Uma semana na Serra Gaúcha, por Carla Portilho

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Itaimbezinho
Itaimbezinho

Alvíssaras! Eu não tinha percebido que a nossa Carla Portilho, depois de pôr o ponto final em sua tese, já estava de volta à blogagem. Dei uma entradinha agora no Idas & Vindas e descobri essa excelente série de três posts dando o caminho das pedras para quem quer aproveitar a Serra Gaúcha como um todo -- e que já está no ar desde julho!  Carla começa pela região vinícola -- e italiana -- de Bento Gonçalves, então passa à zona alemã (Gramado e arredores) e termina com uma incursão pela área, digamos, ecovisual: os cânions. A bookmarcar! Bem-vinda de volta, Carlitcha!

Vai por ela:

Leia mais:

120 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carla
CarlaPermalink

Hahaha... Entrei aqui agora e achei até que tinha errado de blog... lol

Arthur
ArthurPermalink

Não errou não, Carla... está no lugar certo, no post certo! wink

Patsy
PatsyPermalink

ah ha! eu já estava acompanhando a Carlinha.... muito bom mesmo!!

blog do giva
blog do givaPermalink

Legal

Karine Shibata
Karine ShibataPermalink

Oi Gente, adorei as dicas que li aqui. Vou com meu marido passar o Carnaval em Gramado e Canela. Estamos querendo passar um dia em Bento Gonçalves e conhecer algumas vinícolas (e nesse ponto as dicas foram ótimas)... Vamos ficar baseados em Gramado. Não vi nenhum comentário nesse sentido, mas alguém já tentou alugar moto ou scooter lá? É possível? Vale a pena? Se alguém souber e puder responder agradeço, vamos nessa sexta já... Valeu!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se ninguém responder, Karine, contate a pousada ou hotel onde vocês vão ficar. O pessoal da recepção sempre tem contatos para todos os serviços disponíveis na região.

Sylvia
SylviaPermalink

Karine , não aconselho moto ou scooter .
O calor é poderoso nesta época , acho as estradas perigosas ;alugue um carro , e saiba que estacionar em Gramado é
tão complicado quando no centrinho de Buzios wink

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Karine

Moto, ou scooter não sei, mas quanto a carro, há varias locadoras locais, e são bem em conta.

Karine Shibata
Karine ShibataPermalink

Obrigada pelas dicas até agora. Acho que vou seguir a opinião de vocês e partir para aluguel de um carro.

Karine Shibata
Karine ShibataPermalink

Mulheres, preciso de mais uma dica que só vcs vão me entender. Que tipo de roupa devo levar para Gramado/Canela? Será que vcs podem me dar umas dicas nesse sentido? Rapazes, sintam-se à vontade para indicar as roupas masculinas, se quiserem, aproveito as dicas para o meu marido.... rsrsrsrrs

Haydee
HaydeePermalink

Moro no Estado mais quente do pais, Tocantins e vou visitar o Rio Grande do Sul,que tipo de roupa devo levar para Gramado/Canela/Bento Gonçalves? nunca temos estação fria.

obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depende da época, Haydee. No verão faz muito calor. Nas outras traga a roupa mais quente que tiver, talvez você precise comprar roupas lá. Mas também pode passar calor de dia no outono e até mesmo no inverno, quando acontecem veranicos.

Karine Shibata
Karine ShibataPermalink

Meninas preciso de mais uma dica, que só vcs vão me entender. Que tipo de roupa devo levar para Gramado/Canela/Bento Gonçalves? Rapazes, fiquem à vontade para dar dicas das roupas masculinas, se quiserem, aproveito as dicas para o meu marido.... rsrsr

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É Brasil, Karine... vista o que você veste na sua cidade. Se for no inverno, leve roupas de frio; no verão, é tão quente quanto no Rio de Janeiro.

Dionísio
DionísioPermalink

KARINE, as dicas do Riq e da Sylvia são perfeitas.

Mas não esqueça mesmo de um agasalho leve (provavelmente nem vais usá-lo), porque sempre em algum período do verão faz um frio de uns 12 graus na serra por uns dois ou três dias seguidos. Pode ser que sejas sorteada!

Em Gramado fez bastante frio no Carnaval retrasado (experiência própria) e no anterior (contaram amigos meus que estavam lá). Era frio até para nós, gaúchos. Foi uma pequena interrupção no calor abrasador que faz na serra gaúcha no verão, que pode ou não ocorrer de novo no...carnaval! Mas este ano parece que estará chuvoso lá (dizem os meteorologistas).

Para ir a Bento, sugiro alugar um carro. Viagem tranquila e bonita e lá em Bento vocês podem conhecer várias vinícolas, além do caminho de pedra.

Claro que se a ideia for beber bastante nas degustações, aí o carro já pode ser um empecilho. Nesse caso, como diz o RIQ, o melhor é perguntar por passeios de agências no próprio hotel.

Sylvia
SylviaPermalink

Karine , tudo pode acontecer com o clima , então leve um agasalho leve pra garantir. O normal é um calor infernal .
Levem roupas normais de cidade , calçado confortável , tenis se forem fazer caminhadas .
Gramado é assim , tipo... lol Búzios wink , turistas e locais gostam de se produzir para jantar ( mas assim : casualmente ! )

Thiago
ThiagoPermalink

Preciso de ajuda por favor, li no comentódromo do site sobre o Hotel Paradador Casa da Montanha que fica em Cabará do Sul, na Serra Gaucha, liguei lá querendo saber mais detalhes e me informaram que alguma das "barracas" não tem chuveiro e vc tem que sair para a sede para tomar banho, queria saber o quanto atrapalha isso, pois irei no feriado agora em junho e acredito que vai estar muito frio. Alguém que já foi poderia me ajudar?

Obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Sylvia
SylviaPermalink

Não se preocupe com o chuveiro, Thiago .
As acomodações mais em conta ( ou menos estratosféricas ) tem vaso sanitário , e os chuveiros são como um vestiário de clube, amplos, limpos, tem armários e são confortáveis.
Quando estive lá nenhuma barraca tinha chuveiro e não me incomodei nadinha ( só aconselho a não tomar banho a noite pois a temperatura externa tende a ser muito baixa).
Adorei e recomendo sempre o Parador!

Thiago
ThiagoPermalink

Sylvia,

Obrigado........vou tentar convencer a namorada agora.

Carlos
CarlosPermalink

Estou planejando ir para o RS em Setembro, sera que ainda vai estar muito frio na regiao dos Cannyons? Alguem já se hospedou na Pousada Estalagem da Colina?
Obrigado se alguem puder me ajudar

Dionísio
DionísioPermalink

Carlos, setembro é a época em que o clima começa a temperar entre o frio e o ameno, ou seja, deverá estar mais frio do que ameno, com mais frequência.

Até pode acontecer um calor eventual, mas deves vir preparado para o frio. Em setembro não precisa mais usar luvas, gorros, mantas, mas casaco para frio e blusão de lã continuarão necessários.

A serra gaúcha é traicoeira. Em pleno verão, já peguei dias abrasadores e outros de bater queixo.

Dionísio
DionísioPermalink

Ah, mais uma dica: em Cambará, fiquei na Pousada Casa do Morro, uma fazenda que te oferece contato bem interessante com as lidas do gaúcho dos chamados Campos de Cima da Serra. os quartos são simples, mas suficientemente equipados e confortáveis, e as refeições são deliciosas.

http://www.pousadaacasadomorro.com.br/

Oscar
OscarPermalink

Carlos!
Eu não sei ao certo se ainda faz muito frio ou nao no mes de Setembro, eu fui para lá em Fevereiro e de manha fazia um pouco de frio, mas durante o dia esquentava bastante.
Eu fiquei na Estalagem da Colina e não tive o que reclamar, o café da manhã era uma delicia, o quarto era bom tambem!!
Postei esse viagem la no meu Blog:
http://mauoscar.com/2008/07/26/004-cannyons-itaimbezinho-e-fortaleza/

Dionísio
DionísioPermalink

A quem interessar possa, nossa maior commodity - o frio - já chegou: mínimas de 0 a 3 graus na serra; 6 em Porto Alegre; e 2 na Campanha (região de fronteira com o Uruguai).

Cid Alexandre
Cid AlexandrePermalink

Toda viagem minha tem uma cilada. Cair em pelo menos um “tourist trap” já está virando folclore.

A última foi em BENTO GONÇALVES. Após ler inúmeros comentários positivos na internet sobre o passeio da Maria Fumaça no vale dos Vinhedos, eu tinha certeza que este seria um programão com degustação de queijos, vinhos, passagem em locais históricos e cenários vivos de “o quatrilho” e tal. Foi o maior mico do mundo, R$60,00 numa maria fumaça lotada por 1 hora e meia onde nos foi oferecido vinho vagabundo (sem o queijo prometido, mas isso deve ter sido sorte), performances artísticas sem graça, forçadas e artificiais. A guia do vagão não falou uma palavra da geografia e história do lugar, só abria a boca para vender chaveiro e camisa. Não convenceu nem a minha avó (e olha, ela diz que até o Chaves tem alguma qualidade). Tantos lugares bons por ali e eu nessa cilada. Para se arrepender para sempre.

Lívia
LíviaPermalink

Oi...é a primeira vez que tento postar alguma coisa em um blog então espero que esteja no lugar certo...
Gosto muito de ouvir o sua viagem na bandnews!!
Estamos tentando planejar uma viagem no fim do ano (natal/ano novo) de uns 10, no max 15 dias, que agrade 3 meninas: uma de 12, outra de 23 e a terceira de 47!Gostariamos de ir pra algum lugar no exterior, mas o orçamento é restrito!Se alguem tiver alguma sugestão!!!!Será que essa viagem em familia tem solução?
Pensei em ir pra Espanha (madri-Barcelona) ficando em albergues,só que estamos preocupadas com o frio.
Por favor,alguma ideia?
Obrigada

CarlaZ
CarlaZPermalink

Riq,
acabo de voltar de Cambará do Sul e vim deixar um relato.
Essa viagem foi totalmente inventada em cima da hora! Não sabia muita coisa da região e nem deu pra pesquisar muito. Sabia que queria ir para Aparados da Serra, que tinham os cânions Fortaleza e Itaimbezinho e só...
Fiquei na Estalagem da Colina, assim como outros já relataram aqui é muito boa. Adorei meu chalé e adorei o cafe da manhã!
A cidade é bem pequena com pouquíssimas pessoas pelas ruas...alguns restaurantes, e mesmo assim só repeti um.
O Casarão é a galeteria que todos turistas vão...
Tem também umas pizzarias (fui na pizza Retrô) e para comida campeira o Galpão Costaneira. É fácil, são os restaurantes que todos recomendam.
Para conhecer os canions é preciso ir de carro ou com alguma agência. Nós estávamos de carro, o que facilitou bastante. Pelo que pesquisei nas agencias achei os preços dos passeios bem salgados.
O parque do Fortaleza é de graça e dá pra andar bastante por lá...vendo o canion de varios ângulos e fazer a trilha da pedra do segredo...
Já o parque Aparados da Serra (canion Itaimbezinho) é pago, tem estrutura mas nem tanto assim...são duas trilhas bem faceis, uma de 45 minutos e outra de 3 horas.
Mas o problema é a neblina que pode atrapalhar tudo! No primeiro dia não vi nada!
E estava chovendo todos os dias (é claro, eu sempre pego chuva em todos os lugares), então tive que ser bem aventureira! Andei de capa pra cima e pra baixo e fiz trilhas passando por rio, água na canela, muita lama...
Super recomendo! E já quero voltar wink

Christina
ChristinaPermalink

Que bom que a Carla deu as dicas acima. Vou na próxima semana para Gramado e terei apenas 1 dia para conhecer a região dos cânions. Vou ter de optar por um deles, mas qual? Alguém pode me dar uma dica: Itaimbezinho ou Fortaleza? Qual é imperdível?

CarlaZ
CarlaZPermalink

Eu não tenho um preferido não, optaria pelo tipo de passeio que quer fazer. Se quer ir Pra um parque de mais fácil acesso e trilhas marcadas, Itaimbezinho. Já o Fortaleza a estrada é pior não é parque pagando pra entrar e tal e vc pode ficar de um lado pro outro olhando o canion de vários ângulos.
A outra dica boa é ligar de manha (9:00) pra administração de cada parque pra saber da visibilidade. E escolher por aí, já que pode ter muita neblina.

Nati S.
Nati S.Permalink

Christina, como a CarlaZ disse, o Itaimbezinho é mais organizado, com trilhas marcadas, com mais estrutura, etc. O Fortaleza não tem praticamente nada, que eu me lembre a guarita do parque e só. Não tem lanchonete nem banheiros, por exemplo. E a estrada é bem mais complicada que a do Itaimbezinho. Cada canion fica em um parque nacional (Itaimbezinho no Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral), por isso os tratamentos diferentes.

Na minha opinião o Fortaleza é bem mais impressionante que o Itaimbezinho, acho que pelo seu tamanho e talvez por essa sua aparência mais "selvagem"...
Independente de qual dos dois escolher, realmente é bom se informar sobre a questão da visibilidade, porque quando fui ao Fortaleza, tive que voltar de novo depois, porque tava com muuuuita neblina, e não se via nada...

Ignes
IgnesPermalink

Preciso de ajuda. Estou viajando para Gramado no inicio de outubro com minha MAE de 83 anos. Ela anda direitinho e bem por algum tempo. Mas não é o caso de colocá-la fazendo trecking. Então, queria saber se tem condições do carro chegar perto, e quanto seria este perto, para andamos o mínimo? Claro que gostaria de ir mo mais impressionante como já foi dito sobre o crânio Fortaleza. Mais uma dúvida: quanto tempo de carro de Gramado até lá? Agradeço muito qualquer dica, e pode ser bem detalhada se quiser... Abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ignes! Só é complicado demais transitar pelo centro de Gramado no auge do Natal Luz. No início de outubro você não deve ter problemas.

O cânion da Fortaleza está a 150 km de Gramado. Mas não é tão aconselhável para ir com idosos não, Ignes.

Ignes
IgnesPermalink

Grata por decifrar meu email, Bóia. Digitei pelo celular e ele tem vida própria: troca e corta palavras... Deixarei o cânion para outro momento.

Oscar
OscarPermalink

Eu particularmente escolheria o Fortaleza, alem de gratuito (era em 2007) o canion impressiona mais pelo seu tamanho, mas como ja comentado entre em contato com a administracao do parque para saber como esta a visibilidade.. O fenomeno da viracao é bastante comum nesta epoca do ano e as vezes acontece de um estar encoberto e o outro com um baita sol...

Marisa
MarisaPermalink

Eu fui aos dois e de longe, gostei mais do Fortaleza. Mas dei sorte e peguei total visibilidade em ambos. Como a Carla falou, a estrutura no Itaimbezinho é melhor, tem passarelas, etc. Mas a experiência no Fortaleza é mais intensa! Ele é maior, no dia que fui estava um vento que nos impossibilitava de conversar, tamanho o barulho. Eu iria de olhos fechados ao Fortaleza!

Patrícia B. Maia
Patrícia B. MaiaPermalink

Concordo c/a Marisa. Gostei muito mais do Fortaleza. Se eu tivesse que escolher um seria ele. Sabia mais sobre o Itaimbezinho e talvez por isso tivesse c/ uma expectativa maior dele. Também dei sorte c/ o tempo, foram dias lindos. E o visual no Fortaleza é de tirar o fôlego.

Tiago dos Reis
Tiago dos ReisPermalink

Concordo com as meninas aí de cima.
O Fortaleza é muito mais impressionante - e selvagem - que o Itaimbezinho! Sei lá, mas a facilidade de acesso e boa estrutura desse último acabaram vulgarizando o lugar... É muita excursão que vai a partir de Gramado.
Se eu fosse vc, levava lanche na mochila e aproveitava para fazer um piquenique lá no alto, apreciando a vista e sem pressa para ir embora!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Aqui nós temos um excelente texto sobre a Serra Gaúcha: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=142&t=821

Wallace Amaro
Wallace AmaroPermalink

Boa tarde,

Estou indo a Caxias do Sul passar a semana santa, gostaria de dicas vou alugar uma carro para rodar por ali.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wallace! É só clicar nos links do texto!

Antonio
AntonioPermalink

Pessoal, muito obrigado a todos por compartilharem as suas valiosíssimas dicas.
Pretendo visitar pelo menos um dos cânions de Aparados em Janeiro, com a família. Pergunto: qual seria o melhor programa, considerando que estaremos hospedados em Gramado, e que os pais são dispostos, mas as mocinhas (10 e 15 anos) nem tanto?
E como estaremos na região por 10 dias, também apreciaria muito saber outras dicas para roteiros com as meninas -- rafting, chocolaterias e vinícolas já estão na lista.
Grato.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, Antonio!
Estive no Aparados agora no feriado de setembro pela 3ª vez e voltaria qtas vezes fosse preciso! Fui com uma filha de 10 anos e um sobrinho de 11. Como sempre, o lugar é lindo!
Aluguei um carro em Porto Alegre, fiquei hospedada no Hotel Villa Bella e dediquei um dia (sábado lindo de sol), para a caminhada que nem é tão absurda assim. Tem 2 opções, o Itaimbezinho, que é o que eu fui e recomendo p/ iniciantes, que por sua vez, tem 2 trilhas, uma de 40 minutos e outra de 3 km, plana, tranquila. E o outro canyon, que é recomendável guia.
Chegando em Cambará do Sul, procure na praça uma casa amarela de 2 andares que é a Secretaria de Turismo e pegue informações. O lanche (almoço), compra-se numa panificadora em frente ao mercado no caminho p/ a estrada de terra. Existia uma lanchonete no Parque, mas está fechada por motivos de licitação. A entrada no parque é paga e o passeio vale a pena! Um bom dia p/ queimar algumas calorias e ter contato com a natureza. Sobre o Rafting, na estrada indo p/ a Canela, vc contrata e não esqueça do Alpen Park, garantia de diversão com as "aborrecentes", andando de Trenó e fazendo arvorismo...
Boa sorte!

Neto
NetoPermalink

Uma semana entre Vale dos Vinhedos e Gramado e Canela no fim de novembro. Quantos dias em cada? Sabem me dizer se pego o início na colheita das uvas nesse período? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neto! Evite ficar menos de dois dias em qualquer destino.

A vindima acontece no verão (fevereiro/março).

Carla
CarlaPermalink

Em julho de 2005 eu fiquei 2 noites no Vale dos Vinhedos e 5 noites em Gramado. Achei pouco para o Vale e muito para Gramado... Se você for um apreciador de vinhos e estiver buscando paz e sossego, eu recomendaria dividir meio a meio a sua semana.

Uma dica: vale a pena pesquisar os horários dos restaurantes do Vale dos Vinhedos com antecedência - nem todos abrem todos os dias, e às vezes abrem um dia apenas para o almoço e no outro apenas para o jantar...

Amaro - Recife
Amaro - RecifePermalink

Eu acho que dá pra ser meio a meio. Mas não deixe de incluir Nova Petrópolis e o restaurante Colina Verde (é maravilhoso).

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Neto

Em uma semana na região eu deixaria 4 dias para o Vale das Hortências (Gramado/Canela/Nova Petropolis) e 3 dias para o Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves/Farropilha/Garibaldi. Mas isso depende muito do seu interesse por vinhos..

Para pegar a época de colheita das uvas você tem que ir em Fevereiro/ Março A última vez que estive na região foi justamente por essa época, bem no Carnaval.. Foi muito legal..

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Oi Neto,
Depende bastante do seu estilo. O Vale dos Vinhedos é um lugar super romântico e tranquilo, para quem quer paz mesmo! Já Gramado é mais agito, apesar de ter muitas opções de passeios nos arredores. Eu, particularmente, amo o Vale, já fui duas vezes e pretendo voltar! Se você curte a ideia, dê uma olhada na Pousada Don Giovanni, que fica dentro do vinhedo da família, em um charmoso casarão do início do século. Não fica no Vale propriamente dito, mas na região de Vinhos de Montanha. É bem próximo dos Caminhos de Pedra, outro passeio imperdível.
Deixa eu parar senão fico dando pitacos até sobre o que você nem perguntou...rs
A vindima acontece como a Bóia falou, entre fevereiro e março, mas você verá as uvas todas verdinhas, é lindo!

Neto
NetoPermalink

Bóia, Carla e Simone,
Obrigado pelas dicas.
Com relação ao estilo, somos apaixonados(eu e minha esposa) por vinhos. Estava pensando em ficar em uma pousada dentro de alguma vinícola. Me falaram da Casa Valduga. Essa Don Giovanni fica muito longe do Vale? Há alguma outra que valha a pena? PS: Simone, fique a vontade para dar bastante pitacos!
Em Gramado quero aproveitar para conhecer o Natal Luz. Tem alguma coisa específica dentro da programação que valha muito a pena? Assim posso tentar marcar nossa estadia em GRamado para esse dia de acordo com a programação.

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Opa Neto, q

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Opa Neto, que bom poder dar uns pitacos a mais quando a gente gosta do lugar, né?
Vou falar sobre Bento Gonçalves, porque quando fui a Gramado meu bebê tinha apenas 4 meses e fizemos apenas alguns passeios padrões.
Então, eu fui até a Casa Valduga nas duas vezes em que estivemos lá e dei uma espiada na pousada. É uma questão de gosto, mas eu gostei muito mais da Don Giovanni. As suites da Valduga são bem simples, na Don Giovanni é tudo mais personalizado. O atendimento é ótimo e os quartos misturam mobília antiga de bom gosto com coisas modernas. Passamos o Reveillon por lá e foi inesquecível. Sem contar que a propriedade é imesa e maravilhosa, tem uma piscina deliciosa, dá para passear entre as videiras, tem um mirante com vista para o Vale dos Vinhedos, enfim... Ficamos nas suites, mas eles têm uma cabana super romântica e charmosa, vale dar uma conferida. As fotos do site não fazem jus ao lugar.
Fica a uns 15 minutos de carro do Vale dos Vinhedos, da cidade de Bento e bem próximo aos Caminhos de Pedra, que você vai amar conferir, tem muita coisa por lá, entre restaurantes, passeios, é lindo! Também está próxima a cidade de Garibaldi, que tem a Vinícola Garibaldi, a Peterlongo e uma arquitetura linda.
É um passeio romântico e gastronômico, tem excelentes restaurantes a um preço que você não vai acreditar! Dentre eles: Casa Vanni e Nona Lugia(no Caminhos de Pedra), Casa Valduga (a massa deles é divina!) e o Castelo Benvenutti e Don Ziero (Vale dos Vinhedos).
Fizemos ainda a Rota das Cantinas, entre Garibaldi e o Vale dos Vinhedos, que nada (ou tudo) mais é que algumas famílias que oferecem almoço em suas propriedades. São mais ou menos 10 km de estrada de terra, mas o caminho é recompensador pelas paisagens rurais do Sul.
Bem, me empolguei mais uma vez...rs Espero ter ajudado e, se lembrar de mais alguma coisa, volto aqui!
Abraços.

Maria Helena
Maria HelenaPermalink

Oi, Neto . A prefeitura de Gramado já disponibiliza o calendário p/ os eventos de novembro. O Natal Luz, este ano, começa em 3/11 e vai até meados de janeiro : http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/component/option,com_events/Itemid,48/day,10/month,11/task,view_month/year,2011/
Se vc quiser ir em só um evento eu recomendo o Desfile de Natal. Muita gente indica o Nativitaten mas achei-o over rated, muito feérico, técnico, espichado em tempo e "perigoso" pois os fogos são acima da platéia mas lá no lago às vezes o vento ou brisa ou névoa trazem de volta as fagulhas q caem ali, na platéia... Já o desfile é de duração adequada, mega bem organizado e emocionante! Compre os ingressos antes pela internet.

Christina - Fui e voltei prá contar

Oi Neto
Acho que vai gostar de ver outras sugestões e fotos no meu blog. Vai São 2 posts - a parte 1 é sobre Gramado/Canela/Vale dos Vinhedos, e a parte 2 é sobre Cânion, São Francisco de Paula, Pousada do Engenho, Livraria Miragem e Templo Budista. Veja em http://fuievolteipracontar.blogspot.com/search/label/Serra%20Gaúcha

Achou estranho o conteúdo? Pois é, nem só de vinho e chocolate vive a Serra Gaúcha, e tem muita coisa boa e diferente para conhecer. Aproveite e boa viagem!

Lucia
LuciaPermalink

Antonio, as meninas gostam de cavalgar? Quem sabe? Fala com o Paulo Hafner( www.campofora.com.br )

Lucia
LuciaPermalink

Oi Neto, as minhas considerações são de gaúcha. Eu reservaria mais dias para Gramado, assim você poderá esticar até Cambará do Sul.Também tem o Templo Budista em Três Coroas. Quanto ao Vale dos Vinhedos, é uma estrada vicinal onde estão localizadas várias vínicolas, dois hotéis grandes e restaurantes. Procure conhecer uma vínicola menor, com vinhos mais exclusivos e uma maior. A maior do Vale é a Miolo. Gosto muito da Don Laurindo. Concordo com Simone quanto a Dom Giovani que fica em Pinto Bandeira, o local é especial, o atendimento da família é maravilhoso. No caminho entre Gramado e Bento, visite Nova Petropólis, agende um almoço no Colina Verde. Quanto a gastronomia, há maior variedade de restaurantes em Gramado/Canela. Em Bento, os restaurantes são bons mas a comida é muito parecida, eu não aguentaria quatro dias com praticamente o mesmo cardápio. Na minha opinião, não vale a pena fazer o passeio de Maria Fumaça. O trem passa por área urbana, imaginava que veria lindos vinhedos mas vi periferia. O passeio resume-se em um show musical/humorístico dentro de um trem. Não gostei! As informações sobre as vinícolas e roteiros da região estão no site da SETUR/RS http://www.turismo.rs.gov.br/portal/index.php?q=motivacao&cod=10

Quanto ao Natal Luz: virou caso de polícia!!! Perdeu por 4 para o Ministério do Turismo. 34 indiciados em Gramado e 38 em Brasília. O evento será realizado pelo Prefeitura, o site é www.natalluzdegramado.com.br. Eu só assisti o show no lago ( Nativiten) e o Desfile de Natal. São espetáculos diferentes, gostei mais do show de anos passados do que o de 2010. Ano passado só cantavam músicas natalinas, no show mais antigo havia orquesta e cantavam alguma músicas do RS. Além dos eventos maiores, há programação nas igrejas, árvore cantante na rua coberta, curta o clima natalino apreciando a decoração das lojas, iluminação etc. Em Canela,visite o Alpen Park!!! Boa Viagem!!!

Lucia
LuciaPermalink

Antônio, passeio em Gramado/Canela com filhas de 10 e 15 anos.
Díficil agradar esta idade!
Provavelmente a visita aos cannyons ocupará um dia de viagem, o maior atrativo é o Parque, o cannyon. A cidade de Cambará é pequena para as meninas.
Canela: reserve um dia sem chuva para leva-las no Alpen Park, tem um treno que desce a montanha e algumas outras atividades como tirolesa, arvorismo,etc. A loja de chocolate Florybal tem uma pista de patinação que imita chocolate e um tunel do terror, a decoração da loja é um carnaval de bichos, bonecos mas talvez a menor goste.
Gramado: o Mini mundo é pequeno, o passeio durará uma hora. Tb tem a Aldeia do Papai Noel ( fraquinha) e uma série de museus pequenos.
A visita a fábrica de cristais localizada perto do pórtico de quem vem de Taquara é interessante. Elas poderão ver os artesãos modelando o vidro. Alguns turistas podem soprar o vidro e depois de resfriado a loja entrega o objeto no hotel.
Boa viagem!

Neto
NetoPermalink

Com tanta informação tenho certeza que a visita à Serra Gaúcga será inesquecível. Muito obrigado a todos pelos comentários.

nelma
nelmaPermalink

Neto, tambem estivemos na Don Giovanni, e adoramos! A pousada num casarão antigo, com piscina, etc. Uma sala de estar/recepção aconchegante. Tambem jantamos lá nas duas noites, uma delicia de comida,atendimento familiar mas profissional. Foi o ponto alto da nossa viagem ao Vale dos Vinhedos, embora fique no Vinhos da Montanha, é bem perto do Vale dos Vinhedos. E a região é tão bonita que qualquer distãncia fica pequena.

Lucia
LuciaPermalink

Atenção; interditada a estrada que leva a Gramado passando por Igrejinha e Tres Coroas. site da concessionária: http://www.britarodovias.com.br/index.php?pg=noticia&id=80

João Luiz Schneider Junior

a estrada pra Gramado que passa por Nova Petrópolis é 30-40 Km mais curta (na rota Porto Alegre - Gramado), tem apenas um pedágio (na outra são dois) é paisagem depois que começa a subir a serra é incomparavelmente mais bela e vc ainda pode aproveitar pra comprar umas malhas chocolates e todas as outras coisas que fazem de gramado o bam bam bam do turismo gaucho só que com preços pra lá de convidativos (em relação a Gramado). Quanto a hospedagem vale a mesma regra. Tem hotéis pela metade dos preços de gramado com o dobro de conforto. Vale a pena conferir. Esta é a dica de Hoje!

Alex Melo
Alex MeloPermalink

Tô com o povo que pensa que vale mais tempo em Gramado...
Fui lá no Carnaval e como foi de excursão (sim, de vez em quando a gente pega uma excursão hehe).
Foi um tempo bom, mas ainda tem muito mais coisas para fazer... escrevi em http://devoltaoutravez.wordpress.com/category/viagem/brasil/gramado-e-canela/

Destaque para o passeio de maria-fumaça, que deve ser mais fácil fazer quando já estiver na região dos Vinhedos. Na região, achei fantástica a Igreja de Caxias do Sul com seu teto lindíssimo...
Abraço,

Marcia Brunet
Marcia BrunetPermalink

Vou para Gramado e Bento Gonçalves em janeiro. Prendendo alugar um carro no aeroporto. Qual estrada é melhor (segurança, tempo de viagem), partindo de Caxias do Sul ou Porto Alegre?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Neste site está tudo explicadinho:

http://gramadosite.com.br/turismo/comochegar/id:11847/turpage:3

João Luiz Schneider Junior

apesar de ser um pouco mais perto vir de caxias do sul, mas eu moro aqui na serra e uma vez vindo do RJ desci no aeroporto de Caxias e me deu muito medo. o aeroporto é muito perto da cidade e tem uma pista curtissima. Porto Alegre fica há mais ou menos 90Km de Gramado, não acho que vale a pena, sem falar que de Caxias a distância (apesar de menor) não compensa. Se precisar de mais umas dicas pode entrar em contato. jls_junior1978@hotmail.com

Lucia
LuciaPermalink

Marcia Brunet, melhor estrada em segurança e tempo de viagem. Nesta semana, foi interditada a principal estrada que leva a Gramado, não há previsão de retorno, talvez no final do ano, das obras na RS115.
Saindo de Porto Alegre: para escapar dos constantes engarrafamentos na BR 116, a melhor opção é ir pela Br 2909 (free way) até Gravatai, ingressar na RS 118 ( em obras) e depois na RS020 até Taquara e enquanto a RS 115 estiver interditada, seguir até São Francisco de Paula e Canela.
O trajeto mais curto enquanto RS 115 interditada: estrada mais bonita mas com várias curvas, sair de Porto Alegre pela BR 116 e seguir até Nova Petropolis e depois para Gramado.

De Caxias do Sul: BR 116 até Nova Petropólis

Boa viagem!

Márcia
MárciaPermalink

Gostaria de saber se alguém ficou no hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves. Estou em dúvida entre ele e a Don Giovanni, pois a diária é praticamente a mesma para um casal e duas crianças.

Ivana
IvanaPermalink

Alguém tem dicas de empresas que fazem traslado de Porto Alegre para Gramado e tb de locadoras locaisw

abs

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, Ivana! Sugiro a Brocker Turismo que tem loja no aeroporto de Porto Alegre. Agende antes o seu traslado! As locadoras que tem no aeroporto de Porto Alegre, são as de sempre: Localiza, Hertz, Movida...

Ivana
IvanaPermalink

Será que eu consigo um táxi no aeroporto de PoA que me leve até Gramado? Vou precisar de um carro tipo Dobló já que seremos 4 adultos e 1 criança. Vc tem idéia quanto custaria a viagem?

obrigada

Celia Seabra
Celia SeabraPermalink

Olá Ricardo, Bóia e demais trips de plantão,

Estou com um problemão e quero os pitacos de vocês para resolver. Comprei por impulso passagens muito baratas pela Gol GIG-POA semana passada (79,00), pensando em ver o Natal Luz de 25/12 a 30/12 com minha familia. Adoro Natal. Não fazia idéia que tinha que reservar hospedagem com MUITA antecedência para Gramado. Resultado: não há mais hospedagem razoável no período. Digo isso porque não considero razoável pagar R$1000,00 por dia para casal no Alpestre, por exemplo, ou R$1700,00 por pessoa/por dia no Toscana. O Le Chateau e o Casa da Montanha estão mais caros ainda. Já consultei todos os hoteis da lista dos relatos do ViajenaViagem e nada, tudo lotado. A Gol disse que não há valor a ser reembolsado pois a passagem é promocional e as taxas de reembolso são o mesmo preço da passagem. Dancei. Pensei em mudar o destino. Se não posso ficar em Gramado/Canela então talvez o Vale dos Vinhedos fosse uma opção mais em conta e poderíamos ir a Gramado um dia para ver a decoração de Natal. Então, que cidades da Serra Gaúcha vocês sugerem e quantos dias em cada? Já estive em Gramado há 17 anos atrás e fiz o tour uva e vinho empacotada e gostei. Somos 2 adultos que bebem vinho mas não somos nada especialistas em vinho. Vamos viajar com 3 filhos, meninos de 4, 6 e menina de 17 anos. Temos que ter atividades que os filhos curtam também. Queremos alugar carro em POA. Preciso de dicas, help!

Obrigada.

Sylvia
SylviaPermalink

Celia, se vcs vão estar de carro , procurem hospedagem nas cidades proximas a Gramado e façam bate-volta.( Nova Petrópolis, Taquara ..)

Sílvia Oliveira
Sílvia OliveiraPermalink

Eu ia sugerir também hospedagem em Nova Petrópolis, que fica pertinho de Gramado. Tente a Pousada Vila Rica http://www.vilaricapousada.com.br Eu nunca fiquei lá, mas o Ernesto (Pato Econômico) já ficou e gostou bastante. Tarifa casal a partir de R$ 128. Mas naquele feriadsão de fim de ano tem que consultar! Abs!

Felipe
FelipePermalink

Já procuraste em Canela???

Gramado-Canela são praticamente a mesma cidade. Vai pegar um trânsios entre elas. Eu sempre me hospedo em Canela.

Maria Helena
Maria HelenaPermalink

Corroborando o q o Felipe disse, talvez até o hotel de Canela tenha um esquema de van p/ os espetáculos do Natal Luz...Eu sei q vcs pensam em alugar carro, mas se vão à noite p/ Gramado ver o desfile de natal, por ex., talvez seja melhor contratar algum transporte pois ali fica c/ muita névoa, mesmo no verão, e as estradas tem muitas curvas. Tente comprar ingressos para, pelo menos, um dos espetáculos. Eu recomendo o desfile.
http://www.natalluzdegramado.com.br/index.php?/Table/Grande-desfile-de-Natal/

Sylvia
SylviaPermalink

Hospedagem em Canela tem tarifas iguais ou maiores do que Gramado ; é muito procurada pelos que desejam fugir ( um pouco) da muvuca gramadense , onde é impossivel estacionar até em dias de semana na baixa estação.

Eunice
EunicePermalink

Célia: Dê uma olhada nesses links abaixo, 2 aqui do VnV, sobre viagens do Ernesto ao RS e um do Jorge Giramundo. Vc poderia se hoispedar no Ibis de Caxias e fazer a Estrada dos Imigrantes, p.ex:

http://www.viajenaviagem.com/2010/02/outra-do-pato-economico-off-road-na-toscana-brasileira/

http://www.viajenaviagem.com/2010/06/migracoes-do-pato-de-berlim-a-mucum-rumo-a-ferrovia-do-trigo/

Viagem genérica à Toscana no http://giramundo.wordpress.com/

Claro, que isso seria uma outra viagem. Não o Natal de Luzes de Gramado, mas penso que poderia ser até melhor.

monica
monicaPermalink

Celia,
no ultimo reveillon fiquei 3 dias no Vale dos Vinhedos e 4 dias em Gramado para assistir ao Natal Luz. Muito bom! Vale a pena! Me hospedei no Vale dos Vinhedos na pousada da vinicola Casa Valduga. Uma delicia mas acho que lá não aceitam crianças. Um casal que estava comigo e que tinha crianças se hospedou em Bento Gonçalves (não me lembro o nome do hotel).
Em Gramado, se não se importar de se hospedar em uma pousada mais simples sugiro a pousada Bernadete : www.pousadabernardete.com.br/index.php
Muito bem localizada e limpinha! Tem também a pousada Belluno que também é bem simples mas com boa localização. O unico problema é que a pousada recebe muito pacote da CVC e portanto, tem sempre muito barulho e movimento! http://www.pousadabelluno.com.br/site/.
No mais, não alugue carro na "ALLOCAR" em Porto Alegre pois tive problemas com esta empresa apesar de ter feito a reserva com um mês de antecedência! Aliás, o carro foi o unico inconveniente que tivemos. O Natal Luz é lindo! Não deixe de comprar os ingressos para os espetaculos com antecedência pelo site! Divirta-se!!!

Hosana
HosanaPermalink

Acho muito cansativo esse bate e volta. Nova Petrópolis não é tão pertinho pra fazer esse percurso todas as noites, além do que ficar em Gramada é muito bom!! No máximo tentaria Canela.
Fui no início de janeiro e pude aproveitar todo o Natal lua com preços bem melhores, mas já que suas passagens já estão compradas, a opção agora é procurar uma acomodação boa e barata e ficar longe não é legal. Fiquei na Pousada Due Fratelli, localização boa e preço justo http://www.pousadaduefratelli.com.br/
tenho uma amiga que ficou na pousada das flores e que indica http://www.hotelpousadadasflores.com.br/
espero que consiga preços bons, mas não desista da comodidade de estar perto de tudo.

Alex
AlexPermalink

Célia, já procurou hospedagem nas agências?
O que acontece é que as vezes as agências bloqueiam quase todos os quartos dos hotéis, e os que sobram ficam caríssimos.
Dá uma pesquisada e talvez você ache hotéis mais em conta.

Eunice
EunicePermalink

"hospedar"

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, Célia!
Além da hospedagem, você precisará fazer reservas p/os espetáculos do Natal Luz que é um evento incrível, ainda mais com crianças. Sugiro que contrate uma agência de viagens para te auxiliar. Se a grana estiver curta, ficar em Bento Gonçalves pode ser uma idéia porém a estrada não é duplicada, o que vai demorar em torno de 1h30, 2h de deslocamento, mais pedágios. Se precisar de mais informações, coloco meus serviços à disposição! Um abraço, Ana Paula.

Celia Seabra
Celia SeabraPermalink

Sylvia, Silvia, Felipe, Eunice, Maria Helena e Ana Paula, obrigada pelos pitacos de todos.
Infelizmente os preços de Canela estão iguais aos de Gramado. O Intercontinental me cobrou 5 mil por 5 diarias. Estou pesquisando as cidades próximas e já mandei e-mail para a VilaRica.
O texto da Toscana do Giramundo eu já conhecia, muito legal. Mas o do Pato Economico ainda não.
A opção de ficar só no Vale dos Vinhedos também é válida, mas tinha que ser uma hospedagem com área ou jardim para as crianças brincarem fora dos horários dos passeios. Na idade deles é isso que interessa. Além de não ter tannnta coisa para fazer em 4 dias, se você não é expert em vinho. Temos 4 dias inteiros, porque chegamos à noite no dia 25/12 e saímos as 7h no dia 30/12 para pegar o voo d e manhã em POA. A ideia de ficar hospedada perto ou dentro de uma vinícola me parece bem legal. Eu li em algum lugar no VnV sobre uma pousada dentro de uma vinícola mas não lembro o nome, alguém lembra?
Obrigada.

Eunice
EunicePermalink

Célia. No post do Jorge Giramundo ele dá a seguinte referencia: http://www.borghettosantanna.com.br/index.php. Achei muito bacana, guardei para quando surgir oportunidade. Agora, 4 dias não é muito tempo para o Vale dos Vinhedos, se vocês gostam de passeios na natureza .

Alex Melo
Alex MeloPermalink

Célia, acho que já em Canela você encontra lugares com preço bem mais razoável que em Gramado... no último carnaval, economizei quase R$1000,00 por ter ficado em Canela - que fica há uns 10, 20 minutos de distância, no máximo.

Agora, se mesmo em Canela estiver muito caro, aí melhor esperar quem já esteve nos outros lugares mesmo.

Angie
AngiePermalink

Oi Celia,
Nova Petrópolis é grudada em Gramado e Canela, e normalmente os preços sao mais baixos. Antes de desistir do Natal Luz, dá uma pesquisada por lá!
Beijocas, Angie

Silvia Andrade
Silvia AndradePermalink

Celia, a pousada na vinícola é a Casa Valduga que eu saiba. Dentro do Vale dos Vinhedos tem também o Hotel Spa & Vinho Caudalie que é um 5 estrelas em frente a Vin. Miolo (essa semana eu cotei e o quarto para casal mais barato custa R$ 510 e haviam vagas). Tem piscinas e atividades para crianças. É bem grandão e cercado por vinhedos. Paguei a 1a. diária como reserva (26/12) e o resto vou pagar lá. Boa sorte.

Celia
CeliaPermalink

Oi Alex,
Pode me passar o nome da pousada em que você ficou em Canela?
Monica, A Belluno e a Bernadete estão sem vaga. Alguém conhece as Pousadas Pinha Pinhão ou a Bangalos da Serra ? Estas tem vaga ainda.

Ana Beatriz
Ana BeatrizPermalink

Célia, fomos a Gramado em novembro do ano passado e foi maravilhoso. Ficamos no Hotel Águas Claras, perto de tudo e com $ razoável. Fomos com duas crianças, de um e dois anos. A estrutura do hotel nem era isso tudo, mas como era perto das principais atracões, as crianças aproveitaram. Peguei muitas dicas ótimas nos sites matraqueando e viajando com pimpolhos, excelentes. Boa viagem!

Celia
CeliaPermalink

Pessoal, agradeço a todos os úteis pitacos de hospedagem até agora. Acabamos nos rendendo aos altos preços e reservando no Hotel Alpestre. Vou deixar a estada no Vale dos Vinhedos para uma segunda viagem à Serra Gaucha. Depois de mandar email para umas 50 pousadas e hoteis (juro) de Gramado e Canela na semana passada, só consegui vaga em 5 delas. Duas carésimas, 1 longe às pampas e duas muito fraquinhas, mas cobrando preço de resort. Parece que se eu comprasse o pacote fechado em agencia (tipo CVC) conseguiria mais opções de hotel, porque elas tem bloqueios do hoteis. Mas só vendem aereo e terrestre juntos. Como eu já comprei o aéreo na promoção da Gol, dancei.
Ana, obrigada pelas dicas. Vou correndo olhar as dicas dos dois blogs.

Lucia
LuciaPermalink

Célia, sou gaúcha e tenho apartamento em Gramado. Minhas dicas: compre os espetáculos para o Natal Luz pelo site do evento: www.natalluzdegramado.com.br. Se fossem dois adultos, nos dias de espetáculo, eu recomendaria que fossem a pé, a distãncia entre o Hotel Alpestre deve ser no máximo uns 2 km até o Grande Desfile e uns 300ms mais para o show Nativiten. Praticamente não há locais para estacionar por perto. Para os eventos à noite, coloque um moleton grosso com capuz nas crianças, calças compridas e tenis pq muitas vezes faz frio. Imagino que as crianças gostarão mais do Grande Desfile. Tenha cuidado para não deixar o carro estacionado com malas e sacolas, já estão arrombando carros por lá!Boa Viagem.