Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? evil

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? :roll:

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles shock A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades sad

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

196 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Houve um tempo em que era preciso pagar dobrado para manter o passaporte antigo ( já fiz iso no seculo passado).
Hoje , ao menos no Sul e Sudeste , as paginas em branco do passaporte antigo são carimbadas com 'cancelado'.
Mas deve haver de tudo nas PFs deste país .

Maria das Graças

BethN, voce poderia me dizer em quantos dias se recebe o novo passaporte? Fazemos por nossa conta ou é preciso envolver despachante?
Moro no Rio e renovei o meu há 5 anos e eles me devolveram o antigo furado.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Renovei meu passaporte em agosto, levei o meu antigo vencido e a unica coisa que fizeram foram carimba-lo e me devolveram. Se tiver Vistos válidos mais certo ainda que te devolvam... afinal os vistos continuam valendo. Minha esposa mesmo, está viajando com dois passaportes, pois um tem seu visto válido ( o vencido ) + o passaporte atual.

BethN
BethNPermalinkResponder

Foi tudo muito fácil, organizado e pontual. Vc pode fazer sozinha, através do site da polícia federal.
Para agendar para o atendimento no shopping Rio Sul demorou um pouco, por causa da procura, por isso é bom fazer com bastante antecedência - tipo 3 meses.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Juro, foi o que me disseram quando perguntei. Vou explicar melhor o "causo". Eu renovei e o meu antigo ficou retido. Semanas depois meu marido renovou o dele e o antigo foi devolvido, apenas com carimbos de cancelado. Então eu fui tentar recupar o meu, que tinha vistos e carimbos que poderiam me ajudar na renovação no visto norte-americano. Foi quando me explicaram que realmente não teria como, pois eles queimavam os passaportes retidos. Para o meu azar esta retenção valeu exatamente no período que renovei, mas depois voltou ao normal(com devolução)... Por isto recomendo verificar o que está valendo agora.

juliana Sucupira

Só para informar! Moro no Rio e aqui temos 4 postos da Polícia Federal: no Galeão, no Shopping Rio Sul, no Shopping Leblon e no Shopping Via Parque. Ontem eu entrei no site da Polícia Federal para agendar o dia de fazer meu novo passaporte pois o meu acabou de vencer. Em nenhum deles há data disponível antes do início de junho... e olha que ontem foi dia 12 de março, ou seja, quem precisar de passaporte é bom se programar pelo menos 4 meses antes! Fica a dica, pelo menos no Rio de Janeiro!

juliana Sucupira

só para ser mais precisa: há datas livres para você marcar sim, são várias datas e horários diferentes até, mas só a partir da primeira semana de junho.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Acabei de conseguir uma data em Campinas, sugestão entre no site e procure cidade por cidade sempre, as vezes aparecem algumas datas. Sou de São Bernardo e já estava indo fazer o passaporte em Jales que fica a 600km de distancia. Tenho viagem marcada para 15/05. Caso não consigam tem o passaporte emergencial, que vc pode tirar 15 dias antes das passagens compradas, porém é valido por 1 ano e parece custar bem mais caro que o normal. Consegui antes do despachante que iria me cobrar 150 reais por passaporte, além da taxa da GRU. Enfim boa sorte...

Júnior
JúniorPermalinkResponder

Olá, trabalho como despachante, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês.
Faço a região de Sp e garanto o prazo máximo de 03 dias para vocês estarem dando a entrada no passaporte e a retirada de 06 dias úteis (o prazo que a policia federal pede para fazer a retirada)e garanto total confiança a vocês !
liguem e agendem
documentos necessários: N° do protocolo, data de nascimento, n° do Rg.
(11)67057993 Júnior

Erika
ErikaPermalinkResponder

Junior, bom dia

Ja estou com o GRU pago, porem nao consigo agendar data. Quanto custa para tirar o passaporte via despachante?

Obrigada!

Alessandra Fiorini

Erika
Leia os coments deste post e vc verá que existem horários onde são abertas novas vagas. Eu fiz isso e consegui agendar de meus filhos. Se não me engano, às 14 e 17 horas abrem novas vagas. Mas leia os coments. Não precisa pagar despachante, é só ter paciência e persistência.
Faça assim: fique com a página aberta e vá atualizando a cada hora (assim que virar a hora), que vc consegue.

Maria eduarda
Maria eduardaPermalinkResponder

Boa noite, gostaria de agradecer o Junior acima, fiz o contato com ele e graças a deus deu certo minha viajem e de meu namorado, ele conseguido marca a entrevista no dia seguinte muito bom e o melhor preço que encontrei no mercado.
Recomendo!
Obg Junior

Junior
JuniorPermalinkResponder

Olá, trabalho como despachante há mais de 10 anos, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês interessados em obter.
Faço a região de Sp e garanto o prazo máximo de 01 ou 02 dias para vocês estarem dando a entrada diretamente a policia federal para passaporte e a retirada de 06 dias úteis (o prazo que a policia federal pede para fazer a retirada)e garanto total confiança e credibilidade a você, seu passaporte em sua mão em uma semana !
Ligue e agende ou tire suas duvidas sobre nosso serviço de passaportes!
Fazemos qualquer serviço relacionados a Passaporte !
Documentos necessários: N° do protocolo, data de nascimento, n° do Rg.
(11)67057993 Junior

karine
karinePermalinkResponder

E qual o valor cobrado para renovacao?

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Tenho entrevista amanhã para 3 pessoas,no Shopping Light em Sampa, espero que tudo dê certo!Agendei com 3 meses de antecedência!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Fiz a entrevista no Sh. Ligth, sem problemas, na retirada a fila foi chata, 1 hora em pé, sem muitas explicações ....Passaporte em mãos, aguardo a hora da viagem a Paris ....

Rosany
RosanyPermalinkResponder

Junior,

Tem alguém para indicar o serviço no Rio de Janeiro? Tenho muita urgência em tirar um passaporte. Obrigada. Meu contato: rosanyfagundes@hotmail.com

Junior
JuniorPermalinkResponder

Rosany Boa tarde não tenho me desculpe
Aqui em são paulo tambem está difícil so conheço eu que faço por essa região mas se souber de algo te posto aqui
Obgrigado e boa sorte.

Junior
JuniorPermalinkResponder

Olá, trabalho como despachante há mais de 10 anos, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês interessados em obter.
Faço a região de Sp e garanto o prazo máximo de 01 ou 02 dias para vocês estarem dando a entrada diretamente a policia federal para passaporte e a retirada de 06 dias úteis (o prazo que a policia federal pede para fazer a retirada)e garanto total confiança e credibilidade a você, seu passaporte em sua mão em uma semana !
Ligue e agende ou tire suas duvidas sobre nosso serviço de passaportes!
Fazemos qualquer serviço relacionados a Passaporte !
Documentos necessários: N° do protocolo, data de nascimento, n° do Rg.
(11)67057993 Junior
Liguem e Agendem

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

E quem quiser antecipar, sem pagar despachante, acesse: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=160&t=845
Estão listadas as dicas que os despachantes usam para fazer a antecipação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! Por gentileza, não repita mensagens.

Junior
JuniorPermalinkResponder

Gabriel Boa kkkkk
quero ver a pessoa não pagar e conseguir. IMPOSSÍVEL
DIgo pq ! Porque o agendamento e feito diretamente ao site e sistema da Policia federal e só quem tem conhecimento para alterar algo lá dentro.
Impossivel agendar em ate 10 min que é como nos despachantes fazemos e voltar a pessoa e dar a noticia que foi alterado para 24 hrs depois, que ela pode estar indo direto a policia federal e dando a entrada e retirando em 6 dias uteis seu passaporte completo na mão

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

É possível realizar sem um despachante. Os despachantes não tem acesso privilegiado. Ficam dando F5 na página esperando abrirem novas vagas. E como essas vagas abrem o tempo todo, e em diversos horários, é possível remarcar.
Fiz isso para mim e amigos este ano várias vezes. Só precisa ter um pouco de paciência.
Aqui no Rio de Janeiro queriam me cobrar R$350,00 por pessoa. É um preço muito alto. Se o preço cobrado for justo até acho válido pela comodidade, apenas isso.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Gabriel, obrigado pela dica excelente. O meu eu tirei sem problemas (agendando com antecedência), mas se um dia precisar irei lembrar da dica!

ERIKA
ERIKAPermalinkResponder

por favor alguém poderia me esclarecer uma dúvida sobre emissão de passaporte:

fiz o agendamento pelo site e quando do preenchimento dos dados escolhi o PEP shopping eldorado - SP, mas só consegui agendar para a
data que eu queria no PEP do shopping light, centro de SP. No site diz
que eu só posso agendar o atendimento na mesma UNIDADE ARRECADADORA que consta na GRU (no meu caso unidade arrecadadora 272 regional são paulo). Minha dúvida é: os PEPs de são paulo pertencem a mesma unidade arrecadadora 272 regional são paulo ?

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Eu também perdi a paciente e entrei em contato com uma empresa (Renata Laterza), por indicacao de uma amiga. Eles fizeram direitinho, mas tive que gastar além da taxa da Policia Federal os honorários da empresa... Esse país é uma vergonha....

Val
ValPermalinkResponder

Agendei hoje para o dia 10/08, no posto do Shopping Eldorado

Bob
BobPermalinkResponder

Despachantes são vergonhosos! Estão na mesma classe dos “guardadores de carro”! Como eles conseguem agendamento e nós não? Qual a mágica? Mas, infelizmente eles só existem porque alguém paga por esse serviço que não deveria existir. Entendo a pressa, mas não alimentem mais esse achaque!
Bom, mas só no Brasil se paga por um recibo do recolhimento de imposto (Taxa de expedição do documento) que vem junto ao IPVA...

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Concordo, mas tem a dica do Gabriel Dias ali em cima. O comodismo do brasileiro e a burocracia do governo são o que mantêm esse mercado de despachantes em funcionamento.

Luciana Rodrigues

Boa noite, gostaria de compartilhar meu problema também com vocês que não foge do que está sendo comentado no blog.
Fiz minha reserva da passagem,para ORLANDO,-USA( 18/10/2011, parcelei em 5x, no cartão, mas meu agendamento para primeiro passaporte será só para o dia 26/07.
Ainda vou ter que contar depois com mais sorte ainda é com o consulado americano pois tirar o visto em menos de 3 meses parece que está didícil.
Fui informada que se formos na POLICIA FEDERAL antes da data prevista com a ducumentação toda na mão, GRU-pago em dia eles * as vezes* nos atendem e então antecipam nossa agenda para dar entrada.
Vocês sabem me dizer se isso realmente seria possivél. Eu levando tudo e mais o recibo da compra da passagem, será que eles nos enviam antes o passaporte???
agradeço a quem possa responder.

Alessandra Fiorini

É sim, Luciana.
Tenho vários conhecidos que não estavam conseguindo fazer o agendamento, foram direto na PF da Lapa com a documentação, explicaram que tinham passagem (levaram tb) e foram atendidos.

Alessandra Fiorini

Pessoal,
Eu só queria acrescentar que para o Passaporte Italiano, que antes o Consulado Italiano abria vaga à meia-noite, estão abrindo agora às 19 horas.
Mas tem que ser rápido, acaba logo: são vagas para exatamente daqui 90 dias, e uma hora depois já não tem mais.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Olá Alessandra, estou tentando ha um tempão...

Eles estão liberando agenda as 19 horas das segundas??

Obrigado

Fabiola R. Tesgta

Olá,
Eu consegui tirar o passaporte sem despachante, fiquei horas na frente do computador e percebi que eles soltavam alguns dias dando 10 minutos antes das horas cheias, por exemplo: 09:50, 10:50..., mas tem que ser muito rápido, pois eles tiram do site rapidinho.
Eu demorei, uns 3 dias até conseguir, e o lugar mais fácil de conseguir é o endereço da Lapa, pois nos Shopping é mais difícil de eles abrirem dias.
Boa sorte a todos!!
Espero que tenha ajudado

juliana
julianaPermalinkResponder

oie, eu tenho agendado p/ dia 26/7 em santos ( jah faz 1 mes), eu queria ficar verificando se abrem vagas mais rapidas ou mais perto, sou de santo andré|!
como faço? tenho medo de clicar errado e cancelar meu agendamento

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Em Porto Alegre como está o agendamento? Demora muitos dias?

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá, eu consegui agendar no aeroporto de Guarulhos, tb fiquei um tempão procurando e só consegui lá, e foi muito rápido !!!E consegui por conta própria, sem despachante (eles cobram muito caro. Nos postos que ficam em shoppings são mais difíceis, no aeroporto como é mais longe, as pessoas deixam de escolher lá.

carmem
carmemPermalinkResponder

Olá!
Gostaria de agradecer as dicas. Segui o q foi dito pela Fabíola sobre os 10 minutos antes dos horários "cheios". Percebi q pouco antes das 23h havia 1 vaga. Não consegui. Fiquei preparada com o link aberto, tudo certo. Deu 23:50 comecei a tentar. Cliquei e não tinha vaga, cliquei F5 (como o Gabriel falou, valeu!!!!), nada, repeti F5, repeti F5, até q uns 2 minutos depois consegui vaga prá daqui a uns 15 dias. Moro no RJ (Capital).

Obrigada a todos!!! Abção

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Confesso que não li todos os comentários, mas acho que minha experiência possa ajudar alguém. Quando fui agendar meu passaorte (mês passado, em setembro), só tinha data disponível para dezembro. Porém, fui orientada pela agência que geralmente em horários como das 12h as 13h e das 18h as 19h são liberados agendamentos para datas mais próximas. Assim, no mesmo dia próximo as 19h entrei novamente para agendar e consegui horário para o dia seguinte! Se não me engano, o dia inteiro estava disponível, então escolhi o primeiro horário, das 8h30min. Moro em Campinas-SP.

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Olá!!

Fiquei preocupada quando li sobre a sugestão de tirar novo passaporte antes do término da validade...

Li vários posts pra decidir o que fazer, mas gostaria muito que me ajudassem com algumas questões....

Viajo com família para os Estados Unidos em julho/12. Nossos passaportes vencem em setembro/12 e os vistos em dezembro/12.

1. Se fizermos novos passaportes, teremos nossos vistos retidos e invalidados também? Ou seja, ao fazer novos passaportes, obrigatoriamente teremos que passar pelo longo processo de retirar os vistos?

2. Alguem tem ideia do prazo médio para tirar passaporte atualmente?

3. Alguem tem ideia do prazo médio para tirar o visto atualmente?

Espero que alguem possa ajudar! Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Quando se tira um passaporte novo e ainda há visto americano válido no passaporte antigo, a gente continua carregando o antigo junto com o novo. É uma situação absolutamente normal. (Até porque hoje o passaporte tem validade de 5 anos, mas o visto americano já voltou a ser concedido com validade de até 10 anos.)

O tempo para emissão do passaporte varia de acordo com o local. Você precisa agendar no site da polícia federal, conforme explicado.

Recomendamos que você nunca fique com passaporte com menos de 6 meses de validade, porque isso pode impedir viagens a uma série de países.

Os Estados Unidos, porém, não estão entre esses países. Você só precisa estar com o passaporte válido na hora de entrar. A permanência concedida levará em consideração a validade do visto.

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Olá Bóia,

agradeço imensamente a rapidez de sua resposta.

Dúvidas esclarecidas!!!

Há dois anos consulto este blog e sempre recebi retorno de minhas dúvidas, bem como coletei um bocado de dicas bacanas dos viajantes.

Parabéns!! Vcs são sensacionais!

Vou continuar navegando por essas águas!!!

Abraços!

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Bóia, agora eu fiquei preocupada! Meu passaporte vence em julho, mais precisamente em 12/7/2012. Vou pra Espanha em 06 de abril. Devo renovar o passaporte agora? A propósito, obrigada pela resposta rápida a minha pergunta sobre as passagens!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valeria! Vá correndo fazer o passaporte.

Vinicius SS
Vinicius SSPermalinkResponder

Valéria,
acabei de fazer pelo trâmite normal. O agendamento é feito via internet e consegui data para uns 20 dias após a data atual (fui direto no posto da polícia na Lapa pois nos shoppings a procura é maior).
Paguei a taxa e fui no dia da visita. O passaporte ficou pronto 7 dias depois.
Acho que seu maior problema é que vai ficar muito em cima. Se algo sair errado (o agendamento ficar muito pra frente ou eles demorarem mais do que meus 7 dias) você fica na mão.
Então acho melhor você usar o esquema de emergência. No site da PF tem tudo explicadinho.

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Bóia e Vinícius,

Inacreditavelmente consegui agendamento para dia 14/3 na Lapa. Como meus documentos estão ok, vai dar tempo! Muito obrigada!

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Gente,

Alguem sabe se mesmo tendo agendado previamente, demora muito o atendimento nos postos da policia federal?
ou o atendimento anda pontual?

Nina
NinaPermalinkResponder

Bruno,

No meu caso, o atendimento foi bastante pontual.

Reinaldo Carlos de Moraes

Tenho uma viagem marcada para Orlando do dia 01/04 a 15/04, ocorre que somente depois disto feito observei que meu passaporte vence em maio/2012, meu visto renovei ano passado, portanto está ok, assim terei algum problema com o passaporte mesmo indo e voltando antes do vencimento? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Reinaldo. Para sua sorte, os Estados Unidos não encrencam com validade de passaporte, e como você vai voltar antes de ele expirar, não deve dar galho. Mas nem todo atendente de check-in está necessariamente informado sobre isso. Leia mais aqui: http://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

tenho uma cliente que viaja hoje , e o passaporte dela vence hoje ,o que fazer?
alguem ja passou por um,a situacao dessas?

val
valPermalinkResponder

sério?

Nina
NinaPermalinkResponder

Em 2010, passei um perrengue danado para conseguir agendar. Na época, o melhor era olhar o site na calada da noite, pois eram liberadas umas vagas para agendamento em horários bizarros e rapidamente preenchidas.

Meu marido precisou renovar em 2012 e já foi bem mais tranquilo. Mas soube de pessoas que foram tirar passaporte no Rio de Janeiro (?) porque conseguia agendamento de um dia para o outro.

olavo
olavoPermalinkResponder

Alguqm sabe como renovar meu passaporte em 24hs ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Olavo! Agende no site da polícia, mas a entrega não é na hora.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

olá, fiz o cadastro no site par renovar meu passaporte e escolhi o posto do Eldorado como posto de captação e entrega. Porém, quando fui agendar, só consegui horário para o posto da Lapa? Será que tem algum problema? Obrigada!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar