Lucia Malla, longe da praia na Croácia

plitvice-andreseale

Sempre que aparece alguma pergunta sobre Croácia aqui, eu repito o clichê praias + cidades históricas.

(Só estive lá uma vez, no longínquo 1990, três dias em Dubrovnik. O lugar se chamava Iugoslávia.)

Pois a danada da Lucia Malla descobriu um lugar sensacional, fora do circuitão: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, ou Plitvicka Jezera.

O parque fica entre Zagreb e Split, e desde 1979 é patrimônio natural da Unesco. A Lucia explica por quê:

O parque de Plitvice é composto por 16 lagos dispostos em degraus naturais, compostos de tufo calcário, rocha formada pela sedimentação das partículas de carbonato de cálcio presentes em alta quantidade na água da região. Os tufos vão se formando à medida que a água flui, num processo relativamente rápido e constante de modificação da paisagem local. Uma cachoeira que hoje existe pode estar ano que vem calcificada e a água ter se deslocado para outra queda. De acordo com a guia do parque, os níveis de calcário são tão elevados na água que qualquer objeto que ali caia se calcifica em pouco tempo. O exemplo disso é que vimos inúmeros galhos de árvores calcificados no fundo das lagoas.

O lago mais alto fica a 636m de altitude, e o mais baixo a 503m. Portanto, em 8km de extensão do sistema de lagos, há um desnível de mais de 100m de altura. Os “degraus” são a chave para apreciar o parque: a cada “degrau” por onde a água passa, vai sendo “filtrada” naturalmente. Vem daí a beleza maior de Plitvice: cada lago em um nível tem uma tonalidade diferente. É belíssimo.

Para ver mais fotos bacanas do André Seale, saber como a Lucia descobriu essa preciosidade e ver como chegar, clique aqui.

Atualização

Na caixa de comentários, a LucianaM avisa que a Luisa do Arquivo de Viagens também postou seu relato de Plitvice com fotos tiradas no verão.

E em seu blog, a Luisa lembra que a Carla Castro do Made in Carla também já tinha passeado por lá — o post está aqui.

71 comentários

Ola! Gostaria de saber se alguem tem alguma informacao de como seria a Croacia em fevereiro? Vale a pena conhecer hvar no inverno?

    Olá, Livia! Vá à praia somente do fim da primavera ao comecinho do outono. No inverno não haverá nada em Hvar.

Ronaldo,

Na Croácia, eu recomendo acrescentar Hvar, é imperdível! PAsse uns 4 dias na ilha e faça passeio pelas redondezas. Split pode ser uma noite apenas!

Em Montenegro, você vai poder curtir praia em Budva, uns 3 dias por lá são bem relaxantes. Menos do que isso, acho que fica muito pinga-pinga o roteiro.

Como o país ainda é um pouco menos turístico, sugiro ir primeiro em Montenegro e depois para a Croácia!

Estive por lá em junho agora. Caso queira mais informações, estou por aqui!

Abs,

ok, Bóia, obrigado pelas dicas.

    Ronaldo:
    Estive por lá em setembro de 2012 – Croácia, Sérvia, Kosovo, Macedônia, Albânia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia.
    Em Montenegro, sugiro que incluas Budva no teu roteiro.
    Na Croácia, seria interessante visitar o Parque Nacional de Plitvice e na Eslovênia as grutas de Postojna.
    E, se possível, visite Sarajevo, capital da Bósnia. Em termos de história, na há nada na região que se compare…

    Concordo plenamente com o Inácio. Eu tb estive na Croácia, Montenegro, Bosnia e Slovenia. (agosto 2013)
    Ficamos 5 dias em Dubrovnik e fizemos passeios de bate-volta para Montenegro (incluindo Budva) e Bósnia (Mostar é linda).Acho 3 dias em Montenegro demais.
    Ficamos 3 dias em Split, de onde fomos para Hvar, que é linda também. Vale a pena dormir uma noite.
    Zagreb é bacana, mas não voltaria.
    Liubliana é um encanto. Também fizemos passeios de bate-volta para Bled e Postojna.
    Foi uma das melhores viagens que fiz na vida.

Olá Riq, Bóia e viajantes amigos. Estou começando a planejar uma trip para os Balcãs em agosto de 2014 e gostaria da opinião de vcs. Penso em gastar quatro full-days na Eslovenia, sete na Croacia e três em Montenegro, chegando por Ljubliana e voltando por Dubrovinic. Duvidas:Dá pra se locomover na Eslovenia usando sómente o sistema ferroviário, tendo Lubliana como base? Na Croácia, além do óbvio, Split e Dubrovinic, o que mais vale uma visita/estadia? Zagreb? Hvar? Finalmente, Montenegro, alguém pode dar dicas do que fazer, além de Kotor?
Obrigado.

    Olá, Ronaldo!

    Provavelmente uma semana seja pouco para a Croácia no alto verão.

    Dê uma olhadinha nos blogs listados aqui, há enorme conteúdo sobre o país:
    https://www.viajenaviagem.com/2012/04/croacia/

    Na Eslovênia, o Lago Bled está a pouco mais de 1 hora de ônibus de Ljubljana. A linda cidade de Maribor está a 2 horas de trem, já a caminho da Croácia.

    Vamos pôr a sua pergunta de Montenegro no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

OLá

Estou a pensar fazer uma peq trip en setembro. Praga/Brno – Eslovenia-Croacia-Hungria

Quais os melhores transportes da rep checa para eslovenia? Sera preferivél ir primeiro a vienna? e comboio da croacia para a rep checa há?

Se houvesse poderia fazer Brno-Viena-ESLOVENIA-CROACIA-REP CHECA

Alguem consegue ajudar me?
Obrigada

Oi!
Acho muito legal conhecer a Croácia no inverno pois é totalmente diferente do verão! Os Lagos Plitvice são um espetáculo em cada estação! E o Parque Krka concordo com a Kátia, vale muito a pena, principalmente no verão quando dá pra tomar banho enquanto se caminha!

    Estive na Croácia no ano passado e amei. Cheguei por Dubrovink e fiz Makarska-Split-Hvar-Brac(Bol)-Dubronvnik. Foram quase 2 semanas, curtindo o litoral com algumas escapadinhas para conhecer as cidades históricas. Adorei Dub. e Split, porém em julho, com todo aquele calor acho que essas cidades maiores acabam cansando e que o mar das ilhas foi bem mais interessante. Deixei minhas impressões aqui: https://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/09/12/croacia-sul-da-dalmacia-2. Agora, em junho de 2012, estou preparando a proxima: uma semana em Trogir e arredores. Gostei da dica do Parqur Krka. Vou ver se consigo visitar.

Estive em Split, Hvar e Dubrovnik na segunda quinzena de Agosto de 2011, alta temporada, tudo de bom, excepcional, um show !
Quem precisar de dicas, é só perguntar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito