À Toscana, com a Roberta Ristori

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Paisagem toscana. Foto: Giro pela ToscanaRoberta Ristori é brasileira e faz parte dos Giovascani, um grupo multinacional de jovens de origem toscana criado para promover a terra de seus ancestrais. Seu site, o Giro pela Toscana, revela as belezas, os segredos e as pegadinhas da região, com familiaridade tanto com o assunto quanto com o leitor.

Na home há um menuzinho escondido logo abaixo do cabeçalho. Clique em "Selecione um marcador" e você vai ser levado a todos os posts sobre um mesmo tema. Especialmente úteis são o Planejamento de viagem, Agriturismo e Moda (com informações também sobre outlets); os posts também podem ser consultados por cidades (de Arezzo a Montalcino a Siena).

Buon viaggio!

30 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Otima dica, mesmo. "Descobri" a Roberta ao ver que ela me "seguia" no twitter; mas dai me apaixonei pelo blog dela, favoritei e hoje sou eu quem a sigo grin

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Adivinha se eu gostei desse blog? Quase nada!
Um dos posts mais legais do blog é esse:
http://giropelatoscana.blogspot.com/2009/11/toscana-com-pipoca-filmes-rodados-na.html
Sobre os filmes rodados na Toscana.
Vou rever todos.
Roberta, parabéns!
Em julho estarei por aí!

Roberta Ristori
Roberta RistoriPermalink

Gente, vcs. nem acreditam o quanto estou eufórica e honrada pelo meu querido filho "Giro pela Toscana" fazer parte do sensacional "Viage na Viagem" e receber os comentários de Mari Campos e Paula Bicudo! Riq, Mari, Paula, super obrigada!
Beijos a todos e espero que continuem acompanhando minhas epopéias pela Toscana! Ah, o Giro também tem uma Fan Page no Facebook, onde posto outras notícias sobre eventos e outras coisinhas que rolam por lá!

Roberta Ristori
Roberta RistoriPermalink

Tão feliz e honrada que ainda cometi a gafe de errar a grafia do "Viaje na Viagem!rsrs

Barbara
BarbaraPermalink

A Roberta eh fera! Eh por isso que ela foi chamada pela Regiao Toscana para participar de um projeto tao especial!

Aproveito para divulgar os canais oficiais em lingua inglesa da Regiao Toscana:

http://www.allthingstuscany.com

Um abraço,

Barbara Bueno

Zentopeia
ZentopeiaPermalink

ai que saudades da Toscana que visitei faz hoje 1 ano... florença, siena... foi bom recordar smile

Christine
ChristinePermalink

Este blog está sendo a minha bússola principal, para a minha segunda viagem pela Toscana! Obrigada Riq pela excelente dica...e obrigada a Roberta pelos seus relatos tão apaixonados...me viciei no seu blog!

Ale Tricolor
Ale TricolorPermalink

Riq, sensacionais as dicas da Roberta!

Roberta Ristori
Roberta RistoriPermalink

Ale e Christine, obrigada pelos elogios! = ) Fico muito feliz que estejam gostando do Giro pela Toscana! Riq, muito, muito obrigada, mais uma vez pela força, essa sua indicação vale ouro! Muita gente tem me achado por meio do Viaje na Viagem! Beijos a todos.

Tania Saldanha
Tania SaldanhaPermalink

Roberta em primeiro lugar te digo q estou encantada com o teu blog. Gostaria de dicas bem praticas. Chego em Roma dia 6/09 e parto de Milao dia 14/09.Gostaria de uma orientaçao qual o melhor roteiro pela Toscana neste periodo De carro ou trem, penso q como såo poucos dias talvez de trem seja melhor.Espero tu resposta o mais breve possivel.Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De trem tem aqui: http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

De carro, simule em http://www.viamichelin.com .

Não deixe de entrar no blog da Roberta.

Roberto Martorelli
Roberto MartorelliPermalink

Ricardo, ola. Estou planejando uma viajem à Toscana e pensei em estabelecer 2 bases como segue:

1) Monteiriggioni (2 dias) - dali exploraria além de Monteriggioni, Volterra, San Giminiano e Siena.

2) Castiglion Fiorentino (3 dias) - de onde exploraria Montalcino, Pienza, Montepulciano, a região de Chianti, Arezzo e Cortona

O que você acha? abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Aqui quem responde é A Bóia. O que você planejou é exatamente dentro do que o Ricardo Freire recomenda.

Lu
LuPermalink

Roberto,
Monterigioni é micro, mas uma gracinha. É super bem localizada p/explorar essa região e, talvez, tb, Chianti.
Castiglion Fiorentino eu ñ conheço, mas Pienza tb é um ótimo local p/base, pois é murada, antiga, tem bons restaurantes (p/jantar, qdo chegar), e um astral ótimo!! Fiquei no Piccolo Hotel del Valle, bem simpático.
Boa viagem!
Lu

Sheila
SheilaPermalink

É uma opção, mas eu não trocaria de hotel. Ficaria baseada em Siena, de onde dá pra ir a todos estes lugares e é bem central. Para Arezzo, talvez seja melhor ir de trem a partir de Siena. Mas eu a trocaria fácil por um tempo maior no Chianti. Recomendo ao menos uma visita a uma vinícola, com degustação e almoço. Ou até mesmo a hospedagem em uma delas, como a Dievole (Chianti) ou Fattoria dei Barbi (Montalcino).

Flavia
FlaviaPermalink

Olá Roberto, recomendaria hospedagem em San Gimignano, Firenze ou Siena e passeios de um dia a Monterigioni que é minúscula e dá pra se aproveitar em poucas horas.

Fiz a Toscana em 2 semanas há 2 anos, meu relato está no meu blog.

http://afrancesa.wordpress.com/2009/07/07/sob-o-sol-da-toscana/

Roberta Ristori
Roberta RistoriPermalink

Riq,
Ótimos links! Esse do Via Michelin não conhecia, super útil, obrigada! Aliás, mais uma vez, obrigada pelo incentivo!
Beijos!

Tania,
Desculpe a demora na resposta, fazia tempo que não acessava esse post que o Riq tão gentilmente escreveu sobre o Giro pela Toscana! Antes de mais nada, fico muito feliz que esteja gostando do blog! Recomendadíssimos os links que o Riq postou, muito bons e muito úteis (aliás, como tudo por aqui!). Me diga o que pretende ver na Toscana e quantos dias terá para passar por lá que te ajudo com meus palpites sim!
Beijos!

Thiers
ThiersPermalink

Prezados,

A viagem entre veneza e roma, com uma parada de 03 dias em Florença, é mais interessante com aluguel de carro ou de trem?

Abs,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Carro = viagens com tempo, para percorrer estradas vicinais, e de preferência se hospedar fora de cidades.

Trem = ideal para percorrer apenas cidades maiores, com tempo mais cronometrado, e fazer bate-voltas a partir de Florença.

http://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

conceiçao freitas
conceiçao freitasPermalink

Roberta quero agradecer pelas dicas, estive na Toscana em setembro, conheci Florença, Montalcino, San Gemignano, Arezzo e Siena.San Gemignano, cidade medieval lindissima,ruelas apertadas e um artesanato de cair o queixo. Montalcino, achei uma cidade adormecida, parece nao morar ninguem, muito bucólica. Siena, incrivel, a praça onde acontece o Palio é enorme, indescritivel, nem as fotos conseguem mostrar sua beleza, pena que cheguei a noite, mesmo assim deu p curtir aquelas ruelas apertadissimas onde as casas colocam as bandeiras nas janelas onde identificam a a qual paróquia pertecem. Suas dicas me ajudaram a conhecer esse lado italiano tao belo.Se alguem precisar de dicas, poderei contribuir:ceicafreitas@terra.com.br

Roberta Ristori
Roberta RistoriPermalink

Conceiçao,
Fico muito feliz que as dicas tenham ajudado e tenha curtido sua viagem pela amada Toscana!
Desculpe a demora na resposta, mas me mudei ha pouco tempo para Florença e a correria de casa nova é grande!
Agradeço mais uma vez ao Riq pelo espaço! = )
Beijos e abraços a todos!

Luiz Alberto
Luiz AlbertoPermalink

Pessoal, como sempre o "Viaje" arrebentando, agora com a dica do site da Roberta. Vou mergulhar nas dicas, mas antes de mais nada gostaria de uma dica: vou passar 16 dias na Toscana agora em julho.
Minha ideia era alugar alguma coisa em Florenca ou outra cidade para ficar como "base" e fazer viagens de carro para conhecer as cidades da regiao - se der vontade, pernoito numa dessas cidades, sem a necessidade de ficar carregando muita bagagem e ficar fazendo check-ins e check-outs de hoteis. Alguem tem dicas de sites ou outras fontes para aluguel de apartamentos ou pequenas casas nessa regiao (desculpem a falta de acentos).

Abs

Luiz Alberto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Alberto!
No site oficial da Toscana você acha tudo:
http://www.turismo.intoscana.it/

Luiz Alberto
Luiz AlbertoPermalink

Voces sao campeoes! Grato

Joel
JoelPermalink

Olá a todos! Em Fevereiro de 2011 fizemos uma viagem pelo Inverno na Toscana. Publicámos um relato da viagem com dicas no nosso blog. Façam o favor de blogar! ?

http://reviajar.blogspot.com/

Tópico sobre a Toscana:

http://reviajar.blogspot.com/2011/07/italia-2011-inverno-na-toscana.html

Fiquem bem! E boas viagens!

´Glória
´GlóriaPermalink

Oi Roberta
Vamos p/ a Italia na próxima semana, e ficaremos em Firenze 3 dias, sendo que pretendemos conhecer algumas cidades pequenas em 2 dias; dá para manter a base em Florença ou é necessário dormir em alguma p/ aproveitar o tempo? o que vc recomenda, que não dá p/ deixar de conhecer? Temos informações de Siena e San Geminiano, o que mais podemos fazer?

Reviajar
ReviajarPermalink

Olá a todos!

- A Primavera na Provença e Cotê D´’Ázur
- O Inverno na Toscana
- Veneza no Inverno

Relato de viagem com muitas dicas em:

http://www.reviajar.net

Fiquem bem! E boas viagens!

Paulo Leal Viana
Paulo Leal VianaPermalink

Roberta, vou chegar em roma dia 29 de abril, passando 4 dias por lá. Depois quero alugar um carro e ficar uns 5 dias pela Toscana, tendo como base Siena e depois reservando uns 2 dias para florença antes de seguir de trem para Veneza. Gostaria de algumas dicas sobre o que conhecer na região. Tinha pensado em San Gemignano, Pisa, Siena, Montalcino, Chianti. Gostaria muito de suas preciosas dicas para montar meu roteiro. Abraço

Beta
BetaPermalink

Olás Ricardo e tripulação, estou planejando um roteiro de aprox. 17 dias pela Itália, começando por Milão e indo até a Costa Amalfitana. Não incluí Roma pois já conhecemos de outras vezes. Estou com dúvidas em relação ao tempo que estou dedicando a cada cidade. Talvez esteja reservando tempo demais p/lugares que seriam rápidos de se visitar e reservando pouco tempo a lugares onde deveria aproveitar mais. Já vi em alguns posts que seria interessante incluir a região de Chianti, o que estou pensando em fazer no período em que estiver em Firenze. Tentei estabelecer poucas bases, mas como estaremos de carro, acho que poderíamos aproveitar mais tempo em cada cidade durmindo nelas mesmo e já pegando estrada no dia seguinte em direção às demais. Ah, estou planejando fazer o roteiro todo de carro. Ricando, não estou localizando seu post sobre sua viagem de carro à Itália! Muito obrigada! Segue o roteiro:

1. Milão (Chegada)
2. Milão-Como-Milão
3. Milão
4. Milão-Verona
5. Verona-Pádua-Veneza
6. Veneza
7. Veneza
8. Veneza-Bolonha-Firenze
9. Firenze
10. Firenze-Pisa-Lucca-Firenze
11. Firenze
12. Firenze-San Gimignano-Monteriggione-Siena
13. Siena-Montalcino-Montepulciano-Pienza
14. Pienza-Arezzo-Cortona-Assis
15. Assis-Positano
16. Positano-Amalfi-Ravello-Positano
17. Positano-Sorrento-Capri (de barco)-Sorrento-Positano
18. Positano-Pompeia (c/Vesuvio)-Napoles
Volta por Nápoles

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beta! Reduza as bases no sul da Toscana. Dos arredores de Siena, ou em Pienza, você faz tudo sem precisar trocar três vezes de hotel (Siena, Pienza, Assis).

Leia os últimos posts do Ricardo Freire de carro na Toscana em http://www.viajenaviagem.com/category/toscana