Escondidinhos de Natal

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina – e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana – experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal —  já no município de Parnamirim — reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito – e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga – um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte – entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas — nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

225 comentários

Riq,
Na minha humilde opinião, Natal é a capital do Nordeste em se tratando de turismo, tudo bem que Salvador é uma estrela que Recife é um coral e que Fortaleza é uma sereia, mas Salvador é capital mais suja do Brasil, e tirando aqueles que trabalham no receptivo, os nativos (claro com exessões) tratam muito mau o turista. Recife é uma metropole, violência e caos no transito dão uma sensação meio carioca, uma ótima cidade pra se fazer negócios mas pra turistar prefiro outras capitais como a própria Fortaleza que não deixa a desejar em nada se comparada a Natal que também tem seus problemas como o alto indice de prostituição, mas o diferencial de Natal é seu povo, sempre muito atenciosos e dedicados, nunca fui tão bem assistido em uma cidade como em Natal, o capital humano da cidade a credencia como uma das melhores cidades para se visitar do Brasil, não é a toa que o turismo cresce a proporções Chinesas por lá.

Olá, estou indo conhecer Natal no mês de junho, gostaria de me hospedar no vip flat, achei o hotel bacana pela internet, mas não sei se é um bom lugar, sou do RS, tenho medo de sair de tão longe e não valer a pena, não pelos passeios é claro, mas pelo hotel, pois já li cada coisa, que estou com o pé atras, ah aceito sugestões.

    Faz a linha moderninha. No mesmo gênero também tem o Araçá e o Marítima, que são um pouquinho mais agradáveis.

Riq, vi um post antigo (acho que da época do Freires) sobre uma passagem sua por Barra de Camaratuba, será que é um local que vale a pena passar? A pousadinha q vc descreve (e eu achei muito charmosinha)hj se chama Aldeia de Camaratuba, mas parece que mudou de dono, vc tem alguma informação? Alguém já esteve por lá? Grata!

Riq e trips, estou indo para Natal em maio e, apesar de ser de lá, moro há alguns anos em outra cidade e posso dizer que não conheço São Miguel do Gostoso. Vocês recomendam alguma pousada de charme (estilo Rota Ecológica) por lá, ou não recomendam a praia? Como não achei o post específico resolvi colocar a pergunta aqui. Obrigada! Beijos

Riq e Trip, estou indo para Pipa, onde fico alguns dias e de lá parto para Natal. Gostaria de saber se neste trecho, entre Pipa e Natal, há praias ou locais interessantes que valham a visita ou até mesmo uma parada. Também gostaria de saber se alguém possui informações sobre os dois locais nos quais pretendo me hospedar: Pousada Thalassa (Pipa) e Mirador Flat (Ponta Negra – Natal)
Grata!

Gisele, o mar em frente a qualquer hotel da Via Costeira é agitadinho. Não é muito clarinho por causa das ondas. Quente,sim!

Olá Ricardo. Pretendo ir a Natal em abril. Acho que ficarei no hotel Natal dunnas. Você tem alguma informação a respeito, é um bom hotel? Gostaria de saber também se chove muito neste período ou não, pois ouvi dizer que abril começam as chuvas. Gostaria também de algumas dicas de baladas noturnas em Natal.

Obrigada.

Martha.

    Nunca visitei. Fica na quadra de trás de Ponta Negra. A época seca no litoral leste do Nordeste vai de setembro a março; fora deste período, se chover não dá pra reclamar. A balada em Natal fica no Alto de Ponta Negra. O bar do albergue Lua Cheia é um point seguro; informe-se sobre quais são os lugares onde mulheres sozinhas não são confundidas com profissionais.

Oi, Ricardo!
Tbem estou um pouco assustada com os comentários sobre Ponta Negra… qdo estive lá, em 2003, não vi nada disso do que li aqui, deve ter mudado muito de lá pra cá!
Enfim: vou voltar pra lá em fevereiro, e queria muito que vc me dissesse se conhece, e o que acha do Rifóles e do Visual Praia. Qual deles fica nesse parte melhor de Ponta Negra?
Obrigada!!! Abraços, Karla.

    O Visual está num ponto mais conveniente, no trecho do calçadão sem rua na frente. O Rifóles já está fora do calçadão, na direção da Via Costeira.

Ricardo
Estou indo pela 1º vez a Natal e estou com algumas dúvidas , vou me hospedar no hotel Parque da Costeira , porém fui informada que a praia é imprópria para banho .
Devo mudar de hotel ?

    Acho que “imprópria” não é o termo, Regiane. A praia da Via Costeira inteira não é boa para o banho. Alguns trechos têm pedras, outros têm mar revolto, não convidativo.

    A opção de ir para a Via Costeira é para aproveitar os hotelões tipo resort. O Parque da Costeira é do time intermediário, por isso os preços camaradas. Os mais confortáveis são o Pestana, o Serhs e o Ocean Palace.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito