Gramado pra Marcia

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago Negro, Gramado (foto: site da prefeitura)

A Marcia Amaral descolou passagens em conta para Porto Alegre e quer passar uns dias em Gramado.

Ela já imprimiu as dicas gastronômica dos Destemperados e gostaria de sugestões de hotéis ou pousadas com charme mas que não fossem muito caros.

Eu sei que já discutimos o assunto em Perguntódromos antigos e esparsos, mas esse é o grande defeito dos Perguntódromos -- pesquisar é um inferno.

Vocês têm paciência de repassar as dicas mais uma vez? A diferença é que agora elas vão ficar arquivadinhas num lugar muito fácil de buscar mrgreen

As opções BBB da Sylvia são a Pousada Vovó Carolina e o hotel  Vô Mário.

A Mô gostou muito da hospedagem no Toscana.

Quem tem mais hotéis testados e aprovados? Conte pra gente, por favor!

Também são bem-vindas dicas quentes de trânsfer entre o aeroporto de Porto Alegre e a Serra.

Obrigado!

Leia mais:

364 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Madalena
MadalenaPermalink

Sim, gostei bastante do hotel Alpestre, Laguetto, Laguetto Siena, e Toscana? Quem já foi e que pode me ajudar com mais informações? Estou super ansiosa para essa viagem e queria ficar em um hotel legal, confortável, com um café da manhã legal. Ah, que tivesse lazer para crianças. Muito obrigada. Aproveito a oportunidade para perguntar tb quem tem informações da cadeira D na apresentação da fantástica fábrica?

isabelle
isabellePermalink

o Alpestre é maravilhoso mas fica longe em relação ao centro da cidade, vc fica dependendo de carro para ir aos locais. o Laguetto é mais central e o preco mais acessível tb.

Madalena
MadalenaPermalink

Acabei de saber que o hotel Canto verde tem poderia ir...Alguém conhece?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Madalena! Leia sobre hotéis recomendados pelos leitores em Gramado neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

Madalena
MadalenaPermalink

Valeu, obrigada.

Madalena
MadalenaPermalink

Olá, acabei de tentar comprar o ingresso da fantástica fábrica e está esgotado para o dia 11 de novembro. Será que terá outro lote em setembro? Que puder me ajudar, agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Madalena! Sim, haverá liberação de mais lotes a cada mês. Fique ligada.

Deysi
DeysiPermalink

Olá,
Onde consigo comprar ingressos para a fantastica fabrica? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deysi! No site http://www.ingresso.com.br !

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Alguem sabe se e possivel fazer o tour de vinhos com passeio de Maria Fumaca e a noite ainda assistir o Nativittaten(21:30hs)?

Estarei em Gramado com minha esposa e filho de 7 anos.

Ja estou certo q vou no Nativitatten pois ja comprei ingresso, mas so tem o passeio la no mesmo dia!

alguma opiniao/experiencia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge Paulo! Passeios diurnos sempre acabam entre 17h e 19h. Este não deve ser uma exceção. Pergunte ao marcar.

gleiton
gleitonPermalink

Ola paulo da tempo sim so vale lembrar que o passeio uva e vinho é bem cansativo voce vai chegar bem cansado

luana k
luana kPermalink

Acabo de voltar de Gramado. O Hotel Recanto da Serra é muito bom, muito limpo, agradável, café da manhã bem variado, não encontrei defeito no hotel, e olhe que sou exigente. Alugamos carro, achei essencial mesmo. Quanto à comida.... Fui nos restaurantes indicados, galetto nono mio, cantina Pastasciutta... Impossível um casal comer por menos de 100,00 em gramado, e olha que não tomamos vinho em nenhum ocasião. E, honestamente, a comida não era assim... nenhuma brastemp. Se o pessoal ama o galeto nonno mio, vão ficar absolutamente enlouquecidos se vierem comer nos restaurantes italianos aqui de Ctba- santa felicidade. Muito mais variedade e qualidade por um preço beeem menor. Me senti enganada com os restaurantes, realmente o entendimento é muito bom, mas não valem o que cobram não. Por sorte encontramos um buffet por quilo na rua perpendicular à da igreja da borges de medeiros (pietro ou di pietro), onde era foi possível almoçar e pagar, por casal, R$ 30,00. E não ficou devendo nada para os restaurantes acima citados. Eu não voltaria na cantina Pastasciutta e nem no galeto nonno mio. Talvez quem mora em sp não estranhe os valores, mas nós estranhos muito, esperavamos bem mais. Imperdível mesmo são os produtos coloniais da casa do colono, ao lado da rodoviária (quase em frente a cantina Pastasciutta, aliás). De toda forma, Gramado é linda e vale a ida.

Madalena
MadalenaPermalink

lUANA, OBRIGADA PELO DEPOIMENTO, ajudou.

Vanessa Pinho
Vanessa PinhoPermalink

Pessoal, vou a Gramado pela primeira vez. Chego dia 01/01 e termino a viagem dia 07. Minha dúvida é se fico em Gramado todos os dias hospedado e vou de carro passear pelos vinhedos ou se fico alguns dias hospedada em Bento.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! A Carla Portilho passou uma semana na Serra Gaúcha, o que rendeu uma ótima série de posts. Veja as dicas dela: http://www.viajenaviagem.com/2009/08/uma-semana-na-serra-gaucha-por-carla-portilho/

Ignes
IgnesPermalink

Olá! Quero agradecer as dicas deste site para realizar meu roteiro ‘triangular’: POA/Gramado/Canela/Porto Seguro/Brasília.

Ficamos no Vovó Carolina Pousada em Gramado e o atendimento foi correto. A pequena piscina com água bem quentinha ‘quebrou o galho’ para relaxarmos quando da chegada da viagem, já que alugamos um carro no aeroporto de POA e paramos na Tenda do Umbu – BR 116 (www.tendadoumbu.com.br) para comprar um casaco de couro mais em conta e, em Nova Petrópolis, caminhamos.

Um lugar para almoço ou jantar, não muito barato, mas que me chamou a atenção pelo charme, atendimento e sabor, foi o Empório Canela. Em Canela, claro, do lado direito da avenida principal, de quem está quase chegando àquela igreja que fica lindamente iluminada à noite. A comidinha muito saborosa nos fez voltar lá no dia seguinte quando fomos comprar algumas roupas na loja dos ‘locais’, a Peludo, na mesma avenida.

Boa viagem para tod@s.

Delma
DelmaPermalink

Muito bom o lagheto no mês de janeiro. A piscina aquecida é uma boa para os momentos de muita chuva. O café da manhã é maravilhoso. Amei

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Eu e minha esposa retornamos de viagem a Gramado e Canela com filho de 7 anos. Fomos ver o Natal Luz e conferir um dos destinos turistico s mais comentados do Brasil.

O q deu certo:

1. TUDO, absolutamente tudo feito por antecedencia de 4 meses, desde passagens, principalmente hospedagem e ingressos para show do Natal luz. Ficou muito mais em conta uma viagem q gasta-se praticamnete o mesmo q uma viagem a Miami.

2. Alugar carro em POA, foi bem pratico e nos deu mobilidade, apesar de nao usar muito em Gramado, pois la e bem dificl andar de carro e estacionar na epoca do Natal Luz.

3. Ficar no centro de gramado foi EXCELENTE para numa primeira vez, pois andar por la e uma delicia

4. Fiz um passeio com operadora de turismo(Brocker) o Tour de uva e vinho com Passeio de trem Maria Fumaca. Ate tentei fazer o passeio "by myself", mas foi muito complicado e afinal foi bom e deu para ir ao Show Nativitaten a noite

O q deu errado:

1. Gramado e uma cidade cara.Prepare-se para fazer concessoes e nao se frustrar, pois pode ser mais caro nao aproveitar bem o passeio

2. Faltou um concierge melhor, mais pesquisa pois o material nao e tao farto assim

DICAS:
Compras;
sapatos: BannyPel;
Blusas e malhas: Michele e Drumm
Chocolate: Lugano

Fuja: Foundue de queijo, parece consenso q e caro e tem gosto de mingau de maizena salgada

Va com criancas: Pizzarias tematicas: Toca da Bruxa(Canela) e Porto do Pirata(Gramado)

patricia  coelho
patricia coelhoPermalink

Gente, vou fazer 18anos de casamento e gostaria muito de sugestões de hotéis em Gramado pra comemorar esta data. Alguém pode me ajudar, por favor!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Aqui estão as sugestões dos nossos leitores para hotéis em Gramado: http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

fernanda gomes
fernanda gomesPermalink

Gente, que dúvida entre o apto luxo da Pousada vovó Carolina e o apto conjugado da Pousada Solar da Serra! Seremos eu, marido, filho de 8 anos, filha de 3 anos e minha mãe. O que vcs acham? Só iremos em novembro (25 a 30), mas é impressionante como já encontrei lugares sem vagas... Tudo bloqueado! Me ajudem!

Mônica Bittencourt
Mônica BittencourtPermalink

Olá, Pessoa!Estou passando pelo mesmo problema da colega , quero ir para gramado de 21dez a 28 dez só encontrei vaga na pousada da vovó carolina,só estou preocupada pois levarei meus 3 filhos de 6, 3 e 1 ano respectivamente, o que acham quanto ao meu deslocamento do hotel para o centro, pois só pretendo alugar carro para passeios distantes.A vovó carolina é muito longe. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! Se não alugar carro, chame um táxi.

Gabriel C
Gabriel CPermalink

Olá, pessoal.

Estou planejando ir para gramado no fim do ano para o Natal luz. Ficarei um período de sete dias e estou para fechar com um destes três hotéis: Giardino Di Pietra, Le Chateau ou Vovo Carolina. Pesquisei e peguei valores em mais de 10 hotéis e estes me pareceram as melhores opções. Já li os relatos acima, mas gostaria de saber se mais alguém pode me dar as suas impressões sobre os mesmos.

Grato

Gabriel C.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriel! Os relatos sobre hotéis em Gramado estão organizadinhos neste outro post: http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

Thiago
ThiagoPermalink

Olá gostaria ajuda, uma estimativa sobre quanto se gasta durante 5 dias em Gramado com um casal, passando bem ( nem muito econômico, nem muito luxuoso), alguém que tenha ido e possa dar uma estimativa de quanto gastou... pesquisei na internet e todos dizem que depende, tudo bem, mais eu gostaria de saber de alguém que foi, quanto gastou... apenas para que eu possa fazer uma estimativa...
Dês de já fico grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago. Lamentamos, mas a única resposta precisa é TUDO DEPENDE. Qualquer outro número é um chute, tem gente que dá, mas na vida real não funciona. Cada pessoa é diferente, cada viagem é diferente.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Thiago
ThiagoPermalink

referente ao post acima, já tenho hotel pago, gostaria de saber apenas sobre o consumo em Gramado.

Sylvia
SylviaPermalink

Thiago, Gramado é uma cidade turistica , pensa em despesas semelhantes ao Rio de Janeiro

Thiago
ThiagoPermalink

De qualquer forma obrigado! verei o link!

Sandra Cristina
Sandra CristinaPermalink

Pretendo ir em Gramado ano que vem, no meu aniversário! Estou adorando as dicas aqui encontradas e estou salvando todas!!! Porém, gostaria de tirar uma dúvida: alguém aqui já foi prá Gramado utilizando o aeroporto de Caxias do Sul? Fica a apenas 36km de Gramado,bem menos que os quase 120km de Porto Alegre, o que torna a viagem bem mais rápida e a Azul e a Gol, fazem voos regulares prá lá! Gostaria de ouvir opiniões! Muito Obrigada! smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! O aeroporto de Caxias está a 70 km de Gramado.

É uma boa opção sobretudo se você alugar carro.

Note que, assim como acontece com Porto Alegre e Curitiba, o aeroporto de Caxias costuma fechar de manhã cedo no inverno devido a nevoeiros.

Marcia
MarciaPermalink

Fui para Gramado, a partir do Aeroporto de Caxias. Apesar da pequena distância, a estrada é muito sinuosa (e linda), e a velocidade até Nova Petrópolis não passa de 60/70 km/h. Assim, o tempo até Gramado é de mais ou menos 1h30min. Além disso, o Aeroporto de Caxias é pequeno e sem estrutura. No entanto, minha escolha foi em razão de também ir para Bento Gonçalves, depois de Gramado. De Bento para Caxias, a estrada é normal e a distância curta (uns 40 km). Aliás, recomendo ficar uns dois/três dias em Bento em vez que fazer apenas o passeio de um dia (Maria Fumaça). Adoramos a cidade, principalmente o Hotel Villa Michellon, ideal para quem tem crianças, como era o nosso caso.

larissa
larissaPermalink

Oi gente estou indo a gramado em 14 de novembro vou com um grupo de 10 adultos e 4 crianças, estamos procurando hotel, pousada ou chalés que fiquem com um bom valor,alguem tem alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Leia opiniões sobre hotéis e pousadas em Gramado:
http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

Cássia Queiroz
Cássia QueirozPermalink

Olá! Estou precoupadíssima com meu Natal Luz em 2012, pois já comprei as passagens, contudo não consigo achar hospedagem no centro, quase tudo já está bloqueado por operadoras. Vamos levar nossa filha e as 2 avós, das poucas opções que nos deram ou são resorts muito caros para apenas 5 dias ou muito afastados, e com duas idosas pretendemos ficar no centro. Peço ajuda especificamente para alguém me dar referências sobre o SUL SERRA (que fica prox a um posto de gasolina ente av borges de medeiros e rua são pedro) e o AARDVARK INN.....o primeiro tem um preço muito bom, mas as fotos do site não medeixam claro se é um bom hotel. O segundo tem preço razoável que cabe no nosso orçamento, mas não é conhecido/falado. ALGUÉM PODERIA ME DAR REFERÊNCIAS DOS DOIS? AGRADECERIA MUITÍSSIMO.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cássia! Os hotéis onde os leitores já estiveram estão relacionados neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

Você pode buscar relatos também em sites como http://www.tripadvisor.com .

Infelizmente o Natal Luz é um evento bastante bloqueado por operadoras. Turistas independentes têm dificuldades para fazer reservas.

Liliana
LilianaPermalink

Olá. Vou para Gramado no fim de maio e já li bastante sobre pousadas, hotéis e restaurantes aqui. Mas gostaria de saber se em Gramado têm opções para sair a noite, sem ser restaurantes. Alguém sabe ou conhece algum lugar bacana, tipo bar ou boate por lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliana! Não é essa a característica da cidade.

Anne
AnnePermalink

Liliana! Tudo bem, sou de Porto Alegre mas jámoro em Canela (do ladinho de Gramado) há muitos anos. E tem opções de noite sim! Na sexta-feira o que "bomba" é o Botequim Santana (tem site), que é mais um bar, mas com música eletrônica e geralmente cheiooo e no sábado o Bill Bar é a pedida. É boate, com várias pistas... de pagode à eletrônica e shows ao vivo! Aproveite!

Danielle
DaniellePermalink

Pessoal, eu e meu marido estamos querendo ir pra Gramado no começo de Julho, mas só vejo comentários sobre o Natal luz, então gostaria de saber se Julho é uma boa época? Ou só vamos passar muito frio? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! O inverno é a razão de Gramado ser um destino turístico.

O Natal Luz é uma invenção recente para aproveitar o que era a baixa estação.

Danielle
DaniellePermalink

Obrigada pela resposta... Agora tenho outra dúvida, o ideal é ficar no centro de Gramado? Estava pensando em ficar em um lugar mais afastado e alugar um carro, mas já vi muitos comentários que andar de carro no centro é um problema na temporada. Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Sem carro, fique no centro. Com carro, pode ficar nos arredores. Sem carro nos arredores, vai precisar de táxi.

Marcela
MarcelaPermalink

Estarei em Gramado em Junho.Alguém poderia me dar umas dicas de baladas em Gramado? Algo como bares e lugares para dançar? Valeu!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcela! Siga as sugestões da Anne:
http://www.viajenaviagem.com/2009/05/gramado-pra-marcia/#comment-212106

Jeane
JeanePermalink

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se alguém já se hospedou na pousada Barbacovi em gramado, pois pretendo ficar la e não sei como ela é? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jeane! Veja onde os leitores do Viaje na Viagem se hospedaram neste post:

http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Li muito as dicas daqui antes de minha viagem para Gramado! Em forma de agradecimento, deixo as minhas impressões:
http://entreviagens.wordpress.com/destinos/brasil/rio-grande-do-sul/
Obrigada!

Carina
CarinaPermalink

Olá!
Pensei em ir a Gramado/Canela no meu aniversário e me dei conta que é época de Natal Luz.
Como somos só eu e meu marido, fiquei pensando se vale a pena ir na época mais cara sem crianças, pois tenho a impressão que é um evento mais voltado para elas - ou estou enganada?
Vale a pena apenas para um casal?

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carina! Se você curte clima natalino, também vai gostar. Mas é o período mais caro e cheio do ano.

Juliana
JulianaPermalink

Olá! Vou a Gramado de 6 a 10 de dezembro e minha dúvida é se é melhor fechar passeios por empresas (ex. rota dos vinhos, Alpen Park, fábricas de cristais, Tramontina, vinícolas) ou se vale a pena alugar carro. Sei que é tudo próximo e de fácil locomoção, mas tenho medo de que os ingressos se esgotem, eu não consiga visitar os pontos turísticos por não estar em grupo.
E quanto ao passeio por empresa, a pessoa fica atrelada a um rupo de pessoas, naquele tempo corrido, sem ter como ir embora se não gostar ou demorar mais se o local for legal!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Você enumerou os pontos altos e baixos de cada opção. Só você pode decidir.

Túlio
TúlioPermalink

Olá, estou indo com minha família para o Natal Luz de Gramado. Gostaria de dicas de bons restaurantes para a Ceia de Natal. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tulio! Quem sabe tudo sobre gastronomia em Gramado são os nossos amigos no Destemperados, dê uma olhadinha por lá!

http://www.destemperados.com.br/index.php

graziela
grazielaPermalink

ola,
Estou com passagem comprada para 21 a 25-12 mas nao encontro pousada em gramado. so restam alguns hoteis mas carissimos. Alguem sabe de pousada em gramado ainda disponivel??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Graziela! A cidade é fortemente bloqueada pelas operadoras nesta época. Devem aparecer vagas ao longo do semestre. Entre na fila de espera das pousadas ou consulte um agente de viagem.

Luxcoelho
LuxcoelhoPermalink

Pode tentar também ligar no Sindicato de Hotelaria, podem lhe ajudar: http://www.serragauchaturismo.com.br/

graziela
grazielaPermalink

Obg gente! E para o jantar de natal alguma dica de restaurante legal mas n tao caro (um medio..)??pesquisei a g. e bombacho mas ta 200,00 a noite 24-12... e tb se nao for explorar muito... gostaria de saber de alguem se e tranquilo o trecho ate bento gonçalves de carro para quem nunca foi...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! As estradas são boas na região.

Leia sobre gastronomia em Gramado nos Destemperados:
http://www.destemperados.com.br/index.php

Gabi HP
Gabi HPPermalink

Oi, viajantes!
Também sou de Porto Alegre e acabei de passar o final-de-semana em Canela na Pousada La Vie en Rose. Super recomendo para casais. A Pousada é super charmosa, silenciosa e conta com serviço de spa e academia para quem interessar. No final do dia, sempre tem chá com bolo para os hóspedes, ideal para quando chegamos de um dia de passeios!
A reserva foi feita pelo Booking. Podem confiar!
Outra recomendação é a sequência de Fondue do Xico. Eles têm o melhor fondue de queijo que eu já provei!
Se quiserem ver fotos do Parque do Caracol, cliquem aqui: http://devaneiosdebiela.blogspot.com.br/2012/07/parque-do-caracol.html... É um passeio que não pode faltar!
Abs

Felipe Constantino
Felipe ConstantinoPermalink

Pessoal, irei a Gramado para prestigiar o evento natalino. Porém comprei a passagem para POA com horario previsto para chegar às 22hs. Somente agora percebi que não há ônibus para Gramado desse horário em diante.
Alguém tem alguma sugestão de hotel ou pousada proximo ao aeroporto de POA para que possa pernoitar?
Outra dúvida, estou encontrando muitos pacotes de passeios para Gramado e Canela e todos eles não incluem os valores do ingressos nos locais a serem visitados. Se eu alugar um carro e adquirir um mapa turístico, consigo fazer os passeios tranquilamente? Ou vocês sugerem mesmo a contratãção de uma agência de turismo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Há um Ibis colado ao aeroporto de Porto Alegre. Sim, se você alugar um carro você pode fazer todos os passeios por conta própria.

Lu Gama
Lu GamaPermalink

Oi, pessoal. Lendo os posts de vocês a gente se acha íntima!
Estou indo para Gramado com a família (10 pessoas) em dezembro para o Ano Novo. De 26/12 a 02/01.
Depois de pesquisar hoteis e pousadas, e devido ao numero de pessoas, optamos por alugar um apartamento por temporada. Há uma infinidade de opçoes para aluguel e num preço bem razoável. Vale a pena dar uma olhadinha para quem ainda não fechou hospedagem para este período. Eu falei diretamente com a dona do imóvel, que de quebra nos deu várias dicas.
http://www.aluguetemporada.com.br/search/keywords:gramado

Aproveito para perguntar aos experts se sabem se algum restaurante em Gramado faz ceia de ano-novo.

Beijão e boa viagem! Lu

denis m taveira
denis m taveiraPermalink

oi galera!! iremos 1 casal em janeiro ver o Natal Luz e na escolha dos lugares para o grande desfile de natal ficou a duvida entre o camarote (e dentre eles entre o A, B,C ou D) ou as arquibancadas. Alguem sabe se exise algum lugar melhor u pior para ficar??

Maria Helena de Oliveira

Oi, Denis,
Eu fui sozinha em dez. 2009 e comprei arquibancada e não me arrependi. É tudo muito, mas muito bem organizado. Verifique a hora q acendem as luzes da Avenida e chegue a tempo de ver esta parte.E não se preocupe q não falta lugar p/ ninguém. É bom levar uma jaqueta pois mesmo sendo verão, às vezes, à noite tem um ventinho frio. Aproveite.

Vanila Oliveira
Vanila OliveiraPermalink

Olá Pessoal!
Vou para Gramado em novembro com meu marido e nosso filho de 1 ano de idade.
Quais passeios e espetáculos vcs recomendam e quais vcs não recomendam para fazermos/vermos com ele?
O Nativiten vcs acham que dá pra ele assistir?

Grata,

Vanila

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Vanila,

Como a Annabele e Ana Lucia alertaram, o show conta com muitos fogos bem altos, já que você fica bem próximo, portanto tem grande chance de assustar seu filho. Leve agasalho, pois costuma fazer bastante frio no lago, mesmo sendo verão. Gramado é uma excelente cidade para se passear com crianças pequenas, mas o Nativitaten, na minha opinião, não é um desses passeios.

Luisa Helena
Luisa HelenaPermalink

Acompanho silenciosamente as perguntas e tenho notado uma explosão de demonstrações de irresponsabilidade de pais, literalmente, de primeira viagem -- gente que quer submeter os pequenos a programas longos, às vezes debaixo do sol.

Entendam, mães e pais, que não se deve levar bebês a lugares onde possam se assustar, se estressar, chorar e, de quebra, estragar o programa das outras pessoas.

Crianças pequenas só devem ser levadas a espetáculos dirigidos a crianças pequenas. Crianças pequenas não fazem programa de barco. Crianças pequenas não fazem tour de ônibus. Pelo bem das crianças pequenas, dos pais e dos outros viajantes.

Rosa
RosaPermalink

Vanila, eu fui com o meu ano passado, quando tinha dois anos e seis meses. O único que interessou a ele foi o Grande Desfile. A Fantástica Fábrica (não sei se esse ano é a mesma programação) ele começou a assistir, mas não manteve a atenção durante os 50 minutos. No Nativitaten nem conseguimos ficar, pois ele já estava assustado com o ambiente escuro; quando começaram os fogos (não falo dos fogos de artifício, mas sim de labaredas de fogo mesmo, perto das cadeiras), ele ficou apavorado e tivemos que sair. Com exceção do Grande Desfile, para as crianças a programação diurna é mais interessante; mas os shows à noite são lindos. Se você não tiver com quem deixá-lo no hotel, e ele for um bebê calminho, acho que vale a pena participar do Nativitaten por você, mas não por ele.

Danielle Fazza
Danielle FazzaPermalink

Vanila,

Passei o Natal em Gramado ano passado e dos 3 espetáculos que assisti, o melhor foi o Grande Desfile de Natal. É divertido, contagiante e, na minha opinião, o melhor espetáculo para crianças. Achei a Fantástica Fábrica de Natal e o Nativitaten monótonos e cansativos. Na Fantástica Fábrica, o espetáculo não estava nem perto da metade e a maioria das crianças já estava dormindo. Como o pessoal já falou, o Nativitaten é praticamente no escuro, com muitos fogos de artifício.

CINTHIA RANGEL
CINTHIA RANGELPermalink

Vanila,

Fui no início do ano com minha filha, de 01 ano e 09 meses na época, ao Natal Luz. E o único espetáculo que ela não foi foi exatamente o Nativitaten, por causa dos fogos de artifício, além de ser uma ópera. Não achei que ela fosse gostar.

Mas ela foi no Grande Desfile de Natal e amou! Só dizia:" Lindo,lindo, muito lindo". Ah, e levei em um teatro que tem no Palácio dos Festivais bem infantil, que ela tb adorou.

E voltaremos novamente no início do ano, mas, como não levaremos a babá dessa vez, não iremos ao Nativitaten.

Ab,
Cinthia.

Fernando
FernandoPermalink

Vanila Oliveira, assim que vc chegar mande seus comentários pois irei com minha familia na semana do natal e minha filhinha de 1 ano e meio ... ai vc me conta como foi tua experiencia com o pequeno!

Annabelle
AnnabellePermalink

Vanila, dá sim para ele assistir ao Nativitaten, mas vá sabendo que é um show com música bem alta e fogos, portanto, tudo o que assusta uma criança pequena... Sendo assim, se for possível ficar longe de alguma caixa de som, faça isso. De resto, todos os passeios disponíveis em Gramado são excelentes para crianças: Casa do Papai Noel, Fábrica de Natal, o Grande Desfile de Natal... Opções não vão faltar! Dois passeios fora do contexto do Natal e que gostei bastante foram o Mini Mundo e o zoológico de Gramado, achei bem interessantes.

Ana Lucia
Ana LuciaPermalink

Vania, concordo com a Annabelle, se for mantido o mesmo estilo de show ( orquestra, coral, tenores nas tres ilhotas do lago, show das águas dos chafariz, fogos), tenha cuidado com as caixas de som,e com os respingos das águas. Mesmo que esteja quente, leve um agasalho. O show é bonito mas não há interação do público. Se continaur no lago Jacobina Bier que é bem central, vc poderá sair e estará em pleno centro. Outra dica, junto ao Zoo de Gramado,a briu o Parque Gaúcho, é temático, conta as origens do gaúcho e tem algumas provas de rodeios. Está havendo uma grande pendenga judicial sobre o Natal Luz. A última edição foi realizada pela prefeitura com a indicação de um administrador pela promotoria. Os criadores do evento e antigos administradores estão prometendo novidades em um evento privado. Fique atenta!

Sandra
SandraPermalink

Acho que assim, novinha, ela vai ficar irritada ... além disso, pode ficar assustada... mas existem outras opções com criança pequena : Gramado zoo e Parque do Gaucho, Aldeia do Papai Noel... Mini Mundo... nesta epoca, a cidade fica muito enfeitada, acho que ela vai se distrair bem.

Evelyn
EvelynPermalink

Vanila,

Gramado é ótima para crianças. Se seu bebê não for intolerante a barulhos, dá sim pra levá-lo ao nativitaten. Como Ana Lucia recomendou, leve agasalho, pq mesmo no verão, as noites costumam esfriar um pouco...

RABUGENTO (@RABUGENTO)
RABUGENTO (@RABUGENTO)Permalink

Qualquer criança com um ano de idade pode ir a qualquer lugar mas dificilmente aproveitará alguma coisa.

Verá luzes, sentirá cheiros, ouvirá ruídos que dificilmente lembrará depois.

A mesma coisa acontece quando fazemos aquela enorme festa de aniversário de um ano onde só aproveitarão de verdade os mais velhos.

Muitas vezes temos vergonha de dizer que queremos ir de qualquer jeito e jogamos a culpa nas crianças.

Vá e divirta-se!

Só não deixe de cuidar bem do filhote que um dia crescerá sabendo que com um ano tinha ido conhecer Gramado-RS ou a Disneylandia nos EUA. wink

Samantha Soares
Samantha SoaresPermalink

Pessoal,

Preciso de uma ajuda. Estarei em Gramado no próximo réveillon, alguém indica alguma empresa ou profissional que possa fazer o traslado Porto Alegre X Gramado?
Ou existe algum ônibus direto do aeroporto?

Brigadúuu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samantha! Peça uma indicação ao seu hotel; eles certamente terão.

Sheila
SheilaPermalink

Samantha,

Tem onibus direto do aeroporto até Gramado e Canela.
Segue o site da empresa: http://www.citral.tur.br/
A passagem custa em média 35reais.

Hosana
HosanaPermalink

Olá Samantha!
Utilizei para o percurso Aeroporto de Porto Alegre - Gramado os serviços da Victoria Tur e fui muito bom. O Serviço de van com motorista foi pontual e tranquilo. Gostamos tanto que acabamos fechando outros passeios com eles. O Preço tb foi bom!

Luciana Ferreira
Luciana FerreiraPermalink

Samantha,
Há muitos anos vou a Gramado em dezembro com minha mãe, agora com 78 anos e de todas as opções de traslado que já contratamos, a mais confortável e prática é o ônibus que passa no aeroporto.
O bilhete pode ser comprado no http://www.rodoviaria-poa.com.br ou no site que a Sheila te indicou.
Acho o ônibus executivo direto mais confortável do que van ou traslado do hotel. E muito mais barato.
Boa viagem!

Fernando
FernandoPermalink

Vou com minha familia nesse natal (2012) em gramado e queria fazer duas perguntas e contar com a experiencia de quem ja vivenciou!:

1 - vou assistir o nativitaten do bouquet garni. realmente é o melhor lugar para assistir o show?

2 - Ainda nao dicidi qual restaurante vamos na ceia de natal. Alguem tem alguma sugestão ou experiencia?

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo; se houver respostas, aparecerão aqui.

Hosana
HosanaPermalink

Fernando,
Assisti com meu marido o Nativitaten do Bouquet Garni e gostei muito. Não sei como é o pacote hoje, mas na minha época o preço dava direito ao menu (entrada, prato principal e sobremesa). A vista de lá é excelente e o restaurante é muito bom! Tem uma varanda grande aberta, onde a maioria fica em pé vendo o espetáculo. Quando fomos chuveu um pouco, mas não chegou a atrapalhar.
Peça, se possível mesa na varanda de vidro, mais perto do lago, onde vc tem a mesma vista da varanda aberta mas sem risco de chuva e pode assistir sentado.
Mas de qualquer forma, acho que vale muiiiito!!! O restaurante é muito bom e a comida tb!

Fernando
FernandoPermalink

vou dia 26/12/12 com minha familia e minha filhinha de 1ano e meio e reservamos na varanda de vidro ! espero que seja um belo espetáculo. Agora só falta decidir o restaurante da ceia de natal!!! alguem tem sugestões??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! A pergunta está no Perguntódromo, se ninguém respondeu é porque nenhum leitor que tenha passado a noite de 24 de dezembro leu.

Veja bons restaurantes de Gramado no Destemperados:
http://www.destemperados.com.br/tag/gramado

LILIAN AZEVEDO DE MORAES

Fernando,estive em Gramado em Novembro de 2011 e acho que assistir o espetáculo desse restaurante deve ser muito bom pois ele fica na beira do lago numa posição mais elevada.De uma olhada no blog www.umasenhoraviagem.com e leia os diferentes posts sobre Gramado.

Fernando
FernandoPermalink

Pode deixar que vou ver sim Lilian ...agora estou a procura de um restaurante para a ceia de natal e acretite ..ja tem lugar com poucas vagas para essa data!

Fernando
FernandoPermalink

Pessoal vou passar o natal(2012)em gramado com minha família e minha filhinha de 1 ano e meio.

Pergunta: Existe em gramado banheiros públicos com trocadores para bebês? Algguém que já passou por esta experiencia poderia ajudar com informações?

Abraços!
Fernando

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Vamos até pôr esta pergunta no Perguntódromo, mas sinceramente não temos registro de nenhum lugar do mundo fora shopping center em que isso exista grin

Fernando
FernandoPermalink

rsrs entao pode fazer um registro..liguei no balcão de informações do centro de gramado(54 3286 1475) e me disseram que nos banheiros femininos, inclusive o que fica ao lado do "balcão de informações" possui banheiro com trocador para bebês.!

Fico mais tranquilo pois quem tem filho pequeno sabe como é ...

Tatiana
TatianaPermalink

Fernando, vc é pai de primeira viagem né?Olha só, uma criança de 1a6m, troca fralda em pé tranquilamente, no banco de trás do carro tbm.Não sou uma mãe relapsa não(muito pelo contrário!), mas é que isso me parece um excesso de planejamento sabe...Criança com fralda é simples assim: antes de sair vc troca a fralda e vc já deve conhecer sua cria o suficiente para saber se vai rolar n. 1 ou 2.Em Gramado é tudo perto e muito limpinho na medida do possivel.Estive lá em janeiro com minha filha de 7a e meu espoletinha de 2a, deu tudo super certo.Peguei todas as dicas aqui e no blog Destemperadinhos, lá tem tudo mastigado prá quem viaja com criança por Gramado e arredores!

Fernando
FernandoPermalink

Tatiana realmente é um exagero rsrs mas não sou só pai de primeira viagem..literalmente é primeira viagem da baixinha e nossa juntos...
...e sei que da p/ trocar uma criança até da calçada mas o que eu quero é o máximo de conforto p/ ela que é meu maior tesouro!!!

E se tem trocador pra que trocar a menina de pé na rua !!!

Abraço!

Cristina L.
Cristina L.Permalink

Olá, até dá para trocar no carro, mas eu odeio (principalmente minhas costas). Além disso, nem sempre a gente está próximo ao carro, por isso acho que fraldário é uma necessidade sim!

E é um absurdo que tenha apenas nos banheiros femininos. Desde quando pai não troca fralda??? Aqui em casa é divisão de tarefas! Acho que o Brasil tem muito ainda no que andar na questão da presunção de que todo mundo é igual (principalmente no machismo embutido em tudo).

Luciane Aquino
Luciane AquinoPermalink

Fernando,

A maioria dos restaurantes de Gramado e de Canela tem trocador, mas eles realmente costumam ficar no banheiro feminino. Não lembro de ter visto nenhum banheiro familiar por lá. Se você quiser dicas de restaurantes legais para levar criança, diga lá que eu mando as dicas daqui.

Boa viagem!
Luciane

Fernando
FernandoPermalink

Luciane, mande sim quais as suas sugestões??

Lu Aquino
Lu AquinoPermalink

Fernando,
Aqui vão algumas dicas:
http://vouviajar.blogspot.com.br/2010/11/gramado-e-canela-com-criancas-onde.html

Um abraço,
Luciane

LILIAN AZEVEDO DE MORAES

Fernando,você já viu o restaurante Il Piacere ? Todas as vezes que estive em Gramado jantei lá e fiquei muito satisfeita.Há tambem o restaurante Otto no hotel Ritta Höppner Residenz que parece uma ótima opção.Vá conhecê-los e peça para ver os cardápios.Assim que chegar em Gramado vá ao Palacio dos Festivais ,em frente a rua Coberta e pegue a programação das atividades pois tem todos os horários.Não deixe de assistir a Parada de Natal que ocorre pelas ruas do centro,em vários horários, ao longo do dia e encanta as crianças.Leve seu filhinho/a a Vila de Natal pois tem teatro de fantoches e é muito bem feito. Essa época a cidade está linda e cheia de famílias,as crianças parecem gostar muito.

Fernando
FernandoPermalink

legal Lilian falei com o Valdemir ( um dos sócios) do Il Piacere e ele ficou de me enviar o cardápio da ceia de natal . Mas gostei muito do que ele me falou da cantina Pastasciutta ...
Quanto aos fantoches minha filhinha adora esses teatrinhos ...boa dica que ja está anotado e concerteza iremos!
abraços!

Leila
LeilaPermalink

Fernando,
sinceramente não me lembro se havia fraldário, mas tinha sim um banheiro público muito bem localizado no cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Hortênsias que era bem amplo, climatizado, com música ambiente e limpo! Um espetáculo. Coisa que jamais vi até mesmo em shopping. Vá tranquilo, leve um paninho pra forrar as superfícies e transforme qualquer espaço em um belo fraldário para sua baby! Não se preocupe e aproveite! Boa viagem e divirtam-se!

Renata Paiva
Renata PaivaPermalink

Gostaria de saber alguma indicação de vinícola a visitar, por conta própria, nas proximidades de Gramado ? Estaremos lá em dezembro, com carro alugado e gostaríamos de viajar nas redondezas. Agradeço a ajuda.

Márcio Ricardo Lucena
Márcio Ricardo LucenaPermalink

Olá! Estou aqui pela 1a vez. O site é muito bom e me ajuda bastante, e espero tb poder dar dicas aqui.
Bom, estou indo passar o Réveillon em Gramado com meu irmão (com 4crianças entre 3 e 7 anos), e estou muito animado com as programações. Mas to preocupado com a noite da virada. Imagino que ao ar livre seja a melhor pedida, mas onde? Onde jantar/ficar nessa noite? Qual a melhor dica?
Obrigado, Marcio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcio! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo; se houver resposta, aparecerá aqui.

De todo modo, pergunte ao seu hotel se não vai servir uma ceia.

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Olá Márcio,
No nosso Blog de viagens com crianças, Viajando com Pimpolhos, temos um post específico sobre Gramado: http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/2010/12/17/gramado-com-criancas-dicas-do-matias-3-anos-da-catarina-7-anos-e-dos-seus-pais-2/ e também sobre Canela, que muitas vezes completa a viagem: http://viajandocompimpolhos.wordpress.com/2011/12/16/canela-com-criancas-dicas-do-matias-4-anos-da-catarina-8-anos-e-dos-seus-pais/

Ambos foram feitos com dicas da Alexandra Aranovich, do Blog http://www.destemperadinhos.com.br
Ela vai lançar este mês um Guia sobre Gramado e Canela, que já está em pré-venda na Livraria da Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30368226&sid=1901863314111986142943567

Não estou respondendo especificamente à sua pergunta sobre o Reveillon, mas vou pedir ajuda à Alexandra, e ficam aí as outras dicas para o resto dos passeios! wink

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos

Olá Márcio,
Voltei com respostas específicas sobre o Reveillon.
Estas foram as sugestões que deram no nosso grupo FB de "Viagens em Família":
Hotel do Mini Mundo http://minimundo.com.br/rittahoppner/index_hotel.html
http://www.sociedaderecreiogramadense.com.br/recreiogramadense/recreiogramadense.htm e restaurante http://www.nonnomio.com.br/ (este último faz parte da Associação do Prato da Boa Lembrança e fica perto do buchicho).
A Alexandra recomendou uma casa de eventos que fez uma mega festa o ano passado, com área kids e equipe de recreação: http://www.casabrancagramado.com.br/

Érica França
Érica FrançaPermalink

Oi, Márcio.

Passei o Reveillon de 2012 em Gramado. Em frente à rua Coberta, ao lado do palácio dos Festivais, fica a Catedral. Ali fica lotado por volta das 23h. Todos buscam um lugar para ver a queima de fogos. Muitas pessoas levam a família e também champanhe e comidinhas para comemorar por ali mesmo. Mas os restaurantes desta via principal ficam abertos para a ceia. Tente buscar no Google mesmo de acordo com o que você está buscando para fazer a reserva. Lembro-me de haver opções de restaurantes italianos, alemães, entre outros. Bjos.

Marcio Ricardo
Marcio RicardoPermalink

Obrigado Erica! nao acho que seja uma boa ficar com criancas pequenas ali na multidao esperando os fogos. Estou vendo restaurantes por ali - são caros...Valeu!!

andrea
andreaPermalink

Estou indo com a minha família (meu marido e filhos de 15 e 11 anos) passar o Natal em Gramado/Canela. Não encontramos hotel em Gramado e portanto nos hospedaremos em Canela. Gostaria de saber onde é legal passar a ceia de natal? Já comprei os ingressos pro Natal Luz e gostaria de saber tb o que dá pra fazer em 05 dias, tipo passeios imperdíveis.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Leia sobre o Natal Luz no Wazari:
http://wazariblog.com/tag/natal-luz/

Luciane Aquino
Luciane AquinoPermalink

Andrea,
Além das atrações imperdíveis do Natal Luz de Gramado que o Alessandro, do Wazari, descreve superbem, confira também o que vai rolar em Canela, que é menos muvucado mas que também tem atrações legais.
Aproveite que você vai estar em Canela e leve os seus filhos ao Alpenpark ( http://www.alpenpark.com.br ), que tem cinema 4D, arvorismo, tirolesa e montanha russa, tudo numa paisagem linda. Recomendo visitar também o Zoológico de Gramado ( http://vouviajar.blogspot.com.br/2010/10/uma-aventura-no-gramadozoo.html ), que é de primeiro mundo (perdoe o lugar comum, mas é isso mesmo).
Na estrada entre Canela e Gramado, um pouco antes da estrada para a Cascata do Caracol, há uma agência onde você pode contratar passeios de rafting em Três Coroas. Eles também alugam bicicletas para passeios em Canela.
Além de tudo isso, tem a Cascata do Caracol, a Catedral de Canela, a rua Coberta de Gramado...
Há muito o que fazer!
smile

Ah, e não esqueça do casaquinho! Faz muuuito calor de dia, mas a temperatura cai um pouco à noite. Nada sério, mas não dá pra encarar de alcinha.
Boa viagem!

Lu