Gramado pra Marcia

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago Negro, Gramado (foto: site da prefeitura)

A Marcia Amaral descolou passagens em conta para Porto Alegre e quer passar uns dias em Gramado.

Ela já imprimiu as dicas gastronômica dos Destemperados e gostaria de sugestões de hotéis ou pousadas com charme mas que não fossem muito caros.

Eu sei que já discutimos o assunto em Perguntódromos antigos e esparsos, mas esse é o grande defeito dos Perguntódromos -- pesquisar é um inferno.

Vocês têm paciência de repassar as dicas mais uma vez? A diferença é que agora elas vão ficar arquivadinhas num lugar muito fácil de buscar mrgreen

As opções BBB da Sylvia são a Pousada Vovó Carolina e o hotel  Vô Mário.

A Mô gostou muito da hospedagem no Toscana.

Quem tem mais hotéis testados e aprovados? Conte pra gente, por favor!

Também são bem-vindas dicas quentes de trânsfer entre o aeroporto de Porto Alegre e a Serra.

Obrigado!

Leia mais:

364 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rakane Messalla
Rakane MessallaPermalink

Claudia só lembrando que Porto Alegre é incrivel tbm, é uma bela cidade para se passar o dia, passear pela cidade e tomar um belo café da manhã nas cafeterias do centro !!

rakane
rakanePermalink

APAGARAM AS MINHAS DICAS QUE DEI PRO MARCELO ? E PRA CLAUDIA ?

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Rakane, calma, suas dicas ficaram nas páginas anteriores: clique no número '2', acima de onde diz "Comentódromo" - suas dicas estão lá.

Hirelda
HireldaPermalink

Acho que algumas postagens sumiram mesmo. Não vejo a ultima pergunta e nenm as respostas a que se referem, nem na pagina 2 nem na 3. O site está com algum problema?

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

as da Rakane para o Marcelo e para a Claudia aparecem para mim na 2: http://www.viajenaviagem.com/2009/05/gramado-pra-marcia/comment-page-2/#comments

Rakane Messalla
Rakane MessallaPermalink

é verdade eu já achei ...é que o site não tinha atualizado a 3 pagina !!

Dadi
DadiPermalink

alguem já foi no super club breezes buzios?
é verdade que a cerveja nos breezes é nova schin?!

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Esse post é sobre Gramado. Infelizmente sua pergunta não pode ser transferida para o Perguntódromo.

Repita sua pergunta neste post e ela vai ser selecionada para o fórum de perguntas:

http://www.viajenaviagem.com/2009/11/resort-all-inclusive-escolha-o-seu/

Herbert Costa
Herbert CostaPermalink

Hotel Alpenhaus em Gramado.

-Próximo ao centro de Gramado, este é um dos hotéis mais aconchegantes e confortáveis da cidade. Uma excelente infra-estrutura de lazer, com piscinas térmicas, saunas úmida e seca, fitness center e equipe de massagem.

- Lazer

Piscina térmica Com vista para o Vale é a maior piscina térmica coberta da hotelaria na Serra Gaúcha, Jacuzzi hidromassagem (cabem até 6 pessoas).
Sala de ginástica
Sauna a vapor

-Restaurante
O Restaurante Las oLivas, serve em sistema à la carte, filés, frangos, peixes e massas, acompanhados com deliciosos molhos em aconchegante ambiente.

Pra mim considerado um super custo beneficio em Gramado !!!

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

Olá!

Alguém já foi ao Natal Luz e tem dicas sobre os melhores lugares nos shows? Já li o post do Alessandro Ayres ( http://wazari.wordpress.com/2010/02/18/natal-luz-nativitaten/ ) sobre o Nativitaten e, no fim, fiquei achando que a arquibancada é melhor. Alguém tem outra opinião?

Obrigada!

Lu

FlaviaHC
FlaviaHCPermalink

Todos os shows q assisti no Natal Luz foram na arquibancada e foi tudo ok.

Bianca Figueiredo
Bianca FigueiredoPermalink

Eu já fui ao Natal Luz duas vezes e assisti ao Navitaten nas duas ocasiões, a primeira, na arquibancada e a segunda, do Restaurante Bouquet Garni, que fica na beira do lago e tem menu especial nos dias de show.
Da arquibancada, consegui ver bem o show (só é desconfortável, como qq arquibancada), mas, se vc puder, assistir do restaurante é maravilhoso!!!! Eles têm uma varanda ótima, é confortável e vc junta dois programas, a comida é excelente! Dá uma olhada no site deles, ano passado, o preço era R$140,00 por pessoa.

Wander
WanderPermalink

Lu : fui de camarote : acho mais confortável(apesar das cadeiras de plastico) e vi bem o show.

Evelyn
EvelynPermalink

Oi,Lu!
Assisti ao Nativitaten de um local em q o pessoal alugava cadeiras, e a vista era realmente privilegiada, foi mt bom (infelizmente ñ sei o nome, foi o hotel q reservou p/ mim...).

Assisti à Fantástica Fábrica de Natal das cadeiras. Ñ gostei, porque elas ñ eram niveladas. Então quem ocupava as primeiras filas de cada setor das cadeiras tinha as melhores vistas, e os de trás (eu!) tinham q ficar se contorcendo p/ ver tudo. Olhando por sse lado, meu desconforto acabou sendo maior!!! Fiquei com inveja de quem estava nas arquibancadas, q pagaram menos do q eu, mas viram bem mais do show. Hoje eu escolheria as arquibancadas, p/ ver o show sem cabeças na frente!!! Cadeiras, só chegando beeem cedo!

Flavia
FlaviaPermalink

Prefiro ficar nos camarotes tanto no Nativitaten, quanto no desfile de Natal.

Thatiane Warmling
Thatiane WarmlingPermalink

Olá! estivemos no Natal Luz nos últimos 5 anos... no ultimo ano assistimos ao Nativitat dos jardins do restaurante Buquet Garni ( http://www.bouquetgarnigramado.com.br/ )que nos dias de show oferece um janar especial com direito a coquetel durante a apresentação do show. Alto estilo. Necessita reservas e pagamento de 50% antecipado. Vale o investimento!!!

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

Thatiane, dá pra ver e ouvir tudo direitinho lá do Bouquet Garni?

Thatiane Warmling
Thatiane WarmlingPermalink

Desculpe, não percebi o comentário acima... bom pelo menos confirmo a sugestão da Bianca.

Elaine
ElainePermalink

Olá!!Estar em Gramado é sempre bom, acredito que em qualquer epoca do ano, um lugar muito aconchegante, eu indico com toda certeza o hotel Giardino di Pietra, ele tem uma otima localização e otimas acomodações tambem, lembrando que os restaurantes Cantina pastasciutta, Bouquet Garni, restaurente Piacere são Otimos inclusive do mesmo dono do Hotel. Foi uma pena não conseguirmos reservas para estarmos lá no Natal Luz, estamos aceitando dicas de lugares que seriam legal para a temporada do Natal!!

Elaine
ElainePermalink

Ah, esqueci de comentar sobre o transfer, na verdade os taxis cobram na faixa de 280,00 do aeroporto de Porto Alegre até Gramado, seria ideal se pudesse dividir com mais alguem, em 4 por exemplo, nós chegamos no aeroporto e viemos com um pessoal da CVC que nos acolheu muito bem na Van e nos cobrou apenas 50,00 por pessoa, acredito que isso foi porque a Van não estava lotada, até porque não tinhamos pacote nenhum com eles, mas fica uma dica, caso queira decidir na hora o meio de transporte.

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

Flávia, Bianca, Wander, Evelyn, Thatiane e todo mundo que respondeu: muito obrigada!
Depois eu conto como foram os espetáculos.
Um abração, Lu

Hugo
HugoPermalink

Olá, eu achei muito interessante a dica da bouquet Garni para assistir o nativitaten, tenho apenas uma dúvida. Olhando para as fotos do site e outras, que achei de forma aleatória pela internet, não consegui identificar em que parte do restaurante eu assito o show. Liguei para o restaurante e eles me informaram que durante o nativitaten fica disponível um deck da onde é visualizado o show. Gostaria de saber da onde é assistido o Show exatamente (deck, jardim, etc), pois eu já comprei ingressos para arquibancada, mas estou disposto a "ficar no prejuízo", se a opção pelo restaurante me proporcionar uma visão realmente privilegiada.

desde já obrigado!

Sylvia
SylviaPermalink

Hugo, se estás com os ingressos na mão , chega mais cedo e confere o restaurante antes.Creio q está sempre reservado e lotado.

Hugo
HugoPermalink

Outra coisa que esqueci de comentar é que olhando o posicionamento dos camarotes e arquibancadas no momento da compra dos ingressos (no site ingressos.com), o posicionamento daqueles (camarotes e arquibancadas) parece tomar toda a margem do lago. Pela disposição das arquibancadas e camarotes no site do ingressos.com, as margens do lago parecem estar totalmente ocupadas pelos lugares.

Mais uma vez obrigado!

Carla
CarlaPermalink

Hugo, eu assisti ao Nativitaten no último sábado, no camarote B, e gostei da localização, mas confesso que fiquei com uma "invejinha" de quem estava lá no Bouquet Garni... Me pareceu que a visão é muito boa de qualquer lugar, porque o espetáculo é preparado para isso - realmente as margens do lago são completamente tomadas pelas arquibancadas e camarotes. Se você tiver a chance de ir conferir o restaurante, como a Sylvia sugeriu, eu acho que seria a melhor opção. Em tempo: as arquibancadas me pareceram bem desconfortáveis...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Direto do palco dos acontecimentos, senhoras e senhores!!!! Pronto, tá perdoada de ter faltado a mais uma ConVnVenção no Belmonte smile

Carla
CarlaPermalink

lol lol lol

Ivana
IvanaPermalink

Oi,

Algué, já ficou no Hotel Azaléia em Gramado? Qual a impressão?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Ivana! O Hotel Azaléia foi bem recomendado por dois tripulantes. Aqui estão as opiniões:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/gramado-pra-marcia/comment-page-2/#comment-50972 (Alan)
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/gramado-pra-marcia/comment-page-1/#comment-35324 (Alessandro)

Thalita
ThalitaPermalink

Olás,
Estou indo para Gramado em agosto ... alguém conhece o Hotel Pousada Rosa ? Não vou alugar carro , mas também não me importo de andar (até curto) ,mas também não quero algo tãaao longe ! Já anotei todas as dicas que podia ^^ , vou tentar aproveitar o máximo , já que ficarei somente 1 fim de semana !

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thalita! Não temos opinião sobre essa. Mas há dicas sobre outras tantas por aqui!
Além das que estão no próprio post, leia também as que foram dadas nos comentários anteriores. Clique nos números 1 e 2 logo abaixo para ver o que foi dito antes pelos leitores.

Thalita
ThalitaPermalink

Obrigada pelas dicas , é que ganhei de presente , então não vou escolher o hotel !!!
Mas tenho certeza que vou adorar Gramado de qualquer forma !
Abçs

Simone
SimonePermalink

Vou com a família toda (9 adultos e 1 criança de 2 anos) pra Gramado no feriado de 15 de Novembro. Pesquisei por aqui muitas dicas de hospedagem, alimentação, aluguel de carro. Ainda não consegui saber dos shows do natal luz (acredito que ainda não começaram a vender)e a passagem pela gol aumentou absurdamente em 1 semana (ainda estou pesquisando para encontrar mais barato)Enfim, tive dificuldade de achar vaga nos lugares (muitos já estão lotados e só consegui fazer contato com o hotel villa bella). Meu marido achou um pela internet e gostaria de saber se alguém possui indicações da pousada jardim secreto??O tarifário está bem mais em conta.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Sua pergunta está no Perguntódromo! Fique de olho nas respostas.

Isadora
IsadoraPermalink

Simone

Sou de Gramado, logo o único lugar que me hospedo lá é a casa dos meus pais, mas olhando no site da pousada, vi que ela fica na antiga casa de amigos de infância meus, claro que reformada para virar pousada. A localização considero boa, está a mais ou menos 1 quadra e meia do Mini-Mundo e do Lago Joaquina Rita Bier (local do espetáculo Nativitaten), além disso até o centro devem dar no máximo 10 min a pé. Acredito também que seja uma pousada nova, na última vez que passei por lá (início desse ano) não lembro de ter visto que a casa tinha "virado" pousada. Eu arriscaria me hospedar em uma pousada relativamente nova, pois normalmente os donos no início do negócio estão mais presentes e o serviço prestado por consequência acaba sendo mais eficiente, principalmente em alta temporada.

Espero ter ajudado.

Isadora

Larissa
LarissaPermalink

Olá Simone, poderia comentar se você se hospedou na Pousada Jardim Secreto e caso positivo dizer o que acho? Estou indo para Gramado em agosto e irei me hospedar nesta pousada. Obrigado, Larissa

cristiane ribeiro
cristiane ribeiroPermalink

Simone, depende do nível que você procura.Eu vou muito seguido pra Gramado e gosto muito da Pousada da Colina. É bem pertinho do centro, fica fácil de ir e vir e é muitíssimo aconchegante. Ela é decorada de forma bem típica, o café é muito bom. O telefone é (54)3286-7355. Mas você pode olhar no site.Normalmente nos finais de semana, quando vou,sempre tem vaga. A diária é em torno de 120,00 a 150,00.

Vivian
VivianPermalink

Alguém tem informações de quando terão início as vendas de ingressos para Natal Luz deste ano?? Acesso quase todos os dias o site ingressos.com e não consigo visualizar as vendas. Alguém conhece algum outro site onde já esteja vendendo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vivian!

O site oficial do Natal Luz tem um link para a compra de ingressos. Se ainda não está operando é porque estamos em... junho... e o Natal é em... dezembro grin

Você já descobriu o caminho das pedras, agora é só ficar ligada lá. Se quiser, telefone para eles, o telefone e todas as informações de que você pode precisar estão no link:
http://www.natalluzdegramado.com.br/pt/ingressos/comprar-ingressos-natal-luz.php

Vivian
VivianPermalink

Valeu Boia!!! Achei a resposta que eu queria no link que vc postou! E apesar de estarmos em...junho, é neste mês mesmo que começa a venda dos ingressos...kkkk smile

• De 07 a 21 de junho – Pré-venda exclusiva para clientes Bradesco Prime, com 20% de desconto;
• De 22 de junho a 06 de julho – Pré-venda exclusiva para todos os clientes Bradesco, com 20% de desconto;
• De 07 a 31 de julho, 13% de desconto;
• Durante o mês de agosto, 10% de desconto;
• Durante o mês de setembro, 7% de desconto;
• Durante o mês de outubro, 5% de desconto.
*Este desconto estará sujeito à disponibilidade de ingressos, de acordo com o lote liberado.

Alexandre Giesbrecht
Alexandre GiesbrechtPermalink

Já há alguns relatos da Pousada Vovó Carolina, mas vou adicionar o meu. Ficamos lá em julho de 2008, a última viagem que fizemos antes de o Willi nascer (pouco menos de três meses depois). Não sei os valores, pois a viagem foi um prêmio que a Mel ganhou em seu escritório. Provavelmente a única vez em minha vida adulta que viajei com pacote "fechado" de operadora. Como não sei os valores, fica difícil avaliar o custo-benefício, mas a pousada é bastante acolhedora. O quarto era bom, com um banheiro enorme (mas o nosso quarto era um dos adaptados para deficientes, então imagino que não seja assim em todos). A televisão é que era daquelas minúsculas, e ficava no alto. Para nós, que quase não assistimos TV nunca, não é problema, mas para outros pode ser. A pousada tinha alguma infraestrutura de lazer, como uma piscina coberta, que não usamos. O café da manhã era um desbunde, como a Carla falou alguns muitos comentários acima. O perigo era comer demais e ficar com o estômago pesado o resto do dia. O atendimento também foi bem atencioso. As necessidades que tivemos — não foram muitas, mas necessidades de uma grávida de seis meses geralmente são inusitadas e urgentes — foram atendidas com presteza. Eu definitivamente recomendo.

Leandro de Paula
Leandro de PaulaPermalink

Fiquei 2x no hotel Recanto da Serra (www.recantodaserra.com.br). Descobri ele no carnaval do ano passado, quando eu resolvi ir no "peito e na raça" para achar um hotel por lá. O hotel é maravilhoso, café da manhã estilo colonial (nem precisa almoçar depois...) atendimento espetacular. Tanto que voltei no meio do ano pra curtir um fim de semana no frio. O preço tá "na média".

Boa viagem!

Lilian Santos
Lilian SantosPermalink

Nós ficamos no Serrano Spa Hotel, em outubro de 2010, e foi ótimo. Além do hotel ter uma mega infra, os funcionários foram muito atenciosos, inclusive porque durante 3 dias na nossa estadia, meus cunhados estavam com nossos sobrinhos gêmeros, bebês e meio adoentados. Foram extremamente bem atendidos em tudo que precisaram. O preço é realmente salgado, mas pegamos uma promoção no site da CVC (só para hospedagem mesmo) e valeu muito à pena. A cama e o tamanho do quarto são excelentes!

Dionísio
DionísioPermalink

Realmente, as promoções da CVC para o Serrano são para se aproveitar. Sou de Porto Alegre e já fiz isso duas vezes. Fico sempre monitorando quando para correr entra uma promo nova.

Maria Cecilia
Maria CeciliaPermalink

Já ficamos, por duas vezes hospedados na Pousada Sonnenhof, uma delícia, ótimo custo X benefício, simples, confortável, com ótimo café da manhã,não fica no centro mas se vc estiver de carro, vale muito a pena.O pessoal da recepção é uma simpatia só, fomos muito bem recebidos! Irei novamente no início de julho(se não houver problemas devido a fumaça do vulcão), e desta vez, reservamos o hotel Recanto da Serra. Alguém conhece? Pode me falar algo desse hotel?

Dionísio
DionísioPermalink

Recanto da Serra: bom hotel, tamanho médio, confortável, próximo ao Centro mas em um local cercado de verde e muito agradável.

Carla
CarlaPermalink

Alguém já ficou no Hotel Canto Belo? Gostaria de ter opiniões sobre este hotel.
Fiquei no Glamour da Serra em 2010 mas já não tem disponibilidade para o período que preciso em 2001.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Carla! Não temos nenhum comentário por aqui sobre o Hotel Canto Belo, mas há muitos outros hotéis e pousadas recomendados pelos nossos leitores: http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

Antonia
AntoniaPermalink

Olá, Carla! Vi que você já se hospedou no Glamour da Serra. Vamos ficar lá em janeiro/2012. Poderia me dizer o que você achou do Hotel? Fica realmente próximo das atrações e do centro? Obrigada!

Lucia
LuciaPermalink

Alo Carla, nunca me hospedei no Hotel Canto Belo mas ele está localizado bem no centro, próximo de tudo!!!

Luciana
LucianaPermalink

Gostaria de informações sobre a pousada Jardim Secreto.
Vou me hospedar lá e ainda não encontrei nenhum comentário
sobre a pousada.Me ajudem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Uma outra leitora também pediu referências, mas ainda não recebemos comentários!
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/gramado-pra-marcia/comment-page-3/#comment-134282

Carla
CarlaPermalink

Valeu Bóia! vou ficar no Canto Belo no próximo mês... depois envio os comentários.

Luciana
LucianaPermalink

Estou indo para Gramado no feriado de 15 de novembro. Comecei a pesquisar hoje e as opções de hotel são poucas. Hotel Bavaria SPort, Casa da Montanha, Hotel Pousada Le Chateu e Hotel St. Hubertus. Estou indo com uma criança de 8 anos e vou alugar um carro. Alguma sugestão?
Obrigado, Luciana

Madalena
MadalenaPermalink

Luciana, tem um amigo que todos os anos viaja para Gramado e já comentou sobre o casa da montanha. Disse que era excelente. Espero ter ajudado. Estarei lá em novembro tb,bj

Luciana
LucianaPermalink

Pessoal, é fácil utilizar taxi em Gramado? Se eu ficar no Hotel Bavaria Sport, preciso ir de carro para o centro ou é melhor ir de taxi? Como estou indo no feriado tenho medo de ser dificil estacionar. Obrigado. Luciana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Vamos subir a sua pergunta ao Perguntódromo, mas sugerimos que você leia os comentários anteriores (clique nos números 1 e 2 embaixo desta caixa de comentários) para ver como os leitores disseram que se viraram em Gramado sem carro.

Aline
AlinePermalink

E ah ... uma dica boa de hotel: http://www.chalesfioreze.com.br/
Uma delicia smile
Lindo, aconchegante, quentinho, cafe da manha delicioso (colonial) e donos maravilhosos.

Bjs

Andre L.
Andre L.Permalink

Acho melhor ir de carro, para vc não ficar dependente de táxis e, mais do que isso, ter a liberdade de sem muito custo programas passeios diferentes daqueles padronizados que ficam ao alcance de quem não está motorizado.

Alexandre Giesbrecht
Alexandre GiesbrechtPermalink

Se ir de carro (e não alugar um carro) é uma opção, vá de carro. Só não deixe de explorar Gramado a pé, mesmo quando a caminhada for um pouco maior. Fizemos muito isso, em 2008, e o trecho após o centro em que se contempla todo o vale é algo que mal se percebe de carro. A pé pudemos parar e contemplar. Parar e contemplar. Parar e contemplar. Parar e…

Lili-CE (@lilianesonsol)

Luciana, apesar de não curtir nem um pouco dirigir nas férias, pois já passo o resto do ano engarrafada, Gramado é um destino que vale a pena ser explorado de carro. Aluguei no aeroporto de Porto Alegre, que é uma cidade tranquila pra andar de carro, e devolvi no aeroporto. As estradas gaúchas são ótimas, incluindo as duas alternativas pra se chegar na serra - alguns me disseram que a opção c/ mais curvas é perigosa, eu não achei nem um pingo. É uma cidade pequena, mas as distâncias podem atrapalhar, inclusive se seu hotel não ficar no centro.

Tati
TatiPermalink

O Vovó Carolina é ótimo. O pessoal é super hospitaleiro (olha q sou carioca e levo isso a sério). O café da manhã é sensacional. Os quartos são quentinhos e contam com aquecedores (q não dependem da recepção do hotel para serem ligados).

Lucia
LuciaPermalink

Luciana,

Sou gaúcha, vou para Gramado desde 1987, tenho um time sharing em Gramado, portanto fico sempre no mesmo local. O Hotel Bavária Sport deve ser o Hotel Bavária, fica pertinho do famoso Spa Kur Hotel.Adoro caminhar pelas ruas próximas ao hotel! Bem arborizadas, muitas casas e nas proximidades está o Alphaville Gramado. Está localizado umas cinco quadras da Av. das Hortênsias e por ela, caminhando mais ou menos um quilometro chegarás até a esquina mais central da cidade, cruzamento das Avenidas Hortênsias e Borges de Medeiros. Quanto ao transporte: está muito dificil estacionar em Gramado, principalmente em final de semana e Natal Luz. Praticamente todos os restaurantes e principais cafés coloniais disponibilizam transporte para os clientes, buscam e levam no hotel. Pelo 1 km de Av. das Hortênsias que caminharás, passarás por muitos restaurantes, principalmente os de Sequência de Fondue. O Moscerino é uma casa de massas. O Belle de Valais é especial.
Transporte: Passeio por Gramado: sai um trator tipo trenzinho da Frente da Igreja( Av. Borges de Medeiros) que leva até o Lago Negro. Também na Av. das Hortênsias, próximo a esquina com Rua São Pedro tem a Jardineira das Hortênsias que faz um tour pela cidade, tem passeios para Canela e Bento. Creio que tem um passeio para Canela que vai até os parques.
ônibus de linha para Canela: A Rodoviária de Gramado é bem central, a de Canela tb. Há ônibus de 15 em 15 minutos, tarifa deve ser uns 3,00 reais.
Carro: necessário se vais para os parques de Canela.
Agora, vi que irás no feriado de 15 de Novembro: feriado, início do Natal Luz, sinônimo de cidade cheia.... Estacionamento indisponível!!!! Pede para a recepção do hotel ligar para os restaurantes e combinar o transfer!!!
Dica importante: Se estiveres de carro, quando voltares de Canela, para fugir do engarrafamento, dobra a direita junto ao Hotel Galo Vermelho e segue pela estrada que tem o nome de Av. Central, chegarás até a Av. Borges de Medeiros, pega a primeira rua a direita e depois a esquerda na Sao Pedro para depois chegar na rótula da Av. das Hortênsias e seguir para Hotel Bavária!!!
Carro; a cidade é segura, pode-se andar a pé mas procura não deixar malas e sacolas quando estacionar em ruas de pouco movimento. Já soube de carros arrombados perto da Aldeia do Papai Noel, que fica bem no centro, no antigo Parque Knorr da Varig.
Show do Natal Luz no Lago Jacobina Bier: é o Nativiten, vai de taxi e volta caminhando pela Borges, podes reservar uma janta no Il Piacere, Cantina Pastatiutta, Galeto Nono Mio ( maravilhosa salada de maionese). Cantina e o Galeto são clássicos de Gramado.
Shows de Natal no Carriere, fica junto ao Lago Negro, necessário transporte para ida e volta.
Um restaurante de comida alemã, que só abre para almoço é o Romanus, fica na Av. das Hortênsias, direção contrária do centro. Os turistas empacotados não conhecem, frequentado pelo pessoal que tem casa de final de semana em Gramado. Não fica do longe do teu hotel.
Há muitos anos, almoçei no Bavária, o pato com laranja era muito bom.
Boa Viagem!!!
Ricardo, falei contigo no Salão, depois da tua palestra!!! Um abraço.

Lucia
LuciaPermalink

Vovó Carolina: são dois hotéis. O mais antigo na Borges de Medeiros e a Pousada Vovó Carolina na Av. das Hortênsias. Café da manhã é tradicional!

Lucia
LuciaPermalink

Luciana,
Gramado sem carro no Natal Luz.
Olha no Google maps. Para chegar no Lago Jacobina Bier, onde é realizado o mais famoso show ( Nativitenm com os tenores cantando em ilhazinhas no lago) sai do Hotel e segue pela rua Piratini até a Rua Leopoldo Rosenfeld, passará bem próximo do Mini Mundo e chegarás até o lago. Volta pela Borges, curtindo o movimento, que será grande. Não esquece de levar um casaco, de preferência impermeável, as vezes o vento traz gotículas da água das fontes....
O Desfile de Natal acontece na Av. das Hortênsias com Borges de Medeiros.
Como no sul escurece mais tarde, e com o horário de verão temos luz do dia até às 20 horas, as luzes são acesas ás 21horas. Todos os dias, na esquina da Borges com Av. das Hortênsias soltam fogos e tem música quando ligam a iluminação.
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

Lucia
LuciaPermalink

Thalita, se a Pousada Rosa é a mesma que conheço, necessitarás de carro, fica na estrada que vem de Taquara RS115, próxima ao Centro de Eventos Serra Park. Eu não caminharia pela estrada, principalmente a noite. De dia, há ponto de ônibus próximo da entrada do Serra Park.

Aline
AlinePermalink

Luciana,
Já fui para Gramado algumas vezes e todas de carro. No feriado é um pouco mais dificil de estacionar, mas vale a pena. A maioria dos pontos turisticos fica em Canela e vc irá usar bastante o carro ainda mais que você ficará longinho do centro.
Eu costumo alugar o carro no aeroporto e de lá seguir para Gramado smile
Boa Viagem!
Aline

Erica Fontes
Erica FontesPermalink

Simone,
vc indica a pousada jardim secreto? Vou confimar minha reserva, estarei indo na primeira semana de novembro.

Bjs
Erica

Lucia
LuciaPermalink

Gramado: ir de carro alugado no aeroporto de Porto Alegre:

São três opções para chegar em Gramado.

Saindo do aeroporto, pegar a Av. dos Estados em direção a Canoas.

Opção 1 - a estrada mais bonita, com curvas, estrada antiga, evitar em dias de muita chuva e cerração. Seguir sempre pela BR 116 de Canoas a Nova Petropolis, passando por São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Dois Irmãos ,Picada Café. Pista dupla até Novo Hamburgo mas muito trânsito, constantes engarrafamentos. Para encurtar o trajeto, entrar a esquerda em Ivoti e seguir pelo centro da em direção as cidades de Presidente Lucena e retornar a BR 116 em Picada Café. Trajeto integra Rota Romântica. Em Ivoti, bem proxima da estrada tem a antiga Ponte do Imperador e o Buraco do Inferno ( tradução do nome em alemão) de antigo núcleo de casas em estilo enxaimel.

OPÇÃO 2- mais rápido em dias de trânsito intenso, estrada antiga mas com pouco movimento. RS 020 até Taquara. Sair do Aeroporto em direção a Canoas, ingressar na Br 290 ( freeway) em direção ao Litoral, após o pedágio, seguir pela RS 118 em direção a Gravataí, ingressar na RS 020, seguir para Taquara e depois pela RS 115 até Gramado.

Opção 3 - a que tem mais pista dupla, melhor em dias de chuva e neblina. Sair do Aeroporto em direção a BR 116/Canoas. Seguir pela BR 116 até Novo Hamburgo, no viaduto Estãncia velha, entrar a direita na RS239, seguindo por Novo Hamburgo ( FEEVALE), Campo Bom. Sapiranga, Parobe ,Taquara. Ao chegar próximo a Taquara, entrar a esquerda, por baixo de um viaduto massudo e feio e seguir pela RS 115 ate GRamado.

Luciana
LucianaPermalink

Pessoal, muito obrigado pelas dicas!! Abraços!

Marcelle
MarcellePermalink

Luciana,
Cheguei ontem de Gramado e Canela e fiquei quase todos os dias sem carro. Me hospedei no Klein Ville, em Canela, por ser mais barato que hotéis de estrutura semelhante em Gramado. Do aeroporto de Porto Alegre, pegamos um táxi para a rodoviária (no sábado de manhã custou R$ 22) e de lá o ônibus (R$ 30) para Canela. Mas há vários ônibus que saem direto do aeroporto para Canela e Gramado, sem cobrança adicional.

O Klein Ville fica a 5 minutos da rodoviária e do centro de Canela. Quem está planejando ficar em Canela não vai ter problemas. Na rodoviária de Canela, assim como na de Gramado, tem ônibus de 15 em 15 minutos de uma cidade para outra, a R$ 1,90. Até o Centro de Gramado, a "viagem" dura 15 minutos. E o ônibus para onde você quiser na Avenida das Hortênsias, a via que liga as duas cidades e onde estão localizadas várias atrações, como museus temáticos, fábrica de chocolate e cafés coloniais. A partir das 21h, os ônibus que ligam Gramado a Canela passam a circular de 45 em 45 minutos e respeitam o horário. Saem de Gramado às 21h, às 21h45, às 22h30, às 23h15 e o último às 24h.

Num dos nossos dias lá, sem saber que os ônibus funcionavam até a meia-noite, nós pegamos um táxi do Centro de GRamado até o hotel em Canela. Deu R$ 35.

Um táxi do centro de Canela até o ALpen Park, por exemplo, dá R$ 18. Do Centro de Canela até a vinícola Jolimont, nos arredores de Canela, dá R$ 25.

Num dia fomos de Canela a Três Coroas, ao templo budista. Pagamos uns R$ 5 de passagem de ônibus (a viagem dura 50 minutos) e na rodoviária de Três Coroas pagamos R$ 25 de táxi até o templo (que fica a uns 7 km da rodoviária, em estrada de terra). A mesma coisa na volta. Talvez tivesse valido a pena alugar carro para ir até lá, porque eu consegui alugar carro baratinho lá. Aliás, fica a dica da locadora: RJR Turismo - www.rjrturismo.com.br. Alugamos o carro mais simples, com seguro, a R$ 65 a diária, com direito a rodar 100 km.

Alugamos o carro para conhecer os parques do Caracol e da Ferradura, nos arredores de Canela. Para lá não tem transporte público, e apesar de serem na mesma estrada e um perto do outro, as agências de viagem não costumam fazer os dois no mesmo dia, sabe-se lá por quê.

Em Gramado, o único lugar que visitamos que achamos que seria difícil ir sem carro foi o Lago Negro, mas talvez tenha ônibus urbano para lá. Fomos ao lago no dia em que estávamos com o carro alugado. AH, estacionamento no Centro de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros, custa R$ 4 por quatro horas. Tem que comprar o bilhete na maquininha, mas tem gente para ajudar.

Vários restaurantes de Gramado oferecem transporte gratuito. Eles te pegam e te buscam no hotel. Mas nem sempre eles levam até Canela. As fábricas de chocolate também oferecem transporte gratuito. A chocolateria Lugano nos pegou e nos levou no nosso hotel, bastou agendar.

Tem mais dicas de lá no meu blog - viciadaemviajar.blogspot.com

Abraço,
Marcelle

luciene martins
luciene martinsPermalink

Pessoal,
Gramado é lugar de sonho ,,,estive lá em janeiro de 2010 e me apaixonei tanto que voltamos em janeiro de 2011 e levamos mais dois casais conosco,, a primeira vez fiquei no serrano resort, achei custo alto para o que oferecia, este ano ficamos na pousada vovo carolina, simplesmente maravilhosa, atendimento de primeira, quarto enorme com hidromassagem, tudo de bom, recomendo de olhos fechados,,,,
Luciene,,ah nao deixem de comer croasonho,,,,um sonho mesmo,,,

tarissa
tarissaPermalink

Em novembro irei ao Natal Luz de Gramado e estou com dúvidas em relação aos seguintes hotéis
Pousada vovó carolina
Hotel glamour da serra
hotel recanto da serra
Quem puder me ajudar... Agradeço muito,
Tarissa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tarissa! Leia os comentários anteriores: os tripulantes do site já falaram sobre estes hotéis neste mesmo post!

Marcia Brunet
Marcia BrunetPermalink

Vou para Gramado e Bento Gonçalves em janeiro. Prendendo alugar um carro no aeroporto. Qual estrada é melhor (segurança, tempo de viagem), partindo de Caxias do Sul ou Porto Alegre?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Por favor não repita perguntas em posts diferentes. Você será respondida no outro post (Uma semana na serra Gaúcha por Carla Portilho).

Claudia Luz
Claudia LuzPermalink

Boa tarde.
Fiquei em Gramado de 29 até 13/8,(quinta vez), abaixo alguma dicas:
Cia Aerea.
Tam a melhor!
Azul também é excelente mas poucas opções de horários.
As outras cias não dão nem água, é bico seco mesmo, paguei na TAM promoção por R$ 359,00 ida/olta, melhor voo saindo 08 e chegando às 10h para aproveitar bem o dia.
Translado POA / Gramado.
Dessa vez não aluguei carro. Após o desembarque suba ao segundo andar, procure o balcao da CITRAL, VEJA NO SITE OS HORÁRIOS, os onîbus são mega luxuosos tem até Wi-Fi - e desembarque na Rod. de Gramado, no centro na Borges, perto de tudo, em 2h.
Hotel
O melhor é o Serra Azul, (alguns mais luxuosos tipo Lagheto, Toscana ...sendo que longe do centro) o Serra Azul tem a melhor localização, sem falar na limpeza, beleza e atendimento, mas a localização é 10, por isso para mim é o melhor).
As diárias por volta de R$ 260,00 diretamente na recepção, mas se vc tiver uma agência de viagem eles conseguem mais descontos.
Glamour da Serra
Colado ao Serra Azul, execelente hotel com café da manhã e localização 10.
Pessolamente ou por telefone consegue uma diária mais em conta, tipo R$ 180,00...negocie.
Vovo Carolina
Bom hotel, acho que poderia ser mais em conta, pois cobra R$ 218,00 - baixa R$ 180,00 e só tem sabonete no banheiro, enquanto o serra azul e o glamour, dão shampoo,condicionador, sabonete, toca, chocolate à noite de brinde ...tem mini academia, sauna..e a Vovo não tem nada, apenas um bom café da manhã e quartos sem luxo algum, mas amplos. Fica no meio da Borges mas é pertinho também...
Hotel Canto Belo.
Uma boa opção para quem vai embora de Gramado para Poa de onibus pela Citral, fica quase em frente á Rodoviária, não precisa de táxi, basta atravessar a rua com as malas, fiz isso com a minha Mãe de 70 anos, foi fácil.
ATENDIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DA RECEPÇÃO MÉDIO.
QUARTOS MAIS EM CONTA, porém NÃO DISPÕE DE ELEVADOR.
O Hotel Canto Belo é bonitinho, quartos com TV de 14! antigas, limpos e só.
Só voltaria para ficar uma noite se precisasse ir para Rodoviária.
Não fico mais porque?
Eles são extremamente mesquinhos no café da manhã. A Salsicha é tão picada que vc não consegue identificar, frios não tem queijo minas, somente amarelo e a fatia é tão fina que quebra, tudo em poucas quantidades, pão somente 2 tipos, café frio, tive que pedir para requentar, às 08h30, e a pessoa ainda bateu boca que estava quente, enfim acho que os donos deveriam fazer uma visita ao Vovó Carolina, Glamour para saber o que é realmente um bom café da manhã! Bolos - no Vovó todos os dias até 6 tipos de tortas feitas no dia....
Caso necessitem de um taxi de um dos hotéis, exceto Canto Belo, até a Rod. de Gramado não pagará mais de R$ 10,00 é muito perto.

Café Colonial.
Bella Vista - somente de Carro - fica perto do Museu do Automóvel - excelente qualidade - não existe melhor, os outros muita comida mas qualidade ruim.

Sapatos de Qualidade

Di Rossi - essa loja fica embaixo do Hotel Serra Azul - confortáveis e preço honesto - couro excelente - as botas são maravilhosas mais caras por R$ 220.

Comer muito bem e em conta

Stutgart - Preço libre R$ 19,90 - comida caseira - ou a peso.
Fica na Rua das Hortências fácil de descobrir..procure ir antes das 14h...tem sobremesa grátis - simples mais gostosas...
a noite abre também, tem uma sopa da capeletti e de legumes muito boa por R$ 9,90.. os outros acima de R$ 21,00...

Passeios - a mlehor agência é a Brocker que fica embaixo do Hotel Glamour da Serra.
Imperdível: Noite Suiça - mesmo quem não gosta de dança não fica na mesa sentada.
Tour da Uva e Vinho - roupa confortável, guarda chuva, luva, casaco - prepare-se para chegar às 21h no hotel - muito cansativo , mas imperdível...
Noite Alemã na Churrascaria Garfo e Bombacha - bom show mas comida péssima.
Não volto.
Farmácia Panvel de Gramado - não deixem de comprar os esmaltes que são maravilhosos, um brilho que não vi até hoje, preço R$ 2,09 e o imperdível Creme Hidratante de Leite de Cabra - consegue ser nelhor do que o que comprei na Flórida da Elisabeth Arden...comprei mais de 1 vidro custa R$ 11,50...fio dental, algodão tudo é bom e muito barato.

Ana Paula T de Souza
Ana Paula T de SouzaPermalink

Boa noite, vi comentário sobre hotel canto belo. alguem foi nele recentemente? estou indo agora 20.04, pretendo alugar carro em Gramado.Ë vantagem fazer passeio da maria Fumaça indo de carro até Bento Gonçalves? achei o custo alto em Gramado. Sabem me dizer porque não consigo comprar bilhete da maria fumaça somente o pacote pelas agências?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Reserve a Maria Fumaça aqui:
http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/default.html

Clique e leia o que andam dizendo deste hotel no Booking.

Madalena
MadalenaPermalink

Bom dia!! preciso fazer a reserva do hotel para o feriado de novembro e gostaria da ajuda de vcs. Quem conhece os hoéis que listei logo abaixo. Me ajudem, estou numa dúvida cruel. Desde já muito obrigada. Irei com minha filha de 2 anos e gostaria de um hotel que fosse confortável.

Hotel Laguetto siena
hotel alpestre
hotel bavária
hotel alpebhaus
hotel laguetto
hotel laguetto premium
hotel toscana

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Madalena! Todos esses hotéis foram comentados por leitores neste mesmo post. Clique nos links "Anterior 1 2", logo abaixo, para ver os comentários que ficaram nas páginas anteriores.

Madalena
MadalenaPermalink

A bóia, vi todos os comentários, mas achei muito amplo.Gostaria que outras pessoas podessem me ajudar mais. Por exemplo, vi que todos os Laguetos são bons, mas gostaria de saber qual deles é o melhor e porque os consideram bons. gostaria de mais informações que me ajudassem. Vi que falaram bastante do Hotel Recanto da Serra, mas infelizmente ele não entra no meu pacote. Vi na página do laguetto que o hotel é camaratote para o nativitaten, é isso mesmo? Tenho uma filha de 2 anos e gostaria de saber qual dessa é melhor para criança? Desde já, agradeço muito.