San Martín de Los Andes: Rota dos 7 Lagos e Paso Córdoba

Chegando a San Martín de los Andes

Depois de dois dias descansando, comendo muito bem e não se cansando de olhar para o lago em Villa La Angostura (não, ainda não postei sobre isso), pegamos o carro para ir a San Martín de Los Andes, vilarejo aonde se chega por algumas das estradas mais bonitas da região de Bariloche.

Na Rota dos 7 Lagos

Fomos por uma destas estradas, a Rota dos 7 Lagos, dormimos em San Martín e voltamos no dia seguinte por outra estradinha panorâmica, que atravessa o Parque Lanín e serpenteia pela Passagem do Córdoba (Paso del Córdoba).

Para quem está em Bariloche, a Rota dos 7 Lagos começa a 85 km da cidade, passando o centrinho de Villa La Angostura. O início da estrada é asfaltado, e passa ao longo de um braço do lago Nahuel Huapi e também do lago Correntoso.

Na Rota dos 7 Lagos

Mais adiante você vira à direita na Ruta 234, que tem 51 km de cascalho. É nela que estão os outros cinco lagões, mais alguns laguinhos que não entram na conta.


Atualização: desde 2015, a estrada da Rota dos 7 Lagos está totalmente asfaltada.

O cascalho

O ideal é fazer essa viagem num dia superensolarado, para ver a verdadeira cor da água. Eu não tive essa sorte — apesar da previsão ser de sol, o tempo foi nublando pelo caminho.

Na Rota dos 7 Lagos

Outra idéia bacana é trazer um farnelzinho (!) e fazer piquenique à beira de qualquer um dos lagos. Todos têm áreas de camping ou praias públicas indicadas na estrada.

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

Na Rota dos 7 Lagos

110 km depois de te Villa La Angostura (195 km de Bariloche) você chega a San Martín de los Andes, uma cidade simpaticíssima à beira do lago Lacar — o mais impressionante da rota, por estar espremido por um fiorde. Vou falar com mais detalhes de San Martín num post específico; este aqui é para falar dos caminhos.

Na orlinha de San Martín

No dia seguinte escolhemos voltar via o Paso del Córdoba mais para variar o caminho; não tínhamos muita expectativa pela paisagem.

Acontece que… gostamos mais desse caminho do que do outro :mrgreen:

Na Ruta 63

Primeiro, porque é bem menos percorrido — tem menos movimento (e, nessa época seca, menos poeira). E depois, porque lá pelas tantas começam a aparecer formações rochosas louquíssimas.

Atravessar o Paso del Córdoba é emocionante (e perigoso, também; se vier um carro a toda na outra direção, pode te jogar desfiladeiro abaixo). A foto não dá conta de passar o risco.

O Paso del Córdoba

O Paso del Córdoba

Por este caminho, são 61 km de cascalho. E a distância de San Martín a Bariloche, 160 km.

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Na Ruta 63

Tem também um caminho inteiramente asfalto, que vai por Junín de los Andes, em 260 km. Mas este não passa nem por lagos, nem pelas rochas do Parque  Lanín.

Leia mais:

140 comentários

Qual a diferença do cruce andino e do passeio dos 7 lagos?

    Olá, Sonia! A Rota dos 7 Lagos é uma ESTRADA que vai de Villa La Angostura a San Martín de los Andes, costeando diversos lagos. Você vai de CARRO, VAN ou ÔNIBUS. O Cruce Andino faz a TRAVESSIA de 3 lagos em direção ao Chile. Você vai de BARCO.

Vale a pena ir em maio?? Os passeios ainda estão funcionando?
Já dá pra esquiar? E ver neve?

    Olá, Juliana! As estações de esqui só abrem em julho. Pode haver neve se tiver havido nevascas prematuras.

O Riq comentou neste post que falaria com mais detalhes de San Martín num post específico.
Chegou a publicar? Estou em busca de mais informações sobre o local.
Precisando de dicas de hospedagem e passeios na região, além de escolher entre carro alugado e passeios contratados…
Por vezes há tantas dicas também nos comentários…

Planejando 10 dias na rota dos 7 lagos e antes de emitir a passagem bateu a dúvida sobre qual a melhor opção de roteiro considerando que prefiro estar na cidade do aeroporto no dia da volta.
Devo chegar por Bariloche. Então, parto de lá direto para San Martin de Los Andes para iniciar a rota e já estar em Bariloche no dia da volta, ou faço um roteiro circular?

    Olá, Sheila! Tente dormir a véspera no lugar onde for pegar o voo de volta.

Esse caminho da volta que vcs fizeram é todo em cascalho?? Parece que isso pode incomodar ou prejudicar o carro, sei lá.. ou é tranquilo de passar??

Pretendo fazer de moto este passeio o que indica qual o melhor roteiro

    Olá, Antônio! Procure foruns de motoviajantes. É um conteúdo muito específico que precisa ser adquirido junto a quem tem experiência no gênero.

Bota noite!! Sabem se é possível fazer esse caminho de carro em junho? Pois vi que no inferno a estrada pode estar fechada por causa do perigo do gelo no asfalto. Obrigado

    Olá, Daniel! NO inverno, só faça passeio em lugares de neve com agência.

Olá, estamos planejando viagem para Bariloche em julho.
A ideia é alugar carro para termos mais independência nos passeios e conhecer a região.
Vc já teve esta experiência? Como fica esta logística para nós brasileiros no caso de neve para andar pela cidade e arredodores e tbém ir até Vila Angostura e San Martin?
Obrigada

    Olá, Carla! Pode haver gelo na pista. Não recomendamos.

Olá!! Existe alguma agencia que leve até San Martin partindo de Bariloche. Gostaria de conhecer, mas como vou no auge do inverno prefiro que alguem acostumado com neve dirija. Existe bate e volta ate lá?

    Olá, Fabiany! Procure nas agências locais o passeio Circuito Grande.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito