Tiradentes pra CarlaZ

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)
[Tiradentes (foto: Arnaldo Interata)]

Outra que vai passar um feriadão num lugar desprovido de dicas aqui no blog.

A CarlinhaZ e eu queremos saber o que vocês indicam em Tiradentes, a mais gastronômica das cidades históricas mineiras.

Já temos como ponto de partida os superposts do Arnaldo, que podem ser acessados aqui.

Achei também num Perguntódromo antigo uma lista de pousadas de Tiradentes indicadas para ir com crianças -- coisa que é bom saber, mas não é imprescindível neste caso.

Você esteve recentemente por lá? Gostou da sua pousada, tem um restaurante ou um passeio para recomendar? Entre na nossa vaquinha de dicas!

(E se você tem um post sobre Tiradentes e São João d'el-Rey no seu blog, ponha o link na caixa de comentários, que eu edito aqui no texto.)

Leia também:

Tiradentes com uma passadinha em Ouro Preto, pela Camila do Viaggiando

200 comentários

CarlaZ em Tiradentes « Filigrana

[...] umas perguntinhas via twitter e lá no VnV e o Riq fez um post, que aliás ficou muito bom, muitos trips participaram reunindo dicas ótimas, de hospedagem, de [...]

Val
ValPermalinkResponder

Olá a todos... alguém já foi a Tiradentes no Carnaval? A cidade fica mega lotada e insuportável ou dá para aproveitar? Infelizmente, esse ano não ficarei no RJ, com esse calor não dá! Mas como ADORO carnaval queria ir pra um lugar que ouvisse pelo menos um batuquinho (rs). Abçs,

Ricardo Freire

O que eu sei é que o carnaval de Ouro Preto é superanimado.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá!
Gosto muito de Tiradentes!
Fiquei nessas pousadas e gostei muito. Nada de muito luxo, porém muito agradável de estar lá.
http://www.pousadamaedagua.com.br/home/default.asp?PAG_SEQ=3152
http://www.padretoledo.com.br/
http://www.pousadadolargo.com.br/

E este último fim de semana, fui a Tiradentes novamente e minha estada foi na Pousada Pequena Tiradentes
www.pousadapequenatiradentes.com.br
Pra quem procura peças exclusivas de móveis de decoração, está no lugar certo. São artesanatos exclusivos, que não são encontrados na cidade. Vale a pena! Mas, o luxo que proporam nas acomodações, pelo menos na que eu fiquei, não vi! Mas o hotel é lindo!!

Alan
AlanPermalinkResponder

Olá turma do Ricardo Freire, sou proprietário de uma Pousada no centro histórico de Tiradentes, como sou suspeito para falar da Pousada, espero que alguém do blog que já tenha se hospedado conosco possa dar alguma dica. Ofereço um desconto de 10% para as pessoas que acompanham este blog. O site da Pousada é www.pousadadoo.com.br. Um abraço a todos.

Ricardo Freire

Taí um jeito simpático de divulgar sua pousada no Viaje na Viagem. Aprovado grin

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Provavelmente acabei de falar com ele ao telefone. Gente finíssima. Me deu dicas de onde conseguir pousada que não venda apenas pacotes em feriados e me disse para ligar de novo se não encontrar nada. Adorei. =)

Silvia Queiroz

Voltei ontem de Tiradentes e gostaria de agradecer as dicas dos trips sobre a cidade. Fizeram com que me sentisse uma "local" já na chegada. Fiquei na Pousada do Ó, mencionada pela CarlaZ muitos posts atrás e divulgada recentemente aqui encima. Sua localização no centro histórico, que dispensa o uso de carro, o charme das instalações e o jeito simpatico e acolhedor de todos fazem do lugar uma ótima opção para hospedagem. Voltarei certamente! No quesito restaurantes,conferi os recomendados Viradas (da Beth) e Pau de Angu (na saída para Bichinho). Aprovadíssimos! No Centro, o Calabouço, na Rua da Cadeia, é uma boa dica de restaurante à quilo,com a comida servida em fogão à lenha. Pena que um final de semana foi um tempo curto demais para desvendar todas as delícias que Tiradentes oferece. Além do mais, Minas e correria não combinam. Prometo voltar com mais calma... Abraços a todos.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi Alan,

Estarei indo a Tiradentes em maio mas só no fim de semana (1 diária)como sua pousada foi bem recomendada por aqui gostaria de ficar lá mas liguei e quam me atendeu me informou que como haverá um casamento na cidade vcs só fazem 2 diárias. Alguma chance de ser só 1 ?

Luciana

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Quero ir a Tiradentes no final de junho. Pesquisando pela internete, conheci a pousada Brisa da Serra. Alguém já se hospedou lá?

Abraços

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Oi Naila;
Eu já me hospedei 2 vezes lá e achei muito boa.
É um esquema de chalés ( a maioria geminados), super bem cuidados, de muito bom gosto e com um café da manhã delicioso. Fora isso os quartos têm uma linda vista para a serra de São José.Das pousadas de Tiradentes considero uma das melhores, só sendo superada pelo Solar.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Valeu Ana
Obrigada pela dica. Farei minha reserva no Brisa (as diárias são mais em conta do as do Solar)Aproveito para gastar com os restaurantes e com comprinhas...
Não vejo a hora!
Ah! Mais uma pergunta: vc escolheu qual tipo de acomodação?
Bjs

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Uma vez eu fiquei em um lindo chalé com cama de dossel...é o primeiro à esquerda ( na rampa de descida- não me lembro o nº). E na outra eu fiquei em um chalé que tem uma ante-sala com duas camas- porque fui com meus filhos.
Ná época ainda não tinha o chalé com ofurô nem hidro.
bjs

Cleusa
CleusaPermalinkResponder

OI ,Tiradentes é um sonho de cidade,a fiação passa toda por baixo da terra para não parecer cidade moderna.As igrejas são conservadas e lindas,as pessoas passeiam tranquilamente em suas ruas ,parando para comer um pé de moleque ou comprar uma namoradeira ou malha.
Pousadas lindas e tradicionais nos remetem a tempos antigos e nos faz sonhar com um mundo antigo e menos violento.
Por ser cult a cidade é meio cara,pousadas têm preços salgados e os restaurante são meio caros.
Mas vale a pena ,é uma das melhores cidades pra se conhecer e relembrar nossa história.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Ja estava querendo escrever aqui o meu segundo fidibeque...e que esse ano voltei a Tiradentes. Eu realmente adorei a cidade...nao sei porque...mas me conquistou wink
Dessa vez fiquei na Pousada do Ó...e o melhor...com desconto que o Alan anunciou aqui mesmo wink A localização é sensacional...quarto bem bom...café da manhã delícia...só tem um problema...estava frio...e o quarto não é aquele quarto quentinho que espera depois de uma noite fria, sabe...
Fui de novo ao Tragaluz...reservei com mega antecedencia! Estava de novo uma delícia grin Tambem fui no restaurante da Beth...onde fui muito bem tratada (alias em todos os lugares, lá eles são bem hospitaleiros) e tomei chopp naqueles bares da praça e cervejas no Emporio do Ó (do lado da pousada).
Ah teve um almoço num lugar simples que eu não dava nada mas a comida foi bem gostosinha e o preço também (Calabouço)
A trilha na Serra de São José já fui sem guia, afinal conhecia o caminho smile mas usei a Uai Trip pra alugar bikes e fazer um passeio (eles tb têm depoimento meu no site grin do ano passado)
Comprei um doce de leite maravilhoso numa loja bacaninha em frente ao hotel. Nossa que delícia!!!
Dessa vez tb fui conhecer a Cachaçaria Século XVIII (cidade de Coronel Xavier Chaves) que faz cachaça artesanal mas bem artesanal mesmo! Ele diz que é assim desde que a família entrou no ramo...que ele faz para beber e o que sobra vende smile
Bom eu super recomendo Tiradentes!!!

Camila Navarro

Carlinha, sabe que eu gostei ainda mais de Tiradentes na segunda vez? A sensação de se sentir em casa é uma delícia, né? Também fiquei sa Pousada do Ó com o desconto anunciado aqui! smile E também recomendo (ainda vou falar sobre isso lá no blog).

Detalhe: um monte de gente chega no Viaggiando por causa desse post. Agora pelo menos tenho fotos mais decentes de Tiradentes pra quem passa lá. wink

Sut-Mie
Sut-MiePermalinkResponder

Oi Riq e CarlaZ,
Tentei entrar no link das pousadas para crianças e não funcionou, deu erro. Como estou querendo conhecer Tiradentes, fiquei interessada pelo link... Bjs

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Aha
achei uma coisinha no VnV que tentamos recuperar...não sei se era exatamente isso que tinha no link, mas é uma lista de pousadas:

- pousadas de Tiradentes com piscina e que aceitam criança:

Pousada Xica da Silva

Pousada dos Inconfidentes

Pousada Pequena Tiradentes

Pousada Villa Paolucci

Pousada Villa Alegra

Calçada São José

Pousada Três Portas (dica da CarlaP)

Pousada Villa Alferes (dica do Júlio)

Pousada Recanto das Pedras (dica do Júlio)

Pousada da Terra (dica do Betíssimo)

Pousada Mãe d'Água (dica da Emília)

Sendo que dessas eu fiquei na Villa Allegra, que achei bem boa...e tem piscina sim.

Ricardo Freire

Era essa a lista sim!

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Carla Z ,
o site da Pousada dos Inconfidentes informa que crianças somente as maiores de 12 anos.

Ricardo Freire

É que quando o post foi publicado o arquivo da fase ViajeAqui ainda estava no ar. Agora não tem mais como recuperar...

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Ih Riq...esse link que a Sut-Mie está pedindo é do blog antigo...eu até tentei procurar...mas não consegui...

Sut-Mie
Sut-MiePermalinkResponder

Não tem importância, gente! Com essa listinha "básica", eu já tenho com o que me divertir! Obrigada Carla pela eficiência (Woaw!) e Riq, pela paciência! Bjs

Marina
MarinaPermalinkResponder

Sut-Mie,
eu fiquei na pequena tiradentes, ela é uma gracinha e coisa e tal, mas não ficaria lá com criança, pq é longe do centro!
Acho que vale ficar no centro e aproveitar o clima da cidade pra andar a pé e deixar o carro de lado!
bj

Claudia Matoso

Em Tiradentes o melhor é uma pousada no centro, para não usar carro. Andar de carro naquelas ruas é horrível, não tem como não ficar sacolejando.
E, principalmente, acima de tudo, aquelas ruas não foram feitas para tantos carros (a bem da verdade, não foram feitas para carro nenhum). É uma dó carros trafegando nas ruas do centro (principalmente ponte de pedra, Praça das Forras e Rua Direita).
O gostoso de Tiradentes é andar a pé pelas ruas, seja de dia, à noite ou de madrugada. E não precisar fazer malabarismos para que os carros estacionados não aparecerem nas suas fotos!

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Dessas já fiquei na Xica e na Três Portas. A Xica é ótima para crianças porém afastada do Centro. A Três Portas achei bem legal, simples, pequena, mas de ótimo gosto e com uma ótima localização. Tem uma pequena piscina aquecida e um teatrinho de marionetes aos sábados que é bem legal. Já fiquei também na Brisa da Serra que fica na Santíssima Trindade, uma localização que acho excelente porque é sossegada e ao mesmo tempo dá para ir a pé até o Centro. As instalações são muito boas e o atendimento é 10.
Por fim lembro que o Solar da Ponte aceita crianças a partir dos 8 anos.
Ah...já ia me esquecendo...em 2006 fiquei em uma pousada chamada Santíssima Trindade. Na realidade são umas casinhas ( de 1, 2 ou 3 quartos) dentro de um mesmo complexo ( pertencem ao ministro Eros Grau)que são alugadas por dias ou temporadas mais longas e com serviço de hotel ( eles arrumam a casa e servem café da manhã em um solar). Achei uma ótima opção para quem vai com filhos pequenos.

Patricia Batista Figueiredo

Já me hospedei na Mãe D'Água no ano passado e tenho que dizer que foi ótimo! Localização incrível, bem de frente para uma praça linda e rodeada de lojinhas e a infra pra crianças é ótima! Além disso, achei os quartos bem confortáveis, as áreas comuns um charme e o café é bem gostosinho também wink pode ter contribuído o fato de que fui em baixa temporada e a cidade tava vaziaa, mas não tenho do que reclamar!

Fabiana Elias
Fabiana EliasPermalinkResponder

Fui a Tiradentes 2 vezes,a primeira hospedamos na Pequena Tiradentes,excelente cafe da manha,piscina ,mas fica longe do centro.No carnaval,ficamos na Calcada Sao Jose,maravilhosa e com o aconchego dos proprietarios, nos sentimos em casa.Fica a 2 km da cidade ,mas durante o dia a caminhada nao demora mais que meia hora,sem contar que o trajeto fica no caminho dos tropeiros.
Respondendo a pergunta sobre o carnaval,existe carnaval no largo,com banda,alguns blocos que vendem camisa na hora.Nao ~e um carnaval para experts,mas da para curtir principalmente em familia.

Átila de Castro

Olá turma do RicFrei. A partir de quinta feira estaremos em Tiradentes. É a nossa 1a vez. Ficarei na Pousada Encanto da Serra. Na volta enviarei comentários da pousada e da cidade, com opções para adolescentes e crianças:minha filha de 10 e filho de 16; idosos: pai com 75 e mãe 71; além de mim e minha esposa, por volta dos 40. OK? Bjs.

carolina
carolinaPermalinkResponder

Olá, Gostaria de saber se alguém já ficou na Pousada Vivenda, em Tiradentes?

Dani
DaniPermalinkResponder

ola!
como foi a fica na pousada entanto da serra?

grata

daniela

Sílvia Soares

Carolina, não fiquei, mas tenho uma amiga que só fica lá. A definição que ela costuma dar é: excelente relação custo-benefício. Posso tentar obter mais detalhes, caso vc tenha alguma dúvida específica.

carolina
carolinaPermalinkResponder

Oi Silvia, obrigada!
Você fica em qual? Ah, queria alguma coisa legal e nem tão cara com a Solar da Ponte.
bjos

Eder
EderPermalinkResponder

Prezados amigos amigas

Sou de tiradentes e e sempre um prazer receber pessoas nessa cidade, Pois trabalho com eventos,loja e ate mesmo hospedagens coloco-me a disposição para quaisquer duvida que alquem venha ter sobre tiradentes
Tel 32 9941 5801

Sílvia Soares

Carolina, Brisa da Serra (antes de ser mãe) e Pouso de Bartolomeo (com o filho). Indico ambas, especialmente a primeira, embora a qualidade da segunda seja bem superior ao que consta no site. Boa sorte! Pousada boa é o que sobra em Tiradentes, certamente vc encontrará alguma nas indicações anteriores.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Silvia;
Estou pensando em passar o reveillon novamente em Tiradentes, mas as pousadas que costumo ir já estão lotadas. Vou com marido e 2 filhos, e pensei ou na Pouso de Bartolomeu ou na Vila Dóuro. Como vc já se hospedou na primeira, pode me dizer suas impressões? É bacana para as crianças? Ficariamos na suite II. Obrigada.

Dani
DaniPermalinkResponder

Olá!!!
finalmente vou desencatar e ir a Tiradentes e Ouro Preto,
sou de SC, e vou com meu marido.
alguem ja ficou na encanto da serra?
estou vendo lugares na media de 150,00 , ja que ainda não é alta temporada, vi algumas citadas aqui mas que estavam muito acima das nossas possibilidades, afinal quero cama e chuveiro, e mais curtir a cidade e uma boa comida!
alguma sugestão?
abraço a todos!

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Uma pousada sensacional, especialmente para casais, é a Dom Quixote. Bem localizada, boa comida, aconchegante, atendimento nota 1000. Alguns quartos têm linda vista da serra.
Praticamente na frente do hotel há uma famosa loja de doces caseiros do seu Chico(famosa na cidade).
Inúmeras opções de restaurantes, mas particularmente gosto muito do Tragaluz, do Santo Ofício e mineiro Pau de Angu(caminho do Bichinho - ótimo local para compras de artesanato.
Agora sem dúvida nenhuma é andar sem rumo pelas ruelas da cidade que sempre levam à maravilhosa matriz da cidade.

welber
welberPermalinkResponder

Ólá turma, queria agradecer a todos por visitar e contemplar nossa linda cidade, em especial queria agradecer a CarlaZ pelas indicações, e ainda convidá-la para almoçar no calabouço como cortezia pela gentileza que ela tem feito em divulgar tão bem nossa cidade, obrigado carlaZ a casa é sua.....

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Welber eu adoro Tiradentes!
E bom saber que tenho um almoço no Calabouço afinal pretendo voltar a Tiradentes em outubro e passo lá pra cobrar wink

Eliana Almeida

Boa Noite amigos, minha primeira vez por aqui. Procurava um lugar onde pudesse falar um pouco sobre os dias maravilhosos que passei em Tiradentes, de 16 a 21 de outobro. tentei me hospedar na Pousada do Ó mas não havia mais quartos disponíveis. No entanto tive a sorte de ir para a pousada Villa Alferes. Foi surpreendente! A beleza,o cuidado com os hóspedes,a atenção dos funcinários, tudo superando qualquer expectativa. Outra dica legal é o restaurante "mãe e filha" a caminho de São João Del Rei, pela estrada real, a coisa mais simples, o local mais despretencioso e a comida mineira "mais mineira" e deliciosa,abraços dona Célia e Patricia. Sem falar no restaurate Minueto e a cozinha italiana de primeiríssima da Silvia e do Felipe. Comida maravilhos, família encantadora. Saudadesssssssssssss

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Venho aqui trazer meus comentários sobre Tiradentes e, ao mesmo tempo, agradecer as dicas dadas por aqui (sempre tão úteis!)

Fui a Tiradentes nesse feriado (de 31/10 a 02/11). Não consegui vaga na Pousada do Ó, do Largo do Ó (só ao pesquisar no site descobri que são duas unidades. Creio que a que as pessoas que aqui comentaram ficaram no Largo do Ó. Fiquei um tanto receosa em ficar na unidade do Largo das Fôrras, porque não sabia nada sobre a localização e os aspectos da pousada).

Hospedei-me na Pousada Mãe D'Água e simplesmente adorei. Não há o que se preocupar com a localização: a pousada fica em frente à praça. Mesmo sendo feriado, não tive problema algum com barulho (não sei se isso pode variar conforme a localização da suíte). A piscina aquecida foi uma delícia pra relaxar ao fim da tarde, mas, a sauna e a hidromassagem estavam quebradas - o que foi uma pena!. Gostei muito do atendimento dos funcionários e o café da manhã foi bem bacaninha (pães caseiros, pãozinho de queijo saindo na hora e outras gostosurinhas).

Assisti ao show das luzes, mas confesso que não achei nada demais não (eles fizeram uma edição extra por causa do feriado). Estando na cidade no dia em que ele ocorra, acho até que vale a pena, para conhecer a iluminação da igreja e para conhecer com os próprios olhos, hehe (sempre gosto da idéia de conhecer por mim mesma, ainda que digam que não vale tanto a pena, rs). O que achei muuuuito bom foi o concerto com o órgão logo em seguida! Nossa, a acústica da Igreja dá um efeito extraordinário. Eu, como amante da música erudita, fiquei encantada e, em muitos trechos, emocionada. Realmente recomendo!

Ze Antonio do Pacu

Olha descubri este blog através do hospede Paulo de Brasila que esteve conosco este final de semana, gostei muito dos comentarios e gostaria de deixar tambem para todos o site de pousada , pois se trata de uma pousada Temática sobre a Inconfidencia Mineira,A pousada foi construída seguindo o mesmo padrão de arquitetura colonial da cidade com material de demolição. O sobrado dos apartamentos e o do salão de café formam um belo conjunto arquitetônico separados pela réplica do chafariz de São José, fazendo você viajar pelo séc. XVIII. Os apartamentos são confortáveis, sistema de água com aquecimento central inclusive nos lavatórios, todos decorados com móveis de época e há uma breve homenagem aos Inconfidentes e filhos ilustres nascidos na cidade. O café colonial é servido em uma autêntica cozinha mineira a beira do fogão à lenha ao som da música barroca local. Com seus pequenos jardins, piscina com chafariz, torna a pousada um local com ar de fazenda antiga muito aconchegante, tranqüila e romântica, sua localização é privilegiada (entre as igrejas do Canjica e das Mercês) longe do barulho e a 550m do centro histórico onde tudo acontece. caso queira ficar conosco entre em contato 0xx32 33551362 ou www.arraialvelho.com.br será um prazer recebe-los

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Estive com meu esposo Paulo (citado pelo Zé Antonio) na pousada Arraial Velho e gostaria de confirmar as informações de que a pousada é muito aconchegante e de que fomos muito bem atendidos. A decoração nos ajuda a fazer uma viagem no tempo e nos faz entrar no clima da cidade.Recomendo a todos. Quanto a cidade achei uma graça, muito romântica. Jantamos no Tragaluz, seguindo a sugestão de alguns trips, mas confesso que não gostei muito não, achei um pouco caro pelo o que é oferecido. De qualquer forma, é uma cidade que vale a pena ser visitada. Obrigada a todos que deixaram aqui suas dicas, pois me ajudaram bastante.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Esse é o Ricardo Freire! Riq, meu primeiro comentario ever aqui no teu site, prazer imenso! Jamais viajo sem passar por aqui antes.
Sou carioca e fui com meu marido a Tiradentes tem dois meses, no feriado de 15 de novembro de 2010. A estrada RJ-MG é muito tranquila, demoramos 4h e pouco. Foi através aqui do site que conseguimos o desconto na Pousada do Ó. Podem ir de olhos fechados. A localização é maravilhosa, na rua de uma das Igrejas mais importantes da cidade, aliás, qdo vc encontra-se na rua da pousada, diante dos lampioes, dos paralelepipedos e da Igreja, vc tem certeza que não está em 2011 e sim numa epoca distante e gostosa. O café-da-manhã da P. do Ó é "gostosin dimás", sem contar que o Alan, proprietario da Pousada é gente fina demais e nos emprestou o guarda-chuva toda vez que Sao Pedro resolvia molhar aquelas flores lindissimas da cidade. TEM QUE:
-Ir no Tragaluz - faça reserva(bebe vinho e passeia de maos dadas com o marido, certeza de que a noite promete!)
-comprar queijo minas na pousada tres portas
- na mesma pousada assistir o teatro de marionetes (incrivel o trabalho, que familia simpatica!)
- ir na estalagem do sabor !
- ir no chico doceiro (varias vezes)
- restaurante Pau de Angu (Bichinho, aproveita e passeia por Bichinho)
Moveis lindos de demolição, objetos de decoraçao, alias, sao lindos!
O Santíssima Gula é muito sofisticado e caro. Maravilhoso, porém acho recomendavel para o cara finalmente tomar coragem e pedir a mao dela em casamento.
Tiradentes é viagem certeira de diversão gastronomica, amorosa, dá uma nostalgia e ao mesmo tempo alegria. Gostoso de ir com os amigos no festival que acontece em agosto

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Passei por aquí para retribuir com dicas as dicas daquí para a minha Semana Santa em Tiradentes !!!
A cidade é um aconchego e deixa na boca um gostinho de "quero mais".
Fui com marido e crianças de 5 e 8 anos.
Hospedagem: pousada Vivenda (administrada de perto pela dona, muito confortável, com quartos conjugados e boa infra). Não fiquei no Centro Histórico e não me arrependí, pois a caminhada até a pousada não é longa e, portanto, não usei o carro, ainda por cima fiquei em uma rua supertranquila!
Destaque da gastronomia: Cantina Spaghetti, na rua Direita 07. Vá ! Ambiente muito bem decorado, música, vinhos e excelente comida. (bons pratos de carnes, aves e peixes com massas.
Compras: Chico Doceiro
Passeios: para as crianças e adultos, charretes do Largos da Forras, as igrejas (todas!) e Maria Fumaça (se for em feriados prolongados compre as passagens com antecedência).
Na Semana Santa, em especial, as celebrações católicas são emocionantes.
Teatro de Marionetes na Pousada Três Portas.
Ficou faltando: som e luz na Matriz de Santo Antonio, passeio noturno de jardineira, São João Del Rey.

CATIA MAZZINI
CATIA MAZZINIPermalinkResponder

Olá! Alguém tem comentários sobre a Pousada Vivendas - Tiradentes? Grata,

Marc
MarcPermalinkResponder

Eu estive na pousada Vivenda e recomendo. Veja mais detalhes no link abaixo:
http://pausa-para-pensar.blogspot.com/2010/09/avaliacao-da-pousada-vivenda-em.html

AsViajantes
AsViajantesPermalinkResponder

Oi Cátia,
Nós ficamos lá. A pousada é perfeita se você vai de casal, se tiver crianças pode querer algo com um infraestrutura melhor - com uma piscina maior e mais opções de lazer - se você for com bebês a distância do centro pode atrapalhar.
Nós detalhamos tudo aqui: http://asviajantes.com/viagem/tiradentes-historia-comida-e-cachoeira

Laura
LauraPermalinkResponder

Olá,
vou conhecer Tiradentes em julho,já guardei as ótimas dicas de pousadas,mas alguém tem dicas de boas lojas de lá?Fiquei sabendo que o artesanato local é bem legal.
Laura

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Tente chegar a Bichinho, onde há a Oficina de Agosto e outros ateliês de artesãos.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Será que se eu for para Tiradentes agora no começo de julho sem reservar consigo encontrar vaga em alguma pousada legal? Lota muito a cidade nessa época? Pretendo ir dia 8 sexta feira, mas não consigo escolher entre tantas opções.
Obrigada
Eleonora

Andrea Battoni

Eleonora,
Estive em Tiradentes semana passada - 15 a 20/06 - e a informação é que a cidade deve estar lotada para as férias de julho. Nos finais de semana será ainda mais difícil obter alojamento sem reserva. Então melhor reservar com antecedência... wink

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Andrea,
Obrigada pela informação. Aproveitando,você tem alguma dica de pousada, em qual você ficou?

Andrea Battoni

Eleonora,
Escolher pousada em Tiradentes vai muito da sua preferência pessoal. Geralmente procuro ficar no Centro Histórico, prá não precisar usar o carro a toda hora. Existem também ótimas pousadas no entorno da cidade, na parte mais nova. No centro, já fiquei várias vezes na Mãe D'água. Minha família gosta muito da Xica da Silva.
Tem quem prefira ficar em São Jõao Del Rey, onde estive nessa última vez no Garden Hill Resort, mas o problema de locomoção é sempre uma chatisse.
Outra opção no Centro Histórico é a Pousada do Ó, mais simples que a Mãe D'água mas com as facilidades de estar próximo das atrações. smile

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Andrea,
Agradeço novamente sua atenção. Vou começar agora mesmo a entrar em contato com essas pousadas. Espero ter sorte.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Eleonora, tente tb o Pouso das Gerais, é bem simpática e vc pode fazer tudo a pé. Gosto muito de lá.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Márcia,
Obrigada pela dica. Vou tentar essa pousada também.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Cara Boia:
Por favor quantos dias no mínimo, para conhecer cada lugar desses?

-Inhotim
-Tiradentes
-Ouro Preto.

Grata
Eleonora

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! Inhotim pode ser visto em um dia, mas há quem volte para ver tudo com calma.

Tanto Ouro Preto quanto tiradentes ficam a cerca de 2h de Belo Horizonte; as duas cidades ficam a mais de 2h uma da outra. Para uma viagem tranqüila, pense em pelo menos dois pernoites em cada uma.

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Estive na Pousada Brisa da Serra em Tiradentes e super recomendo. É linda; um café da manhã maravilhoso, atendimento perfeito. Amei!

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Isabel:

estou paquerando esta pousada para qdo for à Tiradentes. Vc recomenda alguma acomodação em especial? Dá pra ir à pé ao centro de lá?

Desde já, obrigada

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Naila, me intrometendo porque já me hospedei nessa pousada também...é realmente maravilhosa. Vale a pena. Dá para ir a pé tranquilamente...ela fica na santissima trindade ( Atrás da Matriz). É só descer a Ladeira que vc chega até o Centro.

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Naila,

Fiquei no apto 9. É muito lindo.
O café da manhã e o chá da tarde são deliciosos, super caprichados.
Quando à ir a pé para o centrinho, a pousada fica atrás da igreja no bairro Santíssima Trindade, mais ou menos 1 km de caminhada. Andar de carro pelas ruas de pedras é bem difícil; eu pessoalmente acho melhor andar a pé. E é tudo tão bonito de olhar, que à pé é melhor para observar os detalhes.
Fizemos também um passeio de bike pela empresa "Uai Trip", que foi bem legal. Aproveite a viagem.

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Mais um detalhe, estive por lá na semana passada e compramos muitos doces maravilhosos no Chico Doceiro. O "Seu Chico" é uma simpatia, assim como seu filho José e eles nos informaram que o Olivier Anquier fez uma matéria por lá, com "Seu Chico" e deverá passar no programa da GNT nessa semana ou na próxima.

Vanilza
VanilzaPermalinkResponder

Fiquei na Pousada Pouso da Alforria (atrás da Rodoviária), por indicação do Ricardo Freire. Pousada de charme, ótima relação custo benefício, ambiente agradabilíssimo, de muito bom gosto, cheio de obras de arte... Jardins bem cuidados e linda vista para a Serra de São José. São apenas 8 apartamentos (todos idênticos, muito reservados e com vista para a serra) e o cuidado e a hospitalidade se revelam em todos os detalhes (arrumação do quarto - inclusive preparação da cama para dormir), café da manhã delicioso (o café é passado na hora e servido em garrafinhas na sua mesa, assim como o pão de queijo - tudo feito na pousada - com direito a livrinho de receitas no check-out). Eu e meu marido ficamos encantados e não posso esperar a hora de retornar! Um grande abraço para o Airton e o Antônio, bem como para o staff, super atenciosos, por ter nos proporcionado uma Semana Santa Perfeita!

Maria Cecilia
Maria CeciliaPermalinkResponder

Alguém ficou hospedado recentemente no Solar da Ponte, em Tiradentes? Como sou alérgica, podem me dizer se eu corro risco do quarto estar cheirando à mofo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cecilia! A questão do mofo em hotéis -- sobretudo em hotéis que ocupam casarões históricos -- tem muito a ver com a época do ano. Agora no meio do ano chove muito pouco em Minas. Evite ir entre setembro e março.

Felipe Victoria

Caros Trips,
Tenho planos de passar um final de semana romântico em Tiradentes, pretendo ficar no centro e gostaria de me hospedar em um lugar que tivesse uma arquitetura e decoração colonial, ou seja, uma viagem no tempo. Para tanto, peço a ajuda de vocês para indicarem-me uma pousada condizente com o que procuro. Sei que a pousada ideal para isso seria o Solar da Ponte, porém, procuro um local com diárias menos “salgadas”!

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Felipe:
aqui no site, falaram muito bem da pousada Brisas da Serra. Eu não conheço Tiradentes, ainda, mas qdo for, ficarei nessa pousada. As tarifas são mais em conta do que as do Solar da Ponte.

http://www.brisadaserra.com.br/

Maria Cecilia
Maria CeciliaPermalinkResponder

Já fiquei hospedada no Brisa da Serra. Muito boa realmente. Mas o preço é compatível com o Solar da Ponte. Semana que vem estarei indo pra Tiradentes e ficarei no Solar da Ponte, depois eu conto como é. Alguns amigos me recomendaram a pousada Lis Bleu, que é nova, a Xica da Silva, e a Pequena Tiradentes.... falaram que são muito boas também.

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Felipe, eu fiquei hospedada na Brisa da Serra em julho desse ano e amei. A Pousada é maravilhosa.

Felipe Victoria

Trips,

Obrigado pelas indicações, mas o meu plano seria ficar no centro e nem tocar no carro durante esta viagem! Infelizmente, as melhores opções de Tiradentes são afastadas do centro, como Pequena Tiradentes, Vila Pauloucci, Brisas da Serra, etc!
E em relação a um jantar romantico, Tragaluz ou Theatro da Villa? Ambos são caríssimos, mas estando lá, creio que não dê pra ficar sem um jantar em algum destes dois.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Felipe;
A Brisa da Serra é muito boa e fica na Santíssima Trindade (atrás da Matriz), de modo que dá para ir caminhando para o centro tranquilamente. Quanto aos restaurantes, os dois são muito bons.Em termos de ambiente o Theatro da Villa é bem mais romântico e intimista, mas também é muito mais caro que o Tragaluz.
Se quiser comer uma boa pizza, não deixe de ir no restaurante "Atrás da Matriz", que também tem um ambiente bacana e acolhedor.Fica super perto da pousada Brisa da Serra.

Felipe Victoria

Este final de semana estive novamente em Tiradentes e deu pra ter um bom panorama da gastronomia da cidade. Falando nisso, o café da manhã da Pousada Três Portas é ótimo! Oferece pães, frutas e sucos frescos, além dos queijos de fabricação própria que são deliciosos. No geral é uma boa pousada, fica na rua da direita, bem no centro, e tem ótimo custo-benefício (Diárias R$275,00).
Em relação aos restaurantes,é uma cidade bem interessante, levando em consideração não ser uma capital. Sem sombra de dúvidas o Tragaluz é o melhor da cidade. Os pratos são corretíssimos e vêm em boas porções. Peca no serviço de vinhos, tendo uma carta ruim, com erros e não oferece copos de cristal. O ambiente é muito bonito e original e o serviço é bom. No geral, valeu muito a visita, e os R$ 95,00 por pessoa foram justíssimos (entrada, principal e sobremesa. Levamos um vinho e pagamos a rolha). Em contrapartida, há um péssimo custo-benefício que é o Theatro da Villa. Localiza-se na parte alta da cidade, é muito charmoso e tem um ambiente muito interessante, carta de vinhos cara, mas boa e no geral tem bom serviço de vinho (copos, decanters, acessoria). Tem também a melhor equipe de salão, porém, só oferece menus degustação de 3 serviços (R$160,00). Não se empolgue com os nomes dos pratos, no geral todos que comi estavam sem graça, mal temperados e em porções minúsculas (saímos de lá com fome). O risoto e o magret estavam mal preparados, sem gosto e a carne não estava fresca. O timing da cozinha também é horrível, nos levaram pratos de outras mesas e tivemos um intervalo de 1h10m entre as entradas e os pratos principais. Resumindo, pagamos R$ 245,00 por pessoa, mas a casa merece no máximo R$100,00. Falta muito para ganharem a 2 estrela como o dono muito vaidoso disse merecerem. Estão mais perto de perderem a que têm. Bom, fechando o FDS, fomos ao Pau de Angu, que é muito charmoso, tem comida farta, gostosa e bom atendimento. Ótimo custo-benefício,e ótima oportunidade de conhecer a verdadeira cozinha mineira. Mas vá com fome. Da visita de 2009 indico tambéo Virada's do Largo, da Beth, que é ótimo!

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Felipe:
pretendo passar meu aniversário em Tiradentes(junho) e adorei suas dicas gastronômicas. E sobre esta Pousada Três Portas? O que achou?

Abs

Felipe Victoria

Naila,

Obrigado pelos elogios!!! Você adorará Tiradentes, é uma época gostosa e o friosinho deixa tudo mais gostoso. A Pousada Três Portas, tem um ótimo custo-benefício. Achei-a bastante charmosa, com um bom atendimento, e ótimo café da manhã e localização perfeita para quem quer esquecer o carro. Tem uma piscina aquecida coberta e sauna. Os quartos são legais, rústicos mas confortáveis!!! No geral gostei bastante da Pousada, tem estilo. Não é uma Solar da Ponte, mas tem um preço muito melhor!!!

Estando em Tiradentes, não deixe de jantar uma noite no Tragaluz. A comida é muito correta. Não deixe també de experimentar a goiabada com requeijão, castanhas e sorvete. O couvert tb é bem interessante. Ah, evite o Theatro da Villa, sairá de lá com fome e com um rombo no bolso. Já tive jantares memoráveis em que não me importei de pagar 200 Euros por pessoa, porém, os R$ 250,00 pagos neste restaurante me doeram muitíssimo. Boa viajem e ótima comemoração.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar