De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_4283" align="aligncenter" width="450" caption="(sabe aquele mapinha que você desenha pro amigo no guardanapo?)"](tipo mapa pro amigo no guardanapo, manja?)[/caption]

Nas férias escolares não é difícil ver placas de carros do Sudeste circulando em Itacaré ou pela região de Porto Seguro. Se você dispõe de pelo menos quinze dias, pode aproveitar as oportunidades de paradas pelo caminho.

Não é preciso engessar o itinerário: saia com uma listinha de pousadas pré-selecionadas, e você sempre vai encontrar vaga (talvez até com desconto, se for bom de negócio).

Siga, contudo, esta recomendação: rode apenas durante o dia. À noite, os buracos e os caminhões transformam as estradas num videogame em que os outros participantes parecem estar numa fase adiante da sua.

Aí vai uma receitinha de itinerário de São Paulo a Porto Seguro ou Itacaré, com duas paradas na ida e duas na volta.

IDA

Madrugue e engate uma primeira até Vitória (950 km). Evite a confusão do anel viário entrando por Guarapari; você vai pagar pedágio na Rodovia do Sol, mas vai chegar à capital pela porta da frente, atravessando a Terceira Ponte desde Vila Velha. Reserve duas noites num dos hotéis do Triângulo das Bermudas (como Novotel, Ibis Praia do Canto e Bristol Quartier Latin) e você terá bares e restaurantes à porta. No dia seguinte, suba ao Convento de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha e coma uma moqueca capixaba na Praia de Meaípe, em Guarapari (mas pegue praia na Bacutia, em Enseada Azul).

Faça sua segunda parada no extremo sul da Bahia. Aproveite que você está de carro e visite uma das praias mais difíceis de chegar do Brasil: a Ponta do Corumbau. Fica a 500 km de Vitória; os últimos 60 km são de terra (e ficam desaconselháveis depois de chuvas pesadas).

Ainda por ali, Cumuruxatiba é uma praia mineirinha na Bahia; os últimos 30 km são de terra. Tente fazer o passeio de observação de baleias jubarte que sai da vizinha Prado.

Quanto a Abrolhos: não recomendo as excursões de um dia que saem de Caravelas (90 km de Cumuru). São cansativas: três horas de enjôo para ir, outras três para voltar. Melhor programar uma viagem live aboard com pernoite no parque (www.ilhasdeabrolhos.com.br).

Caso o seu destino final seja Caraíva, não é preciso ir a Porto Seguro: pegue a estrada de terra (57 km) que sai da BR-101 uns 40 km depois de Itamaraju.

Eunápolis é a porta de entrada para as outras praias da Costa do Descobrimento. Arraial d'Ajuda e Trancoso têm acesso próprio e asfaltado. Quem segue até a Praia do Espelho come 20 km de poeira. Para Santo André, passe por Porto Seguro e pegue a balsa em Cabrália.

Indo até Itacaré, sugiro tomar a estrada que vai por Santa Luzia: o trecho até o litoral é esburacado, mas a costeira é perfeita e livre de caminhões.

VOLTA

As dunas de Itaúnas, no Espírito Santo, são um cenário perfeito para sua despedida do Nordeste. Ainda mais que, entre 19 e 26 de julho, ocorre o Festival Nacional de Forró. O arrasta-pé começa na praia, à tarde, e só acaba ao raiar do sol, na vila. Para ficar nas melhores pousadas é preciso reservar (eu sempre indico a Casa da Praia).

Antes de voltar a São Paulo, não há melhor câmara de readaptação do que um ou dois dias em Búzios. É uma escala que eu recomendo com fins educativos: você aprende o caminho e vê que os 600 km que nos separam da Orla Bardot merecem ser percorridos mais vezes por ano.

Originalmente publicado na minha página do caderno Viagem & Aventura, do Estadão, que circula às terças. (Mas no jornal o mapa saiu profissa, hehe)

Posts relacionados:

Maraú: o que muda com a nova estrada Itacaré-Camamu

De Ilhéus a Boipeba pra Sylvia (muitas infos sobre Itacaré)

LadyRasta explica: por que Santo André é bacana

Cozinha de viagens: Casapraia, Santo André

Rallye de havaianas: do Corumbau ao Arraial d'Ajuda (role a página e você encontra links para posts sobre Caraíva, Espelho e Trancoso também)

Itaúnas: arrasta-pé na areia

Búzios pro Fabio

236 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carla
CarlaPermalink

É assim que eu gosto de roteirinhos de carro: algumas paradas na ida e paradas diferentes na volta... Fico com a sensação de que, mesmo voltando, continuo indo! wink E esse roteiro está perfeito para quem mora no Rio e Niterói também - Rio Bonito está aqui ao lado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Daí de Niterói dá pra subtrair 390 km de todos os números à esquerda da estrada.

Arthur
ArthurPermalink

Boa matéria, quero fazer esse roteiro de carro há anos. E quem mora no Rj/Niterói já está um pouquinho mais perto...

Carla
CarlaPermalink

390 Km a menos? Que beleza! Eu fiz, há muito tempo (na época em que os meus pais ainda me levavam pra viajar, e não o inverso!) de Niterói até Guarapari, apenas, mas com direito a paradas em praias absolutamente lindas no Espírito Santo. Dá vontade de ir de novo! grin

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Fui pra Itacaré por Belo Horizonte e voltei pelo Rio, semana retrasada.
No réveillon vou pra Itacaré pelo meio, pela Rio/Bahia (!), com 1 dormida em Teófilo Otoni.
Assim fujo do Rio, Campos, Vitória, Linhares e São Mateus.
E vou entrar em Ilhéus por Santa Luiza, dica sua, por uma estrada mais bonita e saindo fora também de Itabuna.
Acho que vai ser uma boa opção.
Agora, pra ser bem sincero! O que eu mais gostei em Itacaré foi Arraial d'Ajuda/Trancoso/Espelho. rs
Mas... vamos em 26 pessoas, e o que importa é ser feliz.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depois conte como é por dentro, Zé!

O roteiro pelo litoral é bacana pelas possibilidades de paradas, por isso sempre vou por ele.

Andre Lot
Andre LotPermalink

O roteiro do interior, cortando via Teófilo Otoni, Governador Valadares e Belo Horizonte faz que seja possível dar uma "escapadinha" em Serro, ou alguma das cidades históricas (Sabará, Mariana, Ouro Preto e São João del Rey ficam bem ali).

E vale informar que está devidamente privatizado e pedagiado todo o trecho até a divisa RJ/ES. Última informação que tive (de um amigo) é que não há mais buracos e o mato está devidamente capinado.

Carla2
Carla2Permalink

Ai que delícia!! Cada vez que leio um roteiro desses me dá um siricutico!!!

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalink

O capixaba aqui fica todo pimpão quando a terrinha é citada! grin

Paulo Torres
Paulo TorresPermalink

E o mineiro aqui é fã do belíssimo Convento da Penha e tb fica todo feliz ao vê-lo citado.

Fernanda
FernandaPermalink

Cumuru é lindo demais!
Mas tem que estar mesmo de carro, pois a praia ali da cidade perde feio pras praias ali perto (Japara Mirim e Japara Grande, que ficam a uns 8 Km e Barra do Cahy, que fica a uns 20 Km)

De Cumuru também fui até a Ponta do Corumbau, que é realmente maravilhosa! Vale toda a estradinha de terra estilo Rally dos Sertões! =)

Mirella
MirellaPermalink

Muito legal... esse roteiro já foi para listinha...
Tem alguma época especial que vc recomenda? Melhor clima... menos chuva e coisa do tipo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O sul da Bahia é imprevisível, porque recebe muitas frentes frias vindas do Sudeste. Dá pra ir o ano inteiro, sabendo que é difícil pegar todos os dias superensolarados. Parece que na virada de março para abril e de outubro para novembro chove mais. Mas o outono e o inverno costumam ser mais secos do que os da costa leste do Nordeste.

Mirella
MirellaPermalink

Obrigada Riq!
Bjs

Andre Lot
Andre LotPermalink

Sem partir (demais) para o meterologiquês, o que ocorre é uma zona de convergência, tipicamente de alta pressão, que se apresenta por ali. A região não tem nem o clima úmido de inverno de Salvador, Praia do Forte e Aracaju, e nem o clima seco com frentes úmidas que caracteriza o inverno do Sudeste.

Embora a água, pelo menos de Itaúnas para o norte, em geral sempre esteja em temperatura "agradável" (acima de 23 graus), as noites as vezes são um pouco friorentas para padrões praianos.

Danielle Castro
Danielle CastroPermalink

Riq, fiz esse roteiro, saindo do RJ no Reveillon de 2003 e foi tudo maravilhoso ! Qdo entramos em Caraíva, seguimos direto até o Espelho e daí até Arraial d´ajuda.
Concordo plenamente com sua dica de só rodar de dia ! Por um erro de cálculo fizemos o trecho Arraial x Itacaré de noite é foi terrível ! Até vaca (ou boi, sei lá) preta no meio da noite escura a gente se deparou ! Fora os buracos !!! Socorro !
De resto, as paisagens só compensam !
Agora, vamos esperar as crianças crescerem um pouquinho para fazermos essas aventuras novamente !

Lu
LuPermalink

Riq,
Belo roteiro!! Melembrei agora qeu ñ tenho te visto, ou melhor, te ouvido na Hora do Blush, na Paradiso. Vc ñ está mais por lá ou o meu horário ñ tem coincidido c/o seu?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lu, vai fazer um ano que eu saí da rádio smile

Lu
LuPermalink

Que pena, eu gostava tanto!! só que, como vc deve ter reparado, ñ é sempre que dá prá ouvir...

Rosa
RosaPermalink

falando em Bahia, mais para o norte, reservamos o Resort Hotel Costa dos Coqueiros, em Imbassai, para passar as festas de natal. Algum trip conhece ou tem referências?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É um hotel grandotinho, do lado direito da praia. Faz bastante tempo que não visito, então não sei como está.

Quando fui pela primeira vez, em 1999, achei que não combinava com a praia. Mas hoje estou mais maduro lol

Paulo Torres
Paulo TorresPermalink

Sobre Abrolhos, eu fiz esse passeio de um dia (saída 7 da manhã, volta 17hs, 3hs de barco pra ir e 3 pra voltar) e gostei demais. O enjoo foi evitado com um Dramin antes, mas é cansativo sim, para quem estiver nesse roteiro de carro deve ficar complicado. (Eu estava passando um feriadão em Prado, aí o dia seguinte foi todo dedicado ao descanso regenerativo.)

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É bom lembrar que, ainda assim, é um passeio para ser feito por quem MERGULHA, e de preferência de garrafa. A paisagem em Abrolhos não tem nada demais, o caminho é só de mar por todos os lados, sem nada nada nada à vista, e para observar baleias há passeios específicos, mais baratos e mais gostosos, que saem de Prado.

Rosa
RosaPermalink

Obrigada, Riq. Minha 1ª opção era Praia do Forte, mas como vamos em oito (4 adultos e 4 rapazes) Imbassaí ficou mais ace$$ível. De lá seguimos para Costa do Sauipe.

Camila
CamilaPermalink

Nossa Riq!!!
Eu só tenho à dizer MUITO OBRIGADA por esse roteiro!!!
Sempre tive vontade de ir pro Nordeste de carro...
Um roteiro desses (pra quem nao conhece nada) está mais do que perfeito!!!
A diferenca é que eu nao saio de Sao Paulo... Mas sim de Curitiba...
Agora só falta conseguir 15 dias livres e por o pé na estrada!!

Adolfo
AdolfoPermalink

Riq, vc cita vários trechos de terra - precisa de algum super carro, tipo 4x4 ou o comum (tipo 1.0 s/ ar)?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se o carrinho for um pé-de-boi bacana, dá pra fazer sem problema. O único trecho que fica ruim demais depois de chuva pesada é o do Corumbau (são 60 km).

O outro trecho longo, o da BR a Caraíva, é bastante percorrido o ano inteiro por caminhões transportando madeira (a região tem fazendas de reflorestamento).

A propósito, faltou mencionar Itaúnas -- são 20 km de terra.

Andre Lot
Andre LotPermalink

Lembro, de duas experiências (se nada mudou recentemente), que embora mais longo o caminho para Caraíva que parte da BR-101 e corta a região do Monte Pascoal era infinitamente melhor que o "atalho" que parte de Trancoso.

FH
FHPermalink

Ricardo,
ha 2 anos fiz um esquema parecido, mas viajei de SP a Goiania...
ja acompanho seu blog certo tempo e serviu de muita inspiração quando comecei o meu.
com ctz ele está no blogroll...
um abraço da Route 777 - http://route777.blogspot.com

Luciana Bordallo Misura

Já fiz boa parte desse roteiro mas não de uma vez, mas em viagens diferentes. Sinceramente eu não gosto de nenhuma praia no ES, acho todas sem graça, e também não acho Porto Seguro, Trancoso e Arraial d'Ajuda lá essas coisas. Foram todas boas viagens pra curtir a bagunça com os amigos, mas em termos de praia acho todas super fraquinhas. Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo e mais as praias de Ilha Grande na costa verde do Rio dão de mil nas outras. Se eu morasse em Sampa faria a viagem a partir da Rio-Santos, passando por Ilha Grande, Rio e depois o trio Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Em termos de praias acho bem melhor. Só não tem a comida deliciosa da Bahia, que eu AMO. Não cheguei até Itacaré e Ilhéus mas não espero grande diferença das demais praias do sul da Bahia...

Andre Lot
Andre LotPermalink

O mais legal de Porto Seguro, ao meu ver, é estar em uma região com praias ótimas em lugares onde dá para fazer bate-volta ou dormir uma noite: Caraíva, Espelho, as praias ao Sul de Trancoso. E tem várias praias interessantes depois da balsa de Santo André!

Blog do Giva
Blog do GivaPermalink

É tudo de bom nessas férias

Blog do Giva
Blog do GivaPermalink

Eu já fiz esse essa rota é muito legal

Zeana
ZeanaPermalink

Oi Riq!
Fiz um roteiro parecido em setembro de 2007, saí do Rio numa sexta à tarde, fui direto até Vitória. Lá dormi no Ibis Praia do Canto (que vc citou), super honesto, ótimo preço e localização perfeita!
No dia seguinte fui direto pra Trancoso, fiquei na Capim Santo 4 noites (tb amei a pousada e o restaurante!), depois fiquei 2 noites na Praia do Espelho e + 2 em Caraíva. Na volta, mais 1 noite em Vitória e Rio no dia seguinte.
Adorei ter ido em setembro, o clima estava perfeito, quente durante o dia, com uma brisa fresca à noite. Pegamos todas as praias vazias, com a sensação de ser só nossa, mas ao mesmo tempo estava tudo funcionando normalmente (bares, restaurantes etc). E ainda tive a sorte de ter ido com a lua cheia, que deu uma magia especial às noites em Trancoso e no Espelho!
Amei fazer essa viagem e pretendo voltar para ficar nos lugares que não conheci.
Quanto à Búzios, vou sempre e sempre fico na Vila D'este, minha pousada preferida pela localização e conforto!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Riq, super esse roteiro. Já fiz um parecido, só que estiquei mais um pouco, depois de Eunapolis quebrei para Vitória da Conquista e fui até a Chapada Diamantina e de lá voltei para Valença, para ir a Morro de São Paulo e rertornei para Itacaré e vim descendo até Vitória.

PS:Como nosso amigo Bruno, capixaba assim como eu, fiquei feliz de ver o ES citado.

Milena
MilenaPermalink

Olá a todos! Fiz o roteiro sul da Bahia em Março desse ano, e a estrada de Arraial para Trancoso estava ótima, fiz por dentro pegando estrada de chão e voltei por fora. Não tive do que reclamar, pois mesmo a estrada de chão estava muito boa.
E de Trancoso para Caraíva, a partir do trecho de chão que são 33 Km, levamos 45 minutos. Foi rápido, pois havia 15 dias que a "patrol" tinha passado por lá e ajeitado tudo. Esse mesmo trecho foi feito por minha cunhada 1 mês antes, e levaram o dobro do tempo. Mas realmente não é seguro fazer esses trechos à noite, pois há risco de animais no caminho e alguns buracos.
Essa estrada passa por dentro de fazendas de búfalos, por aldeias indígenas, há ainda a beleza da Mata Atlântica e num determinado ponto entre o Espelho e Caraíva, dá para ver o Monte Pascoal.
Realmente vale muito à pena conhecer.
Quanto ao Costa dos coqueiros, é um resort bem simples, fica pertinho da praia e colado com um riozinho. Dá para atravessar à pé, pois o mesmo já está bem assoreado. É um lugar bom para tomar banho durante a semana. Já aos sábados e domingos... o negócio fica um tanto quanto "agitado"!

Rodrigo Dantas
Rodrigo DantasPermalink

já fiz 2 vezes, 1 pela BR101 outra pela BR116.
BR101 como no roteiro dito, sem dúvida. É uma ótima para quem gosta de carro na estrada, pão com linguiça, praias bonitas e paisagens inesperadas que só na estrada se vê.

Alessandra Martins
Alessandra MartinsPermalink

LE PREMIER OTHON FLAT um ótimo hotel para vcs ficarem em Sao Pãulo.

rooteza » Blog Archive » Recomendações para August 8th

[...] De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro – Nas férias escolares não é difícil ver placas de carros do Sudeste circulando em Itacaré ou pela região de Porto Seguro. Se você dispõe de pelo menos quinze dias, pode aproveitar as oportunidades de paradas pelo caminho. Não é preciso engessar o itinerário: saia com uma listinha de pousadas pré-selecionadas, e você sempre vai encontrar vaga (talvez até com desconto, se for bom de negócio). [...]

Fabio
FabioPermalink

Oi Ricardo,

Eu e minha noiva estamos nos programando para ir até o Sul da Bahia em nossa lua de mel (28/09/2009) de carro. Teremos 25 dias para viajar, por favor, você poderia nos dar algumas dicas para esta viagem, pois quero torná la inesquecível.

Abraço

Fabio

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Fabio, ao pé do texto você encontra uma seção chamada "Posts relacionados". Clique neles e você terá uma fartura de informações quentes.

Se você me permitir o merchã, também pode encontrar todas as informações, atualizadas e organizadas, no meu livro 100 praias que valem a viagem:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2616807&ID=C89D01AA7D80C080B00080410

Breve este conteúdo estará aqui no site, mas não será a tempo da sua viagem, desculpe.

Fabio
FabioPermalink

Ricardo,

Obrigado pela dica

Fabio

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Fábio, vá comer no Mangutti em Arraial D'Ajuda.
Além de outros pratos, lá tem 15 tipos de gnocchi fresquíssimos. E todos sabem da dificuldade de se achar um bom gnocchi fora de casa.

Fabio
FabioPermalink

Zé Maria,

pode deixar em novembro irei saborear los.

obrigado

Fabio

Júlio
JúlioPermalink

Zé Maria...sei que é pedir muito.Tem dicas das refeições boas ,bonitas e preço saudáveis....escrever barata..não consegui..rs..abs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Júlio, no Arraial são famosos os PFs do Paulo Pescador, http://www.paulopescador.com.br/ . Tem também o ótimo quilo d'A Portinha http://www.portinha.com.br/enderecos.html . E na rua do Mucugê os restaurantes estão um ao lado do outro, todos com cardápio e preços na porta.

Júlio
JúlioPermalink

Ok.Copiado e anotado pro futuro.

Guilherme Lopes
Guilherme LopesPermalink

Tripulantes!

Veja se vocês podem ajudar o Amorim, um amigo meu. Ele vai viajar com a namorada, em outubro para Itacaré. Encaminhei vários links para ele. Só que agora ele está na dúvida, vejam?

“Pesquisando pousadas em Itacaré, fiquei entre 2: a Burundanga e a Vira Canoa. As duas tem estilo semelhante e estão praticamente o mesmo preço. E o Ricardo recomenda as duas no blog dele. Dai to sem ter criterios pra decidir entre uma e outra.”

Então moçada, qual seria o critério de desempate? Saldo de gols? Localização? Gols fora de casa? Café da manhã? Ou sorteio?

; )

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Burundanga é menorzinha, mais intimista, e um tiquinho mais perto da praia.

A Vira Canoa tem porte de pequeno hotel e uma piscina maior.

CarlaZ
CarlaZPermalink

Eu fiquei na Burundanga e adorei!
Recomendo muitíssimo.

Debora
DeboraPermalink

Eu e meu marido pretendemos ir de santos a porto seguro pela rio/santos. Você sabe me dizer se é mais perto do que ter que ir por São Paulo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Saindo de Santos... o trânsito para atravessar São Paulo pode anular a rapidez da Ayrton Senna + Carvalho Pinto + Dutra.

Aqui por cima, do início da Ayrton Senna à chegada ao Rio eu costumo fazer em 5 horas, com uma parada para abastecer/esticar as pernas.

Pela Rio-Santos, de Paraty ao Rio eu faço em 3 horas. Se de Santos até Paraty der até 4 horas, acho que no fim das contas dá empate.

A vantagem de ir por cima é que as estradas são melhores, e com velocidade permitida mais elevada (120 na Imigrantes, Ayrton Senna e Carvalho Pinto, e entre 100 e 110 na Dutra, dependendo do trecho).

Anne
AnnePermalink

Olá Ricardo!
São maravilhosas as suas dicas!!!
Estou organizando de ir para Arraial de carro, saindo de Campinas, com mais um casal que tem uma filha de 3 anos (até o memento ela vai). Qual o melhor trajeto: Pela Fernão Dias ou pelo Rio? Teremos 11 dias, qual sugestão de roteiro, paradas e etc? Algo inesquecível!!!Obrigada!!!
Abço,
Annelise

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu nunca fui por Minas, Anne. É um trajeto a ser considerado por quem não quer fazer paradas pelo caminho no Rio ou no Espírito Santo. Você já sai no extremo sul da Bahia, à altura de Mucuri, um pouco antes da região de Caravelas-Cumuruxatiba-Corumbau.

Como vocês só têm 11 dias, e a viagem corrida, para quem não quer dirigir à noite -- e eu espero que vocês não queiram dirigir à noite! -- leva dois dias para ir, e dois para voltar, de repente ir direto é a melhor escolha, sim.

Nos sete dias "líquidos" de praia que vocês terão eu escolheria uma base na região de Porto Seguro (Arraial d'Ajuda, por exemplo) para ficar quatro ou cinco dias. Na ida ou na volta passaria no Corumbau e ficaria dois dias por lá. (Com criança, fiquem no Jocotoka http://www.jocotoka.com.br/ )

LYA
LYAPermalink

Oi Ricardo, estava pesquisando e encontrei o seu Blog, adorei as informações, pretendo fazer essa viagem de carro até o Sul da Bahia, Tenho +ou- 20 dias disponíveis, saindo de Ribeirão Preto, o que você me recomenda, porque eu e meu marido pretendemos levar nossos filhos de 5 e 12anos.O seu livro mostra mais algumas dicas para o minha viagem? O que você me aconselha?Pretendo sair em Janeiro ou Fevereiro de 2010.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Com 20 dias vocês vão se esbaldar. Sugiro que você leia mais sobre as praias do roteiro para ver o que se encaixa melhor com o gosto da sua família. No meu livrinho tem o filé de toda a região. Até o fim do ano devo botar grande parte deste conteúdo aqui no site, organizadinho. Enquanto isso você pode ver o que eu acho das praias no site http://www.freires.com.br (mas está bem desatualizado; a última mexida foi em 2004) ou procurando pelos nomes das praias no menu aqui do blog, à direita.

Rio-Aracaju « Crab Log

[...] planejando ir do Rio até Aracaju de carro. Achei umas dicas legais do Ricardo Freire para fazer uma parada em Cunuruxatiba e/ou Corumbau, na [...]

sueli
sueliPermalink

Olá Ricardo, eu, meu marido e um casal de amigos, sairemos, de carro, dia 25 dezembro de SP/Capital à Chapada Diamantina passando o reveillon em Arraial Da Ajuda. O que você nos indica ? Gostamos muito de praias calmas, pequenas e nossa pretensão é ficarmos uns 15 dias fazendo esta viagem... Um desejo nosso também é conhecer uma fazenda de cacau tradicional no sul da bahia... Adorei conhecer seu blog ! Estou viciada em consulta-lo !!! Parabens !

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sueli, praias calmas e pequenas no roteiro você vai achar em Búzios/Arraial do Cabo, Cumuruxatiba, Corumbau, e em toda região de Porto Seguro.

Paolo Villela
Paolo VillelaPermalink

Ola Ricardo,
Estou pensando em fazer exatamente isso que voce falou, mas saindo do RJ. Voce sabe como estao as estradas la pra cima? Mesmo viajando de dia, fico meio "cabreiro" pq ja ouvi muita coisa de la... assaltos, animais, crateras, etc. Ah, outra coisa, no seu livro tem essas dicas? Queria leva-lo no caminho sem precisar do laptop. Grande abraco e parabens pelo otimo blog!!
Paolo

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De dia não tem problema, não. O livro das 100 praias tem indicação das melhores praias pelo caminho, em todos os Estados. Não tem nenhum capítulo específico sobre esse trajeto, mas é fácil de você se orientar.

Paolo Villela
Paolo VillelaPermalink

Ok! Muito obrigado! E parabens novamente. Nao conhecia o site, so ouvia seus comentarios na Paradiso. Ja esta em meu bookmark. Grande abraco.

orlando
orlandoPermalink

olá, vou sair de santos-sp no dia 01 de janeiro e quero conehcer trancoso-ba marau-ba e espelho e se sobrar tempo dá uma passada na chapada da diamantina, o voces acham, quais as dicas de roteiro.

Andre Lot
Andre LotPermalink

orlando,

Tudo depende dos dias que vc tem disponíveis. Se vc tiver como adiar o início da viagem por 2 dias, escapará de inevitáveis congestionamentos e preços extortivos do final de semana de reveillón.

Trancoso e Espelho são bem próximas, Maraú fica a uns 240 km de Porto Seguro, e Lençóis a 400 km de Maraú.

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalink

Já fiz esse roteito de busão e sozinha! Foi em 2002, em maio, super baixa temporada, lembro que era tudo super barato. Fiquei um mes inteiro mochilando por esse litoral e ainda me faltaram dias.... Uma viagem maravilhosa!

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Acabei de chegar de lá. O lance é uma dormida na ida em Teófilo Otoni e depois seguir até Itacaré por Vitória da Conquista. Na volta dormimos no ótimo Novotel em Vitória por 240 reais em 3 pessoas, e no Léblão dormimos duas noites no Promenade Palladium por 549 paus mais 14 de estacionamento por noite. Perto do hotel no Rio, tomei um muito bem tirado espresso no Cafeyna, comi e bebi muuuito bem no Belmonte, Chico e Alaíde e Nam Thai. Dei uma errada feia num tal La Molle na Dias Ferreira. Também me dei bem num árabe logo ao lado. Show de bola também a deli Talho Capixaba onde fiz uma bela feirinha e vim embora...

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Em Barra Grande, um restaurante espetacular pra você nunca mais voltar: Boa Vida Social Club, em frente ao pier. Lagosta descongelada na marra num lugar daquele sad
Se aguém te indicar um tal Ziq pra passeio de barco em Itacaré: fuuuuuuuja!

Júlio
JúlioPermalink

Riq, num tempo jurássico, eu e minha esposa fizemos Rio/Jeri.Ficamos mais de um mês rodando.De tds lugares q visitamos tem um q ninguém fala e eu gostei muito,não sei hj como está .Foi Prado na Bahia.Só mais um pitaco tem um lugar aqui em Vargem Pequena bem distante de td http://www.donpascual.com.br/.Acho não sei pq que vc gostaria muito.Posso estar errado.

Guilherme
GuilhermePermalink

Otima materia!!!
Passei do dia 26/12 ao 02/01 em Itaúnas. Excelente opção!!! Muita gente bonita, sol, forró e o principal... a simpatia reina entre as pessoas. Fiz muitos amigos!!!

Abs

Dani Willig
Dani WilligPermalink

Riq,
Em 2003, pesquisando para um roteiro de SP até o Sul da Bahia que "te conheci" pelas dicas do www.freires.com.br smile
Saimos de SP, paramos uma noite em Buzios, depois Linhares, e chegamos a Cumuru, ficamos uma semana na Vereda Tropical, uma delicinha, aproveitando a sombra das amendoeiras, eita vida boa... Um dia fomos até a ponta do Corumbau, que na verdade foi uma decepção enorme, achei a praia suja, cheia de "indios civilizados" vendendo artezanato. Mas acho q a magia do lugar é a chegar pelo mar mesmo, não pela estrada de terra...
Depois terminamos a viagem em Trancoso, na charmosa Puerto Bananas.

Raquel Arruda
Raquel ArrudaPermalink

Já fiz essa viagem, mas por dentro, como já comentaram. Saindo de Campinas, passamos por: Bragança Paulista, BH, João Monlevade, Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Texeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro. Meu pai gosta de ir pelo interior pq acha mais seguro, mas na minha opinião as estradas tornam a viagem "com emoção" demais. Fomos pela última vez na passagem do ano de 2008/2009 e depois de Governador Valadares vão aparecendo os buracos (sempre falam que não tem, mas qdo vc viaja, vai encontrá-los) e os motoristas inconsequentes. Muitos trechos têm só a 3ª pista e as pessoas abusam das ultrapassagens, inclusive nas curvas, que são muitas. Quando entra no estado da Bahia, tem que ficar esperto com o excesso de buraco, para não ficar pela estrada, especialmente pouco depois do limite estadual, pq não há posto nem comércio por perto. Há trechos que têm mais buracos do que estradas. Se fizer esse trecho, é bom parar para dormir, pelo menos, em 2 cidades e não se arriscar a pegar a estrada à noite.

Destaco, como surpresa boa, um hotel em Teixeira de Freitas que chama Pousada Lord. É na beira da estrada (BR 101), tem uma piscina enorme, restaurante com ótima mousse de coco com calda de chocolate (o leite de coco é feito artesanalmente) e bons quartos, tudo com preço justo.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Raquel, todas as estradas estão uma mesa de bilhar... não tem um buraco. Ainda bem que muitos trechos tem a terceira pista, pois facilita as ultrapassagens. É muito melhor depois de Teófilo Otoni, seguir por Vitória da Conquista. A dormida no hotel Nobre em Teófilo Otoni ( 125 reais o casal)dá certinho pra ida. Já na volta eu queria curtir o Tiro de Janeiro, que foi a melhor parte de minha viagem. smile

André Lot
André LotPermalink

Uma atualização: o trecho baiano da BR-116 desde a divisa com MG até Feira de Santana (bem como a BR-324 daí até Salvador)foi concessionada e as obras de restauração emergenciais já foram quase concluídas.

Sandra
SandraPermalink

Vou para Arraial D'Ajuda em julho, com meu marido e filhos (3, 8 e 11 anos), gostaria de saber sobre pousadas, e o que acham do Hotel Saint Tropez e Hotel Paraiso do Morro

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Paraíso do Morro = na vila, a uma ladeirinha da praia.

St Tropez = na praia, mas longe. A megabarraca ao lado, a Parracho, é barulhenta.

Cintia
CintiaPermalink

Pessoal,
Estarei em Vitoria no feriado de 09/07/2010.. e vou para Cumuruxatiba de carro.. um casal e 1 criança de 07 anos..queria saber se alguém tem dica de hotel / resturantes gostosos... enfim, já estou curtindo a viagem... obrigada

Tami
TamiPermalink

eu e meu marido qqueremos ir de carro para Prado na Bahia e temos apenas 10 dias p/ isso. Temos 1 filha de 6 anos e para não ficar muito cansativo, queremos parar 1 dia na ida e outro na volta. por exemplo em espirito sabto ou outro lugar. Não temos nenhuma experiência nessa rota. O que poderia nos sugerir?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vitória ou Guarapari são os pontos ideais para interromper a viagem. Búzios também é interessante, mas torna o trecho até/de o sul da Bahia mais longo.

lelia
leliaPermalink

Guardar para quando precisar.

marina
marinaPermalink

oi! vou sair do rj mas pretendo ir ate barra grande, depois devo descer e parar em santo andre e caraiva. na ida, onde vc acha q devo parar antes de chegar em barra grande? acha q da p fazer em 2 dias - rj x barra grande?

obrigada smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No primeiro dia você pode chegar até Teixeira de Freitas e dormir num hotel da cidade. No segundo, saia cedo para chegar a Camamu a tempo de pegar a última lancha (senão você vai ter que dormir por lá).