Varsóvia e Cracóvia pra Marcie

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cracóvia

Trips, a querida Marcie do Abrindo o Bico vai agora em fevereiro para Alemanha e Polônia. As escalas polonesas vão ser na capital Varsóvia -- destruída na Segunda Guerra, mas reconstruída e hoje vivendo uma fase de prosperidade sem precedentes -- e Cracóvia, a mini-Pragazinha que é o tesouro arquitetônico do país. Quem tem dicas?

Minha pesquisa inicial básica garimpou um roteiro de 36 horas super-recente do New York Times para Varsóvia; eu não deixaria de consultar também o site oficial da cidade, que é bem completo (eu seguiria os passos de Chopin, o mais famoso dos habitantes de Varsóvia).

A respeito de Cracóvia, além de uma matéria de 2007 do NYT, eu não deixaria de ler os posts da Luisa do Arquivo de Viagens sobre Auschwitz e a mina de sal de Wielicka; os posts da Dri do DriEverywhere sobre Cracóvia e Auschwitz & Birkenau; os posts do Breno B. também sobre Cracóvia e de Auschwitz & Birkenau, e o post da Deiatatu do Direto da Alemanha sobre as igrejas de madeira ao sul de Cracóvia.

Para dar dicas de hotel, lugarzinhos, segredos, ou simplesmente quer relatar sua experiência na Polônia, use a caixa de comentários djá.

(Mas para dar dicas para a parte alemã da viagem da Marcie, clique aqui.)

61 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Renata Runge
Renata RungePermalinkResponder

Fui a Cracovia em 2005. Como eramos em 6 optamos por alugar um apto bem proximo a praca central da cidade. Sem duvida a visita a Auschwitz foi muito interessante ( e tambem MUITO triste) . Andar por aquelas alamedas e sentir na alma o quao cruel o ser humano pode ser. Tem um trem que sai de Cracovia e segue direto a cidadezinha onde esta o campo de concentracao. De la, um onibus faz a conexao da estacao de trem com o museu. Se quiser ir a Bikernau tambem, sugiro que comece o dia bem cedo, para dar tempo.
A mina de sal de Wielicka tambem e IMPERDIVEL. No mais, o centro da cidade e um museu a ceu aberto.
Bjs a todos

Denise Mustafa

A queridona vai realizar o meu sonho!!!! Quero muitas fotos, muitas fotos!!!

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Esse post veio em muito boa hora! Estou considerando a idéia de incluir a Polônia em um roteiro para maio-junho.

Pra Marcie: no blog da Margarida também tem bons posts sobre a Polônia. Esse foi o último da série: http://margaridanobre.blogspot.com/2009/10/cracoviao-castelo-real-de-wawel.html

Breno B.
Breno B.PermalinkResponder

Poxa... esqueceram de mim né?

Tudo bem... eu me lembro... razz

Cracóvia: http://brenob.wordpress.com/2008/07/27/cracovia/

Auschwitz & Birkenau: http://brenob.wordpress.com/2008/08/05/auschwitz-birkenau/

Qualquer dúvida é só deixar um comentário no blog que eu respondo.

Abs,

Breno B.

Ricardo Freire

Quem é vivo aparece! Vou editar, desculpaê.

Breno B.
Breno B.PermalinkResponder

É, amigo Riq... pai de trigêmeos some do mapa... literalmente!

Ainda bem que tem você pra me levar na sua mala virtual Brasil afora... Agora viajo nas suas viagens!

Abs,

Breno B.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Eu lembrei mesmo do blog do Breno. E Esqueci de postar os links sad #fail. É a idade chegando.

Daniel Schneiderman

Apesar de normalmente ser ignorada por aqueles que visitam a Polônia, que vão direto para Cracóvia, achei Varsóvia uma ótima surpresa. Por ter sido praticamente dizimada durante a segunda guerra, é uma cidade de construções moderna. Tente se hospedar nas imediações do Palácio da Cultura, um edifício de arquitetura soviética que é o mais alto da cidade. Ficando naquelas imediações, é possivel ir caminhando para o centro histórico através de uma avenida linda (me esqueci o nome) onde estão o Palacio Presidencial, a Universidade, alguns bons restaurantes especializados em Pierogis. O centro histórico apesar de um certo ar de Projac, por ser totalmente restaurado das cinzas, é muito interessante.

Daniel Schneiderman

Finalmente, dois lugares em Varsóvia que não podem deixar de ser visitados: O emocionante Museu do Levante de Varsóvia, que foi a revolta do povo da cidade em 1944 contra a ocupação nazista e o lindíssimo Parque Lazienki. Se tiverem tempo, tb vale a pena visitar os pequenos pedaços dos muros do Gueto de Varsóvia que se mantiveram de pé. São um pouco dificeis de localizar, porque estão dentro de prédios residenciais, mas qualquer recepção de hotel pode passar os endereços. Ficam próximos uns dos outros.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Marcie, meu irmão esteve em Varsóvia há uns 3 ou 4 anos para um curso ou congresso, não me lembro... Enviei o link do post pra ele agora e pedi que ele viesse aqui dar as dicas que tiver, Ok? Aparecendo um Márcio Portilho por aqui é o próprio! wink (Eu pegaria as dicas e colocaria aqui pra você eu mesma, mas cheguei a Buenos Aires hoje e embarco para a Patagônia domingo e devo ficar sem conexão - achei mais garantido ele vir pessoalmente dar as dicas!)

Marcie
MarciePermalinkResponder

Trips e querido comandante: muito obrigada pela ajuda. Eu demorei 52 anos pra criar coragem pra fazer essa viagem. Estou indo atrás de informações da família do meu pai. E quero ver onde ele nasceu, estudou, o gueto que ele sobreviveu. E onde finalmente mataram meus avós e meu tio.
O empurrãozinho final quem me deu foi o http://www.oqueeufiznasferias.com.br/, querido Gabriel, com seu relato emocionante.
Obrigada, mesmo!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Ich Marcie... nao sei nadinha dessa parte.
Mas quero ir junto smile
bjs

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Se vc tem vínculos familiares com Varsóvia, vai se emocionar com a cidade. É uma cidade bonita, toda reconstruída, mas também triste por conta de suas memórias- em toda a cidade há placas e monumentos falando de alguma coisa que ocorreu ali na Segunda Guerra... a região do Gueto é hoje um grande bairro residencial sem graça e é praticament eimpossível imaginar aquelas imagens que voc~e vê em filmes ou documentários ali... mas isso também toca... há alguns monumentos espalhados pelo bairro, como o Monumento ao Levante, a estação de trem e o local onde ficava o quartel general dos revoltosos, na Mila 18 (que é também um livro do León Uris). Além de Auschwitz, perto de Cracóvia, Majdanek é outro campo de concentração impressionante, mas porvavelmente um pouco fora de sua rota. Em Cracóvia, eu recomendo o Hotel Saski, que é todo antigo e simples, mas está muito bem localizado, a meia quadra da praça central, e é barato (era, pelo menos). Vale também passear a toa e entrar nos bares que ficam em porões- há deles na cidade inteirinha...

http://www.hotelsaski.com.pl/

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Apesar de ter ido a varios lugares na Polonia, turistei muito pouco, pois fui de bico numa viagem a trabalho de uma amiga. Nesse esquema, a maior parte do meu dia era "perdido" fazendo o social em longos almoços de negocios...
Vou anotar todas as dicas para voltar em breve para a Polonia e turistar como se deve! Adorei o pais!

Helio Actis
Helio ActisPermalinkResponder

Fui à Cracóvia e Varsóvia em Outubro de 2009... segue abaixo o link com relatos da minha viagem:

www.oldworldjourney.blogspot.com

De volta para o passado « Abrindoobico

[...] ajuda ao Riq e aos Trips e, juntando as informações, finalmente aterrissei na terra natal de meu pai. Lugar onde toda a [...]

renato
renatoPermalinkResponder

Cracovia. Voltei de lá ha uns dois meses, cidade linda e tudo muito barato. O Zlotis é a moeda local e ( em agosto deeste ano)em valores aproximados ao real: dividir os preços em zlotis por 4: voce tem mais ou menos o valor em real. Comida barata. Alugue uma casa ou apartamento, limpos.. seguros e em conta ( estavamos em dois casais) pagavamos pela casa, com quarto, sala, cozinha, banheiro( tudo limpo, e com todos os implementos de uma casa) pagavamos algo como 60 euros por dia. A que alugamamos, fica ( imagine!) na rua Sebastiana pertinho da praça central onde ha um imenso centro de compras poupares co preços otios ( especialmente em algumas joias). Nao deixe de ir a Auschwitz e Birkenau (á uns 60 kilmetros de Cracovia). Tem onibus e trem pra la, mas se estiverem em 4 (como nos) por um pouco mais voce contrata um taxi que lhe leva e traz( nao lembro bem, mas pagamos ida e volta, e ficou nos esperando o dia inteiro, algo por volta de 130-150 euros). Voce economiza tempo , vê as paisagens do interior e , se o motorista for gente fina, vce pega um monte de informações sobre o pais e as gentes. As Minas de Sal tambem sao interessantes a ser visitadas. Ha tambem a Fabrica de Schindler, que agora é museu, mas nao vale á pena.O Gueto Judeu ( da guerra) na diz nada: nao perca tempo. Ha o Castelo( esqucei o nome!) simbolo da cidade ...é como todos os castelos, meio xarope.Na rua sebastiana ha um restaurante com comida boa e barata ( Restarurante Maradona ( vê se pode!)come-se uma bela carne ao estilo argentino.ah! sim, a cerveja é boa.

Moadia
MoadiaPermalinkResponder

Renato, vc contratou o taxi no hotel ? O motorista falava inglês .Estou querendo fazer isso também , ir de taxi a Auschwitz I e Birkenau e depois seguir para Wadowice. Vc acha que um dia é suficiente?

Daniel Cohen
Daniel CohenPermalinkResponder

Olá,
Pretendo passar 1 dia em Varsóvia e 2 em Cracóvia no final de dezembro desse ano, entre Natal e Ano Novo.
Minha maior dúvida é: será que o inverno rigoroso dessa época pode atrapalhar ou inviabilizar os passeios e o 'conhecer e andar pela cidade'? Alguém já foi pra lá nessa época? O que achou?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Não fique um dia só em lugar nenhum; só no deslocamento e logística de acomodação e desacomodação lá se foi o melhor do seu dia e da sua energia. Tente ficar pelo menos dois dias em cada cidade em que você precisar se hospedar.

Leia sobre inverno na Europa e em Varsóvia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/
http://www.viajenaviagem.com/2010/02/o-emocionante-carnaval-da-marcie-em-varsovia/

Sônia Regina Amorim de Oliveira

Pessoal

Eu e omaridão esteremos em Varsóvia no mês de abril/2012, por 3 dias.
Solicito indicações de hotéis bem localizados na cidade para que possamos andar a pé pois acho que é a melhor forma de conhecer o local e pessoas.
Como há sugestões de ficar próxima da Rua Sebastiana ou próximo do Palácio da Cultura, alguém se habita em indicar hotel que pode ser de 3 ou 4 estrelas?
Aguardo

nelma
nelmaPermalinkResponder

Estivemos em Varsóvia em set/2011, nos hospedamos no Marriot, que é bem perto do Metropol, que já foi indicado.
Além da estação central, agora tem um shopping center bem na frente, caso te interesse.
Tambem dá para ir à pé até o museu do Levante ( imperdível!!)
Não deixe de ir comer pieroguis na Pierrogeria na Cidade Velha. Deliciosos!!

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Oi Sônia. Estive na Polônia em 2009 e posso te dizer que eu e meu marido ficamos surpreendidos positivamente com o país. Estivemos em Gdansk, no Norte e depois fomos pra Varsóvia e Cracóvia. Em Varsóvia ficamos no Novotel Centrum, que fica na diagonal do Palácio da Cultura e próximo à estação de trens. O Hotel é super confortavel e bem localizado. Mais informações em http://www.novotel.com/gb/hotel-3383-novotel-warszawa-centrum/index.shtml.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Em 2008 fiquei no Metropol, bom bonito e barato.
Tem a vantagem de estar perto da estação central.
http://www.hotelmetropol.com.pl/
Espero ter ajudado.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Oi Sônia. Estive na Polônia em 2009 e posso te dizer que eu e meu marido ficamos surpreendidos positivamente com o país. Estivemos em Gdansk, no Norte e depois fomos pra Varsóvia e Cracóvia. Em Varsóvia ficamos no Novotel Centrum, que fica na diagonal do Palácio da Cultura e próximo à estação de trens. O Hotel é super confortavel e bem localizado. Mais informações em http://www.novotel.com/gb/hotel-3383-novotel-warszawa-centrum/index.shtml.

Sônia Amorim de Oliveira

Caros Cláudia, Diogo e Nelma,

Obrigadão pelas dicas. Vamos consultar os hoteis sugeridos.

Mas minha luta continua, tendo agora achar hotel BBB e bem localizado em Moscou, alguém se habilita ajudar-me.
Sônia

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá pessoal! Estou indo em agosto para Polônia, a idéia inicial seria essa, Cláudia: Gdansk - Varsóvia - Cracóvia. Como vocês fizeram os trechos internos, alugaram carro? trem? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! De Gdansk a Varsóvia são 6 horas de trem e 350 km de carro (5h segundo o Google Maps). De Varsóvia a Cracóvia são 3 horas de trem rápido e 300 km de carro (4h30 segundo o Google Maps).

Thainá
ThaináPermalinkResponder

Pessoal, gostaria de saber se alguém fez saque nos caixas automáticos da polônia e como foi a experiência. É possível achar caixas com opções em inglês?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thainá! No mundo inteiro, nos caixas automáticos que aceitam cartões internacionais, o sistema reconhece o cartão estrangeiro e oferece opções de outras línguas. O inglês sempre está entre elas.

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

Oi, Thainá. Também tenho a mesma dúvida pois na República Tcheca nem sempre os caixas que aceitavam o meu cartão internacional tinham a opção em inglês. Não sei se outras pessoas enfrentaram o mesmo problema... Alguém sabe como é na Polônia?

Sandra
SandraPermalinkResponder

Olá.
Preciso ir de trem de Varsóvia para Cracóvia no dia 04/06/2013. Pergunto: é impossível comprar passagem de trem antecipada pela internet. Tenho mesmo que comprar quando chegar lá? Não tem risco de não encontrar?

Outra: Preciso ir de Cracóvia para Budapeste no dia 07/06/2013. Não tem trem entre este trecho. Tenho que pegar avião (Lot Polish?)??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Compre Varsóvia-Cracóvia ao chegar, haverá passagens sim. De Cracóvia a Budapeste há trens, mas são lentos: levam 10 horas. Veja horários em http://www.bahn.de/international .

O ideal seria você voar até Cracóvia, de lá ir de trem a Varsóvia, e então voar de Varsóvia a Budapeste.

Sandra
SandraPermalinkResponder

É Boia, tô com um problema. 10 horas de trem não dá.
Já comprei passagem de Paris para Varsóvia e a idéia era fazer o roteiro Varsóvia/Cracóvia/Budapeste.
Acabei de ver que a passagem de avião de Cracóvia para Budapeste está a R$650,00 - nada barato.
Somos em 4 pessoas, o que deixaria as passagens em R$2.600,00.
Será que valeria a pena alugar um carro para ir de Cracóvia para Budapeste, mesmo sabendo que se paga mais caro para entregar o carro em outro país? Ou será que vale a pena pagar a multa na Air France e tenta mudar meu voo de ida de Paria para Cracóvia e fazer o roteiro como você sugeriu acima?
Não sei o que fazer.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Tente orçar isso, não sabemos se é possível pegar carro na Polônia e largar na Hungria.

Veja quanto você consegue na Air France incluindo também o trecho Varsóvia-Budapeste na passagem (a húngara Malév faz parte da mesma aliança).

Sandra
SandraPermalinkResponder

Olá Bóia.
Só para constar para outros trips, parece que a companhia aérea Malev fechou as portas.
É possível ir da Polônia para a Hungria de carro, pelo menos é possível cotar pela Hertz, mas realmente fica caro (R$1480,00 por dois dias apenas).
Acho que vou encarar a passagem de avião pela Lot Polish. De qualquer forma obrigada.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Olá, desculpe se eu estiver repetindo pergunta, mas já pesquisei bastante e não achei esta informação em nenhum post.

Alguém sabe qual a melhor forma de ir do aeroporto para os hoteis em Varsóvia. Vou ficar no Mercure Warsaw Grand perto do Palácio da Cultura como indicaram aqui.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Não temos conteúdo próprio sobre Varsóvia.

A melhor maneira de ir de um aeroporto ao hotel de uma cidade que não conhecemo sempre, sempre, sempre é o táxi.

O Lonely Planet ensina a ir de ônibus>:
http://www.lonelyplanet.com/poland/warsaw/transport/getting-there-away

Maria Selma Porpino de Araújo

Não estou conseguindo voo direto de Gdansk para V. Todos com muitas horas de viagem, chegando no dia seguinte. Por favor, me ajude. Não consigo informação de trem ou õnibus. Algum de voc~e já fizeram este percurso, como?
Selma

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Selma! Há pelo menos 6 vôos diários, pela LOT. Levam 1 hora.

http://www.skyscanner.com.br/passagens-aereas/gdn/waw/130321/tarifas-aereas-de-gdansk-destino-varsovia-em-marco-2013.html

De trem são 5h30 a 6h. Veja horários em http://www.bahn.com/international. Use as palavras Gdansk e Warszawa.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Sandra, dê uma olhadinha no site da empresa Airberlin; acredito que o trecho Polônia/Hungria está mais em conta. Abços e boa viagem!!

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Estou montando um roteiro Rio-Cracóvia-Varsóvia-Budapeste-Viena-Praga. Cheguei a desistir de ir à Polônia por causa do custo da passagem Varsóvia-Budapeste, mas encontrei uma companhia aérea low cost inglesa que faz esse trecho chamada Wizz (http://wizzair.com/en-GB/Search). O trecho é baratíssimo, só é necessário prestar atenção, pois tudo é pago por fora e, se você der bobeira, sua passagem mais do que duplica (se você não pagar para despachar a bagagem online, se não fizer check in online, etc). Viajo em maio, na volta conto para dizer como foi.

Maria Fernanda

olá, pessoal. Preciso de uma super ajuda!
Este ano, vou para a Polônia e estou pesquisando as seguintes passagens: Viena-Cracóvia e Cracóvia-Praga. Tentei pesquisar em companhias aéreas, mas está caríssimo...(mais de 200 euros). Por trem, não consigo visualizar o preço e nem a opção comprar (http://www.raildude.com). Não é possível mesmo comprar a passagem de trem antecipada?
Agradeço muito quem puder me ajudar com essa informação.
abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Fernanda! De Viena a Cracóvia você talvez possa comprar em http://www.oebb.at/en , com 80 dias de antecedência. São 7h40 de viagem, com baldeação em Katowice, ou 8h com baldeações em Breclav e Katowice. Cracóvia-Praga só dá para comprar na Polônia, dá entre 7h e 8h30 de viagem. Ambos os trechos são melhor feitos de avião; simule quanto ficaria incluir os trechos na sua passagem internacional. Aumentando até 150 dólares por trecho, vale a pena:

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Maria Fernanda

Muito obrigada por sua resposta, Bóia. Quebrou um galhão! Vou pesquisar já!! bjs

Maria Fernanda

olá, pessoal e Bóia. Acabei de comprar a passagem de trem de Viena para Cracóvia pelo site indicado (http://www.oebb.at/en). Optei por um trem noturno. O valor da passagem foi de 39,00 euros + pagamento da cabine/cama. Uma opção bem mais barata do que de avião, pois já havia comprado minha viagem internacional... Uma dica importante: para finalizar a compra, é necessário fazer o registro no site. Tudo muito simples e rápido. Valeu mesmo!! bjs

Cristina Silva

Olá, viajantes!

Tô precisando de dicas da cidade de Wroclaw, Polônia... Deslocamento em transporte público é tranquilo? Indo de carro, melhor ver hotel com estacionamento ou é simples estacionar no centro?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Infelizmente não temos conteúdo sobre Wroclaw.

Leia sobre Wroclaw no New York Times:
http://travel.nytimes.com/2010/04/25/travel/25next.html

Pesquise hotel com estacionamento próprio, deixe o carro no estacionamento e visite a cidade a pé e de transporte público. É o que se deve fazer em cidades européias.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Preciso de um toque! Saio de Budapeste para Cracóvia, e de Cracóvia para Hamburg. Todos os vôos pra Cracóvia achei meio carinhos, queria saber o preço do trem nos dois trechos porém o site da DB não me mostra... e de qualquer jeito, qual é o melhor meio para chegar e sair de Cracóvia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! O melhor meio para chegar e sair de Cracóvia é o avião.

De trem são 10h30 de Budapeste a Cracóvia e 11h de Cracóvia a Hamburgo.

Leila Ossi
Leila OssiPermalinkResponder

Oi, estou indo para a Cracovia, dia 4 de agosto, via Frankfurt. Minha duvida e, nao falo inglês, polonês falo só português.Sei que vou ter dificuldades, só. Quero mesmo ir aos Campos de Concentracao e as Minas de sal. Como vou ficar em um hotel no centro, como faço para ir a estes locais? Outra duvida e quanto a moeda, estou levando Euros, mas a moeda lá e outra, como faço o câmbio? Vou ficar três dias na cidade, tem mais alguma coisa interessante, para ser visto? Desde já muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila!

Leia nos comentários anteriores sugestões dos leitores sobre o que fazer na cidade.

Se você está levando euros, troque numa casa de câmbio. Evite as do aeroporto.

Veja como chegar a Auschwitz:
http://www.viajenaviagem.com/2012/07/como-chegar-a-auschwitz-e-birkenau/

Leia sobre meios de pagamento:
http://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

antonio
antonioPermalinkResponder

Olá olá tenho um grande sonho de conhecer a polonia e a historia triste do nazismo, gostaria de saber quanto vou gastar em 03 pessoas eu minha esposa e meu filho de 02 anos.
qual é o primeiro passo.

Abraço a todos que me ajudarem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Não somos uma agência de viagens, mas um site independente. Não podemos ajudar! Mas você consegue começar a orçar a sua viagem fazendo pesquisas de passagens, hotéis e transporte pela Internet.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Martha Miranda Lacerda

Olá,
Antes de mais nada , parabéns pelo blog . Sem as informacoes cedidas, por todos voces , impossivel seria fazer uma viagem por conta própria.
Vamos , a minha novela !
Uma de minhas amigas , somos em tres , adoraria conhecer a Polonia. Assim , resolvemos em prol desta , ir a Polonia !
Só que , já compramos a passagem para Frankfurt , pois, inicialmente ,faríamos somente , algumas cidades da Alemanha.
Mudanca de planos !
Minhas perguntas sao as seguintes e espero que nao sejam redundantes:
1- partindo de Frankfurt ,comecamos por qual cidade? vamos primeiro para Varsóvia ou Cracóvia?

2- Saindo de Trem , quanto tempo de percusso? Frankfurt / Varsóvia
Saindo de trem de Frankfurt/ Cracovia .Quanto tempo?

3- Escolhida a primeira cidade a ser visitada , a outra , quanto tempo de percusso? De Varsóvia para a Cracovia? De Cracóvia para Varsóvia ?

4- E de aviao ? Quanto tempo ? Cias áereas saindo de qual aeroporto Frankfurt?

5- Hoteis , li todos os comentários , mas, como alguns sao antigos , pergunto : as indicacoes estao valendo em 2014 ?

6- A Polonia , para mulheres sozinhas , é um País seguro ? Sou Carioca , entao, ja sou cuidadosa por natureza ! Mas, tem alguma informacao que precisamos saber , para evitar surpresas ?

7- Quanto a moeda da Polonia , Zlotis . O cambio de Euro para Zlotis , é melhor fazer na Cidade , em lojas de cambio, já li em um comentário , que sim , ok , mas, Cobram taxa para a conversao ?
Qual é o percentual , mais ou menos ?
Por exemplo = 100 Euros = ? Zlotis .

8- Para sabermos , mais ou menos , o preco em reais , dividimos , ainda por 4 ? ( li esta informacao nos comentarios , mas, é bem antiga )

Bem , desde já agradeco , as respostas . Muito ,muito obrigada !
Martha .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Martha!

Recomendamos o avião entre Frankfurt e Varsóvia, seguido de trem a Cracóvia, e avião de Cracóvia ao próximo destino europeu.

Veja horários de trem em http://www.bahn.de/international. Use as palavras Warszawa e Kraków.

Veja horários de vôos e cias. aéreas em http://www.skyscanner.com.br .

Veja como comprar passagens multidestinos:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Faça câmbio localmente. Veja as cotações em http://www.oanda.com/currency/converter/ .

Procure resenhas recentes dos hotéis no Booking.

Martha Miranda Lacerda

Pessoal ,
Muito obrigada , pelas respostas !
Muito sucesso para o Blog !
Martha

Cinchouette
CinchouettePermalinkResponder

Parabéns pelo blog, que é a minha consulta obrigatória ao programar uma viagem.

Eu e meu marido pretendemos ir à Alemanha em julho/agosto. Vamos a Berlim e, de lá, não sabemos para onde seguir, porque temos cerca de 13 dias. Nossa entrada é por Frankfurt, onde param os vôos do Brasil. Que roteiro você sugere? Para otimizar distâncias, já que não queremos fazer uma gincana? Pensei na Polônia ou seguimos para outra região da Alemanha? Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cinchouette! Nas próximas viagens, não se limite aos lugares onde param os vôos que vêm do Brasil. As mesmas cias. que levam você a Frankfurt levariam você a Berlim ou à Polônia. Incluindo na mesma passagem fica mais barato, conveniente e seguro do que fazer conexões não-vinculadas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

http://www.viajenaviagem.com/2014/03/roteiro-de-viagem-dicas-para-montar/

A partir de Berlim a continuação mais natural é a Dresden, Praga, Viena e Budapeste, de trem.

Para ir à Polônia, voe.

Voe a Frankfurt para pegar o vôo de volta. (Da próxima vez, compre uma passagem multidestinos.)

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá, alguém tem alguma outra dica de ônibus ou trem de cracovia para Viena? A obb não tem mais passagens e a raileurope esta muita cara. Agradeço se puderem ajudAr.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Para passagens originadas na Polônia, compre ao chegar. Entre Cracóvia e Viena são 8 horas de viagem de trem. No seu lugar, eu iria de avião.