Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? 👿

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? 🙄

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles 😯 A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades 🙁

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

197 comentários

Eu desisti de renovar em São Paulo. O meu venceu no ano passado e depois de pesquisar como seria a renovação na capital, optei por fazer isso no interior (como trabalho por lá, ficou mais fácil). Acabei ficando com um passaporte do modelo antigo (aquele verdinho com a foto gigante), mas que ficou pronto em 2 semanas, sem despachante e sem burocracia. E válido do mesmo jeito que os modernos.

    O horário para tentar é por volta das 18.00h. Eu entrei na 2ª feira e fui à PF ontem pela manhã. Dia 05/05 estará pronto. O atendimento é rápido e organizado.

    JURA :SHOCK:

    Sempre tento mais durante o dia. No fim da tarde vou para a academia… Então só quando fico presa no escritório em alguma reunião. Mas não dei esta sorte ainda… em meeeeeses…

Lena, passei por situação semelhante para tirar o passaporte da minha filhinha de 2 anos. Tentei agendar pela internet por dias a fio até que um dia consegui fazer os dois agendamentos seguidos (da minha filha e de minha mãe que também precisava renovar). Fiz o agendamento para um mês depois, na PF da Lapa.
Mas o pior veio no dia agendado: o desrespeito como fomos tratadas lá, a grosseria dos atendentes, que fazem tudo para dificultar. Eu estava com uma criança pequena nos braços, dormindo, e só porque reclamei o atendente fez de tudo para impedir minha entrada na sala. Sorte que eu estava com a documentação impecável, pois se houvésse uma vírgula faltando ele teria me mandado voltar, como fez com outras dezenas de pessoas. Foi tudo um horror, um pesadelo. Mas felizmente conseguimos.
Enquanto essa situação não mudar, eu só viajarei com meu passaporte portugues, mesmo que isso signifique ficar na fila de estrangeiros na volta pro Brasil. E já estou requisitando o passaporte portugues da minha filha, que é um pouco mais demorado, mas infinitamente menos complicado e estressante.
Boa sorte.
Paula

    Lembro, só como dica de amigo, que vc pode ter sérios problemas se, sendo brasileira, tentar sair do Brasil com passaporte estrangeiro e for selecionada para fiscalização.

    Quem mora no Exterior e vem ao Brasil ainda consegue dar uma “enrolada” porque raramente conferem os dados quando vc está entrando no Brasil, e aí vc tem o cartão de saída para entregar ao ir embora de novo; mas quem mora no Brasil e tenta sair com passaporte não brasileiro pode ter problemas se o fiscal resolver pedir o cartão de embarque e conferi-lo.

    Vc não será presa, mas entre assinar o termo, até verificarem se vc é procurada pela Justiça, e até ter uma multa administrativa lavrada e paga, vc perde o vôo. Já aconteceu com pessoa do meu círculo de relacionamento (eu tbem tenho uma segunda nacionalidade).

Tenho uma amiga que teve o mesmo problema. O passaporte está vencendo e como vamos juntas para NY em outubro, ela precisava renovar o passaporte antes de dar entrada no visto americano.

Foram vários dias tentando agendar sem sucesso, até que um dia ela entrou no site às 20hs e conseguiu agendar no posto do Tatuapé pro dia seguinte.

Vai entender esse site da PF…

    Hummm… vou tentar à noite. Achava que tinha que respeitar o horário comercial e acho que nunca tentei depois das 19h….

Riq,
obrigada pelo post. Como sempre, você não existe 🙂

Vi os comentários da Natalie e do Ernesto no outro post, sugerindo uma ida a Campinas ou Santos. Além do Adolfo dizendo que agendou em março para junho.

Bom, quando a gente faz o protocolo é gerado um número. Para acessar o agendamento é preciso digitar este número. Aí o site encaminha para as opções de agendamento na sua região. No caso de Sampa aparecem além dos shoppings da cidade, ainda ABC, Alphaville e Guarulhos (absurdo Campinas e Santos não serem da Grande São Paulo, né? 😉 A Mari e a Nat juram que moram nela!!).

Mas o absurdo disso, não é por exemplo o caso do Adolfo que conseguiu uma data com 3 meses de antecedência. O problema é que não aparece a possibilidade de agendar para data nenhuma!!

A mensagem que aparece em todos os postos disponíveis é essa (variando as datas de 11 de maio a 15 de junho):

“Agendamento para Solicitação do Novo Passaporte

Para este posto de atendimento foram disponibilizados horários até 15 de Maio de 2010. As datas disponíveis estão relacionadas abaixo. Caso não apareça nenhuma data disponível até 15 de Maio de 2010, consulte outro posto na sua localidade. Caso não existam outros postos em sua localidade e não haja data disponível em nenhum dos postos existentes, dirija-se à Polícia Federal para esclarecimentos.

Nenhum horário disponível. Consulte outro posto. ”

Ou seja, as datas futuras vão sendo disponibilizadas dia a dia (acho), mas em horários que não sabemos e que não conseguimos descobrir, a não ser que possamos clicar naquele site a cada 5 minutos!!

Quando li o post que você escreveu em 2007, confesso que fiquei um pouco surpresa, porque havia renovado meu passaporte em 2005, no shopping Ibirapuera, sem nenhum problema. Cheguei lá no fim da tarde, fui atendida na hora, sem fila nenhuma. Naquela época não havia o “agendamento” pela internet. Pelo que vejo, o tal agendamento, ao contrário do que aconteceu com o licenciamento de carros pela internet, só serviu para voltarmos para a Idade de Pedra, isto é, aos anos 80, quando era um inferno tirar passaporte.

O duro é ler nos jornais que a situação já está normalizada, etc e tal. É uma máfia mesmo. Ô dureza!!

Ufa. Pronto. Desabafei de novo 😳 Sorry!

Uma amiga aqui de Austin que tem família em SP estava me contanto o mesmo problema. A mãe está tentando marcar pro irmão dela tirar passaporte pra vir aqui visitar e eles ficaram dois meses tentando marcar. Finalmente conseguiram marcar agora pra maio. Mas foi um inferno também, e a resposta foi a mesma (fique tentando até conseguir). Aí tem!

Eu consegui da mesma forma que a Bruna, aqui em SP todo dia eles abrem cerca de 50 vagas em um horário secreto no site. Não me lembro o horário exato, mas qdo fiz o meu ano passado era entre 17:30 e 19h, as vagas esgotam rápido por isso tem que ficar entrando toda hora nesse intervalo de tempo pra conseguir.

Conheço algumas pessoas que simplesmente se dirigiram a um dos postos da PF na cidade de São Paulo com todos os documentos exigidos em mãos, após pagar as taxas, e ali ficaram até serem atendidas. Parece que, se você informar que não está conseguindo agendamento para a data necessária, eles acabam atendendo sim. É uma tentativa.

Oi Lena,
Eu também passei por isso, até descobrir um macete. Tente agendar no site no fim do dia (por volta das 17h30), quando abrem novos horários. Uma boa dica é ficar com a página do agendamento aberta e de tempos em tempos clicar para ver se tem disponibilidade. Se mesmo assim não conseguir, tente num domingo. Geralmente fica um pouco mais fácil…
Boa sorte.
Bjs.

Lena,

Tente fazer aqui em Alphaville (Barueri), parece que apesar de ter fila, está mais fácil que em São Paulo…

Ou procure alguém que conheça algum delegado…que fica fácil, fácil…rs!

Boa sorte!

    Tirar o passaporte só não foi mais fácil pois não consegui agendamento rápido no Shop.Eldorado, bem perto de casa. Mas na sede da Polícia Federal na Lapa foi muito ágil e fácil. Entre o agendamento e ter o passaporte em mãos foram cerca de 8 ou 9 dias. Atendimento rápido e eficiente, não atrasaram a hora marcada, e em 5 dias úteis, fui buscar o passaporte. Mas aí vem o detalhe: enquanto estava todo mundo celebrando as festas de fim de ano, lá estava eu tirando passaporte, que foi emitido em 30/12/2009…boa sorte!!

    renovei o meu hoje, sem agendamento. meu passaporte vence em novembro e vou viajar pros EUA no final de maio: reuni a papelada, paguei a taxa e separei 200 reais pra taxa de emergência. imprimi todos os comprovantes e separei documentos e apareci no posto da Lapa (SP) com a cara e a coragem. Cheguei as 7h45, mostrei pra Tânia (a chefe de atendimento, que fez meia dúzia de perguntas, autorizou minha entrada e me liberou da taxa de emergência) e fui pra fila. Às 8h20 já tinha tirado foto, recolhido as digitais e segui pra casa.
    O blog do Avi fala mais sobre esse “processo emergencial”: https://avi.alkalay.net/2008/01/passaporte-ja.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito