Cruce de Lagos: a Carmem Silvia mostra o caminho

Lago Esmeralda, Chile. Foto: Ana Maria OliveiraUm pouco antes do Réveillon, a Carmem e a Ana Maria fizeram um bem-bolado Argentina + Chile. Chegaram por Bariloche, atravessaram os lagos andinos até Puerto Varas, depois subiram a Santiago.

Para quem quer saber como é a travessia — conhecida como “Cruce de Lagos” — este post do De uns tempos pra cá é daqueles que respondem a todas as suas curiosidades de tempo e meio de transporte.

De quebra, a Carmem ainda revela dois hotéis para evitar em Bariloche (e o hotel onde ficaria da próxima vez).

Lagos Andinos e Santiago, por Carmen Silvia do De uns tempos pra cá:

Bariloche e o cruce de lagos a Puerto Varas

Puerto Varas: à beira do lago Llanquihue

Santiago e arredores

Visitando a memória de Pablo Neruda em La Chascona

Um pulinho no Aconcágua

Leia também:

Todas do Chile no Viaje na Viagem

12 comentários

Olá, sou do interior de São Paulo, pretendo viajar para Argentina/Chile em junho/2013.
Gostaria de saber como é a travessia dos lagos andinos no inverno já que quero ir nesta época justamente para ver a neve e as paisagens brancas mesmo.

Acompanho e gosto muito dos vossos comentários…parabéns.

Desde já muito obrigado…Abçs…Edson.

Bom dia!
Estou indo à Puerto Montt na próxima semana. Pensei em alugar um carro já no início, pois quero conhecer as igrejas de Chiloé e depois pensei em fazer um tour pelos lagos andinos.
Não queria ir até Bariloche, mas somente navegar pelos lagos ou ir até Peulla, talvez até dormir uma noite e voltar. Já procurei por passeios assim, mas ainda não encontrei. Podem me dar alguma dica?
Obrigado!

    Olá, Heitor! Um carro é perfeito para o seu caso. Querendo fazer com tours organizados, procure a TurisTour ao chegar, é a maior agência de receptivo e fica no centrinho de Puerto Varas.

Boa tarde!
Estou planejando ir em abril para Bariloche, Puerto Varas, Pucon.
Gostaria de fazer a travessia dos Lagos, mas lendo o post do Ricardo fiquei com dúvidas.
Temos em torno de 16 dias para ficar no total.É melhor então alugar carro em Bariloche, fazer os passeios por lá, inclusive a rota dos sete lagos e pegar um ônibus de Bariloche a Puerto Varas, lá alugar carro e fazer os passeios e depois ir a Pucón, entregar o carro e voltar de ônibus a Bariloche para pegar o avião e vir embora?
obrigada.
Existe agora uma travessia de Pucón a San Martin, alguém já fez???

    Olá, Luciana! Há ônibus de Pucón a San Martín de los Andes. Em San Martín (Chapelco) você pode voltar de avião direto a Buenos Aires.

    Bóia!O problema é que o voo de CPC não é diário e na data que precisaria não tem.
    Mas decidi que não vou mais fazer a travessia, com o dinheiro vamos pagar o aluguel do carro e fazer os passeios oferecidos pelos lagos de cada lugar.
    Obrigada.

gostaria de uma opiniao se consigo comprar a travessia dos lagos andinos de puerto varas a bariloche, dormindo em peulla la mesmo em puerto varas ou preciso comprar logo antes de ir viajar . irei para santiago, puerto varas daqui a uma semana. me da uma ideia de preço e se minha filha de 12 anos tem desconto.
obrigado.

    Olá, Roberto! Dá pra comprar tranqüilamente lá. Veja preço no site.

Povo da Bóia, sugiro decretar o Viaje na Viagem página de utilidade pública.

A travessia dos Lagos Andinos foi um dos passeios mais bonitos que fizemos. A nosso rota foi de Puerto Montt para Bariloche. Natureza exuberante: mar, montanha, vulcão, rios, lagos, neve…. O Chile é um país belíssimo, com muita diversidade.

O Cruce de Lagos é muito bonito, mas na minha opinião está “overpriced”. Não acho que valha USD 230 por pessoa. Fazendo uma comparação, pela metade do preço é possível fazer o minitrekking no Glaciar Perito Moreno, que é um milhão de vezes mais bacana que o Cruce.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito