Viajou com milhas para fora da América do Sul? Conte pra gente!

Voando (quase) de graça em Paris

Não escondo de ninguém: acho que o melhor uso para milhas é dentro do Brasil e da América do Sul. Não apenas porque o desembolso em milhas é menor (20.000 milhas ida e volta; às vezes menos, quando aparecem promoções), mas também pela facilidade de poder resolver tudo no site da TAM e da Gol, sem precisar ligar para nenhum callcenter e ficar negociando datas.

Viajar com milhas para o Hemisfério Norte, porém, continua sendo o sonho de consumo da maior parte dos que juntam milhas. E a minha falta de experiência prática no assunto — já que troco todas as minhas milhas por passagens domésticas ou para a América do Sul — faz com que eu não domine os atalhos e as pegadinhas da coisa.

Topa compartilhar o seu conhecimento com a gente?

Se você conseguiu — ou pelo menos tentou — trocar milhas por passagens aéreas para a Europa, os Estados Unidos e o Caribe, conte a sua experiência. Não se esqueça de dizer quando fez a solicitação, para que época e em qual companhia.

No fim da enquete vou produzir um post-resumo com as conclusões da turma.

A caixa de comentários é toda ouvidos. Obrigado!

405 comentários para “Viajou com milhas para fora da América do Sul? Conte pra gente!”

1. Eu e meu marido fomos para os Estados Unidos em maio deste ano. Fomos com milhas da TAM e não tivemos nenhum problema. Entretanto, fomos direto no aeroporto para resgatar as milhas e marcar os voos e com antecedencia de uns 6 meses mais ou menos.
    Saímos de Curitiba com destino a Houston/Texas e voltamos por Miami. O próximo destino é a Europa (Paris e Londres) em maio de 2013, vamos ver se vai dar certo..

2. Eu também sempre troquei minhas milhas (smiles) por trechos nacionais, já que está bem explicado no site e não tem dificuldade nenhuma. Entretanto, agora que vou fazer minha primeira viagem internacional, comecei a me informar sobre tudo o que envolve esses roteiros e uma das coisas que descobri foi que também é possível emitir passagem através do smiles em cias aéreas parceiras(é, eu nem sonhava com isso). Assim, revirei o site da Gol e Smiles atras de informações mas, a única coisa que consegui saber é a quantidade de milhas necessárias para cada trecho internacional(menos mal, já que a gente pode calcular o quanto precisa para cada lugar). Então comecei minha jornada de tentativas, via telefone, para obter todas as informações possíveis para planejar a próxima viagem internacional para o fim de 2012, com milhas. Bom, depois de 2 tentativas frustadas, esperando em média, 30 minutos cada, através do telefone smiles, sem sucesso, apelei para o telefone smiles ouro, já que meu marido tem o cartão ouro para ver se tinha algum tipo de atendimento um pouco mais rápido. Esperamos(eu e meu marido), de novo, uma meia hora, mas fomos atendidos e eu pude fazer as perguntas que queria. A moça que me atendeu passou as seguintes informaçoes: já é possível emitir trechos internacionais com cias aéreas parceiras 11 meses antes da data prevista, entretanto, se for emitir ida e volta juntas, é preciso contar 11 meses da data de retorno, mas corre-se o risco de não ter mais passagem na data específica, o que não é problemas se tiver uma flexibilidade de dias para embarcar; pode-se emitir separadamente, mas aí tem que ligar 2 vezes para o smiles, esperar ser atendido, aquela função toda, então cada um tem que ver o que é melhor; pode-se fazer stop over, tanto na ida quanto na volta, mas aí é preciso comprar a ida e a volta junto; a cidade de origem tem que ser a mesma do retorno, ou seja, se embarcar de CWB para os EUA, tem que voltar para CWB, mas a cidade que embarcar nos EUA, para o retorno, pode ser diferente daquela em que se chegou. Espero que essas informaçoes possam se úteis para todos aqueles que, como eu, estão iniciando agora seus roteiros internacionais e precisam de todas as dicas possíveis para planejarem suas viagens com o mínimo de imprevistos possíveis.

3. Sim, é possível e não tem nenhum grande mistério pra conseguir passagens internacionais com milhas SMILES! Você tem que ter PACIÊNCIA, pois às vezes o atendimento demora mesmo, tipo 30 minutos pra ser atendido (coloca no viva voz e espera…) e eu precisei ligar várias vezes até conseguir os vôos que queria. Se no dia não tem, liga alguns dias depois e tenta de novo, e assim vai, até conseguir. Os atendentes são muito educados e te atendem com toda a paciência do mundo.

Cheguei até a emitir um bilhete que tinha um vôo “quase” perfeito e depois troquei quando achei outro vôo melhor – vc só paga uma taxa de R$50 pra trocar, pra mim, valeu a pena. Uma dica se seu plano também for esse: peça para emitir um bilhete para cada perna (ida e volta) da viagem, porque aí você pode trocar cada vôo separadamente. Senão, pra trocar apenas uma perna você tem que cancelar o bilhete todo e, logo, cancelar todas as passagens (ida e volta), e corre o risco de não ter mais o vôo da outra perna que você já tinha conseguido (aconteceu comigo, mas depois acabei conseguindo o outro vôo de novo).

Consegui emitir até uma passagem de 1ª classe para NY: um luxo que só mesmo com milhas eu consigo!

Então, recomendo: planejem com antecedência (emiti as passagens com 10 meses de antecedência), tenham paciência, insistam, que dá certo.

1. Mais uma dica: a tabela de milhas necessárias no SMILES para cada tipo de passagem você encontra nesse link: http://www.voegol.com.br/smiles/pt-br/o-smiles/regras-tarifarias/paginas/default.aspx

4. Estou no processo de finalizar minha compra através das milhas (smiles) para Turquia e realmente é muito chato esta espera no telefone. Minha dica é para quando não temos milhas suficientes para todos que irão viajar: Após emitir o bilhete e com este número em mãos, ligue para a empresa aérea (no meu caso a Air France) para conseguir comprar o bilhete que está faltando. Aproveitei e deixei para comprar o bilhete infantil que é mais barato que o de adulto…

5. Já tirei milhas pela TAM e não tive probleema algum. Nada mesmo!Dica: Antecedência é tudo!

O cara vai lá e quer tirar para a próxima semana, não acha e ainda reclama. Não é por aí.

6. Acabei de resgatar milhas para a Europa pelo cartão de crédito mesmo e percebo que o fidelidade TAM está cada dia mais “caro”. Apenas este ano foram dois aumentos do número de milhas para América Latina e o que o Ricardo Freire postou em janeiro – ir à américa do sul por 20.000 milhas – está praticamente impossível hoje em dia. Pela Gol ainda é possível, mas não tem muita disponibilidade para Europa. No meu caso que a antecedência não era grande, 02 meses, ficou melhor através do cartão de crédito.
    Coloquei toda a dificuldade de conseguir resgatar passagens da TAP com milhas na TAM no blog, para quem desejar aprofundar no assunto.

1. Gostaria de saber como resgatar milhas pelo cartão de crédito, não compreendi direito. Tenho milhas no smiles e no Tam fidelidade, e é pura verdade que a TAM aumentou duas vezes. A gol continua com 10.000 milahs para américa do sul, mas é bem mais difícil conseguir…

1. Olá, Érika!

Para resgatar prêmios em vôos da cia. em que você tem o programa: use o site.

Para resgatar prêmios em vôos de cias. parceiras: dependure-se no telefone com a sua cia. aérea.

7. Oi Erika,

Eu resgatei 60000 pontos e viajei de Londres para Vitoria (ida e volta) em meados de agosto (ida no inicio da baixa estacao no Brasil) e retorno no inicio de setembro de 2011). Essa mesma epoca eh de alta demanda por aqui, porque coincide com as ferias escolares e inicio do ano letivo.
    Consegui os bilhetes sem problemas porque planejei a viagem com antecedencia e resgatei os pontos com antecipacao de mais ou menos 6 meses da data da viagem, que eh a validade maxima dos bilhetes.

8. Emissão de passagem aérea para Las Vegas pelo TAM Fidelidade: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=150&t=2712

9. Resgatei recentemente 2,5 bilhtes-prêmio (175 mil milhas) pelo programa Victoria, da TAP. E depois mais 40 mil pelo TAM-TAP (pra completar a perna de volta de 1 bilhete). Vôos Rio-Lisboa-Rio, saindo em 20/2/12 e voltando 14/3/12, sem problemas. Emiti com 4 meses de antecedência, não tive problemas (tudo via internet: transferência de pontos de cartões de crédito para cia. aérea, simulações, reservas) e quando precisei entrar em contato telefônico com a TAP para mudar a data de ida, o atendimento foi excelente.

10. Eu já viajei bastante com milhas pra fora da América do Sul. Em fevereiro de 2006 fui pra Itália com Varig (70 mil milhas Smiles – fiz a solicitação em maio de 2005, mas não lembro como, provavelmente foi por telefone); em setembro de 2010 fui pros EUA com American (50 mil milhas Smiles, fiz a solicitação por telefone no começo daquele ano), e agora em maio vou pra Aruba com Gol (30 mil milhas Smiles, fiz tudo pelo site mesmo, em agosto ou setembro, não lembro bem).

No caso da segunda viagem, pros EUA, eles tinham SP-Dallas-Atlanta na ida do jeito que eu queria; na volta, não teve como ser Denver-Dallas-SP, só tinha Denver-Miami-SP com direito a esperar umas oito horas em Miami (no fim foi bom porque havia igreja perto do aeroporto e não perdi a missa de domingo).

Nessa última viagem pra Aruba, fiz a conta tarifa/milhas com os preços da Gol no dia em que fiz o pedido; deu 2,78 cents (de dólar americano) por milha, o que seria considerado uma barganha, já que, segundo dizem, compensa viajar com milhas se cada milha equivaler a pelo menos 2 cents.

11. Fui para Europa em novembro/2011 pela TAP com milhas da Tam. Foi tranquila a troca. Com 6 meses de antecedência fui a uma loja da Tam e troquei um trecho. Depois fui novamente e troquei pelo trecho do retorno. Não houve nenhum problema.

12. Pessoal, me ajuda aí. Sou nova nesse lance de milhas e não sei nada ainda rs. Tenho 16 mil milhas e pelo que estou vendo jamais conseguirei viajar para os EUA com isso né. Recentemente a Smiles lançou uma promoção com 6mil milhas o trecho internacional. Algiém sabe se contempla America do NOrte? Valew pesssoal.

1. Olá, Ligia! A Gol não voa para a América do Norte. Veja os destinos para onde é possível ir com a companhia: http://www.voegol.com.br/pt-br/destinos/paginas/default.aspx

13. Caros, não sei se seria este o melhor local para tirar esta dúvida, mas queria saber qual o melhor programa de milhas para trocar os meus pontos do cartão de crédito (51 mil pontos no Uniclass). Quero usa-los em minha lua de mel em cancun agora em abril. Alguem tem alguma idéia?

Obrigado

1. Olá, Gilvan! Eu indico uma boa lida no Aquela Passagem! http://www.aquelapassagem.com.br/milhas/

1. Valeu Boia… vou dar uma olhada !
        Tks

14. Consegui emitir, na semana passada, 6 passagens ida e volta para a Europa com milhas TAM, ida para Paris retorno por Frankfurt para julho deste ano. 90.000 milhas cada. Realmente o segredo parece ser a antecedência e a paciência, fiz, no total, 5 ligações para o call center da TAM (queria conectar o voo da ida, que é para Frankfurt, com algum voo para Paris, deu certo com a Lufthansa) em três dias seguidos.

15. Já consegui marcar para Europa tanto pela Tam quanto pela Gol. Com a TAM foi muito fácil, pois marquei com 6 meses de antecedência. Já a Gol deu um pouco de trabalho mesmo faltando mais de 6 meses para a data da viagem. No fim precisei emitir a volta na executiva, mas deu certo. Tem que ter paciência!

16. Já emiti voos para Europa e EUA com a TAM. Em 2008 fomos para Paris e foi tranquilo, juntamos as milhas conforme regras da cia, ligamos com 6 meses de antecedência e voilá! Tudo ok!
    Ano passado a coisa foi beeem diferente,a própria TAM mudou as regras e criou novas categorias como Economica Restrita, Irrestrita, uma confusão e o preço obviamente aumentou muito! Mesmo com os 6 meses de antecedencia gastamos 130 mil milhas (isso mesmo) para SP-Miami-SP (2 pessoas) para viajar em outubro (baixa temporada na tabela deles). A volta seria por NY mas aí gastaríamos os 130 mil pontos para apensas 1 perna!
    E quando tentamos por telefone a “melhor” opção encontrada pelo operador foi voar para Miami via Toronto, gostaram dessa?

Pense num arrependimento em ter todas as milhas presas à essa empresa que faz os clientes de palhaços. :(

1. Dá para conseguir, mas tem que ter insistência. No meu site dou várias dicas para achar passagens da TAM.

2. Realmente, a TAM está alterando o programa de milhas dela e sempre PRA PIOR. Antes, se era baixa temporada, a passagem para a América do Norte “custava” 20 mil milhas (cada perna) e, se o vôo fosse TAM (como Orlando, por exemplo), existindo assentos disponíveis era possível emitir. Agora, com essas categorias, a “econômica irrestrita” sai “a bagatela” de 65 mil milhas, mesmo na baixa temporada. Conseguir aquele voo direto para Orlando (destino muito procurado por brasileiros) é impossível!

17. Dia 15 de março desse ano fará um ano que fomos (meu marido, meu filho e eu ) para os EUA com milhas. Tudo foi muito tranquilo. Como já dito anteriormente temos que ter paciência e tratar muitíssimo bem as atendentes do cal center (uma massagem no ego delas ajuda) para que tudo flua mais rápido. No nosso caso resgatamos duas passagens pela AA via Smile e 1 passagem pela AA via Adventure. O atendimento da AA não se compara com o do Smile. Inclusive foi a atendente de lá que me deu as dicas de stop e que era melhor eu fazer a reserva na AA (pois lá é possível fazer isso pois dois dias) e só depois tentar encontrar as outras duas passagens na Gol. Depois entáo de emitidas as passagens na Gol voltei ao call center da AA e emiti a passagem que já estava reservada. O roteiro foi Fortaleza -Los Angeles -FOrtaleza, com stops em NY na ida e na volta, Pós Los Angeles stop em Miami, de onde retornamos para o Brasil. A única condição que a atendente disse que tínhamos que cumprir era passar pelo menos 24h em cada cidade do stop, o que não foi muito difícil, principalmente em NY. COmo passamos 30 dias por lá valeu muito a pena. Porém só soube dessas vantagens por conta da atendente da AA. Agora estamos vendo se conseguiremos emitir passagens para Europa. Ainda estou na dúvida se transfiro minhas milhas para Tam ou Smile. Alguma recomendação? Obrigada

18. Bom dia, tenho cerca de 230.000 milhas. Gostaria de uma dica para usá-las. Somos 2 adultos e 2 crianças pagantes. Existe algum lugar que possa ser melhor aproveitado?

Agradeço

1. Olá, Rodrigo! Depende de onde você tem suas milhas e da época em que você vai. Mas em quatro pessoas você só vai conseguir viajar para a América do Sul ou Caribe. Para os Estados Unidos, só em período promocional pela American.

1. Tam Fidelidade

19. Como comentei acima, o Programa Fidelidade TAM está a cada dia pior… Sempre me lembro da frase do Ricardo Freire: “milha boa é milha gasta”. Cheguei a fazer várias viagens com milhas: Santiago, Orlando, Las Vegas/São Francisco, Washington/NY… Mas de uns tempos pra cá está praticamente impossível, principalmente Orlando e NY. Mesmo emitindo com 6 meses de antecedência, o que se consegue são voos cheios de conexões, fora a dificuldade de conciliar data da ida com data da volta (parece que eles fazem de propósito, inclusive)… Enfim, estou passando a pensar assim também: o negócio é usar dentro da América do Sul. A não ser quem tem muita disposição pra se pendurar no telefone, muita flexibilidade de datas pra marcar a viagem conforme a passagem que conseguir… E estiver em um número pequeno de viajantes.

20. Bom dia a Todos.
    O Meu caso é semalhante a alguns relatos, eu tinha pontos do Cartão de crédito e antes de trasferir, pesquisei sobre roteiros disponives e onde eu teria maior probabilidade de conseguir voos para europa, Eu tinha duas uma eram as datas, tinha que ser 10 a 12dias entre 15 de abril a 10 de maio limitações que sá tinha 120 mil pontos, então eu tinha que conseguir a tarifa mais baixa de 20 mil cada trecho (2 pessoas em baixa estação). Decidi trasnferir para o Fidelidade.
    O Site da TAM mostra sem dificuldades as opções para voos operados pela empresa, podendo inclusive fazer o resgate diretamente pleo site. Se voce quiser alguma outra cidade tem que ser por telefone, mas em nenhuma das ligações que fiz esperei mais de 5 minutos para o atendimento, que sempre foi muito pasicente e esclarecedor.
    Meu roteiro foi definido pela disponibilidade da passagens por 20 mil pontos. tentei e não consegui passagem para Lisboa, Madri, Barcelona ou Roma. Tinha disponibilidade para Frankfourt ou Amsterdam. Para volta teria as opções de Genebra, Milão ou Paris.
    Comprei as passagns de IDA para Amsterda via Frankfourt (TAM+LUfthansa), e volta de Paris direto para o Rio. 2 meses de antecedencia foram suficientes no meu caso.
    Agora estou ansioso para o dia 18 deste mês emarcar, Vou fazer uma nova Lua-de-Mel, passeando de Bike nos campos de lfores da Holanda, comendo um chocolate na Bélgica e por fim. Paris….
    Bem, mesmo tambem achando que vale mais a pena usar a milhagem no Brasil, economisei por volta de 4 mil em passagens, era a forma masis econômica de ir a Europa pela primeira vez.

1 ... 3 4 5

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!