobre este destino:

Guia de Praias: Sul da Bahia