Noronha em janeiro: primeiras impressões

Praia do Leão, Fernando de Noronha

É a primeira vez que eu venho a Noronha no verãozão, que é a época do swell no Mar de Dentro e de calmaria no Mar de Fora. Ontem, depois de passar a manhã inteira no computador, brigando com a conexão à internet, saí para uma primeira voltinha para ver a cara das praias na estação.

O Leão (nas fotos do alto e abaixo) tava bem mais calminho do que o habitual. Mas já me mandaram voltar na maré baixa (tô indo já) para ver o mar piscininha.

Praia do Leão, Fernando de Noronha
Praia do Leão, Fernando de Noronha

Já o Sueste não me pareceu com uma cor muito norônhica, não.

Praia do Sueste, Noronha
Praia do Sueste, Noronha

Algumas ondas na Cacimba do Padre…

Praia da Cacimba do Padre, Noronha

Praia da Cacimba do Padre, Noronha
Praia da Cacimba do Padre, Noronha

… e um manto de espuma branca no Sancho, o soberano das praias brasileiras.

Praia do Sancho, Noronha
Praia do Sancho, Noronha

A Baía dos Porcos não estava tão cristalina, mas continuava linda.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
E de quebra um pôr-do-solzinho visto do forte do Boldró.

Pôr-do-sol visto do Forte do Boldró, Noronha

(Porque você sabe: mais brega do que fotografar pôr-do-sol é não fotografar.)

104 comentários

Ricardo, entendo seu blog (agora site, PARABÉNS, FICOU LINDO!) como um espaço informativo e participativo, por isso achei justo divulgar aqui o reveillon mais decepcionante da vida na Beijupirá Carneiros. Vc me dá licença?

ENGODO BEIJUPIRÁ

Sempre ouvi falar muito bem da “rede” Beijupirá e já tive a chance de jantar em Porto de Galinhas (muito bem, verdade seja dita).
Talvez por isso não desconfiei que estaria comprando o pior reveillon da minha vida quando decidi ir à festa do Beijupirá Carneiros.
Ao custo de R$ 250,00 por pessoa com promessa de 3 bandas, fogos, jantar, champanhe e muita alegria, pagamos certos de que estaria impressa na festa a qualidade Beijupirá.
Minha surpresa começou quando cheguamos e descobrimos que iríamos participar da festa do plástico: mesas, cadeiras, copos, pratos e talheres e tudo mais que pudesse ser de plástico, era. Já foi o suficiente para a minha broxada. Tentamos fingir animação até à meia noite quando fomos à praia ver o “show pirotécnico”. Uma tristeza… Uma bateria pobríssima de fogos de artifício só fez frustrar a quem inha se dado o trabalho de se mover até a areia.
Foi quando precisei ir ao banheiro. Creiam: eram banheiros químicos sem luz alguma (era preciso ser médium pra acertar o buraco dentro daquela caixa fechada e sem luz) e absolutamente imundos. Muitas munheres urinavam na grama para não ter que entrar naqueles cubíbulos nojentos. Revoltei-me com o descaso principalmente com as idosas e idosos que participavam da “festa”. Claro que lavar as mãos também é item dispensável para o pessoal da famosa Beijupirá (não pude evitar de imaginar se este desprendimento com a limpeza de estendia à cozinha).
Não bastando, perto da 1:00, começou a chover. Mas quem precisa de cobertura? a festa não tinha NENHUMA infra estrutura que previsse chuva! Resultado, quem correu se apertou debaixo da única cobertura da festa (buffet) e o resto que se virasse na chuva mesmo (o resto = 80% das pessoas).
O pesadelo já estava completo pra mim, mas não para eles!
Bem no início da apresentação da segunda banda, a chuva caia forte, quem podia já tinha ido embora, os mais animados se aguentavam aproveitando a banda e a lama que havia se formado. Mas como desgraça pouca é bobagem, a energia do palco acabou. A banda, muito animada e comprometida com o contrato, continuou o show no gogó e no escuro! pobrezinhos!

A esta altura, graças ao Bom Deus o motorista de nossa van chegou e nos tirou daquele tormento!
Pensei muito sério em pedir meu dinheiro de volta, mas como ninguém me deu nenhum comprovante de nada, a não ser uma pulseirinha, e pela falta de compromisso com as pessoas, concluí que o negócio deles é apenas faturar em cima dos trouxas e coloquei os R$ 500,00 que gastamos na conta “Feitos de trouxa/dinheiro no lixo”.

    Só conheço UM lugar garantido pra passar a virada na praia:
    C-o-p-a-c-a-b-a-n-a 😳

Riq, me conta como você tirou aquela foto na Cacimba do Padre que tem o casal… ficou com uma profundidade linda, um efeito que até agora não consegui fazer com a minha Nikon… 🙁 é a lente???

Na semana do reveillon fui mergulhar no Leão e tava bem transparente, já no Sueste tinha um pouco de suspensão mas dava pra ver bem as tartarugas, nas outras praias o mar tava bem virado e penei vários dias pois os barcos de mergulho não estavam fazendo saídas por causa das ondas no porto…mas mesmo sem conseguir mergulhar mais a viagem foi ótima, pois Noronha é show!

EStá na listinha de lugares para ver no Brasil. Vamos ver se poderá ser em grande estilo hehehehe
Beijos e desfruta muito

Lindo Noronha..Un dos lugares que pretendo ir…Olhando as fotos ,nossa me dá uma vontade de ir logo pra lá.
Adoro..estou amando o site .

Beijos

Achei estranho essa quantidade de nuvens no céu. Em janeiro era para ser um mês bem seco e sem nebulosidade.

    Este verão tá muito esquisito no Nordeste também. Peguei muitos dias de chuva em Alagoas. Anormalíssimo.

Meu Deus!!! por favor, que beleza! que me estou perdendo… boas fotos, boa vista… (e boa câmara)

Pôr-do-sol é fundamental. Tenho dito.

    Eu sou brega assumida, Riq! Coleciono fotos de pôr do sol. O último me deixou com um rombo no joelho – Mikonos, Grécia, na ânsia de passar na frente do grupo da excurarghsão.

Beleza, beleza, beleza … só isso que penso quando vejo fotos de noronha … irei em junho (rsss, você no veraozão e eu no “invernozão”) … Riq, aproveite pra fazer uma atualização das pousadas legais daí … ainda naun decidi onde me hospedar e você outro dia falou da beijupirá, mas no site deles não tem fotos “esclarecedoras” …

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito