Patagônia pra Marília

Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)
Glaciar na Patagônia (foto: Interpatagonia.com)

Sem medo de gripe nenhuma (viva!), a Marília Marconi está planejando uma viagem à Patagônia em setembro.

Tem doze dias para a empreitada e quer saber se é possível — e sobretudo se vale a pena — combinar os lados argentino e chileno.

Para dar subsídios às discussões, o que eu posso fazer é lembrar do ótimo blog do Tony Galvez, De Viaje a la Patagonia, que relata duas expedições que ele fez ao lado argentino.

A Luisa do Arquivo de Viagens também foi à Patagônia argentina e fez uma série extensa de posts; e dois trips publicaram relatos bacanas em blogs da comunidade: a CarlaZ no Filigrana e o Ernesto Pato Econômico n’A Turista Acidental.

Não posso deixar de citar também um site muito completo que abrange os dois lados, o Interpatagonia. A seção Austral traz todas as cidades mais procuradas, com indicações de como chegar e como se locomover entre elas.

Finalmente, como curiosidade, pesquei um roteiro de carro pelos dois lados sugerido por uma locadora, que por trazer a quilometragem pode ser interessante nesta fase de planejamento.

Mas o que a Marília deve estar procurando (e eu também!) é alguém que tenha ido aos dois lados e dê seu testemunho sobre as diferenças — e também sobre como tiraria melhor proveito desses 12 dias na região.

Agradecidos!

109 comentários

Fiz uma viagem parecida em Novembro passado, porém usei 15 dias, não somente 12.
Saindo de Buenos Aires, você chega em Ushuaia e já dá uma volta pelo centrinho. Vá até o Museu do Presídio, que é muito interessante.
No outro dia, vc pode fazer o passeio pelo Canal de Beagle. Há vários passeios: a maioria vai ate o Farol Los Eclaireurs (ou algo assim). Eu preferi um que ia um pouco mais longe e não era muito mais caro, até a Isla los Lobos. Valeu muito a pena.
No próximo dia, Parque Nacional Tierra del Fuego. Se estiver afim de fazer trekking, faça a Trilha Costera. Só vá preparada: quando fui, as vistas eram lindas, porém estava nevando um tanto, chovendo outro, e a trilha estava muito enlameada, algo que atrapalhou bastante. Além desta trilha, dizem que alguams na Laguna Ensenada também são ótimas.
Outros passeios legais são o Glaciar Martial, onde dizem que as vistas são lindas (não tive como fazer este, pois nevou muito na época – sim, neve pesada em Novembro.. vai entender). Também s einteressar, tem o Cerro Castor, com a parte de esqui.

O que fiz em seguida foi pegar um ônibus até Punta Arenas. Este ônibus leva o dia inteiro, e vc ainda pode ficar presa no Estrei de Magalhães (ficamos 2 horas por ali), então como está sem tempo, sugiro pegar um avião até Ushuaia. De qualquer jeito, deixa eu contar minha experiência…
Punta Arenas (Chile) é uma cidade que só vale a pena para fazer compras. Tem uma parte que é zona franca que é realmente barata… Além disto, tem a uma colõnia de pinguins bastante grande, que pode valer a pena (eu fui em Punta Tombo 1 ano antes, então não dá nem para comparar – Punta Tombo é a maior que existe). Só tem que ficar ligada na época… acho que em Setembro ainda não é época. De qualquer jeito, por mais que eu tenha gostado de Arenas, não é cidade para quem tem pouco tempo.
De Arenas até Puerto Natales, 6 horas. Puerto Natales é cidade tranquila, mas serve como base para o Torres del Paine mesmo. O parque em si eu só fiz uma excursão de 1 dia, que já valeu bastante a pena. O problema foi a chuvarada que pegamos – até o pessoal que estava acampando estava desistindo. Ficando em Natales, você pode pegar esta excursão de 1 dia, passar pelos pontos principais e pedir para te deixarem em alguma das pousadas (que são caríssimas) ou refugios (que não são tão caros, mas nem cobertor tem), ou se for mais aventureira, vá caminhar (algo que eu mesmo não fiz). Há trilhas de 1 até 10 dias. Há também o passeio que já foi citado, vendido por todas as agências de El Calafate, que você sai de madrugada, vai até o Torres del Paine e chega bem a noite em Calafate de volta. Se ver que não terá tempo de fazer tudo, vá. Mas prepare-se para se cansar bastante….

    Opa… o avião seria de Ushuaia até El Calafate, pulando a parte de onibus pelo estreito de Magalhães. É um experiencia inesquecível, mas demora demais….

Quem quiser dicas sobre roteiros de carro para aquela regiao deve ler o forum4x4.com.br, na sessao passeios on the road.

Eu acho que ir de carro ate Ushuiaia, e uma gelada, sao 3000 km. de estrada monotona. O carro vale a pena, mas para alugar em Ushuaia, e para fazer a rota dos sete lagos em Barilhoche Em Puerto Mont e melhor pegar um onibus, ou um tour, ou ainda ir pelos lagos, de Barilhoce ate Puerto Mont. As cidades sáo todas tranquilas e bem seguras. Os precos em Ushuaia sao uns 50 % mais caros do que em Buenos.

A passagem Floripa-BA comprei na gol há um mês atrás por uns 500 pilas, ida e volta, mais as taxas. Obrigada pela dica.

    Ops! Blogueiro sãopaulocêntrico pede desculpas!

    Boa neve pra ti!

    Riq, te mandei um email agora (pro xongas) com uma novidade… 😉

Olá, vou pra BAires daqui a pouco e se a gripe não me pegar pretendia ver a neve, mas tenho só 10 dias (incluindo chegada e saída). Minha dúvida é se vale ir até Bariloche. Pensei em ficar lá uns 3 dias.

    Se você for de avião, três dias dá para ver a cidade, sim.

    Não volte de Bariloche no mesmo dia do seu vôo de Buenos Aires para o Brasil, porque saem de aeroportos diferentes. Além disso, um eventual fechamento do aeroporto em Bariloche pode fazer você perder seu vôo internacional (e se as passagens não estiverem vinculadas você pode pagar multas ou mesmo perder a passagem).

    O ideal teria sido emitir a volta desde Bariloche nos vôos diretos da TAM.

    Riq, acabei de decidir.
    Dia 18 de Julho, como uma feijoadinha no Sinhá, e vou comemorar o aniversário da patroa em Monte Verde.
    Parece que nunca ví falar de Monte Verde por aqui.
    Qual será o hotel que o Ernesto ficaria lá, não? rs

    Anamaria, se você não for esquiar, não precisa nem de 3 dias inteiros, viu? Bariloche é bem pequena, você dá conta de visitá-la tranqüilamente chegando no primeiro dia por volta da hora do almoço, passando um dia inteiro e indo embora no seguinte à tarde. Agora, se você tiver a intenção de esquiar, acho que 3 dias não dão nem pro começo… 😉

    Valeu pela dica, Carla. Não pretendo esquiar, apenas conhecer o centro de esqui, ver a neve e, se o céu estiver azul, fotografar.

Olá gente, tenho uma dúvida. quero fazer buenos aires-ushuaia e depois passar para o chile subindo até santiago. qual o melhor caminho, digo mais curto, menos desgastante. é certo que irei para ushuaia, as outras cidades ainda não decidi. Tenho 17 dias no total, ficarei 3 dias em buenos aires na chegada e 2 dias na volta, em ushuaia 4 dias, santiago entre 4 e 5 dias , a dúvida recai nesses 3 ou 4 dias que sobraram !! já pesquisei muita coisa e continuo perdido nesse trajeto !!

    Leo, de Ushuaia eu iria para El Calafate, conferia o Perito Moreno e partiria para Puerto Natales para conhecer o Parque Torres del Paine e daí seguiria para Santiago.

    Leo, 3 ou 4 dias para fazer uns 4 destinos distantes entre si não vai dar…

    3 ou 4 dias dá pra ir pra El Calafate e El Chalten…tem que ver é a logística disso tudo…

Dando pitaco na sugestão do Hugo: de El Calafate a Puerto Natales são SEIS HORAS, de ônibus. Não dá pra ir e voltar, não. O ideal é dormir pelo menos um dia (eu fiquei dois – só arrependo de ter sido em Puerto Natales, ergh). Uma amiga foi depois e ficou em um Refugio dentro do parque (que são bem simples, à exceção de um Explora maravilhoso – não têm nem televisão no quarto, mas por aquela vista do Lago Grey, e ficava lá uma quinzena…)

    Dani S., eu fiz bate e volta de El Calafate a Torres del Paine. É bem cansativo, mas para quem tem pouco tempo e não tem previsão de voltar tão cedo para a região é uma opção. O tour sai por volta das 4 da manha de El Calafate, chega em Torres por volta da 10. O micro onibus passa por vários pontos turísticos do parque e é feito um mini trekking. E o retorno é por volta da 6 da noite chegando em El Calafate as 23:00. Você chega cansado, mas para mim valeu a pena. 🙂 Esse bate e volta saiu em torno de US$ 100. Detalhe setembro é a melhor época, tem neve, sol e nada de vento.

    Concordo…não quis me aventurar a passar um dia lá por conta disso…mas quem foi acha que valeu a pena…é provavelmente porque eles sabem que tem disposição de aguentar seis horas pra ir e seis pra voltar!

Adorei o post! Vou anotar todas as dicas que aparecerem por aqui! Mas posso aumentar as perguntinhas? 😳

A Patagônia tá no topo da minha listinha, mas meu sonho é fazer essa viagem de carro. Já fui até Buenos Aires de carro e conheci um argentino que foi de lá até Ushuaia, então sei que ate lá é possível. Mas tenho um pouco de medo do lado chileno… Alguém sabe se não é muito roubada? Sei que seria necessário bem mais tempo que uma viagem de avião, mas nada que uns 40 dias não resolvam, né? 😉

    Camila, não tem erro o lado chileno é tão seguro ou mais que o argentino. A Panamerica, que corta o chile de norte a sul, é muito segura, duplicada e claro pedagiada. Para ler relatos sobre viagens como está de carro no site mochileiros.com na seção relatos de viagem.

    Hugo, eu já li alguns relatos lá, mas às vezes as informações são meio desencontradas… Algumas pessoas falam que a estrada não é toda asfaltada, que com carro normal não seria possível… Mas vou dar uma passadinha no mochileiros.com pra ver se tem alguma novidade!

    Li seu roteiro ali em cima e fiquei com uma dúvida: quais trajetos você fez de avião?

    Camila, o roteiro que postei foi baseado nos 12 dias da amiga. Quando fui fiz com calma primeiro só Chile, e depois só Argentina, com exceto pelo Torres del Paine. E já fui várias vezes para a região. Mas recomendo que no Chile os trajetos entre Santiago e Pucon ou Puerto Varas sejam feitas a noite de onibus, a viagem é bem tranquila. Já na Argentina, as distancias são muito grandes entre Buenos Aires e a Patagonia propriamente dita, o melhor forma mesmo é o avião.

Ai, meu padin Padi Ciço, minha perguntinha virou post? Num güento, não, vou ficar metida demais!!! Casamento de Tommy e Sissi!!!!! 🙂
Desde já: Riq, ‘brigadão pelo espaço, pessoal, mega-valeu pelas dicas (as dadas e as vindouras).
Prometo que vou pesquisar direitinho e com calma todos os links. Só peço um favorzinho: não reparem nem achem qeu eu fiquei realmente metida se não responder logo: vou estar off-line nesse fim de semana, numa viagem bate-voltíssima a Barra de São João/Macaé/São Gonçalo (família espalhada pelo Estado todo dá nisso!!!)
Só para esclarecer, eu já fiz os lagos andinos (em 2007), então a idéia era mesmo ficar ali pelo finzinho do mundo.
CarlaZ, eu tenho seu e-mail, sim! Prepare-se para ser bombardeada!! 😉
Então, dá licença só um minutinho que eu vou ali pegar um alfinete para estourar o balão em que se transformou meu ego? 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito