Nasce um mito: Alter-do-Chão, “a melhor praia do Brasil segundo a imprensa inglesa”

alter

Lembra da história do Washington Post ter eleito Jericoacoara como uma das 10 praias mais bonitas do mundo? Pois o Washington Post nunca disse isso. Apenas pôs Jeri numa matéria sobre praias exóticas, 22 anos atrás. A revista Visão (ou será que foi a Veja? jamais saberemos ao certo) é que inventou a história das 10 praias, e a coisa colou para todo o sempre.

O engraçado é que um telefone-sem-fio idêntico está acontecendo bem debaixo dos nossos narizes. E desta vez o que está impulsionando o mito não é a inacessibilidade da fonte, mas a velocidade de propagação de factóides pela internet.

É o seguinte: quarta-feira passada a edição online do jornal britânico The Guardian publicou uma lista de 10 praias top do Brasil, escolhidas aleatoriamente por 10 especialistas. 

Alter-do-Chão está entre essas 10 praias, com bastante merecimento. Mas encabeçou a lista não porque seja a número 1 desta avaliação, mas porque está mais ao norte do que as outras nove. A lista foi apresentada em ordem g-e-o-g-r-á-f-i-c-a (a 2a., a 3a., a 4a. e a 5a. da lista estão no Nordeste, da 6a. à 9a. no Sudeste, e a 10a. no Sul). E cada praia teve apenas um voto — não houve eleição ou nada parecido. Como eu sei? Porque eu fiz parte do “júri”, ora.

Só que algum coleguinha da edição online da Época entendeu mal a matéria e apressadamente tascou o título: “Jornal inglês elege praia de rio do Pará como a melhor do Brasil“. (A propósito: a foto eu afanei de lá.)

Pronto. Nada do que se fale, que se argumente ou que se linke será capaz de retificar a notícia. O título de melhor praia do Brasil foi galardoado e está sendo comemorado, com justificada euforia, pela imprensa e pela blogosfera paraense. Hoje, na Folha, uma notícia sobre as enchentes do inverno amazônico assinada pelo correspondente no Pará dá conta de que “a praia mais bela do Brasil, eleita pela imprensa inglesa, está debaixo d’água”.

Veja bem: Alter-do-Chão é linda, e o Pará (junto com o Piauí) é o lugar do Brasil mais injustamente esquecido pela imprensa de viagem. Esse ano eu vou fazer sem falta a viagem que eu mais me devo dentro do Brasil.

Mas que o Guardian não disse isso que todo mundo daqui por diante vai repetir que disse — ah, não disse, não :mrgreen:

47 comentários

Tema subjetivo! Mas podem ficar certos de que ALTER DO CHÃO não é a mais linda do mundo!! Se você penetrar no Tapajós e no Rio ARAPIUNS de barco , vai ver praias mais belas que a mais bela do mundo a ilha do amor em alter do chão !! já estive no Caribe, Punta cana, etc Nordeste todo! Rio! Espírito Santo Santa Catarina Muita coisa linda Mas não há nada mais fascinante e fora do lugar comum do que as praias do ARAPIUNS!!

Fala gente, tudo bem ??
Meu nome é Vinícius e eu sou nascido e criado aqui, minha mãe é nativa de uma das comunidades ribeirinhas no arapiuns e meu avô foi seringueiro na época do boom da borracha. Com esse background cresci na família mais tapajonica que eu poderia. O que fez eu querer mostrar para as pessoas um pouco mais tá minha terra.
Eu trabalho com organização e produção de experiências aqui na amazonia. Nossa especialidade são cruzeiros regionais de 3 a 5 dias por essa região com tudo incluso e com uma vivência feita de maneira mais especial não tão turística, com visita a comunidades ribeirinhas, oficinas de artesanato com comunitários e etc. Mas também organizamos experiências mais privadas e damos toda assessoria necessária.
E caso tenham alguma dúvida estou super disponível para sana-las e quem sabe fecharmos um negócio.
De qualquer maneira vai ser lindo trocar com voces. Deixo aqui meu contato para qualquer coisa.
[email protected]
+5593991542419

Li algumas notícias esparsas (e não muito recentes – 2010) de que Alter do Chão estava poluída por conta dos esgotos dos hoteis jogados diretamente na praia. Alguém sabe dizer se é verdade?

    Olá, Lili! O Ricardo Freire esteve lá em 2013 e não ouviu nada sobre isso, não.

Olá, primeiramente parabéns pelo artigo.

Acho que o seu argumento pode ser facilmente debatível. Pois quando o artigo começa assim:

“A melhor praia do brasil não está no Rio de Janeiro o no Norderte ensolarado. Não está sem ao menos na costa. Está em um rio no coração da floresta amazônica. Por volta de 30km da cidade de Santarém, Alter do chão é a responta florestal ao caribe”.

Esse trecho e o fato do título do artigo ser “beach brazil TOP 10” deixam bem claro que se trata de um ranking ou uma escolha..

Enfim não quero entrar no mérito de que Alter é realmente a melhor, mas é fato que O The Guardian a elegeu de fato como a melhor praia do Brasil.

Abraços e Sucesso 🙂

Artigo Original:

“Brazil’s best beach is not in Rio de Janeiro or the sun-bathed north-east. It’s not even on the coast. It is on a river at the heart of the Amazon rainforest. Around 30k from the rainforest city of Santarem, Alter do Chao is the jungle’s answer to the Caribbean”
https://www.theguardian.com/travel/2009/apr/15/beach-brazil-top-10?page=all

Visite Santarém:
Santarém Pará

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito