De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro

(tipo mapa pro amigo no guardanapo, manja?)

(sabe aquele mapinha que você desenha pro amigo no guardanapo?)

Nas férias escolares não é difícil ver placas de carros do Sudeste circulando em Itacaré ou pela região de Porto Seguro. Se você dispõe de pelo menos quinze dias, pode aproveitar as oportunidades de paradas pelo caminho.

Não é preciso engessar o itinerário: saia com uma listinha de pousadas pré-selecionadas, e você sempre vai encontrar vaga (talvez até com desconto, se for bom de negócio).

Siga, contudo, esta recomendação: rode apenas durante o dia. À noite, os buracos e os caminhões transformam as estradas num videogame em que os outros participantes parecem estar numa fase adiante da sua.

Aí vai uma receitinha de itinerário de São Paulo a Porto Seguro ou Itacaré, com duas paradas na ida e duas na volta.

IDA

Madrugue e engate uma primeira até Vitória (950 km). Evite a confusão do anel viário entrando por Guarapari; você vai pagar pedágio na Rodovia do Sol, mas vai chegar à capital pela porta da frente, atravessando a Terceira Ponte desde Vila Velha. Reserve duas noites num dos hotéis do Triângulo das Bermudas (como Novotel, Ibis Praia do Canto e Bristol Quartier Latin) e você terá bares e restaurantes à porta. No dia seguinte, suba ao Convento de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha e coma uma moqueca capixaba na Praia de Meaípe, em Guarapari (mas pegue praia na Bacutia, em Enseada Azul).

Faça sua segunda parada no extremo sul da Bahia. Aproveite que você está de carro e visite uma das praias mais difíceis de chegar do Brasil: a Ponta do Corumbau. Fica a 500 km de Vitória; os últimos 60 km são de terra (e ficam desaconselháveis depois de chuvas pesadas).

Ainda por ali, Cumuruxatiba é uma praia mineirinha na Bahia; os últimos 30 km são de terra. Tente fazer o passeio de observação de baleias jubarte que sai da vizinha Prado.

Quanto a Abrolhos: não recomendo as excursões de um dia que saem de Caravelas (90 km de Cumuru). São cansativas: três horas de enjôo para ir, outras três para voltar. Melhor programar uma viagem live aboard com pernoite no parque (www.ilhasdeabrolhos.com.br).

Caso o seu destino final seja Caraíva, não é preciso ir a Porto Seguro: pegue a estrada de terra (57 km) que sai da BR-101 uns 40 km depois de Itamaraju.

Eunápolis é a porta de entrada para as outras praias da Costa do Descobrimento. Arraial d’Ajuda e Trancoso têm acesso próprio e asfaltado. Quem segue até a Praia do Espelho come 20 km de poeira. Para Santo André, passe por Porto Seguro e pegue a balsa em Cabrália.

Indo até Itacaré, sugiro tomar a estrada que vai por Santa Luzia: o trecho até o litoral é esburacado, mas a costeira é perfeita e livre de caminhões.

VOLTA

As dunas de Itaúnas, no Espírito Santo, são um cenário perfeito para sua despedida do Nordeste. Ainda mais que, entre 19 e 26 de julho, ocorre o Festival Nacional de Forró. O arrasta-pé começa na praia, à tarde, e só acaba ao raiar do sol, na vila. Para ficar nas melhores pousadas é preciso reservar (eu sempre indico a Casa da Praia).

Antes de voltar a São Paulo, não há melhor câmara de readaptação do que um ou dois dias em Búzios. É uma escala que eu recomendo com fins educativos: você aprende o caminho e vê que os 600 km que nos separam da Orla Bardot merecem ser percorridos mais vezes por ano.

Originalmente publicado na minha página do caderno Viagem & Aventura, do Estadão, que circula às terças. (Mas no jornal o mapa saiu profissa, hehe)

Posts relacionados:

Maraú: o que muda com a nova estrada Itacaré-Camamu

De Ilhéus a Boipeba pra Sylvia (muitas infos sobre Itacaré)

LadyRasta explica: por que Santo André é bacana

Cozinha de viagens: Casapraia, Santo André

Rallye de havaianas: do Corumbau ao Arraial d’Ajuda (role a página e você encontra links para posts sobre Caraíva, Espelho e Trancoso também)

Itaúnas: arrasta-pé na areia

Búzios pro Fabio

236 comentários para “De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro”

  1. Hola,
    Estarei indo de carro de SP para Salvador, mas primeiro tenho que passar no Rio de Janeiro, e de lá sigo para Salvador pela BR 116. Todo mundo me diz que a 101 é muito perigosa, gostaria de saber algumas expriencias e principalmente qual das duas é mais recomendada. Vou com um Gol Trend 1.0. Qual das duas é mais remcomendável? BR 116 OU 101??
    Grato!!

    1. Hmm, decisão difícil.

      A BR-116 tem concessão (pedágios e estrada sem maiores problemas) na Bahia e no trecho fluminense (use BR-040 até Três Rios + BR-393 até Além-Paraíba). Já a BR-101 não tem concessão depois da divisa RJ/ES. Mas a BR-116 tem muitas curvas entre Além Paraíba e Caratinga.

    2. Olá, Demis! O Ricardo Freire sempre foi pela 101. Leia o post, por favor.

  2. Estou querendo ir para Porto Seguro (pousada Lua de Tomate)junto com minha filha de 12 anos de pálio 2011. É muito perigoso? Quanto vou gastar incluindo combustível e pedágio?

    1. Olá, Geneluz! O caminho está no post. Infelizmente não temos como calcular gasto de combustível ou pedágio.

    2. Olá, sempre uso o site mapeia.com.br, pode ser que lá consiga saber estrada e preço pedagio. Bom dia.

  3. Olá Boa tarde! Meu destino final é Caraíva, depois venho descendo para Corumbau, Cumuruxatiba, Prado, Caravelas… sabe me dizer se tem estrada direta pela orla, ou tenho que voltar para br 101 e acessar essas cidades por lá? Obrigado pelo relato.

    1. Olá, Marcos! Não há estrada pela orla. Tem que voltar de Caraíva para a 101, então entrar por Itamaraju para as outras cidades. Para voltar, pegue a 101 de volta em Teixeira de Freitas.

  4. Ola
    estou voltando de itabuna para sao paulo e gostaria de saber qual br é melhor 116 , 101 ou fernao dias 381 ?

    1. Olá, Rosangela! Como você pode ler no texto, o Ricardo Freire só fez a viagem pela 101 e não saberia opiniar sobre a 116.

  5. Olá, vocês acham que viajar de carro por lá em janeiro requer reservas nas pousadas, por ser alta temporada, ou ainda assim eh possível encontrar lugar facilmente? Pretendemos ir para Santo Andre, Trancoso, Espelho, Caraiva, Corumbau e algumas outras mais ao sul, incluindo Caravelas/Abrolhos. Obrigada!!

    1. Olá, Ana Clara! É arriscado. Você sempre encontrará alguma coisa disponível, mas vai dar trabalho. Leve um guia 4 Rodas e comece a ligar assim que souber que vai chegar. Mas o ideal é escolher bases e reservar com antecedência.

      1. Uau, que rápida Bóia! Obrigada! Quanto aos pernoites, vale mais a pena dormir em Espelho, Caraiva e Corumbau ou escolher apenas uma delas para ter como base pra conhecer as outras?

        1. Olá, Ana Clara! Entra-se por Corumbau por Itamaraju. É inviável ir de carro de Corumbau a qualquer outro ponto ao norte da Costa do Descobrimento sem voltar à BR 101. De Corumbau só se vai a Caraíva de bugue, com os índios pataxó, pela areia.

          Caraíva e Espelho servem de base uma para a outra.

  6. ola pessoal estou indo de sao paulo para bahia de carro equeria saber se algue pode mim informa como esta as estradas em estado de conservaçao? grato…

  7. Olá pessoal, estou animando em ir de Rio das Ostras-RJ a Porto Seguro de carro com o meu esposo dia 27/12 e retornar dia 06/01. So que estou meio confusa, estava pensando em ir de Prado a Porto Seguro. So que andei lendo parece que não tem ligação por dentro essas cidades, tenho que voltar para a BR101 para seguir viagem? Alguem pode me ajudar?Se eu fosse direto para Caraíva, de lá tem como ir para Trancoso por dentro? Nessa época é muito difícil encontrar pousadas sem fazer reserva? Não queria ficar presa ao lugar por causa de pacotes de pousada, queria viajar e parar onde gostar. Somos um casal que não gostamos de muita agitação, queremos ir para conhecer e curtir as praias e o local. Onde aconselharia passar o reveillon?

    Desde já agradeço,
    Priscilla.

    1. Olá, Priscilla! É preciso voltar à BR 101 para ir de Porto Seguro a Prado. O mapinha mostra quais cidades têm ligação por outras estradas. Acrescente apenas a ligação entre Caraíva e Espelho, que não é mostrada.

  8. Gostaria de ir agora em janeiro com meu filho de 11 anos de carro desde São Paulo até Caraíva ou até Porto Seguro. Minha maior preocupação é com segurança, por sermos uma mãe e uma criança. As estradas são perigosas neste sentido ? Existem históricos de problemas com marginais ou coisas assim ? Existe suporte de socorro nas rodovias maiores ?
    Muito obrigada
    Um beijo

    1. Olá, Luciana! A BR 101 é bastante movimentada. Não viaje à noite, é perigoso (pela falta de sinalização e caminhoneiros tresnoitados).

  9. Olá pretendemos ir de Sao José dos Campos a Porto Seguro agora em janeiro, de carro. Minha pergunta é sobre postos de combustíveis e assistência a automóveis (mecânica, elétrica, borracheiros). Voces que ja foram, avistaram isso com freqüência ao longo do caminho? Ainda que o carro tenha sido revisado e esta tudo ok, imprevistos podem acontecer! Obrigada!

    1. Olá, Meia Elisa! A BR 101 passa por inúmeras cidades, sempre há esse tipo de serviço, inclusive ao lado de postos de gasolina na estrada. Recomendamos ter um bom seguro para viajar.

    2. Oi Meia, coincidencia, pretendo ir de carro, em Janeiro/13, siando de Cacapava…me diz uma coisa, vc ja montou seu roteiro? Pode compartilha-lo? e os hoteis e pousadas, ja escolheu onde ficar? Mande noticias e vamos tricar figurinhas…segue meu e-mail: julianabragati@hotmail.com

      Obrigada.

  10. Olá!
    Pretendo viajar do Rio ao Sul da Bahia e não sei o que é mais viavel… Onibus ou carro?
    Quantos dias levo de carro ou de ônibus?

    Alguém pode me dar algumas dicas?

    Obrigada

    1. Olá, Thalita! De ônibus serão 18 a 20 horas a Porto Seguro. De carro recomendamos fazer a viagem em dois dias, pernoitando no caminho, para não dirigir à noite.

  11. Mais uma perguntinha ….estou indo com um carro que comprei agora, zerado, agora em janeiro. É um carro 1.6, o Ethios da Toyota. Os trechos de terra são complicados para ele ?
    Muito obrigada
    Luciana

    1. Luciana, o problema dos trechos de terra são durante a época de chuva. Agora na seca você só vai reduzir a velocidade e tudo bem.

  12. Estando entre Caraiva, Corumbau e Cumuruxatiba, qual das três é melhor para ficarmos e utilizarmos como base para conhecer a regiao ? Obrigada

    1. Luciana, o deslocamento nessa região é bem complicado. Corumbau seria uma base para visitar as outras duas; está a 30 km de terra de Cumuru e também permite que se visite Caraíva de bugue ou a pé (de carro seria uma volta de 200 km). Mas o ideal é você identificar qual a praia que tem a mais sua cara e curtir essa praia, sem perder seus dias em trânsito só por um banho de mar ou uma foto de uma praia parecida.

      Leia mais sobre o sul da Bahia neste post mais novo:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos/

  13. Oi, Riq, neste meio tempo lí este outro post sim. Adorei !!!! Na verdade, acho que gosto de todas. Rsrsrs…. o que eu preciso pensar é que estarei com meu filho de 11 anos , apenas nós dois, então preciso que ele se entretenha com mais alguns prazeres além de areia e mar …Ele não quer mesmo esta andança toda… Vc conhece as tribos pataxós ? Gostaria muito de mostrar a ele nosso país antes dos portugueses, então estou a procura de um espaço indígena também. O que vc acha ?
    Muito obrigada

    1. Olá, Luciana! Quem responde é A Bóia. Os índios são bastante aculturados (e estes da Bahia não são nativos de lá, vieram do Centro-Oeste há algumas décadas), não há nada de 100% indígena na área da aldeia. Você vai encontrar o artesanato pataxó em todas as cidadezinhas da região.

  14. Post excelente, mais didático impossível. Estava planejando o carnaval com a namorada em Caraíva, depois de ler aqui mudei de idéia e agora vamos pra Corumbau.

    Somos do Rio, e como as passagens pra Porto Seguro nessa época estão inviávei$, voaremos até Vitória de manhã cedo, e lá alugamos um carro pra ir até nosso destino. Se sairmos por volta das 8h da manhã de Vix, é razoável supor que pegaremos o trecho final com estrada de terra ainda à luz do dia?

    Tentei usar o site do guia 4 rodas mas ele não reconhece Corumbau. O google maps indica 5h40m até Guarani perto de Prado.

    1. Olá, Francisco! Saindo de manhã de Vitória vocês chegam com luz do dia sim. (8h de Vitória serão 7h de Porto Seguro, e deve ter luz até umas 18h30 de lá nesta época.)

      A estrada Guarani-Corumbau não tem os problemas de bifurcações não-sinalizadas que são o bicho pra quem vai da BR 101 para Caraíva. Pode ir sem receio.

      1. Obrigado pela pronta resposta, Bóia!

  15. Olá , moro em itu e vou mudar para Bahia .. enfim , gostaria de saber quantas horas leva de itu ate bahia de carro !

    1. Olá! Veja como traçar uma rota pelo Google Maps: http://www.viajenaviagem.com/2012/09/google-maps-dicas/
      Entre Itu e Salvador são mais ou menos 2.000km de distância.

  16. Pessoal, antes de viajar para Porto Seguro no reveillon de 2012/2013, estava muito em dúvida sobre o itinerário, saindo de São Paulo. O Google me sugeriu ir por Minas Gerais, passando por Belo Horizonte, Governador Valadares e Teófilo Otoni, para depois virar a leste em direção à Nanuque e BR-101. Não encontrei ninguém que me aconselhasse, apenas posts como esse que passam pelo Rio. Conclusão, fui por Minas e voltei pelo Rio de Janeiro. Por minas estava ruim, pois saindo de Belo Horizonte, pegamos muito trânsito por uns 5 Km, o que desanimou e decidimos voltar pelo Rio. Mas a volta pelo Rio foi muito pior. Não por congestionamentos, nem por estrada ruim, é pela quantidade imensa de caminhões pelo caminho na BR-101. Para ajudar, o tráfego é intenso em ambas direções, tornando as ultrapassagens muito difíceis. Sugestão: Paulistas em direção ao sul da Bahia (Porto Seguro) melhor é usar a rota mineira, pela BR-381. Sugestão de pausa na ida: Governador Valadares, e na volta: João Monlevade. Dica: não use o atalho do google por Itabira, há estradas ruins, siga pela BR-381 para João Monlevade e depois Nova Era.

  17. Boa tarde.
    Estou saindo de são paulo para porto seguro no dia 16/02/2013,e gostaria de saber qual o melhor caminho rio bahia,381 o 101.
    alguem pode me ajudar.
    Grato.

    1. Olá, Fabio! Vá pela 101, tem mais opções de parada pelo caminho.

  18. Mas a estrada como esta´?

    1. Olá, Fabio! Viaje de dia em qualquer estrada brasileira. Não há situação uniforme, há trechos bons e ruins em qualquer estrada não-pedagiada.

  19. olá,como vai?sim,quero ir do rio a itabuna ba,o google me dá tres caminhos,nao muito distantes uns dos outros em relaçao a tempo de viagem.só queria saber se a temivel 101 é tao ruim assim pelo dia?e se o gps cobre todo trecho de viagem?e se a estradas sao complicadas de rota,pois nao quero me perder.obrigado,deus abençoe.abraços!

    1. Olá, Shou! Só testamos a 101. As estradas brasileiras têm uma coisa em comum: a conservação é irregular, depende da última manutenção. Você vai encontrar trechos bons e ruins em todas as estradas não-pedagiadas. O que recomendamos é não viajar à noite, quando aí sim fica perigoso — não apenas por causa da estrada, mas sobretudo por causa dos motoristas e caminhoneiros.

  20. se evitar entrar em st luzia melhor ainda, só almenta mais o percurso
    prefira ir por camacan,depois buerarema,e depois itabuna, assim ilheus e itacare tem mais nomes de cidade mais o caminho é bem menor
    santa luzia da para ir para canavieiras que éuma otima cidade de praia que da para ir de barco para porto seguro belmonte….

  21. olá estou saindo de s.paulo de carro pra cidade de ubata bahia gostaria de saber qual o meu itinerario o que faço

    1. Olá, Maria! Vá pela BR 116 até Poções ou Jequié.

  22. Olá, eu e meu noivo, pretendemos ir de Presidente Prudente – SP à Itabatã, distrito de Mucuri – BA, agora em Junho, no Google Maps sugere irmos por Ribeirão Preto e depois ir por Belo Horizonte, e assim por diante, passando por Governador Valadares, Teofilo Otoni, gostaria de saber se for possível um site, ou revista para termos pelo menos noção de onde ficar, como pousadas, hoteis, postos de gasolina, pontos turísticos para aproveitar a viagem longa, condições das estradas, se esse caminho é seguro, pois sei que tem trechos em Belo Horizonte que são bem perigosos (assalto a motoristas por exemplo), ou alguém com experiência para indicar o melhor caminho e o que evitar. Obrigada. Andressa.

    1. Olá, Andressa! Infelizmente só temos conteúdo sobre praias. O Guia 4 Rodas é uma ótima fonte de informação de hotéis e pousadas pelo caminho do interior.

  23. Olá! Eu e o meu marido estamos querendo fazer essa viagem (sp-arraial da ajuda) de carro em junho. Como é o clima? Chove? Agua muito fria? Vamos parando e curtindo as praias. Obrigada.

    1. Olá, Andrea!

      A água não estará morna como no verão e os dias serão curtos. Mas o inverno do sudeste costuma ser seco, e o sul da Bahia é uma boa aposta nesta época.

      Consulte:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

      1. Oi, bóia.
        Já estamos em ilha grande, maravilhosa por sinal! E ainda estou pensando se vale a pena até o Sul da Bahia. Pois estou vendo a previsão do tempo e só chove, é isso mesmo?
        Obrigada

        1. Olá, Andrea! Pode ser esta frente fria que esteve agorinha no Sudeste. Continue monitorando.

  24. Irei no final de julho com minha esposa do Rio a Porto Seguro, sabe quanto tempo em media se gasta na viagem indo direto? como estão as estradas?

    1. Olá, Celio! As estradas estão boas. Sem parar você levará umas 14 horas. Vá pelo Ricardo Freire: escolha um lugar para pernoite.

  25. olá, pretendo ir do Rio para Porto Seguro em dezembro dia 19 e retornar lá pelo dia 29, gostaria de saber se a BR101 está sendo duplicada, pois li sobre a possível duplicação mas a noticia era um pouco antiga e depois não achei mais nada.Gostaria de saber tbém se posso pegar a estrada muito cheia no retorno, por causa do ano novo. Na ida pretendo parar em Itaúnas ES, passar um dia lá e no outro partir para Porto Seguro, só estou na dúvida na volta, já conheço Vitória , portanto não interessa parar por lá. Alguma dica?? Desde já agradeço

    1. Olá, Andrea! Não há duplicação nenhuma na Bahia.

  26. Eu e meu marido queremos ir de carro de Caçapava – SP, até Natal – RN, voce acha que a viagem é cansativa, teria uma rota pra nos?, temos 60 dias para rodar ida e volta, o que voce acha somos 02 motoristas, vamos com um Ecoesport freetyle 2009, pretendemos sair dia 12.08.13, o tempo no nordeste é bom nesta época?

    1. Olá, Ana! Infelizmente não temos como traçar roteiros personalizados. Com 60 dias vocês terão tempo suficiente para descobrir grandes praias.

      Sigam a Salvador pela BA 001, atravessem pelo ferry de Itaparica, sigam pela Linha Verde até Aracaju, saiam da BR 101 para atravessar o São Francisco na balsa de Penedo, sigam pela AL 101 Sul e AL 101 Norte, então PE 060. A partir de Recife vai-se pela 101 de novo.

  27. Olá, eu e meu marido vamos em outubro sair do ABC Paulista para Arraial Dajuda-Bahia e vamos de carro,estamos com pousada reservada para uma segunda feira, qdo seria melhor ir: sábado ou domingo para chegar na segunda feira com tranquilidade?(Não tenho ideia de qto tempo demora uma viagem dessa distancia), e o que será melhor ir pelo Rio ou Minas?

    1. Olá, Magda! Com mais antecedência você chega com mais tranqüilidade. Só temos conteúdo sobre o caminho pelo litoral.