Campos do Jordão pra Carla
A Carla Portilho do Idas & Vindas vai passar o feriadão de 20 de novembro em Campos do Jordão. Faz cinco anos que ela não aparece por lá e gostaria de dicas atualizadas, sobretudo gastronômicas.
Quem costumar subir a Campos fora do fervo do inverno, por favor entre para dizer o que funciona e o que vale mais a pena o ano inteiro!
(Se bem que eu acho que vai ter muita gente entrando para convencer a Carla a desviar para Gonçalves, São Francisco Xavier ou Santo Antônio do Pinhal…)
Leia também:
Pousadas BBB em Campos do Jordão
Campos do Jordão, a hors-concours, por Emília Fernandes
(Foto gentilmente surrupiada do Flickr de RBP Designer)





Riq,
O link de São Francisco Xavier tá direcionando para o Matraqueando.
Carla,
Infelizmente, não tenho nenhuma dica. Uns amigos passaram o último feriado em Campos do Jordão e só falaram que acharam tudo muito muvucado (oh!!!!). Da próxima vez, parece que vão tentar Gonçalves…
Bjs
Obrigado, Lu, corrigi!
Lu, acesse http://www.e-pousada.com.br/saofranciscoxavier/ lá vc vai encontrar uma relação de pousadas
Opa! Tá pra mim! Fui a Campos em julho (muito grata pelas dicas de pousada dos tripulantes:)). Minha maior dica gastronômica é o petit gatêau da Fábrica de chocolates Araucária. Maravilhoso! Ah, e se ainda tiver chai – eu sei que a modinha da novela acabou, mas vai que ainda tem, né? – num dos cafés de Capivari, experimente! É uma das coisas mais saborosas que já bebi.
Sou Gonçalves (que não conheço) desde criancinha. Campos até não é horrível fora de temporada mas…mas…
tenho que reconhecer que meu pai tinha razão quando chamava Campos de “Tremembezinho metido a besta” (ele sempre odiou Campos e o fato de eu querer passar férias de julho lá quando era adolescente)
Carla, tem tanta coisa tão mais bacana pra vc fazer… São Francisco Xavier é a mais transadinha das alternativas, mas eu iria pra Goçalves.
Carla
Obrigado pelas dicas de Lima . Alias e uma nova Buenos, que virou uma Cidade muitissimo agradavel, com uma excelente gastronomia, e precos espetaculares!
A melhor dica gastronomica de Campos, e antes de chegar. Pare no mercato, que fica uns 10 km. depois do acesso da Dutra, Airton Sena, em Quirim, sao varios pequenos restaurantes italianos, bons e baratos. Em regra, a comida em Campos, e cara e a qualidade nao corresponde ao preco. (mas se voce tivr uma dica boa, me avise)
Uma dica que eu lhe dou e a estrada que vai para Sao Bento, pela Pedra do Bau, que vale a pena pela paisagem.
Ernesto, e vocês ficaram mesmo lá no León de Oro? Continua bom?
Carla
Continua bom, e ficamos por 1 dia pois nao havia mais vaga. Depois mudamos para o Ariosto, do lado, bom e simpatico, e um pouco mais barto. So o http://www.go2peru.com que nao funcionou muito bem, pois demorou para informar que o hotel estava lotado.
Lima é show e vai bombar !!! A Cidade que melhorou, esta muito mais organizada, segura e limpa, e que tem novos pontos interessantes, como o Shopping Largamar, com uma filial do museu do oro, o parque da reserva, com a maior numero de fontes luminosas do mundo, um espetaculo barbaro, precos de graca, e o povo continua simpatico, educado e cordial—–
Concordo, Lima é mesmo um show de cidade! Aliás, deve estar ainda mais interessante do que quando eu fui, há pouco mais de 2 anos – já ouvi dizer que a cidade só faz melhorar, principalmente em termos de gastronomia…
Carla, eu recomendo um passeio a Santo Antonio do Pinhal para conhecer a Pousada Quinta dos Pinhais http://www.quintadospinhais.com.br Vc vai ficar deslumbrada com a vista e com a privacidade dos chalés.É super pertinho de Campos.
Ao lado do Baden Baden tem um restaurante, esqueci o nome mas alguém já já vai lembrar, que é muito bom e com mesinhas para o chopp. A comida é ótima e é mais vazio que o Baden. A dica do Ernesto é ótima.
Carla,
Estive em St Antonio do Pinhal em junho. Adorei. Fiquei no hotel já citado pela Malu. Vista deslumbrante. Andar do hotel até a “cidade” é longe, mas uma delícia para quem curte, claro. A melhor coisa de Campos (a 20 minutos dali) foi voltar para St Antonio. St Antonio só “abre” as portas de 5ª a domingo.
Eu concordo com todos que Santo Antonio do Pinhal e mais gostosa, mais barata,e mais agradavel do que Campos…
O pequeno Bistro tem uma ótima comida, e ha varios kilos e pfs, para quem quiser so matar a fome.
Campos é, vamos dizer…mais urbana. Gonçalves e São Francisco Xavier exigem um certa apreciação da natureza, trilhas, cachoeiras. Apesar de destinos de serra, têm um espírito diferente.
Apesar de já ter ficado em Santo Antônio do Pinhal, eu não entendi muito bem qual é a da cidade: não curti o centrinho e nem pesquisei o suficiente para saber se havia boa oferta de passeios de natureza.
De todas eu gosto mais de Gonçalves, até pelo espírito mineiro
Carla, lá no TA eu tenho um post que fala sobre Campos e as minhas preferências e um pouco de Santo Antônio, na categoria ‘Serra da Mantiqueira’. Tem outros posts de SFX, Gonçalves e Passa Quatro.
Boa viagem!
Bem lembrado!
http://aturistaacidental.wordpress.com/category/serra-da-mantiqueira/
Riq, um post todinho pra mim! Thanx, adorei!
Queridos, obrigadíssima pelas dicas! Eu nunca fui a Campos do Jordão em julho (sempre achei que seria roubada!), mas fora da temporada ela já é sossegada o suficiente pra mim… Acredito que Gonçalves e cia. sejam lindas, mas receio que sejam talvez tranqüilas demais pra minha personalidade urbana…
Como vou ter pouquinho tempo (só de 6a. a domingo) acho que dessa vez só mato as saudades de Campos mesmo…
Obrigada pelas dicas dos restaurantes! Vou conferir e depois dou um feedback, Ok?
Apenas repetindo o que eu tinha respondido no outro post para ficar centralizado aqui:
Carla, eu fui em 2007 e além do famoso Baden Baden, que é imperdível para quem gosta de cerveja, eu adorei o restaurante Só Queijos. O ambiente é super aconchegante e charmoso, com lareira e tudo, e o foundue é uma delícia. Não preciso nem dizer que o de queijo é a especialidade da casa!
Eu ficaria em Santo Antonio do Pinhal. A Pousada do Cedro é sensacional. Ou em qualquer outra cidade aqui falada, menos em Campos. Cerveja Bohemia por 16 reais? Tô fora. Tem alguns lugares legais lá. Pousadas bonitinhas e até as muito carinhas. Mas, sinceramente: Campos é a Suiça feita no Projac. Ou uma Barra da Tijuca na montanha. Pronto, desabafei sobre esse tema.
carla, hotel bom confortamtavekl, isto é hotel em aramaico, hotel nevada,centro de capivari, passeio imperdivel horto florestal e suas trilhas
Bom, quanto ao que fazer, a melhor dica para um passeio é a que o Ernesto deu: sair da estrada regular em Santo Antonio do Pinhal e ir em direção à São Bento do Sapucaí. De lá pegue a estrada para Campos. Além de passar ao lado da Pedra do Baú, ela é umas das estradas mais bonitas por onde já passei, apesar de ser extremamente sinuosa. Vale a pena. Sugiro também um piquenique no Horto, que é sempre um lugar encantador, de muita tranquilidade.
Outra idéia é o Museu Felícia Leirner, que é meio que um parque junto ao Auditório Cláudio Santoro, com diversas esculturas dessa artista. Fora isso, o local traz belas vistas da serra ao redor de Campos.
Sobre gastronomia, duas sugestões principais são os embutidos do Harry Pisek e os pratos alemães e cervejas do Baden Baden.
Acho imperdível um café da tarde com uma bela fatia de torta do Bia Kaffee.
Dois que ainda não conheço mas são muito falados: o Le Foyer, restaurante que fica no Chateau La Villette e que a revista Veja elegeu como o melhor fondue da cidade, e o Lenz Gourmet.
Para opções com boa relação custo benefício, sugiro o Itália Cantina e Ristorante (massas), o Maná (que acho que tem trutas gostosas pelos preços que cobra), e o Nonna Mimi (massas também, que fica no bairro do Jaguaribe).
Acho que é isso. Abraços.
Carla, fui a Campos de Jordão exatamente neste feriado de 20 de novembro, como você. Em novembro é super tranquilo, a cidade não muvucada e aquele friozinho na medida. Adorei o passeio de trem a Santo Antonio do Pinhal,e à medida que vamos subindo a serra, sente-se a leveza do ar e as paisagens muito bonitas.
Pessoal, obrigada mais uma vez! A maioria dos passeios turísticos eu já fiz – talvez até repita algum, mas estou na expectativa mesmo de passear pelo centrinho e curtir uns bares e restaurantes…
Em Campos, para um jantar especial, gosto do Só queijo, na Macedo Soares, a carta de vinhos é boa também. Uma pizza? Arte da pizza, no Grande Hotel. Um almoço tranquilo, e não caro, pode ser no Café Terraço, na Vila Natal. O bolo de mirtillos apreciando o por do Sol no café da Baronesa Von Leithner, hummmm… (no café, desde o bistrô não se vê o por do sol). Boa viagem Carla, Campos está gostosa e cheia de hortências.
Riq e tripulação;
Estou quqerendo passar o carnaval em Santo Antonio do Pinhal ou Campos de Jordão com meu marido e filhos pequenos. Alguma sugestão? Alguém conhece a pousada http://www.pousadavillamantiqueira.com.br ?
Desde já obrigada.
Abs
Além dos comentários deste post, veja também os deste:
http://www.viajenaviagem.com/2009/06/monte-verde-pro-ze-maria/
Oi Riq, eu já havia visto, mas a maioria das pousadas ali mencionadas não aceitam crianças. O 4 rodas classifica bem a Villa Mantiqueira, mas gostaria de uma opinião de alguém que tivesse conferido de perto.
Nossa! Campos é muito legal !!! Saudades desta cidade maravilhosa…não vejo a hora de chegar a temporada de inverno!!! No final da tarde tomar uma cerveja artesanal no Baden Baden e um fondue de queijo no Le Foyer são programas imperdíveis…
Ricardo, gostaria de umas dicas para Campos Do Jordão, estarei lá agora no feriado de Corpus Christi (03/06), ou um roteiro, o “48h em Buenos Aires” que segui a risca e recomendo a todos meus amigos. Att, João
Rapaz, sou o maior por fora de Campos… mas segue as dicas dos comentaristas que você vai se dar bem!
Ricardo, gostaria de umas dicas para Campos Do Jordão, estarei lá agora no feriado de Corpus Christi (03/06), ou um roteiro, como o “48h em Buenos Aires” que segui a risca e recomendo a todos meus amigos. Att, João