7 dias na Itália, chegando e saindo por Milão

Esse foi o quebra-cabeça que mais me propuseram ultimamente. Por que sete dias, e não nove ou dez? Descobri: por causa da BRA, que entrou na rota agora e não oferece o vôo todos os dias (do Recife, por exemplo, é só uma vez por semana).

O complicômetro é essa chegada incontornável por Milão, que é a primeira cidade italiana que você não incluiria numa viagem de apenas sete dias.

Acho uma temeridade indicar a continuação dessa viagem por avião, porque somando-se o caos aéreo brasileiro ao histórico da BRA há uma possibilidade muito grande do passageiro perder o vôo de conexão e ter que pagar uma multa grande para remarcar (ou perder totalmente o investimento, se a passagem tiver sido comprada numa low-cost).

Eu resolveria essa viagem com o trem.

Aí vão dois itinerários. Um (quase) sereno e outro, apressado.

7 dias (quase) serenos

Os vôos da BRA chegam a Milão (horário previsto) às 8h50. Eu iria direto à Estação Central (clique aqui para ver as duas maneiras de fazer esse trajeto) e pegaria um trem para Veneza.

Por que Veneza? Porque, por mais que você enfrente problemas durante a viagem (atraso, desconforto, os primeiros problemas em se virar num outro idioma e entender outros costumes), quando você chegar a Veneza, não importa a hora em que você conseguir chegar, você vai se esquecer de tudo. No restinho de primeiro dia não há esforço nenhum a ser feito: basta sair na rua que você estará num lugar mágico (mas claro que isso não vale se você se hospedar em Mestre, fora de Veneza propriamente dita).

Compre pelo site da Trenitalia uma passagem a Veneza para as 12h55 (acho que esse você não perde). Você chega às 15h30 em Veneza; a passagem custa desde 26 euros. Você compra por cartão de crédito e recebe o recibo por e-mail (a passagem é “ticketless”); basta mostrar ao cobrador quando ele passar no trem. Caso o seu vôo atrase muuuito e você perca o trem, passe num guichê da estação para ver se é preciso pagar alguma multa (normalmente, 8 euros) para embarcar no trem seguinte.

Fique três noites (na verdade, pouco mais de dois dias) em Veneza.

No quarto dia, pegue o trem das 8h50 (em Mestre) para Roma; a chegada é às 13h08 e a passagem custa 51 euros. (A RyanAir voa por 30 euros, mas você precisa pegar o vôo em Treviso).

Fique três noites e aproveite o quarto dia até o último instante em Roma.

Pegue o trem das 18h05 para Milão; a chegada é às 22h10 e custa 60 euros. (A RyanAir voa por 30 euros, mas o vôo é de manhã cedo, e o destino é Bérgamo.) Existe um trem noturno, que sai às 23h e chega às 7h15 (a 62 euros dormindo em couchette). O problema é que o vôo da BRA sai às 10h50; eu não acho uma boa política chegar em cima da hora num vôo da BRA, não.

Durma a sétima noite num hotel próximo ao aeroporto. A Sylvia já pesquisou o link.

7 dias apressados

Siga a Veneza do jeito que eu descrevi acima, mas fique só duas noites (um dia e pouco).

No terceiro dia, pegue o trem das 7h23 para Florença (via Bolonha). Você vai chegar às 10h30; custa 32 euros. Não esqueça de reservar com antecedência dois horários à tarde para visitar a galeria Uffizi e o Davi na Accademia (só por telefone: 39-055-29-4883; escolha entre atendimento em inglês ou italiano).

Reserve duas noites em Florença. No dia seguinte você vai pegar o trem a Pisa (1h de viagem; um trem a cada meia hora), já com o horário para subir na Torre devidamente reservado. De lá você vai de trem a Poggibonsi (1h20), onde pega um ônibus (20 min.) a San Gimignano; depois volta a Poggibonsi e continua de trem a Florença (1h).

No quinto dia, saia no trem das 8h19 a Roma (chegada às 9h55; 33 euros). Fique duas noites na cidade, mas aproveite o terceiro dia até o finzinho. Pegue o trem das 18h05 a Milão e siga as instruções do itinerário (quase) sereno.

Agora — se em vez de 7 você resolver ficar 14 dias, dá para praticamente seguir esse outro roteiro aqui.

136 comentários para “7 dias na Itália, chegando e saindo por Milão”

  1. Riq, estou ressussitando este post :-)
    A Itália me interessa, quem sabe no primeiro semestre de 2010.
    Pensei em 10 dias.
    Sobre o seu relato, tenho algumas duvidas.
    Milão por si só não tem atrativos?
    A época que poderia ir seria março ou abril.
    É uma boa época?

    1. A Itália só tem época ruim pra quem quer ir à praia… e o verão pode ser quente demais para turistar no centro e no sul.

      Milão tem atrativos, mas perto do resto da Itália, e para quem tem só 10 dias, não vale a pena investir tempo por lá.

    2. Se vc gosta de fotografia, design, exposições de arte contemporânea (ou seja, algo completamente diferente do restante dos museus italianos), andar por galerias de arte ou fazer compras, Milano é O lugar. Em Milano também está a culinária mais moderna (eu diria, em pespectiva, menos parada no tempo) da Itália: fuja do centrinho e do circruito Duomo-S. Babila-Corso Buenos Aires, e vá para a Brera, para a Zona Navigli ou para uma área mais emergente na Viale Umbria.

      Fora isso, Milano não tem tantos atrativos “italianos-padrão” como outras cidades: não há um centro histórico medieval (até existe, mas ele é totalmente morto à noite) bem definido, e sua principal atração exige agendamento prévio. Só não faça uma coisa, que é passear um dia corrido e achar que Milano é um grande shopping :)

      Quanto ao clima, vou fazer um ligeiro adendo ao que o Riq escreveu: o centro e a planície Padana (onde ficam Milano, Bologna, Venezia, Padova etc) sofre muito mais com o calor do que o Sul, porque não venta, o ar tende a ficar parado e as temperaturas batem fácil nos 38 oC. No mais, evite a Campania (Napoli, Pompei, Amalfi etc) entre outubro e dezembro, as áreas alpinas (se não for esquiar) de dezembro a fevereiro, e a Sicilia entre dezembro e março.

  2. Olá! Acabei de voltar da Itália depois de uma viagem de 10 dias. Fizemos Milão, Turim, Roma, Florença e Siena.

    Fabio G., Milão tem atrativos, mas em termos turísticos ela realmente é pobre. Acho que valeu a pena conhecer, mas um dia inteiro é suficiente.

    Meu relato inteiro da viagem está no meu blog. O link direto está aqui: http://arrumandoamala.blogspot.com/search/label/It%C3%A1lia

    1. Thais, estou voando direto pro seu blog.
      Obrigado.

  3. Oi Riq!!!
    Vamos fazer a viagem à Itália e França em Maio. Estou pesquisando algum dicionário que dê pra carregar na bolsa, pra podermos pelo menos ter em mãos as expressões mais comuns em francês e italiano. Tem alguma dica de algo?
    Beijão

    1. Uma vez eu vi um livro que trazia todas as frases mais úteis de viagem em oito idiomas. Devo ter mas está lá em casa, a 3.000 km.

      Se você morar numa cidade onde haja Livraria Cultura ou Fnac, sugiro você visitar a seção de viagens, que tem muitos dicionários. A Lonely Planet tem ótimos dicionários de bolso para viajantes, mas a língua para o qual eles traduzem é o inglês.

      1. Riq, esse aqui http://livraria.folha.com.br/catalogo/1021855/italiano
        é um bom quebra galho.

  4. Olá, a cidade de Milão é muito gira, eu simplesmente adorei, é uma cidade muito elegante, os prédios lindíssimos, para quem for não deixe de ir ao lago Como, é so uma hora de comboio.
    Aliás Itália é um país lindo, vale a pena conhecer, a comida é deliciosa, e os preços são razoáveis.
    Há quem diga que um dia chega para conhecer, na minha opinião 3 dias é o ideal, ai sim descobrisse as maravilhas de Milão.

    1. Milano é uma cidade que, para ser bem aproveitada, precisa de tempo. Se Milano estivesse em qualquer outro país da Europa, seria valorizadíssima pela oferta cultural, pela arquitetura etc. Mas como está na Itália, a concorrência aperta.

  5. Se eu falar que eu acho horroroso esse Lago di Como… O Lago di Lecco, do mesmo Fiume d’Adda, é mil vezes mais bonito, só que não tem o marketeiro desse Como. Pra piorar, tão fazendo uma puta obra lá que vai deixar ele mais feio ainda.

    1. Zé Maria, o destruidor de mitos italianos!

      Aquele megaprocesso que a Toscana está movendo contra você, como está andando?
      :mrgreen:

  6. Depois que eu conheci os donos da http://www.tenutalafortuna.it e fui tratado como um rei em Montalcino, nós chegamos a um ótimo acordo.:)

    Riq, uma coisa que eu tava pensando: no blog antigo uma provocaçãozinha dessa dava um delicioso pano pra manga. Aqui no novo formato, depois que ele sai dos míseros 10 comentários no comentódromo, ele perde a força. Acabou um pouco aquele compadrismo que tinha no outro. Você não tá sentindo isso? Se alguém da turminha entrar amanhã por exemplo, dificilmente vai achar essa prosa.

    Mas fique tranquilo, sempre que der, eu provoco.:)

    1. Zé Maria, para acompanhar os comentários nos posts recentes basta clicar em “blog”, que aparecem os últimos 10 posts, num formato quase igual ao do blog antigo (a diferença é que agora os posts vêm resumidos, o freguês precisa rolar menos a página para chegar ao oitavo).

      Já para comentários em posts antigos, como este, a possibilidade de repercutir é a mesma de antigamente, porque o limite de 10 comentários recentes também valia no blog antigo…

      Jogado num dia de pouca audiência, como hoje, a provocação corre sim o risco de se perder. Mas num dia de semana, com o povo ligado, o post vira bate-papo, sim. Já aconteceu algumas vezes na nova fase também :D

  7. Esse seria interessante, não só pra viagem, mas para minha via curiosa! Depois pergunto novamente, num momento que estiver em casa! rsss
    Valeu! Bjo

  8. Ola R.estou indo para a Italia dia 30 de março pela tap.Rio Lisboa,Lisboa Milao.nao tenho um roteiro…preciso demais da sua ajuda.rs. cidades que gostaria de conhecer.milao,como,veneza,verona,bologna,toscana(florença,viareggio,livorno e siena)napoli, pompeia,costa amalfitana e claro ROMA…tenho vinte dias para fazer isso tudo,pensei em 2 dias em veneza,5 na toscana,4 na costa amalfitana 4 em romae as cidades demais 1 dia em cada.e so passar por verona,pompeia,ja que sao cidades bem pequenas.o que me diz da loucura????bjs.

    1. Eu tiraria a Costa Amalfitana, abril ainda não está bacana.

      Veja vááários posts em que eu dou dicas pela Itália na página http://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

  9. Esqueci de um detalhe,retorno. Roma lisboa,lisboa Rio.

  10. Riq, o link com o roteiro de 14 dias está quebrado :’(.
    Fui babando nele e qual~não foi minha decepção quando nada se descortinou!

      1. Vou em abril, que acha desse roteiro, estilo mochilão? com passe de trem…

        Roma 4 noites
        Trem Roma – Florença com parada em San gimignano (de busao via poggibonsi)
        Florença 1 noite
        dia em florença e á tarde trem para Pisa (só pra ver a Torre)e de lá toca pra Veneza
        Veneza 1 noite
        Veneza dia todo e trem para Lagi di Como
        Como 1 noite depois trem pra interlaken…
        e de lá só Deus sabe…

        1. Não é estilo mochilão. É estilo maraturista.
          Se você tem sete dias de Itália — que já é bastante pouco tempo — baseie-se no “roteiro apressado” apresentado no post. Desconsidere horários e preços, o post é de 2007.
          Na página http://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire você encontra um conjunto de posts mais atuais.

        2. Ludmilla,

          Antes de qq coisa, já olhou no mapa essa sua viagem? Por exemplo, não faz sentido algum fazer Roma-Florença com parada em San Gimignano. Tampouco faz sentido ir a Pisa para de lá ir a veneza…

          Se quiser continuar nesse ritmo maratonista, eu sugeriria o trem Roma-Poggibonsi. De lá vc pega o onibus, visita San Gimignano e vai para Pisa. Dorme por lá, acorda, ve a torre e vai para Florença. Passa o dia lá, dorme/acorda vai para Veneza.

          Ainda acho que vc deveria tirar ao menos 1 desses lugares da viagem…

  11. Antes de mais nada, Obrigado pelas dicas…
    O que eu quiz dizer com parada em San Gimignano é isso mesmo de pegar o trem Roma-Poggibonsi (de 6:35 da manhã) e depois ir de ônibus para San Gimignano, passar o dia, voltar para Poggibonsi e depois seguir pra Florença de Trem… É que me expressei mal. Será que na estação de Poggibonsi tem locker pra guardar a mochila?
    Quanto a Pisa, pensei que era muuuito pertinho de Florença, tipo vai e volta em 2h, e como já comprei o passe de trem para 10 dias, queria seguir no mesmo dia pra outro lugar pra economizar dia de viagem do passe… Mesmo tendo que ir e voltar pro mesmo lugar, mas acho que exagerei mesmo. Rsss
    Pensando melhor vou ficar 2 noites em Florença ao invés de uma. Quanto á Pisa eu nem fazia muita questão de ir mas meu marido é que quer conhecer a porqueria da Torre! Vou comprar esse trecho avulso pra não gastar um dia do passe! Na verdade não tenho dias tããão contados assim, oque tá mais contado é a grana…
    Bjão, Viajantes… Valeu mesmo!

  12. Já leram esta notícia?

    “Rede transforma lojas abandonadas em hotel de luxo na Itália”.

    Link: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/04/100412_milao_hotel_aquino_rw.shtml

  13. Olá, Ricardo, tudo bem? Estou indo pra Italia em segunda lua de mel, para conceber meu primogenito, e programei (reservei tudo como “reembolsavel”, assim ainda da para mudar…) uma viagem chegando em Veneza no dia 28 de maio, ficando 3 noites em veneza, partindo de carro para Siena (01 noite) e Florença (03 noites no hotel Relais Modern – primeira noite nao tinha vaga neste hotel que adorei pelo site), depois 1 noite em Riomaggiore (chegando a noite pois visitaremos Pisa no caminho). Em seguida, ainda de carro, iremos ate Sta Margherita Ligure, onde ficaremos 3 noites e visitaremos Portofino. De la, partiremos para o Lago di Como (03 noites) e, por ultimo, 2 noites em Milao. Oque achou do roteiro? Um abraço e parabens pelo site e pela coluna na BandNews!

    1. Está bem factível, Bruno. Gostei do ritmo mais relaxado do início (as 3 noites em Florença) e no final.

      Nunca fui ao lago di Como, mas pesquisando para outra leitora me entusiasmei com o lago Maggiore, na Suíça italiana, onde há um circuito trem + barco que me parece bastante interessante; neste caso, a base seria Locarno.

      http://www.lagomaggioreexpress.com/

      1. Esqueci de perguntar: Para esse roteiro preciso alugar carro ou posso ir de trem?
        Um abraço.

        1. Mas você não tá indo pra Siena de carro?

          1. :D

        2. Dá pra ir de trem.

  14. Esqueci de comentar! ja conheço Roma, pois fiquei 04 noites la no ano passado!!! Fui!

  15. Olá. Em setembro irei para a Itália com meus filhos. Ficaremos 20 dias. Estou tendo dificuldade para montar um roteiro. Pretendo alugar um carro para poder rodar pelas pequenas cidades.
    Vc poderia me ajudar;

  16. Ricardo,sempre acompanho o seu blog.Bom,estou indo agora em outubro para Itália..vou Verona;Veneza;Bolonha e vou passar 2 dias na Toscana.Já conheço Firenze,mas estou em duvida se fico lá e viajo pela região ou fico em outra cidade da Toscana.Achei que Firenze é bem central daí a dúvida.Pode me ajudar?Bjo

    1. Faça base em Florença se quiser viajar de trem, ou entre Florença e Siena se for alugar carro.

      Leia mais aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

  17. Ricardo,
    Deram a dica para eu não passar 2 dias em Turim e aproveitar um dia na cidade de Como… o que você acha? Como vale a pena?

    1. Dois dias em qualquer lugar é melhor do que um dia em qualquer lugar.

      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

  18. Queria uma ajuda
    Estou querendo comprar uma passagem de Milão para Viareggio.
    Entrei no site rain europe e diz que o direto leva 4.21h e um com conexão por pisa levaria 3hs.
    Não consegui entender.
    Achas que valeria a pena em vez Viareggio pegar trem para La Spezia?
    Saberias me dizer se existe onibus que faça este percursso sem ser excursao e teria como visualizar valor das passagens do brasil.
    Pensamos em alugar um carro em Viareggio ou La Spezia e ir ate Florença.Achas que vale a pena?
    Me falaram que nao pode entrar de carro em Florença.É verdade?
    Obrigada

    Waleska

    1. Waleska,

      Pisa é uma cidade mais importante do ponto de vista logístico que Viareggio, por isso a diferença de tempos. Para La Spezia pode ser mais fácil achar viagens mais fáceis.

      Apesar de se poder rodar em alguns lugares de Florença, realmente não recomendo – é tudo muito apertado, não tem estacionamento barato, e por aí vai. Você pode fazer todo este percurso entre La Spezia e Florença de trem.

  19. Gostaria de passar aos leitores uma experiência ruim que tive em Milão, para que todos fiquem alertas com o golpe. Cheguei a Milão as 13:00 de um domingo e peguei o onibus para a estação central. Fui caminhando para o hotel Ibis, que fica próximo a estação. Estavam eu minha esposa e as duas malas, quase chegando ao hotel um carro para em uma esquina e um homem bem vestido, inclusive de gravata azul como a polícia usa, mostra um carteira dizendo que é da polícia (a rua estava vazia, pois era domingo e muito frio). Pediu que eu me aproximasse da janela, perguntou se tinha drogas e pediu o passaporte, cheirou o passarpote, minha carteira e meu porta óculos. Perguntpou se eu so tinha aquele dinheiro da carteira e me revistou, achando o resto do dinheiro. Me devolveu a carteir, o passaporte e ficou contando o dinheiro. Fiquei olhando fixamente para o dinheiro enquanto ele contava. derrepente ele começou a falar com o comparsa em outra lingua, parecia árabe ou turco, foi aí que vi o golpe. Arranquei o dinheiro da mão dele e eles arrancaram com o carro. Fui rapidamente para o hotel, ao chegar no quarto fui contar o dinheiro e vi que estava faltando mais da metade. Falei com a recepcionista do hotel e ela disse que isto já aconteceu outras vezes. Fui a delegacia registrar a queixa, mesmo sabendo que não recuperaria o dinheiro, achei importante comunicar o fato. Os policiais me informaram que isto já aconteceu ostras vezez. Este alerta é importante para que outras pessoas não caiam neste golpe.

  20. oláa Ricado
    mais uma vez obrigada por manter seu blog tão bom :)
    já me ajudou muitas vezes e tenho certeza que a mmmuitas pessoas !!
    Bom gostaria de perguntar se vc poderia me indicar algum hotel legal em milão que nao fosse muito caro,tipo até uns 100 euros a diária, vi vários no booking mas confesso quando gosto é longe ou os comentários são muito divididos.. vamos sair de veneza para dormir em milão passar só o dia seguinte e dormir para pegar o rumo p casa .. bom como já vamos estar no fim da viagem e provavelmente estaremos saindo do lema “quem converte não se diverte” queriamos muito achar algo legal p dormir dentro desse valor :) e que fosse perto de metro..
    desde já obrigadaaa

    1. Daniele, indico o hotel Nuovo Marghera, que fiquei agora em outubro. Ele fica ao lado da estação de metrô Wagner e é muito fácil chegar nos pontos turísticos. Gostei bastante e o preço era bem camarada: US$70 para o casal. Se quiser, dá uma olhada no post que eu fiz de Milão que tem umas fotos:

      http://wazari.wordpress.com/2011/01/13/milao

    2. Olá, Daniele! Veja só que oportuno, este assunto foi discutido recentemente! http://www.viajenaviagem.com/2007/06/conexao-milao/comment-page-1/#comment-83624

  21. Zé Maria
    se puder indicar algum hotel legal em milão
    agradeço muiito :)
    acho que vc que me ajudou da outra vez no blue tree recoleta
    se foi vc muito abrigada :) foi exatamente como vc disse :)

    1. Principe de Savoia…olhes nos sites de reserva p/ofertas, o máximo!

  22. Ola,

    Numa viagem, saimos por Milão. Optamos em ficar num hotel perto da Stazione Centrale porque pegariamos um voo da Tam pela manha e precisariamos chegar cedo no aerporto. Ficamos no Splendido e conseguimos uma promoção no site da booking.com. Gostamos muito do Hotel, mas para nos o que era importante mesmo era localização perto da estação. Nesta região, há muito oferta de hoteis.

  23. amigos
    muitooo abrigada pelas resposta
    as pessoas que participam desse blog são sempre muito prestativas :)

  24. Vou para Milão em julho e gostaria de informações dos amigos de viagem sobre a região do Duomo no domingo à tarde. Estarei hospedada há 30 minutos, a pé, do Duomo, e gostaria de saber se é seguro ir caminhando do hotel até lá, ou se é melhor ir de metrô (o metrô é seguro domingo a tarde?). Estou um pouco preocupada, pois vou com crianças e não quero dar muito mole.Beijos a todos

    1. Olá, Elis! O perigo na Europa é nas aglomerações, por causa dos batedores de carteira. Também não dá para descuidar de bolsa ou sacola em café ao ar livre ou nada que fique dentro do carro, à vista. Não existe a violência que você espera no Brasil, então não há por que temer andar na rua. Mas de todo modo não nos parece uma boa idéia caminhar 30 minutos com crianças. Se der para ir de metrô, melhor, não acha?

      1. Obrigada pela resposta, já fui para Europa outras vezes e sei dos batedores de carteira e dos cuidados com as bolsas. Minha dúvida era só se fica tudo muito deserto no domingo, pois gostamos de caminhar para aproveitar mais o passeio, de metrô não dá para aproveitar as ruas e as pessoas. As crianças também curtem caminhar eles são viajantes de primeira. Muito obrigada e se quiser caminhar conosco pelas ruas de Milão será um enooooorme prazer. beijos mil

  25. Ricardo e demais tripulantes,

    Alguém já foi na Santa Maria delle Grazie em Milão ver o afresco da Santa Ceia? Saberiam dizer qual é a melhor forma (qual site) para comprar o ingresso antecipado?

    Obrigado.

    1. Está aqui o site para comprar ingresso para ver a Santa Ceia, Tiago:
      http://www.lastsuppertickets.com/?gclid=CKy-lq-JoacCFcULfAod3FR-cg

      Santo Google!! :wink:

      1. alo Tiago L : reservei por este site, com bastante antecedência :
        http://www.italy-museum.com/

        1. Obrigado pela resposta, Marcie.
          Eu também já tinha achado esse site. Mas acontece que o Santo Google me mostrou pelo menos 4 sites que vendem ingresso para ver a Santa Ceia, com preços variando de 6,50 a 29 euros (sendo que o site de 6,50 diz que não tem mais ingresso pro dia que eu quero, e os outros sim). Por isso que eu perguntei se alguém que já foi na prática, saberia me aconselhar qual a melhor opção para comprar.

          Obrigado também pela resposta, Wander.

  26. Ricardo amei o site, e embora ainda tenha o que ler, sempre há perguntas pessoais, vou para Paris num evento de cientifico, e de lá vamos passar 10 dias na Itália, vou com meu marido e minha filha de 6 anos, retornamos ao Brasil com vôo de Milão.
    Queria sugestão de roteiro para esses 10 dias, lembrando que estarei com uma filhota, ela é parceira, caminha, curte restaurantes…
    Paris – Itália de avião, ou trem?
    Chegada na Itália em Milão, ou Veneza(é possível).
    Veneza – hospedagem em Veneza
    Gostaria de sugestão de roteiro, cidades, e até programas imperdíveis.
    Se for possível, é claro.
    Um abraço…

    1. Olá, Cida! Quem responde aqui é A Bóia, ajudante do Ricardo Freire nos comentários! De Paris à Itália é melhor ir de avião; o trajeto de trem é muito longo. Leia mais aqui: http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

      Veja também as sugestões dos nossos leitores para hotéis em Veneza: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/hotel-em-veneza-compartilhe-sua-experiencia/comment-page-1/#comments

      Este mesmo post em que você deixou o seu comentário tem boas dicas para o seu roteiro. Você também vai achar outras ótimas no “Itália pra aluna da Carla”: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

  27. Estaremos na Itália em 6 de setembro, pelo que já li, o período me parece bom.

  28. Olá Ricardo,
    vou para a Itália em junho.
    Chego em Milão, depois Veneza, Florença, Riomaggiore e Roma serão 15 dias. Já resolvemos que nos locomoveremos de trem, a dúvida é:
    Compramos o passe para 4 dias ou compramos as passagens separadamente? Tentei fazer uma pesquisa na Trenitalia mas não consegui passagens Florença para La spezia e La spezia para Roma. Dizem que tenho que fazer baldiações. Como não conheço a região, será que você poderia me ajudar?
    Obrigada
    Tereza

    1. Olá, Maria Tereza!
      Aqui em responde é A Bóia.
      Trens funcionam assim mesmo. Várias vezes serão necessárias baldeações.
      O Ricardo Freire não recomenda passe de trem na Itália.

  29. estive em milao e adorei a cidade meu hostel era perto da estaçao central mas tive conselho no aviao para ir de linate de onibus para sant babila e pegar o metro os italianos nos ajudam sempre fiquei na via balzaretti no ciao bella milan que recomendo acho que milao merece ser visitada e vou voltar

  30. Olá, parabens pelo blog, eu sempre leio e acompanho antes de qualquer viagem. Será que alguém poderia me ajudar : estou indo para a Italia em meados de setembro, vou ficar 12 dias na Toscana, será que valeria a pena passar dois dias em Vilareggio ou Forte dei Marmi ? Eu viajo com crianças, e não consigo muitas informações sobre estes dois locais. São realmente balneários que valem a pena ?

    1. Olá, Cintia! Os balneários mediterrâneos sempre estão localizados em praias calminhas. No lugar de areia você encontrará pedras. E vai precisar alugar a espreguiçadeira. As praias costumam ficar cheíssimas agora em agosto, mas em setembro estarão tranqüilas. Em princípio não se deve sair do Brasil para pegar praia na Europa, mas se você faz questão, por que não?

      1. Obrigada, Bóia, suas dicas são sempre muito boas.

  31. Ola, sou novo por aqui, e estou gostando muito das dicas que tenho lido.
    Estarei voltando a Europa em Fevereiro para conhecer algumas cidades da Itália e voltar a Paris.
    Gostaria de dicas de roteiro, minha esposa e eu pretendemos passar uns 12 a 14 dias pela Itália, conhecendo Roma, Nápoles, Veneza, Firenze e Milão (com passadas em Pisa e Verona se for prático e valer a pena) Minhas dúvidas são quantos dias gasto em cada cidade, como me desloco (levando bagagens e sabendo que sempre se compra algo em cada lugar) e quanto ao clima da Itália em fevereiro (já ouvi que é muito frio, chuvoso e que em Veneza alaga facilmente.
    Agradecido. Eduardo

    1. Olá, Eduardo!

      Inspire-se para o roteiro neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

      Leia sobre turistar na Europa no frio neste outro:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

  32. Olá Ricardo , é a primeira vez q iremos a Italia ( antes teremos 5 dias na Grecia),combinamos as cidades de napolis (ou Pompeia ) 3 dias , Roma 4 dias e finalmente verona (Veneza,bolzano)5 dias , escolhi as cidades como ponto de referencia (ida e volta a outras no mesmo dia)… voltaremos por Paris (3 dias). Como será inverno acredita ser um bom roteiro? muito grata e parabéns pelo blog :D DDD

    1. Olá, Solange! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire. O Comandante infelizmente não pode mais analisar todos os roteiros que chegam, é humanamente impossível.

      Leia sobre roteiros mais completos à Itália:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

      Leia sobre Europa no inverno:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

      Grécia no inverno não é uma boa idéia.

  33. Oi Ricardo, é minha primeira postagem , espero estar no post certinho, já li muito seu site. Estou indo para Itália em fevereiro com meu marido, total de 9 noites, sendo 4 noites em Roma ( coloquei na rota visita a Pompéia / Herculano e Pisa), 3 noites em Florença e 2 noites em Veneza, sairei de Veneza a noite e pegarei o trem para Paris. O que acha? Está muito apertado ou vou conseguir ver os principais pontos turísticos? Obrigada e abraços.

    1. Olá, Rafaela! Aqui quem fala é A Bóia.

      Veja o que o Ricardo Freire fala sobre permanência na Europa:
      http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      O Ricardo Freire não perde a oportunidade de dizer que não recomenda trens noturnos. Você não precisa concordar, mas não é a sua insistência que vai fazer com que ele mude de opinão…
      http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

  34. Eu tive o prazer de assistir a esta cidade maravilhosa. Desculpe apenas para descobrir que mais de 40 anos atrás, a cidade tornou-se um centro comercial. As lojas do passado são quase todos embora, exceto para alguns bares. A única coisa que eu estava animado por ter conhecido é o neto de um comerciante com quem tratei há 30 anos para a compra de um armário. O local permanece o mesmo, a atmosfera do bem, e recuperou a adega sob a loja é maravilhosa. Eu encontrei este link por http://www.mariocurini.com de idade. Eu recomendo a todos aqueles que querem respirar o ar de San Gimignano há 40 anos

  35. Gostei muito do post, mas quando cliquei no link (abaixo transcrito)para o roteiro de 7 dias, deu erro (página não encontrada).

    (”Agora — se em vez de 7 você resolver ficar 14 dias, dá para praticamente seguir esse outro roteiro aqui.”)

    Vocês poderiam me enviar esse roteiro?

    Muito obrigada!

    Bárbara

    1. Olá, Bárbara! O link novo deste post dos 14 dias é:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

  36. Olá pessoal, gostaria de deixar aqui minha última dúvida deste ano. Estou programando uma viagem da seguinte forma: Saio do Rio dia 09/09 com destino a Londres, fico em Londres até 15/06 (na prática 4 dias e meio em Londres), depois vou para Florença onde fico 7 dias e meio. Gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao tempo que programei para ficar em cada lugar e quero usar Florença como base para fazer bate e volta nas cidades próximas, quais as cidades que valem a pena fazer este bate e volta? Feliz ano novo para todos e 2012 com muitas viagens.

    1. Olá, Carlos! Veja o que é possível fazer a partir de Florença de trem neste post:
      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

      O Ricardo Freire passou dez dias na Toscana este ano e nos próximos meses postará itinerários detalhados para fazer de carro também, fique ligado.

  37. Eu acabei de ler a matéria: 7 dias na Itália e no final diz: “Agora — se em vez de 7 você resolver ficar 14 dias, dá para praticamente seguir esse outro roteiro aqui.”. Porém a página do roteiro de 14 dias não é encontrada. Ela está fora do ar? Onde eu posso encontrar esse roteiro de 14 dias pela Itália? Eu estou pensando em ir em maio para lá e ficar 2 semanas, por isso seria muito útil eu ver esse roteiro. Obrigada.

    1. Olá, Késia! O link correto é este:

      http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

      Leia posts mais recentes também a partir daqui:
      http://www.viajenaviagem.com/categoria/italia

      1. Vocês são muito rápidos, hein? Bela eficiência!!!Obrigada Bóia

  38. Olá,
    Cada post q eu leio deixo minhas impressões e dúvidas.
    Havia planejado ir em abril, mas como minha sobrinha terá aulas do mestrado, resolvemos antecipar para 11-23/03. Essa semana vendo as noticias da maior nevasca dos últimos anos estou um pouco apreensiva com o tempo e volume de roupas extras para carregar, o que dificulta reduzir tamanho de mala…
    Qual a impressão de vocês sobre o clima italiano? É seco como SP ou umido como Rio? Vale a pena deixar para comprar roupas de frio lá, digo, com relação a preço?
    Obrigada pelas dicas,
    Elianete

  39. Ola!
    Muito bom o seu blog! Virei fa!!

    Estou indo pra Oslo fazer um curso entre os dias 4-9/03. Apos o curso eu tenho 10 dias para viajar. Chego em Paris no dia 09/03 a noite e volto para o Rio no dia 20/03 as 8hs manha, saindo de Paris. Gostaria de fazre um roteiro entre a Franca e a Italia (minha irma mora em Vicenza e nao posso deixar de visita-la…)e prefiro ir primeiro a Italia e deixar paris pra volta… Como devo fazer, o que e legal de visitar? Pode me ajudar com algumas dicas?

    Desde ja Agradeco.

    Um abraco.

    Rodolfo

  40. Ahhh… As cidades que gostaria de conhecer sao Paris, Verona, Vicenza, Veneza, Bologna, Florencia, Pisa, Siena e Roma…

    Voce acha q da tempo?

    Um abraco

    Rodolfo

    1. Olá, Rodolfo! Não dá não. Leia o texto do post, acrescente um dia em Roma e em Florença ou Veneza.

      Leia também:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

  41. Ola,Ricardo…parabens pelo seu blog!
    Tenho “viajado”muito por ele,mas agora precisaria de algumas dicas.Estou com uma viagem ja marcada a Europa.Chego por Lisboa e deveria continuar até Lyon(onde tenho uma amiga).Dali a ideia seria uma semana na Italia(Florença e Veneza),uma na Espanha(Madri e Barcelona)e finalizar em Paris(uma semana).Como devo ficar 26 dias no total,me sobram alguns dias enao me decidi ainda se vale mais a pena parar por alguns dias em Portugal ou conhecer alguns lugares na Italia ou França.E qual seria o melhor roteiro.

    1. Olá, Marta! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

      Comece seu planejamento por estes posts:

      http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

      http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/