Gramado pra Marcia

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago Negro, Gramado (foto: site da prefeitura)

A Marcia Amaral descolou passagens em conta para Porto Alegre e quer passar uns dias em Gramado.

Ela já imprimiu as dicas gastronômica dos Destemperados e gostaria de sugestões de hotéis ou pousadas com charme mas que não fossem muito caros.

Eu sei que já discutimos o assunto em Perguntódromos antigos e esparsos, mas esse é o grande defeito dos Perguntódromos -- pesquisar é um inferno.

Vocês têm paciência de repassar as dicas mais uma vez? A diferença é que agora elas vão ficar arquivadinhas num lugar muito fácil de buscar mrgreen

As opções BBB da Sylvia são a Pousada Vovó Carolina e o hotel  Vô Mário.

A Mô gostou muito da hospedagem no Toscana.

Quem tem mais hotéis testados e aprovados? Conte pra gente, por favor!

Também são bem-vindas dicas quentes de trânsfer entre o aeroporto de Porto Alegre e a Serra.

Obrigado!

Leia mais:

364 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

CarlaZ
CarlaZPermalink

Fui para um casamento em 2007 e fizemos vários passeios, em grupo, tudo por uma agência que acho que é local, http://www.socaltur.com.br/.
Em foi tão corrido que nem tenho muitas dicas...

Sylvia
SylviaPermalink

Quais são as tuas datas ? Pergunto pois existem varios pacotes hotel-transfer para congressos, que são super em conta , e podes te encaixar em um deles .
Ex : http://www.unesultur.com.br/congresso/aval_piscologica.htm
e http://gramadosite.com.br/cgi/comochegar

Luciana Ferreira
Luciana FerreiraPermalink

Em Gramado sempre fico no Serrra Azul http://www.serraazul.com.br , pela localização. É muito bom! Transfer Poa-Gramado, se for com grupo, compensa fazer com a BELLATUR - (54) 3286 7083. Se não, vou prá rodoviária e pego um busão da Citral mesmo http://www.citral.tur.br , tem muitos horários prá Gramado. De Gramado, tem um ônibus que vai direto pro aeroporto, rápido e confortável, mas como só tem um por dia, tem que coincidir com o horário do vôo. Confere aqui: http://www.hotelazaleia.com.br/loc/buss.php
Apesar dos muitos restaurantes maravilhosos da cidade, nunca deixo de almoçar no Vale quanto pesa http://www.hagah.com.br/bareserestaurantes/143611 , um self-service com saladas e massas ótimas, a melhor polenta frita do planeta e um bufê de sobremesas de matar! E com um preço bem bom. Fica na Rua São Pedro, atrás da igreja, perto da R Augusto Zatti.
Na Augusto Zatti tem uma loja de coisas lindas para casa, a Arraial. Impossível não passar depois do almoço prá dar uma olhada e tomar um chá gelado maravilhoso que eles fazem por lá. Mas se a sua praia não for coisa de casa e sim roupas e acessórios, na mesma rua tem outra Arraial de enlouquecer um guarda-roupas. Deixa prá tomar o chá lá. Boa viagem prá Márcia.

Sylvia
SylviaPermalink

Nem me fala daS Arraial .. é de enlouquecer !!
Caminhar beeem devagarinho pela Borges de Medeiros , entrando nos cafés e nas lojas ma-ra-vilhosas ( mesmo que só pra olhar ) é um programão ! Parar ao menos no café junto ao super mercado Nacional é obrigatório ( principalmente se o dia estiver lindão ) . Dar uma volta no Lago Negro , passar nas pequenas ruas e olhar os jardins , é uma delicia ! Gramado é um lugar para curtir devagar , e caminhar é a melhor opção :cool:

Igor
IgorPermalink

Quando eu fui pra Gramado, no ano passado, fiquei no Hotel Di Marco http://www.hospedevip.com.br/gramado/hoteis/hotel-di-marco.html . Eu gostei do lugar, apesar da localização um pouco distante do centro da cidade. Ele fica naquela avenida que dá acesso a Canela, mas eu achei que valeu a pena.

Não sei dizer sobre transfers de POA pra Serra, mas quando estive por lá eu usei e abusei do transporte público, incluindo minha ida a Bento Gonçalves de busão, com conexão em Caxias do Sul. Eu gostei...

Igor
IgorPermalink

Ah, detalhe: na volta de Bento Gonçalves para Gramado, cantei uma guia de turismo que estava com um grupo e ela arrumou um lugar em seu ônibus por 10 pila. Voltei sem escalas e dormindo feito uma criança. hehehehe

LucianaM.
LucianaM.Permalink

Eu estive em Gramado há alguns anos para um congresso. Também fiquei no Serra Azul, pois havia preços promocionais por conta do evento. Normalmente,a tarifa dele é um pouco cara. Por outro lado, a localização é ótima!
Não tivemos sorte com o atendimento nos restaurantes, mas naquela época não havia Os Destemperados para ajudar!
Boa viagem!

Sylvia
SylviaPermalink

As dicas dos meninos são sensacionais !
Se puder evitar o horário do rush dos restaurantes , fica perfeito . Lembre que sabado e domingo é sempre haaard eekops:

diogo
diogoPermalink

que legal!!! bom, o hotel mais em conta que eu conheço, principalmente para quem está sem carro, é o giardino di pietra http://www.giardinohotel.com.br. fica na borges de medeiros, ao lado da cantina pastasciutta e na frente do nonno mio.
e realmente, como a sylvia ressaltou, as reservas são um ponto bem importante. ainda mais agora no inverno.
hei, marciá, nos dá um toque que a gente trata de mandar dois guias destemperados serra gaúcha '09 tinindo de novos, no hotel que ficares ok? 8-)

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Entrei aqui para comentar isso, Diogo!

Vi lá no blog que amanhã tem o lançamento, dicas quentinhas para você Márcia!

E sucesso para a equipe (não é só os meninos, isto?) destemperada!

E Riq, corre lá pro Sul!

; )

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Ah, eu também gosto bastante do Alpestre http://www.hotelalpestre.com.br/ e da linda vista que tem do jardim. Parece mais um bosque. Porém ele não é exatamente BBB.
No Toscana, peça um quarto com vista para a Serra. Lindo, lindo, super bem localizado, dá para ir a pé a todo lugar.
Outra coisa: o apto que fiquei tinha uma pequena cozinha, sala, um sofá-cama na sala, 2 camas de solteiro no quarto, divisória, mesa de trabalho, internet, sacada na sala, 2 tvs. Amei!

natalia
nataliaPermalink

oba! as dicas virão muitíssimo a calhar... tenho 20 dias de férias em agosto e quero muito conhecer um pouquinho do sul. Não sou naaaada chegada a excursões mas acho que os pacotes acabam saindo mais em conta, é verdade?
A minha maior questão é que eles são tão limitados... Os que eu vi eram 10 dias em Gramado com passeios a canela e tour do vinho e da uva (vinícula X?)... alguém conhece uma agência com opções melhores? principalmente pra quem vai ficar 20 dias como eu? queria algum pacote que tivesse as vinículas maiores (Salton, Miolo, Aurora, Villa Francioni...), tô querendo muito? rsrs
Ah! as super dicas dos destemperados estão anotadíssimas! obrigada smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Copiando resposta do Diogo Destemperado um pouquinho abaixo:

Natália: tente entrar em contato com uma agência de bento gonçalves chamada mundo do vinho http://www.mundodovinho.com.br que é especializada nesses roteiros por vinícolas da região.

Dionisio (www.blig.com.br/dionisio)

Em Gramado, por mais simples que sejam, as pousadas são muito boas. No tipo boa e barata, ficaria com a Pousada Vovó Carolina (a pousada, não o hotel) http://www.vovocarolina.com.br/pousada.htm , que é confortável e com café da manhã muito bom, por um preço bem convidativo. Ótimo custo benefício.

Mas acho o Hotel das Hortênsias http://www.hoteldashortensias.com.br/ imbatível na combinação localização-charme-cafédamanhã-preço. Eu ficaria lá.

Num padrão um pouco acima, o Toscana http://www.hoteltoscanagramado.com.br/ , os hotéis Laghetto (todos eles) http://www.laghetto.com.br/ , o Bavária http://www.hotelbavaria.com , o Alpenhaus http://www.hotelalpenhaus.com.br/ e o Recanto da Serra http://www.recantodaserra.com.br/ são bem recomendáveis. Padrão Gramado: tudo muito bom.

E já num patamar mais caro, mas ainda sem deixar os tubos, recomendo o Casa da Montanha http://www.casadamontanha.com.br/ , onde parei no ano passado. Um show de hotel, temático de caças, charmoso, confortável, bonito e com uma gastronomia espetacular.

Dionísio
DionísioPermalink

O Alpenhaus é um hotel muito bom que também tem costuma ter promoções excelentes se comprado avulso na CVC.

Ernesto, o  pato
Ernesto, o patoPermalink

O Hotel Toscana é bom. Fora de temporada, e com carro, uma ótima opção do Pato Economico é o Galo Vermelho http://www.hotelgalovermelho.com.br/ . Como passeios recomendo o Parque da Ferradura, e os Aparados da Serra, além do trenó. ´´E recomendável alugar um carro, fora da temporada é mais barato em Gramado, na temporada há poucas locadoras e é melhor não arriscar.

diogo
diogoPermalink

guilherme, valeu pela força!!

dioníso, grande lembrança a do casa da montanha. e aproveito a deixa para ressaltar que o know-how do vô mário é o mesmo do casa da montanha. são do mesmo grupo. show de bola a lembrança sylvia, e fica bem atrás da rua coberta!

além disso, um outro fantástico é o solar do marques http://www.solardomarques.com.br em canela. um charme só, estilo varanda das bromélias, mas pra quem tá de carro.

toques gastronômicos não faltarão nessa trip. e ah, natália: tente entrar em contato com uma agência de bento gonçalves chamada mundo do vinho http://www.mundodovinho.com.br que é especializada nesses roteiros por vinícolas da região.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Eu a-mei a Pousada Due Fratelli http://www.pousadaduefratelli.com.br/ ! Charmosa, nova, banheiros impecáveis, café da manhã, delicioso e tem garagem, para quem vai de carro. Pessoal super atencioso, à noite a gente voltava dos passeios e sempre tinha um chazinho quente nos esperando perto da lareira. Recomendo.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

P.S.: é um pouco longe do centrinho...

Silvia Oliveira - Matraqueando

Vou para lá dia 29/05. Fico um fim de semana num roteiro Mariana-completa-um-ano! Um lugar simples, mas decente é o Hotel Di Marco http://www.hoteldimarco.tur.br , que está cobrando em maio e junho R$ 159,00 a diária para casal, com café da manhã incluído. (Em julho sobre para R$ 190,00 - a diária). De Porto Alegre a Gramado vamos alugar um carro na LocarAlpha http://www.locaralpha.com.br, que está com desconto de 40% na diária da locação em todas as lojas do Brasil (e tem loja no aeroporto de POA). Um carro da categoria popular está R$ 49,00 por dia com quilometragem LIVRE. O seguro é de R$ 19,00 por dia. Ah, o hotel fica a 3 km do centro, mas oferece transporte gratuito à avenida principal, para os que estão sem carro. Abs!

Sylvia
SylviaPermalink

Um lugar que a gente gosta bastante é o http://www.pousada-le-chateau.com.br/ . Os apes são normais , mas as suites são especiais :cool: . Até dá pra ficar sem carro , mas , só pra quem gosta de caminhar . Gramado é um lugar em que ter carro é muito importante para a qualidade da viagem , vale a pena alugar um ! wink

Sylvia
SylviaPermalink

A Cravo e Canela , é um charme só ! http://www.pousadacravoecanela.com.br/

Wander
WanderPermalink

Em 2002 fui a serra gaucha e me hospedei em uma pousada BB, mas bem confortavel, em Canela. Canela é bem pertinho de Gramado, é muito tranquila e tem varias boas pousadas e hoteis,mas sem o agito de turistas de Gramado. Em 2007 fui em pacote e fiquei em Gramado, pois o objetivo da viagem era assistir o Natal Luz. Fiquei hospedado no Serrano Resort http://www.serranoresort.com.br/home.html e o custo beneficio foi otimo, pela qualidade do hotel, mas eu estava com o custo da diaria de empacotado. Agora estou com milhas e pensando em voltar pro Natal Luz. Anotado as dicas de transfer, mas se alguem tiver mais alguma informação, agradeço.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Final de semana passado já havia muiota cosia do Natal Luz e a cidade já estava quase toda pronta. Vai bombar, como sempre. Reservar com antecedência!

Marcia
MarciaPermalink

Oi Riq e pessoal !
Vou dia 13 e volto 19. Vamos alugar carro então localização talvez nem seja muito importante. Pensamos em gastar cerca de 200,00. Vou dar uma olhada em todas as dicas. Do post anterior já tinha gostado do Toscana e do Vo Mario. Vi tb esse Giardino www.giardinohotel.com.br que me lembro de já ter lido na VT há algum tempo os preços variam de 160 a 220. Outro opção ...www.borghettosantanna.com.br que fica em Bento Goncalves (talvez ficar 2 dias em Bento e 4 em Gramado).
Obrigada por todas as dicas !

Sylvia
SylviaPermalink

A localização do Giardino é imbativel ! No ponto central da muvuca ,que dependendo do ponto de vista pode ser um mais ,ou um menos lol mas, acredito que longe dos finais de semana ,eventos e feriadões ( quando a cidade super-lota) seja uma excelente opção , principalmente para quem pretende não alugar carro .

Wander
WanderPermalink

Humm, este Giardino (dica tambem do Diogo, lá em cima), tá redodinho pra mim. Localização central, perto de tudo; como vou para ver o Natal Luz, e não quero alugar carro, dessa vez quero ficar mais perto da muvuca. (em Gramado é sempre uma muvuquinha, não atrapalha muito a vida de ninguem). Pelo site o hotel parece muito charmoso também. Acho que vou ficar com este. Pro transfer vou ver se o hotel tem alguma sugestão, se não vou de bus mesmo. Obrigado: Marcia, Sylvia, Diogo e trips.

Angie
AngiePermalink

Um hotel que adoramos em Gramado (mas que, infelizmente, nao é barato) é o Varanda das Bromélias. Cada quarto é decorado de maneira diferente, e o hotel é lindo, lindo, lindo!!! Com piscina términa, com um café da manha gigantesco, com quartos super confortáveis e muito, muito lindos!!! Um atendimento super atencioso, com direito a bolo e chazinho no meio da tarde como um agrado. A gente amou, e recomenda!!!
http://www.varandadasbromelias.com.br/
Beijos, Angela
P.S. Tô curtindo muito acompanhar suas viagens e dicas, conheco o site a pouco tempo eek)

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Eu fui há muito tempo para Gramado, mas recomendo o Hotel Azaléia http://www.hotelazaleia.com.br . Ele fica na Borges de Medeiros e os quartos e café da manhã eram fantásticos. A dona Leônidas, que era a dona do hotel (não sei se continua por lá), também é muito simpática e cozinha muito. O hotel é exclusivo para não fumantes, o que é uma garantia para aqueles que não gostam de cheiro de cigarro no quarto.

Carla
CarlaPermalink

Eu já me hospedei tanto no Hotel quanto na Pousada Vovó Carolina, e recomendo ambos - aquele café da manhã é simplesmente divino, engordo uns quilinhos só de lembrar... wink Também já fiquei em um hotel no começo da estrada para Canela, mas não me lembro bem o nome - Vista Bella, talvez? Gostei muito dele também, mas considero a relação custo-benefício da grife Vovó Carolina mais interessante!

Carla
CarlaPermalink

Marcia, da última vez que andei pela serra gaúcha (quase 4 anos, preciso voltar!), fiquei 2 noites no Vale dos Vinhedos e 4 ou 5 noites em Gramado. Olha, foi uma opção acertadíssima!!! Nada como curtir as vinícolas com calma, almoçar em um restaurante gostosinho aqui, jantar ali... (Mas confira os horários de funcionamento no site www.valedosvinhedos.com.br , porque nenhum abre todos os dias, nem para almoço E jantar, a menos que haja reserva para um grupo grande.) O Jorge tem um post bem legal lá no Giramundo, falando sobre a nossa "Toscana genérica": http://giramundo.wordpress.com/2008/09/14/viagem-generica-a-toscana/

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Em Gramado hospedei-me no Bavaria http://www.hotelbavaria.com . E em Bento Gonçalves no Vinocap http://www.vinocap.com.br . Excelentes opções. O Bavaria é um hotel tradicional, muito bem equipado, excelente café da manhã e o preço da diária não é exorbitante. A localização é ótima, o lugar é lindo só que para ir ao centro precisa de carro. O Vinocap fica no centro de Bento Gonçalves, bom preço, quartos confortáveis e tem garagem. No próprio hotel tem agentes de turismo para contratar os passeios. Bento Gonçalves é uma graça de cidade e como passávamos o dia passeando curtíamos a cidade ao entardecer.

Sylvia
SylviaPermalink

Riq , quando puderes ,altera o endereço que enviei para
http://www.vovocarolina.com.br/pousada.htm
No site é possivel ver o hotel e a pousada , e a pousada é mais
aconchegante .

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Já mudei!

E diquinha a todos que (obrigado!) copiam links: não ponham o link entre parênteses ou junto a nenhum sinal de pontuação, senão o link não funciona...

(Mas se esquecer, no problema, eu corrijo!)

Obrigadíssimo pelas colaborações! Este post está ficando ultra-mega-rico de dicas quentes!

Maria Célia
Maria CéliaPermalink

Oi pessoal. Aproveitando o embalo do post, eu, que há tempos acompanho o blog (A-M-O!!!) mas nunca tive coragem de "dar as caras", resolvi dar um "oi".

É porque estou de lua-de-mel marcada (15 a 21/06) para as Serras Gaúchas, mas vamos ficar em São Francisco de Paula, na Pousada do Engenho http://www.pousadadoengenho.com.br . É uma pousada pequena e bem exclusiva. São apenas 10 cabanas, super charmosas e o preço não é de fazer sair correndo não.

Alguém já esteve hospedado lá? Tem alguma dica especial? Estou um pouco preocupada porque não conheço nada da região e não sei também como vamos fazer o trajeto POA/São Francisco de Paula, achei os preços de transfer que a pousada sugeriu muito caros então estamos analisando se vale a pena alugar carro (acho que sim, até para poder fazer os passeios, porque acho que a maior parte das atrações está nas cidades vizinhas, né?).

Enfim, se alguém tiver alguma dica adicional para SFP (especialmente locomoção), eu agradeço muito!

Já anotei as dicas de Gramado, Canela e região.

Sylvia
SylviaPermalink

Aluga carro sim , e nem pensa duas vezes !
A Silvia Oliveira comentou ali em cima que encontrou uma barbada http://www.locaralpha.com.br.
A Pousada do Engenho é impecável ! Confere no site as novissimas cabanas - vale a pena !

Guta
GutaPermalink

Fui p/ la recentemente e recomendo DEMAIS uma refeição no Nonno Mio http://www.nonnomio.com.br/ ! Rodizio de galetto inesquecivel! Refeição com o melhor custoXbeneficio de gramado! Fazer alguma refeição no hotel Serrano tb é uma boa (são uns 4 restaurantes no total). Não sei agora, mas paguei cerca de 30 reais em 3 pratos (entrada, principal e sobremesa). Forneria e Fronteira Sur foram dignos de repetição, mas reserve!!!!
Passeio, se puder (e o tempo colaborar) não deixe de ir para Aparados! Com crianças, o Gramado Zoo é uma opção de passeio mto diferente e interessante, já que vc passeia quase diretamente entre os animais. Infra estrutura 10!
Se pudesse ia p/ gramado agora!

Marcelo
MarceloPermalink

Como já foram dadas muitas sugestões de hospedagem, vou dar aqui uma ótima sugestão de passeio, bem agradável e diferente.
Trata-se do centro de budismo tibetano Khadro Ling. Fica em Três Coroas, a cerca de 20km de Gramado. Localiza-se no alto da serra essa que é a sede da maior organização de budismo tibetano no Brasil. Possui 2 belíssimos templos repletos de estátuas e pinturas, além de muitas outras construções e estátuas ao ar livre, que seguem fielmente o estilo arquitetônico tibetano.
É permitida a visitação pública. Aqui vai um link prá maiores informações.

http://kl.chagdud.org/

Jackie
JackiePermalink

Acabo de voltar de lá (fiquei 23 a 26/5/09). Dormi no Pousada Vovó Carolina e adorei. Pagamos somente 117 reais a diária por casal (baixa temporada). Antes, já havia dormido no Alpestre e no Bavária.
Amo a Serra Gaúcha (meu pai é de Porto Alegre, então íamos todos os anos), em especial o Mini-mundo, o Lago Negro, o Parque do Caracol e o passeio de trem em Bento Gonçalves. Acho que ninguém pode deixar de comer numa galeteria, se fartar no café colonial, beber suco de uva até enjoar e provar pinhão e sagu (ainda que nem todo mundo aprove, estas últimas são comidas típicas da região). Fiquei frustrada porque deixei para comprar Teem (refrigerante de limão da Pepsi) no aeroporto e não tinha. Carro é fundamental, principalmente no Parque do Caracol, onde as excurções páram somente 1 hora (dica de amigos) e só dá tempo de descer até a base da cascata e voltar correndo, colocando os bofes pela boca. Gramado é uma cidade fácil de estacionar, mas ultimamente estão cobrando 2 reais para parar nas ruas do centro durante o dia.
Sobre São Francisco de Paula (lugar bem mais frio que Gramado): ainda não consegui ir lá. No dia que planejamos ir (há mais de 10 anos) chegamos numa segunda-feira, quando o parque estava fechado e não havia churrasco na vala. Voltamos no mesmo dia para Porto Alegre. rs

Marcia
MarciaPermalink

Obrigada pessoal !
Estou pesquisando os preços. Depois conto como foi.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Marcia
Eu estive o ano passado no Hotel Villa Bella e adorei! o site é: http://www.hotelvillabella.com.br/
Espero ter ajudado!

Munique
MuniquePermalink

Fui ano passado e adorei o hotel Villa Bella. Tudo foi impecável. Limpeza nota mil, atendimento excelente, piscina aquecida e jacuzzis ótimas. A localização não foi problema, pois alugamos carro e em cinco minutos estávamos no centro. Mesmo assim em um dos dias usamos o transporte oferecido de meia em meia hora para ir e voltar do centro, e foi ótimo. Os restaurantes lá também possuem transporte que os leva de volta ao hotel. Por isso, a localização um pouquinho mais afastada não foi problema... aliás, pelo contrário: a vista do hotel é linda.

Fiquei no quarto mais simples do hotel e ele atendeu a todas as minhas expectativas.

Hugo
HugoPermalink

Márcia, se você gostar de vinhos não deixe de ficar umas 2 ou 3 noites no Vale dos Vinhedos. Procure a pousada Don Giovanni http://www.dongiovanni.com.br , que tem preços ótimos e um atendimento muito atencioso. Ela fica um pouco afastada, mas como você estará de carro isso não é problema.

Em Gramado não deixe de ir no Mini Mundo que é muito bacana e coma a torta de maça no Catelinho Caracol.

A pousada Cravo e Canela normalmente tem preços interessantes e oferece uma estrutura espetacular, mas os quartos mais simples são muuuuito pequenos. E como você vai ficar mais dias isso pode ser um problema.

Marcia
MarciaPermalink

Hugo,
Interessante eu fquei nessa pousada há uns 7 anos ...e gostei muito tb. Até hj compro umas garraas do vinho deles. Estamos realmente pensando em dividir e ficar umas 2 noites por lá ou na Borgheto Santana www.borghettosantanna.com.br/pagina.php?id=1 que tb parece ótima. Sobre Gramado até agora a Pousada Vovó Carolina está ganhando ... : )

Hugo
HugoPermalink

Marcia, a Carla Portilho tinha me dado uma dica da seguinte locadora: www.lemmertz.com.br

Gostei muito do atendimento e do preço. Faza uma cotação lá.

Por fim, algo que achei dispensável em Bento Gonçalves foi o passeio de Maria Fumaça. Foi cansativo, sem graça, muuuito caro e ainda serviram um vinho muito ruim. Veja bem se é algo que te interessa.

Leandro
LeandroPermalink

Cheguei tarde mas lá vai: fiquei no Casa da Montanha da última vez e recomendo, o quarto duplo é muito bom e tem bela vista para a cidade, em um dia da semana tinha um belo brunch, comi bem no Belle du Valais, Petit Clos e Pastaciutta (mas a melhor relação custo benefício foi o Colina Verde (em Nova Petrópolis), se for vá com MUITA fome. Vale a pena visitar o parque do Caracol em Canela, o Mini Mundo e o Papai Noel em Gramado (também gostei de visitar o pinheiro multissecular entre Gramado e Nova Petrópolis mas é meio escondido), peguei mais calor do que frio num veranico de julho (só à noite esfriava mas não muito), mas isto é exceção para a época, normalmente faz algum frio (neve é uma raridade, não espere e se vier será muito lucro).

Zayra
ZayraPermalink

Minha dica de hospedagem é a Estalagem Alineville, http://www.alineville.com.br/
Simples, mas muito aconchegante. Fica no início da estrada do Caracol.

Ernesto o pato.
Ernesto o pato.Permalink

Fora de GRamado, em Caxias do Sul a rota dos imigrantes é muito bonita. Um dos destaaques é uma pousada /museu / restaruante, que funciona numa antiga casa de madeira, a rota dos imigrantes é bem sinalizada dentro da Cidade

MUSEU CASA ZINANI / MEMORIAL DITÁLIA
Capela São Pedro e São Paulo, 3° Légua – Distrito de Galópolis
Fone/fax: (54) 3026.8356 / Plantão: (54) 9948.6267
Site: www.estradaimigrante.com.br
E-mail: casaszinani@zipmail.com.br
Serviços oferecidos: museu com peças oroginais da colonização italiana, café da colônia, venda de artesanato e produtos coloniais, pousada
Horário de atendimento: sáb e dom das 9h às 18h - seg a sex mediante agendamento

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Leandro, fui ao Colina Verde e lembro da garçonete perguntar se estava faltando alguma coisa e eu tive vontade de dizer: "não, está sobrando, quer sentar com a gente?" mrgreen

FlaviaHC
FlaviaHCPermalink

Estive em Gramado em Dezembro de 2007 pela segunda vez.
Minha dica é: muito cuidado com os rodízios de massa ou galeto! A maioria deles é pega-turista. Recomendo o restaurante GASTHOF EDELWEISS http://www.restauranteedelweiss.com.br/portal/, com ambinete lindo e comida melhor ainda. E para se hospedar o St Hubertus http://www.sthubertus.com/ é demais. Infelizmente nenhum dos dois é barato mas vale cada centavo.
Boa Viagem!

Inquietos
InquietosPermalink

Riq, esses dias várias pessoas me perguntaram sobre Gramado também. Como frequento Gramado desde que me entendo por gente, nunca tive o hábito de anotar restaurantes e hotéis, pois já sei tudo de cor e salteado.

Para ajudar quem me perguntou, liguei para a prefeitura e consegui uma lista completa de hotéis e passeios/museus super atualizada. E me responderam no mesmo dia, super fofos.

O email da pessoa que me atendeu é: marli.caberlon@gramado.rs.gov.br

Inquietos
InquietosPermalink

Ah, esqueci de dizer minhas dicas imperdíveis:

Café Colonial Bela Vista - eu não arriscaria outro, esse é o melhor)

Restaurante Bouquet Garni - é mais caro, mas o mais romântico da cidade.

Nos arredores:

Uma visita ao Templo Budista de Três Coroas, que é impressionante.

Canyon Fortaleza em Cambará do Sul - só indo lá pra entender a paz do lugar. É mais distante, mas vale a pena para quem gosta de comtemplar a natureza.

Maria Célia
Maria CéliaPermalink

Oba, oba!!! Com tantas dicas de atrações imperdíveis, vou precisar de um mês de lua-de-mel e não a semaninha mixuruca da licença-gala a que eu tenho direito. O problema é que ainda não tenho um ano "de casa" e não vou poder tirar férias... drogaaaa!!!

Luciana Ferreira
Luciana FerreiraPermalink

Eu esqueci do templo budista de Tres Coroas. É pertinho e vale conhecer, é mesmo lindo!

PêEsse
PêEssePermalink

Em Gramado, minha sugestão é que se esteja de carro. Embora em alguns dias e horários vá ser um pouco complicado encontrar estacionamento perto do lugar para onde se está indo (atração, restaurante, loja), é bom ter um carro para garantir alguma mobilidade não só dentro da cidade de Gramado propriamente dita mas também nas redondezas, igualmente muito bonitas.

A partir do aeroporto de Porto Alegre são aproximadamente duas horas até Gramado. Optei pela Rota Romântica – www.rotaromantica.com.br – e, para falar francamente, não encontrei nada diferente na estrada para justificar a denominação. Mas, como a Rota Romântica abrange outras cidades além de Gramado e Canela, talvez a porção mais romântica esteja em outras paragens. Pertinho de Gramado paga-se um pedágio de R$ 6,10 (valores de agosto de 2008).

Em Gramado, hospedei-me no Hotel Glamour da Serra – www.glamourdaserra.com.br –, novo, com quarto e banheiro espaçosos, cama grande e uma localização inteiramente central, ficando a três minutos de caminhada do centro de informações de Gramado (muito bom, aliás), sete minutos (de caminhada) da rua coberta e a no máximo dez minutos (também de caminhada) da rodoviária e da Cantina Pastaciutta. O período foi da quinta 31 de julho até o domingo 3 de agosto de 2008 e a diária para duas pessoas custava originalmente R$ 123, só que o Passaporte de Gramado e Canela – www.passaportetur.com.br –, vendido no próprio hotel por R$ 25, dá 10% de desconto no valor da diária. Comprei o passaporte porque só com os 10% de desconto que teria na diária ele já se pagava. O café da manhã é muito bom (como aparentemente é a regra em Gramado): frutas, sucos, queijos, bolos, tortas, pizzas, salgadinhos, torradinhas e demais comidinhas, tudo de muito bom gosto. Ao lado da recepção, há um espaço bem agradável com lareira, isolado por uma porta de vidro, que para quem vai com turma pode servir para jogos, vinhos etc. O hotel conta com garagem coberta incluída no valor da diária.

Sobre os programas, não gostei do Mini Mundo – www.minimundo.com.br . Paga-se R$ 12 por algo bem sem graça para quem não está com crianças. Mas há quem goste. Vale caminhar ao redor do Lago Negro, que pode render boas fotos se o dia estiver bonito. Em Canela, recomendo ir ao Parque do Caracol. A entrada custa R$ 8. Nele você terá vistas muito bonitas, além de passeios e trilhas. É um passeio para pelo menos meio dia, se quiser conhecer direito. Nele está a Cachoeira do Caracol. É possível descer até a sua base, por meio de uma escada de 960 degraus. Sugiro ir carregando pouca coisa e também com pouca roupa mesmo no inverno (no inverno, pouca roupa apenas para descida e posterior subida) porque na subida vai fazer calor. Vale a pena demais o esforço.

Partindo de Gramado, pode-se ir ao Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde se têm cânions e outras paisagens naturais muito bonitas. São duas horas até a cidade de Cambará do Sul. Lá uma boa sinalização vai levar à “Casa do Turista”, o centro de informações do lugar. Os dois cânions mais conhecidos são o Cânion Fortaleza e o Cânion Itaimbezinho. O acesso ao Cânion Fortaleza é mais complicado. Saindo dessa Casa do Turista em Cambará do Sul gasta-se até lá mais ou menos uma hora, com um trecho de uns quarenta minutos em uma estada BEM precária (em alguns trechos a velocidade máxima conseguida é de 5 km). Para-se em um estacionamento informal para se ir ao topo do cânion, em uma subida não muito íngreme de uns quinze minutos. A partir da metade da subida o vento é muito forte. Óculos voam, mochilas precisam ser agarradas com força e para tirar fotos é uma dificuldade. No entanto, a vista compensa qualquer sacrifício. Depois dá para passear por vários lugares com vistas bacanas de cachoeiras, riachos e paisagens. O acesso é gratuito e a estrutura é nenhuma.

Já o Cânion Itaimbezinho é mais “urbano”. De Cambará do Sul até lá são 18 km em estrada de barro com cascalho (ainda ruim, mas infinitamente superior à qualidade da estrada que leva ao Cânion Fortaleza) que se faz em aproximadamente meia hora, mais 4 km de asfalto. A entrada custa R$ 6 por pessoa mais R$ 5 pelo estacionamento do carro. O Cânion Itaimbezinho conta com uma lanchonete (fraquinha) e uma exposição fotográfica (fraquinha) na entrada. São duas trilhas, a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. O percurso de ida e volta na Trilha do Vértice é pavimentado e dura em torno de uma hora. O ponto alto é a Cascata Véu de Noiva. Já a Trilha do Cotovelo é maior, durando algo entre duas e três horas a ida e volta. Justamente porque é maior, a última entrada na Trilha do Cotovelo só é permitida até as 15h. Depois, apenas a Trillha do Vértice permanece aberta (até as 17h). As duas têm baixo grau de dificuldade.

Embora as vistas e paisagens do Cânion Itaimbezinho sejam belíssimas, a meu ver, depois que se vai ao Cânion Fortaleza, o Cânion Itaimbezinho fica meio sem graça, meio comum demais. Se só houver tempo para um, vá ao Fortaleza. A dica para quem quiser ir aos dois cânions em um mesmo dia é estar no Cânion Fortaleza às 8h, hora em que ele abre (ou seja, sair umas 4h30 de Gramado). Depois ir ao Cânion Itaimbezinho e começar pela Trilha do Cotovelo, já que ela fecha mais cedo. O dia vai ficar puxado, mas nada que um bom restaurante em Gramado na volta e depois uma boa noite de sono não recuperem. Para quem não tem tanto tempo e quer aproveitar a viagem até Cambará do Sul, seguramente vale o esforço. De Gramado até Cambará do Sul o pedágio custa R$ 6,10 tanto na ida como na volta. Os sites www.cambaraonline.com.br e http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/aparadosdaserra_index.jhtm podem ajudar a planejar essa ida ao cânions.

Sobre restaurantes, “o” guia foi, claro, a versão digital dos Destemperados. Fui exatamente aos mesmos restaurantes que o Leandro. O Belle du Valais – www.belleduvalais.com.br e http://destemperados.blogspot.com/2007/06/belle-du-valais-um-pedao-da-sua-em.html – foi qualquer coisa de espetacular. O restaurante é lindo, a decoração é impecável, o serviço é de primeira. A cozinha é suíça, embora não só tenha pratos suíços. Há um serviço em que, a seu pedido, o restaurante manda um taxista pegar e deixar no hotel (pago pelo restaurante). Em tempos de lei seca isso é excelente, mesmo sendo Gramado uma cidade pequena para quem está dirigindo. A comida é impressionantemente gostosa. Não é um restaurante barato mas vale cada centavo.

Conheci também o Le Petit Clos – www.lepetitclos.com.br e http://destemperados.blogspot.com/2008/03/os-clssicos-fondues-do-le-petit-clos.html . A fondue de carne na pedra estava muito gostosa. Já o camarão ao champanhe decepcionou, talvez porque essa não seja a especialidade da casa. A sobremesa estava deliciosa e a carta de vinhos é cara.

Off road dos Destemperados, a Cantina Pastaciuta tem massa e molhos simples mas muito gostosos, uma carta de vinhos relativamente honesta e antepastos no sistema self service. Vale uma visita, sem compromisso.

Ainda sobre restaurantes, tive um pouco de dificuldade em encontrar bons lugares para almoço. A maioria dos restaurantes melhores só funciona para jantar, pelo menos na quinta e na sexta. No sábado e domingo foi mais fácil.

natalia
nataliaPermalink

dicas anotadas!
pelo que eu vi, e já suspeitava, a melhor opção é estar de carro mas alguém já saiu do Rio e foi ao Sul de carro? Queria aproveitar o litoral de Floripa tb... Vcs acham muito perrengue? Vou tirar 20 dias de férias.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Natália, acho que o feriado de primeiro de maio é a última data pra arriscar praia em Santa Catarina. Depois disso, só ver baleias, em julho... ou aproveitar Floripa urbana ou pousadas gostosas do Rosa (fingindo que está na serra).

Dirigindo só de dia, você vai passar dois dias e meio na estrada pra ir e dois dias e meio pra voltar.

Paradas interessantes no caminho: Curitiba, Estrada da Graciosa a Morretes, Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul, Pomerode (visitar a Rota do Enxaimel), Serra do Rio do Rastro em São Joaquim, Aparados da Serra. Desvio mais longo -- Treze Tílias, em Santa Catarina. Não dá pra tudo, claro, tem que escolher.

natalia
nataliaPermalink

Puxa... não achei que fosse encontrar resposta pra minha pergunta nesse post antigo... obrigada Ricardo.
Talvez seja melhor alugar carro qdo chegar em Porto Alegre mesmo e deixar Floripa pra uma próxima...

FlaviaHC
FlaviaHCPermalink

Natália
Em dez de 2007 fui p/ o sul de carro Saindo de SP.
Tinhamos 25 dias. Como estava calor aproveitamos as praias, nosso roteiro foi SP-curitiba-serra da graciosa-bombinhas-ibiraquera-serra do do rio do rastro- Gramado.
No trecho serra do rio do rastro-Gramado fomos por um caminho off-road que não recomendo p/ qualquer carro. Alíás nã orecomendo p/ carro nehum pq demora demais!
Na volta saimos de Gramado e fomos direto p/ Floripa (bem cansativo), ficamos 3 dias lá e depois voltamos direto p/ SP. A ida foi tranquila, mas a volta é meio hard.
Se vc quiser te mando mais detalhes.

Marcia
MarciaPermalink

Oi pessoal!
Voltei de Gramado na terça e foi uma viagem ótima!
Optamos por levarmos as dicas das pousadas e hotéis (fiz umas consultas de preços e disponibilidade antes) e escolhermos na hora. Visitamos a Vovó Carolina, Hotel Alpestre e Hotel Toscana. Os preços para 6 diárias eram 145,00 / 219,00 e 140,00. Acabamos optando pelo Toscana. Gostamos. Quarto novo, bom e grande – tinha uma ante sala e mini cozinha. O café da manhã era normal...nada de especial. Tinha uma boa sala de jogos e piscina aquecida.
Alugamos o carro com a locadora Lemmertz. Melhor preço e deu tudo certo. Serviço atencioso – não há loja no aeroporto, mas eles levam o carro até lá. Fechamos um Fiat Idea 1.4 por 660,00 já com seguro por 6 dias.
Sobre os restaurantes...foi tudo muito bom ! As dicas dos Destemperados foram show: comemos no Nonno Mio – comida e serviço ótimos. Depois Pastasciutta – mesa de antepastos muito boa e a massa estava divina e super farta! Fomos também no El Fuego e achamos uma delícia !
Fondue no Maison de La fondue – de primeira. Agora o melhor restaurante para mim foi o Cantina 28 – a comida super saborosa, ambiente acolhedor e o local é lindo – adoramos!
Dois lugares que viramos clientes assíduos foram: Atelier do Café e Empório Canela. Esse último um misto de livraria, antiquário e café – também com opções de pratos e sobremesas. Os dois muito bons e com ambiente agradável.
Fomos também passar um dia em Bento Gonçalves e almoçamos no restaurante Sborne e visitamos as Vinícolas Don Laurindo e Casa Valduga.
Mais uma vez obrigada a todos pelas preciosas dicas que nos ajudaram muito a passar esses dias deliciosos curtindo um friozão na serra!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigadíssimo pelo fidibeque, Márcia!

Monica Loureiro Jorge
Monica Loureiro JorgePermalink

Pessoal, irei agora ao FESTIVAL DE PUBLICIDADE de GRAMADO...Até agora adorei as dicas de vocês, e quando voltar,vou dar as minhas também...

Acho muito importante ouvir ( e ler ) as experiências dos outros....
Já tenho reservas para HOTEL TOSCANA GRAMADO ( pela Bancorbrás ), e preciso só saber se ele fica muito distante de onde é o evento de Publicidade ....

Qualquer dica relacionada a cidade é importante, pois viajo no dia 03/06 ( data do festival...)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O festival vai se realizar num local fora da cidade, o Sierra Park.

Informe-se com os organizadores sobre traslados entre o centro e o evento.

O seu hotel está entre os oferecidos pela agência oficial do festival, então acredito que deva haver alguma facilidade.
http://www.agenciaterraturismo.com.br/evento_publicidade.html

Rosemari
RosemariPermalink

Oi, gente!!

Estou com viagem marcada para Gramado, de 22 de junho a 27 de junho.
Foi uma grande sorte ter encontrado os Destemperados!! Não conheço absolutamente nada do Sul. Será minha primeira viagem e as dicas aqui colocadas vão ser transformadas em meu "livrinho de cabeceira"... rsss.
Pretendo contar pra vocês quando voltar, até porque a minha experiência será um pouco diferente.
Não dirijo, vou com minha mãinha, uma fantástica senhorinha de 77 anos e eu mesma já terei completado 59 quando for viajar (meu niver é dia 20/06).
Como também tenho lá minhas dificuldades de locomoção, acho que vou poder ajudar quem pretende viajar em situação semelhante.

Me desejam boa viagem??

Beijos e até a volta!!

Maria Celia
Maria CeliaPermalink

Super ótima viagem, Rose!!! Olha só, você vai chegar lá um dia depois da minha volta para cá. Eu também pretendo voltar aqui pra relatar a minha experiência. As dicas realmente estão ótimas!!! Um grande beijo e boa viagem!!!