Maraú: o que muda com a nova estrada Itacaré-Camamu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lagoa Azul, Maraú (BA)

No começo de novembro foi inaugurada a continuação da BA 001, a litorânea baiana, ligando duas praias que estão no top da lista de muita gente. Vai ficar bem menos difícil chegar a Barra Grande & Maraú -- e muito mais civilizado de combinar Itacaré e Maraú numa mesma viagem, seja como bate-volta, seja como esticada. Para entender tudo o que eu vou escrever, veja este mapa do (excelente) site BarraGrande.net para ver o traçado das duas estradas que vão ser citadas por aqui: a novinha e asfaltadíssima BA 001 (que vai ser usada por quem quer chegar a Barra Grande de lancha) e a jurássica BR 030, não-asfaltada, que vem do "continente" e segue península de Maraú acima (e vai continuar sendo usada por quem vai de jipe ou carro próprio).

Ilhéus mais perto: 20 km que valem uma hora

A melhor porta de acesso a  Maraú é a cidade de Camamu, de onde partem lanchas rápidas o dia inteiro, que cruzam a baía até Barra Grande em meia hora. O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus. Pelo caminho antigo, Ilhéus estava a 140 km. No papel, a nova estrada diminui o caminho em meros 20 km -- mas na prática elimina um bocado de aporrinhação.

Antes, ao sair de Ilhéus, era preciso pegar a estrada para Uruçuca (em bom estado, mas com muitos trechos meio urbanos, que dificultam engrenar muita velocidade), então penar  na caminholândia da BR 101, para daí entrar na BA 650, supertortuosa, com lombadas em lugares inesperados e alguns povoados no caminho. Não era muito fácil fazer o trajeto em menos de duas  horas e meia.

Agora você só vai pegar tranqueira enquanto estiver na zona urbana de Ilhéus. A partir da orla norte, são 70 km livres até Itacaré, uma estrada em que poucos respeitam o limite de velocidade (se você disser por aí que eu escrevi isso, eu digo que foi um hacker que invadiu o post). Na seqüência, sem sequer precisar entrar na cidade de Itacaré, são apenas 48 km até Camamu. Acredito que dê para fazer em uma hora e meia sem arriscar a sua carteira de motorista.

Ou seja: o caminho já não assusta mais. Não fiz o trecho novo, mas creio inclusive que seja uma viagem bonita.

Bate-volta de Itacaré a Barra Grande: ficou fácil

Agora só vai chacoalhar na ida e na volta pela estrada de terra da península (a BR 030) quem estiver a fim. Quem não curtir solavancos pode ir pelo asfalto novinho até Camamu (48 km, bico), então pegar a lancha para Barra Grande (que vale por um passeio pela Baía de Camamu, só que sem paradas) e continuar a Taipus de Fora (ou fazer qualquer outro passeio) de jardineira.

Acredito que logo apareçam passeios com uma perna pela estrada de chão e outra por asfalto + lancha (ida ou volta, dependendo do horário da maré baixa em Taipus). Quer apostar?

Pegadinha: onde estacionar em Camamu

Ao chegar em Camamu você vai ser abordado por muitos meninos para estacionar o carro em garagens de moradores. Essas garagens são apertadíssimas e não são baratas. O melhor é estacionar no estaleiro, passando o centrinho. Além de confortavel, é cômodo: as lanchas passam por lá para pegar os passageiros a Barra Grande.

Menos difícil também pela estrada de chão

Para quem quer entrar de jipão ou carro próprio (apesar das condições toscas da BR 030), a nova estrada também deu uma força. A ponte nova elimina a necessidade de balsa, e faz com que não seja preciso percorrer os 5 km terríveis, de areia fofa, entre a chegada da balsa e a BR 030 (veja no mapa do BarraGrande.net).

Atenção: sempre é recomendável informar-se com a pousada onde você vai ficar se a BR 030 está realmente transitável.

208 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

rogerio rocha dos santos

Tem conhecimento de alguma reclamação da Pousada Canto do Sol?
Aproveitando a oportunidade, gostaria de perguntar:
1 - Estou indo de carro de BH, qual o melhor caminho?
2 - Meu carro não é off road, dá para chegar?
Um abraço.
Rocha

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! O Ricardo Freire nunca visitou a pousada.

Não recomendamos ir de carro até Maraú. Deixe o carro em Camamu e prossiga de lancha.

Davson
DavsonPermalink

Bom dia Rogério ,
Conseguiu chegar de carro ?
Também estou indo e vou alugar carro em itacare para ir ate marau , mas muita gente tem me dito que não é possível devido condições da estrada .
E você , conseguiu chegar de carro .?
Abraço

Leide Souto
Leide SoutoPermalink

Fui na Península de Maraú e amei, conheci por acaso, buscando na internet no site www.peninsulademarau.com encontrei e resolvi ir ver, vale a pena. Muito bom mesmo. Parabéns por este site tb.

Davson
DavsonPermalink

Bom dia ,
Estou numa duvida tremenda , minha ideia é alugar um carro Palio ou Celta , ou seja não é off road , e ir de itacare a Marau . Acontece que tenho escutado que não é possível , que a estrada de chão é muito ruim .
Por favor , alguém já fez este trajeto ? Vou com a família , e não será agradável ficar preso numa estrada com criança , mulher etc nas ferias .
Os locais onde tenho buscado informação , me parecem parceiro de lojas que alugam carros , efetuam o trajeto etc e sempre dizem que não conseguirei por conta própria etc . Já ouvi ate que no aeroporto de ilhéus , não alugam carro se eu disser que vou para Marau , o que achei um absurdo .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Davson! Deixe o carro em Camamu e vá de lancha a Barra Grande. Esta é nossa recomendação também.

Ismael
IsmaelPermalink

Em media qual valor do estacionamento em camamu? Ha pacotes de lancha e estacionamento ou tem q pagar valores independentes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, ismael! Paga-se separadamente. Não sabemos quanto está, mas imagine algo como R$ 25 a R$ 30 a diária.

claudia martinelli
claudia martinelliPermalink

Davson, eu tenho casa lá e sempre vou de carro pela estrada. se você descer no aeroporto de ilhéus pode alugar um carro lá mesmo. Recomendo a ERRS. O melhor é fiat kitway - o vulgo jipe de pobre! é incrível nas lagoas do inverno ou no areião do verão, não pára por nada. O golzinho também vai bem. tudo sobre península do Maraú em http://ptripadvisor.blogspot.com.br/2012/02/o-antigo-acesso-marau-melhor-que-o.html, boa viagem

Lucidi
LucidiPermalink

Estou indo de carro de São Paulo até Camamu e pretendo pegar lancha para Barra Grande, necessitando deixar o veículo em Camamu por vários dias. Alguém pode indicar um estacionamento comercial de confiança em Camamu?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucidi! Procure o estacionamento conhecido como "do estaleiro". A lancha passa lá para pegar passageiros.

Lucidi
LucidiPermalink

Obrigado. Seguirei a dica.

kelly
kellyPermalink

Olá em outro post a boia também me recomendou ir de lancha para barra grande, alguem sabe me dizer se é uma viagem calma, pois vou com criança de 3 anos, costuma ter vários horários para a lancha rápida, é confiável?
grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelly! Sim, é uma viagem calma, meia horinha, bonita e divertida. Há vários horários durante o dia.

Alessandra
AlessandraPermalink

olá, estamos indo a Itacaré em janeiro e vamos aproveitar e esticar até Barra Grande, é possivel enfrentar a estrada de carro comum? Se naõ, o que nos sugere??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Vá até Camamu, deixe seu carro no estacionamento do estaleiro e siga a Barra Grande de lancha.

César
CésarPermalink

Boa tarde,
Tudo bem com todos, vou sair dia 09/02/2013 de Brasília para Marau,
seria melhor ir por Minas ou interior da Bahia.
Alguém sabe qtos kilomentros indo por Minas e Bahia, saindo de brasília.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, César! O melhor caminho é por Correntina e Bom Jesus da Lapa. São 1.280 km. No Google Maps você vê as estradas. http://maps.google.com

Andréia
AndréiaPermalink

Olá pessoal,
Vou pra Barra Grande no carnaval mas meu vôo é para Salvador. Estou pensando em alugar um carro e ir até Camamu, essa opção vale a pena? A estrada até Camamu é boa? Podem me dar dicas de pousada tb?? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andréia! O seu carro vai ser inútil em Camamu e você deve ter problemas de atravessar com o ferry boat na ida e na volta. Vá de ônibus.

Leia sobre Barra Grande, como chegar e pousadas aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

Andréia
AndréiaPermalink

Obrigada Bóia!

Antonio Garcia
Antonio GarciaPermalink

Boa tarde pessoal. Aproveitei as dicas e vim de Vitória para Taipus de Fora, via Camamu e BA-030, muito bom e tranquilo. Mas, essa estrada pode deixar esse cantinho aqui igual a Búzios, com muita gente e uma bagunça geral. Vamos torcer para que o progresso fique onde está. Um abraço

Dica: quem vir para Taipus de Fora veja primeiro a tábua de marés para aproveitar as piscinas naturais.

claudia martinelli
claudia martinelliPermalink

Pessoal dúvidas sobre Maraú e entornos? acesse www.vainaminha.com, informações atualizadas do reveillon 2012/2013. Para condições da estrada de acesso BA-030 veja video em http://www.facebook.com/vainaminhaoficial

Luciana Azambuja
Luciana AzambujaPermalink

Olá pessoal. Vamos (eu e meu marido) agora em março para Itacaré (4 dias) e Taipu de Fora - Maraú (3 dias), mas apesar do farto material na internet, ainda temos algumas dúvidas, que espero possam ser esclarecidas agora: 1) é melhor ir de táxi de Itacaré a Taipu ou parar em Camamu e pegar lancha para Barra Grande (e um táxi novamente, até a pousada, aproveitando para já ir conhecendo a região); 2) em Taipu tem lugares para sair a noite (barzinhos, restaurantes, etc) ou só em Barra Grande? 3) tem transporte regular de Taipu para a cidade, a noite ? 4) é seguro fazer passeios nas praias próximas ? 5) qual a pousada mais recomendada de Taipu ? Estou em dúvida entre Taipu de Fora e Encanto da Lua.
Obrigada e até.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Vá de ônibus de Itacaré a Camamu. Dá 1h30 de viagem. Lá você pega uma lancha a Barra Grande.

Em Taipus há uma estrutura incipiente, mas não chega a ser um vilarejo. As pousadas normalmente oferecem jantar. Ir a Barra Grande à noite de táxi ou jardineira não vai sair barato.

Se você quer vida social, fique em Barra Grande e visite Taipu no dia de maré baixa mais acentuada. Haverá muitas jardineiras saindo no horário certo.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

A Bóia
A BóiaPermalink

Leia mais sobre Itacaré, Barra Grande e Taipus de Fora:

Miniguia de praias: Costa do Dendê e Costa do Cacau