13 pousadas em Jericoacoara, Lagoa de Jijoca e Preá

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vila Kalango, Jericoacoara

Pé-na-areia

A fila do gargarejo tem algumas das melhores pousadas da vila. Vá sabendo, porém, que à noite o barulho da festa ao ar livre na praia é incontrolável.

A vista mais desimpedida para a duna é a do canto esquerdo da turma. Ali estão a exótica Vila Kalango, com suas cabanas rústicas sobre altas palafitas, e o novo Essenza (que de tão sofisticado e urban destoa -- no mau sentido -- do conjunto). Para ficar ao lado do Club Ventos (o bar que é point dos windsurfistas gringos), hospede-se na Jeribá. O único hotel com seu próprio bar de praia é o My Blue, o maior da vila (para ter maior privacidade, escolha os do segundo andar). A Casa na Praia é bastante charmosa, mas a festa na praia é ao lado.  A mais econômica à beira-mar continua sendo a veterana (e básica) Capitão Thomaz, vizinha de muro do My Blue.

Na vila

A uma distância segura do barulho da praia, a Chili Beach é o endereço mais cool da vila. Não tem praia em frente, mas tem vista para o mar (está sobre uma pequena colina sem construções em frente).

A primeira pousada de charme de Jericoacoara foi a Ibirapuera; o jardim é muito bem cuidado e a piscina, bem gostosa. A Cabana tem quartos caprichados e ganha pontos extras por conta de sua pequena sauna -- e da passarela de madeira que ajuda a não levar areia para dentro do quarto. Para economizar, escolha a Calanda; da varanda do restaurante dá para ver a duna.

Jijoca

Melhor do que fazer o passeio às lagoas de Jijoca é dormir uma ou duas noites por lá, aproveitando o sossego, a areia branco-talco e a água azul-bebê. (Sim, quando você vê uma foto de Jericoacoara parecendo Caribe, pode ter certeza de que foi tirada em Jijoca). Os bangalôs da Pousada do Paulo são simples, mas o seu trechinho da lagoa é supertranqüilo e a comida, ótima. A  Anjo Azul tem uma posição elevada e a estrutura de praia é exclusiva para os hóspedes.

Preá

Kitesurfistas sérios hospedam-se aqui, onde o vento é mais propício. Gosto muito da rusticidade charmosa dos bangalôs do Rancho do Peixe -- construídos com madeira e fibras naturais, sem vidros nem materiais pesados. Na categoria "rústico", é o hotel mais bonito do Brasil.

780 comentários

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Recomendo Pousada do Maurício - muito elogiada por um casal de amigos que já foi 3 vezes à Jeri e também recomendo Blue Residence. Conhecemos um casal que ficou no Blue Residence e eles nos levaram pra conhecer tudo. Estavam encantados com tudo, lá é lindo demais!! Exatamente como nas fotos!!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Hospedei-me no Vila Kalango, no bangalô 3, com ar condicionado. Ótimo quarto, rústico, bem no estilo de Jericoacoara. Ótimos amenities feitos localmente. A localização deste que fiquei é ótima, bem reservada.
Ponto negativo: o banheiro é integrado ao quarto, com meia parede. Isso me incomodou bastante, pois dá pouca privacidade.
Ao pesquisar antes de ir vi que as palafitas não tem ar, apesar de serem mais caras. Independende dos ventos deixarem o quarto refrescado, o ar condicionado é essencial para espantar mosquitos, ainda mais agora em época de chuvas.
Ótimo café da manhã e restaurante. Inclusive, foi um dos melhores de Jeri. Todos os pratos foram excelentes. Até a macaxeira frita, que costuma ser sem graça, estava perfeita. Nesse feriado ofereceram um almoço de páscoa já incluso na diária.
E o resto do hotel é fantástico. Funcionários simpáticos e solícitos. Ambientes rústicos, agradáveis. Linda a piscina vermelha, na frente do hotel, com vista para o mar. Oferecem serviços de massagem, manicure e depilação. Há um ambiente com redes e pufes onde é servido um brunch gratuitamente todas as tardes, com café, chás e tortas.
Foram tranquilos quanto ao horário do check out, que fizemos mais tarde.
Outro fator importante é a localização. É o hotel mais próximo à duna do pôr do sol, bem na ponta de Jeri, local tranquilo de frente para o mar e ao lado do Essenza.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar