Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

740 comentários

Oi, Ricardo!
Primeiro comentário no teu blog!!!! Adorei o livro “100 dicas…”. Comprei antes de ir a Baires há 3 semanas e as dicas foram muito úteis.
Já fiz esta viagem de Mendoza a Santiago de ônibus (tenho fotos incrivelmente parecidas com as tuas, enlouqueci com as cores das montanhas e os “caracoles”) e voltei de Santiago pelo mesmo caminho de carro, com um grupo de amigos, uma festa! Paramos em Puente del Inca e mergulhamos os pés em uma pequena piscina de águas termais que borbulhava, chamavam de “taça de champanhe”. Foi demais! Deu saudades, o passeio foi em janeiro de 2004, long time ago…
Virei fã do blog, aproveito pra ler comentários sobre viagens pelo eixo Argentina-Uruguay, já que meu marido e eu estamos planejando 8 dias de férias no final de abril.
Abraços

Olá Riq
é possível fazer Mendoza, Rosario e Córdoba em uma viagem só? Tipo, um delas como base – Córdoba? – e as outras em passeios mais curtos?
Obrigada

    Você pode fazer três bases para visitar os três arredores, mas usar uma dessas cidades como base para bate-voltas às outras não dá não.

Essa viagem é realmente muito bacana. Quando eu fiz tava tudo coberto de neve… muita neve … o que deixava a estrada ainda mais perfeita…

Olá Ricardo!
Faremos esta viagem de Santiago a Mendoza de onibus no final de abril. Vc pegou muito frio no alto da cordilheira? Como está a cidade de Santiago? E Mendoza, o que vc nos indica para conhecer?
Obrigada! E parabéns pelas reportagens!
Marcio

    Viajei de mangas curtas e peguei um pouco de frio na aduana. É bom deixar o casaco do lado de fora da mala.

    Santiago está OK, só algumas vinícolas ainda não estão recebendo visitantes ou fazendo visitas completas. Cheque antes de ir.

    Mendoza tem degustações em vinícolas, passeios à base do Aconcágua e muitas atividades de ecoturismo de aventura.

Ricardo, não sei se está procurando dicas de Mendoza, mas mesmo assim vou recomendar a Ampora Wine tours, que faz visitaçes a viniculas que achei maravilhosas e super bem escolhidas (além dos guias serem muito bons e atenciosos o grupo é bem limitado, num dia fomos só nos, no outro, nós e um casal)e tambem o The Vines, na praça central da cidade, que tem ótimas degustaçoes por precos muito bons.
Mira

    Acabei alugando um remis para fazer um tourzinho bem específico (vim sem reservas e está tudo lotado pra Semana Santa). Mas vou no Vines of Mendoza, sim (usei o guia deles para escolher a vinícola que visitei).

Peguei um Cata de Buenos Aires para Mendoza no janelão da frente! Acho que a desenvoltura das rodomoças deveria ser mencionada 😉

Essas paisagens são estonteantes. Eu nunca me impressionei tanto com um lugar. Senti uma paz imensa. Quero voltar e conhecer mais coisas 🙂

Quando estivemos em Mendoza fizemos o trajeto pelas montanhas até a fronteira com o Chile. A paisagem é realmente sensacional!!! Quando chegamos próximos à fronteira pegamos neve e o Aconcágua estava bem visível. Foi lindo!!!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito