De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_4283" align="aligncenter" width="450" caption="(sabe aquele mapinha que você desenha pro amigo no guardanapo?)"](tipo mapa pro amigo no guardanapo, manja?)[/caption]

Nas férias escolares não é difícil ver placas de carros do Sudeste circulando em Itacaré ou pela região de Porto Seguro. Se você dispõe de pelo menos quinze dias, pode aproveitar as oportunidades de paradas pelo caminho.

Não é preciso engessar o itinerário: saia com uma listinha de pousadas pré-selecionadas, e você sempre vai encontrar vaga (talvez até com desconto, se for bom de negócio).

Siga, contudo, esta recomendação: rode apenas durante o dia. À noite, os buracos e os caminhões transformam as estradas num videogame em que os outros participantes parecem estar numa fase adiante da sua.

Aí vai uma receitinha de itinerário de São Paulo a Porto Seguro ou Itacaré, com duas paradas na ida e duas na volta.

IDA

Madrugue e engate uma primeira até Vitória (950 km). Evite a confusão do anel viário entrando por Guarapari; você vai pagar pedágio na Rodovia do Sol, mas vai chegar à capital pela porta da frente, atravessando a Terceira Ponte desde Vila Velha. Reserve duas noites num dos hotéis do Triângulo das Bermudas (como Novotel, Ibis Praia do Canto e Bristol Quartier Latin) e você terá bares e restaurantes à porta. No dia seguinte, suba ao Convento de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha e coma uma moqueca capixaba na Praia de Meaípe, em Guarapari (mas pegue praia na Bacutia, em Enseada Azul).

Faça sua segunda parada no extremo sul da Bahia. Aproveite que você está de carro e visite uma das praias mais difíceis de chegar do Brasil: a Ponta do Corumbau. Fica a 500 km de Vitória; os últimos 60 km são de terra (e ficam desaconselháveis depois de chuvas pesadas).

Ainda por ali, Cumuruxatiba é uma praia mineirinha na Bahia; os últimos 30 km são de terra. Tente fazer o passeio de observação de baleias jubarte que sai da vizinha Prado.

Quanto a Abrolhos: não recomendo as excursões de um dia que saem de Caravelas (90 km de Cumuru). São cansativas: três horas de enjôo para ir, outras três para voltar. Melhor programar uma viagem live aboard com pernoite no parque (www.ilhasdeabrolhos.com.br).

Caso o seu destino final seja Caraíva, não é preciso ir a Porto Seguro: pegue a estrada de terra (57 km) que sai da BR-101 uns 40 km depois de Itamaraju.

Eunápolis é a porta de entrada para as outras praias da Costa do Descobrimento. Arraial d'Ajuda e Trancoso têm acesso próprio e asfaltado. Quem segue até a Praia do Espelho come 20 km de poeira. Para Santo André, passe por Porto Seguro e pegue a balsa em Cabrália.

Indo até Itacaré, sugiro tomar a estrada que vai por Santa Luzia: o trecho até o litoral é esburacado, mas a costeira é perfeita e livre de caminhões.

VOLTA

As dunas de Itaúnas, no Espírito Santo, são um cenário perfeito para sua despedida do Nordeste. Ainda mais que, entre 19 e 26 de julho, ocorre o Festival Nacional de Forró. O arrasta-pé começa na praia, à tarde, e só acaba ao raiar do sol, na vila. Para ficar nas melhores pousadas é preciso reservar (eu sempre indico a Casa da Praia).

Antes de voltar a São Paulo, não há melhor câmara de readaptação do que um ou dois dias em Búzios. É uma escala que eu recomendo com fins educativos: você aprende o caminho e vê que os 600 km que nos separam da Orla Bardot merecem ser percorridos mais vezes por ano.

Originalmente publicado na minha página do caderno Viagem & Aventura, do Estadão, que circula às terças. (Mas no jornal o mapa saiu profissa, hehe)

Posts relacionados:

Maraú: o que muda com a nova estrada Itacaré-Camamu

De Ilhéus a Boipeba pra Sylvia (muitas infos sobre Itacaré)

LadyRasta explica: por que Santo André é bacana

Cozinha de viagens: Casapraia, Santo André

Rallye de havaianas: do Corumbau ao Arraial d'Ajuda (role a página e você encontra links para posts sobre Caraíva, Espelho e Trancoso também)

Itaúnas: arrasta-pé na areia

Búzios pro Fabio

236 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Elaine Sakano
Elaine SakanoPermalink

Olá Ricardo, que legal esse roteiro. Eu moro em Campinas e eu,meu marido e filhos de 2 e 8 anos ~vamos fazer essa aventura no início de dezembro. Eu tinha pensado em ir pelo interior de Minas e meu marido acha melhor fazer esse percurso que vc mostrou, ele vai achar o máximo quando mostrar a ele. Teremos 15 dias mas eu gostaria de chegar a Salvador.
Se tiver maiores detalhes serão bem vindos. Vou acessar os links que vc comentou nos posts acima. Ah comprei o guia 4 rodas para ver se ajuda. Abraços.

Andre L.
Andre L.Permalink

Se vcs vão até Salvador, fica a dica caso queiram voltar or ir direto. A rota via Brasília (BR-242/020/050) está tinindo de nova em boa parte do trecho, tem 1/3 ou menos do movimento da rota direta via MG e 1/20 das curvas. É mais longa, mas de quebra passa pelo meio do PArque da Chapada Diamantina e o Morro do Pai Inácio fica AO LADO (3km) da rodovia, Lençois a 11km.

Aline
AlinePermalink

Olá!
Que delícia ler esses comentários! Meu marido e eu faremos esse roteiro no início de janeiro! Como já foi comentado, também não gostaria de ficar engessada em reservas, vocês acham possível para essa época? Qual o gasto estimado? (gasolina, pedágio...) Obrigada!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O site do Guia 4 Rodas tem uma ferramenta que ajuda a calcular isso. http://www.guia4rodas.com.br .

Em janeiro é possível fazer sem reservas, mas você vai ter que se contentar com o que tiver sobrado.

Leticia B
Leticia BPermalink

Saindo do Rio, fiz até Espelho numa "pernada" só. Infelizmente, o GPS nos enganou e pegamos uma estradinha de chão - que nos levaria à Caraívas, mas estava sem passagem para "carro comuns" rs -que jogou 80 km no lixo..
De qualquer forma, ficar no Espelho foi uma delícia, fizemos a trilha até Caraívas, o que, definitivamente, não aconselho fazer com crianças por conta da distância. De Caraívas, alugamos um bugre para ir até a Ponta do Corumbau. O passeio nos cutou R$120,00 e valeu muito, muito a pena!
Depois, fomos até Itacaré, mas depois de ficar no Espelho, nada é tão agradável..

Inamara de Oliveira Marconi

Olá! Já fiz uma viagem até Porto Seguro de carro saindo de Campinas, pegando a Fernão Dias até BH,depois seguimos por Teófilo Otoni até Eunápolis e finalmente chegamos a Porto Seguro,esse ano quero ir pelo litoral,pois não conheço Vitória e gostaria de fazer esse roteiro até Porto Seguro,qual é a Br que tenho que pegar saindo de Campinas? é muito perigosa?aguardo resposta!!

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Dom Pedro até a Dutra, então continua conforme descrito. Não é um caminho mais perigoso do que pelo interior.

Daniel
DanielPermalink

Olá! amigo como vai? gostaria de lhe perguntar você diz que foi até Porto Seguro BA por Belo Horizonte, quantos KM da até Porto por ela? as estradas são boas? tem muito pedágio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! São 930 km entre Belo Horizonte e Porto Seguro, via Teófilo Otoni e Nanuque. Não há pedágios.

Jeguiando destaca em 1 de julho de 2009 :: Jeguiando

[...] De São Paulo ao Sul da Bahia, de carro – Nas férias escolares não é difícil ver placas de carros do Sudeste circulando em Itacaré ou pela região de Porto Seguro. Se você dispõe de pelo menos quinze dias, pode aproveitar as oportunidades de paradas pelo caminho. Não é preciso engessar o itinerário: saia com uma listinha de pousadas pré-selecionadas, e você sempre vai encontrar vaga (talvez até com desconto, se for bom de negócio). [...]

Mirella
MirellaPermalink

Riq, eu te amo!!! Estava procurando por isso smile

ANDRE
ANDREPermalink

Boa tarde,quero fazer este percurso de SP a PS no proximo carnaval,mas vc disse que a estrada tem muitos buracos e acabei de comprar uma Audi novinha,e os buracos como ficam,terei que trocar quantos pneus,ABRAÇO,OBRIGADO ANDRÉ CATELAN

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Olá Ricardo,
Tudo bom?
Vamos para o final do ano de 2010 para a praia do espelho. Gostaria de saber se dá pra ir direto pra lá sem passar por Porto Seguro, pois pelo mapa Porto Seguro está bem acima, não dá pra evitar essa volta?
Obrigada!
Att,
Carol

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá pra fazer o caminho que se faz para Caraíva, via a cidadezinha de Monte Pascoal (não é o parque, é uma cidade). É preciso pedir informação o tempo todo, porque há bifurcações e nem sempre estão sinalizadas.

Ana carolina
Ana carolinaPermalink

Muito obrigada pela resposta e atenção!
Tudo de bom!
Carol

Cassia
CassiaPermalink

Ola Ricardo, vou fazer a viagem de Salvador a São Paulo de carro pensei na primeira parada ser Itacaré- depois de Itacaré quais as paradas que vc sugere, não quero rodar muito, pois estou com 2 crianças.
obrigada
Cassia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Camamu, para Barra Grande (50 km), depois Torrinha, para Boipeba (60 km), depois Valença, para Morro de São Paulo (50 km).

Silvia Granata
Silvia GranataPermalink

Estou de olho neste link ja que pretendo fazer o litoral da Bahia de carro em julho de 2011 e adoro as dicas do Ric e dos tripulantes! Mas pensava que era melhor ir a Boipeba desde Morro de São Paulo. È melhor via Torrinha, Riq?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você já estiver em Morro, o mais simples é ir de jardineira.

Se você está em Salvador, dá para ir (1) de teco-teco, (2) de catamarã via Morro ou (3) de ferryboat e ônibus até Valença, de onde agora partem lanchas direto para Boipeba, pelo canal, sem enjôos, num passeio lindo. Esta é a minha opção preferida, já testei e gostei muito.

Depois que apareceram as lanchas de Valença a Boipeba, Torrinha ficou apenas para quem vem desde Ilhéus. (A propósito, com a estrada nova Itacaré-Camamu é mais perto e fácil vir por Ilhéus do que por Salvador).

http://www.viajenaviagem.com/category/boipeba

http://www.viajenaviagem.com/category/itacare

Eduardo Melo
Eduardo MeloPermalink

pretendo fazer está viagem de são paulo ( caieiras) Até porto seguro Baiha,em 02/2011 vou com minha esposa e miha filha de 3 anos, qual e o melhor percurso e paradas. tenho 15 dias para poder viajar, tambem não tenho pressa de chegar em meu destino final, quero aproveitar bem as paradas.obrigado! Eduardo Melo.

joao silva
joao silvaPermalink

gostei das dicas depois do natal meu ,vou rachar,valeu.

Guilherme
GuilhermePermalink

Ae galera valeu pelas excelentes dicas, dia 15/01 vou cumprir esta missão, e pelo que estou vendo será mto lindo.

Alguém tem noção de custos com pedágio ?

Já fiz meus calculos com combustível e irei rodar aproximadamente 4000 km, mas ainda não calculei os pedagios.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Guia 4 Rodas calcula os pedágios. Só existem pedágios entre SP e RJ.

http://www.guia4rodas.com.br

Eunice
EunicePermalink

Riq, na BR 116, cinco pedágios estão em funcionamento no trecho Salvador -Divisopolis (fronteira com Minas ); coisa recente, de menos de 1 mes. Todas as saídas de Salvador, inclusive as regionais e as estaduais estão com pedágio.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Uia... mas o asfalto está bom pelo menos? eekops:

Eunice
EunicePermalink

Não. Primeiro cobram. Fica a promessa de melhoras para o futuro...eek)

Murilo Abrantes
Murilo AbrantesPermalink

Olá! Vou descer de Salvador até Vitória de carro e pretendo, entre outras praias, passar por Boipeba. Como tenho poucos dias, pesquisei o meio mais rápido para chegar e, ao que parece, devo ir até Torrinhas, deixar o carro lá, e pegar uma lancha rápida até Boipeba. Certo? A minha dúvida é: qual é exatamente o local de atracagem da lancha? Ou isso pode ser combinado na hora? É que eu vou me hospedar em Moreré (1 ou 2 noites só) e vou estar com mulher e criança de 4 anos. Não queria ter que caminhar muito até moreré. Grato!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Torrinha é micro. É só chegar, procurar um estacionamento e combinar o traslado. Você pode combinar a viagem até Moreré (deve sair bem mais caro, e você vai ter que contornar a ilha passando por um trecho de mar aberto). A outra possibilidade é descer na Boca da Barra (traslado tranqüilo) e continuar de trator a Moreré. É impossível ir andando de Boca da Barra a Moreré com bagagem e uma criança de 4 anos.

Esse seu ritmo de viagem absolutamente não combina com Boipeba. Boipeba é para descansar.

http://www.viajenaviagem.com/category/boipeba

Murilo Abrantes
Murilo AbrantesPermalink

Olá Ricardo! Ok, você me convenceu. Boipeba vai ficar pra outra viagem...
Agora me dá umas dicas. Vou partir de Salvador de carro no dia 26/12 e pretendo estar em Itaúnas (ES), onde aluguei uma casa, no dia 30, final do dia. Neste intervalo, gostaria de conhecer lindas praias, sem muito agito. O que voce me recomenda em tão pouco tempo, mesmo que eu pernoite 1 noite em cada? Dicas de pousadas também são bem vindas. Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Escolha uma praia para ficar dois dias, Santo André, Caraíva, Cumuruxatiba. Você vai gastar dois dias de estrada, um até Porto Seguro ou Cumuru, outro até Itaúnas. Pegue o 4 Rodas e vá ligando para as pousadas da estrada. Não vai ser fácil achar uma que quebre pacote nesta época.

Silvia Granata
Silvia GranataPermalink

Olá Riq! Depois de muito pensar e ler suas recomendações, bolei um itinerário para fazer Rio-Salvador em 21 dias da seguinte maneira( vou descreve-lo aqui porque pode ajudar outras pessoas e para você, se puder, me dar os seus pitacos de grandisimo valor para ajustes no mesmo):
dia 1- Rio-Vitória
dia 2- Vitória-Caraíva
dia 3- Caraíva (passeio á Ponta do Corumbau)
dia 4- Caraíva
dia 5- Caraíva-Salvador
dia 6- Salvador (passeio a P.do Forte)
dia 7- Salvador
dia 8- Salvador
dia 9- Salvador
dia 10- Salvador-Morro ou Boipeba ou B.Grande (um dessas ilhas, ainda a ser decidido!)
dia 11- Costa do Dendê
dia 12- Costa do Dendê
dia 13- Costa do Dendê
dia 14- Costa do Dendê- Sto. André
dia 15- Sto. André- Arraial d´Ajuda
dia 16- Arraial d´Ajuda (passeio a Trancoso)
dia 17 Arraial d´Ajuda
dia 18 Arraial d´Ajuda- P. do Espelho
dia 19 Praia do Espelho
dia 20 P. do Espelho- Itaúnas
dia 21 Itaúnas- Rio de Janeiro.

E aí? Aceito tudo! Alterações na ordem, na quantidade de dias dedicados a cada lugar, na praia dos sonhos a ser escolhida na Costa do Dendê (Morro, Boipeba ou Barra Grande) ja que tudo não dá, ficará para uma próxima vez! Obrigada a Riq e a todos os que possam colaborar e um bom 2011 para todos nos, repleto de viagens e novas descobertas!!!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Está factível, Silvia. Eu deixaria para fazer os bate-voltas no último dia de cada lugar, e não no primeiro, quando você ainda vai estar cansada do trajeto anterior.

Silvia Granata
Silvia GranataPermalink

Obrigada Riq!

Stela Freddi
Stela FreddiPermalink

Olá Ricardo!
Adorei seu itinerário e era o que pensava para minhas férias de julho. O que você acha deste mes? Sempre escutamos que no nordeste é época de chuvas...será que dá para arriscar?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stela! O Sul da Bahia é uma boa aposta o ano inteiro, porque as chuvas são bem distribuídas e você provavelmente sempre vai pegar sol e chuva. O melhor lugar do nordeste em julho é Ceará-Piauí-Maranhão, onde o verão já começou. Leia tudo sobre o "inverno" nordestino aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Rosangela
RosangelaPermalink

Olá Ricardo, amei sua página, vamos de sãou paulo para porto seguro de carro em fevereiro, gostaria de saber qual o melhor caminho, a melhor estrada,vou com um bebê de 02 anos e um garoto de 13. Pensei em fazer em dois dias, o que voce me sugere. Achei a ida por Vitória muito longa. Por onde poderia me sugerir?
Aonde seria melhor a parar ?
Abçs e tenha um ótimo ano novo!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Rosangela! O Comandante só fez o caminho por Vitória, e por isso não sabe como são as condições da estrada via Minas. Num corridão de dois dias o melhor lugar para pernoite é Vitória. Veja o post com atenção; deve esclarecer suas dúvidas!

neide
neidePermalink

quantas horas de vitoria ao rio de Janeiro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neide! São quase 500 km. Conte em gastar umas 8 horas, no mínimo.

villela
villelaPermalink

ae galera, estou pensando em fazer esta viajem em maio,saindo de leme ate troncoso.no litoral capixaba qual seria uma boa praia para uma parada ? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Villela! Se você olhar com atenção o mapa que o Comandante desenhou, verá que ele recomenda a região de Vitória/Guarapari e Itaúnas.

Juliana
JulianaPermalink

Olá Ricardo, estou amando ler diversas dicas sobre tantos lugares. Eu e meu marido estamos nos animando para passarmos aproximadamente uns 13 dias (após o Natal, passando o reveillon e retornando na primeira semana de Janeiro)correndo a Bahia, porém, como iremos nós dois e somente ele dirige,estou com receio de irmos de carro do Rio de Janeiro até Salvador e perdermos tempo, ele ficar exauto e a economia não valer tanto a pena. O que passa pela minha cabeça é irmos de avião até salvador, locarmos um carro e percorrermos as praias do litoral Bahiano finalizando nosso destino em Porto Seguro, retornando ao Rio. Será que esta ideia compensa? Ou ficará bem mais caro?
Grata, Juliana

Andre L.
Andre L.Permalink

Ficará muito mais caro! Aluguel one-way no Brasil é caro demais, principalmente nessa semana que vc pretende viajar - sem contar passagem aérea que vai às alturas nessa época. Se o seu carro for bom e vc pensar em alugar um equivalente, o aluguel também pesa. As estradas melhoraram bastante. A dica minha é a seguinte: divida a "parte longa" da viagem em 2 dias, não faça loucuras do tipo dirigir 1200km em um dia. via BR-101 (Campos dos Goytacazes, Vitória e São Mateus), há várias opções de lugares interessantes que talvez vc jamais visitaria em uma viagem específica como Cumuruxatiba ou Itaúnas.

Se for viajar direto entre Rio e Salvador na ida ou na volta, não vá pelo litoral, não, mas sim pela Rio-Bahia (BR-116). O trecho em MG melhorou bastante e todo o trecho baiano até Feira de Santana (e de lá pela BR-324 até SAlvador) está sob concessão e pedagiado, o que ajudou a eliminar buracos e aos poucos vai melhorando a rodovia.

Fabi
FabiPermalink

Tô adorando as dicas. Eu, meu marido e outro casal pretendemos sair de Vila Velha(ES), onde moramos, e subir litoral do nordeste. Teremos 10 dias, já conhecemos Porto Seguro e passaremos direto. Quais as suas sugestões de paradas? Acha com esse tempo dá para atravessarmos Bahia, Sergipe e irmos até Alagoas, conhecendo principais pontos?

Macario
MacarioPermalink

Bom dia Galera, estou indo de Sp capital para Arraial dajuda de carro, pretendo ir dia 18/07 tenho 15 dias para a viagem. estava pensando em ir por Minas, é uma boa? tem cidades interessantes para conhecer e voltar por vitoria e pelo litoral...gostara de dicas para paradas na ida e na volta.

abraços

Anna Francisca
Anna FranciscaPermalink

Macario,

As sugestões de parada estão dadas no próprio post.

Macario
MacarioPermalink

Me desculpe Anna, mas nao sou familiarizado com Internet post onde?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Macario! O que a Anna Francisca quis dizer é que as dicas estão dadas no texto acima wink (Veja o topo desta mesma página.)

Caroline P.
Caroline P.Permalink

Ricardo,

Adorei sua postagem, eu e meu namoradoe stamos pensando em sair de Balneario Camboriu/SC e fazer mesmo trajeto, porem tenho algumas dúvidas...
Quanto vc gastou nessa viagem e em quantas pessoas vc foi? (com td incluso, pedagios, pousadas, etc)
Passou por algum assalto ou alguma complicação na viagem?
Foi com carro a gás ou gasolina?
Meu namorado é velejador, tinha bastante vento nessa época do ano por la (dezembro)?

Obrigada desde ja. wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caroline! Este é um artigo indicativo de distâncias. Não é a reprodução de uma viagem recente.

marinho
marinhoPermalink

fui 2 vezes para ilheus sul da bahia,fui em um carro 1.0 16 v,viagei pela dutra ate niteroi depois peguei a br 101 ate itabunas,as psita até niteroi são otimas,depois a br 101, a br 101 nao esta ruim o problema é que na maior parte nao é duplicada,mais as pista estão boas otimas,eu viajei em dezembro de 2010 e gastei 51,00 reais de pedagios e 320,00 de gasolina,isso só para ir,a viagem é muito cansativa mais porem agradavel tem muitas paradas e cidades interiorana lindas e muita natureza,os postos de gasolinas são otimos,os banheiros são muito limpos ´so a gasolina que acaba sendo mais cara nas estradas,a dica é sair de tanque cheio e completar em niteroi,pois é quase o mesmo preço de ~sao paulo e outra dica é nao dirigir ate muito tarde da noite e descansar muito e é claro fazer varias paradas dependendo de quantos estiverem dirigindo,o meu relato é esse ja viajei pra la duas vezes de são paulo a ilheus ba e as estradas nao estão ruins,eu adorei
valeu a pena.

Anna Carolina Fernandes

Fiz esta viagem, só que saindo de Floripa, com um grupo de amigas em 2001. Nossos pontos de parada incluíram Búzios, Itaúnas (ES), Cumuxuratiba (passamos por Santo André), Caraíva, Praia do Espelho e Trancoso. Destinos deliciosos e imperdíveis. Para saber dos detalhes de alguns deles no sul da Bahia - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html
Abraços, Anna.

Geovana
GeovanaPermalink

Eu meu marido e filho de 13 anos estamos programando essa viagem de carro para porto seguro saindo de são jose dos campos - sp em janeiro depois do dia 10,a minha preocupaçao é quanto as reservas,devo ou não faze-las com antecedencia,pois somente meu marido dirige e não sei quanto tempo vamos levar nas paradas e qdo realmente chegaremos lá,,o bom é q não temos pressa pra voltar...será que vcs podem me dar algumas dicas...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geovana! Depois do dia 10 teoricamente é mais tranqüilo, mas Porto Seguro é um destino muito procurado e o brasileiro está com dinheiro para viajar, então é bom não bobear para não estragar suas férias...

Com dois pernoites no caminho vocês chegam sem sustos a Porto Seguro; faça reserva em Porto a partir da 3a. noite da sua viagem.

Geovana
GeovanaPermalink

Muito obrigada pela dica,qquer duvida que surgir te consulto de novo..Valeu!!!!

manu
manuPermalink

pretendo viajar para itabuna sul da bahia de carro eu meu marido e duas crianças com 3 e 7 anos numa viajem de 15 dias saindo dia 26 de dezembro.gostaria de fazer uma rota tranquila por causa das crianças,mas com bastante parada turistica até o destino final.agradeço desde já muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manu! É só seguir o roteiro que está no post grin

André
AndréPermalink

Boa noite pessoal. Estarei fazendo a rota Salvador-BA / Taubaté-SP iniciando em 17/12 e este post veio em muita boa hora. Contudo gostaria de um conselho, estou pensando em dispensar 8 dos 20 dias que tenho de férias para o trajeto (4 ida e 4 volta). Seria este um tempo razoável para o trajeto? Quantas paradas e em que lugares eu aproveitaria bem esta rota?
Antecipadamente muito obrigado! Parabéns pelo site!

kelly
kellyPermalink

Olá,gostaria de saber quanto tempo de viaje,saída de São Paulo até Porto Seguro de carro,com o mínimo de parada, pois estarei com 3 adolescentes que querem chegar logo.Saída no dia 4 de fevereiro às 2:00 da madruga.Obrigado aguardo resposta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Kelly! As dicas do Comandante para esse trajeto estão no post acima! Leia com calma wink

Simone
SimonePermalink

Oi Riq,
Eu, meu marido e dois filhos iremos de avião até Porto Seguro, para ficar uma semana em Fevereiro. Seria possível(eaconselhável)ir a Morro de São Paulo de lá? Quanto tempo de estrada? Estaremos com um carro alugado. Espero sua dica para reservar uma pousada em Morro.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Simone! Aqui quem responde é A Bóia! Porto Seguro fica bem distante de Morro de São Paulo. Fiz a simulação de rota no Guia 4 Rodas (http://viajeaqui.abril.com.br/tracar-rota) e são mais de 460km de distância. Se você só tem uma semana e não quer ficar o tempo inteiro em Porto Seguro, que tal dividir a estadia com Arraial d'Ajuda ou Trancoso?

http://www.viajenaviagem.com/2007/06/resumindo-sul-da-bahia/

Amin
AminPermalink

Olá, boa tarde!
Eu e um casal de amigos mais uma crinaça pretendemos viajar de carro de São Paulo para Salvador pela BR 101, vamos levar 15 dias e gostaria de saber quanto tempo gastaremos, pretendemos viajar somente durante o dia. Gostaríamos de ouvir suas dicas.

Obrigado,

SYOMARA
SYOMARAPermalink

EU, MARIDO E FILHO VAMOS DE CARRO PARA PS, PASSAREMOS NATAL E REVEILLON . ADOREI AS DICAS E QDO RETORNAR CONTO COMO FOI.

Helena
HelenaPermalink

Eu e minha prima vamos para Guarapari no mes de janeiro de carro saindo de Jundiai SP,qual o caminho mais seguro, sem muito caminhão na estrada e qual o horário que eles mais usam? Dicas de uma viagem segura, obrigada.

Rodnei
RodneiPermalink

Adorei as dicas. Em janeiro pretendo viajar por uma semana com minha namorada pelo sul da Bahia. Moro em Campos-rj e no primeiro dia tentarei ir de uma vez só para Corumbau ou Caravaí, aí fiquei com algumas dúvidas:
1- Nessas praias entre Corumbáu e Porto Seguro consigo ir pelo litoral ou tenho de retornar a Itamaraju/Eunápolis?
2- Nesses trechos de estrada de chão consigo rodar sem maiores problemas com um carro comum não muito alto?

Sds.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodnei! o problema das estradas de chão são as chuvas. Quando chove a situação pode ficar complicada no acesso a Corumbau, sobretudo.

Entre Caraíva e Porto Seguro você pode ir pela estrada próxima ao litoral, mas entre Corumbau e Caraíva é preciso voltar à BR 101 em Itamaraju e deixar a BR 101 novamente na localidade de Monte Pascoal (não é o parque, atenção).

Iramar
IramarPermalink

Ola Ricardo, estamos vendo seus trajetos com os comentários... estamos babando. Meu marido está pensando em fazer outro trajeto saindo de Sao Paulo (capital) em direção Caraíva.
Barra do Pirai - MG 393, entrar no rio pela estrada RJ 186, ES 297 e finalmente BR 101 Guarapari/Vitória/Cariacica e finalmente Itamaraju para chegarmos em Caraíva. Temos um agravante estamos indo com duas crianças que querem chegar logo com duas pernoites.
Estamos receosos pelo fato de ninguém ter comentado neste caminho, seria pq é mais longe, mais curvas/serra, esburacada? Por favor nos ajude!! Brigadissimo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iramar! Para que sair da estada duplicada se você vai voltar ao litoral ainda no Espírito Santo? Não faz sentido... O caminho indicado pelo Ricardo Freire é totalmente duplicado até Rio Bonito, no Rio de Janeiro.

Quem vai por Minas costuma entrar na Bahia por Nanuque.

Marta
MartaPermalink

Olá, amigo. Eu e meu marido decidimos viajar de carro com nossas filhas nestas férias, iremos agora em Janeiro/12 e escolhemos conhecer o Sul da Bahia. Teremos 30 dias de férias para fazer este passeio. Quais paradas vc indicaria, e quais pousadas? Como estou com criança as paradas deverão ser frequentes...Estamos pensando em conhecer algumas praias do Rio (região dos lagos), e Espírito Santo até chegar ao Sul da Bahia onde têm lugares maravilhosos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marta! As paradas que estão indicadas neste post são todas recomendadas pelo Ricardo Freire; onde parar e quanto tempo vai de gosto pessoal.

Recomendamos que você compre o livro "100 praias que valem a viagem", onde o Ricardo Freire detalha todas as praias e dá indicações de pousadas. Infelizmente o conteúdo ainda não foi transcrito aqui para o site, o que deve ser feito ao longo deste próximo ano.

Marta
MartaPermalink

Obrigada pelo retorno. Já estamos colocando as dicas no papel! Feliz Ano Novo.

syomara
syomaraPermalink

Estamos em Porto, aguardando o reveillon para iniciarmos a volta a sampa dia 1. Fizemos a vinda por Vitória, paramos para pernoitar em Guarapari. Erramos um pouco o itinerario e fomos parar em Leopoldina(MG), as estradas mt ruins, principalmente px a Cachoeiro do Itapemirim. Mts buracos, caminhões e trechos de transito lento. O sem parar só funciona até o estado do Rio, a partir do ES acaba o convenio. Pretendemos voltar pela BR101, passando pela ponte rio-niteroi. Apesar de ser alta temporada ainda há bastante ofertas de aptos pra alugar, há mt opção. Estou na praia de Taperapuã, usei os serviços de guias locais para os passeios a Ilha de Stoma André, mergulhos, baladas, etc. Achei q a vinda por dentro não foi uma boa escolha. Na verdade, gasta menos quem faz pacote por agência, com passagem aérea e hotel incluidos e alugando um carro aqui, q sai por volta de 100/120 a diaria.
Depois conto como foi a volta.

syomara
syomaraPermalink

Estamos em Porto, aguardando o reveillon para iniciarmos a volta a sampa dia 1. Fizemos a vinda por Vitória, paramos para pernoitar em Guarapari. Erramos um pouco o itinerario e fomos parar em Leopoldina(MG), as estradas mt ruins, principalmente px a Cachoeiro do Itapemirim. Mts buracos, caminhões e trechos de transito lento. O sem parar só funciona até o estado do Rio, a partir do ES acaba o convenio. Pretendemos voltar pela BR101, passando pela ponte rio-niteroi. Apesar de ser alta temporada ainda há bastante ofertas de aptos pra alugar, há mt opção. Estou na praia de Taperapuã, usei os serviços de guias locais para os passeios a Ilha de Sto André, mergulhos, baladas, etc. Achei q a vinda por dentro não foi uma boa escolha. Na verdade, gasta menos quem faz pacote por agência, com passagem aérea e hotel incluidos e alugando um carro aqui, q sai por volta de 100/120 a diaria.
Depois conto como foi a volta.

cristiana Fraga de souza

Olá Ricardo!! Eu, meu marido e minhas tres filhas ( menores de 9 anos) estamos planejando fazer uma viagem até Porto Seguro partindo de Tres Lagoas no Mato Grosso do Sul em dezembro de 2012, temos 15 dias de férias. Voce sabe me dizer qual a melhor rota?? Quais as paradas me indicaria??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiana! Aqui quem responde é A Bóia.

No seu caso a rota indicada é pelo interior, claro, então este post não tem muita serventia.

São quase 2.000, via Uberlândia, Araxá, Belo Horizonte, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Nanuque.

Lilian
LilianPermalink

Olá, gostaria de saber se alguém conhece a pousada Vivenda Xawã em Corumbau?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Está a 5 km da vila, não é muito prático.

Lilian
LilianPermalink

Ok, obrigada! Tem alguma Pousada em Corumbau com um preço mais em conta rsrs...
Vi a possibilidade da Vivenda Xawã pois está por 200,00/diaria em julho/12.
Mais uma vez obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian... está 200 reais mas você estará a 5 km de restaurante, bar, barraca de praia. Tente o Jocotoka.

Lilian
LilianPermalink

É vc tem razão... vou me informar sobre a Jokotoka... Muito Obrigada!

adeilton
adeiltonPermalink

Oi pessoal quanto eu gastaria de gasolina do RJ a Ilheus - BA.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adeilton! São 1.300 km.

Regiane Ap. De Araujo Silva

Bom dia... Estou pretendo viajar na ultima semana de julho com meu marido, minhas duas filhas e minha mae... Seria de sumare interior de sao paulo a camacari/feira de santana... Vcs poderiam tracar a rota para mim? Desde ja agradeco.

Renata
RenataPermalink

Olá. Conheci algumas parias do Rio Grande do Norte de carro e gostaria de repetir a dose na Bahia.
Vou de avião e pretendo alugar um carro para conhecer de Salvador até Ilhéus.
Pergunto se é melhor descer(Salvador-Ilheus) ou subir (Ilgheus-Salvador).

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! O trecho entre Salvador e Itacaré é o menos propício para ser feito de carro, porque você vai precisar deixar seu carro em estacionamentos no continente para visitar as praias. Seu carro vai ficar encostado em Valença enquanto você estiver em Morro de São Paulo; vai ficar encostado em Torrinha enquanto estiver em Boipeba; vai ficar estacionado em Camamu enquanto você estiver em Barra Grande/Maraú. Carro só vale a pena em Itacaré. As praias de Ilhéus são as menos interessantes de todas, o mar é cor de chocolate.

Vale a pena deixar Salvador por último. Você chegará de barco no Mercado Modelo e o aeroporto está a 30 km, então vale a pena ficar uns dias na cidade.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2010/02/resumindo-de-onibus-pela-costa-do-dende/

Sandro
SandroPermalink

Olá bom dia,
Moro no interior de são paulo (itatiba) e gostaria de fazer uma viagem pelo litoral até natal com minha familia (tenho um filho de 1 ano e meio). Porém tenho dúvidas de como proceder corretamente para que está viagem seja segura.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandro! São 3.000 km para ir, 3.000 para voltar. Pense nisso antes de submeter um bebê a esta viagem.

Claudia Britto
Claudia BrittoPermalink

Olá Ricardo! Sempre leio seu blog para literalmente viajar na viagem mas desta vez estou lendo para pegar informações concretas pois estou me programando para ir com meu marido de carro do RJ até Morro de São Paulo. Após ler isso, já descartamos o passeio de abrolhos mas vc acha válido fazer o de observação das baleias em Prado? Estamos um pouco confusos naquele pedaço de Arraial, Trancoso Espelho... Vale a pena se hospedar em um deles e ir conhecer os outros ou seria mais jogo dormir 1 noite em cada lugar? Desculpa por tantas perguntas de uma só vez.
Um abraço,
Claudia Britto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Os passeios de barco de Prado para avistagem de baleias são um belo programa. Note apenas que será preciso um número mínimo de passageiros para que o barco saia, então é bom programar esta parada para um fim de semana ou feriado.

Com relação a quantos lugares diferentes dormir, vai depender do tempo de que você dispõe. O melhor é montar base na praia que você acha que é mais a sua cara, e fazer passeios a partir dela, se é que você vai sentir essa necessidade. Lembre-se: não há o que "conhecer" em praias. Praia é para curtir. Quando você achar um lugarejo de praia que é a sua cara, fique e aproveite.

jorge
jorgePermalink

Ola
No que diz respeito as estradas problemáticas, quer seja com chuva, estarei com um veículo 4x4, você posso assim mesmo ter problemas .?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge! Evite dirigir à noite.

stella
stellaPermalink

Olá, eu já fui duas vezes de carro para Arraial Bahia saindo de Guarulhos e fui pela Dutra e voltei pela Fernão Dias, parando apenas numa pousada para descansar a noite e Governador Valadares, foi muito bom e estou pensando em ir novamente agora em Janeiro de carro.

Beijos

Isabella Morita
Isabella MoritaPermalink

Olá! Eu e meu marido vamos fazer este roteiro - de SP à Salvador, sem parar no ES. E, tenho lido tanto sobre o assunto que estou ficando com medo. A intenção inicial era conhecer todas as costas até o Recôncavo Bahiano em 20 dias mas, a cada leitura, aumenta o nº de lugares bonitos e tô achando que vamos nos cansar mais do que aproveitar. Poderia me dar a dica de qual lugar não vale a pena conhecer rapidinho? Ou também, qual lugar vale a pena dedicar mais tempo? Só tenho duas certezas: 1º conhecer Cumuru, 2º ficar um tempo em Salvador - temos parentes lá...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabella! Se você fizer a viagem fora de feriadões, vai poder decidir a permanência em cada lugar durante a viagem. Não tente esgotar tudo, você vai ficar mais tempo na estrada do que aproveitando as praias. Pense em ficar três noites em cada parada -- ou mais se pensar em fazer bate-voltas.