Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Flavia
FlaviaPermalink

Obrigada pelos sites Ricardo

Bruno Leoncio
Bruno LeoncioPermalink

pessoal, o mes de dezembro e d muita chuva em barcelona???
tem gente falando q e.......tem gente falando q mais ou menos...
nao me importo com frio...........mas chuva e foda!
me ajuda ae Ricardo!!!
forte abco

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A página http://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire tem um link para o clima em Barcelona com temperatura e chuvas mês a mês.

Andreia RJ
Andreia RJPermalink

Oi Ricardo,
primeiro, parabéns pelo blog!!! Tem me ajudado muito!!
Queria te pedir indicações de restaurantes em Lisboa. Estarei lá no Natal, no hotel Sana Rex, que fica na Rua Castilho. Como não sei como funcionam os transportes em Lisboa nessas datas festivas, queria reservar um restaurante para jantar a noite, no dia 24 e um para almoçar no dia 25 próximos ao hotel, no Bairro Alto mesmo. Você poderia me sugerir alguns, para que eu procure saber se abrirão no Natal e fazer as reservas?
Obrigada !
Andreia.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá uma olhadica na página de Lisboa, nos posts linkados na seção "Relatos":
http://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire

Georgia
GeorgiaPermalink

Andreia

Não abri o link que o Riq recomendou mas faria essa pergunta no tripadvisor.com.
Sempre haverá um "expert destination" pra te responder.

Nas datas festivas os transportes funcionam, mas acho que o número é bem reduzido. No ano passado passei o reveillon lá e foi o caos total voltar para o hotel.

Boa viagem!

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Andreia,
Meus pais passaram as festas de Natal do ano passado no Hotel Mondial, No restaurante panorâmico “Varanda de Lisboa", muito bom segundo relato deles.

Andreia RJ
Andreia RJPermalink

Obrigada !!! Vou olhar !!!

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Andreia
Vou enviar-lhe links de restaurantes afamados na zona (estilos e preços muito diversificados)
Tem que contactar para ver se estão abertos

http://www.bocca.pt/

http://www.tivolihotels.com/Default.aspx?

ID=424http://rest4free.com/pdf/95.pdf (brasileiro fino, se calhar não lhe apetece assim muito)

http://www.solardospresuntos.com/Home/tabid/36/Default.aspx

http://www.guiadacidade.pt/portugal/pt/dir/19572/restaurante-ze-varunca-lisboa

http://www.restaurante-olivier.com/avenida.html

http://www.guiatimeout.estadao.com.br/portugal_lisboa_restaurantes_avenida_internacional
Mando-lhe tb uma pág do booking com hoteis na Av da Liberdade. Todos têm espaço de restauração. É só pesquisar.

Acho que já é uma selecção interessante

Andreia RJ
Andreia RJPermalink

Olá !!!
Muito obrigada Isabel, Gustavo, Georgia e Ricardo !!!
Várias opçoes...que bomm !!! Vou olhar todas !!! Valeu msm !!!

beijosss

Alice
AlicePermalink

O Solar dos Presuntos, citado no post acima, é excelente. Cheguei nele por um guia local que o indicava como o melhor de Lisboa.
A Casa do Alentejo vale pelo ambiente super interessante e tem um preço acessível, mas é bom escolher bacalhau, porque a cozinha alentejana é ultra gordurosa (as migas fazem você precisar de uma angioplastia, e o sabor não é essa coisa toda)
http://www.casadoalentejo.pt
Mas para saber se abrem nas festas só consultando mesmo.
Acho que vale a pena checar os restaurantes dos bons hotéis, que provavelmente estarão abertos. O do que me hospedei, Altis Avenida, é correto, bonito e tem uma linda vista.
http://www.altisavenida.com/pt/restaurants.html
Boa sorte!

Edson Maiero Lins
Edson Maiero LinsPermalink

Pessoal, vou estar no dia 31 de Dezembro em Barcelona. Alguém tem alguma dica de local para a Ceia? Obrigado.

Anderson
AndersonPermalink

Caro Ricardo,
Vou fazer o seguinte roteiro de carro a partir do dia 20/12: Madri - Bordeaux - Lyon - Milão - Nice - Barcelona dia 09/01/2011. Mas estou preocupado com neve, bloqueio de estradas e etc.
Tem alguma dica ou algum site sobre as condições das auto estradas nessa época do ano?
Alguém já fez e tem alguma dica imperdível desse caminho? Minha mulher quer ir a um castelo nesse caminho, alguém conhece um que valha a pena mesmo ir?

Obrigado,
Anderson

Renato Mechica
Renato MechicaPermalink

Ricardo,
Somente agora, mais de um ano após ter pensado na ida para o sul da Espanha e Portugal, conseguimos ir para a Andaluzia e Lisboa e aproveitar as sugestões e dicas que você e os trips nos passaram. Gostaria de agradecer aos que mandaram as sugestões. Escrevi abaixo sobre nosso roteiro e fiz alguns comentários, como agradecimento e na esperança de quem sabe ajudar alguém que no futuro queira fazer esse passeio também. Tenho certeza que nossa rota pode ser melhorada, mas pensando após a viagem, acho até que foi um roteiro bem interessante e adequado no tempo. Aí vai:

Chegada e Córdoba:
Voamos direto para Madri e desembarcamos no dia 28/Dez. De lá fomos diretamente para a estação Atocha onde pegamos o trem para Córdoba. Como o trecho é servido pelo mesma linha que vai para Sevilha via AVE (trem de alta velocidade) e há disponibilidade quase de hora em hora, deixamos para comprar direto na estação. A viagem entre Madri e Córdoba demora cerca de 1h40. Dormimos uma noite em Córdoba para termos um pouco mais de tempo de visita, ao invés de fazer uma rápida parada somente para conhecer a tão falada mesquita. Pudemos passear pelo delicioso barrio judio, visitamos a mesquita, e gastamos o resto do tempo que nos restou entre comer algumas tapas e caminhar pelas ruas de Córdoba, todas elas ornadas com lindas árvores completamente recheadas de laranjas! Definitivamente, a mesquita precisa ser visitada.

Granada, Sierra Nevada e Nochevieja:
Na manhã seguinte, pegamos um trem (média para baixa velocidade rs) de Córdoba para Granada, onde tínhamos reservado 3 noites, inclusive a "nochevieja" (ano novo). Como esse trecho tem poucos horários, creio que dois ou três ao dia, já tínhamos comprado as passagens com bastante antecedência e com bons preços. A primeira tarde usamos para um reconhecimento geral da área turística e começar a explorar a região do Albaicin e Sacromonte, além de subir até o mirador San Nicolas para ver Alhambra emoldurada por Sierra Nevada. Tratamos também de retirar nossos bilhetes para Alhambra, o que vale um comentário: é realmente mandatório comprar antes os bilhetes via internet; quando compramos 3 semanas antes da viagem já havia poucos lugares e somente no primeiro horário da visita às 08:30; ao chegar em Granada vimos diversos avisos de que os ingressos estavam esgostados para dali a 3 dias. A retirada pode ser feita nas bilheterias de Alhambra ou na oficina de Alhambra localizada na praça próxima ao centro. É extremamente simples: basta colocar na máquina o cartão de crédito com o qual a compra foi feita que a máquina faz a leitura e imprime os bilhetes, só isso. Com os bilhetes em mãos, se dispensa a ida à bilheteria no dia da visita.

A visita a Alhambra tomou toda a manhã e o início da tarde, e tem o poder de nos transportar para outro local e outra época, com toda aquela arquitetura árabe lindamente trabalhada. As fontes d'água, colocadas por toda a parte, também trazem um toque especial ao local, parecem lembrar um oásis. A tarde continuamos passeando pela cidade além de aproveitar para curtir uma das muitas teterias da cidade... As noites em Granada foram aproveitadas com muitas tapas e sangrias!!. No dia seguinte, pegamos o carro alugado na Avis, localizada na estação de trem e rumamos para Sierra Nevada. Por lá há diversas opções de passeios e caminhadas, inclusive no inverno, mas já que estávamos por lá com toda aquela neve, resolvemos ficar pela cidade e curtir um pouco o local.
A noite, seguimos as recomendações do Ricardo e fizemos nossa mini-ceia de reveillon no quarto do hotel. Depois, por volta das 23:00, seguimos para a praça da prefeitura onde curtimos a passagem de ano: o estilo espanhol de comemorar a nochevieja foi muito interessante e divertido; foram distribuídas "bolsillas de cotillon", sacos com chapéus de festa, máscaras, apitos, etc e latinhas com 12 uvas. Com todos na praça enfeitados com o conteúdo das bolsas, comemos as 12 uvas ao som das 12 badaladas, após as quais os fogos estouraram. Feliz 2011 a todos!! Depois a festa seguiu com rock e música eletrônica. Foi uma virada de ano bem diferente e divertida.

Rumo a Sevilha:
De Granada partimos em direção a Sevilha pelas vias indicadas como rotas panorâmicas pelo Via Michelin, para podermos curtir com calma o caminho e quem sabe descobrir novas paisagens. Fomos para Ronda, onde gastamos algumas horas visitando a área histórica da cidade. De lá seguimos para Setenil de las Bodegas, minúsculo pueblo blanco encravado sob enormes rochas. Nesse pueblo, as casas são curiosamente construídas sob as rochas. Passamos por lá com um misto de curiosidade e claustrofobia tamanho o aperto das ruas, e seguimos para Sevilha, onde ficamos duas noites.
Os pontos altos desse trecho foram os Reales Alcazares, a catedral com a Giralda; a Plaza de Espanha. e um outro pequeno tour por bares de tapas, sempre fazendo questão de colocarmos na mesa o inesquecível jamón ibérico.

Extremadura:
De Sevilha seguimos rumo a Badajoz onde ficamos por três noites. Fizemos o caminho tentando identificar alguns pontos de interesse no mapa. O primeiro, muito próximo de Sevilha é Itálica, cidade com algumas ruínas do período romano e que junta com Mérida forma o principal conjunto histórico do período romano na Espanha. Paramos também em Santa Olalla Del Calla, pequeno pueblo com uma belíssima fortificação árabe construída no alto de uma montanha no século XIII, de onde se pode desfrutar um linda paisagem de toda a região. O castelo pode ser visitado simplesmente pegando sua chave na oficina de turismo da região. Entrando na Extremadura, a atração do caminho se resume a belíssimas paisagens rurais, como campos de sobreiros com as cascas do caule removidas (a árvore de onde se tira a cortiça e que ganha uma forte coloração vermelha quando isso ocorre), centenas de ovelhas e os famosos porcos pata negra. Um ponto que curtimos foi a pequena cidade de Monestério, com vários e vários produtores de jamon e outros embutidos ibéricos. Comemos maravilhosamente bem por lá.
Não temos muito o que falar de Badajoz pois não andamos muito por lá. Usamos a cidade como “ponto de apoio” e, com isso, sempre chegávamos de volta de nossos passeios no final da tarde.
O primeiro dia foi utilizado para visitar Cáceres. Apesar de ser um patrimônio da humanidade e ter um conjunto histórico muito bonito, a cidade não nos empolgou tanto. Consideramos que Toledo e Salamanca, por exemplo, são muito mais interessantes, mas valeu a visita.
O melhor da viagem pela Extremadura ficou por conta de Mérida, para onde rumamos no dia seguinte. O conjunto de obras romanas na cidade é fascinante. Nós, que ainda não conhecemos Roma nem tampouco a Grécia, ficamos deslumbrados com tamanha beleza das obras espalhadas pela cidade. Vale a visita. Ao final do dia, devolvemos o carro que pegamos em Granada.

Portugal:
Havíamos escolhido ficar em Badajoz por sua proximidade com a fronteira com Portugal. Desse modo, pegamos um táxi para Elvas que nos custou 23 Euros. Lá pegamos o segundo carro da viagem. Existem ônibus entre Badajoz e Elvas, mas creio que somente quatro por dia e em horários não muito adequados para nosso plano de viagem.
De Elvas seguimos também por estradas secundárias. A paisagem ,no geral, se resume a zonas rurais, mas passamos por belos locais, como por exemplo Evoramonte. Paramos em Evóra para almoçar e passamos parte da tarde passeando pela cidade. Ficamos menos do que queríamos pois tínhamos que ir até Lisboa ainda.
Em Lisboa passamos cinco noites, sendo que no primeiro dia fizemos um bate-volta para Óbidos. A pequena cidade é linda, totalmente murada e merece ser visitada. Aproveitamos para ver um pouquinho também do litoral português, passando rapidamente por Peniche e Baleal. São pequenos balneários cujas casas dão um certo ar mediterrâneo, creio, mas que devido ao vento absurdamente forte e frio, só tinha dezenas de surfistas e alguns curiosos. Devolvemos o carro logo em seguida pois o trânsito em Lisboa é uma loucura. Os dias seguintes aproveitamos em Lisboa mesmo, visitando os pontos já bastante comentados pelos trips e em diversos blogs (obrigado a todos). No último dia visitamos também Sintra, mas a visita foi prejudicada pela chuva.

O tempo: na Andaluzia pegamos lindos dias com céu azul. Somente um dia em Granada foi bem nublado e com pancadas de chuva que não atrapalharam o passeio. Longe disso, foram a desculpa perfeita para descansarmos um pouco, curtirmos bares e teteria. A temperatura esteve sempre super agradável, entre uns 12 a 18 graus! As noites eram mais frias, mas colocando uma blusa mais quente e um cachecol, tudo se resolvia. Achamos que foi a época perfeita para conhecer a Andaluzia.
Em Sierra Nevada, pegamos duas nevascas durante o dia, mas nada melhor do que isso estando numa estação de inverno. Já na Extremadura o tempo piorou e mal vimos o sol, mas felizmente a chuva também pouco nos atrapalhou; lá a temperatura já caiu um pouco e ficou boa parte do tempo por volta dos 10 graus.
Já em Portugal sofremos um pouco com muitas pancadas de chuva forte e também com o vento fortíssimo que esteve presente por uns dois ou três dias. Lá realmente achamos o tempo muito mais instável que na Espanha, e comprovamos que janeiro não é das boas épocas para visitar Portugal, apesar de que também não inviabiliza a visita.

Hotéis: por termos ido no inverno, com dias obviamente mais curtos, e como também queríamos descansar um pouco da correria de final de ano, optamos por hotéis sabidamente confortáveis e de boa qualidade. Ficamos em hotéis da rede AC Hoteles em Córdoba, Badajoz e Lisboa, no hotel Vincci Granada e no NH Viapol em Sevilha.

A rede AC é razoavelmente nova, e nunca vi comentários sobre ela em blogs brasileiros. Conhecemos a rede em uma viagem pelo norte da Espanha em 2007, quando nos hospedamos na rede em Oviedo. A rede está em expansão pela Espanha, Portugal e Itália e oferece hospedagem com ótimo padrão de qualidade, os quartos são muito confortáveis, o visual bastante moderno e "clean" e o atendimento também é muito bom. Recomendamos sem dúvida. Em termos de localização, o de Córdoba é quase ao lado da estação de trens, perfeito para quem quer fazer uma parada rápida. O de Badajoz atendeu às nossas necessidades por ficar junto às estradas para Mérida e Portugal. O de Lisboa fica próximo à Marques de Pombal, um pouco distante dos pontos de interesse, mas é servido por estação de metrô bem próxima, nada do que reclamar.

O Vincci Granada também se mostrou bem confortável, com bom atendimento e ótimo café da manhã. Fica a cerca de 500m da estação de trens e um pouco distante da zona turística e do centro, mas a avenida do hotel é muito bem servida por ônibus que levam diretamente ao Albaicin ou ao centro.

Já o NH de Sevilha dispensa comentários; como todos os demais da rede é praticamente impecável. Sua localização fica a 20 ou 25 minutos de caminhada até a zona turística, mas tem uma estação de metrô do outro lado da avenida que resolve tudo rapidamente.

Obrigado e um grande abraço,
Renato e Susana

Julia
JuliaPermalink

Olá Renato.

Vou fazer esse trajeto de Sevilha a Lisboa e achei interessante essa opção de taxi ente Badajoz e Elvas. Você reservou o taxi com antecedência? Pegou o taxi na própria locadora? Achou que valeu a pena? Se puder me passar mais detalhes dessa dica, eu agradeço muito!
Abs
Julia

Vandi Mota
Vandi MotaPermalink

Ricardo, Boa Noite

estou pretendendo ir a Portugal no final de novembro e ficar uns 10 dias por lá, visitando Porto, Lisboa, Fátima, Évora...estou preocupada não com o frio que tenho certeza que vou pegar e sim com a chuva pois se cover muito não vou conseguir aproveitar, ainda tenho como mudar o rumo das minhas férias, mais seria a realização dos meus sonhos ir a Portugal. Gostaria muito de umas dicas, obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vandi! Infelizmente prever exatamente a intensidade de chuva que você pode pegar em novembro em Portugal não é algo possível, lamentamos...

Tica
TicaPermalink

Vou passar o Natal na casa de uns amigos em Vigo (Espanha), gostaria de sugestões de passeios por Portugal e Espanha sem gastar muito, pois volto dia 03/01/2012, vou acompanhaado de minha familia num total de 4 adultos e 3 adolescentes, fico no aguardo, amei o seu Blog. Tica

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tica! Quando a gente se hospeda na casa de amigos, aproveita para pegar as dicas dos melhores passeios às redondezas com eles mesmo. Eles sabem de coisas que a gente aqui de longe não imagina que existem. Não perca esta oportunidade.

Eduardo
EduardoPermalink

Ricardo e todos: pretendo ir em Janeiro 2012 para Portugal e Espanha, deslocando-me la de carro. Agora em 2011 fiz a Itália e devolver o carro( e o GPS) em local diverso de onde foi locado me custou uma grana. Se pegar em Portugal e devolver na Espanha, creio que deve ser uma pequena fortuna...assim sendo, tenho idéia de ir de Lisboa direto para O Sul da Espanha(Sevilha, Córdoba)', depois direto para Madri e depois para Valência e Barcelona, voltando para Portugal via norte da Espanha, chegando no Porto e voltando para Lisboa. E viável esse roteiro no inverno? Ficando dois dias em cada cidade citada ( exceto Lisboa, que já conheço bem e seria só a base do carro e aeroporto-pretendo ir de TAP), quanto tempo total seria necessário? Se tiverem sites para indicar, desde já , agradeço.abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Simule as distâncias e veja as rotas panorâmicas em http://www.viamichelin.com .

Percorrer tanto chão (você não diz quanto tempo tem para a viagem) é para quem gosta muito, mas muito, de carro e estrada. O roteiro circular (Lisboa-Sevilha-Córdoba-Granada-Madri-Valência-Barcelona-San Sebastián-Bilbao-Santiago de Compostela-Porto-Lisboa) dá 4.000 km, e o que você vai deixar passar de coisa interessante para comer asfalto não está no gibi.

O Ricardo Freire não recomenda. Você vai aproveitar muito melhor se dividir suas viagens à península ibérica em regiões mais delimitadas. Nem Portugal nem Espanha tencionam sair do lugar tão cedo grin

Eduardo
EduardoPermalink

Realmente eu gosto muito de rodar... Trem e avião são práticos e baratos, mas te privam da paisagem. Fiz isso em alguns Paises e nao ficamos com a sensacao de nao ter explorado tudo... Mas a Espanha realmente tem muita coisa para ver. Pretendia ficar 15 dias, acho que vou cortar Valência, concentrando-me mais na Andaluzia, Madri e Barcelona, Bilbao e Porto, ou ate mesmo só focando na Espanha, indo direto para Madri e rodando menos. Se não fosse a taxa de retorno alta, o ideal era descer em Madri e devolver o carro no Porto, nem passando por Lisboa. De toda a sorte, agradeço muito sua presteza e atenção, como de habito. Abs

Eduardo
EduardoPermalink

Bom, aceitando os conselhos da Boia, resolvi rodar beeem menos. Vamos direto para Madri, ficamos 4 noites lá e dali pegamos o carro para Granada(3 noites), no periodo pretendemos tb ir à Cordoba(não vamos dormir lá) e depois mais dois dias em Sevilha, voltando para Madri, entregando o carro e pegando um trem para Barcelona, aonde ficaremos mais 3 noites, totalizando 12 dias ( mais o delocamento I/V do Brasil, 14 dias no total). Ficou apertado, mas eu nao tinha mais dias de férias. Pergunta: Devo visitar Toledo no trajeto de Madri x Granada ou Sevilha x Madrid? ou Ainda, Toledo vale uma visita de dia inteiro ( e nao apertado entre dois destinos)? Desde já, grato.

Sebastião Castro
Sebastião CastroPermalink

Alô turma,
alguem tem alguma informação se é pertinente um bate/volta Barcelona/Andorra, de trem em janeiro ?
Grato Sebastião

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sebastião! O trem só vai até Lleyda, a 150 km de Andorra, não vale a pena para quem sai de Barcelona. De Barcelona há ônibus que fazem o percurso em 3 horas. Não é um bate-volta para o mesmo dia não.

http://www.autocarsnadal.com/cast/lnregular.php?Prefix=Barcelona

Felipe
FelipePermalink

Pessoal, estou tentando obter informações sobre Sierra Nevada, pois farei portugal/espanha em fevereiro. Não achei nada aqui, nem no mochileiros. Acho isso muito estranho.Será que é furada???

Estou googlando em espanhol e inglês também, e o máximo que consegui de informações é que ou se chega por málaga ou por granada. Encontrei alguns sites dizendo ser melhor ir de carro alugado, mas acho temerário. Nunca dirigi na neve.

Enfim, achei algumas informacoes gerais, mas nao encontrei relatos de pessoas que tenham ido para lá, se vale ficar alguns dias, ou se tem a possibilidade de subir e descer diariamente como em Santiago no Chile, etc.

Se alguem aí tiver alguma dica ou experiência para contar, desde ja meu muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe!

Sierra Nevada está a meia hora de ônibus de Granada.
http://www.go-sierra-nevada.com/es/como_llegar/horario_autobuses.html

Málaga fica mais distante; deve ter aparecido nas suas pesquisas porque é um aeroporto mais importante, com vôos diretos para muitos mais lugares da Europa.

Se quiser se hospedar na estação de esqui, pesquise por Pradollano:
http://www.go-sierra-nevada.com/en/sierra_nevada/pradollano

Felipe
FelipePermalink

Oi, Bóia! Muito obrigado pela resposta.

Bom, eu já tinha revirado esse site que indicaste. Granada é o aeroporto doméstico e o de Málaga o internacional. Aquele fica a 30 km e este a 150 km mais ou menos.

Na verdade, eu gostaria de saber, se existe alguma empresa que faça um bate e volta para a estação desde granada, como a ski total faz e santiago do chile por exemplo, ou se tem que se hospeder na montanha mesmo. Ou como funciona o acesso às pistas. Pelo que vi, são vários hotéis. Quem fica neles ganha o passe ou tem que comprá-lo separadamente?

Enfim, fiquei com essas dúvidas mais específicas. Fiquei um pouco intrigado de não haver nenhum ocmentário no blog sobre a estação de sierra nevada. Googuei bastante e não encontrei relatos sobre a estação. Será que é furada????

Se tu puderes botar no perguntródomo, acho que me ajudaria.

Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Se você buscar no site por Aspen, Vail, Chamonix e várias estações de esqui glamourosas também não vai achar nada. Esqui não é um assunto tão importante por aqui. As estações de Chile e Argentina entram na parada porque são destinos muito buscados por brasileiros, que mais do que esquiar querem ter um primeiro contato com a neve.

Existem ônibus de Granada a Sierra Nevada, conforme já dei o link na outra resposta.

Chegando a Pradollano, há outro ônibus interno que leva às estações de esqui.

http://www.granadadirect.com/transporte/autobuses-sierra-nevada/

Não é preciso estar hospedado nos hotéis para comprar tickets.

Evidenetemente há empresas que fazem passeios a Sierra Nevada. Você achará facilmente quando chegar a Granada.

http://www.viator.com/tours/Granada/Sierra-Nevada-Day-Trip-from-Granada/d554-3443G8?SSAID=312173&aid=463386489

Um último conselho: não dê essa volta toda na sua viagem só para ver neve. A neve é um fenômeno que acontece regularmente em vários lugares do mundo e não vai demorar para que ela apareça naturalmente num roteiro seu de viagem.

De todo modo, vou pedir ao Comandante para abrir um post participativo sobre o destino.

Felipe
FelipePermalink

Oi, Bóia! Muito obrigado de novo pela resposta. Esses outros links me serão muito úteis, pois eu ainda não havia os encontrado.

PS: a neve, como sempre digo, é um estorvo. Só legal nos primeiros cinco minutos para quem nunca a tenha visto antes. Mas assim mesmo adoro esquiar. Como vai tá na temporada, quero tentar esticar até uma estação.

grande abraço

Taysa
TaysaPermalink

Em fevereiro irei para MAdri e de lá gostaria de ir a Andaluzia . O que me sugerem ?
Primeira opção: avião para Granada - 2 noites . Carro até Sevilha (onde tb fico 2 noites) e retorno para MAdri ( AVE).
Segunda opção : 3 noites em Granada ( ida e volta de avião ) e visito tb Sierra Nevada .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Taysa! Entre Madri e Granada também pode ir de trem, são 4h25 (de avião, no total, vai acabar dando isso).

Vá de carro entre Sevilha e Granada apenas se você for fazer os Pueblos Blancos pelo caminho, mas daí seria bom ter mais um dia; senão, vá de ônibus.

Taysa
TaysaPermalink

Bóia , esta é a minha dúvida . Eu só tenho 4 dias para este trajeto . Se ficar corrido prefiro ficar só em Granada . Preciso fazer uma viagem mais tranquila pois viajarei com 2 idosos .

Thereza
TherezaPermalink

Olá Riq ... vou em maio para Portugal/Espanha, 18 dias . Eu me lembro q vc tinha aqui um roteiro ... Portugal/Espanha 14 dias . Vc poderia me passar este link ?? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thereza! Aqui quem responde é A Bóia.

Este é o post:
http://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

O Ricardo Freire acaba de chegar de três meses pela Europa e nos primeiros meses do ano que vem deverá fazer posts mais detalhados com sugestões de itinerários.

Karen Cardoso
Karen CardosoPermalink

Olá
Em março vou para Portugal, pretendo ficar 5 dias em Lisboa. Será que em março chove muito? Vou na primeira semana do mês. Gostaria de sair de Lisboa pela manhã para passar um dia em Sinta e voltar a noite....pretendo fazer o mesmo indo pra Fátima. Depois de Lisboa, tenho ainda três dias de viagem, estou em dúvida entre ir pra Porto ou Coimbra. O que vc acha?
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karen! Março ainda é inverno. Você deve pegar frio.

Na página de Lisboa você acha o link "Temperatura e chuvas mês a mês": http://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire/lisboa-links-e-posts .

Sintra (de trem) e Fátima (de ônibus) são bate-voltas possíveis. O Porto é uma cidade com bastante mais atrações do que Coimbra.

Matize
MatizePermalink

Oi, Bóia,
Primeiro gostaria de agradecer as valiosas dicas que encontrei nesta site ao planejar minhas viagens.
Neste inverno (europeu), eu e meu marido compramos passagens para Madrid, para visitarmos amigos. Sairemos do Rio no dia 24/01 e voltaremos dia 05/02/2012. A intenção inicial é conhecer Madri e algumas cidades próximas (4 dias+Barcelona 3 dias) bem como Lisboa e arredores (4 dias). Temos dúvida a respeito de Barcelona, devido ao tempo que dispomos. Estamos pensando em utilizar trem para conhecer a Espanha, ir para Lisboa de avião low cost e viajar pelas cidades próximas a Lisboa, de carro.Quais cidades são imperdíveis?
Desejo também boas festas a todos os companheiros de site.
Obrigada,
Matize

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matize! Entre Madri e Barcelona o trem é melhor; em cima da hora, porém, fica caro e pode ficar mais interessante ir de low-cost. Entre Barcelona e Portugal vá de avião sem dúvida. Com 4 dias em Lisboa você terá no máximo dois dias para escapadas; vá a Sintra num dia e a Évora no outro. Se só tiver um dia, vá a Sintra. Lembre-se de que os dias estão curtos nesta época.

Marise
MarisePermalink

Obrigada pela dica sobre Portugal. E quanto à Espanha, vale deixar de lado Barcelona ( conhecer em outra viagem...) e tentar conhecer melhor as cidades mais próximas de Madrid? Marise ( digitei errado meu nome).

Eduardo
EduardoPermalink

Bom, Ricardo, boia e leitores: foi muito pratico ter lido os posts e nao ter rodado tanto de carro e ficano so na Espanha. Estou aqui agora na Andalucia e vim de Madri de trem (AVE, excelente) ate Cordoba, aonde peguei um carro e vim ate Granada. Tres dias aqui, incluindo Sierra Nevada, valeu muito a pena! Otimos bares de tapas, excelentes restaurantes(recomendo Los Manueles na plaza Nueva- cozinha tradicional andaluz, com servico moderno, bem como o Ocana,na plaza Del Realejo no barrio tipico do mesmo nome). La Allambra, nem preciso citar...Amanha, Malaga e depois, mais dois dias em Sevilha. Depois, aviao e mais tres dias em Barcelona. Grato a todos!

Tica
TicaPermalink

Olá, voltei para agradecer pela dica que me deram e pelo Blog todo, enquanto andava por Madri lembrava de cada detalhe que havia lido e não passamos quase nenhum sufoco, fiquei encantada como não esqueceram de nenhum detalhe, obrigado, mas acho que terei que voltar pq 10 dias não deram nem pro começo, ainda mais que fui até Vigo e o que marcou foi aquele céu azul, um frio adorável e a cidade é muito linda mesmo. Obrigadão, vou continuar lendo o Blog com muita saudade de Madri. Bjs

Luis Seco
Luis SecoPermalink

Eu não fui à Península Ibérica. Eu vivo em Évora, no Alentejo.

O tempo tem sido bastante instável nos últimos anos (dizem que devido ao aquecimento global) por aqui. No último verão os termometros não chegaram aos 40 graus como de costume, neste inverno praticamente não choveu.

Para quem quer viajar na Península Ibérica no inverno, o melhor é ficar pelo sul. No norte é bem mais frio e chuvoso. Mas tudo é possível. Há muitos lugares espantosos para visitar do centro ao sul mas destaco os seguintes.

Portugal: Lisboa, Évora e arredores, costa alentejana, algumas praias do Algarve (sem a enchente de gente do verão)

Espanha: Sevilha, Cordoba e Granada

No meu site de viagens tenho alguns artigos sobre Portugal que podem ajudar a planear uma viagem para brasileiros. Cada vez têm vindo mais e são bem-vindos. Boas viagens.

Luciana
LucianaPermalink

Ricardo,
Estou encantada com o site. Ponderado, bacana e cheio de dicas utilíssimas.
Neste ano, o maridão só vai poder sair de férias entre natal e ano novo e por isto estava em dúvida sobre a missão "Portugal no Inverno".
Mas vamos lá. Eu, maridão e nossa grande pequena companheirinha, nossa Alice, que tem 3 aninhos.
Acho que ela vai curtir muito brincar de capa e espada. Mesmo que seja com chuva. Abs!

Luciana Vargss
Luciana VargssPermalink

Ricardo estamos planejando Portugal e Espanha em Outubro. O que vc me diz, é uma época de muitas chuvas??Acho pelo que pesquisei que as temperaturas são amenas ou estou enganada?qual o melhor rio de transporte para ir d Madrid á Málaga??? Gostaria de incluir no roteiro pois foi a cidade que meu avô nasceu e foi de lá que ele veio para o Brasil. Aguardo resposta. grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Sua pesquisa está certa; o início do outono é uma época boa para viajar. Mais para o começo do mês, ou em fins de setembro, vai estar menos frio. De Madri a Málaga você pode ir de trem.

CRISTIANE
CRISTIANEPermalink

Olá , estou querendo ir a espanha e portugal em fevereiro , nesta epoca lá é muito frio ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! É inverno ainda.

patricia rodin
patricia rodinPermalink

OLá,
Estou indo para Porto no fim do mês de dezembro, tenho algumas dúvidas que se puderem me ajudar agradeço muito: 1- gostaria de saber qual a melhor região para ficar em Porto? 2- vale a pena ir e voltar para Guimarães no mesmo dia? 3- Qual a melhor forma de ir para o Douro, recomendam nessa época?
De Porto quero alugar um carro e descer para Lisboa, no inverno é tranquilo fazer esse roteiro de carro? Pensei em parar em Óbidos e Aveiro antes de chegar em Lisboa e pernoitar nessas cidades 1 noite, recomendam esse roteiro ou alguma outra sugestão?
Muito obrigada

Patricia rodin
Patricia rodinPermalink

Ola, Ricardo ou boia Nao precisa responder essa pergunta estou optando em ir para Andalusia mesmo, devido aos relatos de muita chuva em Porto, entao quando puderem me Como eu poderia ir da Andaluzia para Lisboa, tem Como ir de trem? Obrigada

patricia rodin
patricia rodinPermalink

Lendo sobre o clima, fiquei na dúvida se eu troco Porto e parte central de Portugal por Andaluzia em dezembro, o que sugerem? Ainda não fechei hospedagem então poderia fazer isso, só comprei passagem de Lisboa para Madrid, então poderia ir de Madri para Andaluzia e de lá para Lisboa, seria um roteiro que aproveitaria mais nesse período? De Madri para Andaluzia o melhor é ir de trem? Estou indo com 2 crianças uma de 3 e outra de de 1 ano. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! Vá de trem de Madri a Sevilha. Alugue carro para fazer outras cidades -- mas só alugue no dia em que for sair de Sevilha. De Sevilha a Lisboa há ônibus e avião. O avião teria saído barato se você tivesse incluído na sua passagem internacional. Da próxima vez, só compre a passagem depois de definir o roteiro.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

patricia rodin
patricia rodinPermalink

Olá Bóia,
Obrigada pela resposta. Como mudei o roteiro bem próximo da viagem, ficou dificil qualquer planejamento prévio. Só mais uma pergunta, indo de Sevilha para Lisboa, vc recomenda ir de ônibus ou fazer o roteiro de carro até Badajoz na Espanha, pegar um taxi para atravessar para Elvas e de lá alugar outro carro para Évora onde pernoitaria antes de ir a Lisboa. Parece bem mais trabalhoso a segunda opção, mas como quero conhecer Évora e irei para Lisboa tb., então não sei se faço assim ou se de Lisboa faço um bate e volta para Évora sem pernoitar. O que acha que vale mais a pena? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Recomendamos ir de ônibus a Lisboa e lá alugar um carro, quando tiver tempo para sair da cidade.

Patricia rodin
Patricia rodinPermalink

Olá Bóia, A minha unica pendência na viagem é hotel em Ronda, sabe recomendar algum bom e não muito caro. Será que mais alguém aqui tem algum para recomendar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! O Ricardo Freire ficou no Polo, e gostou.

Luciana Ramos
Luciana RamosPermalink

Olá, Ricardo! Ano que vem vou pela primeira vez à Portugal e levarei minha mãe e minha vó, portuguesa, 86 anos, e que está há 25 anos sem rever a terra dela. Ela não volta lá desde que meu avô faleceu.

Ela é de São Romão, Serra das Estrelas. Gostaria de ter ideia de um roteiro de viagem para nós que tivesse: Lisboa, Porto, Fátima, Belém, Cascais e, é claro, Serra das Estrelas. Queríamos também passar 2 ou 3 dias em Barcelona.

Minha vó é super bem disposta, anda muito e bem ativa! Mas não dá para abusar e fazer aquelas viagens onde passamos hooooras andando. Tem que ser devagar, mas prazeroso! Não tenho ideia de distâncias, se dá para ficar em apenas uma dessas cidades e fazer bate e volta, enfim.... preciso da sua ajuda para realizar esse sonho da minha velhinha.

bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Quem responde é A Bóia. Alugue um carro no terceiro dia em Lisboa para ir a Sintra e Cascais. Veja Fátima a caminho de Coimbra. Em seguida monte base em Viseu ou Covilhã para passear na Serra da Estrela. Siga para o Porto pelo Peso da Régua, para ver o Douro. Voe do Porto a Barcelona. Compre a passagem de volta a partir de Barcelona.

Dea
DeaPermalink

Ola bóia e amigos do VNV,

Estou indo para Barcelona na próxima semana e gostaria de aproveitar o inverno para fazer um bate e volta até uma estação de sky. Pesquisei algumas e Vall de Nuria me pareceu uma boa opção.Pensei em ir de trem.
Gostaria de saber se alguém já esteve lá ou recomendaria alguma outra. Não precisa ser uma estação muito grande ou badalada, só quereo levar meu filhote para conehcer a neve e queria mesmo a mais proxima de BCN!
Obrigada

Abs

Gisele
GiselePermalink

Oi, vou com meu marido em abril para Barcelona e volto de Madrid. Temos 15 dias. O que vc sugere?
Obrigada, Gisele

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisele! Um roteiro interessante é ficar 4 dias por Barcelona, voar a Granada, ficar duas noites por lá, pegar um carro, ir a Ronda, dormir, fazer a Rota dos Pueblos Blancos até Vejer de la Frontera, entregando o carro ao chegar em Sevilha. 3 noites em Sevilha, então trem a Madri, com pit stop em Córdoba para ver a Mesquita.

Vanessa
VanessaPermalink

Estamos indo em meados de outubro p Madri e ficamos 20 dias, pensamos em ficar 4 dias em Madri, de lá para Barcelona de trem , mais 4 dias em Barcelona. Então pensamos em alugar um carro e ir para o litoral Sul, passando por Alicante, MALAGA, Marbella e seguir para Sevilha e de lá para Faro em Portugal , terminando uns dias em Lisboa.
Vc pode sugerir um roteiro com o que é imperdível e o que é dispensável ,!!!Viajaremos em dois casais, aguardo sua reposta , grata
Vanessa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Seu roteiro tem alguns senões técnicos. Você está indo para o litoral fora de temporada (vários lugares estarão levemente deprê); está considerando viável fazer 6 cidades em 12 dias (não é, ainda mais com as distâncias envolvidas) e vai devolver em POrtugal um carro que alugou na Espanha, incorrendo em sobretaxas caras.

Repense a partir deste outro post:
http://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

Fernanda
FernandaPermalink

Estive em Madri 2 vezes, no inverno e viajei por Portugal inteiro (exceto Algarve) no inverno tb. Temperaturas super agradáveis. Já pra Andaluzia, eu fui no verão. Foi verão mais infernal da minha vida! hehehe Claro que adorei, mas poderia ter sido melhor se tivesse menos quente. Aqui estão meus posts de Portugal: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Portugal, Madri: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Madri e Andaluzia: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Andaluzia (ainda não terminei de postar tudo sobre essa região, mas semana que vem termino)

Nemer
NemerPermalink

Amigos,
O link do texto sobre a Andaluzia da Paula Bicudo está dando erro.

Abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nemer!

Tente este:
http://big-trip.net/category/andalucia/