Enquete da semana: aluguel de apartamento

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

             chapon20.jpg

Quando planejava passar o Réveillon de 2001 em Paris, constatei que não dava mais para pagar o hotel onde costumava ficar no tempo da paridade dólar-real.

Foi aí que tomei coragem de alugar um apartamento. Fui à internet (que não era sombra do que é hoje) e, morrendo de medo, aluguei um apê pela rede mesmo. O esquema era complicado -- na época eu precisei mandar dinheiro, por doleiro!, para uma conta em San Francisco -- mas no final tudo transcorreu melhor do que eu imaginava.

Hoje morro de vontade de repetir o esquema; ainda hei de fazer uma viagem por várias cidades grandes, brincando de morar por um tempinho.

Da última vez em que fiz uma pesquisinha, para um texto lá do ViajeAqui, achei esses sites com boas recomendações.

Nova York: NYHabitat

Paris: RentParis

Veneza: Dimora Veneziana, Magica Venezia

Roma: Rental Rome

Barcelona: Rent in Barcelona, Chic and Basic

Amsterdã: Amsterdam Apartments

Londres: Go With It

Europa em geral: Homelidays

Buenos Aires: Apartments BA, BytArgentina

E você? Já alugou apê de temporada no exterior? Ou pelo menos já fez uma pesquisinha? Conte pra gente a sua experiência, pufavô....

138 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

A minha primeira vez vai ser semana que vem em BsAs.
Olhei uns cem apartamentos na internet , salvei os links e depois
fui descartando .. fiquei com meia duzia para decidir .
É dificil pois a gente não conhece o " entorno" e tem que acreditar totalmente na descrição do imóvel .
Antes de usar, parece perfeito lol
O atendimento foi eficiente e rápido no bytargentina.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

"morei" em apê alugado na Espanha, em Salamanca, em 2004 e foi uma delícia - podia pagar com cartão de crédito ou direto em cash ou traveller check para o proprietário. Alugamos um apartamento para duas pessoas e recebemos um upgrade: um big apartamento de 3 dormitórios, todinho equipado e ultramegablaster bem localizado (ainda que Salamanca seja pequena, mas era ao lado da Gran Via), pelo mesmo preço (na época, 500 euros por mês). Também sonho com uma viagem dessas, Riq, de preferência um ano sabático, brincando de morar um pouquinho em cada cidade. Hj em dia, com esse monte de sites especializados, alugar um apê no exterior ficou muito mais fácil e seguro. Conheço gente que alugou, com muito sucesso, apês pelo NYHabitat, pelo BYTargentina e pelo RentParis. Em tempos de hotelaria cara, o apartamento é uma boa alternativa - sem contar que ter a sensação de "morar" no lugar, fazendo supermercado etc, ainda que por pouco tempo, é impagável.

Erika
ErikaPermalinkResponder

única vez que fui pro exterior, foi prá buenos aires, em abril deste ano...eek

e fiquei em hotel.. no pacotão cvc...grin

se um dia eu tiver dimdim, eu até conto se eu aluguei algum ap.. rsrsgringringringrin

Patricia Simões

Ricardo, sou a Patricia que perguntou de Lençois + Jeri. Coloco o comentario abaixo. Demorei em responder pois estava viajando (Camburi - adorei a Pousada Camboa). Você respondeu que Lençois nao vale a pena, mas o Delta sim. Então valeria a pena ir a Caburé e Jericoacora??
Vou ver o link dos post antigos.
Obrigado mais uma vez....

Patricia Simoes Says:

Setembro 3rd, 2007 at 11:50 am
Olá Ricardo. Na verdade vou a Lençois + Jeri no Natal e Reveillon, e quero dicas. Começaria o passeio em Sao Luis finalizando em Jeri.
Beijos..

Ricardo Freire Says:

Setembro 3rd, 2007 at 11:55 am
Patricia, deve haver pouquíssima água nas lagoas dos Lençóis nessa época. O Preguiças e o Delta devem continuar bonitos.

Tudo o que este blog sabe sobre São Luís a Jeri está neste post:

http://viajenaviagem.wordpress.com/2007/04/30/de-sao-luis-a-fortaleza-pra-flavia/

Leia atentamente

Paulo e Ana
Paulo e AnaPermalinkResponder

Alugamos tb em Parisno www.rentparis.com , por sinal foi tudo muito bom,ficamos em le halles, valeu a pena!!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Morro de vontade de alugar um apê em Buenos Aires e em Paris - mas isso são planos para quando eu puder ficar pelo menos 1 mês inteiro, aperfeiçoando o idioma. Só vai rolar depois que eu terminar o doutorado, em 2009, espero... wink

Tamara
TamaraPermalinkResponder

Eu aluguei agora em agosto um apê em buenos aires por uma semana.
Aluguei pelo Bytargentina.
A equipe é atenciosa e eficiente desde a reserva.
Ficar em apê te da a sensação de ser " local". Fazer mercadinho, ter que manter o apartamento pelo menos um pouquinho arrumado...
Adorei. Agora só quero viajar assim.

Bia
BiaPermalinkResponder

Ricardo, ainda que vc nao tenha conseguido ainda finalizar os seus dados atuais sobre Noronha, imprimi o Freire's e esse foi meu melhor guia nos 5 dias deste feriado q passei por aquele pedaco de paraiso. Tinha vir te dar um beijo de obrigada, pq suas dicas foram otimas! Fiquei na Solar dos Ventos, fiz aqueles passeios, comi no ecologikus, no gameleira... enfim! MA-RA-VI-LHO-SO!!! Se vc precisar de uma colaboradora com informacoes atualizadas, pode contar comigo!! beijos

Lia
LiaPermalinkResponder

Quando ainda nao morava em Berlim, eu aluguei da primeira vez no www.berlin-sofort.de e tive uma ótima surpresa. O ap era uma gracinha, bem localizado e tudo transcorreu bem. Da segunda vez eu aluguei nesse http://www.ferienwohnung-zimmer-berlin.de, tb nao me arrependi, tudo correu bem.

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Nunca fiquei tanto tempo numa Cidade a ponto de valer a pena alugar um apartamento.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Oi Ricardo,

Já aluguei apartamento na Argentina! Morremos de medo também, mas foi maravilhoso. Pegamos um studio em Puerto Madero, o prédio era incrível, super lindo, bem mobiliado e a vizinhança nem se fala...
Passamos um mês (também no Reveillon - em 2004/2005) e fizemos tudo pelo www.letsgoargentina.com
Eles foram super corretos e tudo saiu perfeito! Recomendamos pra todo mundo e vamos usar as suas dicas para os próximos destinos!!!

Daniela Siqueira

Eu já fiquei numa casa de família durante um curso de língua - serve? ;-P

Agora sério, ainda não tive como ficar num apartamento, por falta de tempo, igual o Ernesto falou - o máximo foram apart-hotéis (como o Radio City Apartments em Nova York). Achei muito legal. Será que alugam alguma coisa na Île Saint Louis, mas que eu possa pagar? Se tiver, me mudo pra lá!

Ricardo Freire

Roberta, me conta desse réveillon em Buenos Aires... a cidade fica festiva, ou esvazia? Tem alguma festa de rua bacana? Coooonta...

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Roberta, cooooonta pra mim também! lol

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq,

Eu lembro dessa sua crônica. No ano passado, chegamos a olhar aptos. em Paris, acho que no rent Paris mesmo. Acabamos ficando em hotel que tinha infra, que por sinal foi uma ótima surpresa, acima do esperado.
Mas vem cá, esse hotel que você ficava é chiquerézimo wink

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Não apenas chiquerézimo, Majô, mas em plena Place des Vosges... só para publicitários mesmo! lol lol lol

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

A foto ai de cima é a pagina de abertura do site rentparis smile

Ricardo Freire

Não é não, Sylvia. Já é direto a página do apê que eu aluguei. Rue Chapon número 20. Eles diziam que é Marais mas já é quase no Beaubourg.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Bom
Este do apartamento foi o segundo Reveillon seguido lá em Buenos Aires. No primeiro ficamos em hotel mesmo.
O apartamento foi a melhor coisa da viagem - fantástico!
Pra mim a melhor época é a semana entre Natal e Ano Novo. A cidade lotada, um clima de festa...
O Reveillon em si não tem nada de rua - tudo em restaurantes, bares, boates. No último fomos para a Opera Bay - aquele bar-restaurante-boate em Puerto Madero - o melhor foi ir caminhando do apartamento para o restaurante.
Nos dias seguintes ao Reveillon a cidade fica meio vazia mesmo, o que não é ruim pra passear com mais calma e aproveitar outras coisas...

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Riq, vc perguntou para a moça ali sobre o Reveillon em BsAs.
Posso dar minha opinião também?

Ricardo Freire

Mari, na época do real 1x1 dólar, e com o franco fracote, conseguia ficar por uns 330 dólares. Não era barato, mas não soava tão absurdo. (Pense bem: 330 reais na Place des Vosges!) Hoje tá 450 euros...

O apê em questão também já tá caro demais. Na época custou 170 dólares, hoje tá 170 euros... (No auge da crise Estados Unidos x França, a guerra do camembert, "freedom fries", quando os americanos não queriam ir à França de jeito nenhum, eu cheguei a ver esse apartamento cotado a 120 dólares!!!) Mas eles têm apartamentos menores, mais em conta que hotel.

Ricardo Freire

Por favor, Môôôôô!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Então, eu cheguei lá ano passado na semana entre Natal e Ano Novo também.
Tinha uma tonelada de brasileiros, acho que mais até que argentinos, que tinham fugido para a praia.
O que ela falou é verdade. Conversei com várias pessoas por lá porque eu não sabia para aonde ir e estava sozinha. Todo mundo me mandava para Puerto Madero, ficar nos restaurantes por lá. E que tinha fogos.
Uma brasileira dona de um boteco onde fiz um lanche me disse que não era nada comparado com as festas que fazemos aqui, mas que era bacana.
Enfim, achei ótimo, apesar do calorão que fazia, dos "pontos turísticos" todos lotados, de estar impraticável andar em San Telmo. Ah, mas vc só quer saber do Reveillon mesmo, né? Então não adianta, porque eu fui assistir o show do Barenboim e a Sinfônica do Teatro Colon lá no Obelisco e voltei pro hotel. Ou seja, nada de festança.
PS: para quem adora uma liquidação, essa semana é um espetáculo consumista! grin

Ricardo Freire

Obrigado, Roberta! Obrigado, Mô! Eu tava precisando dessa informação pra rechear um texto.

Rebajas pós-natalinas, é? Em Bzaires? Deve dar pra sacolar :roll:

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Obrigada, Roberta e Mô! eu precisava dessa informação para consumo próprio mesmo! wink

GiraMundo com Jorge Bernardes

Sobre NY,

Eu já visitei vários apartamentos com os corretores do NY Habitat. São sérios, mas acabei não fechando nada com eles.
Os aptos que eles mostram são apartamentos "de verdade", gente que foi trabalhar por um tempo, estudar ou qualquer outra coisa fora da cidade e que precisa alugar o apto, então, às vezes, dá muito trabalho achar algo que vc goste porque há muita restrição. Aquele apto barato, com lugar legal, etc só pode ser alugado entre a data X e Y que é quando o cara vai ficar fora da cidade. Ou seja, pra quem quer achar um apto pra 1 ou 2 semanas fica mais difícil. Há várias ofertas apenas válidas para fim de semana... meio chato de procurar. Quanto menos restrições, vc vai notar que custa mais caro...
Outra coisa, o estado do apto e das coisas dentro variam muito. Tem gente que cuida bacana, tem gente que não, tem apto imundo, tem apto impecável, não achei facílimo, não.

O Urban Living site http://www.new-york-apartment.com/en/?sid=4134562f8ba86cf21957b9c24048b00b funciona igualzinho ao NY Habitat

Ricardo Freire

Acho que tem a ver com a cidade, né, Gira? Em Nova YOrk o pessoal que não é rico mora MUITO MAL!!!! É por isso que a gente também baixa bastante o padrão de exigência hoteleira quando vai pra lá sad

GiraMundo com Jorge Bernardes

Ainda sobre NY,

Eu acho mais legal e já me hospedei no que eles chamam de "corporate residence" que é o parente do nosso flat, mas que é de fato um apartamento, pois é grande (mesmo os studios), não tem serviços e é todo mobiliado. A vantagem é que você escolhe o dia que quer chegar e sair, sem restrições. Como normalmente são alugados por empresas, eles todos cumprem os padrões mínimos definidos, então todos os aptos tem as mesmas coisas, dos jogos de copos de vinhos, champagne, à máquina de lavar/secar e o mesmo tipo de móvel pra colocar TV, etc, um sofá-cama na sala... Igualzinho, normalmente tudo "powered by Ikea", mas que fica bem legal. Eles costumam colocar alguns itens para deixar com "ar de casa", tipo livros de fotografias, plantas, quadros, fica com cara de apto seu mesmo... A única coisa engraçada é que vc sai de um e vai pra outro e é tudo igual, no maior esquema americano smile

Eu acho que vale muito mais a pena para quem quer um apto por até duas semanas, pois ficam super bem localizados, tudo vai funcionar super bem, vai ter faxineira (só pra dar um tapa) e os prédios costumam ser de ótimo padrão.

http://www.nyvacationapartments.com/

Até umas 3 semanas, eu acho que vale muito a pena. Mais que isso, pode ficar muito caro e talvez seja melhor caçar um sublet ou algo do gênero no http://www.subletinthecity.com/ ou no NYHabitat e Urbanliving.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, aquela época foi de ouro, tudo era baratézimo para nós, comparando com altos preços aqui em tudo!!

Ricardo Freire

Pra Patricia Simões lá em cima:

As férias são suas, mas acho que não vale a pena o trampo de ir pra um lugar difícil de chegar (os Lençóis Maranhenses) só pra constatar: é, vou ter que voltar de novo pra ver isso direito.

O Preguiças é bonito, o Delta é bonito, mas o que é mágico e único no pla-ne-ta são as lagoas no deserto de dunas.

Eu voaria de São Luís a Parnaíba ou Camocim (para ir a Jeri) e deixaria os Lençóis para outro no ano no período junho-setembro.

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Sim, sim, Riq. A Zara tinha uma multidão de brasileiras se esbofeteando!
E na Galerias Pacifico, uma festa. Eu quase fui a falência lá! grin

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Hum...apto em NY por 2 semanas? Gostei disso...

Ricardo Freire

Bela dica, GiraJorge!

Pra entrar direto na página dos vacation rentals:
http://www.nyvacationapartments.com/Apts.html

GiraMundo com Jorge Bernardes

Tanques Ricardo! Agora deixa eu voltar pro meu trabalho aqui. Meu cunhado me ligou hoje (nunca foi à Europa) diz que resolveu em cima da hora que quer conhecer Lisboa e Paris e embarcar no dia 20/09....

Tô aqui lendo os posts dos hotéis bacanas de Paris, procurando passagem.... Cunhado não é fácil não!!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Aceleeeera Jorge, haha

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Riq, licença...
Lena, Carla2, Rogéria, aonde vcs estão?
Tô sentindo falta!
Bjs meninas

Ernesto
ErnestoPermalinkResponder

Liciana

E isto ai, a turminha tá sumida... Cadê o Paulo e a Ana... Voltem, vamos fazer o Riq chegar hoje quarta nas 800.000 visitas...

ana  atala
ana atalaPermalinkResponder

Ricardo Freire,

Boa noite !!

Sonho em passar 10/15 dias em Paris locando um apto p/ 1/2 pessoas. Viver por um tempo muito curto como os locais ? Só pra sentir o "gostinho"?

Pergunto : as taxas de imobliária + caução são aquilo mesmo ? Nas consultas q fiz chegam a 50% do valor do aluguel.

Se deixo o apto num final de semana,como vou ter reembolso de caução - quando ? Via cartão de crédito ?

Pode dar detalhes s/ aluguel , e algum procedimento prático ,de apto em Paris e Roma ?

Abusando, vc pode fazer considerações s/ vantagens ou não ?

Desde já, gratíssima,

Ana

Salete
SaletePermalinkResponder

Riq, você é D+!!!
Vou perguntar... alguém tem idéia de como é a passagem de ano em Madri?
Salete

Tiza
TizaPermalinkResponder

Eu não, mas meu pai sim. Ele e minhas tias alugaram um ap em Paris há alguns anos atrás. Eles voltaram contando maravilhas, diz que até carreteiro saiu. Mas fiquei desconfiada... Eu sou daquelas que quer saber tudo, o que fizeram em cada dia e, se possível, em cada hora e fiquei surpresa, no detalhamento da estadia, com descoberta que em algumas manhãs e tardes chuvosas parisienses – aliás, coisa rara de acontecer lá, né? – se deram ao luxo de ficar em “casa”!!! A idéia é altamente sedutora e sonho com a possibilidade, mas fiquei me perguntando se o fato de nos sentirmos "em casa" não facilita cometer tais heresias... Logo em Paris, o melhor lugar do mundo pra flanar...

Faz um tempinho que viajo no Blog e adoro!

conexaoparis
conexaoparisPermalinkResponder

Eu sempre chego tarde. diferença horária oblige. O NY Habitat é sério e eles possuem muitos apartamentos em Paris. Eu tenho um ap em Paris que está sendo administrado por eles. Sugiro tambem uma brasileira que se chama Rita e que aluga apartamento aqui. Todos corretos e limpos:ritahd@club-internet.fr. No mais se quizerem alugar o meu: albylina@yahoo.fr. Para os interessados mando fotos e informações detalhadas. Maria Lina - Conexao Paris

Ricardo Freire

Ana Atala, em que sites você pesquisou? Não tô inteindeindo....

Ricardo Freire

Tiza, ter um lugar gostoso para ficar sem fazer nada em manhãs, tardes ou noites de mau tempo ou preguiça é uma das grandes vantagens de alugar um apê.

Passar uma tarde no quarto no hotel normalmente é meio deprê, a não ser que você esteja numa suíte supercara de um hotel idem.

Mas se você está num apezinho que pode chamar temporariamente de seu, e comprou flores e fez feirinha e comprou um vinhozinho e as revistas da semana -- puxa, chega a ser um programa.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Esse ano foi o terceiro verão que alugamos casa pras férias através do mesmo site: www.interhome.com

São super profissionais, as casas sempre são boas. Eles usam um esquema de estrelas pra dar categoria às casas. Logico que qto mais estrelas melhor. E você pode achar deals fantasticos. E funciona assim: vc aluga a casa ou apto de um sabado ao outro. Sempre por semanas.

Ja fomos pra Espanha, Normandia e agora pra Italia no Maggiore. Todas as casas são equipadas com roupa de cama e de banho, cozinha completa (incluindo maquina de lavar louça) e geralmente tb possui maquina de lavar roupa. Tem casa pra todos os bolsos !

Eu particularmente acho uma boa, sai muito mais barato e vivemos a vida local de ir ao mercado, conhecer vizinhos... por mim esse site é muito recomendado. Vc faz a reserva online, paga parte com o cartão de crédito e depois eles mandam o invoice pra vc pagar o restante 40 dias antes da data da viagem.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Fantásticas essas informações!! Eu nunca tinha pensado na possibilidade de alugar uma casa para passar férias... acho que por causa de trauma de infância...

Não sei se tem alguem aqui do interior que, quando chegava o verão, juntava a família toda para ir à praia, numa casa alugada, é claro! Os primeiros dias eram sempre ótimos, mas depois... Ninguém mais queria fazer supermercado, cozinhar ou limpar a casa, sempre com a desculpa: "Estou de férias e não vim aqui pra trabalhar, vim para passear e descansar!", ou então: "Ontem eu lavei o banheiro, por isso hoje não arrumo a cozinha!"

É lógico que alugar um ap em Paris não se compara com a "farofada" da minha família, mas, guardadas as devidas proporções, não existe esse risco? Quais seriam as desvantagens de se alugar uma casa nesse esquema mais chique?

Nico
NicoPermalinkResponder

Muito boas as informações sobre alugueis. E Portugal?...alguém tem dica de algum site de aluguéis em Portugal?

Ricardo Freire

Luisa, os contras são os afazeres domésticos, mesmo. Arrumar a cama, lavar a louça, secar o chão do banheiro... mas acho difícil fazer tanta bagunça quanto a gente faz na casa da praia smile

Ricardo Freire

Nico, se ninguém recomendar um site português específico, tente o Homelidays:
http://www.homelidays.com/PT-Alojamento-Ferias/110_Search/SearchList.asp?ADR_PAYS=pt&PART=RW

GiraMundo com Jorge Bernardes

Pra viajar com bebês, um apto é perfeito.
E olha só, concordo com o Ricardo, ficar "em casa" numa tarde num lugar desses no exterior já é um programão.
Vc passa nos lugares que gostou, compra suas coisas, faz seu café da manhã e não se sente confinado dentro de um quarto...

Desvantagens, tem que ter o mínimo de ordem, se estiverem muitas pessoas no apto, tem que ter uma ordenzinha para manter banheiro e cozinha organizados, mas se a turma é boa, tudo é diversão.

SandraM
SandraMPermalinkResponder

Tentei alugar um apto em Bs.As. através de uma empresa q já tinha prestado excelentes serviços a um amigo.
ele ficou muito bem instalado perto da Florida a um preço mais do q acessível.
Qdo chegou minha vez, disseram q não havia disponibilidade, mesmo eu fazendo contato com antecedência de quatro meses.
A tal empresa me indicou outra.
Aluguei um apto cujas fotos achei interessante.
Cheguei lá. Uma decepção!
O prédio não tinha nada de charmoso. Estava caindo aos pedaços.
O elevador dava medo. Encontrei baratas no banheiro e o q seria o terceiro quarto era praticamente um armário com beliche e um ventiladorzinho.
Meus filhos, chorando, dormiram na sala.
Logo pela manhã corri para o Sol Meliá na mesma rua.
Só preciso ressaltar q foram honestos ao me devolveram o dinheiro antecipado de uma forma bem justa.
Infelizmente, não tentei alugar mais em nenhum lugar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar