LadyRasta explica: por que Santo André é bacana

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Santo André, Bahia

A querida Flavia Penido, the one and only LadyRasta, está desde o fim do ano fazendo uma das coisas mais gostosas que existem: pulando de praia em praia na Bahia. Quando chegou a Santo André, vilarejo 30 km ao norte de Porto Seguro (devidamente protegido por um riozinho que só se atravessa com balsa), quase não saiu. Ela foi para passar três dias, acabou ficando seis, e não vê a hora de voltar.

Neste post recém-publicado no seu blog, ela conta os porquês deste lugar ser tão especial. E eu republico aqui até por penitência -- eu demorei muitos anos para identificar o verdadeiro charme de Santo André.

Vá ler -- e aproveite a viagem para ver também como ir do Arraial d'Ajuda a Santo André pelo modo semi-roots, outro post de utilidade pública para quem quer zanzar pela região.

39 comentários

Denise Mustafa

as praias da bahia são um espetáculo a parte, desse estado encantador! Vale muuuuuuuuuuito a pena!
viva Iemanjá que ajuda a fazer tudo isso acontecer!
volto lá em breve e vou seguir as dicas da LadyFlavia, com certeza!!

fabi c
fabi cPermalinkResponder

Oi! Ainda estou meio perdida no site novo, entao desculpa se deveria perguntar em outro lugar.. Mas gostaria de saber qual seria a melhor opçao para ficar em Arraial: Pousada Erva Doce ou Quinta do Porto (supostamente do lado do Arraial dajuda Eco Resort)??? Parece que seriam mais ou menos o mesmo preço...

Ricardo Freire

Esse Quinta do Porto é um hotel maiorzinho, pé na areia, num trecho não tão bom assim da praia do Araçaípe (ela fica melhor mais para a direita, coisa de cinco/dez minutos de caminhada). A Erva Doce é uma pousada-pousada, tem o seu charme e está no centro do footing noturno. São duas experiências bem distintas, você precisa escolher aquilo que combina mais com as tuas expectativas de férias.

fabi c
fabi cPermalinkResponder

Ricardo Freire respondeu pra mim! Fico até emocionada! De verdade..E senti uma vibração de que a tua opinião pessoal tende mais para a Erva Doce.. Acho q eu também.. Um abração, sou muito fã do teu site e de ti!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Puxa, fui a Santo André em 95 e me apaixonei por lá. Na época, teve um restaurante no meio do manguezal, cheio de palafitas, que me encantou. Impossível me lembrar do nome agora... sad

O lugar é um paraíso mesmo. smile

Arthur | Agora Vai

Legal, a lamentar só a bolsa que saiu andando sozinha. Legal também o Raoni no ônibus. O Sting não saiu na foto, pois estava lá atrás.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Lucia, não sei que restaurante é esse, mas deve ser lá pros lados do Guaiu, será que não?

Eu amei...

E nunca tive um relato de viagem aqui no blog, estou felicíssima!! Thanks Riq!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Flavia,
Que boas lembranças tenho com o seu post!!!!

Eu fui em carro a Sto. André desde Arraial d'Ajuda. Atravessei vários rios com uma barcaça. Depois de comer em Sto André fui para, Sto. Antônio hasta o fim da estrada. Ali havia um povo muito, muito simple e humilde. Eu não lembro o nome dele...

Tenho boas lembranças de Santo André. A praia estava deserta. Gostei o lugar era rústico, simple e tranqüilo.

Eu comí num lugar chamado Fazenda Amendoeira.

Júlio
JúlioPermalinkResponder

Carmem ,eu conheço http://www.fazendaamendoeira.com.br/restaurante.htm
Show de bola.

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Júlio,
eu fui faz anos... mais gostei!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tb gostei muito de SAndre . Fizemos um bate-volta de Arraial prá conhecer , almoçamos no VHugo e visitamos as casas e apes do "hotelão" eekops: Ficaria uma semana por lá , tranquilo !!

fabi c
fabi cPermalinkResponder

Ricardo, última vez que eu incomodo (pelo menos neste verão)! Entre a Beijo do Vento e a Club Mar Paraíso, em qual tu ficarias? A vista da primeira é linda, mas a segunda tem a vantagem do parcelamento em muitas vezes pela CVC e do vôo direto (saindo de Porto Alegre para Porto Seguro a viagem é longa...)

Ricardo Freire

Não é só vista x vôo e parcelamento, Fabi. São experiências totalmente distintas.

Se você curte hotel grande, o Mar Paraíso é ótimo, porque está novinho, oferece conforto e fica pé na areia.

Mas se você curte lugares mais intimistas e charmosos, vai gostar mais da Beijo do Vento, e o sacrifício valerá a pena.

fabi c
fabi cPermalinkResponder

Sim, eu entendi.. É que quem viaja pouco por ano, tem q ficar analisando prós e contras de cada lugar... Mas to muito agradecida por tuas dicas. Valeram muito a pena! Sou tua fã!

Paula Cristina Dias da Rocha Bicudo

Riq, a muitos anos atrás, fiz uma viagem de carro pelo litoral do Brasil (SP a Pipa) e parei em N lugares, entre eles uma praia linda no sul da Bahia chamada Olivença. Fica bem próxima a Ilhéus. Passados todos esse anos, nunca mais ouvi falar dela. Vc conhece? Já ouviu falar? Por que será que não "vingou"?
http://www.olivencailheus.com.br/
Fiquei curiosa....

Ricardo Freire

É o trecho mais bonito do litoral de Ilhéus, Paula. É supermovimentado -- na praia da Batuba fizeram uma megabarraca estilo Fortaleza, com restaurante e palco pra shows. O que não ajuda muito Ilhéus é a cor do mar... é turvo o ano inteiro. E o surgimento de Itacaré ao lado acabou desviando todos investimentos de charme.

Paula Cristina Dias da Rocha Bicudo

Entendi o "esquema megabarraca"... que pena! Era um lugar super rústico, mas isso foi a mais de 10 anos atrás...obrigada pela explicação. Aliás, acho que praia no Brasil que você não conheça tá difícil....

José Geraldo Parreiras Filho

Olá Ricardo, boa tarde.
Estamos pensando em ir para Santo André (BA) em março próximo e como você é o nosso guru de viagens, gostaria de poder contar com sua ajuda para definir a Pousada que iremos ficar.
Como já estamos cansado de “resortões” e ultimamente temos buscado lugares mais intimistas, ficamos em dúvida na escolha da Pousada.
Consideramos a Pousada Victor Hugo, a Pousada Vila Araticum e a Guest House CasaPraia que tem apenas um bangalô.
Vi num de seus blogs um comentário seu que a Vila Araticum não é exatamente pé na areia apesar dela se apresentar como se fosse.
Não é?
O site da Pousada Victor Hugo é muito ruim e não mostra como são os apartamentos.
Gostamos de conforto e eu particularmente de mais espaço.
Como durmo pouco e gosto de ler, sempre dou preferência para Hotéis e Pousadas que tem um ambiente separado do quarto, para não incomodar minha esposa, que adora dormir.
Ví algumas fotos da Guest House CasaPraia e achei muito confortável.
Teria algum inconveniente ficarmos lá?
Muitíssimo obrigado pela atenção.
Abraços.

Ricardo Freire

O bangalô da Casapraia é arquicharmoso, mas é indicado para quem quer curtir o ambiente da Casapraia, que à noite funciona como um bar. Ou seja: é como você ter uma suíte no melhor bar da cidade. Nos dias de festas, isso significa que você só vai dormir depois da festa.

A Vitor Hugo tem dois quartos mais confortáveis com ar split e closet, mas não têm ante-sala, não. Você teria que ler na varanda (o que não é má idéia).

Mas a área social da pousada é muito gostosa, com uma sala e um avarandado que você adoraria ter na sua casa de praia.

José Geraldo Parreiras Filho

Valeu Ricardo, muitíssimo obrigado.
Suas dicas valem ouro.
Forte abraço

FláviaHC
FláviaHCPermalinkResponder

Tenho férias entre 26 dez/10 e 15 jan/11 e estou pensando em ir de carro p/ bahia, alugar uma casa em uma praia tranquila por lá (de preferência bonita) e esquecer da vida.
Pensei na Praia de santo andre. Alguem já alugou casa ali?
Alguma outra sugestão de praia?
Obrigada

Ricardo Freire

Você não vai se arrepender.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Ricardo estou em dúvida entre me hospedar em Porto Seguro ou em Arraial D'ajuda, qual você indicaria? Em Arraial pesquisei muitos hotéis e me interessei pelo Hotel Mar Paraíso, o hotel é realmente bonito que nem é mostrado no site, vale a pena ficar por lá?
Obrigado

Ricardo Freire

Por favor nunca duplique perguntas em posts diferentes. Está respondida no outro em que você perguntou.

Klaus
KlausPermalinkResponder

Ricardo, estou pensando em ir em Abril para Santo André (resort Costa Brasilis) ou para arraial (no Eco Resort). Vi num post antigo que nesta época do ano teremos menores chances de pegar chuva, correto? Sobre as duas opções acima, qual seria a mais bacana?

Marianna
MariannaPermalinkResponder

Olá, Ricardo, estamos programando férias para o começo de julho e estamos em dúvida entre Trancoso (minha primeira opção) e Sto André (descoberta do meu namorado).
Como não encontro muitas informações sobre Sto André, estou em dúvida. Sto André é muito roots? Tem algum centrinho pra passear a noite ou pelo menos opções de restaurante?
Em Trancoso, pensamos em ficar na pousada Capim Santo. Parece bem confortável e romantica... É uma boa opção?
Uma última pergunta? Chove mto em julho?
obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Marianna! Aqui quem responde é A Bóia. Para pegar o espírito da coisa em relação a Santo André, clique no link que leva ao relato da Flavia Penido, indicado no texto acima. Trancoso, ou Arraial D'Ajuda, de repente, parecem mais acertados para o tipo de lugar que você procura, com restaurantes e um "centrinho".

Não deixe de ler o post mais do que completo do Ricardo Freire sobre o sul da Bahia: http://www.viajenaviagem.com/2007/06/resumindo-sul-da-bahia/
O Comandante esteve, inclusive, na Capim Santo.

Se você pegar chuva, não será o tempo todo. Veja mais: http://www.viajenaviagem.com/2010/04/como-aproveitar-o-inverno-do-nordeste/

Marianna
MariannaPermalinkResponder

Oi, Bóia! Obrigada pelo rápido retorno e pelas dicas.
Estou convencida de ir a Trancoso. Passei apenas um dia lá, na minha viagem de formatura. Nem tive tempo de conhecer direito.
A pousada Capim Santo já me confirmou a disponibilidade.
Estou muito animada. Suas dicas foram muito úteis!

Davi
DaviPermalinkResponder

Ricardo. Suas dicas são "ouro" para quem (me incluo nessa) busca conhecer lugares mágicos -aqueles que se leva para o resto da vida-e pessoas interessantes, de preferência simples e de bem com a vida. Estou com programação Janeiro 2012 para Itacaré (Pousada Vila Bella) para 7 dias visitando Maraú, Boipeba e Taipus de Fora. Será que dá ??. Depois tenho mais 5 dias reservados em Porto Seguro pois quero ir a Santo André. Vale a pena mudar para Arraial D´Ajuda para fugir da muvuca do axé?? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Davi! Aqui quem responde é A Bóia.

Se você quer ir a Santo André, fique em Santo André. No bate-volta você não aproveita nada.

A mesma coisa na Costa do Dendê. Não dá para montar base em Itacaré para visitar o resto. Os destinos naquela área são bem difíceis de chegar.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/02/resumindo-de-onibus-pela-costa-do-dende/

Davi
DaviPermalinkResponder

Caro Bóia. Obrigado por suas dicas. É sempre bom falar com quem já esteve lá. Vamos ver como me saio em Itacaré e P. Seguro e desta vez (estive lá em 1997 - totaly crazy) terei a ajuda (valiosissíma) de vocês. Saúde sempre, para curtir sol, praia, cervejinha gelada, comidinhas e belas paisegens! Valeu!

pedro
pedroPermalinkResponder

oi, riq.
quero ir pra santo andre com a patroa e as crianças pequenas. qual pousada vc recomenda, victor hugo ou araticum? gosto de pousadas pequenas e charmosas (a pousada do caju na rota ecológica é das minhas favoritas) e quero evitar muvuca e axé.
obrigado e parabéns pelo site.
abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Aqui quem responde é A Bóia.

A Araticum fica na estrada, a uma pequena caminhada da praia, meio no esquema do Caju. (Verifique no site se há piscina.)

A Victor Hugo está à beira-mar. O resort Costa Brasilis é vizinho mas todos os relatos dão conta de que não atrapalha em nada.

pedro
pedroPermalinkResponder

oi, bóia.
obrigado pela resposta.
infelizmente, a victor hugo já está cheia. me indicaram a pousada Gaili. vc conhece? tem alguma info?
a araticum não tem piscina e, com crianças e longe da praia, acho que vai fazer falta.
obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Acredito que a Victor Hugo não aceite crianças, você não mencionou isso. Todas as pousadas de Santo André são simpáticas.

pedro
pedroPermalinkResponder

Oi, Riq. Oi, Bóia.
Eu, a patroa e nossas três crianças pequenas passamos o carnaval em santo andré. Devido à falta de infra das pousadas locais para crianças pequenas, resolvemos cacifar a Toca do Marlin.
Valeu a pena! Serviço excelente e simpático, ótimas instalações e, acreditem, 2 km de praia deserta só pra gente!!! A piscina também é ótima, grande e com vista pro mar, tem degraus largos onde as crianças brincavam sem bóias.
O hotel, com sua pinta de haras (o estilo é meio "pampas encontra a bahia"), poderia ter um charme praiano maior. O conforto é acima da média: bela cama, ótimo banho, quartos enormes, ar condicionado split, etc., mas falta um pouco de baianidade ao hotel.
A nota negativa da viagem fica pra famigerada barraca da maria nilza na praia do guaiú. É uma clássica armadilha para turistas! Serviço mal-humorado e desatento, comida mediana e preços exorbitantes. Um arroz de polvo para duas pessoas custava R$ 130,00!!! Uma porção de batatas fritas, R$ 30,00!!! Os preço eram de são paulo, mas sem a qualidade e o serviço paulistas. Uma lástima.
A vila de santo andré é agradabilíssima e têm boas opções de hospedagem. Visitamos algumas pousadas (victor hugo, ponta de santo andré, gaili) e curtimos sobretudo o astral da vila como um todo.
A nota alta fica pra CasaPraia, onde passamos um delicioso pôr-do-sol e comemos ótimas pizzas.
Voltaremos à santo andré com certeza! Obrigado pelas dicas.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Temos ótimas referências da Maria Nilza. O problema é que no carnaval é difícil manter a qualidade em qualquer ponto do litoral. Talvez a Casapraia não sofra porque não está na rota dos passeios e bate-voltas!

Monica
MonicaPermalinkResponder

Vou para Santo André na Semana Santa e estou com dúvidas em relação a dinheiro. Li que em Santo André não existem agências bancárias.
O Cartão de Crédito é aceito nos restaurantes lá? Há algum caixa eletrônico/banco 24 horas?
Agradeço a ajuda...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Todos aceitam cheques e muitos aceitarão cartão de crédito. Pode sacar dinheiro no aeroporto de Porto Seguro, que tem caixas eletrônicos de todos os bancos.

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar