Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

[caption id="attachment_4389" align="aligncenter" width="450" caption="Divi-divi na praia Arashi, em Aruba"]Divi-divi na praia Arashi, em Aruba[/caption]

[caption id="attachment_4390" align="aligncenter" width="350" caption="Praia particular de Cas Abou, Curaçao"]Praia particular de Cas Abou, Curaçao[/caption]

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

[caption id="attachment_4391" align="aligncenter" width="450" caption="Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)"]Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)[/caption]

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4392" align="aligncenter" width="450" caption="Praia Grote Knip, Curaçao"]Praia Grote Knip, Curaçao[/caption]

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

[caption id="attachment_4393" align="aligncenter" width="300" caption="Curaçao: na sinagoga"]Curaçao: na sinagoga[/caption]

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

[caption id="attachment_4396" align="aligncenter" width="350" caption="Baby Beach, Aruba"]Baby Beach, Aruba[/caption]

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, "fabricada",  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

[caption id="attachment_4395" align="aligncenter" width="450" caption="Breezes, Curaçao"]Breezes, Curaçao[/caption]

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Roberta
RobertaPermalink

Acabei de chegar de Aruba e Curaçao, pacote de uma semana pela Nascimento Turismo, Renaissance em Curaçao e Marriot em Aruba, excelentes hotéis.
Leiam os comentários TODOS do blog, foram de muita ajuda.
Em Curaçao é imprescindível carro para conhecer as praias como já foi dito e é fácil de andar com um bom mapa comprado a 5 dólares na recepção do botel.
O Renaissance fica perto dos restaurantes então sair pra comer à noite a pé é fácil, não há tantas opções de restaurantes assim é o melhor hotel pra quem gosta de estar perto de tudo, além da "piscina praia" artificial ser linda. A ilha não tem muita estrututra, o centrinho é Punda e Oranjestad e só.
Tem um shopping no hotel, é perto do centro, dá pra atravessar a ponte e fazer compras a pé. Atenção para quem quer vista do quarto, pois uma grande parte dos quartos tem vista interna para o hotel.
Compre um kit de isopor, comidas e bebidas no mercado e dois dias são suficientes para curtir praias lindas. A praia do Seaquarium é dispensável na minha opinião.
Fez tempo bom, mas nublou e choveu muito à noite...

Roberta
RobertaPermalink

Continuando...
Choveu muito, muuuito em Aruba, até os locais estranharam, prejudicou muito porque a beleza da praia perde muito sem sol.
Quem quer descansar e ficar deitadão na areia, hospede-se em Palm Beach, pra mim a melhor opção realmente.
O Marriot é o último da praia mas não é longe, há um carrinho de golfe do hotel que te deixa a 300m do Paseo Herencia, pequeno shopping e dai você caminha na avenida atrás da praia onde tem os restaurantes.
Voltaria ao Marriot.
Quanto a beleza de praias, Curaçao vence, mesmo que a falta de sol tenha prejudicado muito a avaliação. Mas Palm Beach tem água verdinha e é uma piscina de água salgada imensa.
Acho que é uma viagem que vale muito a pena ser feita, boas compras de cosméticos, perfumes, maquiagem, apesar de não ser EUA dá pra comprar um bom tênis a metade do preço do Brasil (Asics Kayano por exemplo), pegar peças em promoção na Tommy, na Beneton, óculos em promoçção Ray Ban a 99 dólares, D e G a 130, mas isso tudo porque choveu e sobrou tempo fugindo da chuva em lojas, na falta de sol na praia foi o jeito.
Mas não é EUA, são poucas lojas e é tudo pequeno, não espere algo imenso não.
O passeio de submarino valeu a pena e o outro lado da ilha na piscina natural e ponte natural é lindo, mas pegamos um temporal medonho, fomos de quadriciclo mas recomendo uns jipes fechados com ar condicionado, item de primeira necessidade mesmo com chuva.
Não vá com pouco dinheiro, e nem pensando em gastar pouco, se for pra economizar pra comer e não beber porque é caro fique no Brasil e vá pra uma das milhares de praias lindas e baratas que tem por aí. Economize, e chegando lá relaxe, coma, beba, vá em bosn restaurantes e não converta pra não estragar o passeio.
Vale a pena ir, mas não espere a beleza de praia mais linda se você conhece bem o Brasil.
O tom de azul do mar de Curaçao é incrível, único, perfeito.
Mas o nosso litoral é incrível e dá um orgulho danado morar num país com tanta beleza. Pena que os resorts aqui cobrem mais caro às vezes do que lá!
A staff da Nascimento em Aruba Maria Rita é brasileira e é ótimo ter pra quem ligar se precisarmos de qualquer coisa, além das dicas excelentes. É um diferencial que faltou em Curaçao.
Valeu a todos os viajantes e ao blog!
Se puder ajudar em algo estou à disposição.
Ayo (Tchau em papiamento)
Ah, um inglês básico ajuda, mas mistura-se várias línguas em uma mesma conversa, quem tem boca vai a Roma por lá também.

'Cris
'CrisPermalink

Roberta,estou indo agora dia 2 de outubro,recomenda algum restaurante em curaçao?estou indo com marido e filhos pequenos.Se tiver mais algumas dicas agradeço,ficaremos no hilton.Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho o Gouverneur charmoso. Há uma praça de alimentação no forte Riff, ao lado do hotel Renaissance.
Por favor leia a página exclusiva de Curaçao:

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Roberta
RobertaPermalink

Cris, no forte Riff comi no Steak and Ribs, excelente carne, o prato é grande, pra quem não come muito dá pra dividir uma carne e pedir mais acompanhamentos.
No Anchor a comida também é muito boa, e bem servida.
Boa viagem!

David Carvalho de Souza

Ricardo,

Estou pensando em ir para Aruba, mais ou menos no dia 10 ou 15 de novembro, é uma boa época, ou chove muito ?

Obrigado !

David

'Cris
'CrisPermalink

Estou em curaçao,realmente é lindo,mesmo chovendo as vezes a noite,não atrapalha nada,calor o dia todo,estou no hilton,muito bom,café da manhã maravilhoso!

ALVARO
ALVAROPermalink

BOA TARDE, ESTOU INDO PARA ARUBA E GOSTARIA DE SABER PREÇO PASSAGEM AEREA DE ARUBA PARA CURAÇAO

ricardo
ricardoPermalink

Galera,

acabei de voltar da viagem Aruba/Curaçao. Eis minhas contribuições:

Primeiro: o voo da Gol foi horrível. Não tem nada pra fazer durante o percurso e é muito desconfortável. O legal foi pousar em Caracas - paisagem bem bonita. A volta foi na classe comfort, que de comfort não tem nada.

Passei as 4 primeiras noites em Aruba e depois 2 noites em Curaçao, retornando pra Aruba no penúltimo dia à noite. Na minha opinião, Curaçao é um lugar mais interessente. As praias são mais bonitas (não que as de Aruba são ruins) e a cidade em si é muito legal. Rodar por Otrobanda e Punda a pé é gostoso. No caminho para as praias, parem pra observar os flamingos numa área de preservação.

Aruba realmente é bem americanizada. Pessoalmente não curto isso. Ficamos no Radisson em Aruba. Muito bom hotel e fica numa localização privilegiada. Palm Beach é legalzinha, mas curti mais Arashi e Baby (aqui pra mergulhar é muito bom... mas precisa passar pelas rochas, senão vc vai ficar naquela piscina de agua rasa e leitosa - passando as pedras a água fica cristalina e cheia de peixes e corais interessantes. Como sou mergulhador, adorei, tanto que no último dia voltei apenas para Baby pra mergulhar de novo). A água do mar em Aruba tem esse aspecto porque a areia é beeeem fininha e branca e se mistura fácil na água. Em Curaçao é mais granulosa e pesadinha, apesar de branca tb.

De um modo geral Curaçao é um pouco melhor pra compras. Em Aruba a Lacoste tava com um precinho um pouco melhor, por isso compramos as camisas em Aruba. No free shop de Curaçao tinha umas promoçoes bem interessantes. Comprei um Azzaro Chrome 100ml por 36 dólares. Em qualquer outro lugar tava 60 dólares. Pena que não tive tempo de olhar outras coisas, pois o vôo já estava quase saindo.

Compramos no Free Shop de Aruba uma garrafa de Blue Label por 140 dólares. No free shop de SP tava 154. Veuve Cliquot por 58 dólares no mercado Super Food em Aruba, mais em conta que os 64 dólares dos Free Shops.

Eletrônicos não ví muita vantagem, então não trouxe nada.

Segui as dicas do pessoal e compramos coisas no mercado pra lanches e café da manhã. Compramos umas 2 sacolinhas térmicas, enchíamos de gelo de manhã e colocávamos a cerveja e água.

Alugamos carro por todos os dias e não me arrependo. Apesar das dicas do pessoal de que não precisava, é muito mais cômodo e perde-se menos tempo. Além disso, a madame agradece por não ter que ficar perambulando de onibus ou táxi com sapato de salto. Cada diária ficou em 36 dólares e a gasolina custa pouco (cerca de R$ 1,90).

Quanto aos dólares, levamos apenas 200 pra cada pessoa. Foi suficiente. Concentrávamos mais os gastos no cartão, pois a cotação é mais vantajosa, mesmo considerando o custo extra do IOF. Além disso, ganha-se milhas pra proxima viagem.

O clima nas duas ilhas parece muito com o de Salvador no verão. Fazia entre 31 e 33 de máxima e estava úmido. Como estou acostumado... Choveu um pouco, mas não incomodou não. Chovia mais à noite ou pela manhãzinha. Pegamos sol todos os dias nas praias.

As praias de Curaçao, como disse, são mais legais. Primeiro fomos em Port Marie, privada, e achei bem legal. Depois Cas Abou. Mesmo nível e privada tb. Quando fomos a Kenepa Grandi (Grote Knip) o queixo caiu. Apesar de pública, foi a melhor da viagem (tirando Baby na parte do mergulho). Que praia fantástica e não tava cheia.

As praias são lindas e limpas e ninguém te incomoda. Só lamento ter observado um grupo de paulistas - deu pra ver pelo sotaque - sujando uma das praias. Garanto que a maioria dos paulistas não fariam isso, assim como a maioria dos nordestinos não são mal-educados, como se apregoa tanto pelo Sul/Sudeste.

No mais, relaxem e curtam. Não fiquem obcecados em querer economizar em tudo. Às vezes o barato sai caro. Comíamos todo dia em bons restaurantes. Penso que o turismo abrange a gastronomia. Não deixem de ir ao Aqua Grill e o Giannis em Aruba. Mas pelo amor de Deus, não vale a pena ir ao Buccaneers. Horrível. Comida esquentada em microondas. Foi o pior. Em Curçao, não deixem de saborear o "Beef Tenderloin" no De Gouverneur - atenção, fica no andar de cima. No de baixo é outro restaurante. Jantamos no Fort Nassau noutra noite e gostamos tb. Nada excepcional, mas a vista lá de cima foi imperdível.

Em Curaçao ficamos no Kura Hulanda. A localização é excelente. Preferimos ficar no centro, pertinho da ponte que liga Otrobanda a Punda. Os quartos, razoáveis.

Lugares bons em Curaçao pra um lanche: Eet Cafe de Buren. Peçam um Bitterbalen - uns croquetes fritos, bem crocantes e sequinhos.

Em Aruba, no Paseo Herencia, shoppingzinho em palm beach - onde compramos na lacoste, comam no Taste os Belgium. Bem saboroso o camarão ao alho.

Em Curaçao, aproveitem as promoções de relógios na Freeport. Tem 2 em Punda, cada uma com preços e relogios diferentes. Comprei um Victorinox Swiss Army pela metade do preço. Parada obrigatória na Penha de curaçao. A maioria dos perfumes e cosméticos foi daqui. Mas no freeshop de curaçao tinha umas promoções bem interessantes como mencionei acima.

No mais, aproveitem, relaxem, se percam, se virem, perguntem na rua e gastem dinheiro sem culpa. Assim a viagem fica mais gostosa. Excesso de planejamento atrapalha.

Uma dica final: abusem do protetor solar. E nada de passar só no ombro e costas. O que tinha de americano camarão lá não era brincadeira. Como lá fica a apenas 800 milhas da linha do Equador a incidência solar é forte. Se forem mergulhar passem atrás das pernas por favor, senão vai queimar.

Um abraço a todos e obrigado pela oportunidade. Foi bom ler as dicas aqui antes de viajar e espero ter dado minha contribuição.

Ricardo.
Salvador/BA

P.S - alguém aqui já perguntou sobre topless. Ví isso em Eagle Beach em Aruba e Port Marie em Curaçao. Então... tranquilo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ótimo! Vai virar post! mrgreen

Bruno
BrunoPermalink

Ricardo, primeiramente obrigado pelo site!

Vc realmente é um expert no caribe! uashuasas

Vamos a Curaçao/Aruba em janeiro, porém com milhas da Tam. Teremos que dormir em Caracas para pegar o voo no próximo dia.

Tem alguma dica pra Caracas? Conhece alguem que já fez isso?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Durma no hotel Eurobuilding próximo ao aeroporto e você não vai se incomodar.

Andréa
AndréaPermalink

Riq, acompanho vc há bastante tempo e me identifico muito com seus gostos e opiniões. Até hoje não me arrependi de fazer nada que vc indicou. Então lá vai... Vou viajar com meu marido e filhos de 5 anos em abril e gostaria de saber se vc escolheria Aruba e Curaçao ou o
Tivoli Praia do Forte. Não só pela praia em si, mas pelo "conjunto da obra": charme, gastronomia, passeios e infra pras crianças, custo-benefício. Vc me ajuda, please?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Abril/maio é a época de mais chuva no norte da Bahia. E é época ótima para o Caribe.

Tivoli é mais charmoso e tem melhor estrutura do que qualquer resort que você encontrará em Aruba ou Curaçao.

Andréa
AndréaPermalink

Valeu, Riq.

César
CésarPermalink

Eu e minha esposa tiraremos férias em janeiro e teremos um casamento em Boa Vista-RR(BVB) no final deste mês(29/01/11), devido a proximidade pretendemos conhecer o Caribe antes de chegarmos em Boa Vista, e alguns destinos estão em nossos planos: Margarita, Los Roques, Curaçao, Aruba. A principio nossa idéia e ir Recife-Caracas, pois conseguimos comprar com milhas, e de Caracas partir para algum deste destinos, Aruba e Curaçao, por exemplo.
1. - E uma boa estratégia(tempo e dinheiro) ir para Caracas e de lá partir para algum destes destinos?
2. - De qual lugar eu conseguiria ir para Boa Vista com mais facilidade? Como faria isto(companhia Aérea)?
3. - Quanto tempo e suficiente para conhecer estes lugares?
Desde já, muito abrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há ligação aérea entre Roraima e a Venezuela. Há ligações rodoviárias. (Você pode voar até perto da fronteira e continuar de ônibus a Boa Vista.) Margarita não vale a pena. É muito difícil confirmar passagens de Caracas a Aruba e Curaçao (a não ser que você compre com a Gol, que voa duas vezes por semana entre Caracas e Aruba). Se for a Los Roques, peça para a pousada providenciar a passagem.

Você pode voar com a Copa desde Manaus via Panamá a Aruba, Cartagena, Punta Cana ou St Maarten.

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

http://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

http://www.viajenaviagem.com/category/cartagena

http://www.viajenaviagem.com/category/los-roques

http://www.viajenaviagem.com/category/st-maartenst-martin

Adriano
AdrianoPermalink

Bom, César, vc pode ir de ônibus de Boa Vista a Caracas custa R$170, e voar pela gol (ida e volta) a Aruba por R$410 com taxas partindo de Caracas. Se busca sossego vá a Los Roques http://www.aerotuy.com por 600 bolivares fuerte, algo em torno de 80 dolares.

Luciana Estefanio
Luciana EstefanioPermalink

Olá a todos!!!

Pela segunda vez fui a Curaçao e Aruba Ano passado estive lá e fiquei , somando os dois lugares, por 7 dias naquele voo da Gol. Me apaixonei por Curaçao e esse ano eu e meu marido + meus pais viajamos novamente para Curaçao e Aruba, dessa vezx para ficarmos 15 dias.Ficamos 10 em Curaçao e 05 em aruba.
Como queriamos curtir um lugar estilo casa para ficarmos juntos, curtir varanda etc... e tb dar aquela economizada procuramso um Bangalow e cahamos o Chogogo's resort que fica na Caracasbaai perto da praia da janthiel em Curaçao.
Ele superou minhas expectativas.. uma bangalow maravilhoso, td equipado, simples, ams muito bem equipado. Pode 10 dias virou nossa residencia. Iamos a praia, ao mercado, faziamos comidas em noites que estavamos amis cansados e nao querenodo jantar. Foi otimo!

O mercado mais proximo do Chogogos's é o Vrangdenhill. tem td, até arroz Camil, brasileiro!
a nossa diária para 4 pessoas ficou em R$ 174,00 para o perido de outubro. O renaissence, que ficamso ano passado e um estilo diferente do que queriamso agora estava em 196,00 USD por casal. ENtao, foi boa a economia. sem contar que tinhamso a liberade de cehgar em casa aperitivar, tomar umas cervas bem geladas etc...
Quem se hoepsda no Chogogo's fica com passe livera para a praia de Janthiel, que é bem bacana!
A região do Chogogos's é uma regioão onde moram pessoas de boa renda e no por do sol, vcs poderão ver as pessoas retorando do trabalho para casa e indo fazer suas caminhada em torno de um lago que tem por ali. è otimo! Consegui o que queria, me sentir mais na cultura de curação.

Cada dia da semana em Curaçao tem um movimento pra ir. Quinta feira vc pode ir no OMUNDO um restaurante bacana que fica num shopping onde tem as marcas Luis Vulton,. Tommy etc... e lá depois do jantar rola uma salsa e a galera local costuma ir e ficar pra dançar.
Sexta tem o Cabanas beach na Mambo beach com anos 70 e 80. Uma animação! Sábado happy hour na janthiel beach com salsa, a partir das 17:30. Domingo tem salsa em mabo Becah do lado esquerdo da praia e do lado direito tem Tecno house!
Para quem quer coisas mais calmas, tem o restaurante Tinto na Janthiel becah com um atendimento maravilhoso, o gerente gente bonissima e uma otima carne para quem gosta. Abre as 17:30 e a cozinha fecha as 10 Pm O ideal é cehgar para jantar em torno das 20:00h. No Tinto vc tem um visual do mar, td regado a luz de velas. se a lua estiver cheia, hummmm!!!!
Há tb nessa praia o bar Zanzibar que fica aberto de dia atendendo a praia e a noite tb com uma otima pizza m, sanduiches etc.
Esse zanzibar tem uma jantar especial paar 2 pessoas, que vc tem que macar com 5 dias de antecedencia. Vc fica sentando num ( como explicar!!!??) numa cama tibo balisensa, sentado ao estilo oriental com pernas cruzadas de frente pro mara com seu partner. Ao cehgar já estara´td preparado, com flores, velas e o lugar para dois, Lindo!!!! Tirei algumas fotos. Eu acho que custava USD 200,00 com entrada, prato pricipal e a sobremesa paar 2. Não me lembro, me desculpe. Nao é barato, mas vale o Romance.
Tem ainda o gouverneur já falado aqui. os restaurantes do Riff fort que indico o cantina Chiaua com comida mexicana e muito bem servido e em conta!
Tem um restaurante dentro do Hotel KUra Hulanda que não é barato, mas tem uma Lagosta que dizem ser uma maravilha, ( nao gosto e por isso ano teno como confirmar) mas é indicação de uma brasileira que mora em curaçao há 4 anos. O restaurante é o antigo Labs, mudou o nome e acho que voltei da viagem com amnesia, nao estou lembrando agora. Mas vcs acharaão. nao é barato, mas vale.
de dia, leve sanduiches pras parias, belisque e assim vc nao terá que sair da parai para almoçar ( o que te fará perder tempo) e aidna economizará para ir a um bom lugar a noite.
recomendo paraq uem pegar pacote escoklher o remnaissence equiser ficar em hotel e nao em bangalow. Super bem localizado!!!

Agora Aruba, como já conheciamso o renaissence Marine, optamos por ficar na are de low rise Onde tem os hoteis menores e baixo por 4 dias e salvamso umanoite e u dia para o Renaissence, pois queriamso curtir a ilha privada e apresnetá-la aos emsu apis.
O Hotel low rise que escilhemso foi o MIlL, muito bom. Nada de hotelzão, mas muito bem atendido!!! E do lado do westen. tem um van que bnos leva pra praia e lá tem um funcionario do hotel que bnos espara para estender nossas toalahs em nossas cadeiras.
repetimos o passaeio da Palms, aqueel happy hour com mergulho que custa 50 USD por pessoa.
recomendo ir ao Pincho's. Um restaurante que fica perto do renaissence, é um quisque em cima de um decke bem no mar. A noite é uma escandalo de bonito, romantico . Sabado tem Martini night lá! As quintas tem musica ao vivo. Bem ambiente e muito gostosa. Vc esquece a hora no Pinchos. tem um rapaz lá que fala um pouco de portugues, ele é neto dos dosnos do Pinchos e consegue ajudar quem nao entende o cardapio.
Indico ainda o antigo restaurante Don ralos, o atual Ill porto, em frente ao renaissence Marine. Lá, vc acha peixes, camarao etc.. ( o que é a mior reclamação dos brasileiros, de nao ver muito piexe nos restaurantes) Procyre pelo sanny, um phillipino que atende neste restaurante. Ele é um senhior que tem como Hobby tirar fotos. dai já viram, basta ver vc com uma maquina na mao que ele vem enquadar, produzir e dirigir suas fotos. Eu amei!!! Tirou cada uma de nós! Ele enetnde mesmo. Super simpatico!!! Esse retsaurante vale a pena pela flexibilidade de trocar os pratos, escolher o que vc quer e pela simpatia de quem atende. O probelma é que ele é na beira do deck e nao tem ar, portnato de dia é muito quente. mas a noite é bom e com preços bons tb.

para comprar em Aruba, prefumes, eu recomendo o Perfume Palace que em breve mudara o nome para Dufry. é tax free e o atendimento é show. Procurem pela Antonieta, uma brasielira que mora há anos em Aruba, ela atende super bem super simpatica!!!! genet boa mesmo.
Evitem a Penha de Aruba, o atendimento de lá é pessimo! parece que estamso fazendo o favor de comprar lá! bem diferente da Penhas de Curaçao, em que as pessoas são maravlhilhosas, gostam de ouvir nossa lingua etc...Assim cosmeticos procurem a antonieta no Prefume Palace, que fica em frente ao renaissence marine.
Atenção mulherada, não existe MAC, ainda, em aruba, portnato comprem em Curaçao! Ano que vem já deve existir Mac por lá.

bem dexarei aqui meu contato lestefanio@gmail caro precisem saber de algo, se bem que o Ricardo é o mais indicado para falar de viagens. Vim aqui so dar uma ajudinha.
abs,
Lu Estefanio

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hahaha, Lu, você falou de um monte de coisas de que eu não passei nem perto smile Obrigado!

Leticia
LeticiaPermalink

Boa noite a todos!

Gente muito bacana os comentarios de vcs, ajudaram muito!

O que preciso saber de vocês é em qual das duas vou me divertir mais no Reveillon com mais 3 amigas e primas. Aruba ? Ou Curaçau?

Vale a pena irmos sem pacote? Comprando as passagens? E buscando hoteis la?

Aguardo!

Abraços,

Letícia.

Bruno
BrunoPermalink

Ricardo, obrigado pela dica do hotel em caracas.

Li e pesquisei aqui em seu site e comentarios sobre compras, mas não consegui achar um consenso quanto a eletronicos.

Pretendo comprar um laptop e alguns materiais fotográficos, como lentes e etc.

Compensa deixar para comprar lá? Curaçao é realmente melhor que aruba nesse quesito?

Abraço

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nunca apareceu ninguém aqui pra dizer que é vantajoso comprar eletrônicos por lá.

http://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

Leonel
LeonelPermalink

Olá Ricardo,

Eu e minha esposa somos de Curitiba e estamos planejando ir para Curaçao no final de fevereiro/2011. Viajaremos pela GOL, com milhagens, porém percebi que a GOL não completa a volta de Curação a Curitiba devido aos horários dos voos no domingo. Já voltando por Aruba completa, então estou querendo passar uns 3 dias em Aruba. Qual companhia aérea você indicaria para a viagem CURAÇÃO-ARUBA, e 3 dias são suficientes para Aruba?

Abraço,

LEONEL

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

A única que voa direto: http://www.fly-inselair.com
A passagem é barata e o voo dura aproximadamente 40 minutos.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem outras que voam direto, mas a Insel Air é a que dá pra comprar sem enrolação pela http://www.expedia.com .

Maiza
MaizaPermalink

Olá!
Gostaria de dicas de onde comer barato em Curaçao!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Este post está fechado para comentários. Por favor procure as páginas exclusivas de Aruba e Curaçao no site:

http://wwww.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

http://www.viajenavaigem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Obrigado!