Gramado pra Marcia

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago Negro, Gramado (foto: site da prefeitura)

A Marcia Amaral descolou passagens em conta para Porto Alegre e quer passar uns dias em Gramado.

Ela já imprimiu as dicas gastronômica dos Destemperados e gostaria de sugestões de hotéis ou pousadas com charme mas que não fossem muito caros.

Eu sei que já discutimos o assunto em Perguntódromos antigos e esparsos, mas esse é o grande defeito dos Perguntódromos -- pesquisar é um inferno.

Vocês têm paciência de repassar as dicas mais uma vez? A diferença é que agora elas vão ficar arquivadinhas num lugar muito fácil de buscar mrgreen

As opções BBB da Sylvia são a Pousada Vovó Carolina e o hotel  Vô Mário.

A Mô gostou muito da hospedagem no Toscana.

Quem tem mais hotéis testados e aprovados? Conte pra gente, por favor!

Também são bem-vindas dicas quentes de trânsfer entre o aeroporto de Porto Alegre e a Serra.

Obrigado!

Leia mais:

364 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Taysa
TaysaPermalink

Pessoal voltei de Gramado no último domingo. Como fui com 2 crianças ( 8 e 11 anos ) meu esquema foi um pouco diferente .Alugamos um carro em Porto Alegre e subimos a Serra . Gostei muito do passeio de Maria Fumaça - entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa , mas achei meio puxado para um bate-volta !Ficamos no Serrano - ótima infra para as crianças ! Elas nem queriam sair do Hotel . Lá tem um esquema de meia-pensão ,e os restaurantes foram bons , principalmente o de carne e italiano . As minhas meninas se acharam almoçando sozinhas ( "com os tios").Quanto aos restaurantes gostamos muito do Nono Mio e do Le petit Clos ( para fondue ) .

vanessa
vanessaPermalink

SE ALGUÉM CONHECE O HOTEL VÔ MÁRIO POR FAVOR DEIXEM DICAS,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você ler o post de novo, vai ver que ele está recomendado no texto principal; é uma das recomendações da Sylvia.

http://www.hotelvomario.com.br/

Num outro comentário mais acima, o Diogo lembra que o Vô Mário pertence ao mesmo grupo da Casa da Montanha, um dos mais chiques da cidade.

Sylvia
SylviaPermalink

A filhota se hospedou no Vô Mario a umas duas semanas atrás , e disse que estva tudo em ordem ,
A localização é excepcional , e o ponto que pode ser negativo , é que o hotel não tem elevador ( mas creio que é só um lance de escadas )

Leonardo
LeonardoPermalink

Olá a todos.. Maravilha essa troca de informações sobre a Serra Gaúcha. Estou indo em setembro/2009 e vou utilizar o Bancorbras para as diárias. Alguém indica os hotéis Canto Verde , Toscana , Recanto da Serra?
Consigo alugar carro já em gramado?
Obrigado a todos!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leonardo, se você ler os comentários anteriores vai ver que há boas recomendações sobre o Toscana (inclusive no corpo do post).

Locadoras em Gramado:
http://www.gramadotur.com.br/locadoras01.htm

Leonardo
LeonardoPermalink

Obrigado pela atenção Ricardo.
Só mais uma duvida.. será que ficaria mais barato e/ou confortável ao invés de alugar um carro, fazer os passeios via hotel ou empresa de turismo contratando os pacotes?
Não sou muito adepto a turismo em grupos, pois gosto da liberdade de escolha, porém as vezes vale a pena.
Obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se o seu hotel for central, você não vai precisar de carro em Gramado. Só vai precisar alugar se for para a região dos vinhedos em Bento.

Leonardo
LeonardoPermalink

Olá.. pretendo passar uma noite em Bento Gonçalves. Como estarei a semana inteira na Serra, qual seriam os melhores dias para ir a Bento? Dia de semana mesmo ou final de semana?
Algum hotel legal lá?

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Pessoal, mudando um pouco o foco, gostaria de saber se alguém já passou o ano novo em Gramado e a opinião sobre os espetáculos do Natal Luz (Grande Desfile de Natal, Nativitaten e Fantástica Fábrica de Natal) e se valem realmente a pena. No site oficial está escrito que o Nativitaten não é indicado para crianças menores de 10 anos, devido aos fogos, mas gostaria de saber se alguém já foi com crianças. Meu filho tem 4 anos e não tem medo de fogos, mas pode ser que tenha alguma outra restrição. Se alguém tiver dicas do que fazer na noite de Réveillon, eu agradeço também.

As dicas de hotel eu já peguei e já reservei.

Obrigado

Wander
WanderPermalink

Alessandro : eu gostei muito do Natal Luz : no espetaculo Nativitaten não achei nada que uma criança não possa ver, acho pode ser um pouco de excesso de segurança dos organizadores, pode ser um pouco cansativo para uma criança muito pequena, mas lembro que havia muitas crianças no dia que fui. E um espetaculo muito lindo. O Desfile de Natal e a Fantastica Fabrica de Natal, são mais espetaculos para a criançada, mas que os adultos tambem curtem. Toda a cidade de Gramado se envolve neste evento, que é de toda a comunidade da cidade.A cidade fica toda iluminada e enfeitada e há outras atividades bonitas como o acender das luzes e a arvore cantante. Se possivel compre ingresso com antecedencia em camarote. Nunca passei o Reivellon em Gramado, mas a cidade costuma lotar, faça reservas logo. Abs.

Cida
CidaPermalink

Gostaria de saber sobre transportes para as atracoes do natal Luz, há alguma empresa que oferece esse tipo de serviço nos hoteis?

VERA
VERAPermalink

TEM ALGUM ONIBUS DE POA-GRAMADO EM QUAQUER UM DOS DIAS: 20, 21 OU 22 DE DEZEMBRO lpara assistir o natal luz, e que para para tomar um café colonial , isto no mesmo dia ??

Sylvia
SylviaPermalink

O site do Natal Luz com todas as info e venda de ingressos:
http://www.natalluzdegramado.com.br/

Transporte de/para Gramado:
http://gramadosite.com.br/horariosdeonibus

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ou seja: o último ônibus sai de Gramado às 20h30. No verão, isso ainda não é noite...

Sylvia
SylviaPermalink

Maaas , o mais legal da programação são as luzes e o programa noturno . De dia , não tem muita graça mrgreen

Alan Biancchi
Alan BiancchiPermalink

Voltei essa semana das férias, estive na Serra Gaúcha fiquei em Gramado no Hotel Azaléia http://www.hotelazaleia.com.br muito aconchegante e considero o melhor café da manhã entre os hotéis que fiquei em Gramado diversas vezes, além de valor razoável de diária, vou todo ano para lá nas férias pra mim agora o hotel definitivo.

Sobre restaurantes da região são ótimos e quantidade servida é acima da média, dessa vez fui a um restaurante completamente diferente no interior de Gramado chamado de Cantina 28 (comida típica italina com polentas, massas...) não posso deixar de mencionar as sobremesas são deliciosas, apenas o acesso é mais difícil então vai a dica vejam o mapa http://www.igramado.com.br/cantina-28-restaurante-rural.html o local é lindo e bem cuidado pelo Sr. Renato proprietário da Cantina 28 no local tem um rio ao lado um campo com ovelhas e parreiral de uvas, tudo de bom.

Entre vários passeios que fiz conheci a novidade no Alpen Park http://www.alpenpark.com.br o Cinema 4D muito show vale a pena conferi além do trenó que desce na montanha. Conheci o Templo Budista em Três Coroas aproveitei e fiz um Rafting com amigos nas corredeiras do Rio Paranhana tive a sorte de escolher a Brasil Raft depois fiquei sabendo que possui a melhor infra-estrutura, há pratiquei Paintball que foi uma experiência esportiva e positiva além de ser diferente.

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

Pessoal, a cantina 28 mudou-se para a estrada Gramado-Canela:
http://www.hagah.com.br/rs/canela/local/139915,2,cantina-28.html

Um abraço, Lu

Dionísio (www.espacovital.com.br)

No último fim de semana fui a Gramado e fiquei no Hotel Serrano, que é um clássico da serra gaúcha. No Guia 4 Rodas, ele está em primeiro lugar na classificação. http://www.serranoresort.com.br/

Hotel muito legal, estilo resort, com piscinas internas e externas, spa, área para caminhadas e bem charmoso até, considerando o tamanho enorme (270 apartamentos).

O café da manhã também é bem gostoso, apesar do gigantismo.

Fiquei no apartamento luxo (o standard deles), de muito bom padrão.

O ponto alto do hotel são as opções gastronômicas: entre restaurantes e bares há 7 opções (!), entre elas sushi, comida italiana, carnes, comida internacional e otras cositas más. Todos os locais bem decorados, bonitos e agradáveis. A Forneria di Como chega a ser temática, pois parece, por dentro, uma casinha antiga de madeira. Bem bacana mesmo.

Achei interessante que o hotel tem diversos quadros maravilhosos de Flávio Scholles, um pintor gaúcho prestigiadíssimo (http://www.fscholles.net/ ).

Uma dica: a CVC vende o Serrano avulso (ela é dona do hotel) a um preço bem razoável: 260 reais o casal, com meia pensão. Achei bem boa essa opção, especialmente porque chovia a cântaros em Gramado e jantamos muito bem sem sair do hotel.

Recomendo.

ps: mas o melhor café da manhã de Gramado, na minha opinião, é, de longe, o do Hotel das Hortênsias (http://www.hoteldashortensias.com.br/ ). Não é vastíssimo como os dos demais hoteis, mas é simplesmente o mais gostoso, tudo com jeito de que foi a nossa avó quem fez. O hotel tem tarifas interessantes e está a passos do centro.

ps2: e o Hotel Casa da Montanha tem um brunch sensacional, misto de café alemão com comidas de caças que vale muito a pena experimentar. Sem falar que o local é muito agradável, embora caro. A localização é ótima. http://www.casadamontanha.com.br/

Gilson de Slvador-BA.
Gilson de Slvador-BA.Permalink

Não deixem de ir a SCUR PIZZARIA, sabores doces e salgados, EXCELENTE. Fica na rua por trás da igreja de São Pedro.

Vou parar por aqui porque amo esse lugar!

silvia
silviaPermalink

Decidi muito tarde minha ida a Gramado para o Reveillon e não estou conseguindo nenhum hotel bem localizado em Gramado. Não vamos alugar carro.
Alguem tem alguma dica? Já temos a passagem para o dia 30 de dezembro e nenhum hotel disponível.

Obrigada.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Silvia,

Você já tentou com o seu agente de viagens, ou está tentando fazer por conta própria? Digo isso, pois os hotéis no ano novo em Gramado são todos bloqueados pelas operadoras. Eu também vou no ano novo para lá e mesmo reservando tudo com muita antecedência só encontrei vaga via as agências. Eu liguei para uns 5 hotéis para comparar os preços com os da agência e todos disseram que estavam lotados, o que achei muito estranho, pois ainda era Maio e Gramado não é nenhuma meca do turismo mundial para já estar lotada nessa época. Quando fui na minha agente, todos estavam disponíveis.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O bloqueio vale para praticamente todas as cidades turísticas do Brasil. É bom procurar agente ou operadoras.

silvia
silviaPermalink

Alessandro

Obrigada pela dica. Liguei para minha agente de viagens mas os preços que ela me ofereceu são proibitivos. Qual o hotel que você conseguiu?
Estou pensando em tentar ficar próximo a rodoviária de Canela ou Nova Petrópolis e ficar indo de onibus para Gramado e ver a programação do Natal Luz. Alguém tem alguma dica?

Dionísio
DionísioPermalink

SILVIA, a CVC está com vários hotéis avulsos disponíveis em Gramado nesta época. Faça a simulação no site da CVC.

Se achares muito caros os preços dos hotéis principais, lembre-se que quase todas as pousadas simples têm bom nível.

Qualquer coisa, dá uma olhada em Canela também. De carro, não vai ter problema algum ficar lá em vez de Gramado, pois as cidades são muito próximas e ligadas apenas por uma avenida. Lá, sugiro Hotel Klein Ville.

silvia
silviaPermalink

Dionísio,

Agradeço muito suas dicas, porém as opções que a CVC me ofereceu estão bem acima do que eu pensava.
Tentei o Hotel Klein Ville, mas também está lotado.
Alguem tem dicas boas e baratas e bem localizada para quem não dirige?

Agradeço muito a todos....

silvia
silviaPermalink

Não consigo um hotel em Gramado para o Reveillon! Já tentei a CVC, porém os preços são altíssimos.
Alguem pode me dar uma dica para quem não quer alugar carro?

Obrigada a todos,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Releia os comentários anteriores. Há várias indicações.

maria elisa
maria elisaPermalink

eu fui no fim de 2008 e fiquei em uma pousada chamada "casa de veneza". nao é no centro, mas é muito aconchegante e o custoxbeneficio é ótimo, é bom pra quem vai de carro.
www.pousadacasadeveneza.com.br

ElaineRego
ElaineRegoPermalink

Riq e trips. Vou a Gramado - Rs no Carnaval e queria ter uma ideia sobre o clima. Vocês sabem ondem encontro aqueles posts ou links do Riq sobre clima no Brasil? Ainda estou meio perdida no site.. Se alguém tiver uma experiencia pode postar pra mim por favor? Agradeço desde já.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Prepare-se para pegar bastante calor. E para um pouco de chuva a mais, porque este verão tem sido bastante chuvoso. Mas é um bom lugar para fugir do Carnaval.

http://viajenaviagem.t35.com/BRASIL/Brasil%20como%20fugir%20das%20chuvas,%20destino%20a%20destino%20-%20Viaje%20na%20Viagem-%20Blogs%20viajeaqui.htm

http://viajenaviagem.t35.com/BRASIL/Brasil%20como%20fugir%20das%20chuvas,%20mes%20a%20mes%20-%20Viaje%20na%20Viagem-%20Blogs%20viajeaqui.htm

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

Ricardo, esses posts são maravilhosos! Já bookmarquei.
Tenho um post bem mais humilde do que os teus sobre o guarda-roupa adequado para Gramado nessa época do ano, mas acho que quebra o galho pra quem vai fazer essa viagem específica:

http://vouviajar.blogspot.com/2010/10/natal-luz-fazendo-mala.html

Um abração, Lu

Elaine Rego
Elaine RegoPermalink

Como sempre, eficiente e solícito.

Muito obrigado Riq

Beatriz
BeatrizPermalink

Ola!
Estou procurando uma pousada boa em gramado e com uma diária acessível ao meu bolso (até 150 reais).

Estou na duvida entre estas:
Alpenhof (não fica no centro)
Kaster (não fica no centro)
Vovo Carolina (tambem nao muito proxima do centro)
Glamour da Serra (no centro)

Vou alugar carro, mas não todos os dias.

Obrigada!

rosane
rosanePermalink

Tem a pousada Barbacovi em gramado. Não serve café da manhã, mas tem cozinha equipada.É bem no centro de gramado, fica atrás do palácio dos festivais, atrás da rua coberta. Se não me engano é R$ 45,00 por pessoa. Tb tem a pousada tia Leonor, bem próxima ao centro e serve café da manhã, porém é bem simples, mas é familiar.

Dionísio
DionísioPermalink

BEATRIZ, todas estas pousadas são bem boas, no bom padrão de conforto de Gramado. Já me hospedei na Vovó Carolina e posso dizer que é muito boa. Ela já ganhou do Guia Brasil o título de melhor pousada (corrijam-me se estiver equivocado).

Se ficares em alguma destas que não estão no centro da cidade, podes fazer uma agradável (bem, se estiver muito calor, nem tanto...) caminhada de uns 10 minutos. Tranquilo.

Há pousadas que levam o hóspede de carro até o centro. Informe-se.

Eunice
EunicePermalink

A última vez que fui a Gramdo fiquei na Alpenhof - escolhi por ser o mais próximo ao Centro de Convenções, onde eu tinha um Congresso ( a escolha pela proximidade se revelou uma furada - tinha uma ladeira no meio, e os taxistas não gostavam de fazer o trajeto por ser muito curto ). Não é uma pousada. É um hotel comercial, tipo Ibis. Gostei do quarto,do café da manhã. Cheguei cansada um dia, e quis jantar lá mesmo. A comida era congelada, requentada. É OK, mas não tem o clima de Gramado.

Eunice
EunicePermalink

Beatriz: desculpe-me, os comentáros que fiz são refrentes ao Alpenhaus e não ao Alpenhof.

ElaineRego
ElaineRegoPermalink

Feedback

Aproveitei muitas dicas daqui e queria retribuir com minhas impressões desse Carnaval 2010 que passei por lá. Espero que seja útil.

Hotel: Fiquei no Glamou da Serra e AMEI!!!!! A diaria ficou em torno de 240 reais, mas vale cada centavo: Localização excelente, café da manhã delicioso, quartos, camas e banheiro impecaveis de limpos....e atendimento super cordial desde meu primeiro contato há mais de 6 meses. Adorei e recomendo. Hotel novinho (ou reformadinho, não sei, mas tudo de bom!!!)

Onibus: Citral tem um excelente atendimento. O Charles que fica no aeroporto de Poa é super demais...quem faz reserva por e-mail tem seu nome na plaquinha e ele ajuda a fazer o pagamento e dizer onde vai embarcar...onibus confortavel e preço bom (+- R$ 54 o casal com seguro)

Estrada: O pedaço da estrada que passa em Gravataí é bem ruim, mas ainda bem que é bem pequeno...fora isso, trajeto tranquilo.

Restaurantes: El Fuego: nota mil...o almoço executivo é delicioso...e vale a pena (cerca de 17 reais por pessoas, sem bebidas)

Cafe Colonial Bela Vista: acho que é mesmo um dos melhores....farto, atendimento 10 e confortavel....(35 por pessoas sem o 10%)

Vale quanto pesa (comida a quilo): Não gostei. Tava super cheio, muita fila, e a comida sem muita variedade...o bife não estava macio....não voltamos!

Pastaciutta: Demorou mais de 50 minutos pra vir um simples espaguete a bolonhesa...ainda era cedo (12:00) e nem tinha tanta gente pra justificar a demora e veio "molho com macarrão" e não o contrario. Não fez juz a fama que tanto ouvi falar.

Sanduiche Beiruth (Rua Coberta): excelente, bem feito, preço justo e com boa variedade...recomendo pra quem "almoçou" num Cafe colonial e quer comer algo a noite, batebdo papo e tomando uma cervajinha....

Di Paolo: especie de "Galeto Colonial": farto, bem servido. Recomendo.

Casa da Velha Bruxa: virou quase parada obrigatoria. Waffles, chocolate quente, fondue....e a Super- Mega- Banana Split que ate sucrilhos tem...meus sobrinhos e cunhados se esbaldaram!!!!

Chocolate Planalto: no meio da Rua principal- recomendo o sorvete de limao siciliano...fiquei viciada e voltei la quase todos os dias(com chuva ou com sol)

Tempo: Guarda chuva não é item opcional..nessa época chove e sem hora...mas totalmente suportavel...só não deixe de levar um casaco pois esfria de uma hora pra outra.

Bicicleta: alugamos num pacote familia (5 bikes e uma cadeirinha pro meu sobrinho) Foi excelente!! Demos sorte de alugar no sábado por R$ 15 cada uma e só devolver no domingo a tarde, pois o dono da loja só ia abrir lá pelas 4) o que tornou nosso aluguel de 24 horas bem mais longo!!!! Pra quem gosta e der sorte (como nos) de pagar um dia com sol...foi uma delicia pedalar por lá...mas atenção: ir pra Canela requer certo "preparo" pois tem ladeiras, mas a estrada é ótima e os motoristas educados (nada diferente do esperado no Sul né?)

Pularei a parte de chocolates e compras pois acho que cada um se vira bem né? mas não deixem de dar uma passada nos Supermercados da cidade pois ate vinhos da regiao as vezes estao na promocao, mas barato do que nas viniculas.

Obs: Lá eles realmente praticam a diferenciação de preço em relação ao pagamento: a vista sempre tem um bom desconto e pagar no cartão nem sempre é possivel dependendo do valor (as vezes debito, outras, nem isso) por isso se estiver disposto a comprar mesmo leve grana em espécie e conseguirá bons descontos.

Balanço: eu achei o "Carnaval"( ausencia dele) lá excelente e recomendo. Tivemos sexta e sabado de sol e depois o tempo virou e ficou nublado com chuva durante o dia....mas dava pra passear..Andamos ate de teleferico.
Domingo e segunda a cidade tava lotada...terça a tarde já esvaziou muito...pra quem quer descansar mais do que "explorar" é o destino perfeito...se tiver de carro dá pra andar nas cidades vizinhas (caxias, nova petropolis, bento...)mas ficar só por ali também foi legal.

OBS: era nossa segunda vez lá...então demos preferencia por ficar em Gramado- Canela apenas.

Espero ter ajudado.

Desculpe o post enorme Ricardo.
Beijos e obrigado a todos pelas dicas (principalmente aos Destemperados).

Beatriz
BeatrizPermalink

Obrigada pelas respostas!

Optei pelo Glamour da Serra.
Para o período que vou, consegui um ótimo desconto.
Eunice, que bom que vc se hospedou lá e gostou.

Agora estou na fase de organizar os passeios.

Irei fazer alguns com carro alugado e outros com alguma agência de turismo.

Já estou vendo os orçamentos das agências.
Vocês me indicariam alguma?

vocês indicam o passeio caminhos das pedras com agência?
Vale apena fazer este passeio?

...

P.S: Esse blog é ótimooooo!

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Beatriz, já fiz o caminho das pedras por conta própria, de carro, duas vezes, e achei bem legal.

Tu podes seguir o caminho e ir parando de casa em casa, cantina em cantina, e fuçar lá, conversar com o pessoal local, se inteirar de tudo no tempo que quiseres.

Nas duas vezes em que estive lá havia excursões em que os grupos tinham, de forma diferenciada, algumas degustações que os demais turistas não tinham.

Rosiane
RosianePermalink

Olá! Antes de mais nada, preciso elogiar o blog e os comentaristas, simplesmente maravilhosos.
Vou a Gramado em julho (de 21 a 28 de julho) e ainda tenho várias dúvidas. Lembro que é minha primeira vez. Fico todo o período em Gramado ou me hospedo por dois dias no Vale dos Vinhedos? É mesmo necessário alugar carro se me hospedar no centro(não gosto de ficar dirigindo nas férias - prefiro transporte público)? E pelas dicas, devo ficar na Vovó Carolina, mas estou em dúvida se no hotel, pelo preço e localização, ou na pousada, pelo charme e reputação.
Espero que me ajudem. Desde já, muito obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma boa idéia dividir a estada com o VAle dos Vinhedos.

Tanto o hotel quanto a pousada têm boas indicações nos comentários deste post. Escolha o que fizer mais o seu estilo ou estiver mais de acordo com o seu orçamento.

Dionísio
DionísioPermalink

Se quiseres estar mais perto de tudo, a pé, a escolha é o Hotel, que é bem central.

Lembre-se que Gramado é uma pequena cidade de interior, então, transporte público não é aquilo tudo, não.

É bem legal conjugar com Bento Gonçalves (2 dias no máximo), mas que tem bem menos opções de hospedagem. Em Bento, se te hospedares na cidade, vais precisar de carro para ir ao Vale e ao caminho de pedra.

juliana vicente
juliana vicentePermalink

Olá, achei o blog muito interessante quanto ao tema "Serras Gaúchas".
Anida tenho algunas dúvidas. Irei com meu marido e pretendemos conhecer os Aparados da Serra. Então pensamos em ficar dois dias em Cambará do Sul. Vale a pena? Vi duas pousadas: Estalagem da Colina e Parador Casa da Montanha. Alguém sabe me dizer algo a respeito delas? A diferença de preço é grande, mas a vista da segunda, pelo site, parece ser maravilhosa.
Outra coisa em relação a Gramado, estou entre os seguintes hotéis:
Villa Bella; Vovó Carolina, Lagheto, Alpenhaus, Bavária, Recanto da Serra, Le Chateau.
Alguém poderia me dar algumas dicas?
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Parador Casa da Montanha é um lodge-boutique, por isso a diferença de preço.

A estada por lá vale a pena, sim. Dedique dois dias inteiros porque a região é linda.

Sobre os hotéis de Gramado releia os comentários, praticamente todos estão comentados.

juliana vicente
juliana vicentePermalink

Ricardo, você acha que mesmo com a diferença de preço, ainda vale a pena o Parador Casa da Montanha e não a Estalagem da Colina, em Cambará do Sul? Conhece os dois?
Obrigada
Juliana

Sylvia
SylviaPermalink

O Parador vale pela experiencia inusitada de dormir numa "barraca-cool-chic", o lugar é lindão . Se vale ou não a diferença , eu não sei dizer wink

juliana vicente
juliana vicentePermalink

Quanto à Gramado, pelo site, gostei especialmente de três pousadas. Giardino Di Pietra, Villa Bella e Le Chateau. Você as conhece?
Grata
Juliana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não vou a Gramado há 20 anos. Abri este post por causa disso. Compare os relatos com a sua intuição. É assim que você deve usar a internet.

Sylvia
SylviaPermalink

Juliana, o Giardino fica na rua principal a dois passos ( ou no meio) da muvuca gramadense . Um ótimo local para se hospedar.
O Le Chateau , fica mais distante de tudo e vcs não vão querer caminhar todos os dias pra ir jantar ( é bom ter um carro, mas Gramado não tem lugar para estacionar)

Sylvia
SylviaPermalink

O Villa Bella fica distante do centrinho , é preciso carro ou taxi.

juliana
julianaPermalink

Olá Sylvia, obrigada pelas respostas. Em Cambará, resolvemos ficar na Estalagem da Colina, pois o Parador está com diárias altíssimas. Quanto à Gramado, ainda estamos na dúvida entre o Giardino di Pietra, o Alpenhaus e o Bavária. O que você acha? Também nos indicaram uma Pousada chamada Estalagem Reserva da Collina em Gramado, que ao que tudo indica fica bem distante do centro. Você conhece?

Dionísio
DionísioPermalink

JULIANA, posso me meter?

Todas são boas opções.

Giardino - compacto e charmoso, bem perto do Centro.

Alpenhaus - mais hotelão, categoria superior

Bavária - área mais verde, boa estrutura de esportes.

Se a idéia for conveniência, sem carro, Giardino. Se a idéia for um hotel melhor, mais confortável, mas não tão longe do centro (dá pra caminhar e deve ter transfer), Alpenhaus.

Malu
MaluPermalink

pessoal, boa noite!
Esterei chegando dia 18/04/2010 em gramado, ficarei no SESC,
é perto do centro? e como esta a temperatura por ai. devo levar muito agasalho?

beatriz
beatrizPermalink

Cheguei ontem de lá e peguei 8 graus.
Estava gostoso e cheguei a usar uma leg por baixo do jeans.
Leve aquelas blusas segunda pele, são muito úteis!

beatriz
beatrizPermalink

Olá!
Voltei aqui para relatar um pouco da minha hospedagem em Gramado.
Escolhi o hotel por meio dessa dica do usuário PêEsse:

Em Gramado, hospedei-me no Hotel Glamour da Serra –http://www.glamourdaserra.com.br –, novo, com quarto e banheiro espaçosos, cama grande e uma localização inteiramente central, ficando a três minutos de caminhada do centro de informações de Gramado (muito bom, aliás), sete minutos (de caminhada) da rua coberta e a no máximo dez minutos (também de caminhada) da rodoviária e da Cantina Pastaciutta. O período foi da quinta 31 de julho até o domingo 3 de agosto de 2008 e a diária para duas pessoas custava originalmente R$ 123, só que o Passaporte de Gramado e Canela –http://www.passaportetur.com.br –, vendido no próprio hotel por R$ 25, dá 10% de desconto no valor da diária. Comprei o passaporte porque só com os 10% de desconto que teria na diária ele já se pagava. O café da manhã é muito bom (como aparentemente é a regra em Gramado): frutas, sucos, queijos, bolos, tortas, pizzas, salgadinhos, torradinhas e demais comidinhas, tudo de muito bom gosto. Ao lado da recepção, há um espaço bem agradável com lareira, isolado por uma porta de vidro, que para quem vai com turma pode servir para jogos, vinhos etc. O hotel conta com garagem coberta incluída no valor da diária.
Consegui a diária de baixa temporada por 140 reais e, realmente, todas as dicas dadas são verdadeiras. O hotel é novo e os quartos espaçosos (sim! Os quartos... pq precisei mudar!). É muito bem localizado (o que para mim foi ótimo já que não fui de carro) e o café da manhã é muito bom!

Fiquei hospedada do dia 21/04 ao dia 27/04.
Na segunda-feira (26/04) às 8h, começou um barulho infernal de uma furadeira! Eu pensei que esse barulho iria parar. Mas, para meu desespero, piorou por que depois começaram as pancadas para demolir uma parede localizada no andar de cima e parecia estar situada acima do meu quarto.

Meu esposo estava fazendo uma ligação e não conseguia ouvir a voz da outra pessoa ao telefone. Ligou para a recepção reclamando e pedindo para que parassem com aquela barulheira e o recepcionista disse que iria TENTAR pedir para parar. Ficamos então esperando (afinal, até então não sabíamos que esse barulho iria continuar o dia todo já que estavam fazendo uma reforma no andar de cima e derrubando uma parede!!!) e nada de parar. Não recebemos nenhuma ligação de retorno do recepcionista nos dando uma posição do hotel quanto ao barulho.

Decidimos passear por Gramado e, um pouco indignados, perguntamos na recepção se aquelas marretadas iriam continuar por muito tempo. Uma senhora que estava na recepção disse que não...que aquilo seria só pela manhã.
Vale ressaltar que até essa hora não recebemos NENHUM comunicado de que na segunda-feira haveria uma reforma e muito menos NENHUM pedido de DESCULPA PELOS TRANSTORNOS.

Fomos então ficar longe da barulheira passeando por Gramado (Era o nosso penúltimo dia e a sorte é que não tínhamos visto algumas coisas como o Lago Negro...Mas, e seu eu resolvesse justamente naquele dia chuvoso ficar no meu quarto descansando!?!?).
O dia foi agradável e às 16h voltamos para o hotel. Chegando perguntei mais uma vez a um outro recepcionista (diferente do que havia atendido pela manhã!) se a quebradeira havia parado. Agora é que vem o engraçado...ele me falou: - Quebradeira? Eu reclamei do que havia acontecido pela manhã e ele fez cara de desentendido (MAIS UM OUTRO RECEPCIONISTA E NENHUM PEDIDO DE DESCULPE-NOS PELOS TRANSTORNOS).

Fui para o quarto e na saída do elevador dei de cara com 2 ajudantes de pedreiros entrando no elevador com um balde de entulhos e perguntei que horas iriam parar...eles responderam: -Acho que daqui 1:30 min.

Tava impossível de ficar naquele quarto. Liguei novamente para a recepção e disse que queria mudar de quarto e para o andar mais baixo possível. O recepcionista falou: - Ah...mas é só mais 1:30 vai querer mudar mesmo de quarto (Claro, Né!?). Enfim... Um dia antes de sair do hotel tive que pegar minhas malinhas e descer para o segundo andar. Pelo menos o barulho ficou bem mais distante e podemos ter um pouco de sossego.

Mas, honestamente...um lugar de respeito iria ao menos nos avisar que iriam entrar em reforma e perguntar se vc não desejaria trocar de quarto e te pedir mil desculpas pelo transtorno!!!
Quando o recepcionista nos levou ao outro quarto reclamei que aquilo tudo era uma falta de respeito e ele disse que eu poderia falar com o gerente que iria chegar e eu disse que fazia questão. Ele disse que iria dar o recado ao mesmo para que me procurasse, mas até a saída nem sei de quem se tratava. Enfim, o gerente não me procurou. Como estava chovendo, não saí a noite e também nem desci para reclamar para ele de tão chateada que estava.
No outro dia fiz o check-out e mais uma vez não recebi nenhum pedido de desculpas só obrigada pela estadia...esse tipo de coisa (como se não estivesse ocorrendo nenhuma reforma). A única felicidade foi por estar saindo daquele hotel!
Sei que várias pessoas devem ter se hospedado lá e gostado bastante. Caso esse incidente não tivesse ocorrido minha opinião até seria que o hotel atende as expectativas e quem sabe o indicaria. Mas diante do aparente despreparo dos funcionários e da falta de respeito à minha pessoa... Minha opinião será, para qualquer um que me perguntar que, honestamente, procure outro hotel.

Ainda voltarei com meu relato de viagem sobre Gramado que, fora esse episódio, foi maaaaaaravilhosa!
Att,
Bia

Maria Sousa
Maria SousaPermalink

Oi pessoal, estou indo para Gramado em 04/06/10 e ficarei até 08/06, estou com uma reserva na pousada Brisa da Serra e na Mikolay, etou em duvida e estarei sem carro, alguem pode me dar alguma dica sobre essas pousadas.
Obrigada.

Dionísio
DionísioPermalink

MARIA, não conheço as pousadas, nem tenho referências, mas a Mikolay é pertinho do Centro (área mais bacana de Gramado) e Brisa está a uns 2 km, perto da rodovia (urbana) de liga a Canela. Até dá para caminhar até o centro. O caminho é plano e razoavelmente agradável, pois tem bastante comércio e a vista do vale é linda. Por localização, Mikolay é bem melhor para quem está sem carro.

Maria Sousa
Maria SousaPermalink

Dionísio desde ja agradeço pela dica, se tiver mais alguma dica referente algum passeio fico grata, apesar que não terei muitos dias.... obrigada.

Dionísio
DionísioPermalink

MARIA, todos os tradicionais são bacanas, mas, se gostas de natureza, com acesso fácil, sugiro que não deixes de ir aos parques do Caracol e da Ferradura e ao teleférico, todos em Canela.

Beatriz
BeatrizPermalink

O parque da Ferradura é muito bacana!Tem um vista legal e o parque é bem cuidado.

Maria Sousa
Maria SousaPermalink

Obrigada pelas dicas pessoal......

Sylvia
SylviaPermalink

O Hotel Vô Mario mudou de nome , agora é
Petit Casa da Montanha
http://gramadosite.com.br/hotsite/hotelvomario

Júlio
JúlioPermalink

Riq e Sylvia vou passar o natal em Gramado.oteis caros e lotados.Estou quase alugando um apto pelo Google fica em frente ao Natur hotel Balneario.Preço para 5 pessoas diária 250,00.
È um ponto legal ,dá pra não usar o carro para ver as festas cCnatalinas .Canela,Nova Petropolis e a outra Santa Cruz do sul eu acho q o nome é este,irei de carro e tb vou pra Santo Angelo e etc minha filha filha e amigas querem ver ,pq n sei, n perguntem).Comida em Gramado será Destemperados e Wazari e http://www.blogdicasdeviagem.com.br/2010/01/gramado-rs-brasil.html.Resumindo.O apartamento fica em um ponto legal dá pra zanzar sem carro. Abraços.

Júlio
JúlioPermalink

Vô Mario custa 5000 ,oo só o natal para duas pessoas.

Rosangela Wicher
Rosangela WicherPermalink

Estou me planejando para ir para Gramado/Canela no Natal deste ano e surpreendentemente ha hoteis sem disponibilidade. Encontrei uma opção o Aldeia dos Sonhos , que não li em nenhum post como indicação. Então fica a pergunta, alguem ja esteve lá? No meu caso achei bacana porque vamos em 8 pessoas, entre crianças , adultos e avós... portanto esta opção de "cabana" é boa.
Se alguem puder passar dicas será super util.
Obrigada bj Rosangela

Aline
AlinePermalink

Novembro é um bom mês pra conhecer as maravilhas da serra gaúcha?
Eu e marido estamos tentando planejar uma 2a lua de mel a jato (uma semaninha) entre outubro e novembro, mas tá difícil tomar um rumo! Rs... Como cariocas de nascimento e niteroienses por opção, somos apaixonados pelo mar e tbm amamos a serra. Tal ecletismo só complica e não ajuda a definir. Por isso pergunto: qual a pedida (bacana e em conta) para os meses outubro/novembro no Brasil?
Riq, sei que é off-tópico e já estou preparada para ser repreendida, mas não sabia onde postar sad

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Outubro/novembro está sensacional no Nordeste (norte da Bahia pra cima).

Sul da Bahia é imprevisível e costuma ter uma chuvinha na virada de outubro para novembro.

A primavera do Sudeste e do Sul é chuvosa, entra muita frente fria. Pra baixo, a serra é melhor do que a praia.

Aline
AlinePermalink

Muito obrigada, Riq!
Com suas dicas e minha dependência de sal-sol-e-mar "favoritei" tudo referente à Rota Ecológica para montar um roteiro bacana Recife-Maceió.

- Momento Tiete -
Jesus, morri! rs.. Qnd postei imaginei ser respondida por um dos fiéis tripulantes da nau VnV, mas nunca pelo Comandante. Que honra! Mais uma vez muito obrigada!

Lígia Maiara Barbosa Araújo

Eu vou casar em Janeiro de 2010 ai gostaria de saber como ficar o preço da pousada eu e meu noivo somos, apaixonados pelo mar mas, queriamos fazer algo diferente conhecendo a serra gaucha ai em Gramado.
Agradeço desde de já...
bjuss!!!!!

Dionísio
DionísioPermalink

Já nevou na serra gaúcha. Uma hora de neve em Gramado na manhã de hoje. O mesmo em Vacaria e Cambará.

Anda fazendo muito frio.

Hoje à 9h da manhã, no litoral gapúcho, que é menos frio que o resto do estado, chegou-se a 3,6 graus.

Então, para quem gosta de frio, o momento é este.

José
JoséPermalink

Olá gostaria de passar o natal em Gramado, mas consultei pela CVC não há disponibilidade em nenhum hotel na cidade, e também queria alguma opção bbb: boa, bonita e barata, não dá pra ficar pagando R$ 5.000,00 o casal, alguém tem alguma dica de hotel/pousada em Gramado que seja bom e não tão caro? Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leia os comentários anteriores, José. Sugestões é que não faltam.

Bernardette Amaral
Bernardette AmaralPermalink

Eu me hospedei no carnaval em um hotel chamado Vista do Vale, e simples, mas os quartos eram bons , espaçosos e o preço excelente. Nao fica dentro da cidade, mas aluguei um carro e nao tive problemas.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá, estou querendo ir com minha familia para Gramado na ultima semana e Outubro e primeira de Novembro, e estou vendo para alugar um apto (vi um num condominio Vale do Bosque - o preço é bem interessante), gostaria de saber se alguém já alugou alguma vez lá e se é confiável?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É uma informação difícil de apurar, Fernanda, mas se você não disser o nome da imobiliária ou do site fica mais complicado ainda.

Fernanda
FernandaPermalink

Oi Ricardo, então o que vi foi pelo site www.aluguelemgramado.com.br, será que vc consegue me ajudar?

nydia
nydiaPermalink

Oi pessoal!
Já fui várias vezes pra Gramado, então vou postar aqui algumas impressões que tenho sobre a cidade:
- Já fiquei hospedada no Hotel Serra Azul e acho que não vale a pena, é muito velho. Só a localização que é ótima, mas tem outros com a localização tão boa quanto.
- Este ano fiquei em 2 hotéis: no Sul Serra (http://www.sulserrahotel.com.br/) e no Águas Claras (http://gramado.hotelaguasclaras.com.br/). O Sul Serra eu ADOREI!!! Super recomendo! Ok, não fica no centríssimo, mas da tranqüilo pra ir caminhando, e caso queira voltar tarde da rua coberta, dá uns R$ 6 de táxi. O Águas Claras não recomendo nem pro meu inimigo. É arrumado e limpo, porém perde todo o charme de ser em Gramado... é um hotel que poderia estar em qquer outra cidade do mundo... nada de charme. Nem no café da manhã. Então acho que não vale a pena.
Quanto a restaurantes:
- Cantina Pastasciutta: sei que alguém aí em cima falou que não gostou, mas eu AMEI ao cubo!!! Melhor restaurante de massa que já fui na vida. A conta foi +ou- R$ 60,00 por pessoa, mas como moro no Rio de Janeiro (aqui qquer restaurante meia boca é esse preço) e eu estava encantada, achei que valeu cada centavo.
- Fondue Le Chalet: não recomendo. Paga-se muito caro por um fondue igual a qquer outro.
- Também fui noutro fondue que não lembro o nome e a indicação é a mesma: paga-se muito por coisa igual. Não lembro o nome, porém é do mesmo dono da Pastasciutta e fica na frente de um lago.
- Café colonial Bela Vista: Vale cada centavo tb. Sensacional, muito bom.
- Em algum daqueles restaurantes da rua coberta tomei sopa de ervilha no pão e me dá água na boca só de pensar, muito boa!!!! (um que tem uns pelegos nas cadeiras, do lado direito de quem entra pela Borges)
- Os outros restaurantes que fui foram bem normais, nada a declarar.
Programas:
- Não recomendo o Museu de cera. E olha que eu adoro, vou pra NYC agora em setembro e super quero ir no Madame Tussauds. Mas esse de Gramado não vale. Os bonecos são horríveis!

Era isso. Espero ter contribuído com alguém.
Abraços

Marcello
MarcelloPermalink

Tenho duas diárias para ir para Gramado, iria no sábado e voltaria na segunda, você acha que é muito pouco tempo pra quem vai pela primeira vez? Conhece algum hotel bom com hidromassagem? Obrigado mais uma vez smile

Lívia
LíviaPermalink

Marcello eu fui pra Gramado em maio deste ano e fiquei no Recanto da Serra. Como estava em lua-de-mel optamos por uma suíte com hidromassagem pra curtir mais o friozão. O Hotel é maravilhoso, atendimento excelente e sem falar na suíte mais aconchegante que já visitei. A hidro é maravilhosa... Passaria um dia inteiro lá, rsrsrs. Eu recomendo muito esse hotel. Outra coisa que vale a pena pra vc é não pagar o transfer e alugar um carro. Foi muito bom o custo-benefício. Alugamos um carro simples (um celtinha) e pagamos cerca de 580 reais por 5 dias. Valeu a pensa pq só o transfer ida/volta ficaria em torno desse valor. E tem muita coisa pra fazer em Gramado. E como vc tem dois dias, acredito que vc possa pegar o carro de dia e visitar os pontos trurísticos de Gramado e Canela e a noite é só pedir o transfer gratuito dos restaurantes. Em todo o hotel existe esse serviço e todo restaurante faz. Recomendo muito vc ir ao Chez Mieu (acho que é assim que se escreve) que é um restaurante maravilhoso com rodada de fondue... O de queijo é o melhor que já comi na vida! E se prepare para a fartura de comida nos restaurantes... é de morrer de tanto comer muita coisa gostosa! Espero que tenha ajudado!

alessandra
alessandraPermalink

Olá. Já fomos várias x a Gramado. se você quer um hotel maior, o melhor é o Serrano que tem hidros maravilhosas nas suítes. Se quiser uma pousada bem localizada e com muito charme pode ficar na Giardino di Pietra. Bom passeio, Alessandra

andrea
andreaPermalink

Olá Marcello ,

Tenho ótimas informações sobre http://www.sthubertus.com/ lá vc encontra varias opções inclusive com hidromassagem !!!
Andrea

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

O St Hubertus é realmente aconchegante e maravilhoso. O café da manhã é ótimo. É perfeito para namorar!

Cláudia
CláudiaPermalink

Olá Povo,

Estarei na Serra Gaucha final de outubro pela primeira vez. Meu vôo está previsto chegar em Porto Alegre as 16:30 do dia 27. Minha dúvida é a seguinte. Terá dia claro suficiente pra Subir a Serra? Lembando que estaremos em horario de verão. Não gosto de dirigir a noite por questões de segurança e porque gosto de curtir o caminho, ver paisagens, etc. Sou de Natal e aqui não tem essa de dias mais longos no verão, os dias tem sempre o mesmo tamanho o ano inteiro. Entonces, quantas horas de dia claro teria até escurecer? Preciso me programar, se subo a Serra assim que desembarcar ou reservo um hotel pra passar a noite em Porto Alegre e só subir no dia seguinte... Thanks.

Dionísio
DionísioPermalink

CLAUDIA, nessa época os dias já começam a ficar mais longos, o que é ajudado pelo horário de verão. Mas considerando que poderá haver atraso, terás que pegar bagagens, alugar carro etc, deverás chegar em Gramado pelo menos já escurecendo.

De todo modo, o que eu não recomendo mesmo é alugares um carro no aeroporto e te embrenhares em Porto Alegre dirigindo, sem conhecer a cidade.

O melhor é alugar o carro e ir direto a Gramado, ou ir de táxi para um hotel de Porto Alegre e, no dia seguinte, alugar um carro no hotel e seguir viagem.

Rakane Messalla
Rakane MessallaPermalink

Olá Marcello...
Em resposta a sua pergunta é pouco tempo sim, pois a cidade oferece inúmeras atrações de passeios, lojas e restaurantes.
À noite em Gramado é bem pacata sem muita movimentação, isso fora de alta estação, às discotecas ficam um pouco longe do centro, mas se vc vai pra curtir o Hotel vale a Pena vc ficar no Serrano Resort.
O HOTEL É D+, Atendimento nota 10, pessoal educadíssimo, fora que ele oferece uma infra-estrutura muito boa e o preço por ser um Resort e ser 5 estrelas vc não paga muito por isso, acredito que se vc montar seu próprio pacote de viagem seria custo beneficio, pois a CVC oferece pacotes de 8 dias e 7 noites justamente por a cidade ser cheia de atrações turísticas.
Como vc vai ficar somente duas noites compensa vc alugar um veiculo no aeroporto de Porto Alegre, porque o Transfer nada nada vai te custar uns 100,00 á 150,00 ida e volta, isso se vc quiser passear na cidade Marcello, porque da pra vc ir em diversos lugares em 1 dia , agora se vc quiser só ficar no Hotel e curtir o centrinho contrata o Transfers e anda a pé em Gramado, nada é muito longe e da para vc se locomover sem preocupação pelo centro.
Os Restaurantes buscam vc no Hotel, e o Serrano Resort tem um sistema de Transfer interno, que vc não paga nada a mais por isso!
Ele busca e leva pro centro 3 vezes ao dia, com os horários estipulados.
Apesar de que o Hotel tbm fica a 500 mtros do centro, vale à pena fazer uma caminhada e curtir as paisagens da cidade!!
Se vc precisar de mais alguma coisa ou tiver mais alguma duvida fique a vontade em perguntar !!
Fiquei 10 dias em Gramado e destrinchei a cidade...rsrsrs

Rakane Messalla
Rakane MessallaPermalink

Olá Claudia , quando fui para Gramado meu vôo chegou quase no mesmo horário que o seu , fui em Março...e no mesmo dia subimos a Serra, o dia começa a escurecer lá pras 8 horas ainda mais em horário de verão, a Serra é Tranqüila ..tudo é bem sinalizado ...vale muito a pena vc ir de dia pois a paisagem é maravilhosa ... vc vai em um tempo ótimo Outubro vai ter muitos canteiros de Hortênsias espalhados pela cidade e pelas curvas da Serra !!
Viu vc disse que é de Natal ? vou para Natal em Dezembro vc poderia me dar algumas dicas de lá ?
Qualquer duvida pode perguntar, pois fiquei em Gramado 10 dias e destrinchei a cidade !!!