Paraguai pra Gisele

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

[caption id="attachment_5699" align="aligncenter" width="449" caption="Trinidad, Paraguai (foto: Turismo.com.py)"]Trinidad, Paraguai (foto: Turismo.com.py)[/caption]

A Gisele vai passar o feriado de 12 de outubro em Assunção. E, não tendo achado nada do Paraguai no menu (quer dizer: agora já vai achar este post aqui, hehe), pergunta se por acaso não existe ninguém por aqui que já tenha passeado por lá.

Respondendo rapidinho à Gisele, o Arthur desencavou dois bons links: um do Ig Turismo, 10 razões para ir ao Paraguai, e outro do Turismo paraguaio, one se pode encontrar uma seleção de hotéis em Assunção.

Eu acrescentaria esta página em português da Wikipédia sobre turismo no Paraguai e, como sempre acontece nos destinos mais difíceis, o ótimo capítulo do Lonely Planet. Encontrei também uma página que fala especificamente sobre os lugares a que se pode fazer bate-voltas desde Assunção.

Pelo que entendi, em Assunção não dá pra perder o quarteirão restaurado Manzana de la Rivera e o Museu Boggiani, de arte plumária indígena (na vizinha San Lorenzo, a 30 km.).

Nas redondezas, dá pra passear na cidade colonial de Luque e, claro, ir ao lago Ypacaraí, a partir de San Bernardino ou de Areguá. Se sobrar tempo, dá pra considerar subir a Atyrá.

Em Assunção o Lonely Planet lista 9 hotéis (incluindo três pousadas) e 14 lugares para comer (entre bares, cafés, confeitarias, restaurantes e... uma churrascaria chamada Paulista Grill).

As outras atrações do Paraguai  ficam um pouco longe da capital. Sem contar as Cataratas e Itaipu, que a Gisele já visitou, dá vontade de ir a Encarnación, a 5 horas de ônibus (de onde se vai às ruínas das missões de Trinidad e Jesús). O Loney Planet lista 5 hotéis na cidade.

E você? Já rodou por lá? Deixe seu recuerdo de Ypacaraí pra Gisele na caixa de comentários.

47 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Gisele
GiselePermalinkResponder

Ricardo Freire....muitíssimo obrigada!!!!
Vc resumiu de forma primorosa tudo que se precisa para sair do escuro em relação ao Paraguay.
O mínimo que posso fazer é checar as informações, e na volta deixar para os viajantes de plantão umas dicas quentinhas...
Abraços a todos!

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Ricardo, fugindo completamente do assunto do post. Mas estou com uma grande dúvida: qual o melhor local de Pipa para eu me hospedar, sem carro, com criança pequena? Preciso de pousada por no máximo 200 a diária agora em outubro. A Praia do Amor tem muitas ondas, confere?
Um abraço

Ricardo Freire

A Praia do Amor, além de ondas, tem degraus esculpidos na falésia para descer. Não é para levar criança pequena.

A praia de acesso mais fácil é a da vila. Todas as outras envolvem pegar carro ou descer escadas.

No centrinho, tente o Pipa Resort, que tem uma piscina grande (mas não é um resort, não; está mais para um flat) http://www.piparesort.com.br/ e o Pipa's Bay http://www.mundi.com.br/Hotel-Pipa-s-Bay-Hotel-Praia-da-Pipa-142277.html . Entre as pousadas, a Marlins http://www.pipa.com.br/marlins/index.asp e a Tartaruga http://www.pipa.com.br/tartaruga/index.asp .

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Os sete povos das missões incluem cidades no Paraguai, Argentina e Brasil, são bem interressantes, apesar da triste crueldade com que estes povos foram destruídos.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

O Paraguai é outro daqueles lugares que geralmente poucos turistas pensam em visitar; e no entanto, está aqui ao lado e tem suas atrações. Gisele, traga uma boa descrição da viagem, dicas e muitas fotos wink

Sobre esse meu amigo que andou pelo lago de Ypacaraí, tem uma história pitoresca: ele parou num bar de música ao vivo ao entardecer e depois de algum tempo, convidaram-no para dar uma canja ao violão e ele aceitou!

Ernesto, o pato

Existem alguns museus bonitos em Assuncion, como o Panteão dos Herois,o musueu nacional de história, o do trem ( há saidas em alguns domingos num trem a vapor), e o ponto alto de Assuncion na minha opinião é que parece uma Cidade meio parada no tempo, com um ar de anos 70. O Paraguai não chega a ser um must, mas éum pais interessante, e com muitas coisas bonitas para se ver, sendo que a maioria das pessoas associa o Paraguai com Cuidad del Este, o que é mais ou menos a mesma coisa que pensar que Sâo Paulo se resume a 25 de março.

Outro passeio que me pareceu interessante é um cruzeiro fluvial de 4 dias, que li na "proxima viagemm", que está por volta de 250 dólares.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Por falar em Paraguai, lembrei agora de uma viagem que eu nunca fiz, nem conheço quem já fez, mas que deve ser interessante. Trata-se do roteiro Caminho das Missões, que se faz a pé, podendo ser feito só nas missões gaúchas, como também estendido ás missões argentina e paraguaia.

A partida é de São Miguel das Missões/RS, onde, aliás, há um hotel muito bom, o Wilson Park. O site do Caminho das Missões é http://www.caminhodasmissoes.com.br/.

E lembrei agora que um dos idealizadores é um conhecido meu, Carlos Augusto Alves ( http://www.albergues.com.br/ ), que é presidente da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude. Se alguém se interessar por este roteiro, o Carlos Augusto seguramente poderia dar informações preciosas.

Além disso, o Carlos Augusto (exagerando, claro...) conhece quase todos os albergues do mundo, em todos os continentes. Para quem gosta de ficar em albergues e quiser informações, ele é uma enciclopédia.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Dionísio, uma amiga já fez esse passeio e gostou bastante. Visitou missões do Brasil, Argentina e Paraguai, mas ela fez de carro, começando em São Miguel e terminando em Foz do Iguaçu.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Que legal! Há passeios realmente originais e inovadores no Brasil e que muitas vezes não conhecemos.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Assunción mesmo não tem muita coisa.. tem o Panteon, tem o Palacio Presidencial que é bastante bonito (mas não chegue muito perto, que guardas armados podem ir até você), a Casa Legislativa e a Catedral, que nem parece Catedral e por isto é diferente.
também algumas vistas do Rio Paraguai são bem bonitas.

Se tiver tempo, as ruinas em Encarnación são muito legais. É meio complicado chegar até elas, tem que pegar um ônibus que te deixa há 1 km de distancia, na estrada, ou então ir de carro. Mas o lugar é muito bem conservado e bonito. Além disto, está ao lado de Posadas, que tem várias das chamadas reduções jesuíticas, a principal sendo San Ignacio Mini, extremamente bem conservada e com guia incluido na entrada. Entre Encarnación e Posadas vai 1 hora de distância, ou menos.

Tenho algumas fotos desta região em http://olemxela.multiply.com/photos/album/24/022007_-_Cordoba_Ruinas_jesuiticas_e_Assuncion mas tem mais das missoes mesmo que de Assuncion

Pavan
PavanPermalinkResponder

Se houver interesse em visitar as Missoes, eu recomendo se hospedar em Posadas - do outro lado do Rio Paraná - já que Encarnación é uma cidadezinha pra lá de feia. Posadas até que é bonitinha e tem uma bela "costanera" ao longo do Rio Paraná.
No entanto as ruínas de Trinidad e Jesus de Taravengue valem a visita.
Para visitar San Ignacio Mini - na Argntina - é só pegar um ônibus na rodoviária de Posadas. Já o acesso às outras ruínas - tanto na Argentina quanto no Paraguai - só é fácil de carro. Sugiro fechar um preço com um taxista para visitar as outras ruínas.

Ricardo Freire

Ou seja, Posadas fica no lado argentino das Missões.

Luciana - Floripa

Olá, Gisele. Nós visitamos Assunção em agosto (eum marido e dois filhos adolescentes), pois consegui uma mega promoção da Gol (aniversário da cidade). Fui meio no escuro, achei algumas coisas procurando na internet e algumas outras neste site http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2007/02/guia-turstico-do-paraguai.html .
Ficamos 4 dias. Gostamos muito da cidade. Os paraguaios são extremamente gentís, nos atenderam bem em todos os lugares. A cidade é muito segura e bem policiada.
Ficamos no hotel Internacional, bem na área central, e fizemos praticamente tudo a pé ou de táxi (bem barato). Os museus são muito bonitos, o Panteón de los Heroes é lindo, o palácio do governo é lindíssimo, e se você conseguir ver a cerimônia da descida da bandeira, mais ou menos às 17:00 hs, vale muito a pena. Só o calor é infernal. Depois do almoço é melhor descansar um pouco, pois ficar na rua não dá.
No centro, também é bom fazer compras de eletrônicos, de roupas (tem um outlet da Adidas que é ótimo!) e de bebidas. São muito mais baratas que no Brasil.
Para visitar as cidades vizinhas, contratamos um taxista para nos levar. Não deixe de comprar as jóias de prata de Luque (filigranas), são lindíssimas e muito baratas.
Tem centenas de fotos em http://lucianamencia.shutterfly.com/, se tiveres paciência para dar uma olhada.
No final, o balanço foi totalmente positivo, a viagem que nunca tínhamos pensado em fazer valeu muito a pena.
Boa viagem para você.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Já estive em Assunção, por 2 dias e meio apenas. Me hospedei num hotel no centro, umas 3 quadras do Panteão. O centro de Assunção lembra meio que alguma cidadona do interior de São Paulo, mas mais pobrinha. Tudo tem uma cara meio degradada, mas não abandonado. Rodei por uns bairros mais sofisticados (não lembro o nome), tudo bem paradão e até simpático. Também já rodei pelo interior do Paraguay saindo de Ponta Porã no Mato Grosso e indo até uma fazenda no centro do pais. Foi uma experiência interessante, porque você passa em algumas cidadezinhas interessantes com cara de interior do México na época do Zapata!

Anna
AnnaPermalinkResponder

Oi Gisele, acabei de voltar de Assunção e adorei a cidade.Tinha aquela impressão de ciudad de leste (como alguns falaram) e me surpreendi muito. O trânsito é caótico, mas a melhor forma de conhecer todas as atrações é de carro. O centro histórico é só um pedacinho de tudo que esta capital oferece. Há muitos shoppings bacanas, bairros com casarões inacreditáveis e o entorno da cidade é ainda mais legal. Saindo sentido aeroporto, não deixe de conhecer a Comnenbol e o Museu do Futebol. Em Luque, não dá para perder as jóias, filigranas em ouro e prata muito baratas. O lago Ypacarai é lindo e fantástico e a cidade em volta, Areguá, tem muito artesanato em cerâmica (o maior número de anões e sapos de jardim que eu já vi).
Se você for a Itaguá não deixe de ver os bordados, que parecem impossíveis de fazer. Mas não compre lá, é mais caro, no centro da cidade, próximo ao Pantheon é mais barato.
Para comer, recomendo uma viagem a cidade de San Bernardino (onde tem a catedral da padroeira) até a chiperia Ana Maria, a mais famosa do Paraguai. Peça a chipa com cozido (um tipo de chá mate cozido, bem gostoso e tradicional).
Por fim, para sentir o gosto de Ciudad de Leste, uma visita ao Mercado 4, uma loucura.. cuidado para não se perder. Se for para aquela região na hora do almoço, aproveite os ótimos restaurantes "China" que tem por ali.

Boa viagem, espero que volte com ótimas recordações como as que tenho!

Helga
HelgaPermalinkResponder

Olá!
Eu tive o grande prazer de passar 6 meses no Paraguai, estudando, trabalhando e viajando bastante. É um país interessante, de povo extremamente acolhedor e cheio de potencial pro turismo, que ainda está sendo descoberto pelos sul-americanos e pelo mundo.

Uma boa dica é o site da Secretaria de turismo WWW.SENATUR.GOV.PY. E em caso de informacoes mais específicas, enviar emails a INFOSENATUR@SENATUR.COM.PY. As pessoas sao muito atenciosas e muitos falam e escrevem em portugues.

juliana
julianaPermalinkResponder

Alguem poderia me dizer se alguma dessas lojas em Ciudad del Este é confiável? e se emitem nota fiscal?
http://www.paraguaicompras.com.br/lojas-de-informatica

Cesar Oliveira

Senhores caso queiram comprar eletrônicos minha indicação é a MEGA ELETRTÔNICOS. Além de serem imbáiveis nos preços (pode perguntar para qualquer outro lojista do paraguai) eles testam seus produtos na hora. Tanto que já fui 4 vezes fazer compras para renvender em SP e por mais que tivesse pesquisado não conseguiram fazer preço melhor. Até uma pessoa que conheci em uma loja o máximo que ela fez foi baixar 1 dólar em alguns produtos, pois não tinham como competir com a MEGA.

silvia
silviaPermalinkResponder

gosto muito de me hospedar no hotel yatch golf club paraguayo na margem de um braço do rio paraguay , de paisagem deslumbrante !! Forma-se uma praia na parte de trás do hotel junto ao rio onde circulam barcos pesqueiros , lanchas particulares e jet skis no fim de semana
Trata-se a grosso modo de um club de golf que conta com um hotel
Esse hotel fica na cidade de Lambare, junto a assuncion ( 10 min )
Vale a pena conhece-lo mesmo que se hospede no centro de assuncion
No passado havia um cassino no hotel, mas hoje encontra-se fechado ( esive lá em fevereiro )
As vans do hotel te pegam no aeroporto por conta da hospedagem
Há pacotes com aereo + terrestre nesse hotel nas agencias nascimento e agaxtur , que eu conheça
A visita a luque para ver as joias , ou ir ao lago de ypacaray e adjacencias, vc pode tratar com um taxista na porta do hotel
Vc pode tambem tratar um taxi para ir aos dois shoppings mais conhecidos de assuncion que são o mariscal lopez (marechal solano lopez , da guerra do paraguay) e shopping del sol que se encontram fora do centro de assuncion, em bairros mais bonitos e badalados , pode -se assim dizer
O hotel tem duas piscinas muito boas, loja da nike , bons resturantes sendo que num deles ( na churrascaria ) há um grupo que toca guaranias, tais como "India" e " recuerdos de Ypacaray" !!! bem no clima !!!

Bia
BiaPermalinkResponder

Moro em Asunción, sou brasileira, e gostei muito do seu post. Só pra completar estes sao os sites de alguns hoteis:

www.granadospark.com.py
www.hotelguarani.net
www.crowneasuncion.com.py

Tambem esta o hotel boutique "La Misión" que fica pertinho do shopping Mal. Lopez, e muitos outros que sao exelentes, é só fazer uma busca no google que aparece a lista completa.

Restaurantes tambem sao muitos e exelentes principalmente as churrascarias que na maioria sao de brasileiros que moram aqui, e o os meus preferido sao os chineses do mercado 4.

Luciana Danielli

Olá,

Gostaria de saber se existe a possibilidade de ir à Salta na Argentina por Assunção de ônibus (qual a distância) e/ou avião? E quanto a Assunção, o que fazer, onde ficar e onde comer?

Grata, Luciana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Você teria que ir de Salta a Resistencia (13 horas), então a Puerto Iguazú (10 horas). São mais 5 horas de Ciudad del Este a Assunção.

De avião você precisa voltar a Buenos Aires e fazer conexão para Assunção.

Não é uma combinação lógica.

Infelizmente não temos conteúdo organizado sobre Assunção, como você pode ver por este post.

André
AndréPermalinkResponder

Olá pessoal ,
Eu e minha mulher estamos indo para Assunção agora em Maio/2011 e vamos ficar 4 dias por lá. Como não tinha muita informação , peguei várias dicas muito boas aqui no site da "Bóia". Embora já tenha passagem e hotel confirmados , tenho uma dúvida básica. O hotel que que ficarei hospedado não tem serviço de transfer Aeroporto => Hotel => Aeroporto mas disse contratar serviço de 3os. que cobram USD 30,00 ( o casal) para cada percurso, ou seja , USD 30,00 para Aerop => Hotel e mais USD 30,00 para Hotel => Aerop. O pessoal escreveu que táxi é barato em Assunção mas tô achando esse transfer meio "salgado"....rsrsrs !!!
Bom , voces acham que é isso mesmo ???...ou existem outras opções para fazer esse percurso Aerop => Hotel => Aerop ???

Agradeço antecipadamente pela ajuda !!!

André Augusto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André!

"Trânsfer de hotel" significa: um motorista esperando você com uma plaquinha. Isso tem um custo. 30 dólares (50 reais!) é barato para esse serviço.

Em agosto de 2010 um táxi do aeroporto ao centro de Asunción custava 100.000 guaranis -- 24 dólares.

Táxi de aeroporto é uma categoria à parte de táxi de rua. Não seja tão muquirana grin

http://www.taxi.com.py/?p=1216

André
AndréPermalinkResponder

kkkkkkkk !!!! Minha mulher tá rindo até agora depois que viu a resposta do pessoal da bóia aí em cima....
Bom , vou fazer essa "extravagância" e confirmar o tranfer com o Hotel.

Obrigado pela resposta imediata.....até mais.

André Augusto.

Carlos Eduardo Brito

Nós brasileiros possuímos uma imagem errada do Paraguai baseado no que conhecemos sobre Cuidade del Leste. Há muito a ser descoberto em Asunción. O Paraguai era um país em ascensão que nós ajudamos a destruir com a guerra da Tríplice Aliança (para nós guerra do Paraguai). Um fato capaz de constranger qualquer brasileiro. O país era uma potência econômica antes da guerra, com um índice de analfabetismo era de 0%. Após o conflito o país nunca voltou a se erguer, porém ainda guarda alguns patrimônios arquitetônicos e culturais dos seus tempos de áureos. Claro que não é difícil se assustar com a pobreza do país nos dias de hoje. Busquei absorver a experiência de me lançar ao descobrimento, captando paisagens intrigantes, uma cultura resistente e amistosa, cenas de miséria e alegria. E é assim Asunción uma cidade totalmente surpreendente, tão perto, tão longe, tão rica e tão pobre. Por fim, permanece meu desejo em ver na América do Sul algo mais do que um mapa ou um conceito; ver a América do Sul como uma morada para o que sou.

Vagner
VagnerPermalinkResponder

Bóia, veja se dá para subir para o Perguntódromo: preciso de um trasnfer de confiança do aeroporto de Assunção para a cidade e que me leve de volta ao aeroporto de madrugada, pois o vôo de volta é 6h. Obrigado antecipado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vagner! Não precisa nem de Perguntódromo. Combine com o seu hotel, é o mais tranqüilo e seguro a fazer.

Duilio
DuilioPermalinkResponder

Parabens pelos posts!
Gostaria se posso dirigir com minha carteira de motorista do Brasil usando carro do Paraguay em asunção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Duilio! Pode, sim.

Oscar | MauOscar.com

Riq

Acabei de ver no Twitter que o Mercosul vai suspender o Paraguai do bloco amanhã http://exame.abril.com.br/economia/brasil/politica/noticias/patriota-confirma-que-mercosul-vai-suspender-paraguai
Até onde eu saiba é graças ao acordo que podemos ingressar em qualquer um dos países membros apenas apresentando a carteira de identidade.. E ai como será que fica a partir de amanhã?! Vamos ter que apresentar o passaporte.. ALembrei dessa história por conta deste posta da Silvia do Matraqueado http://www.matraqueando.com.br/imigrando-para-o-paraguai

razz

Fernanda Mendonça

Gostaria de saber se alguém já passou o reveillon em Asunción no Hotel Yatch Golf Club Paraguayo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Ainda não recebemos comentários de leitores, mas você poder ver o que dizem sobre o hotel no Booking.

Mais dicas de festas de Ano Novo no mundo inteiro neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/reveillon-2013-dicas/

Outras sugestões aqui: http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012/

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá! Vou para Asunción em 31/5. Gostaria de saber se alguém indica uma agência para fazer o transfer e passeios. Ficarei no Granados Park. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Não temos indicações, mas o seu hotel deve ter!

Marco Antonio
Marco AntonioPermalinkResponder

Ricardo sempre acompanho seu site antes de fazer alguma viajem. Vc é bem claro e objetivo nas suas respostas. Vou a Assuncion no início de outubro/2013 e gostaria de saber a melhor localização para se hospedar, ou seja, quero um lugar próximo dos pontos turísticos e seguro tanto de dia como de noite. Vc sabe dizer se outubro é aquele calor de 40 graus que dizem fazer no verão? Um abração

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Antonio! Quem responde é A Bóia.

O Ricardo Freire nunca foi a Assunção.

Veja como verificar temperatura e chuvas em qualquer lugar do mundo:

http://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

O Seth Kugel, o Frugal Traveler do New York Times, esteve recentemente em Assunção. A matéria está em inglês:

http://frugaltraveler.blogs.nytimes.com/2013/04/16/in-asuncion-paraguay-small-scale-charms-and-a-complex-history/

christiano butke

Meninos boia e ric ! to desesperado vou passar 4 dias em assuncao e nao sei nada sobre a moeda
da pra trocar no aeroporto reais pela moeda paraguaia ? quanto vale nosso dinheiro la ? e valorizado?

outra coisa que so o rick entende , da pra sacar moeda local la como fazemos na argentina e chile

tem custo pra sacar? socorro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiano!

O Ricardo Freire nunca esteve no Paraguai, mas com certeza dá para sacar dinheiro no caixa eletrônico com o cartão do seu banco, devidamente habilitado para saques no exterior, ou com cartões pré-pagos com Visa Travel Money, American Express Global Travel ou Mastercard Cash Passport.

É bem provável que o real tenha uma cotação aceitável, mas sempre dá mais trabalho procurar casa de câmbio. (As de aeroporto sempre oferecem péssimo câmbio, em qualquer lugar do mundo.)

christiano butke

Boia , se eu usar meu cartao de credito no free shop de assuncao irei pagar iof de 6,38 % ?

sempre tive essa duvida !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiano! Vai, sim.

christiano butke

pessoal , fui para assuncao e adorei !

o melhor hotel da cidade e o sheraton , perto de tudo em frente ao melhor shopping da cidade

os restaurantes sao incriveis, comida perfeita e precos ridiculos

os que valem a visita sao : mburicao , el dorado e cantina do tony

a cidade e segura e vc precisa alugar um carro

Jéssica
JéssicaPermalinkResponder

Olá...

Vou para o Paraguai Agora dia 21/09/13, gostaria de saber se há ônibus e qual ônibus que vai do terminal rodoviário de Asuncion até o hotel Asuncion Palace hotel na Av. Collon, e quanto é o custo do táxi e/ ou ônibus lá.

Outra duvida,
Se eu levar dólar, terei problemas para comprar no comercio de lÁ? ou é melhor levar guarani?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jéssica! Nunca vale a pena comprar moedas de países vizinhos no Brasil; a cotação nunca é boa. Você pode levar dólares e tentar usar direto no comércio (não sabemos como funciona em Assunção) ou fazer saques em moeda local nos caixas automáticos. Para isso você precisa habilitar o seu cartão do banco para saques internacionais e desbloquear para a viagem.

Não temos conteúdo próprio sobre Assunção, então não temos como ajudar você no preço do táxi. Mas se você mandar um email para o hotel ou ligar para a recepção é bem provável que eles tenham o preço da corrida na ponta da língua.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Nana
NanaPermalinkResponder

por gentileza alguem sabe me dizer se tem algum fst sleep pu hotel dentro do aeroporto?Farei uma escala ingrata e gostaria de descansar algumas horas sem sair de lá

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nana! Os hotéis mais próximos ficam a 5 km do aeroporto de Assunção. Clique e veja alguns.