Tulum, por Dani W.

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Dani W. agradeceu numa caixa de comentário as dicas que pescou aqui sobre Tulum -- e deixou o link da página do Flickr em que ela armazenou as fotos. Só que esse Flickr da Dani não era só de fotos: continha um relato pedaçudo. Foi então que eu resolvi pedir permissão para transcrever o texto aqui. Adoro quando umas diquinhas básicas aqui levam vocês a fazer viagens mais bacanas do que a que eu fiz mrgreen Passo o microfone pra Dani W.:

Varanda do Zulum

Simplesmente AMAMOS Tulum, é o lugar para você desligar mesmo, esquecer celular, email, facebook, twitter, tudo, e só curtir a praia maravilhosa, de areia branquinha e fofa, o céu super mega estrelado, vimos a "maior" estrela cadente da nossa vida, cortou o céu de lado a lado! Ah, e o nascer do sol!!! Algo fenomenal, realmente de cair o queixo.

Demos muita sorte, porque pegamos uma promo no Zulum, acho que era 126 doletas com café da manhã e taxas, para qualquer quarto. E ficamos na cabana #2, de frente para o mar, a melhor da pousada, com uma varandinha priceless, dá pra ver o mar deitado na cama!!! A cama é pendurada, e balança mesmo, mas você se acostuma e fica até bom.
Tínhamos uma brisa constante, que levou embora todos os mosquitos!

O café era excelente, podíamos pedir qualquer coisa do menu desde omeletes, quesadillas, etc, mas acho que foi uma exceção, por não ter mais ninguém no hotel com café incluído... Senão teria um buffet básico para nos servirmos.
Ah, não saiam de lá sem provar o ceviche Yucatán, camarones, pescado y pulpo - MARAVILHOSO!

O Zulum é bem rústico, mas cheio de charme... O bar da praia poderia ser melhorzinho, as almofadas bem gastas, manchadas.

Kite em Tulum

Vimos muitos europeus em Tulum, uma gente mais alternativa, tem até uma "comunidade hippie". Muito topless, de cada 5 mocinhas, acredito que 1 não fazia questão da parte de cima do biquíni. Sorry, mas não tenho fotos para comprovar...

Um povo muito moderrrno, numa tarde, um bacana que andava só de sarongue o tempo todo, deu uma chocada na galera, simplesmente deixou cair a canga e entrou no mar, como veio ao mundo, pelado pelado, nu com a mão no bolso!

Venta muito em Tulum, o mar é bem mais agitado. Paulo, meu marido, fez umas aulas de kiteboarding , um pessoal mega bacana. O instrutor dele foi o Adrian, um espanhol de Barcelona. Se o seu espanhol e o seu inglês estão enferrujados, o David, um dos fundadores da escola, fala português, o cara já morou em Porto Alegre, gente finíssima.

Fomos ao pueblo uma noite para jantar, alias, o pueblo é bem pobrinho mesmo, comemos uma pizza bem honesta, desculpem, mas não lembro o nome do lugar, era numa esquina, bem na Av Central. O Adrian do kite deu a dica de um lugar que chama Divino Paraíso, até passamos lá pra dar um hello, mas é bar era bem chinfrim mesmo, um misto de boate de beira de estrada e bar caído de interior...

Para compensar, na nossa última noite em Tulum fomos jantar no Mezaninne , eles se descrevem "classic beach cuisine with a Thai twist". Tocava um bossa lounge que me fez me sentir em casa (moro nos USA, então tenho essas saudosices com certa freqüência) mas o restaurante e o ambiente são ótimos, comida deliciosa, vale a visita!

Cobá: o Castillo
Tiramos um dia para fazer as visitas ás ruínas. Primeiro fomos a Cobá, fica há 45 min de Tulum, indo floresta adentro. São várias ruínas espalhadas pelo parque, os guias estão logo na entrada, junto com os “táxis” que na verdade são bicicletas com um banco na frente, que te levam para onde quiser, mas o objetivo principal é o Castillo, o castelo, a mais alta ruína dos Mayas, e uma das poucas que você pode realmente subir até o topo. Nós não pegamos o taxi para ir, fomos caminhando, foi tranqüilo, acho que 15 minutos até o castillo. Mas na volta, um mexicano esperto nos seguiu no caminho e então a oferta foi irrecusável. Voltamos com o táxi. O que foi ótimo, porque ele explicou um pouco sobre as ruínas, e sobre a cultura maia -- aliás, ele do quanto eles realmente acreditam que o mundo acaba em 2012, preparem-se! Você também pode alugar uma bicicleta na entrada do parque.

Ruínas de Tulum
As ruínas de Tulum são realmente uma paisagem inesquecível. Mas aquela praiazinha que você pode ir desde o parque, deu um arzinho de farofa pra história...

Cenote Los Ojos, Tulum
Em Tulum, há muitos cenotes, uma experiência bem diferente do que temos no Brasil, uma água limpíssima. Nós paramos no Cenote dos Ojos. Lindo! Lindo! Lindo! Tinham alguns grupos fazendo mergulho. E se você gosta de mergulhar, essa é uma oportunidade imperdível para fazer o mergulho na caverna.

Bem, e agora o que dizer de Playa del Carmen... Eu esperava mais de Playa, ou melhor dizer, menos... Muuuitos gringos, muitas lojinhas, muito garçom laçando o freguês na porta, como odeio isso!

Playa del Carmen: bar de praia do Mosquito Beach
Mas claro, tudo tem suas exceções. O restô do Mosquito Blue, maravilhoso, comida e serviço impecáveis! Já o restaurante do Divino ficou com o segundo lugar, comida excelente mas serviço razoável.

O Mosquito Beach, onde ficamos, não deixou a desejar, só quarto com um cheirinho eca de cigarro na primeira noite que me decepcionou -- é, eles não têm quartos para não fumantes.

O beach bar é legal, serviço bem ok. A Florencia, uma argentina que vive em Playa com o namorado, é uma das gerentes do bar, uma fofa. Aliás, ela sabe bem a fama dos portenhos e concorda plenamente! Todas as manhãs ela nos dava dicas bem legais do que fazer. Ela que nos deu a dica ótima da playa Maroma.

Playa Maroma

Essa praia foi eleita pelo Travel Channel como uma das mais bonitas do mundo, no que achei um certo exagero, mas sim, a praia deserta, bem larga, de areias branquinhas, e claro, com o mar do Caribe complementando o visual.
A entrada é meio secreta, indo de Tulum para Playa, tem uma placa de propaganda bem grande, do lado direito mesmo, Maroma Paradise. Tem um portal, onde você paga 10 dólares por pessoa para ter acesso à praia. Lá tem um restaurante, e você pode usar as espreguiçadeiras, e claro, se você se animar, todo tipo de atividades, jet ski, passeios de catamarã, cavalgadas,etc... Nós ficamos lagarteando, lendo, tomando uma cervejinha e água de coco, e claro, um belo ceviche.

Ah, estava quase esquecendo, uma atração imperdível em Playa é o famosíssimo La Bodeguita del Medio, um bar cubano super tradicional, com animadíssima musica cubana e comidinhas de dar água na boca.

Faltou Cancún! Pois é, foi só da janelinha do avião, mas só pelo naipe da galera do aeroporto, eu passo, obrigada. smile

Gracias, Dani!

Leia mais:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

37 comentários

Luciana Bordallo Misura

Otimas dicas em boa hora, anotadas pra minha viagem semana que vem! Coba estava na minha lista mas acho que nao vai rolar por causa da distancia. Pena (sera?) que eu nunca ia encontrar com a Dani, ja que eu vou ficar em Cancun e ela e cool demais pra gente que nem eu...

Danielle Willig

Juliana,

Nós já encontramos!Na verdade eu a encontrei faz uns três anos. Eu seguia o seu blog logo que cheguei aos USA, ler os seus posts fazia eu me sentir menos perdida nesse período negro dos primeiros meses morando fora. Obrigada! Na época você estava mudando de Seattle e estava grávida, se não me engano. Depois literalmente perdi o link, mas agora voltarei a segui-la smile
Enjoy a sua viagem!

Dani W.

Martinha
MartinhaPermalinkResponder

Otimo texto e belissimas fotos..
Ai.. eu ainda tenho um "sonho" de conhecer Cancun.. poderia ter ido à exatos 15 anos atràs, mas era "aborrecente".. bem, acho que não preciso explicar + nada..
eekops:
Então Luciana, và e aproveite por mim tb!!
=)

Ju Afonso
Ju AfonsoPermalinkResponder

Que texto gostossisimo de ler! E que viagem linda! Deve ter sido ótimo mesmo... também, não tem como ser ruim passear pelas praia do Caribe e largatear por aí!

O interessante é que ao ler o texto acredito ter tido a sensação de relaxamento que ela deve ter tido na viagem, sem se estressar em visitar e faezr todos os "lerês" habituais, mas sem perder de vista os lugares que eles realmente queriam conhecer!

Beijos!
Ah, e belíssimas fotos

Gigi Engel
Gigi EngelPermalinkResponder

Dani adorei a forma como vc escreveu o texto, me fez imaginar como foi gostoso e relaxante os dias que vcs passaram em Tulun, acho que quando for novamente a Playa del Carmem quero ir a Tulum por pelo menos 2 dias e aproveitar todo este paraiso...Obrigada pelas dicas, valeu!
Eu prefiro Riviera Maia a Cancum mais tudo isso eh uma questao de gosto e depende tambem se quem vai viajar esta afim de curtir noitada ou simplesmente relaxar....
Beijos e adorei as fotos!

Danielle Willig

Riq, Obrigada mais uma vez.
smile
Dani W.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Muito inspirador...
Lindas fotos!!
Parabéns Dani W

Mifa
MifaPermalinkResponder

Ricardo,
Eu acho que você devia credenciar a Dani como sua colaboradora e promoter ...
Toda vez que alguem que ela conhece vai viajar ela fala: entra lá no Freires e ve se tem dicas ... além dela sempre aproveitar e incrementar as suas dicas nas viagens que ela faz.
Eu mesma já recebi tais dicas e hoje o roteiro de Buenos Aires por exemplo repasso para todos que me perguntam o que fazer por lá.
Eu de verdade, bem perdida que sou, nem sabia de Tulum e já estou doida de vontade de conhecer, o texto é realmente inspirador.

ADOREI !

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Uma delicia de viagem! Assim que puder eu faco tambem!
E adorei textos e fotos...

Renato Mechica

O texto ficou ótimo, e traz a verdadeira sensação de estar em Tulum; estive em Cancun e região em janeiro, e Tulum foi o ponto alto da viagem. Mas achei o último parágrafo desnecessário, para dizer o mínimo.

Cancun é uma ótima cidade, dependendo do tipo de passeio que se quer fazer; tem bons restaurantes, boa vida noturna e hotéis agradáveis, entre outras qualidades. É óbivio que, como qualquer lugar, tem seus defeitos. Mas acho que é parte das experiências de vida conhecer os mais variados locais do planeta, no mínimo, para ter opinião a respeito.

Fora isso, o naipe das pessoas no aeroporto é o naipe das pessoas que estavam em Cancun, em Tulum, em Playa e em vários outros pontos da Riviera Maya, pois Cancun é a porta de entrada e saída para as pessoas que estavam em todas essas áreas. Então, generalizar que as pessoas de um certo naipe que não agradaram eram turistas que estavam em Cancun, e que por isso Cancun é passável, é uma baita de uma simplificação, baseada em uma visão absolutamente limitada de um local. É isso, abraços.

Ricardo Freire

Aqui tem um pouquinho de culpa minha, Renato.

A Dani escreveu o texto pro Flickr dela, não pra este site. No contexto em que estava inserido (!), esse desfecho funciona como um final interessante, que reforça a sensação dela de ter ido a um lugar fora do circuito.

Se ela tivesse ficado em Cancún, provavelmente estranharia esse povo descabelado de Tulum que encontraria no aeroporto.

No hard feelings, people mrgreen

Renato Mechica

Ricardo, no hard feelings!! smile
Não foi essa minha ideia. É que gostei tanto de Cancun... Lógico que Tulum e outros pedacinhos da Riviera tem mais estilo e são menos americanizados, mas que Cancun é bom é!!

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ola gente! Adorei as dicas!!!!Final de maio, la pro dia 20 estou pensando
em ir a cancun c meu marido e um casal d amigos mas morro de mefo de pegar um
furacao por la, tem esse risco? E a tal das aranhas? Onde a gt mais ve? Eu nado bem mas nao tenho muuuito folego nao por tanto gostaria de saber quais lugares a gt fica muito tempo em alto mar ou mar aberto sem poder pisar, se apoiar ou subir na lancha/barco/ catamara? Eu li
os posts e pensei em ficar 4 dias na playa del carmen e 2 em cancun, o q achas? D noite faz frio? D dia essa epoca e quente? Quanto vcs acham q um casal gasta em
media por 6,7 dias la, excluindo o hotel( tipo passeios, alimentacao, bar…) eu acho q n qro ir a chichen pq qremos so praia, mar, o q acha? Muitas perguntas ne rsrs. Obrigadooo

Ricardo Freire

É quente de dia e de noite, a temporada de furacão vai de julho/agosto a novembro, você só faz passeio de barco se quiser, não sei nada de aranhas, comida é mais barato que no Brasil, tem hotel de tudo quanto é preço.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Ricardo, é possível combinar Tulum, Maroma Xcacel-Xcacelito e Xpuhá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Quem responde é A Bóia. Num mesmo dia, não.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ola,desculpe ter repetido as perguntas em outro post,é que como vi que esse era mais antigas as respostas pensei que voce olhasse as mais recentes,entao resolvi por em outro.
Muito obrigada pelas dicas.
Voce acha que compensa fazer 3 dias em cancun e 3 em playa?
Gostaria de fazer xcaret,xelha,tulum e isla mujeres,algum desses nao vale a pena?
O site,esta muito bacana,busquei muitas coisas aqui e por varios outros muitas pessoas comentam do seu site,parabens!

Ricardo Freire

Vanessa, se a decisão for por localização, Playa é melhor localizada para os passeios, porque está ao lado dos parques e mais próxima de Tulum (só fica mais longe do que Cancú para quem quer ir a Chichén-Itzá).

Entre Cancún e Playa, o que desequilibra para o lado de Cancún é a oferta hoteleira, muito maior e de melhor qualidade, ou a possibilidade de pegar praia em frente ao hotel e curtir uma vida noturna animada, moldada ao gosto americano.

O centro de Playa tem hotéis bem mais simples, que raramente estão pé-na-areia (sua zona hoteleira de resorts está num bairro à parte, Playacar) e uma vida noturna que, mesmo tendo inchado nos últimos anos, remete mais a uma ilha grega animada do que a Cancún.

Só recomendaria dividir a estada entre as duas se você estiver muito indecisa. A diferença de perfil me parece claríssima e a decisão, muito fácil.

Isla Mujeres é bem bacaninha, mas só vale a pena para quem está em Cancún e quer fazer um passeio sem pegar carro. De Playa dá pra variar de praia indo mais perto, como demonstra a Dani W. aqui mesmo neste post.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Ah e por um a caso,eu moro na italia,qualquer coisa que precisar,informaçoes,dicas estamos ai!!!

Maria
MariaPermalinkResponder

suas construções sao maravilhosas! muito obrigado pelas minhas férias Royal Holiday

Carina
CarinaPermalinkResponder

Olá!
Onde eu encontro dicas de hoteis para Lua-de-mel em Playa del Carmen e Cancun?
Não quero encontrar festa de solteiros ou festa de formatura em plena lua-de-mel!

Netto
NettoPermalinkResponder

obrigado pelas dicas, apesar de nao comentar no site posso afirmar q li todos os comentários de posts relacionados aqui (sim, eu leio antes de perguntar rsrsrs). Vou ficar 3 dias em cancun (westinlagunamar) e 5 dias em Playa(mosquito). Ainda tenho 2 dias livres e estava pensando emficar em Tulum. Estou tendo dificuldades pra encontrar hosteis vagos, dos listados pelo Riq, achei o 0m, alguem daqui ja ficou nele ou em outro ? Algum sugestao ?
Grato

Bruno Rodrigues

Bom pessoal,

Estou correndo atraz do tempo perdido por aqui pois estou indo para Playa em 1 mês e ainda não tinha visto nada! Até então eu e minha esposa iamos para Punta Cana, mas resolvemos mudar para um roteiro menos "descançado". Desta forma, estamos planejando 10 dias (PDC, Tulum e Cancun). Acredito que tenha lido 80% de tudo que vcs publicaram sobre a Peninsula e provavelmente nos próximos dias irei colocar algumas dúvidas. Mas como sou louco por kite, não pude deixar de expressar minha felicidade ao saber que estava planejando ficar uns 2 dias em Tulum e que além de tudo também é um point de kite. Apesar de eu não ter encontrado nenhum outro tópico com este tema, alguem teria informação sobre aluguel de equipamento em Tulum? Será que a Danielle Willig têm algum contato do Adrian ou do David da escola? Na verdade nem sei se este é o melhor tópico, se não o for, favor direcionar para o correto. Grato desde já. Bruno Rodrigues

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Não dá pra garantir que a Dani passe aqui para ver a sua pergunta.

Mas relaxe, rapaz: vá pesquisando kitesurf e tulum e você chega nas bocadas quentes. Dá pra resolver lá na hora na boa também, o trecho da Tulum descolada é bem curto.

Bruno Rodrigues

Eu dei uma procurada na net e encontrei uma escola de kite em tulum que parece que têm pacote com o hotel que a Danielle ficou, o Zulum, ainda sim, caso algém tenha alguma informação seria ótimo ter algum contato de confiança.
Obrigado mais uma vez

Dani
DaniPermalinkResponder

Oi Bruno, acho que cheguei tarde, a sua viagem já rolou né, mas de qualquer forma, o site da escola que o meu marido fez as aulas é esse http://morphkiteboarding.com
Espero que a sua viagem tenha sido maravilhosa.
Dani W

rose
rosePermalinkResponder

Ola, queria pedir umas dicas legais de voces. estou indo para cancun em janeiro e ainda tenho duvidas se fico em Maya, cancun ou Tulun...eu e meu marido preferimos um lugar mais calmo e possamos curtir belas praias mais sossegados, nao somos muito de balada o que vc sugere: obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Tulum então é a cara de vocês. Mas se fizerem questão de mar mais calminho, Akumal ou Playa Maroma.

Arlene Maia
Arlene MaiaPermalinkResponder

Mês que vem vamos a Tulum, Playa e Cancun seguindo as dicas do Ricardo e da Bóia. Estamos em dúvida se vale a pena viajar até ChiChen Itza ou se basta visitar as ruinas de Tulum e de Cobá - onde se pode subir a pirâmide. Outra dúvida é a respeito de quais e quantos Cenotes visitar. Alguém qu dar pitacos? Obrigada.

Irene Santiago

Gostaria de saber se em Tulum também se nada com golfinhos?

Bebel
BebelPermalinkResponder

Pessoal, gostaria de saber se em Playa Del Carmem e Tulum existem lojas de aluguel de material de mergulho (pé de pato, máscara, snorkel) ou se é melhor levar na bagagem (mais peso...). Obrigada!

Giulia
GiuliaPermalinkResponder

Olá!

Por Favor, gostaria de saber se alguém ja se hospedou no hotel condo Porto Playa, em Playa del Carmem. teriam dicas de bons restaurantes em Playa? e snorkel, mascara e pe-de-pato, seria bom levar na mala ou encontro fácil para alugar?

obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giulia! Snorkel e máscara é bom ter para uso próprio. Alugue pé de pato com a empresa de mergulho quando você for mergulhar.

Leia sobre Playa del Carmen em posts sobre Playa del Carmen. Este post é de Tulum. Comece por aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Lu
LuPermalinkResponder

Oi Dani,
Quero te agradecer pelas dicas! Começando pelo Mezanine. Estávamos em Tulum, tentando achar algum lugar simpático sem farofa, p comer qdo li sua dica do Mezanine. Adoramos! Comida mto boa, como jamais poderia imaginar encontrar por ali, ainda c direito a um mergulho naquela praia linda! Um paraiso! Fomos tb ao cenote Dos Ojos, deslumbrante! Ainda na sua cola, fomos a praia Maroma (ao lado do nosso htl!). Belas dicas!
E, sobre Playa del Carmen, tb achei mto turistica! N sei se por ser ferias ou se é assim mmo, mta farofa pro meu gosto! Acho q temos gostos parecidos! Rsrs

Acrescentaria ainda o passeio de barco em Puerto Morelos p fazer snorkel. Mto bonito! Flora riquíssima, corais de tds as cores, azul, roxo, vermelho, laranja e amarelo.

Fucamos no Vidanta, um resortão, q aliás n é nada a minha cara, mas q fica num local belíssimo e tem um beach club, e alguns restaurantes mto especiais.

Valeu a oena, apesar do calorão!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar