Uma semana na Serra Gaúcha, por Carla Portilho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Itaimbezinho
[Itaimbezinho]

Alvíssaras! Eu não tinha percebido que a nossa Carla Portilho, depois de pôr o ponto final em sua tese, já estava de volta à blogagem. Dei uma entradinha agora no Idas & Vindas e descobri essa excelente série de três posts dando o caminho das pedras para quem quer aproveitar a Serra Gaúcha como um todo -- e que já está no ar desde julho eekops:  Carla começa pela região vinícola -- e italiana -- de Bento Gonçalves, então passa à zona alemã (Gramado e arredores) e termina com uma incursão pela área, digamos, ecovisual: os cânions. A bookmarcar! Bem-vinda de volta, Carlitcha!

Parte I: Vale dos Vinhedos

Parte II: Gramado, Canela, Nova Petrópolis

Parte III: Aparados da Serra

120 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Giovana
GiovanaPermalink

Pessoal,

Surgiu uma viagem de ultima hora para conhecer o Sul, mas não consegui hospedagem em Gramado, tooodos os hotéis e pousadas estão lotados encabei conseguindo uma pousada em São Francisco de Paula. Pelo que li em outros sites, não fica tão longe assim de Gramado. Mas gostaria de saber seé viável não alugar carro? Pergunto pois já vi muitos comentarios sobre a dificuldade de estacionar, como também vi que existem linhas de onibus e vans.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giovana! A Citral tem cinco horários por dia entre as cidades.

São Francisco de Paula-Gramado: 6h40, 9h30, 13h, 15h10 e 18h. Para voltar, o último ônibus é às 19h15. A viagem leva 1h05.

Nossa dica: não torne sua vida mais complicada. Alugue um carro, vai ser menos difícil conseguir estacionar do que se programar para fazer todos os dias esse trajeto de ônibus comum...

Ivana
IvanaPermalink

Acabei de comprar meus ingressos para o Natal Luz pela internet, mas não vi a opção para a "Arca de Noel". Será que esse espetáculo não vai ser apresentado esse ano?

andrea
andreaPermalink

Estive no natal em gramado em dez/2010 e fiquei na POUSADA DAS ÁGUIAS em Canela, alugamos um carro no aeroporto de Porto Alegre e de lá fomos curtindo a estrada lindíssima até Gramado, uma duas ou 3 hs de viagem. Após o natal viajamos até Floripa e voltamos a tempo de pegar o Ano Novo daí ficamos no HOTEL PEQUENINO em Canela também. Os preços estavam ótimos acho que 150,00 a 250,00. Não perca este natal em Gramado por bada no mundo vc verá que vale muito a pena. Este ano só não irei p/ lá de novo pq resolvemos conhecer Buenos Aires no Natal! Feliz Natal p/ vc e sua família!

Marina Maria
Marina MariaPermalink

Olá pessoal! Estou pensando em ir para a Serra Gaúcha (Gramado, Canela e Bento Gonçalves com um tour pelos vinhedos) em maio e ando lendo sobre esse roteiro - aqui e em outros blogs. Uma coisa, no entanto, eu ainda não consegui resolver: é realmente indispensável alugar um carro para essa viagem? Não li em nenhum post uma outra opção, tipo ônibus de linha ou táxi que ligue essas cidades. Também fiquei sem entender se dá para circular dentro de cada cidade sem carro, incluindo sair à noite. O carro vale mais a pena mesmo? Alguém pode me dar uma luz? Obrigada e um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Um carro dará a você a mobilidade e a liberdade de fazer todos os passeios que quiser no seu ritmo.

Sem carro, sua melhor alternativa serão os passeios organizados oferecidos por agências locais. No seu hotel você encontrará todos os contatos.

malu farrenberg
malu farrenbergPermalink

Oi pra todos.Vamos ao parque da Serra Geral no carnaval(17 a 21).Pretendemos alugar 1 carro em Porto alegre e nos hospedar numa pousada Refugio Pedra Afiada que fica dentro do canion Malacara.Alguém conhece?? Sugestões de passeios ?? há alguma vinicola por perto que valha a pena conhecer?? já anotei todas as sugestões da Carla.O que dá p/ fazer sem guias ou grupos??como sempre as dicas do viajenaviagem são otimas.abraços

maria rita
maria ritaPermalink

Olá. Desculpe se já foi discutido, mas não encontro quais são as possibilidades de transfer Porto Alegre-Gramado. Há agências locais que fazem o trajeto?
Obrigada, Maria Rita

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Rita! Dá para ir de táxi ou então pegar um ônibus na rodoviária.

Leia mais:

http://www.viajenaviagem.com/2009/08/uma-semana-na-serra-gaucha-por-carla-portilho/comment-page-1/#comment-154902

Luciane Aquino
Luciane AquinoPermalink

Oi.
Dá também para pegar o ônibus no aeroporto:
http://www.citral.tur.br/aeroporto.php

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Estou quase terminando de escrever sobre minha experiência em Gramado. Aqui vocês encontram minha opinião sobre alguns passeios:
http://entreviagens.wordpress.com/2012/06/16/gramado-2012-passeios/
Obrigada pela atenção! Se puderem, dê suas opiniões!

José Maria
José MariaPermalink

Estive no roteiro Gramado - Canela e região em 2008. Naquela época, um guia me falou que estavam construindo uma estrada que diminuía a distância entre a Serra Gaúcha e a Serra catarinense em mais de 200 km.
Esta informação é verdadeira ? Se sim, ela está pronta ? Onde inicia e onde termina ?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José Maria! É provável que estivessem falando da duplicação da BR 101 no sul. Ainda não está totalmente concluída. Na serra não há estradas novas.

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Jose Maria

Acho que a estrada que você esta se referindo pode ser também a Rota do Sol (RS 486) , que estava sendo construída nesta época. Ela liga o litoral (Capão da Canoa) e Cambara do Sul na Serra Gaúcha. Para quem estiver na Serra Catarinense faz diferença apenas dependendo de onde vc estiver.. Mas para quem estiver no litoral depois que a BR. 101 estiver totalmente duplicada será certamente uma alternativa muito mais rápida e curta para chegar em Gramado

Gleici
GleiciPermalink

Oi, Pessoal! Não lembro quem indicou o Cambará Eco Hotel (1km do centro), em Camabará do Sul - RS... só digo uma coisa... foi a melhor dica que eu poderia ter lido. Acabei de chegar de lá ! Aquele negócio de tomar banho fora do quarto (Parador) não estava me agradando, foi quando li aqui sobre o Eco... foi incrível e o preço muito melhor... Abraços.

Ilca
IlcaPermalink

Pousada novinha em folha próximo aos cânios:
https://www.facebook.com/aracemapousada
Foi inaugurada agora em julho, por isso o site ainda não está em pleno funcionamento, mas no face tem as fotos.

Marcello Pignataro
Marcello PignataroPermalink

Irei ficar os dias 29, 30 e 31 de Dezembro em Gramado, não estou contando os dias de chegada (2cool e saída (1). Aluguei um carro e estou hospedado a primeira noite no Petit Casa da Montanha e as outras 3 no Hotel Sky. Vocês acham que consigo incluir visita ao Vale dos Vinhedos? Gostaria de conhecer as vinículas Casa Valduga e Miolo... será que fica muito puxado? Obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Vinícola é com "o"!

Bento Gonçalves fica um pouco longe. Você irá na semana do Réveillon e ficará apenas 3 dias. Concentre-se entre Gramado e Canela.

Daniela Vieira Alves
Daniela Vieira AlvesPermalink

Olá pessoal.
Sou de Santa Catarina e estarei visitando a Serra Gaucha em abril, gostaria de saber como são as estradas de acesso à Cambará do Sul... São todas pavimentadas? Irei de carro e ficarei em torno de sete dias na região, mas não tenho muitas informações sobre os tipos de estradas que encontrarei... Se puderem me dar umas dicas agradeço.

Obrigada

Daniela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! São pavimentadas, sim.

Taís Lima
Taís LimaPermalink

Olá a todos! Estou pensando em conhecer Gramado e a região da Serra Gaúcha em dezembro, mas o que me deixa em dúvida é o clima nessa época. Vivo no Rio de Janeiro e tudo que eu quero é pegar um friozinho. Penso que, sendo região serrana, sempre é fresquinho e à noite dá pra rolar um casaco. Estou certa ou não é bem assim? Não terei como fazer essa viagem no inverno, que seria o ideal na minha opinião. Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Taís! Faz calor no sul do Brasil no verão, e Gramado não é tão alto assim (800 metros). Dá para passar bastante calor por lá em dezembro. Para pegar frio, vá entre maio e setembro.

Milena Rodrigues
Milena RodriguesPermalink

Olá pessoal!! Por aqui de novo, em busca de socorro - como sempre! Então... A dúvida da vez é a seguinte: Um roteiro de 8 dias para uma família (casal + avó + 2 crianças - 6 e 8 anos). Primeira vez no RS. O que priorizar além de Gramado e Canela? Gostaria de conhecer o vale dos vinhedos e Aparados da Serra... Mas será que dá tempo??? Dá para fazer a base em Gramado ou Canela e visitar o vale? Dá para fazer base em outra cidade próxima onde os preços não sejam tão ALTOOOSSS como os de Gramado em julho? Qual cidade? Opiniões, pitacos e ajuda!! Please!! Obrigadíssima - outra vez!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Nova Petrópolis, a 35 km (40 minutos de viagem segundo o Google Maps), e São Francisco de Paula (44 km, 1 hora de viagem) são opções a Gramado e Canela. Caxias do Sul, a 70 km (1h15 de viagem) tem Ibis e hotelaria business, que não varia de preço ao longo do ano. Mas qualquer uma dessas opções vai fazer a sua família curtir Gramado em esquema de bate-voltas. Os Aparados da Serra estão a 144 km (pelo menos 2 horas de viagem); o ideal é pernoitar em Cambará do Sul. Lembre-se que em julho os dias são curtos no Rio Grande do Sul: amanhece depois das 7h, e o lusco-fusco acontece antes das 17h. O ideal é cacifar Gramado, mesmo. De repente, fique três noites em Gramado ou Canela, duas em Caxias ou Bento para o Vale dos Vinhedos e duas em Cambará para os Aparados (em Bento e em Cambará, a primeira noite é só para "chegar"; faça o passeio no segundo dia).

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/06/hoteis-em-gramado-os-relatos-dos-leitores/

http://www.viajenaviagem.com/2012/11/roteiro-gramado-serra-gaucha-40-dicas/

alice
alicePermalink

Estou indo para Gramado na primeira semana de maio. Gostaria de saber se alguém pode indicar uma locadora de carro barata em Porto Alegre. Irei ficar hospedada na Estalagem Coração da Mata, alguém tem algum comentário sobre esse hotel? Como é o clima em Gramado no mês de maio?
obrigada
Alice

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alice!

Leia dicas de Gramado aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/11/roteiro-gramado-serra-gaucha-40-dicas/