Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1) 1

Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.


airbnb

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:


madri31

630 comentários

Procuro por dicas da Toscana, alguem ai tem ? A ideia é nos instalar em um local por 1 semana para visitar a região. Somos um casal com 1 criança de 3 anos, nossa viagem será uma semana em Paris e 1 semana na Toscana. Obrigada.

    Por favor pergunte em apenas um post.

    Dei esta resposta a outro leitor:

    Uma boa estratégia para montar base na Toscana é escolher uma cidade próxima à auto-estrada RA3, que liga Florença a Siena. A autoestrada pode ser usada como atalho para pegar estradinhas menores diferentes a cada dia, sem perder muito tempo até chegar a elas. Ficar perto da estradona também é interessante para o caso de você perder a hora e não precisar dirigir à noite por estradinhas (que depois de escurecer deixam de ser encantadoras e ficam apenas cansativas).

    Um ponto que me parece bem interessante é a cidadezinha de Colle di Val d’Elsa, que está pertíssimo da auto-estrada, nas cercanias de San Gimignano e Volterra, na boca da entrada para o Chianti e num ponto viável para ir a Montalcino ou Montepulciano em bate-volta. Além disso, dá pra deixar o carro em Poggibonsi, que fica ao lado, e ir de trem a Florença e Siena, pagando mais barato que o estacionamento nos centros históricos.

    Aqui você acha hospedagem de todo tipo em Colle:
    https://www.terrediarnolfo.it/strutture/index_en.html

    https://www.turismo.intoscana.it/intoscana2/opencms/TurismoRT/sito-TurismoRT//MenuUtility/Dormire/index.html?tipo=dormire

Preciso muito da ajuda de você. Conclui a locação de um apartamento em Paris, inclusive pagando a agência com cartão. Agora preciso pagar 50% do aluguel para o proprietário. Como ele não aceita Paypal preciso efetuar uma transferência para sua conta bancária localizada em um banco na Itália.

Fui no Banco Itaú e me exigiram vários documentos para efetuar essa transferência. Estou precisando encontrar um meio mais fácil para isso.

Descobri a Western Union mas pelo que entendi eles não depositam na conta do destinatário, mas apenas disponibilizam o dinheiro em um agente autorizado.

Alguém tem alguma sugestão de como eu devo fazer para depositar esse dinheiro na conta do banco Italiano?

    Hugo, quando aluguei apartamento em Paris depositei em um banco europeu através da Confidence que é uma corretora de câmbio com agências em vários estados. Será necessário especificar o motivo do envio, no caso declare como doação pois o imposto será menor. O imposto é cobrado junto com a taxa de envio.
    Abraços

    Obrigado Augusto. Já entrei no site da Cofidence e às 10h vou ligar na loja que tem em Belo Horizonte e obter mais informações.

    Eita, eu já ficaria com bode desse dono de apartamento que não aceita Pay Pal e procuraria outro, haha.

    Se o envio pelos meios oficiais incorrer em taxas absurdas, sempre dá também pra mandar por dólar-cabo, via doleiro. Mas claro que eu nego ter escrito isso aqui.

    Riq, apesar do proprietário não aceitar Paypal ele reduziu o depósito da locação de 560 para 200 euros, e ainda disse que eu poderia deixar com ele o valor em reais. Só isso já vai ajudar bastante.

    Ainda estou olhando a questão da transferência, e assim que concluir digo qual foi a solução.

    Olha Hugo , quer saber? O cara não aceita Paypal pq não conheçe … Manda um link pra ele , abre uma conta pra ele 😉
    Eu tb não ia encarar essa , não …ia procurar outro .

    Sylvia, acabei fazendo uma transferência através do site do meu banco. Custou 40 reais e o dinheiro já chegou na conta do locador. Acabou sendo mais fácil do que eu imaginava.

    De resto, apesar desse transtorno, o contato com o locador foi muito positivo. Como eu disse, o depósito de garantia eu vou poder fazer em reais, o que já facilita pois assim não preciso fazer câmbio.

    Mas quando eu chegar em Paris vou sugerir a ele abrir uma conta no Paypal.

Olá, Ricardo.
Vi que vc não citou a agência lodgis.com, justamente a que estou pensando em contratar.
Vc tem alguma informação sobre a mesma?
Um abraço.

    Parece ser a maior agência da França, Ricardo. Eu não cito porque nunca responderam ao meu pedido de informações quando estava procurando apê em Paris. Se a sua experiência for diferente, por favor conte aqui.

    olá Ricardo Freire e Rezende,em 2008 fui para Paris e aluguei apto pela Lodgis, que descobri no seu blog.Foi tudo perfeito o apto (studio) era exatamente como mostrava na propraganda.Deu tudo certo.pagamentos, localização, etc… Tudo perfeito.Aliás quero agradecer a todos que me deram dicas ,foi uma viagem maravilhosa.Um grande abraço.Isalma

Olá pessoal.
Penso em fazer uma viagem ao Chile, com meu marido e mais um casal de amigos. Estamos buscando apartamentos para locação, por mais ou menos 4 a 5 dias, em Santigo. Se alguem se habilitar com alguma dica, agradeço.
brigadim.

Olá, gostaria de saber de alguem de vcs, se poderia me ajudar a alugar um ap por temporada para o mes de Julho em Paris.

Fico no aguardo.

    Lindinha, leia toda a série. Tem todos os links e informações de que você precisa para fazer isso por conta própria.

ola…para voces que procuram apartamento para ferais em Roma se quiserem podem me enviar um e-mail [email protected] assim posso dar mais informaçoes do meu apartamento que a anos alugo para turistas de todo o mundo…obrigada

Ricardo ,

Eu ficarei imensamente grata e quando estiver em Nova Iorque por favor nao exite em me procurar .

Abracos ,

Rita

Ola Ricardo ,
Como esta ?.Desculpe o incomodo porem eu sou brasileira e trabalho com aluguel de apartamentos para temporada em Nova Iorque , assim como voce divulga o site da NYHabitat daqui , existe a possibilidade de estar divulgando o nosso web site .
Ficaria imensamente grata .
Abracos ,
Rita

    Vou acrescentar, Rita. No post estão os sites que apareceram durante as minhas pesquisas e que eu usei para chegar aos apartamentos.

Ricardo, você tem a indicação de um apartamento específico em NY, Manhatan?

    Os apartamentos que eu aluguei estão no terceiro post da série.

    É muito difícil indicar “um” apartamento: é um mercado dinâmico, e cada um é um. Não é como hotel, em que os apartamentos iguais existem às dezenas e você pode encontrar um vago sempre.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito