Gripe suína: contra a paranóia, o melhor remédio é a informação

guadalupe

Atualização: clique aqui e leia as sensatas recomendações do médico-viajante-blogueiro Rodrigo Purisch.

A anunciada pandemia de gripe suína é a primeira grande doença a ameaçar o mundo na era da banda larga. A penúltima ameça à saúde mundial, a gripe aviária, ocorreu em 2003/2004, antes da verdadeira massificação da internet — e bem mais longe dos Estados Unidos, que é o maior centro difusor de notícias.

Claro que existe a possibilidade de essa epidemia ser realmente para valer, ao contrário do Ébola, da gripe aviária ou mesmo da ameaça de cólera da década de 80 (que quase levou à falência os restaurantes japoneses de São Paulo, à toa).  As medidas tomadas na Cidade do México não encontram precedentes nos outros surtos.

Mas existe também a possiblidade de estarmos vivendo mais uma histeria passageira.

Pelo sim, pelo não, recomendo que você acrescente ao seu mix de informações sobre a doença esta página aqui, do Centro de Prevenção de Doenças americano: http://wwwn.cdc.gov/travel/contentSwineFluMexico.aspx?s_cid=tw_epr_58.  Até o momento (8h40 de segunda-feira, dia 27, pelo horário do leste dos EUA), o departamento não desrecomenda viagens ao México; apenas sugere  precauções. A página é atualizada constantemente. No instante em que esta página recomendar que se evite viajar ao México, aí sim, a coisa vai estar feíssima.

Agora à noite a orientação mudou. O departamento recomenda evitar qualquer viagem não-essencial ao México.

Obviamente ninguém quer viajar para adoecer, e é natural que viagens sejam desmarcadas por conta da possibilidade, por mais ínfima que seja, de pegar essa gripe.

Acho inútil, porém, ficar conjecturando quais lugares fora do México possam estar mais imunes a uma eventual epidemia. Se a coisa for realmente incendiária, vai se espalhar rapidinho para todo lugar — incluindo este aqui onde estamos. Neste caso, vai ser melhor estarmos perto de um hospital onde se fale a nossa língua e seja aceito o nosso plano de saúde.

Em suma:

Se você está com muito medo da gripe suína, sugiro pôr a sua viagem em observação, de quarentena, até sabermos melhor sobre ela.

Mas se você quiser se sentir seguro para manter seus planos de viagem (inclusive ao México) , sugiro contrabalançar as manchetes dos portais com visitas a páginas isentas de sensacionalismo, como esta dos gringos.

112 comentários para “Gripe suína: contra a paranóia, o melhor remédio é a informação”

  1. Eu disse: a mortalidade (ainda) é baixa, so, don’t PANIC!

  2. Paula Bicudo, tomara que esta teoria seja verdadeira – tomei hoje pelo enésimo ano consecutivo a vacina contra gripe, agora oferecida pela empresa (que cortou muita coisa com a crise mas isso não).

    Flavia,
    venha com seus vestidos lindos (mas traz casaquinho) e abstrai, aqui vc não tem que empurrar mala muito tempo, nem subir degrau de trem, nem tem um limite de peso que não dê para 3 dias…até breve!!!

  3. Estou morrendo de inveja (boa) da ConVNVenção RJ II!!!
    Queria tanto ir….mas o dever me impede!
    boa VNViagem a todos!

  4. Ola a todos, sera que alguma alma caridosa (e viajada) pode me ajudar? :)
    Estou estudando a possibilidade de ir pra Los Roques depois que essa porcaria de gripe suina estragou minha viagem pro Mexico. O problema é que nao vi absloutamente NADA, mas achei uma passagem barata pra Caracas.
    Pergunta: no proprio aeroporto de Caracas consigo fechar algo com as agencias?? to vendo q eles sao muito atrasados e nao da pra resolver nada pela internet. Mas tb n quero chegar em Caracas e ficar la sem ter o que fazer… alguem tem dicas? sera que é roubada chegar em Caracas sem reserva pra Los Roques?

    1. Tita, corrigindo a Rosa só um pouquinho, quem fez essa viagem recentemente lá no ViajeAqui não foi a Raquel, mas a Claudia Carmello.

      Eu reservaria uma pousada e pediria ajuda a eles na questão da passagem.

      http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/134980_comentarios.shtml?4143900

  5. Tita, o Rodrigo, do blog http://www.aquelapassagem.com.br/, fez essa viagem e tem detalhes. A Raquel Verano, http://www.aquelapassagem.com.br/, também. Dá uma olhada.

  6. Vou para Los Angeles amanhã…. alguém que está lá pode me dizer a situação????

  7. O vice Presidente dos EUA, Joe Biden acaba de afirmar, numa entrevista ao Matt Lauer, NBC, que ele não pegaria, se fosse possível, nem avião, nem metro. E nem ficaria em ambientes fechados. Que vocês acham: agora a histeria vai ser total ou não??Ah, fala sério!

  8. Participo de um forum americano de mães, e lá foi postado o seguinte:

    Taken from CNN.com:
    “Has anyone noticed that the deadline for federal funding for scientific research (such as into viruses) was yesterday, 27 April? What a coincidence for some researchers that a global pandemic just happened to be declared that same day!”

    Sabes alguma coisa sobre isto? Fiquei intrigada.

  9. Pessoas, eu não tenha acesso às informações do Zé.

    Mas acho que essa história toda pode ser apenas uma grande chateação.

    Tudo bem: ir ao México agora é uma provocação — e nesse com as coisas não funcionando na Cidade do México e com Cancún vazia, deve ser inclusive tedioso.

    Para os outros lugares, porém, eu usaria o Padrão Pessoal Dengue de Conforto.

    Traduzindo:

    - Se você deixa de viajar para algum lugar do Brasil por causa de notícias de dengue, cancele suas viagens ao exterior por causa da gripe suína.

    - Se você não cancela viagem para o Brasil por causa de alguma notícia de dengue, então também não cancele suas viagens ao exterior por causa da gripe suína…

  10. Isso mesmo, Riq. Desculpem a troca. Foi a Cláudia Carmello e eu repeti o endereço do Rodrigo.

  11. Obrigada Rosa, obrigada Riq! vou ver o que consigo descolar. A passagem ja ta comprada… estou indo contra TODOS os meus principios, pois sempre viajo com tudo planejadinho. Maldita gripe suina!!
    ps: adorei saber que to indo para a praia da boia! nem sabia… li num post antigo

  12. Oi, Estou com viagem marcada para orlando no dia 14.05.09, vou ficar num hoel dentro da disney. Vou com a minha esposa e minha filha de 2 anos. Seria muita imprudência manter a viagem? O que vcs acham? Me ajudem

    1. Vai tranqüilo, Marcio. Segundo nossos leitores que estão viajando nesse momento (inclusive à Flórida), só há paranóia nos aeroportos brasileiros. Desembarcou, ninguém está ligado nisso.

  13. OK. Ricardo, valeu. è bom saber que as pessoas estão indo pra lá com tranquilidade. Pelo que sei, não tem nenhum caso confirmado na Flórida. Obrigado pela força. abços

  14. Olá.
    Minha Viagem de Lua de Mel esta marcada para dia 13/07/2009 para Aruba. Desmarco, aguardo, ou viajo?

    1. Aruba fica na costa da Venezuela. Se a gripe chegar lá, é porque já terá chegado aqui também.

  15. Ola!

    Ricardo, estamos com tudo pago e pronto para viajarmos dia 18 9seg que vem a Orlando. So um pequeno detalhe: estou gravida de 5 meses e iriams comprar todas as coisinhas da nene lá. Ja estamos ameaçando cancelar a viagem, mas a agencia quer nos cobrar multas altissimas pelo cancelamento. No meu caso , pincipalmente, nao eh uma questao de escolha, eh uma questao de “play safe”. Qual a sua opiniao a respeito? Obrigada! Juliana

  16. Errs de digitacao: 18/05 – agora, segunda que vem.

    1. Juliana, eu não vejo risco nenhum em Orlando em si — mas entendo que aeroportos e aviões, hoje, não são ambientes 100% confiáveis.

      Acho que é uma decisão que você deve tomar com o seu médico.

  17. Ricardo,
    tenho passagem marcada para o dia 24 de junho vou ficar 15 dias em Michigan e dps uma semana em NY…vc acha oq?? manter a viagem ou cancelar?? eu falei com um pessoal la, e tds disseram q n tem problema nenhum em michigan, mas na verdade oq estah me preocupando eh NY…como soh tenho ateh o dia 24 deste mes para desmarcar tenho q decidir logo…
    valeu..

  18. voce foi a los roques rcentemente? eu e meu marudo estamos querendo ir em 1 de junho mas com medo da gripe suina, dos mosquitos de la? me disseram que nao da pra ficar na areia de tanto mosquito te comendo! é so e alguma praia especifica ou em todas? o que voce nos diz? vale a pena ou é muito perrengue, roubada, muita falta de conforto na ilha? qual cia de voo voce pegou ate a ilha? como comprou? vamos de milhas, ja achamos uma pousada caracol que gostamos e tem lugar. qual hotel em caracas ficastes? desculpe as muitas duvidas mas agradecemos se puderes nos dar umas dicas! beijao e parabes pelo blog!

    1. Simone, fui a Los Roques em junho de 2003. Não havia mosquito nenhum. Li recentemente sobre mosquitos no blog da Claudia Carmello; cheguei a perguntar se era um fenômeno sazonal, mas ela não respondeu.

      De todo modo, gripe suína é 1) mito e 2) não tem nada a ver com mosquito.

      Fiquei num hotel perto do aeroporto, em Catia La Mar. Agora parece que tem um hotel mais próximo ainda, o hotel http://wwww.hoteleuroexpress.com .

      Relatos recentes de Los Roques:

      Blog Viajante Consciente, da Claudia Carmello
      http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/107041_comentarios.shtml?4143900 (role a página, há um menu para outros posts)

      Blog Radar do Viajante, de Fabio Steinberg
      http://viajeaqui.abril.com.br/blog/sete-mitos-los-roques-1a-parte-150843_comentarios.shtml?1215967
      http://viajeaqui.abril.com.br/blog/sete-mitos-los-roques-2a-parte-final-151102_comentarios.shtml?1215967

  19. riq,

    como sempre, suas dicas sao otimas! e o que voce acha de los roques comparado com algum outro destino no caribe que de pra ir direto de caracs, para aproveitar as milhas ate a capital da venezuela. tipo aruba, curacao, etc… gostamos de fugir de americanos, cvc tour, grandes cadeias de hoteis, sei que esses lugares tem isso. mas como nunca fomos sera que nao tem um lugar charmoso e com areia branca e mar azul pe na areia.

    alias fica uma dica minha: the residence, mauritius, o custo beneficio nos pareceu excelente, uma ilha cheia de culturas diferentes e o hotel nao eh tao caro como os luxuosissimos one and only, mas tem alto charme e gastronomia francesa a la carte, sem aqueles animadores de piscina, tudo muito lindo e discreto.

    1. Simone, Caribe = americanos. Los Roques é um dos poucos lugares onde eles não vão.

      Há um certo CVCzismo ocasional, por conta dos passeios bate-volta de Caracas, de avião. Mas o lugar é uma Morro de São Paulo sem agito.

      Está difícil confirmar vôos de Caracas para ilhas que não Los Roques ou Margarita, porque os venezuelanos fazem essas viagens a Curaçao e a Aruba para arranjar dólares no câmbio oficial e trocar no negro na volta.

      Aruba é totalmente feita para o gosto americano.
      http://viajeaqui.abril.com.br/indices/edicoes/conteudo_241321.shtml

      Curaçao é mais europeizada.
      http://viajeaqui.abril.com.br/indices/edicoes/conteudo_241324.shtml

      O Caribe mais chique que conheço é St. Barth, mas não dá pra ir com milhas.
      http://www.viajenaviagem.com/2007/07/st-barth-pro-eduluz/

  20. Gentem! Sobre mosquitos em Los Roques, meio atrasada: Riquê, eu respondi, sim! Só que naquela semana tava dando pau nos comentários (pra variar) e a cada vez que eu respondia seu comentário, aparecia um comentário de outro post no lugar… Conversa de louco. E o povo do suporte não conseguiu descobrir o que era. A coisa em Los Roques é assim: segundo minha apuração in loco e perguntas aos moradores, os meses de mais mosquitos em Los Roques são os de pouco vento: setembro, outubro e novembro. Novembro também é o mês em que mais chove, foi justamente quando eu fui. Choveu e teve mosquito à beça. Mas quando parava de chover eles (quase) iam embora. :o )

    1. Obrigadíssimo, Claudia!
      Faz sentido, sim, porque em junho, quando eu fui, não tinha mosquito nenhum!
      E vou falar do teu novo blog loguinho! Bj!

  21. Gostaria de saber se é possivel pegar gripe suina em assentos de banheiros publicos, de onibus ou cadeiras em salas de espera publica. qto tempo o virus se mantem vivo, obrigada

    1. O vírus se mantém vivo cinco dias no ambiente.

      A forma mais comum de contágio é quando se leva a mão à boca, olhos ou nariz. Se você está paranóica, lave as mãos várias vezes ao dia com sabão ou álcool em gel.

  22. Tenho viagem progrmada para Serra Gaucha em 16 de Ago de 2009. Você acham prudente o cancelamento ou um exagero?
    Att

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!