Gramado com crianças: um guia completo, por Alessandro Ayres

Centro de Gramado. Foto: Alessandro AyresQuinze anos depois de ter ido à Serra Gaúcha pela última vez, o Alessandro Ayres do Wazari resolveu voltar, desta vez levando a família, devidamente aumentada com um bacuri de quatro anos. As expectativas eram altas e ele tinha receio de se decepcionar — ainda mais que a época escolhida foi o fim de ano, quando acontece o Natal Luz.

Pois bem: a viagem acabou saindo ainda mais bacana do que a encomenda, e a família Ayres adorou. Sorte nossa, porque na volta o Alessandro produziu um guia supercompleto e meticuloso de tudo tudo tudo o que você pode fazer com crianças em Gramado e Canela, na época do Natal ou fora dela.

Faz muito tempo que eu não vou a Gramado e confesso que eu fiquei mega-impressionado com a quantidade de novas atrações da cidade. Realmente, é turismo familiar de primeiríssima. E os posts do Alessandro também :mrgreen: Favorite já para ter quando precisar.

Gramado no Wazari, por Alessandro Ayres:

Gramado: como chegar de carro e um ótimo hotel central

Gramado: um passeio pelo Centro

Gramado: o que fazer nos arredores

Gramado: o Natal Luz

Natal Luz: o Grande Desfile de Natal

Natal Luz: a Fantástica Fábrica de Natal

Fecho de ouro para o Natal Luz: o show Nativitaten

Leia também:

Gramado pra Marcia

33 comentários para “Gramado com crianças: um guia completo, por Alessandro Ayres”

  1. Que coincidência! Estou programando uma viagem pra Gramado nas próximas férias (Um pouco de frio, pelamordeDeus!). Já tinha lido os posts sobre o assunto aqui no VnV, inclusive os da Carla Portilho e dos Destemperados.

    1. OLA, SERA QUE PODERA ME AJUDAR.
      MEU FILHO TEM UM SONHO DE CONHECER O SUL
      MORO NO INTERIOR DE S. PAULO, MAIS PRECISAMENTE BIRIGUI , P. A ARAÇATUBA.
      PRECISO DE DICAS DE VIAGEM.
      ABRAÇOS.
      IDALICE
      ESTOU A DISPOSIÇÃO, POIS EM MINHA CIDADE TEM MUITO CALÇADOS(FABRICAS)

  2. Mais um momento Tommy! Ter o Wazari aqui no VnV é sempre uma honra e emoção!

    Obrigado Riq!

    1. Alessandro, que coincidência te reencontrar aqui! Lembra de mim? Trabalhamos em TI na Oi juntos (eu era da equipe do Victor).
      Estou procurando dicas para ir com minha família pra Gramado agora em janeiro e achei seu post.
      Como você está? Há quanto tempo!
      Bom te reencontrar!
      beijo e tudo de ótimo

  3. Tem comentarios tambem no Matraqueando da Sylvia, que da dicas preciosas sobre gramado , inclusive uma estrada lindíssima. O link esta nos comentarios sobre Gramado no Idas e Vindas da Carla Portilho.

  4. Voltei de lá agora do Carnaval ( e fez friozinho graçasadeus!!!) e fui com 2 sobrinhos (6 e 11). Postei minhas impressões no post do “Gramado pra Marcia”.

    A familia estava planejando o Natal desse ano lá, mas quase todo mundo já foi nesses ultimos 2 anos a Gramado (fora do natal) e ninguem quer repetir…quem sabe esse post não dá uma animada na galera.

    Valeu Riq.

    Bjs

  5. Gramado no Natal é super legal para crianças! Fui no ano passado no início de dezembro quando já estava no Natal Luz. Não tenho filhos, mas me deu uma vontade enorme de voltar a ser criança.

  6. Alessandro, eu vi os seus post, mas ainda não consegui ler… Estou atrasada com todas as leituras off trabalho. Deu a maior vontade de levar a minha sobrinha lá!

    1. Lu,
      Pode levar que ela com certeza vai adorar, assim como todas as crianças que eu vi por lá. Os adultos também adoram! :-)
      Tente ir em Novembro ou início de Janeiro, pois também tem o Natal Luz e é mais vazio.

  7. Gostaria de conhecer Gramado com meu filho de 6 anos e levar meus sogros. Alguma dica para ficar legal e BBB?
    Pacote? qual operadora?
    Da para montar uma viagem barata?
    Quantos noites para ficar legal?
    Jorge Paulo

    1. Jorge Paulo, Gramado tem muitos hoteis e pousadas bons, mesmo os mais simples, mas não é um destino barato, não, no quesito hospedagem.

      Sugiro que definas uma faixa de preço de hospedagem e procures a que melhor se encaixa nas tuas necessidades, pois tem muita oferta. Atenção que no inverno, finais de semana e feriados os valores aumentam.

      É muito fácil ir a Gramado por conta própria. Chega-se via Porto Alegre e pega-se no próprio aeroporto ônibus da empresa Citral que faz a linha com vários horários. Em 2 horas chega-se a Gramado.

      Mas se a opção é vir por operadora, não sei quais outras fazem o roteiro (devem haver várias), mas a CVC com certeza faz e domina a região.

    2. Jorge Paulo,
      O Dionísio e Andrea já disseram quase tudo, mas vou complementar um pouco. Em Gramado existem realmente opções para todos os bolsos e o importante é ver o que se adequa mais ao seu perfil. Dá uma olhada nesse post aqui do VnV que tem muita dica legal de hotel:
      http://www.viajenaviagem.com/2009/05/gramado-pra-marcia/

      Como o Dionísio falou, não é uma cidade barata, inclusive na parte da alimentação, mas é um passeio familiar muito legal.
      Dá para fazer por conta própria tranquilo, mas nas épocas de alta temporada, como é o caso do Natal Luz, as operadoras bloqueiam todos os quartos dos principais hotéis e você fica meio que refém da situação. Eu mesmo gosto de reservar tudo por conta própria, mas tive que utilizar uma agência para conseguir vaga nos hotéis.

      Para chegar na cidade, você pode pegar o ônibus mencionado pelo Dionísio, ou um transfer da própria operadora, ou alugar um carro, que a estrada é bem tranquila.

      Tenho certeza que você e seu filho vão gostar muito!

  8. Jorge Paulo,Fui a gramado há 3 anos com meu filho que na época tinha 3 anos.Foi super tranquilo,fomos por conta própria.Desembarcamos no aeroporto de POA,pegamos um transfer para gramado,o que foi ótimo,pois o nosso voo atrasou e já era noite,a estrada estava com muita neblina e não temos costume de dirigir nessas condições.Ficamos no hotel Águas Claras,que tem quartos muito bons.Alugamos um carro o que facilita.Passeamos bastante,fomos ao Mini-mundo,mundo a vapor,aldeia do papai noel,mundo encantado,pedalinho no Lago negro,patinação no gelo…e em Canela o Alpen park,parque do caracol e da ferradura.É uma viagem muito legal para as crianças e para adultos tb já que tem ótimos restaurantes.Qualquer dúvida é só perguntar!

  9. Olá !

    Pessoal . meu marido quer passar o Ano Novo em Gramado . Penso , Penso …rs é uma boa ? Vou com um filho de 14 ano e acredito que ficar em Hotel é melhor que pousada tipo romantica .
    O Serrano é uma boa opção ? Pego alguma atração do Natal Luz ??????
    Vcs tem sugestões de passeio p/ filho com 14 anos ? rs
    Abços
    Andréa

    1. Olha, acho o Serrano bem legal pra combinar os interesses das faixas etárias de todos vocês: é grande, tem piscina, vários restaurantes e quartos legais. Além disso, está pertíssimo do centro e todo mundo pode se resolver a pé sem ter que levar alguém a tiracolo.

      Além disso, o hotel está no roteiro de todas as vans de atrações turísticas e restaurantes.

      O “contra” é o preço. Mas ouço bastante que, se for dentro de um pacote da CVC (dona do estabelecimento), fica em conta.

      Boa viagem!

      Lu

  10. Estive em Gramado em setembro 2010 em busca da impressão que tinha previamente: uma oportunidade de realizar turismo de serra com muita qualidade.
    Fiquei no Serrano em outra oportunidade e agora fiquei em um hotel em Canela. Como a maior parte das atrações ficam em Gramado, gostei mais de ter ficado no Serrano, que é um excelente hotel.
    O que me incomodou nessa vez foi o preço exagerado cobrado em várias atrações. Os restaurantes do centro da cidade ( mesmo aqueles sem muita qualidade) cobram muito caro e é difícil jantar por menos de 50 reais por pessoa. Fui na Aldeia do Papai Noel e além de cobrarem 10 reais pela entrada de uma criança de 2 anos de idade, quase tudo é cobrado à parte ( Andar no trem que faz o transporte interno – 5 reais, pegar uma mensagem do papai noel – 2 reais, criança andar em um trenzinho dentro de um circuito de 10 metros – 3 reais… aff!) . No final fiquei com a sensação de ser explorado, mais que em outros lugares turísticos do Brasil e não tenho vontade de voltar a visitar Gramado.

    1. Verdade Victor , Gramado virou um parque temático , permanentemente congestionado.

      Os moradores da cidade reclamam o tempo todo que não tem onde estacionar e que não tem opções razoáveis de alimentação.

      Pelo visto a trinca Rio-NYC-Gramado são cidades irmãs no que se refere a quantidade de turistas x moradores , tarifas hoteleiras e preços abusivos dos restaurantes.
      Mas , é uma cidade lindinha , aconchegante e atrativa :cool:

      1. É, eu concordo. E, além disso, tem muita coisa legal mas tem muita armadilha. Por um lado, vale a pena pagar caro para visitar algo como o Gramadozoo (estrutura fantástica, só com animais da fauna brasileira), ou para se divertir no Alpen Park (fui lá ao cinema 4D poucos dias de voltar de Orlando e ver a mesma atração na Universal e ela é rigorosamente a mesma). Mas a Aldeia do Papai Noel e o Mundo a Vapor me deixam nervosa.

        Enfim, também há muito passeio legal e gratuito. E o lugar é lindo de morrer…

        Abraços, Lu

  11. voces querem que gramado ofereça PF de 2 reais?? tem lugares muito bons e baratos…eu comi ali nos 3 reis um rodizio de varias massas e grelhados muito bons…lugar exelente..25 reais..eu minha namorada mais refri, agua e etc..não passa dos 70 reais..

  12. Alessandro,Boa Noite;

    Gostaria de saber sua opinião sobre o Serrano Resort em Gramado. Vc acha que fica muito longe do centro?
    Vou eu minha esposa e meu filho de 4 anos.
    Parabens pelas dicas!!

    Abraço

    1. Olá, José Francisco! O blog do Alessandro é o Wazari. Clique nos links fornecidos no texto (frases em azul) e o Alessandro notará a sua mensagem.

  13. Desculpa a repeticao mas acho q esse topico tem mais haver com meu relato:

    Eu e minha esposa retornamos de viagem a Gramado e Canela com filho de 7 anos. Fomos ver o Natal Luz e conferir um dos destinos turistico s mais comentados do Brasil.

    O q deu certo:

    1. TUDO, absolutamente tudo feito por antecedencia de 4 meses, desde passagens, principalmente hospedagem e ingressos para show do Natal luz. Ficou muito mais em conta uma viagem q gasta-se praticamnete o mesmo q uma viagem a Miami.

    2. Alugar carro em POA, foi bem pratico e nos deu mobilidade, apesar de nao usar muito em Gramado, pois la e bem dificl andar de carro e estacionar na epoca do Natal Luz.

    3. Ficar no centro de gramado foi EXCELENTE para numa primeira vez, pois andar por la e uma delicia

    4. Fiz um passeio com operadora de turismo(Brocker) o Tour de uva e vinho com Passeio de trem Maria Fumaca. Ate tentei fazer o passeio “by myself”, mas foi muito complicado e afinal foi bom e deu para ir ao Show Nativitaten a noite

    O q deu errado:

    1. Gramado e uma cidade cara.Prepare-se para fazer concessoes e nao se frustrar, pois pode ser mais caro nao aproveitar bem o passeio

    2. Faltou um concierge melhor, mais pesquisa pois o material nao e tao farto assim

    DICAS:
    Compras;
    sapatos: BannyPel;
    Blusas e malhas: Michele e Drumm
    Chocolate: Lugano

    Fuja: Foundue de queijo, parece consenso q e caro e tem gosto de mingau de maizena salgada

    Va com criancas: Pizzarias tematicas: Toca da Bruxa(Canela) e Porto do Pirata(Gramado)

  14. Oi Ricardo,
    Como sempre, quero agradecer as dicas aqui, sempre muito úteis, o melhor blog de viagem, sem demagogia!!!!
    Ficamos em Canela na Estalagem Vila Suzana, muito boa, custo x benefício: ótimo.Eu e meu esposo, fomos a primeira de muitas vezes, se Deus quiser, para o sul,lindo!!!
    Fomos em abril, ótima época para quem tem como viajar fora de temporada, tudo fica mais em conta,deixamos como dicas de passeios imperdíveis: parque do caracol, mini mundo, parque da ferradura ( a trilha punk,imperdível mesmo), vinícola miolo em Bento, lago negro e claro, um bom café colonial.
    Até a próxima,
    Denise

  15. Meu Deus!! que cidade maravilhosa.. eu e meu marido não poderíamos ter escolhido um local melhor para selar nossa união, que já tem mais de 10 anos.. prabéns a esse povo maravilhoso

    bjoss

  16. Fui ao Natal Luz de Gramado e gostei muito. Ficamos apenas 3 dias – de 6ª feira até domingo, no inicio de dezembro de 2012.

    Comprei os ingressos para o show Nativitaten pela internet, o que me poupou bastante tempo, pois tinha filas para comprar na hora…

    É importante chegar com pelo menos 01 hora de antecedência, pois o transito fica muito congestionado. Comprei o ingresso para camarote, mas neste caso a única diferença é o conforto das cadeiras com encosto, pois na arquibancada pode-se assistir o show com o mesmo visual. O espetáculo fica por conta dos fogos e luzes!!!! Daria nota 8,5 para o conjunto.

    O show que mais me impressionou foi o “Korvatunturi”. É realizado todos os dias em dois horários (às 18:00h e às 20:00h), bem no centro de Gramado (Centro de Eventos FAURGS), próximo a Rua Coberta. É um espetáculos que mistura teatro, técnicas circenses, dança e cenários virtuais… A cada minuto uma nova surpresa…. Este show vale a pena assistir…me emocionei!!! Lindo!!! Imperdivel!!! Maravilhoso!! Conta a história da origem do Natal, com uma mensagem emocionante. Tem duração de 60 minutos e é um espetáculo para adultos e crianças. O preço varia de R$ 45,00 até R$ 75,00, dependendo da data e do setor escolhido. Com Carteirinha de estudante e acima de 60 anos, paga meio ingresso.

    Já fui várias vezes a Gramado e o Chocolate Caseiro sempre é uma opção para presentear… Mas sempre achei muito caro, e desta vez descobri um Chocolate de qualidade, gostoso e com preço mais acessível. Fomos na loja temática da Florybal. Valeu a pena!

  17. Pretendo ir a Gramado em julho e nesta época estarei com um bebê de 3 meses. Sou de Brasília e gostaria de saber se é possível aproveitar a viagem e sem problemas para o bebê.

    1. Olá, Alessandra! Falamos de viagens com bebês nesse post! http://www.viajenaviagem.com/2013/02/viagens-com-bebes-dicas/

  18. Obrigada pela orientação. Gostei das informações. Eu tinha lido. Minha dúvida maior é quanto ao frio para um bebê tão novo num clima bem diferente do nosso.

  19. Qual hotel que vc indica para irmos com uma menina de 04 anos,gostaria de ir a pé a rua principal OBG!

  20. Gramado Natal Luz – Restaurante Bouquet Gardi

    Alguem ja foi e indica assistir o espetaculo neste restaurante? Como é comida? Qualidade?