Japan Rail Pass: o melhor passe de trem do planeta

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Japan Rail Pass

Japan Rail Pass4 de fevereiro de 2005. Se você quer viajar um pouquinho pelo Japão, o Japan Rail Pass é um excelente investimento. Por US$ 280 315* (praticamente o preço de uma passagem Tóquio-Kyoto ida e volta), você tem direito a 7 dias de viagens ilimitadas pelos trens da Japan Rail (JR -- ou "Djêi Ár", em japonês).

Mesmo enquanto você ainda está em Tóquio, você pode usar o passe para fazer passeios aos arredores – por exemplo, a Nikko (templos, macaquinhos) e a Odawara (onde você compra outro passe para ir a Hakone e ver o Monte Fuji). E não só isso: o passe dá direito à Linha Yamanote, o trem metropolitano que é a maior mão-na-roda para você se deslocar por Tóquio. (Nas linhas do metrô convencional, no entanto, você vai precisar comprar passagem.)

Nenhum passe de trem europeu entrega tanto por tão puco. Mas o  bacana do passe da JR talvez não é só a economia. É que, com ele na mão, você não entra pela "roleta", como os outros mortais – você vai pelo ladinho das catracas magnéticas, mostra o passe para o chefe da estação conferir a data, e pronto: arigató gozaimashté, é só passar. Você está no país mais igualitário do mundo, mas basta aparecer uma catraca que você vira VIP. Hai!

Japan Rail Pass

O passe só está à venda fora do Japão, por vendedores credenciados (eu comprei por meio do meu agente de viagem). Vem em duas categorias: Green (equivalente à primeira classe) e Ordinary (segunda classe). Eu viajei de Ordinary, sem problema nenhum. Dá para reservar assento sem pagar nenhum suplemento: basta se dirigir a um guichê específico do JR Pass, onde você é muito bem atendido em inglês (eu cheguei com uma listinha de horários previamente pesquisados e deu tudo certo, fiz tudo de uma vez só). Pesquise horários neste site aqui.

A única desvantagem do JR Pass é que você precisa andar o tempo todo com o seu passaporte -- que pode ser pedido a qualquer momento pelo chefe de estação para ver se o passe é seu mesmo. Em seis dias, ninguém pediu o nosso. Mas foi bom para ter a sensação de andar por aí com o passaporte no bolso, sem ter absolutamente nenhum receio de ser assaltado.

*O valor em yen do passe de 7 dias continua o mesmo de 2005: 28.300 yens; a diferença em dólar é por conta da valoriação da moeda japonesa.

Leia:

Site do Japan Rail Pass

Preços do Japan Rail Pass

Horários de trem no Japão

Todas do Japão no Viaje na Viagem

Continuo republicando a blogagem (mais ou menos) ao vivo de uma volta ao mundo do início de 2005. Para ler sobre Cidade do Cabo, Cingapura, Sydney, Tóquio, Monte Koya, Kyoto e Takayama, clique aqui.

59 comentários

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Ai, eu acho que vou mandar emoldurar o meu passe - ele foi tãaaaao útil e é tão bunitim... mrgreen
Pára de fazer a gente ficar com vontade, Riq! wink

Raphinadas
RaphinadasPermalinkResponder

Ele é realmente interessante! Hokusai é lindo.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Olha, pelo q eu andei procurando, só pelo preço de uma passagem ida e volta Tokyo-Kyoto o preço já vale... pq transporte é caro no Japão, mesmo em tempos de iene fraco. sad

carolm
carolmPermalinkResponder

O chato é que pra quem vai de estudante, esse passe não vale...

Marilia Pierre

Coloquei meu roteiro lá no site do Reginaldo ( http://curtindoojapao.com/ ) e acho mais que justo colocar aqui também, já que é de Japão que estamos falando.
Fiz um roteiro, que está mais ou menos acabado, tenho ainda um trilhão de dúvidas, mas tive que fazer escolhas:

- SP/PARIS
- PARIS (2 noites - tinha que ter uma desculpa pra voltar pra Paris)
- PARIS/NARITA
- NARITA/KYOTO
- KYOTO (5 noites com viagens bate-e-volta para NARA e HIMEJI)
- HAKONE (1 noite - banho onsen e visita ao monte Fuji)
- TOKYO (3 noites com visita bate-e-volta para NIKKO)
- TOKYO/OSAKA/PARIS/SP (é o dia da marmota!)

Nesse roteiro posso incluir um bate-e-volta a HIROSHIMA e lamento muito não dormir em MIYAJIMA.
Talvez transforme HAKONE num bate-e-volta a partir de TOKYO e vá fazer um pernoite em ARIMA ONSEN (próximo a KOBE).

Depois de tantas indicações eu fechei bem no básico.
E tudo isso usando o JR Pass.

Ricardo Freire

Me parece bárbaro! Boa viagem!

Reginaldo Okada - Curtindo o Japão

A Marilia foi a primeira Trips que aportou lá no Curtindo o Japão. Está sendo super legal a participação e comentários dela. Espero não ter decepcionado em nada.

Eu já escrevi numa postagem no meu site, mas não me canso de repetir: na órbita do Ricardo Freire gravitam muitas outras almas viageiras e viajantes. O VnV é uma comunidade linda!

Miguel Angelo Gomes

HHhhoorr...

Eficiente, pontual e confortavel, igualzinho aqui no Brasil!
Adorei o roteiro da Marilia bem compacto mas completo, show!

DanielaCP
DanielaCPPermalinkResponder

Oi, Ricardo!
Tenho uma dúvida: para mim, que vou passar 2 meses em Tóqui (ou Yokohama, ainda não sei) a trabalho e só posso viajar nos fins de semana, esse passe não valeria mto a pena, né? Pelo que eu entendi, ele é válido por 7 dias consecutivos, não é?

Obrigada pela ajuda!!
Daniela

Ricardo Freire

Tem três passes: de 7, 14 e 21 dias. Mas sempre consecutivos. E acho que só vale para quem tem visto de turista.

DanielaCP
DanielaCPPermalinkResponder

Obrigada!
Eu tenho que ver aqui qual o tipo de visto que tenho q tirar. Não sei se no Japão tem um visto próprio de trabalho, ou, no meu caso, de quem vai a trabalho e não trabalhar lá, em empresa Japonesa.

Outra dúvida, como vou ficar TODOS os meus dias (rs) em reunião, não seria melhor eu ter tipo uma empresa de passeios, tipo uma Cityrama da vida, para pagar pelos passeios que não conseguirei planejar direito? Vc conhece alguma pra me indicar? Ou é fácil de achar no hotel?

Puxa, mto obrigada mesmo! smile

Ricardo Freire

Deve ter, Daniela. Mas tudo é tão fácil de fazer por conta própria e trem-bala (Nikko, Hakone, Kyoto) que eu não queimaria essa bala não. Tudo o que é luxo no Japão é caríssimo, e tour organizado é luxo. Por outro lado, tudo o que é classe-média é acessível.

Leia http://www.viajenaviagem.com/category/japao

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Riq, o Japan Rail Pass vale tb se vc é cidadão japonês (ou casado com um) morando no exterior, de visita ao país.

No caso de business, Daniela, eles não têm um visto apropriado pra isso, é tudo dentro da mesma categoria "temporário". Pode ser q vc consiga comprar o Rail Pass, se tiver este visto "temporário".

Fillipi Guerra

Vai pro Japão? Compre o JR PASS. Não tenha dúvidas.

Tô indo pra lá de novo esse ano e comprarei o JR PASS pra mim e pra minha mulher. Ela é japonesa, mas como mora no Brasil, pode pegar também. E o bom é que meu filho de 3 anos não paga nada.

Além de a economia ser gigantesca, é bom porque você fica livre pra escolher onde quer ir, sem se preocupar com preço. Não precisa nem reservar assentos, dá pra ir no Jiyuseki (vagão de assentos livres) tranquilo, tranquilo. Dá pra chegar na estação 5 min antes do embarque, subir na plataforma e pegar o trem. Se perder, pega o próximo. Sem grilo.

Um de 7 dias dá pra conhecer as cidades mais interessantes frouxo: Hiroshima, Nagasaki, Tokyo, Osaka, Kyoto, Nara, Mte. Fuji, Disney, Yokohama... Dá pra ver uma de manhã, almoçar, descansar no Shinkansen (trem-bala), e conhecer outra à tarde. À noite, já vai pra próxima e manda ver no dia seguinte. Só de ir de Narita (aeroporto) pro centro de Tokyo e depois voltar, já vale quase todo o investimento. De shinkansen, tudo fica perto e a poucas horas (às vezes nem isso).

Abraço.

heloisa
heloisaPermalinkResponder

To indo para o Japao em marco e ficarei 5 noites em tokyo. Gostaria de saber qual o melhor roteiro para conhecer em 5 dias o monte fuji, hiroshima e kyoto a partir de tokyo. voltarei por tokyo.abs Heloisa

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Filipi e colegas:

Abusando da sua, experiencia, qual roteiro voce faria para um periodo de 7 dias ?
Estou indo para la no periodo de 12 a 19 de dezembro e irei para as cidades de Tokyo e Nagoya.
Ja comprei o JR pass

E estou com muita vontade de ir a Hiroshima.
Na sa opiniao vc acha q um bate volta para Hiroshima saindo e retornando de Nagoya, e suficiente ? Digo, ha muito o que azer em Hiroshima alem do museu da Paz?

Muito obrigado

MARINA AYELLO
MARINA AYELLOPermalinkResponder

qual a melhor agência para eu comprar os tíquetes do trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Se você está viajando com um agente de viagens, ele providencia para você.

Se precisar comprar direto, esses são os operadores autorizados:
http://www.japanrailpass.net/05/en05_4.html

jamile
jamilePermalinkResponder

Que legal esse bate papo , fiquei feliz de ter pessoas que compartilham suas experiências de viagem com tanta simplicidade.
Estou indo para o japão e falo pouco o ingles e nada do japones.
vou ficar 5 dias ,em tokyo , quero ir em nagasaki , como faço ? compro o rail pass e tomo que destino apartir de tokyo , tem o trem bala neste roteiro ?dá par air e voltar no mesmo dia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamile! Inspire-se para roteiros japoneses a partir dos posts que encontrar nesta página:

http://www.viajenaviagem.com/category/japao

Fillipi Guerra

Sim. Compre o JR Pass. Tem trem bala até Fukuoka (Hakata) e tenho quase certeza que agora já há trem bala pra Nagasaki também. É novo. Mas não vá direto de Tokyo para lá. Conheça Kyoto e Hiroshima no caminho. Em Hiroshima e Nagasaki o que há de mais interessante são os museus das bombas atômicas. Em uma manhã ou uma tarde você visita e já pode partir pra próxima cidade se quiser ganhar tempo. Kyoto e Tokyo são cidades que demandam mais tempo. 3 dias em Tokyo e 2 em Kyoto é suficiente, se bem planejado. Essas são as 4 cidades mais interessantes. Ao redor de Tokyo há também a Disney, o Mte. Fuji e a cidade de Yokohama. São passeios, porém, que te tomam todo um dia e, para serem feitos, há que se ter tempo. Ao redor de Kyoto há a cidade de Nara, também interessante, mas também te toma quase um dia todo ir pra lá e voltar. Nagoya, Osaka, Fukuoka, Sapporo são cidades interessantes, como todo o Japão, mas não indicaria pra quem tem pouco tempo. Abraços! (coloquei meu nome no Google e achei esse fórum aqui, de que nem lembrava ter participado, hehe)

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Olá! Eu e minha noiva ficaremos no Japão de 24/dez - 05/jan (13 dias), nossa entrada será por Tóquio Aeroporto Haneda e saída por Osaka. Durante esses dias planejamos visitar Tóquio + Disney + Yokohama + Monte Fuji (5 dias), Hiroshima + Nagasaki (2 dias), Kyoto (2 dias), Nara + Osaka (4 dias). Você recomendaria comprar o JR de 7 ou 14 dias? Pretendemos deslocar de cidades entre o 4 e 10 dia (7 dias). Vale a pena comprar o JR para 14 dias para viajar entre o Aeroporto de Haneda e Tóquio, de Tóquio para Disney e Yokohama, dentro de Tóquio> Obrigado. Marcio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! O Japan Rail Pass funciona para cobrir longas distâncias. Para os dias em que permanecer em Tóquio ou nos aredores (incluindo Disney, Yokohama e mesmo Hakone) o passe não se paga.

Japão | 117 dicas de turismo | Domingão de Twittadas

[...] 109. @cristomasi | chegando em narita | LINK 110. @cristomasi | a pontualidade dos trens japoneses | LINK 111. @cristomasi | jr rail pass | LINK 112. @japaoemfoco | yamanote line – a linha circular de tokyo | LINK 113. @luciamalla | o metro de tokyo | LINK 114. @mikix10 | jr pass: comprar ou nao comprar? | LINK 115. @viagemmulheres | como ir do aerporto de narita para tokyo | LINK 116. @viagemmulheres | trem bala no japao: quanto custo e onde comprar? | LINK 117. @viajenaviagem | jr: o melhor passe de trem do planeta | LINK [...]

cesar
cesarPermalinkResponder

oi, muito legal suas informaçoes. tenho uma dúvida, acabei de comprar um passe de 7 dias. Como tenho que proceder quando chegar no japão? li que devemos validar o passe, e depois é só ir na estaçao e entrar no trem? tenho que marcar a passagem, fazer checkin etc? favor necessito de ajuda! grato,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cesar! Ao chegar no Japão você procura um escritório autorizado da Japan Rail e troca o seu voucher por um passe. No passe você escreve o início da validade. Com o passe com a data de validade escrita você já pode se dirigir ao guichê de estrangeiros nas estações e fazer reservas de assentos dentro da validade do passe.

cesar
cesarPermalinkResponder

Bóia, obrigado pela informação. queria saber outra coisa, pretendo pegar um trem da jr em Nagoya e queria voltar para Gunma-Ken Ota Shi, que fica umas 3 horas de carro depois de tóquio. em pesquisa vi que depois de tokio tem uma parada kumagaya station e dali vou ter que pegar um onibus, pois a cidade é pequena. minha pergunta seria se esse onibus também é coberto para jrp ?
Como se le aquelas plaquetinhas com dois numeros, geralmente indicando horários?
???

Vc foi a Nagoya? O que posso conhecer nas imediações de Nagoya utilizando o JRP?

Muito obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cesar!

No site do Japan Rail Pass são mencionadas as cias. de ônibus em que o passe é válido:
http://www.japanrailpass.net/eng/en004.html

O Ricardo Freire não foi a Nagóia.

Primeiro dia em Hiroshima! | Rotaract Club São Paulo Sumaré-Perdizes

[...] o maior número de cidades durante a viagem, usando o transporte público. Aqui eu recomendo um excelente post para quem quiser saber mais sobre o sistema. Foto aleatória tirada durante a viagem Foto [...]

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Pessoal, estou em conflito ao ler tantas opiniões favoráveis ao JRPass e as minhas contas que não mostram essa vantagem.
Em 7 dias vou chegar em Tóquio pelo Haneda, ficar 4 noites lá, ir de trem para Takayama (Shirakawa-go) e depois para Kyoto. Teria que escolher onde circular com o passe: Tokyo ou Kyoto, pra caber em 7 dias. Minhas contas, baseadas no hyperdia.com, deram 24610 ienes, já com assentos reservados. Parece que o passe só vale a pena para quem vai fazer ida e volta de Tóquio. Será que me perdi em algum ponto? Qualquer opinião ou dica é bem-vinda! Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! No seu caso o passe não está valendo a pena porque você está viajando muito pouco. Você teria que viajar um pouco mais. Seu vôo de volta sai de Osaka, é isso?

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

É isso sim, nosso voo será Rio-Osaka-Rio. Na verdade teremos só 10 dias de turistas pelo Japão e a ida em voo doméstico para Tóquio tem a intenção de ganhar tempo no início do nosso tour, uma vez que estaremos baseados em Matsuyama, de onde é meio demorado ir de trem. Muito obrigado pela resposta. wink

marco antonio ribeiro

olá pretendo ir de narita ate tokyo passar por akihabara preciso do jr pass ou posso pagar na bilheteria apenas obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! O passe só vale a pena para quem vai viajar extensamente pelo Japão. Se vai viajar pouco de trem, compre as passagens avulsas.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Ola Boia, td bem?
Achei muito interessante suas dicas do Japao.
Estou indo pra la por 10 dias em Abril e tenho uma duvida,
ativar o JR no inicio ou fim da viagem.
Chego em narita e minha ideia:
4 dias toquio (Fuji, hakone, nikko)
1 dia takayama
1 dia Hiroshima
4 dias kioto (nara)
Vou ate miyajima tmbm.
Gostaria de saber se irei usar mais o JR em toquio ou kioto pra saber qndo ativo pq irei comprar o passe de 7 dias so.

Muito obrigada
Camila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Você está esquecendo de Tóquio... praticamente todos os dias tem passeio de dia inteiro fora da cidade!!!! No seu lugar, eu eliminaria a ida ao Monte Fuji -- trata-se de uma escalada ritual, você não verá o Monte Fuji enquanto sobe... O ciruito Hakone não aceitao JR Pass. Deixe para ir a Nikko no último dia de Tóquio, acione o JR Pass nesse dia.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

oi gente,
vcs saberiam dizer se é possível comprar o JR Pass no Rio de Janeiro? Só vi infos na web para agências de São Paulo...
abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! A Tunibra tem uma filial no Rio:
http://www.tunibra.com.br/contato.asp

Suzana
SuzanaPermalinkResponder

Olá,
aluguei um apt em Toquio por 3 semanas onde pretendo ficar. Gostaria de depois disso viajar a Kioto , Hiroshima e outros locais por uma semana. Devo comprar o JR pass apenas para essa semana ou para usar em Toquio tb ?
agradeço sua resposta
att
Suzana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Compre o passe para a sua semana fora de Tóquio.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olá eu vou ficar 11dias em Tokyo , nas pretendo fazer um bate-volta até Nagoya, depois vou ficar direto em Tokyo. Vc acha que compensa comprar o JR Pass , pois a passagem de Tokyo pra Nagoya de Shincasen e em média 10.00,00 Yens ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! É só uma questão de fazer contas. Compare o custo do JR Pass com o da passagem.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Gostaria de saber qual agência de turismo posso entrar em contato para comprar o JR Pass.
Aguardo

Grata

Sueli
SueliPermalinkResponder

Boa noite. Pretendo ir de Nagoya para Tokyo Disney usando o Rail Pass. Consigo validar o passe na estação de Nagoya de manhã bem cedo? Tem horário de funcionamento dos locais de validação? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! Você mesmo valida o seu passe escrevendo a data do início do uso.

Seikiti Utiyama

Existe um site o Japan Rail Pass by Japan experience que oferece os passes. Eles não são do Brasil. Pergunto: esses passes valem como os vendidos por empresas no Brasil? Sabe de alguém que tenha comprado esses passes e utilizado sem problemas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Seikiti!

Veja se o site é ligado a um dos revendedores oficiais:
http://www.japanrailpass.net/05/en05_4.html

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Estou desembarcando no aeroporto de Narita e vou para Tokyo e Kyoto gostaria de saber qual dos dois eu vou primeiro? Já comprei o JP. Ficarei uns 11 dias por lá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilia! Você estará do lado de Tóquio. Se você está vindo de longe, não vale a pena prolongar a viagem ainda mais a Kyoto.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

do aeroporto de narita pode pegar o trem bala para kyoto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilia! Use esta ferramenta, ela será útil em todos os seus deslocamentos:
http://www.hyperdia.com/en/

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Estou indo do Brasil então é melhor ficar uns dias em Tokyo e depois ir para Kyoto?
Então esse passe do JR eu só ativo quando for para Kyoto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilia! Sim.

Magali Viajante

Emilia,

Para ter dicas de passeios e saber onde ir com o seu Rail Pass, assista a série Welcome to Japan no Youtube. Toda semana, apresenta um destino diferente com dicas da cidade, como passeios e comida.
O quarto episódio saiu hoje e apresenta Yokohama. Dá uma olhada lá:
https://youtu.be/ZW02wgasTVA

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Adquiri o Japan Rail Pass, na Gema Turismo (www.gematurismo.com.br), pessoal super legal, atenciosos, me deram dicas preciosas e roteiros usando os trens.

Ana Alice
Ana AlicePermalinkResponder

Acabei de comprar o passe pela internet no site da Gema Turismo. Paguei em reais com boleto bancario. Chegou rapidinho por Sedex. Muito fácil! Fiz muitas contas utilizando o hyperdia.com. Comprar os trechos separados seria um pouco mais vantajoso financeiramente, mas optei pela praticidade do passe. Tô indo em março!!

Ana Alice
Ana AlicePermalinkResponder

Oi!
Estive com meu marido no Japão, com direito a uns diazinhos em Seul, em março/abril deste ano. De volta ao Brasil escrevi um email com umas dicas práticas para uma tia, que embarca para o Japão no fim do ano. Pensei que talvez possa conter algumas informações que possam ser úteis para outras pessoas...

Chegamos pelo aeroporto de Narita, que não é muito pertinho de Tóquio. Para sair do aeroporto as melhores opções são o trem Narita Express e o Limousine bus (ambos caros, mas com preços parecidos). A idéia inicial seria um hotel nas redondezas da Tokyo station (uma das principais estações de Tóquio e uma das paradas do Narita Express), mas a estação é muito grande e achei (e depois tive certeza), que seria difícil achar a saída certa da estação para acessar o hotel. Assim optei por um hotel próximo a um dos pontos do Limousine bus, um ônibus especial que tem parada em vários hotéis. No site eles dizem em que hotéis o ônibus para (www.limousinebus.co.jp/en/). Reservei um hotel próximo a um deles e levei um mapinha com o trajeto a pé que teríamos que fazer. Foi super fácil comprar o ticket do ônibus quando desembarcamos em Narita. Levei também um mapa do aeroporto para achar o guichê, mas nem precisamos. O ponto do ônibus é bem perto do guichê. Para comprar é preciso informar em que ponto você vai descer, o que foi ótimo, assim não precisei gastar meu japonês com o motorista do ônibus. Em uma tela as paradas vão sendo anunciadas. Os preços variam levemente de acordo com a distância que você vai percorrer. As malas vão no bagageiro do ônibus. Ficamos em um hotel em Ginza (Tokyu Stay Ginza), bem perto de uma estação de metro. Gostamos muito do hotel e da localização.
Para andar no metro de Tóquio compramos um cartão chamado Suica, da Japan rail (JR). Em Tóquio existe mais de uma empresa de metro. Com este cartão você usa qualquer uma delas, isso facilita bastante. Compramos o cartão em uma estação JR próxima ao hotel (uns 10 min a pé, talvez). O cartão é comprado em máquinas de autoatendimento. Procure as com opção de inglês. Algumas só fazem recarga e não emitem novos cartões, na dúvida pergunte no guiche, como nos fizemos. A máquina é fácil de operar. Para usar o metro é preciso passar o cartão na roleta ao entrar na estação e ao sair. A tarifa é calculada e debitada de acordo com o trecho percorrido. Cada um precisa de um cartão (não sei como funciona para crianças), e é preciso fazer um depósito de 500 ienes, ou seja carregamos cada cartão com 2000 ienes, mas só poderíamos usar 1500. O deposito pode ser devolvido no fim da viagem, mas tem que ser na região de Tóquio, fomos para Kyoto sem devolver e dançamos em 1000 ienes ( 500 de cada cartão, cerca de 10 dólares apenas). Se sobrar crédito é possível pedir a devolução, mas eles seguram 200 ienes. Fora o depósito tínhamos 117 ienes em cada cartão quando chegamos em Kyoto, para não perder fiz uma comprinha em uma loja de conveniência (sim, também se pode fazer pequenas compras com o cartão), e paguei a diferença em dinheiro.. Em cada região do Japão este cartão, chamado IC, é gerenciado por uma empresa e tem um nome diferente. Os mais usados em Tóquio são o Suica e o Pasmo, ambos se prestam para mesmo fim. O Pasmo tem uma pequena vantagem, se sobrar dinheiro eles devolvem integral, não seguram os 200 ienes como o Suica. Existem outros cartões de transporte que podem ser usados em Tóquio. Tem um, por exemplo, que custa 750 ienes com uso ilimitado do metro por um dia, mas só pode ser usado nas linhas JR. Cada um de nós gastou cerca de 2400 ienes com metro nos três dias que estivemos em Tóquio. No quarto dia acionamos o JR pass com intenção de passar o dia em Hakone.
Visitamos a maior parte das atrações de Kyoto de ônibus . Eles servem muito bem a cidade, que tem apenas duas linhas de metro, se não me engano. Mas não foi a melhor experiência de transporte no Japão, estavam sempre cheios, algumas atrações são distantes, e nem sempre o trânsito ajudava. Ficamos hospedados em um hotel que distava cerca de 10 min a pé da estação de trem (Green Rich Hotel Kyoto Eki Minami) . O terminal de ônibus fica junto a estação. Para ir a Inari (imperdível) e para a floresta de Bambu (mais bonita nas fotos do que no local), fomos de trem usando o JR pass.
Compramos o JR pass para 7 dias. Comprei online na Gema turismo, que é sediada em São Paulo. Paguei com boleto bancário e recebi o voucher por sedex. Paguei 1761,53 reais por dois passes. Tem um site na internet em português que passa a impressão de ser o oficial da JR e vende o passe, mas ele não esta listado como uma opção de compra no Brasil no site oficial da JR. O voucher recebido no Brasil deve ser trocado pelo passe no japão dentro de três meses após sua emissão, então não da pra comprar muito antes. Ao trocar o passe em um dos escritórios da JR (fácil de encontrar nas estações de trem), vc precisa informar que dia vai começar a usar (esta data tem que ser dentro dos próximos 30 dias após a troca). A partir desta data ele pode ser usado por 7, 14 ou 21 dias consecutivos, conforme sua compra. O passe é uma beleza, só pode ser usado por turistas e não pode ser comprado após a chegada no japão. Fizemos todos os nossos trajetos entre as cidades com ele. É preciso se programar para tirar dele o melhor beneficio. Ele serve o Narita Express, aquele trem que sai do aeroporto, mas não vale a pena usa-lo dentro de Tóquio, então tem que fazer conta para ver o que fica melhor. Tem um site espetacular (www.hyperdia.com/en/) com todo o timetable dos trens do Japão com os preços. Dá para fazer a estimativa de preço de todo o roteiro pretendido e avaliar se é vantagem comprar o JR pass e, se for o caso, quando é melhor financeiramente acionar o passe. Aos preços das passagens é somado, a seu critério, um outro valor para reserva opcional de lugar no trem. Com o passe as reservas não são cobradas. Reserva-se o assento nos escritórios da JR nas estações, sem pagar por isso. Se vc perder o trem, tudo bem, pega o próximo, mesmo sem reservar. Todos os trens tem alguns vagões, pelo menos uns 3, se não me engano, para passageiros sem reserva. Sempre informam quais são os vagões dos “sem reserva” na plataforma. Só andamos nestes vagões, foi tranquilo. Sempre tinha lugar. Só precisa tomar cuidado porque em dois dos trens rápidos não se pode usar o passe. É só prestar atenção no nome do trem, que sempre esta escrito na plataforma.
Nossa programação foi:
Dia 1 - Domingo – chegamos em Narita no fim da tarde
Dias 2 3 e 4 - Segunda, terça e quarta – Tóquio.
Em Tóquio:
• mercado de peixes (Tsukiji Market) com direito a sushi de café da manhã em um dos vários pequenos restaurantes da região do mercado. Os turistas só podem entrar às 10h no mercado. Antes disso só entram as pessoas q de fato vão comprar. Dizem que é o maior mercado de peixes do mundo. Chegamos a cogitar o leilão de atum, mas é complicado, tem que ir de madrugada para conseguir lugar para assistir.
• Andamos por Ginza.
• Demos um pulinho a Akihabara, bairro dos eletrônicos com lojas enormes. Não achei que vale a pena. Também li que, em geral, não vale a pena fazer compras de eletrônicos no Japão.
• TEMPLO BUDISTA SENSO-JI, em Asakusa (tem q ir!)
• TOKYO SKYTREE, fila enorme para subir, mas achamos que valeu a pena!
• UENO PARK – não deu tempo de ir, infelizmente
• Santuário de Meiji – o templo principal esta coberto, em reforma, mesmo assim tem que ir!
• Takeshita Street – rua de comercio (nada demais). Perto do Santuário de Meiji / Omotesando (comercio chique)
• Shibuya - Shibuya Crossing / Center Gai- rua de pedestre com muitas lojas
• Shinjuku - Tokyo Metropolitan Government Building (bacana, free)
• Obaiba
• Cheguei a agendar uma visita guiada aos jardins do palácio imperial de Toquio. Dura cerca de 1 hora e é gratuita. O agendamento deve ser feito com antecedência pela internet (sankan.kunaicho.go.jp/english/index.html). Acabou que não fomos.. era muita coisa pra ver em Tóquio para pouco tempo...Fomos, em um outro dia, apenas na parte dos jardins que podem ser visitados sem agendamento, também gratuito.
Dia 5 - Quinta – acionamos o JR pass, nosso objetivo era ir a Hakone, ver o Monte Fuji. Chegamos a ir ate Odawara com o passe (30’de Tóquio de trem rápido), de la teríamos que pegar um ônibus e um trem até Hakone (não cobertos pelo passe - mais uma hora). Mas o tempo fechou e preferimos voltar a Tóquio e ir a Kamakura (cerca de 1h de Tóquio). Cheguei a ler que na maior parte dos dias o Fuji esta encoberto. Alguns acham que não vale a pena ir a Hakone.. como diria meu pai, muita coruja para pouco toco (muita lenha pra chegar e não conseguir ver o Fuji...) Para resolver este dilema cheguei a pensar em reservar um Riokan em Hakone. Riokan é uma hospedagem tipicamente japonesa (imperdível). Se o Fuji estivesse encoberto, valeria pelo Riokan com onsen (também imperdível). É uma ideia.... Tem também um belo museu a céu aberto em Hakone.
Dia 6 – Takayama de JR pass- Trem rápido para Nagoya + trem cênico ate Takayama (longe para caramba). Takayama é linda! Nevou enquanto estávamos la. Em Takayama ficamos hospedados em um Riokan ótimo (Oyado Koto No Yume) e tomamos nosso primeiro banho publico.... Nunca pensei que fosse ter coragem.... é imperdível! Homens separados de mulheres. Neste hotel pode ser reservado o banho privado por uma taxa extra, mas enviei um email pro hotel e fui informada que a água que serve o banho privado (que fica no ultimo andar), é aquecida artificialmente.. água quente por si só tenho em casa.... kkkkk Aqui o café da manha foi tipicamente japonês. Em Takayama visitamos o centro da cidade, onde existem umas casas antigas preservadas, jantamos a carne típica da região (hida beef) e visitamos Hida no Sato (um museu a céu aberto para onde levaram várias casas antigas típicas dos Alpes japoneses. Em algumas se pode entrar. Imperdível. Existe uma cidade que dista cerca de 1 hora de ônibus de Takayama chamada Shirakawa-go que tem uma proposta semelhante. Li que não é preciso visitar as duas, Hida no Sato cumpre bem seu papel!
Dia 7 – pegamos um ônibus em Takayama e fomos a uma cidade onsen nos Alpes. A “rodoviária” é anexa a estação de trem. Compramos um passe “ida e volta” da Nohi bus (Takayama & Shinhotakan 2-day ticket) por ¥4,110 cada um (carinho....). Aqui o onsen era a céu aberto com água sulfurosa e muito quente... e nevava.... reservamos um horário para usar o onsen privado, sem pagar nada por isso, e após o jantar colocamos nossos quimonos (kkkk) e fomos andando pela neve até la...quase que meu marido roeu, mas foi incrível. O relaxamento é tão intenso que tive dificuldades em caminhar de volta pro quarto!! Aqui tivemos um jantar e café da manhã tipicamente japoneses, sentados no chão... também imperdível.... Este Riokan (Shinzanso) fica na penúltima parada do ônibus, o ponto final é no teleférico. Levamos um susto quando descemos no ponto recomendado pelo Riokan. Parecia que estávamos no meio do nada, só com neve em volta... Para nossa sorte desceu também um casal de chineses com malas, isso nos fez imaginar que estávamos no caminho certo... No mirante do teleférico a temperatura era 7 graus negativos!!
Dia 8 - fomos pra Kyoto de JR pass, com troca de trem em Nagoya. Chegamos já no começo da noite.
Dia 9 – de Kyoto para Inari(manhã) e Nara (tarde) de JR pass, ambos imperdíveis.
Dia 10 – de Kyoto para Hiroshima (de JR pass) Day trip. Tem duas balsas que vão para a ilha de Miyajima, uma delas é coberta pelo passe. Lá esta uma das três paisagens mais fotografadas do Japão (um Tori que parece flutuar na água). O legal é ir na maré alta, para isso consultamos pela internet a tabua de mares ao chegar em Hiroshima. Como já estava na hora da maré alta fomos primeiro para a ilha, e depois para o parque da paz. O ônibus turístico da cidade também é coberto pelo passe. Fomos ao parque da paz com ele e ainda demos uma volta na cidade...
Dia 11 e 12 - templos de Kyoto- compramos um passe no escritório de informações turísticas na estação de trem por 500 ienes por pessoa que da direito ao uso ilimitado de ônibus municipais por um dia. Ele também é vendido no terminal de ônibus anexo a estação de trem. No dia seguinte compramos o passe também. No escritório de turismo eles dão um mapa ótimo com as linhas de ônibus, mapa da cidade e também um panfleto com sugestões de roteiro.
O ideal seria ter mais um dia em Tóquio e mais um em Kyoto.
Compramos um chip de dados de 1 giga por um pouco menos de 2700 ienes. Foi o suficiente para 12 dias de internet no Japão. Usamos bastante o Google maps e o Hyperdia.com, para consultar os horários dos trens. Não é possível baixar o mapa do Japão para usar o Google maps nem o “Here” offline.. Pedimos ajuda para o rapaz da loja quando compramos o chip. Primeiro ele colocou um chip de teste e mexeu um pouco nas configurações do telefone para funcionar, não sei se teríamos conseguido sem a ajuda dele (ainda apanhamos um pouco depois.. só funcionou de fato depois que inserimos um número que vinha no cartão que acompanhava o chip). O telefone não pode estar bloqueado pela operadora do Brasil.
Fora os nossos dois dias de hospedagem em Riokan, só tivemos um dia de hotel com café da manhã. Este café da manhã não era totalmente japonês, mas tinha muitos itens típicos, não tinha queijos nem frios... Por isso não nos arrependemos de fazer reservas sem café da manha. Os hotéis de Tóquio e Kyoto tinham chaleira elétrica no quarto e os saches de café podiam ser retirados à vontade na recepção. Comprávamos pão queijo, frios e até ovo cozido em lojas de conveniência (tem muitas 7 eleven no Japão!!)
Hakone e Nikko eram possibilidades de viagens do tipo bate e volta de Tóquio, mas não deu...
Só para ter uma ideia gastamos cerca de 70 dólares em média por dia com comida para os dois (mas em viagem geralmente fazemos apenas uma grande refeição por dia, geralmente o jantar. A outra refeição na maioria das vezes é um lanche.)
Usei muito o Japan-guide.com para planejar a viagem.
Kyoto é servida por dois aeroportos. Usamos o KIX/Kansai para ir para Seul. Se forem utilizar este aeroporto usem a linha o trem Haruka limited express que sai da Kyoto station. Ficou um pouco mais barato comprar o passe “kansai area pass” para um dia (2300 ienes para cada) do que comprar o ticket Kyoto-aeroporto.
A Coreia do Sul foi uma bela surpresa. Confesso que um leve cheiro de esgoto na rua no hotel, lixo e muitas barracas de comida de rua (must to see em Seul) foram bem impactantes na chegada, após nossos dias na organização do Japão (onde não se vê nem lixo, nem lixeira!!). Mas Seul se mostrou linda, cheia de cultura e lugares belíssimos. O povo também é ótimo! Reservamos um hotel que poderíamos chegar de metro, sem precisar trocar de linha, e bem na saída da estação. Tinha muitas dúvidas sobre como operar a máquina para comprar os tickets de metro, mas é super fácil. Tem um aplicativo espetacular (Subway Korea) que te informa q linha pegar, se tem conexão, quanto tempo leva a viagem, quanto custa, de que lado do trem vc vai descer e qual saída da estação é a melhor para o seu destino. Precisa mais?? É gratuito, em inglês e funciona off-line. Para comprar o bilhete na máquina você informa q estação esta e em qual vai descer. Em cada passagem esta incluído um depósito de 500 wons, que pegamos de volta ao devolver o cartão em um máquina localizada logo após as roletas ao chegar no seu destino. Você Introduz o cartão e a máquina devolve uma moeda de 500. Simples assim. Nos enrolamos um pouco na primeira compra no aeroporto, porque quando trocamos o dinheiro só nos deram notas de 10.000 e a máquina não dá troco alto (mais que 4000, acho). Mas foi só chegar perto de uma cabine de informações que o rapaz leu nosso pensamento e trocou nosso dinheiro.

Foi uma linda viagem...

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar