GPS: primeiras impressões

gps

É incrível como eu estou atrasado nesse negócio de GPS. Ainda que não tenha precisa alugado carrro no exterior nos últimos anos, trata-se de uma coisa que eu já deveria conhecer da minha própria vida real mesmo 😯

De modo que o primeiro contato foi um tanto traumático, por culpa da minha caipirice no assunto.

O funcionário da locadora — que me deu um belo upgrade de carro — foi buscar o GPS lá nos fundos da loja, voltou com ele na mão e já fez as setagens básicas. Escolhi inglês, porque fiquei com medo de vir em português de Portugal e eu não entender nada; ou de vir em português de dublagem de TV a cabo made in Miami.

Claro que eu fiquei uns cinco minutos dentro do carro só para descobrir onde é que ligava o bichinho.

Preciso dizer que é muito, muito estranha a sensação de entregar a responsabilidade de direção pra uma voz mecânica. Mas preciso dizer também que no segundo dia já não saberia viver sem ela :mrgreen:

Principalmente depois que eu consegui aprender a montar o aparelhinho no suporte que me deram e ele não fica mais rolando no banco ao lado 😳

53 comentários

Pro perguntódromo(to postando aqui por ser assunto relacionado a carro alugado;deve existir post mais adequado):
Vi no site da Expedia preços muito mais apetitosos de aluguel de carro prá 10 dias em Cancun e arredores do que nos próprios sites das cias .
Alguém tem experiência de ter alugado carro via
Expedia e, se tem ,é possível uma diferença significativa de preços (interrogação;descupem meu teclado surtou).Fiquei insegura, apesar de ter lido em algum lugar aqui que alguém já alugou via expedia e funcionou.
Obrigada de antemão.

    Eu aluguei no Caribe inteiro via Expedia e funcionou sempre. Aluguei na Argentina também.

    Deixando para alugar in loco você pode conseguir tarifas menores, com fornecedores locais. Mas também precisará usar seus dons de negociadora, e talvez não alugue um carro tão nos conformes quanto alugaria com as cias. que estão na Expedia (ou no Kayak, ou no Orbitz).

    Expedia é totalmente confiável. Normalmente é preciso fazer o pagamento no ato da reserva, enquanto nos sites das empresas você tem opção de fazer a reserva e pagar somente na devolução do carro.
    Eu alugaria antecipadamente. Melhor reservar com antecedência e não ter problemas do que deixar para alugar em empresas locais.
    Muitas vezes uma pequena economia não compensa quando se tem algum problema. É o barato que sai caro.
    Com as grandes empresas você estará certamente mais seguro.

Eu era totalmente contra o danadinho até que ele me salvou de um desvio que não estava no mapa, num fim de mundo, na primeira e única vez em que o usei. Mas nada substitui o prazer de se estudar o mapa antes, ter a região na cabeça, se localizar geograficamente…e continuar usando-o se estiver na posição de co-piloto 😉 Ler mapa para mim é vício, seria difícil ficar só com o GPS. Mas reconheço o seu valor: o ideal para mim ainda é o uso conjunto.

Sempre vivi sem GPS. Adoro me perder, pq de férias realmente não gosto de ter hora para nada…rsrs Sou da turma das antigas. Ouvi dizer por amigos que usam (testemunhei nos EUA que é prático viu? Mas minha amiga tinha dificuldade de cruzar o português de Portugal com as placas em inglês) que as vezes ele bota no buraco mesmo…

Ae, Riq! Parabéns pela experiência 😛 a primeira vez é sempre difícil. Como vc mesmo disse, eu não sei como vivia sem o GPS antes hehehe

Já cheguei a ir pra Sampa na Paulista de carro sem GPS e só com o mapa do google maps e até q foi tranquilo.

Eu costumo dizer que o GPS pode te levar pra lugares errados e te dar um pouco de trabalho pra chegar onde quer ir, mas pelo menos no fim, se tudo der errado, ele consegue te levar pra casa ;P É uma segurança de não ter de se preocupar se vc se perder.

Minha primeira experiência com o Never Lost da Hertz foi de chamá-lo de Never Found pq pra atravessar uma rua e ir a um restaurante ele me fez pagar 4 pedágios em Orlando… Mas no final aprendemos a cortar os pedágios para ir ao centro de onde estávamos. 😀

Levei um tempo pra entender como o TomTom funciona (fui aprender de verdade só nos EUA) e agora já consigo prever quando ele vai me dar a direção errada ao olhar o mapa e placas na rua 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito