Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

742 comentários

só mais um esclarecimento sobre atravessar a fronteira argentina/chile de carro: não tem essa taxa de 250 dólares não. tem um pedágio que tem que ser pago dentro da imigração, mas equivale a uns 15 reais. se tiver alimento perecível no carro tem que declarar, porque senão a multa é pesada (declarando ou não, vai perder os produtos). atualmente tanto argentina quanto chile estão em alerta por causa da mosca do mediterrâneo e a fiscalização tá intensa.

    A taxa que estavam falando é de devolução de carro alugado em outra localidade e não de entrada de carro de outro país.

Olá pessoal, parabens! exelente as suas dicas, tira muitas duvidas pretendo ir de ônibus de Mendoza para Vina Del Mar, no final de abril ou inicio de maio de 2010 o que acham, a data é boa? tem ônibus de Mendoza p/ Vina? devo comprar passagens para criança de 04 anos? qual a temperatura no final de abril?

Abraços e Boas Viagens a todos.

    Obrigado, Ricardo, comprei minhas passagens para maio, tenho muito tempo e quero me imformar bastante. meu roteiro será (avião) de S. Paulo B. Aires, depois Mendoza 1 noite, dia seguinte (ônibus} pelas cordilheiras até Vina del Mar, 2 noites em seguida Santiago 3 noites, Fialmente S Paulo, o que acha? tenho certeza de que grande parte de suas dicas me serão úteis, estou muito animado e acho que vou curtir bastante a viagem, ou melhor já estou cutindo, pois para mim a viagem começa desde a programação.

André, eu achei Vinã Del Mar muito Punta Del Este, prédio e cassino. Depende do que você gosta, mas se quiser praia de verdade vá uns 20kms a mais pro norte e conheça a região de Zapallar.

o pessoal tá perguntando ali das burocracias, vou dar uma dica. fomos de carro próprio (desde SC!) e pra passar da argentina pro chile é um bando de papel e tempo perdido, mais de duas horas na imigração, revista com cachorro e o diabo. a aduana da volta é um pouco mais tranquila e rápida, mas o tanto de papel é o mesmo. e isso que era carro próprio, de carro alugado parece impossível mesmo.

fiz esse percurso de carro, cheguei ontem. é a-ni-mal!

    Olá Iene! Estou indo para Santiago e gostaria de fazer o passeio para Mendoza de carro, mas já ouvi muitas pessoas dizendo que não vale a pena, que é muito caro e cheio de burocracias para sair com carro alugado do país, como foi para você? você retirou o carro e devolveu em Santiago? Realmente é muito caro?

Ricardo, pretendo fazer a rota Santiago-Mendoza em Março de 2011. Infelizmente vou ficar apenas 04 dias em Santiago… Vc recomendaria fazer este passeio para Mendoza ou visitar Vina del mar e valparaizo ?

    Essa viagem é só para quem vai às duas cidades, de preferência sem precisar voltar.

    Se quiser muito ir à montanha, há passeios organizados a Portillo, no alto da cordilheira, na fronteira. Informe-se no seu hotel, todos os passeios estão disponíveis na recepção.

Sabe informar se essa rota de Santiago para Mendoza funciona normalmente nos meses de junho e julho, devido à neve?

    Funciona normalmente, menos quando neva 🙂

    Ou seja: podem ocorrer interdições na estrada sempre que cair uma nevasca.

Prezado Ricardo Freire
Gosto muito de viajar, estou com bonus Tam/conveniadas para utilizar
com o retorno até 12/03/2010. Gostei da idéia de viajar de onibus,
veja se é viável: S.Paulo/Santiago-Lan Chile, Santiago/Mendoza – oni
bus – Mendoza/Cordoba – onibus e Cordoba/SP Lan Chile.
Se for víável e souber os preços das passagens, fv informar.
Santiago Mendoza =$ 14.000,00 = +- R$ 50,00 -Semi Leito
Mendoza/ Cordoba ????
Agradeço por essas como tambem por qq outra informação.
Abraços
H.P.G.

Ricardo,

Vc acha que vale a pena, alugar um carro e ir de Mendoza para Santiago ?

    RIcardo,

    Na sua opinião porque é melhor ir de ônibus?Com carro tenho mais liberdade para parar, tirar fotos não acha?

    É uma confusão atravessar fronteira de carro. Se o carro for alugado, então, é impossível.

    José Carlos,
    Além da burocracia, há uma taxa de U$250,00 dólares (só pela travessia). Vou de Mendoza para Santiago de ônibus(a passagem custou 110 pesos).

    Sobre o dilema “como comprar a cadeira da frente do piso superior do ônibus” entrei em contato com o sistema de venda de passagens da Andesmar por telefone (para quem se interessar, uso o justvoip – preço de ligação local) e confirmei com a atendente o número correto da poltrona.

    Para curtir a paisagem, fotos e conhecer os principais pontos turísticos da estrada (Uspallata, Puente del Inca, Parque do Aconcágua, mirante do Cristo redentor, entre outros) contratei um remis em Mendoza.

    Atravessei essa fronteira de carro alugado(ida e volta, só ida é impossível) e não paguei esses US$250,00. A locadora preparou a documentação necessária e foi tranquilo. O trajeto é maravilhoso, mas difícil.

    Por favor pode me dizer como foi esta travessia, estão nos colocando medo dizendo que na fronteira com carro alugado, eles pedem várias coisas, um seguro especial e etc.

    Oi Tania,

    Realmente são necessárias diversas providencias especiais, eu aluguei com uma empresa local, avisei que queria atravessar a fronteira e em 2 dias eles preparam toda a documentação necessária, uma pasta bem gordinha. Na aduana, como disse, foi tudo muito tranquilo.

    Oi Tania, vc saberia dizer o nome da empresa que alugou o carro?

    Vanilza,

    Sei que já faz tempo, mas vc conseguiu conversar na Andesmar, em sua viagem Santiago-Mendoza, para saber sobre as poltronas da frente. Por acaso vc lembra quais são os números destas poltronas?

    Obrigado

    Olá, Luiz! Ao reservar pela internet você verá o mapa de assentos!

    Oi Luiz,
    as primeiras poltronas do piso superior são a 10, 11, 12 e 13. Mas esta informação só vale para os ônibus da empresa andesmar (saída às 7:30 de Mendoza). Eu conferi no site de novo e para este horário são estas poltronos. Espero que dê tudo certo!
    A viagem é linda, vale a pena! Se precisar de mais alguma informação é só falar.

Olá Riq. Analisando suas dicas, vi que o melhor mesmo é ir de ônibus entre Santiago e Mendoza. Vou no carnaval/2011 com mais duas pessoas que não têm passaporte, apenas carteira de identidade. Há algum problema na passagem da fronteira por causa disso? Obrigado.

    Hélcio,

    To indo para lá no carnaval de 2011 também e estou buscando as melhores opções. Vou chegar em Santiago dia 04/03 e só volto para o Brasil dia 10/03. Vocês vão partir de onde? estou indo sozinho e buscando cia, pq to com vontade de alugar um carro ao invés de ir de ônibus.
    Tá afim de manter contato para trocar informações?
    Meu msn: [email protected]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito