Pato Econômico no Peru: Huancayo, Ayacucho e Quinua

O trem a Huancayo

Terceira parte de uma série. Texto e fotos: Ernesto, o Pato Econômico. Bem, após 5 dias de intensos passeios era chegada a hora de sair de Lima, e de conhecer um dos um dos segredos mais bem guardados do Peru: o trem para Huancayo, que atravessa a Cordilheira dos Andes.

Esta é uma  das viagens mais lindas e cenográficas de trem que fizemos até hoje! Partimos  de Lima e viajamos por doze horas pelas cordilheiras: deixamos Lima com zero de altitude e chegamos em Huancayo com 3.400 m, sendo que no meio do caminho atingimos Galeta com 4.780 m!!!! Esta era a viagem de trem mais alta do mundo, até há poucos anos quando a China construiu a ferrovia que vai para o Tibete.  Ainda bem que não tivemos a puna ou soroche (mal das alturas) e apenas um leve mareo. A ferrovia, que percorre 360 km pelos Andes, foi construída por um engenheiro polonês no final do século 19 e ficou totalmente pronta em 1908, após 10.000 homens desafiarem a natureza.

No trem a Huancayo

As paisagens são de tirar o fôlego (e nem foi pela falta de oxigênio nessa altitude!)  Profundos vales com montanhas altíssimas, ora avermelhadas, ora amareladas, ora cor de areia branquíssima, entremeados por riozinhos pedregosos com filetes ou correntezas de diversas cores: verde, marrom, cinza….

No ponto mais alto do trem a Huancayo

São quase 70 túneis, mais de 50 pontes e 6 ziguezagues, onde o trem é “reenganchado” e sobe de marcha a  ré, além de inúmeros vilarejos com casinhas simples baixinhas rodeadas de crianças correndo, cães estabanados ladrando atrás do trem, e rebanhos de ovelhas sendo pastoreadas por nativos com suas roupas coloridas típicas… E você pode tomar uma Inka Cola, um pisco sour ou uma cerveja no vagão restaurante, que é todo aberto.

O vagão-bar

A viagem de dia inteiro com café da manhã e almoço incluídos custa, na classe mais confortável, cerca de 70 dólares. Reserve com antecipação pelo site FerroCarrilCentral.com.pe, pois são apenas duas viagens por mês (sendo que em dezembro a linha não opera).

Sítio arqueológico nos arredores de Huancayo

Em Huancayo, cidade de 500 mil habitantes esparramada num fértil vale do rio Montaro, visitamos nas redondezas dois incríveis sítios arqueológicos de povos pré-incas que lá habitavam e aproveitavam o máximo as águas dos mananciais que brotam de uns poucos locais na região. Aliás, os incas conquistaram essa região e depois os espanhóis, e mantiveram a vocação natural da cidade: entreposto comercial. Ficamos no Hotel Central, com diária de 50 dólares.

Truta frita e batatas amarelasVamos à comida: fomos a um lago, onde almoçamos trutas fritas fresquinhas com batatas amarelas pela bagatela de seis reais. Ambas deliciosas na sua simplicidade. Por sinal, as trutas estavam aguardando o final em pequenos tanques no quintal da casa que servia os pratos e com um detalhe: tais tanques são cobertos durante a noite, pois os condores costumam fazer fartas refeições….

Depois de Huancayo seguimos para Ayacucho, cidade histórica ao sul. E o mais incrível: viajamos de ônibus durante oito horas novamente pelos Andes, com novas e surpreendentes paisagens multicoloridas. Não dá para cansar em nenhum momento das oito horas de percurso no ‘ônibus da morte’, que vai numa estrada de terra por entre desfiladeiros enormes, alguns com mais de 500 metros, e sem qualquer proteção. Mas o motorista era tranqüilo, e ‘llegaremos quando Dios quiera’, conforme a placa fixada no ônibus…..

Paisagem na viagem de ônibus a Ayacucho

Ah, em cima do ônibus estavam uns passageiros exóticos para nós, mas muito comuns para os peruanos: os cuys. Provavelmente, os coitadinhos foram para a sua última viagem, pois dai, com certeza, chegarão aos pratos dos nativos. Detalhe: os cuys são semelhantes aos porquinhos da índia (ou cobaias gordinhas e peludinhas)!

Um cuy, viajando com destino à panela

Em Ayacucho, bela cidade com seu centro histórico espanhol: com a Plaza Mayor, a Catedral (com diversos altares renascentistas e barrocos cobertos de ouro), a Universidade, o centro comercial antigo, além de outras inúmeras igrejas — é uma espécie de Ouro Preto peruana….  Ficamos no Hotel Ayacucho Plaza, diária devidamente pechinchada de 50 dólares. Se quiser uma opção ainda mais econômica, o El Conde Duque, na Jr. Assemblea 159, tem quartos com banheiros privativos a 30 dólares.

Em Ayacucho

Em Ayacucho

Ayacucho também foi a sede do império do povo wari, uma das mais importantes civilizações pré-incas, e que construíram uma cidade de 30.000 habitantes, tão grande e tão fascinante quanto Machu Picchu. O império wari durou quatro vezes mais do que o império Inca, e sua decadência, por motivos ainda desconhecidos, ocorreu em 1100.

Cibele nas ruínas da cidade wari

Sua capital era dividida por altos e fortes muros de até 4 m de altura, subdividindo a cidade em 18 bairros. Em cada bairro moravam grupos de habitantes cujo trabalho era semelhante — por exemplo: o bairro dos agricultores,  o bairro dos artesãos em cerâmica, o bairro dos sacerdotes e nobres, o bairro dos ourives, o bairro dos tecelões etc. Um habitante de um bairro não podia invadir ou viver em outro bairro e apenas os sacerdotes e nobres podiam circular pelos bairros. Havia uma construção curiosa e controversa em forma de D, com 18 ‘lugares’ para sentar; talvez fosse um local de confraternização e de reuniões administrativas ou de celebrações religiosas dos 18 representantes dos bairros (ainda não se sabe ao certo). O fato é que somente uma pequena parte da cidade foi escavada e acredita-se que a cidade ainda enterrada seja maior do que Machu Picchu….

Igreja no telhado de uma casa em Quinua

Depois fomos para um vilarejo de Quinua, onde ficam os artesãos que fazem as pequenas igrejas e artesanatos em barro, entre elas as curiosas igrejas que adornam o telhado das casas…  O melhor meio de fazer este passeio é combinar um tour de 1 dia numa das agências locais.  Para se ter uma idéia, o passeio num microônibus de um dia inteiro custa aproximadamente 20 reais por pessoa.

Próximo capítulo da série: o Pato chega ao litoral.

  • Share/Bookmark

49 comentários para “Pato Econômico no Peru: Huancayo, Ayacucho e Quinua”

  1. Belo passeio, esse eu não conhecia. Tanta coisa ainda por descobrir…

  2. Oxe … que lugar bacana e ótimo Texto Duke.

    Parabéns!

    [ ]s

  3. Também não conhecia… Fiquei fascinada por esse trem das alturas! :D

  4. Mais uma que não conhecia… Depois dessa série do Ernesto dá vontade de refazer a viagem ao Peru. Muito bom!

  5. Ernesto, considerando que a viagem é de dia inteiro, como é o conforto (espaço entre as poltronas, se elas reclinam ou não, se são realmente agradáveis para passar boa parte do dia, se o vagão balança muito) dessa “classe mais confortável”? E como é a velocidade desse trem? Pergunto porque fiz Cusco-Aguas Calientes-Cusco no Vistadome, o trem intermediário que faz esse trecho, e em diversos momentos eu o achei irritante e desnecessariamente lento, além de não ser lá essas coisas toda em matéria de conforto (para três, quatro horas até que dá, mais do que isso já começaria a abusar). Se essa rota, que é mais comercial e mais freqüente, é desse jeito, fiquei curioso sobre como seria, na prática, o trem dessa rota Lima-Huancayo, mais demorado, menos “famoso” e menos freqüente.

    Desde já esclareço que não vai aqui nenhum preconceito, não. É apenas para saber o que me espera caso resolva fazer essa viagem, que me pareceu bastante interessante.

  6. Que passeio legal! Ernesto, quando teremos o patoeconomico.com, please?????

  7. A todos que leram e comentaram, muito obrigado por terem curtido conosoco.

    Pesse

    Na classe luxo, o conforto é bom, e é bem agradável, dá para comparar a uma classe executiva de uma boa empresa aérea, exceto quanto a refeição servida que é comestivel, mas simples. Quanto a velocidade, é um programa para curtir bem slow, mesmo. O trem vai devagar, e para mim isto e uma parte do charme. O balanço também faz parte do chrarme dos trens antigos.

    Mari

    Voce arruma um patrocinio?

    1. Hehehehe! Ernesto, você não é bobo nem nada! Sabe a bucha que é manter um site/blog! Dá um trabalho… e quando ele começa a ficar conhecido os leitores te cobram o tempo todo. Na semana passada atrasei um dia com um post do Atacama e um leitor deixou um recado lá brincando (suponho) que estava “CANSADO” de atualizar meu blog e não encontrar novidades e me pedia um posicionamente de QUANDO eu ia postar! Pois é… =) De qualquer maneira eu também ficaria bem feliz com o patoeconomico.com – um postezinho por semana, vai!

      1. Siliva, dá trabalho mesmo… é por isto que como eu não tenho paitrocinio, so se for com patrocinio… De outro lado não sinto falta de um dominio, e tenho o maior orgulho de ter sido escolhido como colaborador pelo Riq.

  8. Grande série de matérias. Parabéns, Ernesto, Cibele e Riq, tá supimpão. É por este tipo de conteúdo que o VnV tornou-se obrigatório para quem quer planejar uma viagem de gente grande ou apenas se deleitar com um bom relato de viagem. Mais uma vez, e sinceramente, parabéns. Zão.

    1. O Ernesto é que tá de parabéns. Pensando bem: a Cibele é que tá :mrgreen:

  9. Fiquei louca por esse passeio, os Andes são fascinantes!

  10. Eu já falei que sou fãzona dos relatos de viagem do Ernesto. Sempre aparecem dicas interessantes e um olhar diferente sobre os destinos. :)

  11. Ai, Ernesto, estou com urticária de não poder ir AGORA pro Peru. Eu estou infeliz porque tenho uns dias na semana-santa, e ia ser perfeito – o problema é o tempo no destino, com chuva. Então, já que não posso ir, eu decidi não ler mais, e guardar pro segundo semestre (se não aparecer bebês na área).
    Aí o problema foi que eu li sobre o cruzeiro no Caribe, e a época não é de todo ruim, e agora estou com urticária de novo…

    Aliás, uma coisa esquisita: como se faz com o calendário de viagens quando se quer engravidar? Porque não dá pra desmarcar tudo (ai minhas lombrigas viajantes) nem pra ir pra qualquer lugar, e sei lá, vai que eu viro uma dessas grávidas enjoadas. Quem já passou por essa experiência pode contar? Brigadim! (as lombrigas agradecem) :mrgreen:

    1. Agora que vcs já fizeram a lista rodar e estão curtindo a idéia bbs, o único jeito garantido é passar direto de programas que não combinam com gravidez e possíveis enjoos ( navio, altitude, comidas esquisitas,maraturismo).E lembra que as condições de contrato devem poder ser canceladas :oops:

      1. Brigada, Sylvia!
        O problema é que as lombrigas viajentas estão loucas pra ir pra lugares doidos… e que a gente nunca sabe quando mesmo vai engravidar, né?
        Por via das dúvidas, estamos fazendo o rapa nas milhas, e viajando pra lugares mais “higiênicos”, digamos assim. Vamos pro Canadá em junho, e não marcamos nada pro segundo semestre. Ai, ai.

  12. Estou aqui quietinha mas curtindo muito!!

    1. É umna otima viagem para voce fazer com o Lorde Jr.

  13. Ricardo e todo mundo,
    Sou leitor novato. Descobri o site há 2 meses, mas já sou leitor mais do que assíduo. Desde dezembro, já vinha amadurecendo a idéia de ir pro Peru e agora to muito animado. Andei cotando umas passagens e vi precos ótimos via Expedia. Lembro de ter lido algo sobre o Expedia aqui outro dia, mas nao consegui achar novamente. Algum grilo em fechar passagens e hoteis no Expedia.com? Acredito que nao, mas sei lá, alguma ressalva, dica, etc?
    Desde já agradeço a todos.
    Ricardo… parabens pelo site… sensacional!
    E tb parabens para o Edu e Ernesto, pelos relatos excelentes sobre o Peru.
    abs a todos

    1. A Expedia é a Amazon das viagens, pode comprar sem medo. Houve uma leitora que teve um probleminha, mas que ao que tudo indica foi cupa do hotel. (A falha da Expedia foi não ter compensado o cliente como poderia/deveria).

      É o site de viagens mais usados pelos americanos.

    2. Tente tambem o http://www.go2peru.com que é especializado no Peru, e tem ótimas ofertas.

  14. Adorei o relato, Ernesto!
    Fiquei louca de vontade de programar uma viagem para o Peru!
    Quem sabe com suas dicas quentinhas sai mais rápido do que espero…
    Ótimo texto e fotos! ;)
    Parabéns!

  15. Ernesto,
    Que beleza!
    Alguma dica de qual lugar é melhor no trem? Lembro que para Aguas Calientes, um dos lados era melhor para ver a paisagem.
    Aguardo os próximos capítulos!

    1. O melhor lugar para ver a paisagem e no ultimo vagão, o vagão bar.

  16. Olá Riq!

    Gracias pelos “parabéns”!
    Aliás, compartilhar viagens com o meu Pato Econômico – que é um maravilhoso “ser migrante de asas” (um comercialzinho da grife Pato Econômico, vai…) e mais ainda ler os simpáticos e entusiasmados posts da galera do VnV é realmente muito estimulante para continuar a descoberta de outros rumos BBBs.

    Abraços a todos!
    Cibi

  17. Esta serie esta muito interessante, e como quero ir para o Peru, estou vendo as dicas deste bbb que nao e o big brother.

  18. Eu penso que é interessante conhecer lugares distintos e que a dificultade para chegar a eles é evidente, porque para quem gosta das aventuras pode ser um incentivo, ademais a vezes essa dificultade é a melhor solução para a preservação do lugar. O problema é para pessoas que ali vivem, porque torna difícil a comunicação com outros lugares.

    Ernesto, gostei das dicas e das histórias de Huancayo, Ayachuco e Quinua e adorei conhecer a cultura Wari ou Huari.
    Bonito viagem

  19. Eu também ando quietinha, mas curtindo todos os posts!

    Adorei essa dica do Ernesto!

    :)

  20. Uma delícia ler sobre um destino tão original…descobrir um destino pouco ou nada abordado. Muito bom, ainda mais contado com tanta empolgação e lindas fotos…maravilhosa a da lagoa andina!
    Parabéns, meninos!

  21. Oi Ricardo,

    Estou pensando em ir com marido e filho passar uns dias em Morro de São Paulo na semana que antecede à semana santa. Como temos diárias Bancorbrás, sempre ficamos um pouco limitados com relação aos hotéis. Vi que o Hotel POrtaló é conveniado. vc conhece, é bem localizado?
    De qualquer modo, vc teria alguma outra dica de hotel/pousada BBB em Morro, caso optemos por não usar nossas diárias? E mais, qual a melhor localização pra se ficar por lá? Meu filho tem 1 ano e meio e sempre procuramos nos adaptar a ele.

    abs e obrigada.

    Ivana

    1. Por favor copie e cole sua pergunta na página http://www.viajenaviagem.com/brasil-a-z ou em qualquer post que fale sobre Morro de São Paulo. Este post é sobre o Peru, obrigado.

  22. Reportagem de viagem em trem Lima-Huancayo:

    http://www.youtube.com/watch?v=njcKoPt43As&feature=related

    1. Vale a pena dar uma olhada nos videos. Muitos grupos fazem festas de formatura e de aniversário no trem.

  23. Oi, Ricardo. Coloquei seu site como página inicial da internet em meu computador e todo dia, antes de começar a trabalhar, fico sonhando em viajar para os mais diversos destinos!

    Neste momento, embalada pelas dicas deste post, estou pensando em conhecer o Peru, nas minhas próximas férias, em agosto. Este é um bom mês para ir ao Peru, ou há alguma contra-indicação?

    Obrigada,

    Rosana

    1. O único porém é que é mês de férias na Europa, então programe-se com antecedência para conseguir o trem para Machu Picchu. Vai estar frio, também, mas não vai chover.

      Não deixe de ler os relatos da Lu Malheiros (Dividindo a bagagem), da Wanessa (Cadernos de Viagem), da Carla (Idas e Vindas).

      1. Brigadão mesmo, Ricardo!

  24. Ernesto,

    Ótimo relato, como sempre. Até pensei em fazer este trecho de trem quando fui em 2005, mas não tinha muito tempo e a frequencia não casava com o período em que estaria por lá.

    Riq,

    Uma pequena correção: no título do post tem um typo. O correto seria Ayacucho.

    1. :oops: vou corrigir, obrigado

  25. Oi Ernesto!
    Parabéns pelo excelente blog.
    Em meados de abril começo um master em Lima. Quero ir sem pressa e fazer a maior parte posivel de trem, se possivel no sentido sul-norte (desde o Chile ou Argentina). Será que voce ou algum dos seus leitores poderia me dar uma sugestao de itinerario ou me recomendar uma agencia de viajens? Vou sair daqui de Curitiba…
    Antecipadamente agradeço a atençao.
    Oswaldo.

  26. Osvaldo

    Não existem trens até Lima. O que voce pode fazer é ir de onibus. O epxersso Cruz del Sur tem linha de Buenos Aires até Lima, mas eu acho muito cansativo. Minha sugestão,se voce não tem pressa, é quebrar a viagem em trechos menores.

  27. Olá, adorei suas dicas. Gostaria de um luz. Descobri que estou grávida de 8 semanas e, eu e meu marido, estamos com nossas passagens compradas para o Peru. Ficaremos 25 dias por lá. Até o momento não tive enjôos nada disso. Não sei o que fazer! Vc acha que dá pra ir numa boa ou é melhor adiar?

    1. Fale com o seu médico, Daniela.

  28. Olá!!! Linda viagem, estava aqui na net, pesquisando para fechar o roteiro da minha trip para o Peru (de 15/3 a 30/3) e cai de paraquedas neste site!!!

    Iria fazer um dos roteiros mais tradicionais: lima, caral, ica, pisco, nazca, arequipa, puno, cusco e machu picchu, mas…

    Como ainda não se sabe se irão reconstruir o trecho de trem que leva a machu picchu, estou pensando em cortar arequipa, puno e cusco e pegar este trem para huancayo… Achei a paisagem sensacional… Mas encontrei poucas informações.. Sabe me dizer se de lá tenho facil acesso para huaraz? Penso em cortar as cidades já informadas e pegar este trem e de lá me arrastar para huaraz.

  29. Olá!!! pretendo ir p/ o Peru em abril, a minha dúvida sobre esta viagem de trem, é que no site informa ida e vinda… isso ocorre no mesmo dia (ou seja 24hs de viagem) ou vai em uma determinada data, temos que ficar em um hotel por lá e retornar p/ lima em outro dia??
    Fico no aguardo, as dicas de vcs são incríveis!!!! parabéns!!!

    1. A volta é sempre um ou dois dias depois. O hotel é por sua conta. O Pato e a Cibele não voltaram a Lima de trem; seguiram viagem de ônibus para outros pontos do Peru. No site, linkado no post, você vê as datas das viagens de trem. São apenas duas por mês.

  30. Valeu!!! Já estou me organizando p/ encaixar as datas, mas pelo que vi, as agências de viagem locais fazem um monopólio de compra de passagens de trem, pois no mês de abril tem apenas 01 vaga no trem turístico… vou ver se me arranjo por lá ou vou de clássico mesmo… Ah, outra perguntinha se não for incomodar… quanto ao famoso soroche, em qual roteiro se tem menos problemas… esse indo p/ huancayo ou no roteiro cuzco – Machu picchu???
    Grata desde já!!!

  31. [...] não dispensaria a visita se tivesse a oportunidade; outros, ainda, eu nem sabia que existiam, como a viagem de trem de Lima a Huancayo, que o Ernesto e a Cibele [...]

  32. Oi, como se faz para reservar o trem para Huoncyo? De lá, há como ir para Cusco? Obrigada e parabêns. alê

  33. Ale

    O lrem para Huancayo voce deve reservar pela internet pelo site http://www.ferrocarrilcentral.com.pe

    De Huancayo, se voce quiser ir para Cusco, volte ao litoral, ou para Lima, e pegue um onibus ou um avião. Dá para ir por Ayacucho, como nos fizemos, é uma boa aventura. De Ayacucho, há algumas linhas locais que vão para Cusco.

Comentódromo