Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

ótimo post, mas se tivesse 10 dias em Cancún, quais destes lugares seriam os 3 mais indispensáveis:

1. Tulum
2. Chicken itza
3. Cozumel
4. Isla Mujeres
5. X Caret
6. Playa

    Cozumel: só se você mergulhar.

    Isla Mujeres: só se você ficar apenas em Cancún e não for à praia em outros pontos da Riviera Maia.

    Chichén Itzá e Tulum são os passeios mais importantes. No de Chichén, tente incluir Valladollid. No de Tulum, tente ir de carro, vá cedo e depois procure o Ana y José Beach Club ou o Ocho Tulum, entre os km 5 e 8 da estrada a Punta Allen.

    X-Caret, X-plor ou Xel-há, se você gostar de parques. X-Caret e X-plor podem ser combinados num mesmo dia.

rIQ, TÔ ENROLADO COM OS HOTÉIS EM lONDRES DO DIA 21 AO DIA 27 .tÁ TUDO CARO PARA P 3 PESSOAS.
SALVE-ME.
ABS.
jÚLIO

    Os Premier Inn que eu sempre indico não aceitam três pessoas no quarto.

    O Meininger tem quartos triplos a 99 libras.
    https://www.meininger-hotels.com/meininger-hostels/ho-s-tel/staedtehaeuser/london/

    Nas regiões de hotéis baratos há dezeeenas de hotéis com quartos triplos por 80 libras ou menos. Escolher entre eles, porém, é um trabalho de formiguinha, que só você pode fazer.

    Tentei separar os hotéis por bairro, mas os links caducam e só mostram o conjunto dos hotéis.

    Clique aqui e depois use o menu da direita logo abaixo de “localização” para isolar esses bairros:
    Bayswater/Paddington
    Victoria/Westminster
    Kensington/Earls Court
    St.Pancras/Islington

Muito interessante, né? Gostei.
Agora como é que vou encaixar na minha agenda voltar no Toque, conhecer Mendoza, Playa e Tulum ?

Oi Ricardo. Gostaria de compartilhar uma novidade do Hotel Bangalôs da Serra de Gramado. O minizoo do local recebeu novas aves exóticas. Vale a pena conferir as novidades.
Obrigada pela atenção,

Bangalos da Serra

Há alguns anos fui para Cancún e devo confessar que aquela rua cheeeeeia de hotéis não era o Caribe que eu esperava!
Mas… eis que surge um passeio para Cozumel e conheço Playa del Carmen. Que lugar mais fofo!!! Pensei: aaah! Agora, sim! Uma cidade com cara de cidade de verdade. E com pessoas de verdade!!!! :-))
Tulum é outro tesouro. Se algum guia lhe disserem: já foi para Chichén Itzá? Não precisa ir para Tulum!!! (SIIIM! Quando estive lá me disseram isto.) Não acreditem!!! É mentira!!! Tulum é, realmente, tudo de bom na viiida!

Ricardo, estou prestes a sair para mais uma aventura! 🙂
Se quiser, dá uma olhadinha no: http://www.pingosdehistorias.blogspot.com.

Voces acham que Playa del Carmem pode ser uma boa opção para festas de fim de ano e janeiro?
Obrigada ao Riq e ao Ernesto pelas dicas de Marrocos. Vou tuitar de lá nos proximos dias. Se alguem quiser seguir @wajnman, será um prazer!

    Sim, é alta temporada por lá, bastante animado, e os preços este ano estão camaradas por causa da crise e da gripe suína. Os preços sobem no Réveillon, mas não tanto quanto no Brasil.

    Simone, Playa é muito bacana no final do ano sim. Como o Riq disse, é uma época super animada e a cidade fica bem cheia. Eu estive lá no último Réveillon e a quinta avenida estava bombando e a maioria dos bares e restaurantes com música pra curtir a noite toda, mas normalmente cobram uma tarifa salgada pelo pacote ceia e festa. Infelizmente não pude ficar até meia noite, pois estava com meu filho pequeno e tive que voltar para o hotel, mas a noite prometia. Pelo quantidade de pessoas, acho que muita gente deve passar o Réveillon na rua mesmo.
    Dica para uma noite de Réveillon barata: jante cedo enquanto os restaurantes ainda estão abertos (normalmente até umas 18hs ou 19hs) e passe a meia noite na rua sem pagar nada, já que o som é tão alto que você consegue ouvir as músicas na própria rua como se estivesse dentro do bar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito