Bariloche-Puerto Montt: cruce de lagos ou ônibus?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Quadro na recepção do hotel Las Balsas, em Villa la Angostura

Um dos objetivos originais deste périplo era fazer o Cruce de Lagos, a travessia épica entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas ou Puerto Montt, no Chile (ou vice-versa), que envolve quatro ônibus e três barcos diferentes, e vale por vários passeios, tanto de um lado, quanto do outro (veja o post hiperdidático da Carmem Silvia, aqui).

O problema é que, pela primeira vez desde o início desta viagem, o Pedrão não está colaborando. Depois de vários dias de sol (inclusive um dia de sol e quase um calorzinho), ontem já começou a nublar. O passeio pela Rota dos 7 Lagos, entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes, já não foi realizado nas melhores condições de insolação (mais tarde eu posto).

Tenho acompanhado a meteorologia desde que chegamos à região, sexta passada. E desde então a quinta-feira está marcada como chuvosa em todos os sites. A travessia seria justamente nesta quinta, mas como a previsão não mudava, já transferi pra sexta (o que foi ótimo, porque ganhei um dia inteirinho pra fazer trabalho de escritório).

Só que a sexta também vai estar instável, tanto do lado de cá quanto do lado de lá.

Daí que estou vivendo a dúvida que acomete todo cruzador de fronteira neste momento. Pago 230 190 dólares (por pessoa, tarifa especial para brasileiros) pra fazer o Cruce de Lagos com o risco de todas as fotos saírem nubladas ou chuvosas, ou vou de bumba mesmo (26 dólares pela Cruz del Sur, 5 horas de viagem a Puerto Varas, 5h30 a Puerto Montt) e torço para o tempo melhorar do outro lado e então fazer o passeio ao lago e às cachoeiras de Petrohué?

O Cruce de Lagos pode ser comprado até às 18h da véspera. As passagens de ônibus podem ser compradas pela internet.

O que você faria?

159 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

cida
cidaPermalink

eu gostaria de saber ,como fazemos com as malas ,pois farei este trajeto -bariloche- puerto mont com malas pois voltarei pro brasil de puerto montt. há um serviço de maleteiros ou mandam as malas por outro meio de transporte que não tantos barcos e onibus?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Cida! Eles providenciam tudo! Leia no post "2 países, 3 barcos, 4 ônibus: como é o Cruce de Lagos": http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

Caroline
CarolinePermalink

Pucon é uma cidadezinha linda, e há muito o que fazer, a vista do vulcão Villarica é muito charmosa, principalmente à noite, quando é possível vê-lo ilumidado (em atividade). Recomento rafting no rio Trancura, e ida as termas que são deliciosas, além da subida ao vulcão, não se esqueça de visitar alguma praia vulcânica onde a areia é preta (é estranho, mas ao mesmo tempo divertido).

helo
heloPermalink

Tambem gostei muito de Santiago, mas como pretendia voltar outras vezes para fazer outros roteiros, optei em não esgotá-la na minha primeira viagem e preferi aumentar dias para conhecer lugares mais distantes (que a principio não tinha planos de voltar a visitar).

Karina
KarinaPermalink

Em 15 dias no Chile eu incluiria, sem sombra de dúvidas, o Atacama. Foi um dos lugares mais fantásticos que já visitei, recomendo muito. Já estive em Puerto Varas, gostei bastante, é uma cidade gracinha mas não sei se vale a pena o deslocamento apenas para ir conhece-la. Acho que vale mais conjugar com a travessia dos lagos completa, que também é uma viagem linda. Pucon eu não conheço e não posso opinar.

Samira
SamiraPermalink

Oi Daniel. Eu também tiraria 1 dia de Puerto Varas e ficaria mais 1 dia em Santiago. Assim mesmo vai ficar super corrido prá ver tudo o que vc menciona.
A partir de Puerto Varas, eu não deixaria de visitar o vulcão Osorno,o Petrohue e fazer um passeio no parque Huerquehue.
Em Pucón, recomendo muito o Hostel Pucón que tem clima de pousada e cujos donos são muito atenciosos. A cidade é uma graça e oferece passeios mil, desde rafting até as piscinas térmicas ao ar livre. Muito bom!
Acho uma pena ficar somente 2 dias em Bariloche. Já estive lá em Abril e mesmo sem neve, tem muita coisa prá fazer, prá ver. O bom é alugar um carro e fazer os circuitos, conhecer o tronador, fazer passeios de barco, de teleférico. Só 2 dias não tem jeito.

André França
André FrançaPermalink

Minha dúvida é a seguinte: Na agencia de viagem aqui em Belém, me informaram que o cruzeiro completo dura cerca de 12 horas. Mas li em alguns sites que a viagem pode ser feita apenas de ônibus o que economiza tempo e dinheiro. Isso (viagem apenas de ônibus) realmente existe?

Nelma
NelmaPermalink

André
Fizemos esta travessia no final do ano passado. Estavamos em Bariloche, pegamos o onibus, fomos até Puerto Varas, pernoitamos por lá, e voltamos no dia seguinte pelo lagos. Foi muito bonito, tanto a ida de onibus, como a volta de barco. Coisas diferentes.
Se voce tiver pressa, vá de onibus, caso contrário, de barco. E tambem precisa considerar o custo,o barco é muito.... mais caro.
Tambem leve em consideração os comentários sobre a travessia com tempo ruim, leia atentamente o post sobre o Cruce de Los Lagos. Nos ajudou muito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! São duas coisas diferentes. A viagem de ônibus não tem nada a ver com o Cruce, é feita pela estrada o tempo todo.

Para saber sobre o Cruce, leia este post:
http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

Uma alternativa ao Cruce é você fazer os passeios lacustres em cada lado (em Bariloche e em Puerto Varas), que saem mais em conta do que o Cruce. O ideal é ir por um país e voltar pelo outro, para evitar o vaivém na mesma rota.

Osória
OsóriaPermalink

Olá,pessoal.

Estou com dúvidas. O que entendi que pra fazer o CRUZE DE LAGOS é melhor no verão ou primavera para não correr o risco das fotos saírem nubladas ou chuvosas e pra não perder a visão do OSORNO.
Também que o passeio é melhor mais bonito no sentido CHILE-ARGENTINA.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Osória! Veja a resenha completa do Comandante sobre o Cruce de Lagos aqui neste outro post: http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

A região é bastante chuvosa, e você corre o risco de não ver o Osorno no verão também. O ideal é não ir com o tempo contado para poder fazer a travessia com o melhor tempo.

Francisco Crivelaro
Francisco CrivelaroPermalink

Olá Ricardo.
Gostaria da sua ajuda. Passaremos um dia em Bariloche, e no dia seguinte, cedinho, gostariamos de fazer o Cruce-de-lagos até puerto Varas. Vc acha que lá em Bariloche conseguimos comprar esse pacote?,,, Essa travessia pode ser feita em 01 dia?... Se formos pernoitar nesse dia do cruce, vc acha melhor dormir em Peulla, Puerto Vara ou Puerto Montt? É que no dia seguinte temos que pegar um voo pra Santiago. Muito agradecido
Francisco

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco!
Saiba tudo sobre o Cruce neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

Jackie
JackiePermalink

Olá Daniel, eu não posso dar opinião qt a outra cidades, mas em relação a Santiago/Vinã e Valparaíso, embora cansativo, acho possível.
Fui ano passado pra Santiago em lau de mel. Dá pra fazer Vina e Valparaíso em um dia apenas, saindo cedo de santiago e voltando à noite. Fizemos isso um dia. É cansativo, mas dá. No entanto, se eu fosse novamente, especialmente no verão, ficaria uma noite em Viña para ir ao Cassino. Achei a cidade bem bonita e acho que deve ser bem agradável no verão.
Bom, então vc gastará 1 dia inteiro pra Vinã/Valpo. Em outro dia, você pode ir a Concha y Toro por exemplo - ah, sim e no caminho para Viña tb é possível fazer uma parada rápida em alguma vinícola - e isso tomaria uma tarde toda.
Sendo assim você ficaria apenas com uma manha e noite e mais um dia em Santiago.
Nesse tempo dá para fazer um passeio pelo centro e ir a pelo menos dois dos dezenas de maravilhosos restaurantes da cidade.
Boa viagem!

Jackie
JackiePermalink

Ah, sim, como vc vai no verão não mencionei a cordilheira, mas talvez valha o passeio mesmo fora de temporada de ski.
Abs,

Daniel Martins
Daniel MartinsPermalink

Pessoal, quero fazer o trajeto de Puerto Montt até Bariloche de carro. Alguém já o fez, é tranquilo? Estarei indo na segunda metade de agosto. Se estiver nevando, continuo conseguindo fazer o trajeto? Alguém sabe indicar o caminho, sendo que imagino fazer o mesmo feito pelos ônibus. Sabe se existem locais para paradas para descansar e comer?
Obrigado.

Rosane
RosanePermalink

Ola Daniel. Meu marido, eu e meus dois filhos fizemos essa viagem no mes de julho. Não sei que carro voce pretende viajar, nós fomos de Ford Verona em 2000. Estava nevando muito. Em Puerto Montt, compramos correntes para os pneus e colocamos antes de começar a travessia. Uma das correntes se soltou durante o trajeto, e ninguém parou para nos ajudar. Estava -20 Graus. Para subir é tranquilo, porém na descida tem que ir bem devagar. Na cordilheira não tem lugar para parar, dura + ou - 1 hora e meia (subir e descer), uns 30 km. Para quem gosta de aventura, é muito bom. De Port Montt até Bariloche são 360 km. Tem que começar a viagem de manhã, porque a estrada(aquele pedaço) fecha às 16:00h. Abraco

Luciana Fiaux
Luciana FiauxPermalink

Também estou nessa super dúvida: ônibus ou cruces. Vou com meu marido em Agosto. Em 10 dias quero ir de Puerto Varas a Buenos Aires passando por Bariloche e San Martin para esquiar. Como não tenho muito tempo vou aproveitar para fazer os passeios lacustres já atravessando de um lado para o outro (saindo do Chile). E como não pretendo parar nenhum segundo nas férias, talvez Peulla seja perfeito para um dia de descanso. Foi essa a conclusão que cheguei depois de tudo que li. smile Também acho caro, mas férias são férias. Se der pra pagar, acho que vale a pena! O que vocês acham? abraços

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Oi pessoal, em 2009 fiz este trajeto de ônibus no inverno (junho/julho) e me pareceu bem tranquilo. As estradas são boas e, apesar da neve na beira do caminho, não houve nada fora do normal. Creio que como vão de carro e não estamos acostumados a dirigir nestes percursos, será importante mais atenção. No meu blog tem até um vídeo da estrada que pode ajudá-las a tomar a decisão http://essemundoenosso.wordpress.com/2009/07/09/de-volta-ao-chile-dois-puertos/
Espero ter ajudado. Abraços

Débora
DéboraPermalink

Olá! Irei em julho para Santiago, Puerto Varas e Bariloche. Pretendemos atravessar de ônibus mesmo por conta do tempo. Tenho algumas dúvidas e peço auxílio: 1º indicações de bons restaurantes em Puerto Varas e adjacências; 2º é a questão da Aduana chilena, meu marido certamente trará algumas garrafas de vinho chileno, terá problema na aduana? Agradecida pela ajuda!

Francisco
FranciscoPermalink

Olá galera. Acabei de chegar de viagem ARGENTINA/CHILE via cruce e lá me deparei com uma infeliz surpresa. É que na baixa temporada (novembro a maio...acho que é isso) não é possível fazer o CRUCE em 1 único dia, e sim em 02 dias com uma pernoite em PEULLA. Mas só fomos saber disso lá, na hora, pois em todos os blogs e pesquisas de internet não obtive essa informação (talvez seja novidade da própria e única concessionária que faz a travessia)... o que atrapalharia a nossa viagem, pois já tinha pago hotéis e voos dos próximos destinos. Então tivemos que ir de ônibus. O que ao final acho que compensou!rs!,,, pois o cruce de 02 dias ficaria em quase R$ 1.000,00 para cada um. E o Busão acabou saindo por uns R$ 44,00. Ah, o trajeto via ônibus também é lindo! ...inclusive com lanchinhos melhores que do avião!kkk

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Você só teve uma desagradável surpresa porque não consultou o Viaje na Viagem ANTES! Explicamos direitinho que no inverno é preciso parar em Peulla:
http://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

Débora
DéboraPermalink

Gente! Minha viagem é para a região do vulcão... Puerto Varas e Bariloche... Passagens compradas, hotel ainda não, menos mal, mas creio que está arriscado ir, o que vcs sugerem? Aguardo ajuda.Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Não há outra coisa a fazer senão acompanhar o noticiário. Se você está muito estressada com isso, modificar a viagem é uma decisão que faz sentido. Saiba, porém, que caso o pânico seja infundado (ou seja, as cinzas não causem mais transtornos do que causaram), é possível que os que não se assustaram aproveitem férias mais tranqüilas, sem os que cancelarão...

Suyane
SuyanePermalink

Olá! Estou com viagem marcada (e não desmarcada) para Santiago-Bariloche-Buenos Aires em 29/06. O Puyehue ainda não me fez desistir de conhecer Bariloche, prevista para 03/07. Caso o aeroporto ainda esteja fechado, penso em mudar minha passagem para Puerto Montt e atravessar de ônibus para Bariloche. Como está a região de Puerto Varas e Puerto MOntt com o vulcão? Foi afetada? Acha que vale a pena tentar, pois estarei com 2 crianças, de 10 e 8 anos. Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suyane! No momento a travessia está operante, mas se o vulcão voltar a soltar cinzas pode ser desativada. É uma viagem arriscada, em que você vai precisar de bastante jogo de cintura e muitos planos B para contornar eventuais dificuldades.

Mirian
MirianPermalink

Olá, alguém sabe me responder se os ônibus de Bariloche estão indo até Puerto Montt? Estarei em Bariloche no dia 15 (chegarei de ônibu pela Andesmar) e no dia 16 de julho e tenho de ir até Puerto Montt (já estou com hotel reservado lá (Puerto Montt).Obrigada a quem puder me responder.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirian! A passagem terrestre (paso Cardenal Samoré) fica ao lado de Villa La Angostura e permanece fechada.

Pode ser que na quinta-feira seja reaberta. Pode ser...
http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22342&ori=web

Informe-se sobre o Cruce de Lagos contactando http://www.cruceandino.com .

Kathleen
KathleenPermalink

Boa tarde, alguem sabe me informar o site de outra companhia de onibus que faça o trajeto puerto varas -> bariloche para comprar a passagem pela internet? pela busescruzdelsur não esta mais aparecendo disponivel para data que preciso (antes aparecia, será que já lotou? começo de agosto).
Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! As cias. que fazem o percurso são a Cruz del Sur e também a Via Bariloche. A rota neste momento está desativada porque a passagem Cardenal Samoré, perto de Villa La Angostura, está fechada. É possível que reabra nesta quinta-feira. Assim que a fronteira esteja liberada você deve conseguir reservar. Mas não se preocupe, dá para encontrar lugar às vésperas da partida.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! O Ricardo Freire conseguiu comprar na Cruz del Sur com cartão brasileiro (acabou não usando a passagem porque foi de Cruce).

O Cruce de Lagos aparentemente está funcionando.

Kathleen
KathleenPermalink

Obrigada pela informação! Eu vou passar tao poucos dias em bariloche que a cruce de lagos em dois dias infelizmente iria matar a viagem, hehe, espero conseguir ir de onibus mesmo.

gabriela sousa
gabriela sousaPermalink

Por favor precisooo muito de uma ajuda!! Eu irei passar 4 dias no Lago nahuel nuapi(acho que se escreve assim) num hotel que fica pertinho de das pistas de esqui de bariloche e gostaria de ir de lá para Santiago do Chile, o que me sugerem? Fazer o passeio cruce de los lagos e ficar em puerto montt, que já vi que está carísssimo e não sei se tenho que ir de avião para santiago ou se de ônibus tb é possível? Ou se pego um ônibus direto de bariloche para Santiago do Chile, vocês sabem se tem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Não há ônibus de Bariloche a Santiago, mas há ônibus tanto de Puerto Varas quanto de Puerto Montt para Santiago (11 horas). Há ônibus também de Bariloche a Puerto Varas ou Puerto Montt (5 horas). Só haverá neve e pistas abertas em Bariloche novamente em julho do ano que vem.

Fabiana
FabianaPermalink

Olá. Estou planejando minha viagem para Argentina e Chile. O roteiro aéreo é SP-Buenos Aires, Buenos Aires-Bariloche Santiago-Sp, sendo que pretendo fazer o Cruce Andino e ir de carro de Puerto Montt a Santiago. Minha dúvida é se vale a pena ficar alguns dias hospedada em PV ainda ou se devo partir logo no dia seguinte em direção a Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Fabiana! Quantos dias você tem de viagem?

Fabiana
FabianaPermalink

Oi Bóia!

Estou perdida com meus roteiros... A grande preocupação é porque iremos eu, meu marido e nossa bebê de 6 meses e isso exige uma programação cautelosa! Espero contar com sua ajuda e de outros experts em roteiros no Chile!! wink

Vamos lá! Chegaremos em Buenos Aires dia 07/02 a noite e em Bariloche dia 18 a tarde, sendo que o vôo de retorno (Santiago a SP) é dia 04/03 pela manhã.

O plano inicial era fazer o Cruce em 22 e 23/02 (contando tb com a ajuda de São Pedro) e resolver como distribuir os demais 10 dias entre o trajeto PV-Santiago, incluindo tempo para conhecer a própria Santiago, é claro.

Porém, descobri que alugar um carro em PV ou PM e devolvê-lo em Santiago me custará mais de 1500 reais! Abortei essa idéia e estou com duas possibilidades:

1) FAZENDO O CRUCE e ao chegar em PV, ficar por 2 dias, sendo 1 dia dividido entre Frutillar e vulcão Osorno e outro dia para Chiloé, com tours que vi pelo site da TurisTour) e partir de PV até Santiago de ônibus/trem, pela possibilidade de parar uns 2 dias para conhecer Pucon ou Chillan.

2) SEM FAZER O CRUCE, pensando em poupar o bols, poderia ir de ônibus de Bariloche para PV e ficar por lá 5 dias, fazer os passeios citados (Chiloé, Frutillar e vulcão Osorno) e adicionaria os passeios a Petrohué e Peulla indo e voltando no mesmo dia. Partiria para Santiago no mesmo esquema citado acima.

Que acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! O Ricardo Freire sempre recomenda alugar os carros localmente, devolver e fazer os grandes trajetos de avião ou ônibus.

O Cruce pode ser substituído por um passeio lacustre em Bariloche (ao lago Blest) e outro em Puerto Varas (ao lago Todos Santos). A escolha é do freguês grin

nelma
nelmaPermalink

Fabiana, lembre-se que viagem com criança é mais cansativa para os pais!! Tudo toma mais tempo.
Já fomos de Bariloche a Puerto Varas de onibus, é bem confortável a viagem. Depois voltamos para Bariloche pelos Lagos, é muito lindo! A viagem de onibus é uma viagem comum, não vimos atrativos no caminho.
Considere o preço do Cruce de Los Lagos versus os passeios pelos lagos em Bariloche e Puerto Varas, e tambem as passagens de onibus para ver no que dá. O problema é que se estiver nublado não dá para ver nada... Quando fomos, o dia estava sem sol, mas mesmo assim foi muito bonito.
Como bem disse a Boia, viajar é escolher. É a pior parte, acho eu, depois que a gente decide, tudo fica mais fácil!

Fabiana
FabianaPermalink

Ah, já ia esquecendo... Cogitei também comprar uma passagem aérea a parte, que encontrei por um preço razoável pela SkyAirline, de PM a Santiago, mas nesse caso, perderia a chance de conhecer Chilan/Pucon. Mas talvez possa fazer alguma outra coisa próximo a Santiago, ne?

Enfim, estou aceitando dicas e sugestões!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Viajar é escolher, e quando se escolhe é preciso abrir mão de algumas coisas.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-santiago-a-puerto-montt-de-carro-onde-parar/

http://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Mylena Costa
Mylena CostaPermalink

Bom, decidimos agora no final do ano fazer os trajetos Puerto Varas-Bariloche-Puerto Varas de ônibus, pois afinal lemos que eram somente 5 horas de viagem. Compramos as passagens pela internet pela ANDESMAR, uma empresa argentina. Chegando em Puerto Varas começou o suplício: ninguem sabia de onde a tal da Andesmar partia. Procurando, conseguimos encontrar o local (em frente a um centro comercial). O onibus saiu na hora certinha, mas foram 8 horas de viagem, tanto na ida quanto na volta.Na volta o onibus chegou atrasado na rodoviária de Bariloche a inda ficamos esperando 1h30 para que o cara que coloca as malas arrumasse tudo..eita falta de boa vontade, viu! Nunca comprem passagem por essa Andesmar.. uma zona só. Os lanches de todos que estavam com a gente estavam vencidos. Banheiro sem água, caos total. Ainda fomos um pouco mais confortaveis, pois compramos cama e nao semi-cama. Comprando cama vc vai embaixo e sao somente 10 pessoas. As paradas nas fronteiras sao meio chatinhas, mas como estavamos embaixo, saiamos correndo na frente do onibus inteiro. Perguntei se a empresa chilena Cruz del Sur era melhor e a resposta foi negativa. Se puderem, comprem pela VIA BARILOCHE. Onibus novinhos, uma gracinha.. nao sei como é a pontualidade deles, mas a empresa parece ser melhor!

Mylena Costa
Mylena CostaPermalink

No site da ViaBariloche nao aparece a ida pra Puerto Varas, mas eles fazem!

wilson
wilsonPermalink

Estou querendo fazer a travessia de Puerto Varas para Bariloche de ônibus no dia 13/02 e retorno no dia 15/02. Tenho algumas dúvidas:
1- Quais as empresas que fazem esse trajeto? 2- A frequência é diária? 3- Qual é o preço?
Antecipadamente obrigado.
Wilson

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilson! Eu te respondi aqui: http://www.viajenaviagem.com/americas/americas-a-z/comment-page-5/#comment-190661
Mas, se você leu o post acima, já achou a informação mrgreen

Patricia
PatriciaPermalink

olá!
estamos imaginando ir no fim de maio início de junho, como é o tempo nessa época?
temos duas filhas, uma com 6 outra com 2, o que vc. acha sobre fazer o passeio com as duas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! Estará bastante frio, mas provavelmente não haverá neve em Bariloche.

Nesta época o Cruce requer um pernoite em Peulla.

Leve em consideração que o lado argentino ainda sofre de vez em quando com as cinzas do vulcão Pueyhue, que ainda não apagou.

Ricardo
RicardoPermalink

Olá, bom dia a todos!
Se possível gostaria de uma ajuda de quem puder:
Alguém sabe informar se o aeroporto e a rodoviária de Puerto Montt é muito distante do Centro? Estarei indo agora em abril para o Chile partindo de Buenos Aires para Puerto Montt. Irei de ônibus de Puerto Montt para Bariloche. Devo ficar uns 5 dias entre essas duas cidades com retorno por Puerto Montt. Será que alguém poderia passar algumas dicas? Como vou sozinho estou meio apreensivo e buscando tudo o que puder de informações. Tentei buscar horários de ônibus pelo site da Via Bariloche mas eles por lá nada informam.
Desde já agradeço a todos.

Ricardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Tente no Cruz del Sur, conforme indicado no post.. A rodoviária é central, o aeroporto fica a 15 minutos de táxi.

http://www.busescruzdelsur.cl/

Andre Duarte
Andre DuartePermalink

Olá, Eu quero fazer a travessia, só q de onibus. Será quem em bariloche tem coisas legais para fazer no verão? pretendo ir dia 16 de Dezembro. Existe alguma chance de ver neve mesmo no verão?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andre! Veja o que o Comandante fala sobre Bariloche no verão: http://www.viajenaviagem.com/2010/03/bariloche-sem-neve-bonito-de-todo-jeito/

Andre Duarte
Andre DuartePermalink

Fala pessoal, estou aqui de novo pra atormentar com perguntas. Quero fazer a travessia de onibus, de P. varas até bariloche. É necessario comprar a passagem aqui do brasil? ou dá pra arriscar e comprar na hora lá em puerto varas mesmo?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Compre lá mesmo!

Roberta Maués
Roberta MauésPermalink

acho que não vale a pena fazer a viagem por debaixo de chuva. Você fica dentro do Catamarã e nem pode aproveitar a vista. Falo por experiência própria que fiz a travessia dos lagos em dois trechos por de baixo de chuva e um apenas por debaixo de sol.

Rogério Coradini
Rogério CoradiniPermalink

Amigos,
Farei a viagem Puerto Montt/Bariloche/Puerto Montt de carro e gostaria de saber se alguém tem alguma dica sobre locação de veículos em Puerto Montt.
Valeu galera!!!
Abs.

Maiara Pedroso
Maiara PedrosoPermalink

Oie!! Estamos pretendendo fazer a travessia Puerto Varas-> Bariloche em torno de 14/09 saberia me informar se é uma boa época para apreciar o passeio de barco ou melhor ir de onibus? Outra dúvida se podemos pegar neve em Bariloche nesta época? Valeuuuu!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maiara! Pode ser que você ainda pegue neve. A travessia de barco no inverno envolve pernoite em Peulla, então é melhor fazer de ônibus, deixando para fazer os passeios de barco localmente, dos dois lados.

Milena
MilenaPermalink

Olá Bóia,

Será que em setembro ainda é necessário pernoite em Peulla, para fazer a travessia? É que vi num site que a obrigatoriedade é de maio a 31 de agosto. Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! A única certeza é verificando no site do Cruce.

Milena
MilenaPermalink

Gostaria ainda de uma opinião. Chegarei em P. Varas em 08 de setembro e pretendo ir p/ Bariloche dia 10. É possível deixar pra reservar o cruce quando chegar em P. Varas ou é preciso mais dias de antecedência? A dúvida é diante clima. Se estiver chuvoso, acho que o ideal é ir de ônibus, né? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Dá para reservar ao chegar. Ainda assim, com dois dias de antecedência você não terá certeza do tempo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Celina! É possível que só um lote de passagens seja vendido pela internet e outras sejam deixadas para vender na hora. Há muitas companhias que fazem o trecho, não é só a TurBus.

Maria Celina
Maria CelinaPermalink

Oi Bóia

Só hoje verifiquei o post. Obrigada pelo retorno, mas será que arrisco cumprir o meu roteiro (saio 16/10 p/ Valparaiso)? Tornei a entrar no site e realmente os dias 16 e 17 não estão disponíveis. Já com relação ao site da Pullman, que entrei agora, as vendas estão abertas até 01/09. Então o negócio é aguardar ou arriscar.
Um abraço.

Celina

Milena
MilenaPermalink

Olá!

Pretendo fazer de ônibus o trajeto Santiago-Puerto Varas no inicio de setembro. Vc sabe se nesta época a estrada pode estar interditada? Isso é comum, devido ao clima? É que lí em algum site sobre isso, dizendo que o ideal seria no verão...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Não se atravessa a cordilheira para ir ao sul, então não há perigo de interditarem a estrada. A estrada que fica interditada às vezes é a que vai para Mendoza.

Luciana
LucianaPermalink

Pretendo fazer em abril de 2013 8 dias inteiro em Bariloche e 3 inteiro em El Calafate.
É tempo suficiente nestes lugares?
Obrigada.

Luciana
LucianaPermalink

corrigindo: 8 dias inteiros em Bariloche e 3 dias inteiros em El Calafate

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana. É suficiente.

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada.Tem sugestão do que pode ser feito no mesmo dia em Bariloche?obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Há passeios para o Circuito Chico, o Cerro Catedral, passeios de barco ao Bosque de Arrayanes na Ilha Victoria, passeio de barco pelo Lago Blest, esquibunda no Piedras Blancas se houver neve, passeio a San Martín de los Andes pela Ruta dos 7 Lagos se a estrada estiver liberada.

Luciana
LucianaPermalink

Como é em abril não terá neve.Obrigada pelas dicas.

Márcia Balassiano
Márcia BalassianoPermalink

Gente, acabei de fazer a cotação para atravessar de Bariloche para Puerto Varas de ônibus e fazer os 3 passeios nos lagos e deu um total de 230 dolares por pessoa ao invés dos 290 dolares do Cruce Andino. Isto para Janeiro. O ônibus está 30 dolares e cada passeio esta na faixa de 65 e 70 dolares. Não achei que compensa cruzar de ônibus. A diferença (60 dolares) é pouca se pensar que tem que ir até a rodoviária e ainda ir até os lagos para fazer os passeios sem transfer.

Luciana Leme
Luciana LemePermalink

Olá! Gostaria de um esclarecimento, por favor... O post fala que existe uma tarifa especial para brasileiros no Cruce, mas não encontrei nada a respeito no site http://www.cruceandino.com. Como conseguir este desconto? Existe outro site para comprar/reservar o passeio com esta tarifa especial?
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! O desconto promocional, quando é aplicado, é concedido apenas para compras na loja do Cruce. Não sabemos se continua sendo praticado.

Itamar Ferreira
Itamar FerreiraPermalink

Oi,
Planejava passar 6 dias em Santiago, mas depois de ler sobre Porto Varas,estou pensando seriamente em ir a Porto Varas de onibus e voltar para Santiago nesses 6 dias. Vale à pena o sacrifício?
Obrigado,
Itamar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Itamar! São 11 horas de viagem. Recomendamos pelo menos três dias inteiros na região dos Lagos; você vai prejudicar bastante sua estada em Santiago.

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Olá a todos! Como estou sempre montando minhas viagens a partir do VnV, vou deixar minha impressão do Cruce de Lagos, que fiz em 19/11 de Bariloche a Puerto Varas:
Saímos do hotel Cacique Inacayal às 9:30h para ir ao hotel LLao LLao, onde começa o passeio propriamente dito, em Puerto Panuello, pelo lago Nahuel Hualpi. Demos muita sorte, pois o nosso guia era o Eduardo! Outro ponto positivo foi o sol, que não nos abandonou um só momento. O próprio Eduardo comentou que não chover não é comum. Chegamos a Puerto Blest 1h e 10min depois. Outro ônibus, para Porto Alegre e daí um barco de menor porte navegando pelo lago Frias cerca de 20min. Em Puerto Frias passamos pela Aduana mas só olharam documentos. Em Peulla, acredito que pelo adiantado da hora, não verificaram muitas bagagens ( a minha não). Estavam à procura de artesanato de madeira (?). Ao contrário do Riq, gostei de Peulla; passamos pouquíssimo tempo lá, só mesmo para almoçar. Mas eu não me atiraria no lago se tivesse que passar mais tempo lá...
O que eu mais gostei foi o percurso pelo lago Todos os Santos (Esmeralda), incrível aquela cor da água! O Osorno também estava a descoberto e majestoso. O ponto fraco é o trajeto até Puerto Varas, pois também não pudemos ver os saltos de Petrohué (parque fechado). O guia chileno era muito simpático também e parou para fotografarmos o Osorno e Cerro Tronador.
Em resumo, foram cerca de 12h de vagem. Eu e meu marido recomendamos, mas que é cansativo, é. Mas nada que a visão do Osorno (sem nuvens) ao chegar no quarto do hotel não recompense.

Liz
LizPermalink

Olá a todos,
Vou viajar para Puerto Montt em Julho deste ano e gostaria de saber se tanto o trajeto de ônibus, quanto o Cruce operam tranquilamente no inverno.

Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liz! Operam. Recomendamos, no inverno, ônibus, para não precisar pernoitar em Peulla.

Leia:

Como é o Cruce de Lagos