Como aproveitar o ‘inverno’ do Nordeste

Praia do Toque, maio de 2008

As chuvas torrenciais da semana passada no norte da Bahia e em Sergipe lembram o que muita gente nem sabe que existe: a estação das chuvas no Nordeste.

Passado o verão, o tempo fica instável por alguns meses.

No Ceará, no Maranhão e no Piauí o pior das chuvas, no caderninho, vem entre março e maio. O verão volta em cartaz em julho.

Do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte, o inverno pode ir até julho ou agosto.

(O sul da Bahia — Porto Seguro pra baixo — tem um clima diferente, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, e pequenos picos entre março/abril e outubro/novembro).

Isso significa que, indo agora para o Nordeste, você não vai conseguir pegar praia? Nada disso.

O que você precisa saber que é provável que chova um pouco todos os dias — ou várias vezes ao dia. Mas também costuma haver aberturas prolongadas de sol.

Dá para perder um ou outro dia de praia? Dá. Mas também dá pra pegar dias inteiros de estio.

Meus pitacos para aproveitar o Nordeste nesta época:

1) Fique direto na praia específica que você quer curtir. Desta maneira você pode aproveitar as aberturas de sol imediatamente.

2) Evite bate-voltas e passeios a praias distantes. Mais chato do que pegar um dia nublado/chuvoso é viajar duas horas até uma praia e não aproveitar. Não é o momento de pegar um carro e entrar em todas as praias entre Recife e Maceió; é o momento de escolher uma pousada ou hotel pé-na-areia e sossegar o facho.

3) Encare como uma viagem de descanso. Para isso essa época é perfeita. O calor é menos pronunciado, o clima leva a ler bons livros, dormir bem. Use o esconde-esconde do sol como uma oportunidade para fazer uma viagem num ritmo diferente das suas últimas incursões nordestinas.

Foto: Praia do Toque, São Miguel dos Milagres (AL), maio de 2008.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

180 comentários

Olá Boia, procurei se vc ja respondeu isso porém não encontrei em lugar algum, estou querendo ir para maragogi em agosto, como é a média de temperatura??

    Olá, Arthur! Nunca é frio no Nordeste. A temporada seca vai de outubro a março em Maragogi. O pior das chuvas é em maio e junho.

Tentei ler um pouco de tudo e cheguei a conclusão que em outubro e novembro é um periodo bom (já que não falaram mal, rsrs)… que teoricamente já estaria começando esquentar e ter menos chuva em qualquer parte do nordeste. Conclui certo? Nestes dois meses ainda pego promoções boas de hotéis? Agradeço desde já.

Olá Bóia! Estou numa dúvida cruel: Vila Galé Cumbuco ou Vilá Galé Eco Resort do Cabo? Pretendo ir no final de julho, depois do dia 20 e tenho duas crianças pequenas, de 4 e 8 anos. Pelo que li, no Cabo a praia é melhor para crianças mas no Ceará chove bem menos. O que acha?

    Olá, Fernanda! A praia do Cabo é melhor para crianças, julho no Ceará é mais ensolarado.

na bahia chove muito maio junho e julho, a partir d agosto chove poco

no nordeste nao faz frio nunca, a menor temperatura registrada na historia de fortaleza foi 19º, sendo q isso foi na decada de 60 …

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito