Emília na Grécia

Santorini (foto: Emília Fernandes)

Santorini (foto: Emília Fernandes)

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n’A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem :mrgreen:

Rodes (foto: Emília Fernandes)

Rodes (foto: Emília Fernandes)

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários para “Emília na Grécia”

  1. Andréa,

    Fui para a Grécia no ano passado qdo fiz Atenas, Mykonos e Santorini pois não tinha dias para fazer outros locais. Pela minha experiencia, gostaria de te sugerir o seguinte: fazer primeiro toda a parte histórica e deixar as ilhas para o fim pq aí voce volta descansada para o Brasil. Eu fui para a Turquia tb e fiquei exausta com dores nas pernas de tanto andar e muito sobe e desce por terrenos acidentados, o que acho que não deve ser diferente nos passeios que voce fará. Atenas já posso dizer que tb é bem acidentada e o gostoso é andar bastante a pé. Acho interessante voce ir a Atenas no fim de semana, pq os hotéis nas ilhas são mais caros e voce já dá uma economizadinha, além disso na segunda feira só abre uma parte da Acrópolis não dá para ver tudo e eles tem um ingresso mais economico que te dá direito a ver tudo.
    Como não há voos diretos do Brasil, sugiro que voce use uma cia aérea que tenha voo da última ilha que voce visitar para a cidade daonde vai voltar. O último lugar que fui foi Santorini e eu tinha comprado passagem da Aegean para Atenas para de lá ir para Roma pois fui de Alitália. Qual não foi minha surpresa ao ver a qtidade interminável de voos de Santorini para Roma e inúmeras outras cidades da Europa? Se eu soubesse, teria comprado meu voo direto de Santorini para Roma para voltar ao Brasil!!!
    Se voce quer fazer tour em espanhol em Delos, tem que verificar os dias que tem para poder programar sua visita a Mykonos, pois não tem todos os dias, apenas em ingles. Sugiro que compre a entrada no hotel que não é mais caro, e tem lugares que vendem mais barato mas qdo a pessoa chega na ilha “descobre” que tem que ver tudo sozinha, não está incluído o guia, e é imprescindível o guia que vai te mostrando os sítios e dizendo o que os povos faziam naquele local, etc.
    Quanto a Santorini eu fiquei em Thira perto do centrinho e achei a melhor escolha. E se fosse voce não ficaria em hotel caro (digo isso pq o hotel foi o local onde eu menos fiquei). Oia é lindo mas para passear, ver o por do sol e comer num restaurante além de ficar passeando a pé. Mas os hotéis ficam na encosta, ao ver aquilo suspirei de alívio por não ter ficado lá, a menos que voce não seja como eu que tenho rodinha nos pés. É uma ladeira que não acaba mais com centenas de degraus, imagina cada vez que voce quiser passear. Além disso é longe de tudo. Nós alugamos um carro e todos os dias íamos para algum lugar da ilha que tem várias praias. Tirando a noite que fomos passear em Oia, íamos a pé no centrinho passear o que era uma delícia. Ruelas estreitas e tortuosas, com inúmeras lojinhas com tudo o que voce possa imaginar, inúmeros restaurantes e danceterias!!! Tem também uma praia cujo nome não me lembro agora mas acho que não vai ser difícil voce identificar, que é toda de pedras pretas. Lá também é um bom local para ir a noite, não fui pq não deu tempo, mas tem muitos barzinhos com música e baladinhas.
    Boa Viagem!!!

  2. Eu alugaria carro para ir até Meteora e Delfos, e foi o que eu fiz, vc pode ler no http://www.turomaquia.com. Não coloco os links porque estou migrando e está tudo meio confuso neste momento hehehe Sem carro em Meteora é bem complicado, e vc perde a mobilidade, e com o carro pode ir no contra-fluxo das excursões de ônibus. Sem contar que dá para subir de noite e ver aquela maravilha com as estrelas.
    As estradas são razoáveis e comprando um bom mapa Michelin ñ tem problema nenhum.

  3. Creta é divina, a ilha é enorme. Tem coisas para fazer para todos os gostos. Ficaria no mínimo os 3 dias que você estava pensando. Outra coisa estar sem carro ou moto em Santorini é uma roubada. Nós andamos de ônibus e foi barra, hehehe

  4. Pessoal vou à Grécia e Turquia em setembrro e esotu finalizando meu roteiro. Irei passar 6 dias na Grécia e pretendo reservar 2 dias para Atenas, para conhecer a Acropole e os museus e nos demais dias gostaria de reservar um dia pra conhecer as ilhas Poros, Aegyna e Hydra e estou cogitando fazer um passeio também por Delfos e Meteora. Minha dúvida é q estarei sozinha e meu inglês não é sensacional então pensi em fazer algumas excursões mesmo. Achei a empresa City Discovery, mas não vi quase nenhuma citação na internet de pessoas que já viajaram com eles. Alguém sabe me dizer se é uma empresa confiável pra comprar passeios?
    Obrigada!!

    1. Monique:
      As empresas que conheço são :
      http://www.chatours.gr e http://www.keytours.gr

  5. Obrigada Sílvia pelas dicas!

  6. Miriam,

    Qual é a melhor forma que você acha de fazer, pensei em 7 ou 8 dias: Atenas, Mikonos, Santorini e Ios.
    Comprar o aéreo pela Aegean (mesmo sendo mais caro mas economiza tempo de ferry); ou o ferry?
    Irei em agosto e quero curtir praia e as festas.. pretendo ficar 1 noite em Atenas.
    Qual a melhor forma de locomover entre estas ilhas?
    Me falaram em comprar os passeios de barco pois os guias já tem todos os esquemas (www.busabout.com) ou algum outro, você conhece? indica?
    Eu saio da Croacia para a Grecia, pretendo pegar um vôo direto para Atenas e aí começar a rota.

    Obrigada!!

    1. Oi Luiza,

      Eu não conheço este esquema que voce mencionou. Dei um overview no site que vc indicou e parece legal para pessoas jovens e que querem curtir festas, até pq é garantido que terá companhia. Se vc é jovem, quer curtir festas e lhe disseram que os pacotes deles são bons, pareceu-me boa opção, até para ganhar tempo.
      Quanto a se locomover entre as ilhas, se vc for utilizar o ferry normal de linha, sugiro que verifique o percurso que ele faz e os horários, pq o percurso é fixo e as vezes para ir de uma ilha para outra ele passa por várias e o que vc pensa que vai ser rápido vai demorar mais. O ferry é muito confortável tranquilissimo. Importante: o ferry que me refiro é o HIDROFOIL HIGH SPEED, não pegue o ferry normal que leva o dobro do tempo. Eu usei o Hellenic Seaways entre Mykonos e Santorini, muito bom.
      Se vc não pegar pacote pronto eu sugiro o seguinte: veja o trajeto do ferry para estabelecer a ordem das ilhas que vai visitar (parece-me que seria Santorini, Ios e por fim Mykonos salvo engano). Faça estes trechos de ferry.
      De Atenas para Santorini e de Mykonos para Atenas veja quanto tempo leva de ferry e de avião (no caso do avião, some o tempo que tem que chegar antes no aeroporto), bem como se os horários estão de acordo com suas necessidades. Caso não haja muita diferença no tempo e o horário for OK, fique com o speed boat, vc compra o bilhete pela internet, qdo estiver lá tem que ir retirar o ticket na loja (faça isto durante o dia qdo estiver passeando, eu troquei o meu qdo voltei de Delos a loja e do ladinho do porto de chegada), e chegue no porto 15 minutos antes não precisa mais.
      O voo é rapidinho e a Aegean é ótima, mas tem check in, tem que chegar no mínimo uma hora antes, qdo chega tem que esperar a mala, então, as vezes a gente não ganha o tempo que estimava.
      De Atenas para Mykonos eu peguei voo a noite (vinha de Istambul) e a noite não tem barco, então para mim o voo foi ótima solução. De Santorini para Atenas fui de avião, mas na época eu não fiz essa avaliação que te propus, porque eu achava que ia ter enjôos, que seria desconfortável, e blá, blá, blá. Mas não foi o que aconteceu.
      Se vc comprar o aéreo com antecedencia, consegue ótimas tarifas.
      E já que vc gosta de festas vai uma diquinha: em Mykonos, chegue na praia Paradiso por volta das 16 hs, pegue uma mesa no Bar Tropicana e peça um drink. Caso não tenha almoçado pode comer que tem coisas deliciosas e não é caro. Dalí a pouco começa a rolar música com DJ, duas moças começam a dançar em cima de um palquinho e tem um italiano em trajes mínimos que fica falando com a galera. É muito legal de se ver divertimento garantido. Pessoas de várias nacionalidades, muitas tomam drinks dentro de um balde, uma melancia, etc. Tem um palco maior para que todos os presentes subam e dancem. Então se quiser pode se divertir dançando e bebendo ou assistindo, só não se diverte quem não tem espirito esportivo. Fora isso tem uma discoteca famosa que não me lembro o nome agora que é para ir no final da noite.

      Abraços e divirta-se

  7. Gente, primeira semana de maio ainda é frio para visitar as ilhas? Devo estar de férias de 15 de abril a 15 de maio do ano que vem e a Grécia é um sonho. Queria ir curtir praia. Posso até adiar as férias por um mês, mas aí perderia a companhia de uma amiga querida que quer ir também, que não pode tirar férias depois. A Fernanda já disse aqui que maio é meio friozinho, mas é uma temperatura que inviabiliza um banho de piscina ou de mar? Procurei pelas médias de temperatura de Santorini no Wheather Channel e não tem
    Obrigada,
    Marcelle

    1. Olá, Marcelle! O tempo já estará agradável, mas estará frio para pegar praia, sim. Se você quer Grécia com intenção séria de praia, deixe para o finzinho de maio, começo de junho.

  8. Oi, Boia! Qual a melhor época para ir à Grécia: julho ou setembro?
    Quero aproveitar bem as ilhas em pleno funcionamento, com calor suportável, preços melhores e sem lotação máxima, por isso já excluí o mês de agosto.Obrigada. Mariana

    1. Olá, Mariana! Setembro tem menos gente e as ilhas ainda estão funcionamento plenamente. Se quiser alguma festa, porém, prefira julho.

  9. Obrigada, Boia. Acho que setembro será um mês bom mesmo. Agora só falta fazer uma pesquisa de preços.

  10. Oi Boia, vou a Grécia no final de julho. Dando uma olhada no Blog, via que as indicações de hoteis são antigas. Ainda posso confiar?

    1. Olá, Pricila! O que você pode fazer é conferir no TripAdvisor se eles ainda andam bem cotados: http://www.tripadvisor.com
      Use também a localização destes hotéis para pesquisar novidades que tenham surgido nas redondezas.

      Não deixe de ler este post: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/como-reservar-hoteis/

  11. Olá bóia e trips!

    Eu estou montando uma viagem p grécia e turquia para abril deste ano. Estou na duvida se é melhor começar por Istambul ou atenas, o que acham? 18 dias seriam suficientes?

    Agradeço imensamente

    luciana

    1. Olá, Luciana! Abril não é uma boa época para ir às ilhas gregas. Por isso, tente fazer o máximo da Turquia. Comece por Atenas e termine em Istambul, que é bem mais interessante como cidade.

      Leia sobre a Turquia a partir daqui:
      http://www.viajenaviagem.com/category/turquia

  12. Acabamos de retornar da Grecia, e estou passando por aqui para deixar uma incrível dica para quem está indo para a Grecia.

    Antes de partir, aqui do Brasil fiz contato com uma guia para nos acompanhar em Atenas, a Fantastica NINA ROMANOU – telefones 00 xx (30) 693 7032 144 – 00 xx (30) 210 9834 469 – 00 xx (30) 210 9816 116. Na verdade, ela é mais do que uma simples guia, é uma fantástica e excelente professora de história e mitologia grega. Além disso, uma pessoa extremamente simpática e atenciosa.

    Ela nos ligou no Brasil umas 3 vezes antes de partirmos para a Grécia para dar dicas sobre o roteiro, pois além de Atenas, também passamos por Thessaloniki, Meteora, Delfi,Nafpaktos, Olimpia, Mystras, Sparta, Epidauros, Nafplion, Mycenas, Corintho e Cape Sounion.

    Alem disso, quando chegamos no hotel em Thessaloniki, que era nosso ponto de partida no continenente grego, havia um envelope que ela nos enviou pelo correio com mapas, caminhos rodoviários que deveriamos seguir e dicas de lugares a serem visitados, bem com precos e horários de funcionamento. Tinham 4 folhas escritas a mão por ela com dicas preciosas.

    Havíamos contratado ela apenas para nos acompanhar em Atenas, mas ela chegou a este cúmulo de atenção e carinho conosco. Alem disso, anotou todos os hotéis que haviamos reservado na Grécia e todo dia a noite nos ligava para saber se tudo havia dado certo, além de nos dar dicas para o próximo dia. Isso tambem nos deu uma impagável segurança.

    A Nina Romanou realmente foi uma das pérolas desta viagem. Ela é brasileira, filha de gregos que esta na Grécia ha 19 anos.

    1. Ola Niedja, tudo bem?

      Me interessei bastante pelo contato desta Nina. Ela possui email? Como posso agendar com ela? Obrigada!

      1. Fui a Atenas em 2012 e contratei a Nina como guia turística. Foi muito interessante conhecer as atrações acompanhada de uma guia para focar as questões históricas.

        Contactei a Nina através dos telefones informados pela Niedja via skype. Ela não me informou nenhum email para contato.
        Seguem novamente os telefones:

        NINA ROMANOU –
        00 xx (30) 693 7032 144
        00 xx (30) 210 9834 469
        00 xx (30) 210 9816 116

        Como disse, contactei a Nina e fiquei extremamente satisfeita com seu trabalho e sua dedicação e apoio ao turista é incrível. Peguei uma greve geral em Atenas no dia do meu voo para Santorini e ela me ajudou imensamente com as notícias atualizadas e sobre a situação dos voos naquele dia.

        Mas pesquisando, encontrei esse contatos com guias em português também, mas não utilizei os serviços e não posso opinar sobre eles.

        Starlite Travel
        2, Vourvachi Street & 21, Syngrou Avenue 11743 MAKRYGIANNI , ATHENS , GREECE
        Tel.: +30 210 9215080
        Fax: +30 210 9215720
        E-mail: starlite@starlite.ondsl.gr
        Contato: Fale diretamente em português com o Miguel Myriantheus (email: mmyrianthis@starlite.ondsl.gr)

        —-

        Andys Tour (http://www.andystours.gr/)
        89. Kalirois Street, 117 45 Athens, Greece
        Tel: 00 30 210 9229511
        Email: andys@andystours.gr
        Contato: Fale diretamente em português com a Vera Moudaki(vera@andystours.gr) ou em espanhol com a Silvia Villamayor (silvia@andystours.gr)

    2. Ela tem email?
      Tina

  13. Pessoal, me caso no início de novembro e estava querendo conhecer as ilhas gregas na minha lua de mel. Alguém sabe me informar o clima de lá nessa é´poca do ano??

    1. Olá, Simony! Vai-se às ilhas gregas entre fim de maio e iniciozinho de outubro. Depois é frio e chuva.

  14. Olá, estou tentando acessar o blog da Emília, mas parece ser privado…

  15. Cristina, tenta acessar nesse endereço: http://www.aturistaacidental.com.br/

  16. Bóía e viajantes
    Esticarei minha viagem de Portugal até a Grécia.
    Tenho parentes com hospedagem garatida em Mykonos e Atenas.
    ALgumas dúvidas:
    1- Qual a melhor forma de ir de Portugal até Atenas? Avião?Trem?
    2-QUais as cidades imperdíveis e quantos dias no total preciso ficar na Grecia?
    Muito obrigada! Sem vcs seria impossivel planejar sozinha!

    1. Olá, Fernanda! Vá de avião, senão são quase três dias de viagem, contando com a travessia marítima entre a Itália e a Grécia.

      Fique 4 dias em Atenas, escolha as ilhas que mais te apetecerem, no mínimo dois dias em cada ilha, idealmente 3 a 4. Vá entre meados de maio e final de setembro.

  17. Valeu Bóis!

  18. Oh experientes viajantes!
    Tenho parentes em Atenas e Mykonos, o que facilita meus planos de ir pra lá.
    Porém vou em MARÇO, mês frio…
    É pecado mortal não conhecer as ilhas nesta primeira viagem pra Grecia?
    Sendo um passeio friorento e sem praia, quais as cidades recomendadas para 8 dias?
    Grata com qualquer resposta (tadinha da Bóia, todo dia tô aqui!)

    1. Olá, Fernanda! Você vai pegar as ilhas com tempo feio, sem nenhuma possibilidade de aproveitar o mar. Vai valer apenas para ver seus parentes e observar a vida real das ilhas. Mas para turismo não é aconselhável.

  19. Pois é Bóia! To pensando em dessa vez fazer o chamado passeio “Grécia Continental” mesmo!
    Obrigadinha

  20. Bóia, eu queria ir para Atenas e as ilhas na minha lua de mel e vai ser metade de Outubro, eu já vi que todo mundo aconselha ir até Setembro, mas é muito frio nesse época?
    Outra coisa que estou tentando pesquisar e não acho informação é se nessa época os ferrys estão funcionando. Como está com atecedêndcia, os sites que vendem passagem não mostram essa informação..

    1. Olá, Regi! Outubro não é bom para ir às ilhas, estará chuvoso. Vá entre meados de maio e setembro.

  21. Olá! Estou indo para a Grecia na minha lua de mel em julho. Comprei todas as passagens aéreas e hoteis. Mas não sei como fazer para comprar os tickets para o trajeto Mykonos-Santorini por ferrys. Pela internet não consigo comprar. É muito cedo? Consigo comprar na hora ou é arriscado?
    Obrigada

    1. Olá, Livia! Provavelmente é muito cedo.

  22. Olá Bóias e Trips!

    Estou há dias pesquisando sobre Grecia e Italia, mas nao consigo ter certeza se estou na direcao certa.

    Farei uma viagem de 25 dias por Italia (7 dias – Roma + Florença) + Grecia (10 dias, sendo 3 em Atenas + ilhas) + França (7 dias em Paris e arredores). Estou fechando a compra da passagem e ainda estou com muitas duvidas na logistica.

    A principio a parte aéra ficou assimÇ RIO-ROMA-ATHENAS-PARIS-RIO

    Faz sentido?

    1. Olá, Daniela! A logística está certa, sim.

      1. Ufa !!! Obrigada!
        Imagina pagar a passagem e so depois descobrir que o roteiro ta errado? Meu dinheirinho agradece, rs

        1. Daniela, tbm quero fazer esse roteiro, estou comecando a planejar a viagem agora, mas só vou ano que vem, pois tenho um bebê! Planejamento nunca é demais! Se vc pudesse me passar um pouco da sua experiência desse planejamento ou até mesmo da viagem em si, qualquer dica é válida! Te agradeco muito!! obrigada!

  23. Oi pessoal.

    Vou para a Grécia dias 30 de maio até 6 de junho. Vou ficar 30 e 31 em Atenas e depois aprto para as ilhas. Vi algumas opções de locomoção mas achei bem mais em conta usar os hidrofólios rápidos (site: http://www.directferries.co.uk). Meu interesse maior é Milos, Santorini e Mykonos (talvez com a Hellenic ferry). Minha dúvida é se os planos de dias que tenho, que são pouco, daria para fazer isso:
    30/05 a 01/06 Atenas
    01 e 02/06 Milos
    02 a 04/06 Santorini
    04 a 05/06 Mykonons.
    De acordo com o as tabelas dos ferries rápidos sim. Mas não sei se seria pouco tempo em Mykonos e Milos…
    E também gostaria de saber se é confiável a tabela dos ferries.

    Obrigada!

    1. Olá, Renata! Pense que cada dia de deslocamento será um dia mais ou menos perdido, devido aos procedimentos de check-out, check-in e aos horários dos ferries. O melhor seria reduzir o número de ilhas para duas, para ficar pelo menos 3 noites em cada uma.

  24. Irei para as Ilhas Gregas em agosto desse ano e o trecho entre Santorini e Mykonos farei de barco, em razão do melhor preço comparado a passagem aérea. Estou tentando comprar pela internet, na Sea Jets, mas após colocar meus dados de contato e os dados do cartão de crédito, aparece uma mensagem de erro informando que não é permitida a transação “a titular”. Fiquei em dúvida acerca da possibilidade de comprar daqui do Brasil. Alguém já comprou passagens de barco online nessa companhia? Alguém tem alguma outra companhia para indicar? Quanto aos trechos de Atenas para Santorini e, após, de Mykonos para Atenas ficaram com melhor preço através da companhia aérea Aegean.

    1. Olá, Maira! Compartilhamos sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    2. Oi Maira,
      Fiz o trecho inverso (Mykonos x Santorini) ano passado em setembro via ferry. Fiz a compra no site da Hellenic Seaways (www.hellenicseaways.gr). Fiz a compra aqui do Brasil com cartão de crédito internacional e não tive nenhum problema. Não sei se a diferença de preços e horários é grande, mas caso não consiga no Sea Jets tente nesse. Os vôos da Aegean para as ilhas são bem tranquilos. Como você vai na alta temporada, quando for voltar para Atenas, tente chegar no aeroporto um pouco antes do horário indicado, pois os aeroportos são pequenos e ficam lotados. Você fará o check-in e despacho de malas com mais tranquilidade.

    3. Maira,

      Quando estive na Grécia tive um problema semelhante.
      Às vezes a sequencia de ilhas x datas não libera a compra. Dependendo da sua disponibilidade, tente inverter a sequencia de ilhas,ou como bem apontado pelo André, altere para a Hellenic Seaways. Eu mesmo acabei indo por uma e voltando pela outra por conta disso.
      Meus pais acabaram de sair da Grécia e fizeram tudo de avião, parece que foi bem tranquilo e os preços não são tão mais altos dependendo da época do ano. Talvez no seu caso (agosto) saia mais caro sim.

  25. Maira quando eu fui a Grécia usei este aqui http://www.hellenicseaways.gr/?a_id=209
    mas eu fiz o booking por lá mesmo. Talvez ainda não esteja aberto para o booking por que vc so vai em Agosto.

  26. Vou para Istambul em Setembro, pretendo ficar 5 dias e depois conhecer as Ilhas Gregas,comecei a planejar minha viagem pensando em fazer um cruzeiro para conhecer as ilhas, mas não estou certa se esta é a melhor opção, acho que vou perder tempo e não vou conhecer direito. Gostaria de saber quais são as ilhas imperdíveis e como me locomover se a minha opção não for um cruzeiro.

    1. Olá, Úrsula! De Istambul para as ilhas gregas mais famosas você teria que ir primeiro a Atenas, para então voar a Mikonos ou Santorini ou outra ilha.

      Na Turquia você teria que voar até Marmaris e pegar um ferry a Rodes, ou ir a Bodrum e pegar a lancha para Kos.

      1. Obrigada pela dica, já comecei a me situar se for fazer de avião e ferry. O que acha da opção de fazer de navios? Vi alguns que saem de Istambul como o Seabourn que são navios menores, mas a minha maior dúvida é se vai dar para curtir a viagem ou vai ser melhor por não ter que ficar fazendo e refazendo malas.

        1. Olá, Úrsula! Cruzeiros satisfazem os que querem apenas uma visão superficial de várias ilhas. Caso você queira aproveitar a vida noturna e tudo o que o lugar oferece, escolha uma ilha apenas e fique nela 3 ou 4 dias.

  27. Obrigada!!!É a conclusão que cheguei, nunca fui fã de cruzeiros, mas sempre liguei Ilhas Gregas a cruzeiros, quando comecei a pesquisar sobre esta viagem que vou fazer fui vendo os roteiros dos navios e pesquisando os locais, realmente acho melhor fazer menos ilhas e explorar mais. Vou seguir sua dica.

  28. Boia, estou planejando as minhas ferias em setembro. O roteiro que pensei e Atenas (2 noites), Mikonos (3 noites), Santorini (3 noites), Capadocia (2 noites) e Istambul (5 noites). Vc acha que este roteiro nesta ordem esta legal?. Qual a sugestao de locomacao entre os locais?

    1. Olá, Neyde! Pense em três dias para a Capadócia, o primeiro vai ser perdido em deslocamento. Elimine uma ilha. Aumente um dia em Istambul e divida a estada em duas, uma vindo de Atenas e a segunda voltando da Capadócia.

      1. A sugestão da Boia é muito, mas vou dar opinião em cima da minha experiência. Eu e minha namorada fizemos exatamente essas 5 cidades quase na mesma ordem e na mesma duração. Gostamos e curtimos bastante, apenas inverteria a ordem dos países. Fizemos a Grécia 1º e depois a Turquia. Nas Ilhas curtimos muito as praias, passear a noite e jantar mais tarde. E na Turquia como havia muitos locais interessantes para visitar andamos bastante. Por isso sugiro a começar pela Turquia, primeiro você anda bastante, vê os templos, mesquitas, museus e depois, se for o seu objetivo você curte as praias e descansa do primeiro trecho da viagem.

        1. Olá, André! Boa :D

  29. Olá, Bóia, estou comecando a planejar uma viagem com minha mãe e minha filha, para junho do ano que vem (2014). Já comecei agora, pois a minha filha vai ter nessa época 1 ano e 8 meses, mas é muito esperta! Gostaríamos de ir para a Grécia e ilhas gregas, Franca e Itália… fico ainda na dúvida pela idade dela! O que me aconselha em fazer, gostaríamos de ficar no máximo 20 dias, sei que tenho que enxugar o máximo o roteiro, ainda mais indo com uma crianca! Me ajude, obrigada!

    1. Olá, Ana Carolina! Com bebê, planeje uma viagem lenta, com 4 a 5 dias em cada escala. Quem vai ditar o ritmo é o bebê.

      1. Obrigada Bóia, vou tentar enxugar ao máximo o roteiro para fazer as coisas sem pressa! Outras dúvidas que tinha foram esclarecidas em outros comentários! Obrigada a todos!!

  30. Olá, passarei somente 3 dias em Atenas e gostaria de visitar somente uma ilha pq eu vou em janeiro.
    A pergunta é: Quanto tempo de ferry a Mikonos?
    E quanto tempo de ferry de Atenas até Santorini?
    Qual das duas consigo eu aproveitaria melhor para passar 1 dia mesmo sendo no inverno?
    Obrigada.

    Ivy

    1. Olá, Ivy! Desencane de ir às ilhas no inverno, você vai perder seu tempo e seu dinheiro. Pouca coisa estará funcionando, o tempo estará chuvoso e sombrio, você não voltará com as fotos esperava encontrar.

  31. Ola!
    Suas dicas sao muito pertinentes.
    Embarco em setembro pra Atenas. Sigo para Corinto, Mikonos e Santorine. 11 dias de viagem. E um pacote da Abreu Tur. Conhece essa agencia?
    Acha q sera uma boa viajar com agencia ou e melhor sozinha?
    Obrigada!

    1. Olá, Claudia! Não temos relatos de leitores sobre a Abreu Tur. Leia aqui sobre viajar com pacote, excursão ou por conta própria: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/o-que-e-melhor-pacote-excursao-ou-conta-propria/

  32. Olá bóia, pode me aconselhar? Tenho 14 dias de ferias (excluindo o deslocamento) na primeira quinzena de setembro/13 e vou primeiro à Espanha, depois Grecia. Vou com minha irma, e pensamos em ir primeiro à Espanha – 3 dias em Barcelona, 4 em Madri. Depois queremos visitar Atenas e 1 ou 2 ilhas, com prioridade para as ilhas. Qual a sua recomendação de trajeto e ilhas para visitarmos? Obrigada e parabéns pelo site, nunca viajo sem passar por aqui!

    1. Olá, Andreia! É melhor ir direto à Grécia; quanto mais tarde no mês, mais próximo da estação chuvosa. Não fique menos de 3 dias em nenhuma ilha; separe dois ou três dias para Atenas. Escolha: ou Atenas + 1 ilha + Barcelona + Madri ou Atenas + 2 ilhas + Barcelona ou Madri.

      Veja como como comprar passagens multidestinos:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

  33. valeu, Bóia, obrigada!

  34. ´Bom dia Bóia.

    Precisaria de uma orientação sua. Veja, tenho 30 dias de férias e, estou pretendendo fazer um tour pela Europa em Setembro/2013, ou 2a quinzena de Set e 1a quinzena de outubro, pois, daria pra conhecer os lugares que indicados na ordem em 30 dias: Grécia(Atenas2) – Mikonnos(3) – Satorini(3)) – Itália(Roma(3) – Florença(2) – Veneza(2)) – Espanha(Madrid(2)- Barcelona(2)) – França(Paris(4) – Inglaterra(Londres(2)) – Bélgica(Bruxelas(1) – Holanda(Amsterdam(2)).

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Grato.

    Ivanildo

    1. Olá, Ivanildo! Está um pouco corrido o seu roteiro. Você vai precisar estabelecer prioridades. Leia: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

      Veja também: http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

  35. Oi,
    os links para o blog não pude acessar por ser um blog privado e só pode acessar quem tem o convite para isso.

    Mas se alguém que conhece bem as ilhas puder me responder, já agradeço: com uma semana na Grécia o que eu DEVERIA mesmo ver?
    É tanta coisa linda que uma semana é pouco tempo…

    1. Olá, Laísa! Não temos conteúdo próprio sobre Grécia. Vá a Atenas e nunca passe menos de 3 dias em nenhuma ilha.