À Toscana, com a Roberta Ristori

Paisagem toscana. Foto: Giro pela ToscanaRoberta Ristori é brasileira e faz parte dos Giovascani, um grupo multinacional de jovens de origem toscana criado para promover a terra de seus ancestrais. Seu site, o Giro pela Toscana, revela as belezas, os segredos e as pegadinhas da região, com familiaridade tanto com o assunto quanto com o leitor.

Na home há um menuzinho escondido logo abaixo do cabeçalho. Clique em “Selecione um marcador” e você vai ser levado a todos os posts sobre um mesmo tema. Especialmente úteis são o Planejamento de viagem, Agriturismo e Moda (com informações também sobre outlets); os posts também podem ser consultados por cidades (de Arezzo a Montalcino a Siena).

Buon viaggio!

30 comentários

Olás Ricardo e tripulação, estou planejando um roteiro de aprox. 17 dias pela Itália, começando por Milão e indo até a Costa Amalfitana. Não incluí Roma pois já conhecemos de outras vezes. Estou com dúvidas em relação ao tempo que estou dedicando a cada cidade. Talvez esteja reservando tempo demais p/lugares que seriam rápidos de se visitar e reservando pouco tempo a lugares onde deveria aproveitar mais. Já vi em alguns posts que seria interessante incluir a região de Chianti, o que estou pensando em fazer no período em que estiver em Firenze. Tentei estabelecer poucas bases, mas como estaremos de carro, acho que poderíamos aproveitar mais tempo em cada cidade durmindo nelas mesmo e já pegando estrada no dia seguinte em direção às demais. Ah, estou planejando fazer o roteiro todo de carro. Ricando, não estou localizando seu post sobre sua viagem de carro à Itália! Muito obrigada! Segue o roteiro:

1. Milão (Chegada)
2. Milão-Como-Milão
3. Milão
4. Milão-Verona
5. Verona-Pádua-Veneza
6. Veneza
7. Veneza
8. Veneza-Bolonha-Firenze
9. Firenze
10. Firenze-Pisa-Lucca-Firenze
11. Firenze
12. Firenze-San Gimignano-Monteriggione-Siena
13. Siena-Montalcino-Montepulciano-Pienza
14. Pienza-Arezzo-Cortona-Assis
15. Assis-Positano
16. Positano-Amalfi-Ravello-Positano
17. Positano-Sorrento-Capri (de barco)-Sorrento-Positano
18. Positano-Pompeia (c/Vesuvio)-Napoles
Volta por Nápoles

Roberta, vou chegar em roma dia 29 de abril, passando 4 dias por lá. Depois quero alugar um carro e ficar uns 5 dias pela Toscana, tendo como base Siena e depois reservando uns 2 dias para florença antes de seguir de trem para Veneza. Gostaria de algumas dicas sobre o que conhecer na região. Tinha pensado em San Gemignano, Pisa, Siena, Montalcino, Chianti. Gostaria muito de suas preciosas dicas para montar meu roteiro. Abraço

Olá a todos!

– A Primavera na Provença e Cotê D´’Ázur
– O Inverno na Toscana
– Veneza no Inverno

Relato de viagem com muitas dicas em:

https://www.reviajar.net

Fiquem bem! E boas viagens!

Oi Roberta
Vamos p/ a Italia na próxima semana, e ficaremos em Firenze 3 dias, sendo que pretendemos conhecer algumas cidades pequenas em 2 dias; dá para manter a base em Florença ou é necessário dormir em alguma p/ aproveitar o tempo? o que vc recomenda, que não dá p/ deixar de conhecer? Temos informações de Siena e San Geminiano, o que mais podemos fazer?

Pessoal, como sempre o “Viaje” arrebentando, agora com a dica do site da Roberta. Vou mergulhar nas dicas, mas antes de mais nada gostaria de uma dica: vou passar 16 dias na Toscana agora em julho.
Minha ideia era alugar alguma coisa em Florenca ou outra cidade para ficar como “base” e fazer viagens de carro para conhecer as cidades da regiao – se der vontade, pernoito numa dessas cidades, sem a necessidade de ficar carregando muita bagagem e ficar fazendo check-ins e check-outs de hoteis. Alguem tem dicas de sites ou outras fontes para aluguel de apartamentos ou pequenas casas nessa regiao (desculpem a falta de acentos).

Abs

Luiz Alberto

Conceiçao,
Fico muito feliz que as dicas tenham ajudado e tenha curtido sua viagem pela amada Toscana!
Desculpe a demora na resposta, mas me mudei ha pouco tempo para Florença e a correria de casa nova é grande!
Agradeço mais uma vez ao Riq pelo espaço! = )
Beijos e abraços a todos!

Roberta quero agradecer pelas dicas, estive na Toscana em setembro, conheci Florença, Montalcino, San Gemignano, Arezzo e Siena.San Gemignano, cidade medieval lindissima,ruelas apertadas e um artesanato de cair o queixo. Montalcino, achei uma cidade adormecida, parece nao morar ninguem, muito bucólica. Siena, incrivel, a praça onde acontece o Palio é enorme, indescritivel, nem as fotos conseguem mostrar sua beleza, pena que cheguei a noite, mesmo assim deu p curtir aquelas ruelas apertadissimas onde as casas colocam as bandeiras nas janelas onde identificam a a qual paróquia pertecem. Suas dicas me ajudaram a conhecer esse lado italiano tao belo.Se alguem precisar de dicas, poderei contribuir:[email protected]

Prezados,

A viagem entre veneza e roma, com uma parada de 03 dias em Florença, é mais interessante com aluguel de carro ou de trem?

Abs,

Riq,
Ótimos links! Esse do Via Michelin não conhecia, super útil, obrigada! Aliás, mais uma vez, obrigada pelo incentivo!
Beijos!

Tania,
Desculpe a demora na resposta, fazia tempo que não acessava esse post que o Riq tão gentilmente escreveu sobre o Giro pela Toscana! Antes de mais nada, fico muito feliz que esteja gostando do blog! Recomendadíssimos os links que o Riq postou, muito bons e muito úteis (aliás, como tudo por aqui!). Me diga o que pretende ver na Toscana e quantos dias terá para passar por lá que te ajudo com meus palpites sim!
Beijos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito