Rio-Charlotte pela U.S. Air: avião velho, tripulação rude

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio-Charlotte e conexões

No finzinho de setembro, quando as passagens internacionais para as festas de fim de ano estavam na escandalosfera, descobri que a U.S. Air já estava vendendo passagens do vôo Rio-Charlotte que começaria a operar no meio de dezembro. Subi um post e recomendei à Elisa Araújo, CEO do site, que procurava uma passagem palatável a Nova York -- e conseguiu emitir Rio-Newark por 950 dólares. Pois bem. A Elisa já voltou -- e tem coisas bastante interessantes para nos contar -- tanto sobre o estado (lastimável) do avião que está fazendo a rota, quanto sobre o estado de nervos da tripulação. Aproveite o vôo para economizar, mas por favor contenha esse seu impulso de tocar as comissárias!!!

O vôo do Rio para Charlotte pela US Airways no dia 25/12 foi inacreditavelmente ruim. Toda a fileira esquerda de poltronas na classe econômica estava com os controles  defeituosos, portanto não pude ler durante o vôo porque a luz não acendia, não pude ouvir o áudio dos filmes porque o áudio no braço da poltrona nao funcionava... Mas isso eu só descobri depois de ter comprado os fones de ouvido por USD 5 sad

O cinto de segurança da minha poltrona saiu na minha mão porque a peça de metal que prende o cinto à poltrona estava quebrada. Dei um jeito de prender, mas isso mostra o estado da aeronave!

A comida era 'chicken' ou 'pasta' e chicken quer dizer um pedaço de peito de frango assado com batatas comíveis e cenouras não-comestíveis.

As comissárias de bordo foram de uma grosseria inacreditável. Não estao acostumadas a voar para o Brasil. Reclamaram que os passageiros tocavam nelas e chegaram a pedir no sistema de som para que os passageiros não encostassem nelas -- "Please, don't touch us". Segundo uma delas, depois do 11 de setembro, elas foram treinadas para reagir fisicamente se alguem segura o braço ou bate nas costas... Todos os passageiros desceram do avião reclamando da grosseria a bordo.

Como eu estava fazendo conexão para Nova Iorque (para o aeroporto de Newark), tive que pegar minha mala na esteira do aeroporto de Charlotte e colocar numa outra esteira, em outro salão, de onde ela iria para a conexão*.

A volta para o Rio no dia 3/1 foi menos turbulenta a bordo, mas o avião ainda era antigo -- a bandeja da poltrona ao meu lado estava meio quebrada.

No check-in em Newark (New Jersey), depois das malas estarem etiquetadas, a atendente pediu que eu as carregasse até um carrinho de transporte ali perto, de onde seguiriam para o avião. Não havia esteira no setor de check in.... Mas pelo menos as malas foram direto na conexão em Charlotte, não tive que me preocupar com isso*.

O vôo atrasou 2 horas porque o avião em que eu estava ficou aguardando uma peça para trazer para o Rio para um outro avião da US Airways que estava aqui. Depois disso, um passageiro desistiu de viajar e a mala dele teve que ser retirada do avião. E com o atraso todo, passamos de um determinado horário e foi preciso aguardar uma autorização de Washington para decolar. A comunicação da tripulação com os passageiros era em inglês ou em português via um comissário de bordo que era português.

Cadeiras de balanço no aeroporto de Charlotte. Foto: Elisa AraújoO único ponto positivo desse vôo da US Air (via Charlotte) é que o aeroporto de Charlotte é bem sinalizado e fácil de circular. Um detalhe: no saguão, há cadeiras de balanço para quem está aguardando.

*Aos baldeadores de primeira viagem, como a Elisa: voando do Brasil para qualquer lugar dos Estados Unidos com conexão, com qualquer companhia aérea, é preciso retirar a bagagem no aeroporto de desembarque e entregar para funcionários do aeroporto providenciarem o reembarque (dá um medão). Na volta isso não é necessário e as bagagens vêm direto para o Brasil (onde precisam ser desembaraçadas no aeroporto do primeiro desembarque).

315 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Monica
MonicaPermalinkResponder

Bom, resolvi postar meu comentário, depois da minha experiência em viajar pela US AIRWAYS. Na ida viajei pelo Boeing 801, Rio de Janeiro com destino Charlotte-Dallas. de fato não é nenhum avião novinho, é antigo, mas até confortado. Já que estamos falando de classe economica, sei que se desejo mais conforto tenho que pagar bem mais caro para ir na classe executiva. A tripulação do vôo é como a maioria da tripulação americana sem muita simpatia, pórem fazem seu trabalho bem, servem. O jantar teve 2 opções de carne, legumes, saladas, arroz e até sobremesa; esta uma delícia. O café da manhã tbm estava bom. O voo foi super tranquilo sem atrasos. Não tive nada que reclamar. Na volta voltei no Boeing 800, este era mais novo que o 801, eu achei mais conservado, mas na mesma categoria.
Na volta pude ver como existem pessoas que não sabem viajar. Antes mesmo de embarcarmos, quando iniciou a chamada das classes, uma mulher que estava na zona 4 reclamou que tinha gente passando na frente dela, sendo que as pessoas que estavam passando eram da zona 2 e 3. Depois dentro do avião tinha uma família muito sem noção. O avião estava cheio, pórem sobrou umas 8 poltronas, essas no meio, a mulher colocou uma criança para deitar nas 3 poltronas, até aí tudo bem, mas ela levou para dentro do avião um colchão enorme, travesseiros e toda hora que a criança chorava ela passava pelo corredor encomodando todo mundo, falando alto, conversando, isso a noite toda, até chegou a subir na poltrona antes para colocar um papel abafando a luz que estava ligada, quando foi chamada atenção pela aeromoça. A eromoça estava explicando que a luz seria apagada e que ela não precisava subir na poltrona, mas ela não deu muita importância e continuou agindo como se tivessem fretado um avião só para eles. Atrás da minha poltrona tinha 2 crianças chutando as poltronas e as mães nem deram sinal, mas isto eu mesma e o meu parceiro de viagem resolvemos aff. No entanto... cheguei a conclusão que apesar dos problemas que enfrentamos em certas viagens, as mais desgastantes são qquando encontramos pessoas assim sem noção e sem respeito pelos outros. Minha viagem foi ótima em relação a empresa, não tenho o que reclamar, passagem com preço bom, horários cumpridos,comida boa (até pq se quero comer bem sem bem onde fica um bom restaurante)malas em mãos, tudo certo.
Bom! é isso desejo que muitas pessoas tenham a sorte e benção que tive e que não encontrem com a FAMÍLIA BUSCAPÉ POR AÍ rsrs
Abraços Monica

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olha você voou no voo 800 e 801 e a aeronave que você voou se chama Boeing 767 . A boa notícia é que agora esse voo é operado por aeronaves mais novas,Airbus A330,modernos e mais confortáveis .

anderson
andersonPermalinkResponder

Bem no dia 20/08/2012 peguei O VOO 800 PELA US AIRWAYS, BEM, O AVIÃO É VELHO, ALGUNS BRAÇOS DAS POLTRONAS NÃO ABAIXAM E NEM ALGUMAS POLTRONAS RECLINAM.O AVIÃO DECOLOU E COM 1 HORA DE VOO FOMOS AVISADOS PELO COMANDANTE QUE RETORNARÍAMOS PARA CHARLOTTE POIS O AVIÃO APRESENTOU DEFEITO NO MOTOR ESQUERDO. NESTE MOMENTO COMEÇOU A TENSÃO DENTRO DO VOO, O COMISSÁRIO QUE FALA PORTUGUÊS DE PORTUGAL ESTAVA BEM NERVOSO COM A NOTÍCIA, E NOS INFORMOU QUE EM 20 MINUTOS ESTARÍAMOS ATERRISSANDO. BEM, ESSES 20 MINUTOS NA VERDADE FORAM 50, ELES MENTIRAM PARA OS PASSAGEIROS. O COMISSÁRIO NOVAMENTE AVISA QUE DENTRO DE 15 MINUTOS ESTARÍAMOS ATERRISSANDO E TERIA BOMBEIROS ESPERANDO O AVIÃO NA PISTA. O PANICO FOI AUMENTANDO DEPOIS DESSA NOTÍCIA. VAMOS LÁ, O AVIÃO DESCEU EM SEGURANÇA GRAÇAS A DEUS E NADA SOFREMOS, DISSERAM QUE IAM CONSERTAR O AVIÃO E IRÍAMOS SEGUIR VIAJEM PARA O RIO DE JANEIRO DENTRO DE 45 MINUTOS. EU E UM GRUPO RECUSAMOS EMBARCAR NO MESMO AVIÃO, E COM MUITO CUSTO E QUASE 5 HORAS NO AEROPORTO ESPERANDO UMA DECISÃO DA US, FINALMENTE NOS MANDARAM PARA UM HOTEL. A IRRESPONSABILIDADE DELES VEIO DEPOIS, ELES COLOCARAM O MESMO AVIÃO PARA VOAR NOVAMENTE E ALGUNS PASSAGEIROS SEM NOÇÃO, ACEITARAM E EMBARCARAM NOVAMENTE AS 5 DA MANHA. CONCLUSÃO O AVIÃO DEU OUTRA PANE COM 1 HORA DE VOO, TEVE QUE FICAR SOBREVOANDO 5 HORAS EM CIRCULO PARA ESVAZIAR O TANQUE E DEU DUAS QUEDAS EM UMA TURBULÊNCIA QUE OS PASSAGEIROS ENTRARAM EM DESESPERO. EU NÃO VIAJO NUNCA MAIS NESTA CIA AÉREA, O AVIÃO É VELHO, A COMIDA É HORRÍVEL, E A IRRESPONSABILIDADE É GRANDE POIS CONSERTARAM UM AVIÃO AS PRESSAS E JOGOU PARA O CÉU NOVAMENTE.

Marcina Pinto
Marcina PintoPermalinkResponder

Anderson,
Também tive essa mesma experiência, com um agravante, não falo uma palavra em Inglês. Só fiz esse voo porque o agente de viagem disse que havia comunicação em Português, o que não ocorreu. Por não saber falar, não fui informada da possibilidade de ficar em hotel. Fiquei no saguão, sem saber o que se passava. Só as 6 horas, fiquei sabendo que, para quem pediu, deram um ticket de US10, mas quando intercederam por mim, deram um de US 5. Ou seja, já deviam saber da possível pane, pois não serviram refeição em nenhuma das duas tentativas de voo. Na segunda aterrizagem, já não se falou mais nada em português. Também não me deram nenhuma assistência. Descobrir por terceiros que teria que retirar as bagagens na esteira. Não me deram opção de hotel. Uma outra pessoa, ao me ver chorando, tentou me socorrer, retornando comigo ao balcão para indagar solução para o meu caso. Me deram a opção de retornar por Atlanta. Terrível também foi circular no aeroporto de Charlotte com três volumes de bagagem, pois fazia favor de trazer encomenda para amigos. A indiferença e omissão é tanta que acredito que estaria naquele aeroporto, se dependesse da US. Não se dignaram a dar qualquer informação, oferecer a solução, prestar ajuda, nada...Devem achar que essa qualidade de serviço já nos basta. Ressalvando o comportamento de alguns viajantes, nada justifica um tratamento tão rude, uma conduta tão hostil dos comissários e um desrespeito tão grande com os passageiros, dispensado pela empresa US Airways. Mal começou a aperar no Brasil, já nos faz crer que nos reserva o pior.

PAULO AGUIAR
PAULO AGUIARPermalinkResponder

Eu li os dois relatos acima e fiquei apavorado, irei viajar para NYC no dia 20 de setembro com esta Companhia.
Estou acostumado a viajar para o exterior por diversas companhias e a melhor que ate agora eu voei foi a QUATAR e a EMIRATES, o resto eu achei tudo igual.
O que me apavora e de saber que os avioes sao velhos e precisam de manutencao constante. Eu nao gosto de viajar em aviaos velhos, pois nao oferecem nenhum conforto, alem da inseguranca.
Se voces quiserem processar essa companhia maldita estou a disposicao, so enviar um e-mail
e me desejem sorte... e conto para voces como foi a minha experiencia em voar por essa companhia

Monique
MoniquePermalinkResponder

Nossa ao ler os comentarios acima tambm fiquei apavorada!!! vou sair de san antonio tx p rio de janeiro com essa companhia :/ nossa q medoooo

Otavio Ronconi

Quando eu viajo ao exterior, em especial aos Estados Unidos, eu sempre ao fazer a compra das passagens analiso qual a aeronave utilizada. Eu evito qualquer voo que use um 767-200 ou 767-300 por serem aviões mais antigos. Aos Estados Unidos, deem preferencia para a American que tem, só para Miami, 3 frequencias saindo de Guarulhos utilizando o 777, além de Dallas e Nova York com o mesmo modelo de avião. Não optem por saída de outras cidades pois serão utilizados modelo 757 que mesmo não sendo tão antigos quanto os 767, são aviões menores.
Podem tambem voar pela TAM que usa, saindo de Guarulhos um 777 para Miami ou um A330 para Nova York, ou até mesmo sair do Galeão que para ambos os destinos utiliza agora o A330.

Semana que vem vou para Atlanta e escolhi a Delta por ser baseada naquela cidade e o voo ser direto. Escolhi com saída de Guarulhos pois o avião utilizado é um 767-400, notadamente um modelo mais novo, confortavel e moderno.

Saibam que o avião utilizado, faz sim, muita diferença no conforto e tranquilidade da sua viagem.

Medroso
MedrosoPermalinkResponder

Prezados companheiros....já viajei em 2 oportunidades pela USAirways, viajei 2 vezes de delta e 1 vez de american. Para mim, é mais ou menos tudo igual.
Ultimamente, pelos "incidentes aéreos", tenho ficado mais ligado.
Vou viajar pra os EUA no dia 25 de novembro, vou de USAirways. Estava com medo, para variar, do avião, um Boeing 767, antigo. Quando soube que a patir do dia 28 Out 12, esse trajeto Rio-Charlote, seria realizado com modernas e "seguras" aeronaves da Airbus (A 330). Inicialmente, fiquei muito feliz e aliviado.
Aí, caí no erro de querer me informar sobre boeing e airbus. Só escuto comentário ruim da airbus....avião muito automatizado, com vontade própria, não obedece ao piloto....e o pior.......todos os "incidentes-probleminhas" tem acontecido com a airbus (trem de pouso, motor com defeito em pleno voo.....)
Ai Jesus, essa tal de airbus é segura mesma?? Me ajudem!!!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Incrível como a mídia é manipuladora e faz "lavagem cerebral" em alguns . As aeronaves Airbus estam entre as mais seguras,modernas e confiáveis do mundo . Sou muito fã dessa construtora aeronáutica e posso lhe assegurar que estará voando com conforto,depende da cia, e modernidade. Acidentes podem acontecer com qualquer aeronave,depende mais da tripulação, e caso você não saiba 90% dos acidentes são causados por falha humana. Portanto,boa viagem e tente se acalmar !

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Eu fui em outubro de 2012 em um avião 'velho' mas foi tranquilo, o único problema foi uma pessoa que passou mal no vôo.

Na volta a mesma coisa, foi bem tranquilo.

Agora acho que estão com aeronaves novas.

joao
joaoPermalinkResponder

viajo pela USairwais dia 12/04/2013 para los angeles, via charlotte, sabem se esse voo e feito de A330?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joao! Sites como o Expedia.com informam o equipamento de cada trecho, faça uma simulação no mesmo dia.

João Carlos
João CarlosPermalinkResponder

Xará, o A330, foi um aperitivo que a US AIRWAYS deu entre Outubro e Março passado. Desde então voltou o velho 767-200.
Eles deverão estar operando Charlotte - São Paulo, a partir de julho com esse tipo de aeronave (767-200). Estão prometendo colocar o Airbus A330-200 nessa rota (802-803) há partir de outubro. Vai ser uma grande sacanagem:
- se colocarem, com a rota antiga do Rio de Janeiro, que já prometeram mudar as aeronaves e até hoje nada;
- se não colocarem, vai ser mais uma enganarão conosco.
Para salientar, prometem recolocar o A330-200 de novo no período 04/12/13 até 01/03/14 nos vôos 800 e 801.

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Voei pela UNITED Rio/Los Angeles, fiz conexão em Houston e não precisei pegar bagagem e entregar para funcionários do aeroporto providenciarem o reembarque. Foi tudo muito tranquilo! A aeronave em perfeito estado, não paguei pelos fones de ouvido, aliás, pedi mais um ao comissário e este prontamente me deu outro. Refeições de boa qualidade... e o aeroporto de conexão George W. Bush é tudo de bom!

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Olá!

Viajei em 28/02/13 pela US AIRWAYS, no vôo 800, aeronave A330-200, com escala em Charlotte e destino final, Nova York. Confesso que fiquei um pouco apreensivo diante de alguns comentários que eu li na internet, mas a experiência foi extremamente positiva. O voo até Charlotte foi super tranquilo, a aeronave não era velha como muitos diziam, havia entretenimento individual e, apesar dos comissários de bordo não falarem português, os mesmos faziam o máximo de esforço para entender quem não dominava o inglês. Chegando em Charlotte, a tranquilidade foi ainda maior. Na fila do setor de imigração haviam 2 funcionárias brasileiras que auxiliavam todos que não falavam inglês. Após passar pela imigração, eles nos indicaram onde deveríamos colocar nossas malas para o destino final e dali fomos encaminhados para o setor de segurança do aeroporto de Charlotte. Após os procedimentos de segurança, seguimos para o portão de embarque do vôo para Nova York e chegamos lá sem nenhum imprevisto. Na volta, chegamos em Charlotte e já encontramos outra funcionária brasileira no portão de embarque traduzindo para o português todos os comunicados que eram feitos em inglês. Em resumo, adorei viajar pela US AIRWAYS e com certeza utilizarei os serviços dessa companhia novamente.

helder
helderPermalinkResponder

Voltei ontem de orlando pela us airways, péssimo vôo, primeiro porque atrasou 2 horas em orlando que quase fez com que perdesemos a conexão em Charlotte e quando entramos no avião pessimo atendimento de uma comissária que reclamou com meu filho de 9 anos que ele não pediu com licença em inglês (detalhe que ele não entendeu uma vez que não fala inglês), quando fui perguntar o que houve a ela e ela me explucou eu falei que ele não fala inglês e prontamente ela perguntou minha nacionalidade e disse que realmente não tinhamos civilização. A partir daí deixei de falar inglês e partir para o português ignorando o que ela estava falando, ela foi perguntar para a comissária que falava português como se falava com licença e ficou ironizando.
No desembarque ficou falando alto todas as palavras quando passei: com licença, obrigado, até logo, etc. Novamente ignorei e estou procurando um local para fazer a reclamação a us airways

helder
helderPermalinkResponder

Caso alguém saiba, favor postar informe.

alex
alexPermalinkResponder

Alguem sabe se ainda é necessário retirar a bagagem em chrlotte nos voos da US Airways? Esse processo de retirar as bagagens e despachar novamente ? rápido? Pergunto pois farei um voo para ny pela empresa com tempo de conexao de 1:30 horas e estou achando apertado (nao tive escolha pois e voo de milhas.). Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! É apertado. Se o seu vôo vem do Brasil, você vai precisar retirar as bagagens e redespachar. Dizem que imigração em Charlotte é mais rápida do que em outros aeroportos. O horário estimado de chegada sempre contém já alguma expectativa de atraso; pode ser que chegue antes.

Fernando Vieira

Oi pessoal, estarei voando para Boston em julho pela US Arways. Voo Rio - Charlotte no 767, Charlotte - Boston no A321. Retorno Charlotte - Boston no 737-400 e Charlotte - Rio no 767. Vamos de executiva.
Gostaria de saber se as informações sobre os voos relatados nos anos de 2011 e 2012 ainda estão valendo, ou seja, que os aviões são velhos, aeromoças rudes, atrasos e etc... ou agora em maio/2013 as coisas estão melhores. Alguém tem informações recentes?
obrigado

CLAY
CLAYPermalinkResponder

Fernando,

Fui em jan GIG-CLT-MIA e voltei em 15/02/13 MIA-CLT-GIG. Aviões novos em todos os trechos. Dentro dos horários. Confortável, dentro da realidade da classe economica. Tripulação educada e profissional na ida. Porém, na volta CLT-GIG pegamos um chefe de bordo muito sem educação. Se achando íntimo de todos, por ser brasileiro. Se achando no direito de chamar a todos de "meu irmão" e por aí vai... um serviço péssimo de seus comandados, claramente por sua postura de achar que como era para brasileiro podia ser de qualquer jeito. No fim do voo até saudadações de time ele falou pelo microfone. Mas a cia é boa pode ir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Recebemos relatos variados. Dê uma lidinha nos comentários anteriores!

Fernando Vieira

Beleza, mas os comentários anteriores são de datas antigas... As recentes falam sobre as conexões, sobre atrasos, sobre educação (ou falta) nas aeronaves e etc... eu gostaria de saber se existem alguém com informações recentes sobre os aviões que citei... Sobre as aeronaves só observei comentários sobre o A330. Gostaria, se possível de algum comentário mais recente. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Vamos ver se algum leitor deixa alguma dica nova smile

ANA MARIA FEITOZA

Gente, nunca tinha ouvido falar nada sobre a U.S. Ontem emiti passagens para mim e minha família viajarmos pela U.S. Lendo as postagens anteriores, fiquei bem chateada... alguém, por favor me dê uma esperança de tudo vai correr bem!!!!

As aeronaves serão BOEING 767 do Rio para Charlotte E AIRBUS INDUSTRIE A321 de Charlotte para Fort Lauderdale.

Fernando Vieira

Oi Ana, aconteceu a mesma coisa comigo... rsrs
Eu também nunca tinha ouvido falar nada sobre ela. As minhas perguntas foram exatamente buscando informações de que vai ser tudo bem!
Você viaja quando? Meus voos até Boston são as mesmas aeronaves (767 e A321).

ANA MARIA FEITOZA

Olá, Fernando!
Minha viagem é só em outubro... desejo que tenhamos uma ótima experiência e que possamos postar comentários elogiosos à companhia!!!
Boa viagem!

João Carlos
João CarlosPermalinkResponder

Meus amigos, o A330, foi um aperitivo que a US AIRWAYS deu entre Outubro e Março passado. Desde então voltou o velho 767-200. Eles pretendem dar outro aperitivo, entre 04/12/13 até 01/03/14, nos vôos para o RJ.
Eles deverão estar operando Charlotte – São Paulo, a partir de julho com esse tipo de aeronave (767-200). Estão prometendo colocar o Airbus A330-200 nessa rota (802-803) há partir de outubro. Vai ser uma grande sacanagem:
- se colocarem, com a rota antiga do Rio de Janeiro, que já prometeram mudar as aeronaves e até hoje nada;
- se não colocarem, vai ser mais uma enrolação para conosco.
Quanto a postura da tripulação, quando usei a US, eram todos idosos (nada contra, afinal eu também sou idoso), mas não tinham paciência e nem se esforçavam para falar ou entender português. A imigração em Charlotte é ótima, rápida e educada com os que não falam português.

Geraldo Washington

Ola pessoal... eu vou viajar para Paris em 23 de Julho. Farei GRUxEWLxCDG. sendo que tudo operado pela United Airlines. Todo ano vou a Paris. Antes eu ia de TAM direto. Esse ano decidi fazer conexao nos Eua e como a conexao é em New Jersey (New Wark) e vai durar 11 horas eu pensei em dar um passeio rápido por Nova York, ir apenas na 5a avenida e no Hockfeller center... e se der na estatua da Liberdade. e voltar para o Aeroporto. A minha duvida é a seguinte... em New Wark terei de pegar a bagagem que foi despachada e redespachar??? ou ela irá direto. outra coisa, a imigração em New wark e facil? meu ingles e pessimo. so sei me virar bem em Paris. tenho visto mas e a primeira vez minhs nos EUA.

sandra halfeld

Sempre viajei sem conexão ! Estou tão preocupada , sem saber se 2 horas irão dá para q eu pegue a minha mala na esteira e leve para outra esteira e depois tenho q ir para imigração !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Dá tempo. Se as suas passagens forem vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza caso um atraso no primeiro vôo cause a perda da conexão.

sandra halfeld

Obrigada !

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Fiz o trecho Galeão-Charlotte no dia 22/06/2013. Me assustei com o estado da aeronave, era velha, caindo aos pedaços, o banheiro era horroroso e algumas poltronas nao reclinavam. Na hora d marcar os assentos nao tem como saber se a sua poltrona reclinará ou nao. Os comissários nao são os mais simpáticos, no entanto, procurei ser bem seca e nao "incomoda-los". Solicitei a uma comissária que se o vôo nao estivesse cheio que me trocasse de assento, visto que o meu nao reclinava. Ela ignorou meu pedido e apenas falou: depois que o avião decolar vc procura um lugar. Achei rude da parte dela. Tudo isso em inglês, pois nao se esforçam no português. O pior veio na conexão em Charlotte. Percebi que a minha mala, que estava vazia e leve( 2 calcas e 3 blusas) estava com uma alça arrebentada. Fui reclamar e me orientaram a fazer a reclamação no destino final (baltimore). Chegando em baltimore, para minha surpresa a outra alça havia sido quebrada também, e a colocaram dentro do bolso da mala. Fui formalizar a reclamação e a atendente grosseiramente só sabia dizer que nao se responsabilizam por alças. No entanto, fiz ela registrar a reclamação por éscrito e me fornecer o número do protocolo. Era a segunda viagem da mala. Nao estava cheia e tampouco pesada. Achei uma falta de cuidado muito grande e uma falta de consideração com os usuários. Nao quero uma mala nova, quero apenas que consertem as alças. Chegando ao Brasil verei como proceder. Agora é comprar outra mala...

Diogo Elias
Diogo EliasPermalinkResponder

Olá pessoal, tudo em!
Estou u m pouco assustado com todos os comentários anteriores, estou indo para orlando agora em agosto com essa cia.
Os aviões são realmente ruins? Tenho muito medo de viajar de avião hahahahahaha.
Uma outra coisa que gostaria de saber é se o avião 767-200er é muito pequeno, pois, tenho 1,90 e como é o entretenimento. Vou encontrar amigos que estão lá. Outra coisa, falo apenas, whats your name em inglês, será que terei problemas para despachar minha mala para a conexão.
Valeuuuu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! Este post é antigo, dos primórios da cia. no Brasil e na rota. O espaço entre as poltronas na classe econômica de qualquer cia. é mínimo; com a sua altura, você só não estará apertado se viajar na executiva.

Jorge Otavio Gonzaga Reis

Não é a toa que estão em fusão: AA e US, imaginem o resultado.

Já voei para Memphis com escala em Charlotte.Impressões:
1- Crew: Tô nem aí para a sua existência, eu sirvo a comida e vc não me pede nada, algo tipo minha função é servir este jantar e o café.
2- classe econômica- comida de péééésima qualidade, muito ruim mesmo, até a aparência, café da manhã no padrão de econômica USA.
3- executiva: eu não viajei lá, mas pagar uma executiva sem entretenimento pessoal é uma burrice ímpar no meu ponto de vista.
4- entretenimento: horroroso, padrão Ibéria antigamente, TVs espalhadas e filmes velhos, no meu voo foi Velocidade Máxima....1...Sandra Bullock deve ter pago para se manter visível para o público ou tem cartão de milhagem da empresa.
5- check-in: na boa, esta parte foi ok.
6- imigração Charlotte: sem problemas, o voo GIG x CLT chegou cedo e tivemos de esperar 13 min. para abrir a imigração às 06:00, achei estranho pois Houston e NY já cheguei antes das 06:00 e ela estava aberta.
7- Aeroporto: nada demais, como é a mídia fazendo propaganda daquelas simples cadeiras de balanço, mas tem wi-fi grátis, Memphis não tem por ex, e Denver só 15 min free.No mais padrão americano: fast food, loja de souvenir, revista e meia dúzia de lojas destacando uma Lacoste e 01, isto 01 unidade de Duty Free qdo na volta.
8- Se voaria de novo:só se fosse muito, muito mais barato que a United e Delta.
9-Ponto mais positivo: a US foi extremamente pontual nos voos, chegou antes em todos eles pelo menos 15 minutos, isto não é muito normal atualmente: pontualidade.

Ana
AnaPermalinkResponder

Estou olhando todos esses comentários e também estou bem preocupada.
Vou e volto pela US airways em março/2014 de SP para Charlotte e estou com medo dessas naves velhas. Alguém tem alguma novidade sobre mudanças nos aviões da US , ou alguma expectativa para 2014.?

Diogo
DiogoPermalinkResponder

Ana, bom dia!
Acabei de fazer uma viagem com essa CIA para Orlando e posso te afirmar q estava com bastante medo pelos comentários ai em cima. Vou te contar minha experiência. A aeronave que faz o vôo até Charlotte é o boeing 767-200. Realmente nao é nova, zero bala, mas a que eu peguei estava mto conservada, limpa e sem ruídos estranhos rs. Ja fiz voo domestico em avioes q pqp rs. Eu tenho 1,90 e até que foi tranquilo, cadeira reclina, como o Jodalia disse, tem aparencia de velha, mas, sao confortaveis, claro q pelo tempo de viagem fica ruim para qualquer um ate mesmo no sofá de casa. A comida eu achei bem gostosa, a tripulacao passa constantemente oferecendo suco agua ou refrigerente e são super educados, inclusive tinha uma brasileira gente fininssima. O que realmente deixa a desejar é apenas o entretenimento q é coletivo, uma tela no meio do aviao e os canais de audio das poltronas q tem um pequeno ruido. De resto sossegado. Leve um fone, eles fornecem gratuitamente, porem, é uma porcaria. Dica: leve seu prorpio entreteninmento rs. Ah em relação ao voo, juro, parecia q o aviao estava parado hahaha, se tremeu umas 4 vezes foi mto. Fique tranquila, e aproveite sua viagem. E seu eu voaria de novo com a US, sem duvida! O melhor custo/benefício.
Bjs

jodalia
jodaliaPermalinkResponder

Ana, eu fui para a Alemanha e fui por Charlotte pois era bem mais barato. O que posso lhe dizer é o seguinte: as poltronas tem aparencia de velhas e causam má impressão, mas sinceramente...achei mais confortavel do que as da TAM. a comida é simples mas nao achei ruim. A tripulação sao pessoas bem mais velhas, uns sao simpaticos outros nao. Quanto a segurança, turbulencia independe do aviao, pode ser o mais luxuoso, se tiver turbulencia vai mexer mesmo. Fui e voltei da Alemanha por esta cia., e tudo deu certo. Eu tenho muito medo de andar de avião e claro que todo medroso acha que o aviao vai cair, e como alguns comentarios acima, cheguei em todos os destinos adiantados. Em relacao a pegar a mala e ter q levar pra a esteira, nao sei se eh assim em todo aeroporto, mas eh regra em Charlotte. Nao fique encucando com o que voce leu, va na sua viagem com calma, Como em qualquer situação, peça a Deus pra fazer uma boa viagem e aproveite. Nao vale a pena sofrer por antecipação. Faça uma otima viagem e aproveite ok

Marcos villanova

Eu fui até charlotte e de lá fui de carro até a feira da aviação em oshkosh, o avião se não me engano um 777 200 velho e parecia um ônibus, entretanto voa muito bem cruzou o oceano numa boa, vejamos se tá velho já voou muito e por isso é confiável pois não caiu até agora rsrsrsrs, no retorno vim pela united avião novinho etc e tal, mesmo voo tranquilo e calmo, ou seja não caindo tanto faz o avião o importante e a viagem

Diana Persi
Diana PersiPermalinkResponder

Fui em 2011 para New York com a US via Charlotte o voo ate que foi bom mas o aviao uma sucata com uma tv para todo mundo como ja disseram filmes velhos antigos chatos e entediantes com headphone antigo a comida foi uma droga pois esquentaram muito e queimou a minha boca depois pediram desculpa os comissarios nao eram atenciosos e achei a ventilacao no aviao pessima depois peguei um voo melhor quando sai de Charlotte para Nova York aviao bom e rapido mas quando voltei de Nova York despachei minhas malas para Charlotte so que o voo nao saiu de Nova York devido a problemas na aeronave e o outro voo depois desse que tinha para Charlotte eu nao chegaria a tempo para eu pegar o voo 801 para o Rio ou seja fiquei a ver navios em New York sem mala nem roupa e fui ao balcao eles literalmente falaram que eu tinha que esperar para o outro dia e pegar outro aviao como assim ? dormir no aeroporto ? ainda bem que eu tinha uma amiga em Nova York liguei para ela e pedi ajuda mas nao tive ajuda da companhia para resolver meu problema so dessa minha amiga a sorte e que falo ingles e sou guia de turismo no Rio meus clientes estrangeiros sempre reclamam desse voo quando pego eles no aeroporto do Rio finalizando peguei outro voo da United de volta maravilhoso gastei na passagem de volta logico e perdi a passagem da US e nao fazia a minima questao de retornar com a US enfim so fui reaver minhas malas no Rio de Janeiro passei quase 3 dias com a mesma roupa e quando cheguei aqui no Rio fui no juizado especial de pequenas causas e ganhei a causa depois de 1 ano e pouco mas a experiencia nao foi boa e nao indico essa companhia pois nossas vida vale mais do que pagar barato por uma passagem pensem nisso

Diana Persi
Diana PersiPermalinkResponder

desculpem saiu errado eu quis dizer nossas vidas e a tranquilidade valem mais do que passagens baratas

Lis
LisPermalinkResponder

Gente do céu, tô com medo!!
Estou prestes a inserir os dados do meu cartão pra fazer uma compra com vôo pela U.S Airways e sinceramente não sei se prossigo ou não. Mais algum comentário recente sobre a cia? Farei o trecho SP-Charlote-Orlando...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lis! Veja relatos recentes de tripulantes nos comentários anteriores smile

Sergio Santana

Bom Dia Todos! Gostaria de registrar minha experiência com a referida companhia aérea U.S. Airways. A 2 meses atrás, neste mesmo site, fiz a consulta de opiniões e confesso ter ficado um tanto quanto preocupado com os relatos, uma vez que, seria minha primeira viagem internacional; portanto, as expectativas eram muito grandes. Pois bem, na data de 02 de agosto de 2013 embarquei para Nova York, com conexão em Charlotte, partindo de Guarulhos. Não houveram atrasos, o atendimento no balcão foi tranquilo e rápido. No avião, foi perceptível o estado de conservação da aeronave, bastante antigo, porem não desconfortável uma vez que minha poltrona ao contrario de muitos relatos citados, reclinava, os equipamentos de áudio e iluminação funcionavam e não houve cobrança pelo fone de ouvido. Havia uma comissária falando português a bordo, o que é um diferencial; a tratativa de todos os tripulantes era visivelmente "secos" e diretos, as refeições foram muito boas, sendo sempre 2 opções a escolher, tanto para o café da manha, quanto para o almoço. O voo transcorreu tranquilo até Charlotte, e de Charlotte para NY em um avião mais novo airbus A320 (similar aos da TAM), igualmente; tendo sido servido apenas bebidas a classe econômica.
No retorno na data de 01 de setembro, não obtive a mesma sorte da ida. O voo saiu de NY com destino a Charlotte dentro do horário. O check-in e despacho de bagagem bastante rápido e tranquilo e este trajeto feito sem problemas. No trecho de Charlotte para Guarulhos começaram os imprevistos. O voo decolou com 2 horas de atraso, previsto inicialmente para as 17:50hrs. O avião, encontrava-se sob o mesmo estado de conservação do primeiro, porem notavelmente a tripulação era mais dinâmica e receptiva, tendo também, uma comissaria falando português. O voo noturno foi tranquilo, as refeições; jantar e café da manhã com duas opções foram ótimas; e a chegada em São Paulo acabou infelizmente com uma das minhas bagagens extraviada; na verdade, não foi embarcada em Charlotte. A companhia deu as devidas informações necessárias e me garantiu que a mala embarcaria no próximo voo; e assim foi feito. Recebi a bagagem hoje 03/09 em minha casa, dia seguinte á chegada, e dentro do horário previsto, e sem avarias. Na ocasião, um casal que também estava no mesmo voo, teve menos sorte, tendo sua bagagem extraviada para Madrid, e com prazo de devolução de 4 dias. De forma geral, independente dos atrasos e extravios que são problemas absolutamente corriqueiros de qualquer companhia aérea; considero o custo-benefício, satisfatório pela experiência de voar com a U.S. Airways.

MARCELO H PINHEIRO

Bom dia!

Embarco nesta proxima quarta-feira, dia 09 de outubro de 2013 por volta das 22:00h, com destino a Orlando e com escala em Charlotte sem trocar de aeronave no voo 801 S que sai do Galeao , no rio de janeiro. E a primeira viagem que faco pela US AIRWAYS. Pelo que li nos relatos anteriores, a impressao que tenho e que que irei voar no HOLANDES VOADOR.
Afinal de contas, as aeronaves ainda sao antigas? Quando serão substituidas. Disseram que vou de boeing 767.

Por gentileza, alguem me oriente, pois reservamos lugares juntos.

Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O post é bastante antigo, da época do início das operações da cia. no Brasil.

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Olá!

Vou fazer o mesmo trajeto (GIG-CLT-MCO) sem troca de aeronave em Charlotte, e gostaria de saber como foi a imigração, se esta é realizada em Orlando e se o processo é tranquilo!

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naiara! Se você estiver com todos os documentos necessários, não precisa se preocupar com a imigração.
Se quiser dar mais uma olhada nos documentos que vai precisar, esse post pode tirar suas dúvidas: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

nilson varone
nilson varonePermalinkResponder

fui para orlando nesta cia em 2012 tudo numa boa no retorno teve muita turbulencia mais o comissario de bordo era uma simpatia
conseguia quebrar o medo foi uma otima viagem estou indo agoro
repetindo com a mesma empresa U S AIRWAYS

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Olá, em junho de 2014 estou indo de US Airways para os Estados Unidos com uma conexão longa em Charlotte - vôo chega às 7 da manhã e o próximo sai às 8 da noite. Alguém sabe se vale a pena usar esse tempo para conhecer a cidade? Se há transporte público, etc?

Outra dúvida é que meu destino final será 2 aeroportos à frente (sim, vôo com 2 conexões...). Nesse caso, pelo que li aqui, após redespachar a bagagem em Charlotte só devo reencontrá-la no último destino. É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! Confirme a informação da bagagem com a cia. aérea. Às vezes, quando o intervalo entre os vôos é assim tão longo, pode ser requerido um novo check-in.

O New York Times fala de um novo bairro de artes no centro da cidade:
http://www.nytimes.com/2010/03/28/travel/28headsup.html

Há um ônibus do aeroporto para o centro:
http://charmeck.org/city/charlotte/cats/bus/ridingcats/pages/sprinter.aspx

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Muito obrigado, Bóia!

João Carlos
João CarlosPermalinkResponder

O pior é que em 12-13/09/14 acabam os vôos da US Airways saindo ou chegando do Galeão.......só Guarulhos agora, mas com A330-200

nilson varone
nilson varonePermalinkResponder

fui para orlando em julho 2012 no 767-200 tranquilo muito bom la
em charlotte peguei um a-320 chegando bem nada a reclamar
retorno 767-200 um comisario de bordo super brincalhao alegre atencioso nota 10
fui para orlando janeiro 2014 no a-330-200 muito bom la pegamos o
767-200 para orlando perfeito
retorno a-321 para charlotte para o brasil a330-200 muito boa viagem

Paulo Roberto
Paulo RobertoPermalinkResponder

Nunca mais viajo pela U.S.AIRWAYS, me senti um idiota pagar para ser tão mal tratado pelas comissárias que dormiram quase todo o voo, uma inclusive discutiu por quase 1 hora com o piloto que pelo visto tinha caso com ela. Não aconselharia ninguem a voar por essa cia...

Debora Brandao

Nossa gente queria viajar p Orlando com conexão em Charlotte mas com os comentários que li estou morrendo de medo, tanto que minha sobrinha e minha irmã já compraram e eu n tive coragem.. Vou procurar outra companhia p viajar. O voo delas é o 801. Será que as aeronaves estão novas senhor???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! Algumas pessoas já tiveram experiências ruins com a US Airways, e outras tiveram experiências não tão traumáticas. wink Veja relatos anteriores.