Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? 👿

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? 🙄

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles 😯 A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades 🙁

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

197 comentários

Paula fique atenta, pois para usar somente o passaporte português você precisa de carteira de estrangeiro, emitida para estrangeiros residentes. Se você é brasileira com dupla cidadania, seja lá qual for, funciona assim: sai com passaporte brasileiro, entra e sai em outro país com um ou outro, mas só entra no Brasil com o brasileiro.

    Eu ia escrever a mesma coisa para a Paula. Nós também temos dupla cidadania e não podemos fazer isso, brasileiro só entra no Brasil com passaporte brasileiro, não tem jeito.

Ah, e se for urgente também reforça o que já vimos em outros comentários – se dirija a um posto da PF munido do e-ticket e aguarde. Boa sorte a todos!

Riq e tripulantes,diante deste post decidi fazer uma pequena pesquisa. Entrei em contato com um despachante que intermediou vistos e passaportes para vários clientes meus e sempre foi extremamente profissional e cuidadoso. Honorário da empresa para passaporte R$ 194, mas a atendente me disse, “A PF não está liberando datas e horários, aconselho que a pessoa faça direto, principalmente se for viajar antes de julho. Temos conseguido algum coisa a partir de 14 de junho.” Disse ainda que eles nem estão pegando muitos casos, pois não podem dar garantia de sucesso no agendamento e aconselha, como já apareceu aqui, buscas a partir de 17h30/18h ou em finais de semana, na unidade da PF Lapa.
Ou seja, não vim aqui propor nenhuma fórmula mágica, mas esclarecer que profissionais sérios se comportam desta maneira e não há um favorecimento da PF para os mesmos (ao menos os honestos).

    Oi Lili!
    Se tivesse lido seu comentário antes, não teria escrito o email que acabei de enviar para o Estadão. Mas quando o Edu disse que os despachantes diziam que era moleza, eu confirmei minhas dúvidas. Eu própria não cheguei a ligar para nenhum.

    Traumatizei com despachantes em 89 (acho que já escrevi sobre isso no blog; um dia lhe conto pessoalmente) e desde então , só me lembro de ter usado os serviços deles para os inventários dos meus pais. Não tenho dúvidas de que existem despachantes sérios. Mas o fato é que o sistema de agendamento não está funcionando.

    A minha última renovação, em 2005 foi tranquilíssima. E pelo que me lembre em 95 também (bons tempos de validade de 10 anos…). OK. Sei que o número de turistas aumentou muito nos últimos anos, mas em 2005 não era baixo e este inferno para tirar passaportes vem desde os anos 80, pelo menos. O que tinha ajudado muito a melhorar tinha sido a abertura de novos postos nos shoppings (antes era só na av. Tiradentes, né?). Mas desde que criaram este agendamento pela internet, acho, a coisa voltou a piorar. O post onde desabafei é de 2007. Eu me lembro de ler o post e os comentários e achar estranho. Como podia ter piorado com agendamento?

    Agora por exemplo, li a sugestão da Andrezza e tentei nos minutos que antecederam 12horas. Nada. Depois disso o site travou. Não abre mais… Se não conseguir nada hoje, amanhã vou a um posto.

    Um beijo pra você.

No Rio também não se consegue tirar passaporte. Uma amiga tentou nas duas primeiras semanas do mês e ouviu a seguinte resposta da Polícia: “já esgotamos a cota para abril”

Acabei de me informar que a instrução dada aos policiais responsáveis pelos postos de atendimentos da PF é sempre tentar atender todos que procuram os postos, mesmo sem data agendada.
Mas essa dificuldade toda para conseguir o agendamento está causando estranhamento até mesmo em quem trabalha dentro da Polícia Federal. Vale lembrar que, na grande maioria dos casos e com raras exceções, não são policiais que atendem o público, mas sim pessoas contratadas para o serviço.

Portanto, caso notem qualquer situação desagradável no atendimento, como o caso da Paula Bicudo, coloquem a boca no trombone através da internet, jornais, etc!!!

Agendei no site no início de fevereiro para comparecer no posto no final de março – fora o prazo longo, o processo foi tranqüilo.
No dia em que eu estava no posto (Shopping Light), a própria pessoa da PF deu as dicas dos horários de agendamento (ditas acima). Também vi pessoas lá reclamando que não conseguiam agendar – e a pessoa permitiu que elas ficassem esperando por um horário, mesmo sem ter agendado.
Boa sorte…

Eu tirei o meu em 2008, no shop. Light e era o único que tinha vagas sobrando e com pouco tempo de espera. Fui atendida no horário marcado, com atendimento impecável, do mesmo modo quando fui buscar o passaporte dias depois.

Meu chefe renovou o dele recentemente tb no shop. Light e não teve qualquer problema.

Tive o mesmo problema recentemente, porém a dica que o próprio agente da PF me deu foi:

– Para shopping Eldorado: Eles liberam as datas sempre em horas cheias (Ex. 12h, 13h, 14h..). O segredo é entrar 5-3 min antes da hora cheia (ex. 14h55) e ficar dando refresh na página até aparecer um horário. Bom, na hora que aparecer, não perca tempo pegando o primeiro horário, vá direto nos últimos, é mais garantido, já que após a escolha, você precisa digitar aquelas letras de validação para confirmar.
– Para Shopping Ibirapuera: Eles abrem apenas às 18h – todos os dias.
– Para os demais shoppings eu não tentei, mas parece que para o Shopping Light, Tatuapé é o mesmo esquema do Eldorado.

Consegui agendar desta forma. Foi sufoco. Perdi uma tarde praticamente. Mas, não teve outra saída!

Espero ter ajudado.
Abs

    Obrigada Andrezza 😉 Vou tentar assim. Não cheguei nem a ter a possibilidade de buscar os primeiros horários. Nunca abriu nenhum…
    Acho fim esta história da página aberta. Parece que estou participando de um concurso para ganhar um carro!! Mas fazer o que, né?

    Faz assim, Lena: Você marca pra Santos e a gente almoça juntos 😆 .

Demorei um pouquinho para escrever o testamento aí de cima, e quando vi, já havia comentários novos.
Taís, Alphaville é um dos postos que aparecem no site sem disponibilidade nunca…
Acho que vou fazer como disse a Patrícia: ir até um dos postos. Pois, nesta altura do campeonato, mesmo que apareça uma vaga para daqui há 3 meses não adianta mais…

Valeu pipól! 😉

    Se você for, prepare uma grande dose de paciência para esperar horas e depender de “favor” dos atendentes. Horrível. A imprensa precisa denuciar isso. Fiquei revoltadíssima.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito